Vous êtes sur la page 1sur 3

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

CURSO INTENSIVO SEMANAL X EXAMDE DE ORDEM UNIFICADO

Disciplina Aula

Direito Processual Civil Aula 07

EMENTA DE AULA 1. Sentena 2. Espcies 3. Requisitos 4. Momentos 5. Defeitos 6. Coisa julgada 7. Liquidao de sentena

GUIA DE ESTUDO 1. Sentena: Sentena o ato do juiz, que implica em alguma das hipteses previstas nos arts. 267 e 269 CPC, pondo fim ao processo ou a uma fase dele.

2. Espcies: Sentena Terminativa: aquela que extingue o processo sem resoluo de mrito. Art. 267, CPC Sentena Definitiva: extingue o processo com resoluo de mrito. Art. 269, CPC

3. Requisitos: Relatrio: Resumo dos acontecimentos processuais. Motivao: Fundamentao. O juiz expe as razes pelas quais decidiu de determinada maneira. Questes preliminares e questes prejudiciais Dispositivo: o momento que o juiz decide se acolhe ou no, o pedido do autor, bem como, podendo extinguir sem analis-lo. CUIDADO: S sobre o dispositivo recai a coisa julgada.

EXAME DE ORDEM

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

4. Momentos: Sentena terminativa: a qualquer momento. Sentena definitiva: ela pode ser prolatada em 4 momentos: 1. De incio: art. 285,a CPC Improcedncia de plano Tratando-se de matria unicamente de direito e o juzo j tiver julgado casos idnticos, poder o processo ser julgado improcedente de plano. 2. Revelia: art. 330, II CPC Existe revelia, quando o ru citado, deixa de apresentar contestao, apresenta fora do prazo ou apresenta dentro do prazo mas no impugna os fatos narrados na petio inicial. Efeitos da Revelia: presuno da veracidade dos fatos alegados e a no intimao do ru dos atos processuais. 3. Quando a questo for unicamente de direito ou de direito e fato, sem a necessidade de produo de provas. Art. 330, I CPC 4. Aps a audincia de instruo e julgamento.

5. Defeitos: Sentena ultra petita: o juiz julga ALM do pedido. Sentena extra petita: o juiz julga FORA do pedido. Sentena cifra ou infra petita: o juiz julga abaixo do pedido.

PERGUNTA: O juiz pode mudar a sentea? R: Como regra, NO. EXCEO: 1- Quando houver erro material (trocou o nome das partes) 2- Inexatido de clculos 3- quando houver embargos declaratrios. Art. 463, CPC

6. Coisa Julgada: art. 467 475, CPC Funo: Assegurar que os efeitos decorrentes da sentena judicial no ser modificada, tornando-se definitiva. A materializao da coisa julgada se d por meio do trnsito em julgado. Coisa julgada formal: diz respeito aos aspectos processuais, formalidades do processo. Ela recai sobre a sentena terminativa. Pode ser reproposta. EXCEO: Ocorre na hiptese do art. 267, CPC Coisa julgada material: Diz respeito ao mrito. Extingue com resoluo de mrito. Recai sobre a sentena definitiva. No pode ser reproposta.
EXAME DE ORDEM

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

PERGUNTA: Como afastar a coisa julgada? R: Por meio da Ao Rescisria, que a forma prevista em lei para rescindir uma sentena de mrito transitada em julgado. o mecanismo para atacar a coisa julgada. O prazo para a Ao Rescisria, de 2 anos do trnsito em julgado . arts. 495 e 485, CPC proposta atravs de uma petio inicial, endereada ao Tribunal, pois a competncia originria. O autor precisa depositar previamente a multa de 5% do valor da causa. Julgada procedente, o autor ser restitudo. Julgada improcedente, o valor ser revertido para o ru. Art. 494, CPC Existindo prova a ser produzida, esta dever ser efetivada pelo juiz de 1 Instncia. Art. 492, CPC OBS.: A propositura da Ao Rescisria, no impede o cumprimento da sentena ou do Acrdo rescindendo.

7. Ao Declaratria Incidental: uma ao que tem por objetivo, fazer recair sobre a questo prejudicial, a coisa julgada material. Ex.: ao de alimentos Relatrio: Trata-se de uma ao de alimentos movida pelo autor do ru. Fundamentao: dever do pai pagar alimentos. Considerando que o ru pai do autor, dever pagar alimento. Dispositivo: Julgo procedente o pedido, condenando o ru a pagar alimentos.

8. Liquidao de Sentena: art. 474,a 475,h CPC uma etapa processual utilizada quando o ttulo judicial no determinar o valor devido na condenao. No forma um novo processo e a deciso que julga interlocutria. Da deciso que julga, cabe Agravo de Instrumento. Legitimidade: autor e ru

OBS.: A parte contrria ser intimada do incio da liquidao, na pessoa de seu advogado, atravs do DO. OBS.: Poder existir a liquidao provisria e ser realizada em autos apartados. Modalidades de liquidao de sentena: Simples clculos aritmticos: a mera atualizao do valor. Liquidao por arbitramento: aquela que depende de um perito. No tem que comprovar fato novo. Liquidao por artigos: preciso comprovar fato novo.

EXAME DE ORDEM

Vous aimerez peut-être aussi