Vous êtes sur la page 1sur 12

C A P A C I D A D E

Capacidade de direito (de aquisio ou de gozo)

Aptido para ser titular de direitos e obrigaes na ordem civil (todos os indivduos detm).

Capacidade de fato (de exerccio ou de ao)

Aptido para exercer por si s, os atos da vida civil (nem todos a possuem).

INCAPACIDADE Consiste no recon ecimento da inexistncia, em uma pessoa, dos re!uisitos !ue a lei considera como indispens"vel para !ue ela exera seus direitos. #alta de aptido para exercitar, por si, seus direitos. $o existe incapacidade de direito. %ncapacidade consiste na restrio legal ao exerccio de atos da vida civil. &odalidades de incapacidades a. Absoluta b. 'elativa

INCAPACIDADE ABS !"#A Consiste na completa destituio da capacidade de (ato. Artigo )* do Cdigo Civil
&enores So a$so%uta&e'te i'capazes de de+esseis

anos. ,s !ue, por en(ermidade ou de(icincia mental, no tiverem o necess"rio para a discernimento

pr"tica desses atos. ,s !ue, mesmo por causa transitria, 'o pudere& expri&ir sua (o'tade.

)ustificati(a
3

-resume.se, em ra+o da i&aturidade* e'fer&idade ou defici+'cia &e'ta%* ou ai'da* e& razo de i&possi$i%idade te&poraria&e'te de discer'i&e'to, a ausncia de discernimento para !ue possa praticar !uais!uer atos /urdicos por si mesmo.

INCAPACIDADE ,E!A#I-A
4

Diz respeito . proi$io para a pr/tica* por a%gu's i'di(duos* de deter&i'ados atos da (ida ci(i% ou re%ati(a ao &odo de exerc+0%os* se& que a de(ida assist+'cia1 #rata0se da (edao do exerccio de deter&i'ados atos* pode'do a exercer* pessoa%&e'te* outros atos* para os quais a %ei %2e co'cede per&isso1 Esses i'di(duos pode& praticar pessoa%&e'te deter&i'ados atos* desde que assistidos1 &enores de de+oito e
5

So re%ati(a&e'te i'capazes

maiores de de+esseis anos. ,s 0brios abituais, os viciados em txicos, e os !ue, por de(icincia mental, ten am sem o discernimento redu+ido, os excepcionais, desenvolvimento mental completo. -rdigos . a pessoa !ue dilapida seu patrim1nio de (orma desordenada, colocando em risco o seu prprio sustento e o de sua (amlia.

I'capacidade re%ati(a e i'capacidade a$so%uta


6

So reputados re%ati(a&e'te i'capazes aque%es que t+& u& discer'i&e'to reduzido* e'qua'to aos a$so%uta&e'te i'capazes refere&0se .que%es que se e'co'tra co& aus+'cia de qua%quer discer'i&e'to1

IN#E,DI34

2 o procedimento /urisdicional por meio do !ual se busca a declarao de da incapacidade e(etiva determinada

pessoa maior, privada de discernimento, para a pr"tica de certos atos da vida civil, na regncia de si mesma e de seus bens. !egiti&ados para propor i'terdio 0 Artigo 5667 CC8 a) pais ou tutores. b) C1n/uge ou !ual!uer parente. c) Compan eiro (no mencionado no artigo). d) &inist0rio -3blico.

S"P,I9EN#

DA INCAPACIDADE

A incapacidade pode ser suprida, para !ue o incapa+, por meio de outra pessoa, possa exercer seus direitos.
a) ,eprese'tao

(I'capacidade a$so%uta) %nstituto por meio do !ual outra pessoa, o representante pratica o ato em nome do incapa+. $) Assist+'cia (I'capacidade re%ati(a)

%nstituto por meio do !ual o relativamente incapa+ pratica o ato, /untamente com o seu assistente. c) Autorizao

2 a aprovao dada ao incapa+ para a pr"tica de determinado ato. 4xemplo5 Autori+ao para casamento dos pais para os (il os menores.

os

pais,

!uando

menor estiver sob o


9

,eprese'tao dos a$so%uta&e'te i'capazes

poder (amiliar (Artigo 6789 CC). , tutor, !uando se trata de menor sob tutela (Artigo 6.:;: do CC) , Curador, se

incapacidade absoluta decorre de outra ra+o !ue no se/a idade (Artigo 6:<6 CC).

CAPACIDADE E !E:I#I9A34 A1 Capacidade


10

Aptido para o exerccio de direitos e prerrogativas na ordem civil. B1 !egiti&ao 2 a possibilidade !ue tem uma pessoa de estabelecer determinada relao /urdica. 4xistem situaes em !ue o su/eito, mesmo capa+, no pode praticar determinado ato /urdico, em virtude de peculiar posio em relao a certos bens, a certas pessoas, ou a certos interesses. =urge de (edao %ega%.
Exe&p%os8

11

a)

I&pedi&e'tos &atri&o'iais5 artigo 6>?6 CC @ casamento de ascendente com descendenteA adotante com o c1n/uge do adotado e o adotado com !uem o (oi do adotanteA irmos, e demais colaterais terceiro grau, inclusive.

b) c)

-essoa casada no poder" a%ie'ar $e's i&;(eis sem o consentimento do c1n/uge. $o podem comprar os bens, ainda !ue em asta p3blica pelos tutores, curadores, testamenteiros, administradores de bens con(iados a sua administrao ou guarda @ nulidade (artigo. ;8:).

d)

Co&pra e (e'da c1n/uge do

entre ascendente e expressamente o

descendente, salvo se os descendentes e alienante consentir (artigo ;87).

12

Vous aimerez peut-être aussi