Vous êtes sur la page 1sur 3

OS DIREITOS TERRAS AO TRABALHO E MORADIA

O nosso ponto de partida para falar do direito terra, ao trabalho e moradia um pacto, um acordo. Chama-se Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (PIDESC). Foi assinado pela ONU em 16 de dezembro de 1966, mas s teve o reconhecimento do governo brasileiro em 1992. Neste documento, que passaremos a chamar de PIDESC, esto as normas internacionais de direito terra, ao trabalho e moradia, que devem ser respeitadas por pases como o Brasil, que o assinaram. O que o Direito Humano terra? Os pases que assinaram o PIDESC reconhecem o direito fundamental de toda a pessoa estar protegida contra a fome. Para isso, se comprometeram em adotar as medidas e programas 0 necessrios ao aperfeioamento da reforma agrria (artigo n 11). O PIDESC diz que a reforma agrria uma OBRIGAO do Estado para concretizar o direito de minimamente alimentar-se. Com base nisso, a nossa lei maior, que a Constituio Federal Brasileira, diz: a propriedade atender a sua funo social (artigo 50, XXIII). E mais: dever da Unio desapropriar para fins de reforma agrria o imvel que no esteja cumprindo sua funo social (art. 184 CF/88). Por que a Constituio prev a reforma agrria? Por reconhecer que o desenvolvimento rural no Brasil se sustenta em um modelo de concentrao da terra. Porque o latifndio traz fome e misria para grande parte da populao. Segundo as estatsticas, 51% dos milhes de brasileiros e brasileiras que passam fome vivem no campo. Esse nmero j suficiente para apontar a reforma agrria como uma garantia dos direitos humanos. Dar acesso terra para os que nela querem trabalhar romper com a excluso. Mas a reforma agrria no Brasil ainda no tratada como prioridade, assim como os direitos humanos. As poucas iniciativas nesta rea so resultado da presso exercida pelos movimentos sociais. O governo no quer ver que a reforma agrria soluo no apenas para os setores do campo mas para toda a sociedade. Que fator de gerao de emprego e renda. te reduo do xodo rural e da superIotao das cidades. E o mesmo que desenvolvimento sustentvel. Mas, no Brasil, existem milhares de hectares de terra no utilizados enquanto milhes de famlias sem terra vivem abaixo da linha da pobreza. No se pode admitir tamanha violao dos direitos fundamentais. E por isso que os movimentos sociais tm importante papel nessa luta. Ocupando terras que no cumprem a sua funo social que se tem pressionado o Poder Pblico e alcanado importantes resultados. Mas ocupar terra no crime?

No. A ocupao de terra um instrumento de presso legtima do povo para arrancar os direitos humanos do papel e trazidos para a vida real. Tanto assim que, no Brasil, o Superior Tribunal de Justia j decidiu que Movimen to popular visando implantar a Reforma Agrria caracteriza crime contra o patrimnio. Configura direito coletivo, expresso da cidadania, visando implantar programa constante da Constituio da Repblica. A presso popular prpria do Estado de Direito Democrtico.

O QUE E O DIREITO HUMANO A MORADIA DIGNA?

Naquele mesmo artigo do PIDESC, o n 11, est dito que os pases que o assinaram, como o Brasil, reconhecem o direito que toda a pessoa tem a um nvel de vida adequado para si prprio e para sua famlia. Inclusive o direito alimentao, vestimenta e moradia adequadas. Antes disso, porm, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, garante que toda pessoa tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bemestar, inclusive alimentao, vesturio, habitao ... (artigo XXV, item 1). O direito moradia est incorporado no direito brasileiro de acordo com os tratados internacionais de direitos humanos do qual o Estado Brasileiro parte. Assim, obriga o Brasil (Unio, Estados e Municpios) a proteger e fazer valer esse direito.

A Constituio Brasileira garante a moradia como direito fundamental do ser humano (artigo 6)

Mesmo assim, ainda existe no Brasil uma imensa desigualdade na distribuio de renda, impedindo que brasileiros e brasileiras tenham acesso a uma moradia adequada para viver dignamente. E uma situao que obriga a ocupao de reas insalubres ou de risco. Infelizmente, moradia para grande parcela do povo brasileiro sin6nimo de morros e favelas. Onde faltam gua encanada, luz eltrica e saneamento bsico. A falta de polticas pblicas e a atual poltica econmica do Governo tm provocado o aumento da pobreza do povo. Pesquisas apontam mais de 30 milhes de pessoas sem teto no Brasil. Pessoas que, no tendo como comprovar renda, passam longe dos financiamentos de compra da sonhada casa prpria. O Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e o Movimento dos Trabalhadores desempregados (MTD) tem importante papel neste processo, na medida em que pressionam o Governo para que promova a urbanizao de reas de favelas, a regularizao fundiria e o assentamento de trabalhadores e trabalhadoras em reas onde possam morar e produzir seu sustento. A falta de um lugar para morar e as precrias condies de moradia EXIGEM que o Estado desenvolva IMEDIATAMENTE aes para solucionar este problema. A Constituio Federal inteira defende qualquer brasileiro vtima de violao dos seus direitos humanos fundamentais. Portanto, o direito moradia digna vir da luta dos trabalhadores e trabalhadoras sem teto e sem emprego.

O QUE E O DIREITO HUMANO AO TRABALHO?

Vamos falar novamente no Pacto dos direitos Humanos Econmicos, Sociais e Culturais. Agora no artigo 6. Neste artigo os Estados-Partes reconhecem o direito ao trabalho, que compreende o direito que todas as pessoas tm de ganhar a vida por meio de um trabalho livremente escolhido. E no artigo 7 diz que o Brasil, por exemplo, reconhece o direito de todas as pessoas de gozar de condies de trabalho justas e favorveis. Apesar disso, no Brasil o ataque ao direito ao trabalho e aos direitos trabalhistas (salrio justo, frias, repouso etc.) no encontra paralelo na histria. Hoje as leis, e at a Constituio, so mudadas de acordo com a vontade do mercado financeiro, O que grave pois, como est escrito no PIDESC, a garantia do direito ao trabalho, a um salrio mnimo digno e a outros direitos trabalhistas so OBRIGAES do Estado brasileiro. O desemprego que aflige centenas de milhes de brasileiros e brasileiras sria violao aos direitos humanos. Na Declarao Universal dos direitos humanos est previsto que toda pessoa tem direito ao trabalho e proteo contra o desemprego. Os documentos que o Brasil assinou impem o DEVER de tomar medidas para garantir o exerccio do direito ao trabalho como meio de prover a prpria vida e existncia. A ausncia de trabalho gera tenses e conflitos sociais que atingem a toda a sociedade. E a busca de solues passa por medidas econmicas que tenham no ser humano o centro, a base. A Constituio atribuiu aos sindicatos o direito de defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Ento, legtimo exercer presso sobre o governo com o propsito de exigir polticas pblicas voltadas para a criao de novos empregos. legtimo buscar alternativas que visem atividade remunerada de mais trabalhadores e trabalhadoras. Assim como legtimo fortalecer a atuao dos sindicatos para contribuir com a realizao dos direitos humanos. Como reivindicar esses direitos? J ouviu aquele ditado que uma andorinha s no faz vergo? Pois , no h outra forma: somente unindo-se a outros trabalhadores e trabalhadoras sem teto, sem terra e sem trabalho que poderemos exigir dos governantes polticas pblicas srias. S assim os direitos humanos sairo do papel.

Vous aimerez peut-être aussi