Vous êtes sur la page 1sur 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

PROCESSO SELETIVO

VESTIBULAR UNEAL/2012
PROVA TIPO

2
UNEAL 2012
1. &. *. ,. 1. 7. 8. ;.

6ru'os7

61, 62, 63 e 6/

PR23E2R4 52A

Prova de Redao, de Lngua Portuguesa e de Lngua Estrangeira


CADERNO DE QUESTES INSTRUES GERAIS
Este !aderno de "uest#es somente dever ser a erto !uando for autori"ado #e$o %isca$. Assine neste Caderno de 'uest(es e $olo%ue o n)mero do seu documento de identificao (RG, CNH etc.). Antes de ini$iar a #rova, $on&ira se o ti'o da #rova do !aderno de "uest#es + o mesmo da eti%ueta da (an$a e da )ol*a de Res'ostas. Ao ser autori"ado o in-cio da #rova, verifi!ue se a numerao das !uest(es e a #a.inao esto corretas. /erifi!ue tam +m se cont+m 1 +u,- tema de redao e 3. +trinta e seis- !uest(es o 0etivas com 1 (cinco) a$ternativas cada, caso contrrio comuni!ue imediatamente ao %isca$. /oc2 dis#(e de /* +%uatro *oras- #ara fa"er esta #rova. %aa3a com tran!ui$idade, mas $ontrole seu te,'o. Esse te,'o inc$ui a marcao da )ol*a de Res'ostas de !uest(es o 0etivas e o #reenc4imento da )ol*a de Redao. /oc2 somente #oder sair em definitivo do 5oca$ de 6rova de#ois de decorrido o tem#o tota$ de durao da #rova. Na )ol*a de Res'ostas, confira seu no,e, n)mero do seu do$u,ento de identi&i$ao, $urso es$ol*ido e lngua estrangeira. Em 4i#9tese a$.uma $4e ser concedida outra %o$4a de Res#ostas e:ou %o$4a de Redao. 6reenc4a a )ol*a de Res'ostas de !uest(es o 0etivas e )ol*a de Redao uti$i"ando caneta esfero.rfica de tinta a"u$ ou #reta. Na %o$4a de Res#ostas de !uest(es o 0etivas, #reenc4a com#$etamente o c-rcu$o corres#ondente < a$ternativa esco$4ida, conforme mode$o: >er atri u-do o va$or ?ER@ < !uesto !ue conten4a na %o$4a de Res#ostas de !uest(es o 0etivas: du#$a marcao, marcao rasurada ou emendada, no #reenc4ida tota$mente ou !ue no ten4a sido transcrita. A correo da #rova o 0etiva ser efetuada de forma e$etrBnica e considerando3se a#enas o conte)do da )ol*a de Res'ostas de !uest(es o 0etivas. Caso a Comisso 0u$.ue uma !uesto como sendo nu$a, os #ontos sero atri u-dos a todos os candidatos. No ser #ermitida !ua$!uer es#+cie de consu$ta. A Redao dever ter no ,ni,o 20 (vinte) e no ,01i,o 30 (trinta) lin*as, considerando3se $etra de taman4o re.u$ar. No res'onda a l0'is. Ao terminar a #rova, devolva ao )is$al de >a$a este !aderno de "uest#es, 0untamente com a )ol*a de Res'ostas de !uest(es o 0etivas e )ol*a de Redao, e assine a Lista de Presena. Nas sa$as !ue a#resentarem a#enas 1 (um) fisca$ de sa$a, os * (tr2s) )$timos candidatos somente #odero ausentar3se do recinto 0untos, a#9s a assinatura da Ata de En$erra,ento de #rovas. Boa Prova!
Assinatura do(a) candidato(a):

=.

1A. 11. 1&. 1*. 1,. 11.

N. do doc. de identificao (RG, CNH etc.):

Alagoas, 13 de Janeiro de 2013.

Voc confia no resultado!

A8EN9:4;
No $olo%ue seu n<,ero de ins$rio, no,e ou assinatura e, %ual%uer lo$al da 'rova de redao. 2sso o identi&i$ar0 e $onse%uente,ente anular0 sua 'rova.

RASCUNHO DA REDAO
A1 A& A* A, A1 A7 A8 A; A= 1A 11 1& 1* 1, 11 17 18 1; 1= &A &1 && &* &, &1 &7 &8 &; &= *A

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

REDAO

Desiguais na fisionomia, na cor e na raa, o que lhes assegura identidade peculiar, so iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chamins das ind strias se alam verticalmente. No mais, em todo o quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pir!mide que tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que se acumula, pelo quadro afora.
Ndia Got$i . Carsi$a do Amara$, a modernista.

"omos muitos severinos #guais em tudo e na sina$ a de abrandar estas pedras suando%se muito e m cima.
Doo Ca ra$ de Ee$o Neto

Fesenvo$va um teGto dissertativo3ar.umentativo sinteti"ando as ideias a#resentadas nos teGtos dados. CEEA: 2N!LU=:4 =4!2AL7 u,a %uesto de te,'o, es&oro e o'ortunidade.

Instrues: Para elaborar a sua redao, respeite os seguintes critrios enumerados abaixo. Seu texto ser do tipo dissertativo-argumentativo e ter no mnimo 20 e no mximo 30 linhas. A abordagem do tema no dever restringir sua reflexo a casos particulares e especficos. Formule uma opinio sobre o assunto e apresente argumentos que defendam seu ponto de vista. Para esclarecer esses argumentos, apresente causas e consequncias, exemplos, fatos-exemplo, dados e testemunhos. Conclua, defendendo sua posio. Sirva-se da leitura dos fragmentos apresentados somente para fazer uma reflexo sobre o assunto e criar ideias para sua redao. No os transcreva como se fossem seus. 7. Responda somente com caneta de tinta azul ou preta e no se identifique com marcas, assinaturas etc. na Folha de Resposta da Redao. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

LNGUA PORTUGUESA
1. Os versos abaixo
HEste + o meu $u.ar, entran4ado em meu san.ue como a $ama no fundo da noite $acustre. E #or mais !ue me afaste, estarei sem#re a!ui e serei este vento e a $u" do faro$, e min4a morte vive na cio a encurra$adaI (5edo Jvo)
A) so construes objetivas de um mundo onrico. B) so revelaes subjetivas que desestabilizam a imaginao do poeta. C) referem-se a correlaes de imagens alheias a um mundo particular do poeta. D) apresentam fragmentos de imagens comuns ao poeta, recriados a partir de concepes subjetivas e poticas. E) mostram estruturas significativas abstratas, destitudas de elementos pitorescos.

/. Analisando a charge abaixo,

(http://geografiaem360graus.blogspot.com.br)

verifica-se que ela pode ser interpretada da seguinte forma: A) o bem-sucedido e o fracassado so esteretipos do mundo moderno, exemplificados na charge pela coerncia entre o conceito e as imagens. B) os planos se alternam como se a ideia de fracassado e de bem-sucedido surgisse da mesma concepo significativa. C) aportados numa evidente ironia, os dois planos de imagem e o conceito de bem-sucedido e fracassado apontam para uma incompatibilidade de sentido. D) uma relao de contiguidade se evidencia nos dois planos, considerando que o fracassado transpe para o bem-sucedido o seu projeto de vida, seu desejo mais ntimo. E) h uma oposio clara nos dois planos; todavia, o bem-sucedido e o fracassado se complementam numa mesma realidade.

2. Observe a figura abaixo.

>. As vrgulas utilizadas no texto da figura abaixo


http://envolverde.com.br/

Dos elementos expressivos presentes na figura, conclui-se que A) as figuras que compem a imagem na totalidade no servem de parmetro para o item qualidade da educao. B) os elementos que do sentido figura so congruentes com a temtica. C) o exagero expressivo da figura vai alm da ideia de ranking do Brasil nas questes de qualidade do ensino. D) o conjunto de elementos significativos que compe a imagem incompatvel com a inteno final da mensagem. E) a imagem apresenta dois significados antagnicos: o primeiro est centrado na figura do aluno que escreve; o segundo diz respeito ao ranking do Brasil no quesito qualidade da educao.
NNN.frases#araface ooO.com

A) evidenciam a repetio do advrbio no. B) delimitam perodos simples. C) destacam aposto e vocativo. D) separam termos explicativos. E) separam oraes coordenadas.

3. Observe o texto abaixo.


HNaci o$4ava #e$a 0ane$a do ar: no #oderiam eGistir mundos distantes !ue o tirassem do o$4ar de Ga rie$a. 6ensavaI (Dor.e Amado).
A parte sublinhada do trecho pode tambm ser reescrita da seguinte forma: A) no existiria B) no haveriam C) no poderia existir D) no poderia haver E) no poderiam haver

.. Nos versos abaixo, o espao pontilhado pode ser preenchido


com a seguinte forma verbal:

HKe e en!uanto #uderesL !uando tu e os teus 0 ................... #artido, uma outra .ente #ossa te redimir da terra !ue te a raaI (5ord KMron).
A) tivesse B) tivramos C) tiverdes D) tivermos E) tiver

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

&

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

O texto a seguir referncia para as questes de 7 a 9.

A. Veja como o dicionrio Aurlio apresenta o vocbulo pegar.


6EGAR. PFo $atim picare, Wuntar de #e"X.Q /. t. d. 1. %a"er aderirL co$ar, .rudar... &. A.arrar, #render, se.urar... *. Ad!uirir (enfermidade) #or cont.io, #or de i$idade or.Ynica, etc.
Quanto ao uso desse vocbulo no excerto Bibiana sentiu que algum lhe pegava do brao, incorreto afirmar: A) o pronome lhe, que se encontra perto do verbo pegar, substitui o pronome possessivo seu ao acompanhar o substantivo brao, indicando posse. B) o pronome lhe no complemento do verbo pegar e desempenha funo sinttica de adjunto adnominal. C) est em desacordo com o padro, pois, segundo a classificao (V.t.d.), no deveria estar acompanhado da preposio de, tampouco aparecer com o complemento indireto (lhe). D) sendo o verbo pegar transitivo direto, mais comum a construo: ...algum lhe pegava o brao. Nesse caso, o uso da preposio de (do brao) expletivo. E) o verbo pegar transitivo direto e a preposio de (do brao) pode sair da frase sem prejuzos semnticos. O termo o brao o objeto direto.

P...Q @s outros admiravam3se da serenidade de Rodri.o, !ue encarava Kento a sorrir. E !uando fa$ou, diri.iu3se aos !ue o cercavam: R /osmec2s esto vendo. Esse moo est me #rovocando... Jnso$ente, Kento Amara$ otou as mos na cintura e disse: R 6ois ainda no tin4a com#reendidoS Ki iana sentiu !ue a$.u+m $4e #e.ava do rao e arrastava #ara $on.e dos dois rivais, a rindo camin4o #or entre os convivas. No er.ueu os o$4os, mas sentiu !ue esse a$.u+m era seu #ai. R /amos $ #ra dentro reso$ver isso como cava$4eiros... R su.eriu Doca Rodri.ues, atendo timidamente no om ro de Kento. R No ve0o nen4um cava$4eiro na min4a frente R retrucou este, mais moderado do !ue #ronunciando as #a$avras. R /e0o + um #atifeT @ san.ue su iu < ca ea de Rodri.o, !ue teve de fa"er um esforo deses#erado #ara no sa$tar so re o outro. P...Q
/ERU>>JE@, Vrico. &m certo capito 'odrigo. >o 6au$o: G$o o, 1==1. #. =* (%ra.mento).

10. Observe o texto abaixo.


HE #ara dar um efeito de cor < #e$e, 0 4 #rotetores !ue v2m com tona$i"ante, outros !ue cont2m estimu$ante natura$ de ron"eado e os !ue t2m #art-cu$as i$uminadoras na f9rmu$aI (Conti.o, nov. &A1&).
Considerando os aspectos estruturais e significativos da lngua, correto afirmar: A) a primeira parte do texto E para dar um efeito de cor pele evidencia uma causa. B) pluralizando a palavra pele, em efeito de cor pele, resta da sentena a seguinte escrita: efeito de cor peles. C) no trecho os que tm partculas iluminadoras, a palavra sublinhada no um artigo definido. D) o trecho j h protetores no aceita a forma j existem protetores. E) o trecho vm com tonalizante pode ser reescrito da seguinte forma: tem tonalizante.

?. Das opes abaixo, assinale a nica que est em desacordo


com o texto. A) H, no excerto da narrativa, indcios do regionalismo brasileiro. B) A personagem Joca Rodrigues deveria ser o anfitrio, porque convida Rodrigo e Bento para entrar. C) Aps a ltima fala do texto, o narrador empregou o pronome demonstrativo este (retrucou este), referindo-se a Joca Rodrigues, que foi mencionado antes. D) Provavelmente, o desentendimento entre as personagens Rodrigo e Bento aconteceu em algum evento social, pois havia convivas que observavam a briga. E) Pode-se deduzir, pela atitude da personagem Bibiana, quando a afastam da discusso entre os rivais, que o pai deveria ter uma forte ascendncia sobre a filha.

11. O se, sublinhado nos versos abaixo, de Fernando Pessoa,


inicia, em cada perodo, orao

@. Considerando as frases abaixo, retiradas da narrativa,


identifique a opo em que h um pronome demonstrativo que funciona como antecedente de um pronome relativo. A) ...dirigiu-se aos que o cercavam... B) Vosmecs esto provocando... vendo. Esse moo est me

HNo sei se a vida + #ouco ou demais #ara mim. No sei se sinto de mais ou de menos, no sei >e me fa$ta cre#)scu$o es#iritua$, #onto de a#oio na inte$i.2nciaI
A) subordinada com funo de complemento verbal. B) adjetiva. C) substantiva. D) adverbial de carter condicional. E) coordenada.

C) ...mas sentiu que esse algum era o seu pai. D) Os outros admiravam-se da serenidade... E) ...serenidade de Rodrigo, que encarava Bento...

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

O texto a seguir referncia para as questes de 12 a 14.

13. No trecho Segundo, porque as fraturas daqui geram no


mximo terremotos mdios como o de Carabas. Mesmo que um abalo atinja uma cidade grande, provavelmente os efeitos no sero devastadores, foram destacadas conjunes. Considerando-se o valor semntico representado por elas, bem como a classificao das oraes que encabeam, em qual opo abaixo h um erro de anlise? A) A conjuno como estabelece uma comparao entre o tipo de terremoto de Carabas, no Brasil, e os outros terremotos do mundo (subordinada adverbial comparativa). B) A locuo conjuntiva mesmo que, no contexto em que aparece, poderia ser substituda pela conjuno conquanto; ambas apresentam, pois, o mesmo valor semntico. C) A locuo conjuntiva mesmo que expressa uma concesso ou permisso, ou seja, os efeitos dos terremotos sero pequenos, mesmo ocorrendo em cidades grandes (subordinada adverbial concessiva). D) A conjuno porque introduz uma explicao sobre o motivo de os terremotos no Brasil virem a ser mais brandos, caso ocorram (coordenada sindtica explicativa). E) A conjuno porque expressa uma causa sobre o motivo de os terremotos no Brasil virem a ser mais brandos, caso ocorram (subordinada adverbial causal).

@ Krasi$ nunca sofrer um .rande terremotoS No d #ara descartar uma me.atra.+dia desse ti#o, mas a #ossi i$idade + muito #e!uena. 6e$o menos en!uanto a .ente estiver vivo. HD devem ter ocorridos .randes terremotos no Krasi$ 4 centenas de mi$4(es de anos. Eas, nos dados sismo$9.icos co$etados desde o s+cu$o 1;, no 4 re.istro de tremor forte em nosso territ9rioI, afirma o .e9$o.o Doo Car$os Fourado, es#ecia$ista em sismo$o.ia da ZNE>6 de Rio C$aro (>6). A certe"a de !ue o Krasi$ era uma terra a enoada #or Feus e imune de terremotos, #or+m, foi a a$ada no in-cio de de"em ro, !uando um tremor de ,,= .raus na esca$a Ric4ter no vi$are0o de Cara- as (EG) causou a #rimeira morte no #a-s. Fe fato, o Krasi$ tem #e$o menos ,; fa$4as #e!uenas so sua crosta R uma de$as teria causado o c4acoa$4o fata$. Eas a ima.em de um #a-s remendado no + #ara assustar. 6rimeiro, #or!ue o Krasi$ fica no meio de uma #$aca tectBnica, a >u$3Americana, $on.e das instveis re.i(es de contato entre #$acas. >e.undo, #or!ue as fraturas da!ui .eram no mGimo terremotos m+dios como o de Cara- as. Eesmo !ue um a a$o atin0a uma cidade .rande, #rovave$mente os efeitos no sero devastadores. HAs casas do vi$are0o desa aram #or serem constru(es muito sim#$es, sem su#orte estrutura$. Em reas ur anas, as estruturas so reforadas e mais resistentes a tremores dessa intensidadeI, di" Doo Car$os.
RACJER, Rodri.o. "uperinteressante, >o 6au$o, n. &,;, #. ,&, 0an. &AA; (%ra.mento).

1/. Nas opes abaixo, somente h uma anlise correta acerca


da concordncia verbal das oraes retiradas do texto. Assinale-a. A) Na orao: ...no h registro de tremor forte em nosso territrio, passando para o plural a palavra destacada, teramos que alterar a forma verbal. B) O verbo ser na orao: ...provavelmente os efeitos no sero devastadores, deveria estar no singular em concordncia com o termo provavelmente. C) No perodo: Em reas urbanas, as estruturas so reforadas..., o verbo ser est pluralizado, concordando com o sujeito reas urbanas. D) Em: J devem ter ocorridos grandes terremotos no Brasil..., o verbo auxiliar encontra-se pluralizado para concordar com o sujeito terremotos. E) O verbo haver no perodo: ...no Brasil h centenas de milhes de anos, poderia ser substitudo por fazem.

12. Tendo em vista o texto, dadas as seguintes afirmativas,


I. Grandes cataclismos como terremotos dificilmente sero vistos no Brasil pelo fato de esse territrio estar situado no centro de uma grande placa tectnica. II. Um caso indito teria, na poca, motivado a publicao desse texto: uma pessoa morreu aps um abalo ssmico ocorrido no interior de Minas Gerais. III. O gelogo citado no texto consegue minimizar a preocupao dos leitores, afirmando que, se houver terremotos no Brasil, as consequncias no sero graves, pois eles ocorrero em escalas menores. IV. O gelogo no minimiza a preocupao dos leitores e ratifica que, se houver terremotos em reas urbanas, provavelmente os efeitos sero devastadores, uma vez que as fraturas daqui geram mximos tremores, por ser na juno entre placas, em que elas se movimentam. verifica-se que somente A) I e III so verdadeiras. B) IV verdadeira. C) I, II e III so verdadeiras. D) I e IV so verdadeiras. E) II e IV so verdadeiras.

1>. No fragmento de romance abaixo,


H@ rumor crescia, condensando3seL o "um3"um de todos os dias acentuava3seL 0 no se destacavam vo"es dis#ersas, mas um s9 ru-do com#acto !ue enc4ia todo o cortioI (( )ortio R A$u-"io A"evedo).
o autor A) apresenta um aglomerado que se determina em funo de seu alarido compacto. B) apresenta um quadro urbano destitudo de referenciais inerentes a aglomerados perifricos. C) evidencia um mundo distante, alheio dinmica das comunidades perifricas. D) estabelece um aglomerado disperso, no qual cada voz definida pela sua especificidade. E) delimita o campo visual em perspectiva, chamando a ateno do leitor para a monotonia dos espaos marginais.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

O texto a seguir referncia para as questes de 16 a 18.

1@. Ao comparar o som de um piano ao som produzido pelos


elementos da Natureza, o eu lrico tem por objetivo, principalmente, A) registrar, atravs de versos modernistas, o comportamento das pessoas. B) condenar as pessoas que gostam das coisas materiais, a exemplo, possuir um piano. C) marcar o uso da subjetividade. D) comentar as diversas formas de lazer. E) criticar aqueles que no sabem conviver com a natureza e apreci-la e que, por isso, buscam outras formas de lazer.

[J A!ue$a sen4ora tem um #iano 'ue + a.radve$, mas no + o correr dos rios Nem o murm)rio !ue as rvores fa"em... 6ara !ue + #reciso ter um #ianoS @ me$4or + ter ouvidos E amar a Nature"a.
6E>>@A, %ernando. @ .uardador de re an4os. 6oemas com#$etos de A$ erto Caeiro. Jn: GA5H@?, Earia A$iete. *ernando Pessoa$ obra potica. Rio de Daneiro: Nova A.ui$ar, 1===. #. &1* (%ra.mento).

Leia o fragmento do poema de Patativa do Assar, a fim de responder a questo 19.

1.. Nos versos acima, o poeta Fernando Pessoa explora vrios


recursos da lngua portuguesa a fim de dar maior organicidade ao pensamento, dentre eles a utilizao do vocbulo que. H, na primeira estrofe, duas ocorrncias desse vocbulo. Sobre isso, correto dizer que A) o primeiro que pronome relativo e introduz uma orao subordinada adjetiva; o segundo, conjuno integrante e introduz uma orao subordinada substantiva. B) ambos so elementos articuladores. O primeiro que conjuno coordenativa explicativa e o segundo, pronome relativo. C) os dois qus so recursos de coeso referencial, fazem referncia aos antecedentes (um piano e o murmrio), respectivamente, e encabeam oraes subordinadas adjetivas. D) ambos, nas duas ocorrncias, so pronomes relativos e exercem a mesma funo sinttica: a de sujeito. E) tanto o primeiro quanto o segundo que so pronomes relativos e desempenham a funo sinttica de objeto direto.

No verdB da min4a idade mode aca$ent meu c4oro min4a vov9 de ondade fa$ava em .randes tesBro era 4ist9ra de reinado #rencesa, #rins#e, incantado com feitic2ra e condo essas 4ist9ra in.raada t se$ada e carim ada dentro do meu corao. P...Q
(6atativa do Assar+. Digo e no peo segredo. >o 6au$o: Escrituras Editora, &AA1. #. 11)

1A. A respeito do fragmento potico de Patativa do Assar,


incorreto dizer: A) no verso essas histra ingraada, somente o pronome essas est no plural. Isso, em termos de comunicao, provoca prejuzos semnticos. B) o eu lrico faz uma descrio de sua infncia, empregando a coloquialidade. C) as palavras do poema (acalent, tesro, histra, prencesa, prinspe, incantado, feiticra, ingraada) no foram grafadas e/ou acentuadas de acordo com a norma padro, porque um registro da poesia oral. D) h interesse de aproximar a fala e a escrita, com o uso de vocbulos que representam a linguagem regional coloquial. E) o poeta tem conscincia da importncia de se preservar e registrar a linguagem do povo, alm de valorizar costumes e cenrios da cultura nordestina.

1?. Entre as anlises abaixo, acerca do texto,


I. Caso trocssemos o verbo fazer (3 verso, 1 estrofe) para o pretrito perfeito do indicativo composto (Nem o murmrio que as rvores tm feito), haveria mudana de sentido, uma vez que expressa uma ao habitual, que se repete. II. A forma nominal que aparece no 2 verso da 1 estrofe (o correr) infinitivo impessoal, equivale a um substantivo (corrida). III. H, no poema, trs formas nominais no infinitivo (correr, ter e amar); entretanto, duas delas equivalem a substantivo. IV. No verso Aquela senhora tem um piano, o verbo ter ficaria no futuro do pretrito do indicativo, se o fato fosse uma suposio ou hiptese (Aquela mulher teria um piano). V. No 2 verso (1 estrofe), aparecem dois conectores, os quais servem de elementos articuladores entre as oraes. Um deles, expressa ideia de adversidade, oposio. esto corretos os itens A) II e IV, apenas. B) II, IV e V, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) I e III, apenas. E) I, II, III, IV e V.

20. A ltima orao e o livro anda devagar, do perodo abaixo,


expressa, dentro do contexto,

+( maior defeito deste livro s tu, leitor. ,u tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar- (Eac4ado de Assis).
A) uma circunstncia temporal. B) a ideia de finalidade. C) um complemento verbal. D) um sentido essencialmente de adio de ideias. E) uma adversidade, uma oposio de ideias.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

LNGUA ESTRANGEIRA: ESPANHOL


O texto a seguir referncia para a questo 21.

22. Em seu poema, Neruda, ao referir-se s nuvens, compara-as


A) ao algodo branco. B) ao silncio dos namorados. C) aos lenos brancos. D) ao latido de um animal. E) batida do corao.

!ultivos olvidados7 una o'ortunidad &rente al *a,(re


6onBalo )anCul \ A7:1&:&A1& 4tt#::: $o.s.e$#ais.com

O texto a seguir referncia para a questo 23.

Fe $as ms de *A.AAA es#ecies ve.eta$es comesti $es identificadas, a$rededor de 8.AAA 4an cu ierto $as necesidades 4umanas sicas a $o $ar.o de nuestra 4istoria. Ei$es de cu$tivos infrauti$i"ados e infrava$orados R como $a !uinua M otras es#ecies andinas3 si.uen eGistiendo .racias a $a actividad de a.ricu$tores tradiciona$es !ue #rimero $os domesticaron M des#u+s $os se$eccionaron M me0oraron. >in em ar.o, esa variedad se est reduciendo a un ritmo a$armante, $o !ue su#one una amena"a #ara $a se.uridad a$imentaria de mi$$ones de #ersonas M #ara e$ medio natura$ de$ !ue de#enden. HoM en d-a )nicamente se cu$tivan unas 11A es#ecies a nive$ comercia$, M so$o e$ arro", e$ tri.o M e$ ma-" re#resentan ms de $a mitad de $as ca$or-as de nuestra dieta. En este momento, $os Hcu$tivos o$vidadosI son un se.uro contra e$ 4am re, una res#uesta ada#tada a $os retos de$ cam io c$imtico M una o#ortunidad de acceder a una dieta diversa M sa$uda $e. En un #$aneta de =AA mi$$ones de 4am rientos M en una semana en $a !ue $a comunidad internaciona$ #odr-a #rota.oni"ar e$ en+simo fracaso contra e$ ca$entamiento .$o a$, $a #+rdida de estas reservas a$imentarias es un $u0o !ue no nos #odemos #ermitir.

!in$uenta tonos de 6ris


*tt'7 FFF.revista&u$sia.$o,

Ka0o un t-tu$o inocente, esta nove$a Ma su#er9 a HarrM 6otter como $a n)mero uno en ventas. 6ero de inocente no tiene sino $as #rimeras cien #.inas, #ues es una nove$a er9tica #ara mu0eres, no una o ra romntica. Escrita #or una autora desconocida, $a ritnica E. 5. Dames, forma #arte de una tri$o.-a #u $icada #or #rimera ve" en Jnternet e$ a]o #asado M !ue es 4oM e$ $i ro en circu$aci9n ms #o#u$ar. Ha sido descrita como H#orno.raf-a #ara mamsI o HCre#)scu$o #ara adu$tosI, #arodiando a $a nove$a er9tica de vam#iros tan #o#u$ar entre $os ado$escentes. 5o ir9nico es !ue $as .randes editoria$es !ue $a rec4a"aron en su momento se #e$ean 4oM #or o tener sus derec4os. /arios mi$$ones $e 4an sido ofrecidos a $a autora #or reeditar $a tri$o.-a M Ma se estn ne.ociando en Ho$$MNood $os derec4os de una #e$-cu$a.

23. Segundo a crtica da revista Fucsia, 21. No texto acima, o autor faz uma crtica
A) ao aquecimento global que vem diminuindo o cultivo de mais 150 espcies agrcolas. B) desvalorizao do cultivo de sementes que podem ajudar contra a fome mundial. C) s tcnicas de produo das 30.000 espcies de vegetais cultivadas no planeta. D) aos poderes nutritivos do trigo, milho e arroz que representam mais da metade das calorias ingeridas diariamente. E) aos valores energticos da quinua para a sobrevivncia na regio andina. A) desde sua publicao na internet, as editoras vm disputando os direitos de edio. B) o livro possui um enredo ertico de interesse do pblico feminino. C) o livro tem seu enredo comparado a Harry Potter, superando-o em vendas. D) trata-se de um romance ertico e pornogrfico, sobre vampiros. E) o livro transformou-se em uma trilogia do universo pornogrfico das mes.

O texto a seguir referncia para a questo 24.


http://www.gocomics.com/espanol/don-brutus/2012/12/08

O texto a seguir referncia para a questo 22.

Es la ,aDana llena...
NERU5A, Pa(lo. Ed. 3e1i$anos Unidos =.A, >EEd. 200/

+.s /a ma0ana llena de tempestad .n el cora12n del verano )omo pa0uelos blancos de adi2s via3an las nubes .l viento las sacude con sus via3eros manos #nnumerable cora12n del viento /atiendo como nuestro silencio enamorado.Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

8e1to7 Hi0o: R Ho$a 6a. 5as sandias crecen de $as semi$$as de sandia, ^noS 6adre R As- es 4i0o. Hi0o : ^_ $as sand-as sin semi$$as de d9nde crecenS

2/. Na tira cmica de Don Brutus, o filho questiona sobre


A) a dependncia entre a origem da laranja e sua semente. B) a origem do trigo sem sementes. C) a contradio entre o crescimento do abacaxi e a semente. D) a relao entre a melancia e suas sementes. E) o crescimento saudvel das frutas com sementes.

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

O texto a seguir referncia para a questo 25.

O texto a seguir referncia para a questo 28.

!aetano Geloso en los 6ra,,H Latino 2012


*tt'7 FFF.diariolavoB.net.

Los transe1uales Ha no son en&er,os ,entales


Ana Al&age,e 3adrid . 2012

Caetano /e$oso consider9 Hun 4onorI ser recordado M di0o !ue e$ tema con e$ !ue ms se identifica de toda su disco.raf-a es, ta$ ve", WCora"9n va.a undoX, en e$ tri uto !ue $a Academia 5atina de $a Gra aci9n rindi9 este mi+rco$es en 5as /e.as a$ artista rasi$e]o. E$ cantautor a4iano se di0o emocionado #or!ue e$ 4omena0e, !ue se ce$e ra un d-a antes de $a entre.a de $os #remios GrammM 5atino, viene Hde toda $a .ente !ue canta en 5atinoam+rica M de $a Academia, M !ue se 4aMan acordado de mi nom re M me invitaran es un 4onorI. En una reve c4ar$a con #eriodistas en $a a$fom ra ro0a #revia a $a cena M concierto R en e$ !ue numerosas estre$$as i eroamericanas 4onraron a$ cantautor Ka$$ano.

5os transeGua$es Ma no son enfermos menta$es. As- $o certifica $a nueva edici9n de $a biblia de $a #si!uiatr-a. E$ F>E31, acr9nimo en in.$+s de$ 4anual Diagn2stico 5 .stad6stico de .nfermedades 4entales, e$a orado #or $a Asociaci9n Americana de 6si!uiatr-a (A6A, en sus si.$as en in.$+s), so$o conserva $a bdisforia de .+nerob, es decir, $a an.ustia !ue sufre $a #ersona !ue no est identificada con su seGo mascu$ino o femenino. En Es#a]a 4aM entre 8.AAA M 1&.AAA transeGua$es, !ue $$evan a]os #idiendo ser eGc$uidos de $os manua$es #si!uitricos, a$ i.ua$ !ue activistas M trans.+nero de todo e$ mundo. En este #a-s su derec4o a sentirse 4om re o mu0er est reconocido desde &AA8. 6ueden cam iar de nom re $e.a$mente u o#erarse #ara tener .enita$es de$ otro seGo, #ero so re e$ #a#e$ #adec-an una enfermedad. No #or e$ do$or causado #or sentirse mu0er viviendo en e$ cuer#o de un 4om re o viceversa, sino #or e$ mero 4ec4o de ser transeGua$.

2>. Segundo a reportagem,


A) Caetano Veloso se disse honrado por ser lembrado pelos artistas latino-americanos. B) Caetano Veloso se emocionou ao ser convidado a cantar na abertura do Grammy Latino 2012. C) Caetano Veloso o nico compositor brasileiro a se apresentar no Grammy Latino. D) Caetano Veloso ganhou o premio na ltima edio do Grammy Latino, com a msica corazn vagabundo. E) a gravao do Tributo da Academia a Caetano Veloso ocorreu na quinta-feira, em Las Vegas.

2@. A autora d nfase no texto


A) dor mental causada pela cirurgia de mudana de sexo. B) ao reconhecimento do transtorno mental dos transexuais na Espanha. C) ao aval da Bblia para o direito dos transexuais em mudar legalmente de sexo. D) ao reconhecimento universal dos transexuais como no doentes mentais. E) descaracterizao do transexual como doente mental pelo rgo mdico competente nos Estados Unidos.

O texto a seguir referncia para a questo 26.

O texto a seguir referncia para a questo 29.

Asepxia te conseja
` #ara cuidar de tu cuer#o, verte ien a_ siem#re estar informado so re tu sa$udT ... una uena o'$iIn es lavar tu $ara $on agua ti(ia M e$ 0a 9n Neutro.
NNN.ase#Gia.com:siem#re3conti.o:ti#s

E$ologa a gol'e de talonario


?i.or A$dama >4an.4i &A1& 3 ::sociedad.e$#ais.com

2.. O anncio recomenda lavar o rosto com gua


A) limpa. B) morna. C) mineral. D) corrente. E) quente.

A .randes ma$es, .randes #resu#uestos. Es $a mGima !ue ri.e en C4ina, M e$ Eedio Am iente no #arece una eGce#ci9n. E$ Go ierno es #$enamente consciente de$ #e$i.ro !ue $a contaminaci9n su#one #ara $a esta i$idad de$ #a-s, M 4a decidido sacar $a arti$$er-a #esada #ara com atir $a #+sima ca$idad de$ aire en $as "onas ms desarro$$adas. E$ .i.ante asitico destinar nada menos !ue *1A.AAA mi$$ones de Muanes #ara reducir en un 1c $a concentraci9n de $as #art-cu$as ms da]inas #ara $a sa$ud 3$as !ue miden menos de &,1 micras en 118 ciudades.

2A. Segundo o texto, o Governo chins


A) reduzir o oramento em 5% para concentrar o combate s partculas que causam problemas sade em 117 cidades. B) investir maiores recursos para combater a pssima qualidade do ar nas zonas mais desenvolvidas do pas. C) est plenamente consciente do perigo da estabilidade do pas em relao contaminao da gua. D) resolveu utilizar-se do exrcito para combater o perigo da contaminao do meio ambiente. E) destinar todo oramento para combater a poluio em quase cem cidades chinesas.

2?. Na frase do famoso dramaturgo Oscar Wide... Un hombre


puede ser feliz con cualquier mujer mientras que no la ame. a palavra mientras pode ser entendida como A) embora. B) mas. C) assim. D) enquanto. E) j.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

O texto a seguir referncia para as questes 30 e 31.

A charge a seguir referncia para a questo 32.

Arte Marcial
http://es.wikipedia.org/wiki/Arte_marcial

5as artes ,ar$iales, denominadas tam i+n sistemas de $uc4a, consisten en #rcticas M tradiciones codificadas cuMo o 0etivo es someter o defenderse mediante $a t+cnica. HaM varios esti$os M escue$as de artes marcia$es !ue 4a itua$mente eGc$uMen e$ em#$eo de armas de fue.o M otro armamento moderno. 5o !ue diferencia a $as artes marcia$es de $a mera e$icosidad con vio$encia f-sica (#e$eas ca$$e0eras) es $a or.ani"aci9n de sus t+cnicas en un sistema co4erente M $a codificaci9n de m+todos efectivos. En $a actua$idad $as artes marcia$es se #ractican #or diferentes ra"ones, !ue inc$uMen $a sa$ud, $a #rotecci9n #ersona$, e$ desarro$$o #ersona$, $a disci#$ina menta$, $a for0a de$ carcter M $a autoconfian"a. Adems, #uesto !ue e$ si.nificado estricto es e$ de bartes mi$itaresb, #or eGtensi9n se a#$ica a todo ti#o de forma de $uc4a cuer#o a cuer#o M a $as artes mi$itares 4ist9ricas. 6or esta asociaci9n con $a $uc4a M con $as armas, inc$uMe conocimientos re$ativos a sistemas !ue tradiciona$mente se 4an considerado moda$idades de#ortivas (#or e0em#$o, e$ oGeo, $a es.rima, e$ Ciro con arco M $a $uc4a $i re).

32. Tomando como exemplo o uso adequado de MUY na frase


...hoy me levant muy content. A frase em que MUY est incorreto A) hoy me levant muy alegre. B) hoy me levant muy satisfecha. C) hoy me levant muy bien. D) hoy me levant muy mejor. E) hoy me levant muy feliz.

30. Segundo o texto, as artes marciais


I. so utilizadas pelos militares para defender-se quando no se tem arma disponvel; II. utilizam-se de tcnicas organizadas em um sistema coerente e mtodos efetivos; III. unem lutas com armas e podem ser consideradas como formas esportivas; IV. buscam a modernizao de estilo de suas escolas, com emprego de novas armas de fogo e outros armamentos. Dos itens acima, verifica-se que A) apenas IV est correto. B) II e III esto corretos. C) II e IV esto corretos. D) I e IV esto corretos. E) I, II e III esto corretos.

O texto a seguir referncia para as questes 33 e 34.

Miles de trabajadores protestan contra el Gobierno argentino en la Plaza de Mayo


Francisco Peregil El Pas- Buenos Aires DIC 2012

31. Assinale a opo correta em que a frase abaixo est escrita


no singular.

6ocas #$a"as 4aM en e$ mundo !ue ten.an $a trascendencia #o$-tica #ara un #a-s como $a 6$a"a de EaMo en Ar.entina. %ue a4- donde e$ 18 de octu re de 1=,1 decenas de mi$es de tra a0adores se concentraron #ara #edir $a $i eraci9n de$ .enera$ Duan Fomin.o 6er9n, detenido #or $os mi$itares. %ue a4- donde em#e"aron a manifestarse $as madres M $as a ue$as de $os desa#arecidos a0o $a )$tima dictadura (1=8731=;*). _ 4a sido a4- donde, #or tercera ve" en seis meses, se concentraron e$ mi+rco$es mi$es de tra a0adores, muc4os de e$$os #eronistas, #ara eGi.ir me0ores condiciones de tra a0o a$ Go ierno #eronista de Cristina %ernnde". _ no so$o me0oras sa$aria$es.

H5as artes ,ar$iales, denominadas tam i+n sistemas de $uc4aI


A) Lo arte marcial, denominada tambin sistema de lucha. B) La arte marcial, denominada tambin sistema de lucha. C) El arte marcial, denominada tambin sistema de lucha. D) Lo arte marcial, denominado tambin sistema de lucha. E) La arte marcial, denominado tambin sistema de lucha.

33. Segundo a reportagem do Jornal El Pas,


A) a Praa de Maio local de encontro de mes e avs desaparecidas durante o regime de ditadura argentino. B) os trabalhadores se concentram na Praa de Maio h seis meses para protestar contra a ditadura argentina. C) os trabalhadores foram seis vezes, no ltimo ms de outubro, Praa de Maio, para exigir melhores condies salariais. D) milhares de trabalhadores argentinos se reuniram no ms de maio em praa pblica para protestar contra o governo de Cristina Fernndez. E) a Praa de Maio considerada durante anos, smbolo de manifestaes populares contra vrios governos argentinos.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

3/. Observando a frase: se concentraron el mircoles miles de


trabajadores, muchos de ellos peronistas, para exigir mejores condiciones de trabajo, o dia em que ocorreu a grande concentrao de trabalhadores foi A) quinta-feira. B) quarta-feira. C) sexta-feira. D) segunda-feira. E) tera-feira.
(memegenerator.net)

LNGUA ESTRANGEIRA: INGLS


4 te1to seguinte serve 'ara res'onder a %uesto 21.

The Moon Implicated in the Sinking of the 8itani$


KM DeffreM d$u.er Fec. A,, &A1&

3>. A frase vamos a salir este sabado


possui o mesmo sentido que:

A) salirn este sbado. B) saldrn este sbado. C) saldramos este sbado. D) saldremos este sbado. E) saliremos este sbado.
RA56H eHJCE : C@RKJ>

3.. No anncio em foco, a palavra LEJOS significa


A) sozinho. B) brilho. C) sucesso. D) longe. E) perto.
www.zazzle.com.br

C4ere maM 4ave een an unindicted co3cons#irator in t4e sinOin. of t4e $e.endarM ,itanic: t4e moon. Jn a #a#er #u $is4ed in Earc4, tNo #4Msicists from CeGas >tate ZniversitM made t4at case, e.innin. Nit4 an im#ro a $e conver.ence mont4s efore t4e ,itanic set sai$fon Dan. ,, 1=1&, to e eGact. @n t4at daM, t4e sun and t4e moon $ined u# Nit4 t4e Eart4 in suc4 a NaM t4at t4eir com ined .ravitM $ed to a cMc$e of unusua$$M 4i.4 and $oN tides. KM itse$f, t4e #4enomenon is not t4at uncommon. Kut at t4e same time, t4e moon 0ust 4a##ened to maOe its c$osest a##roac4 to Eart4 in 1,,AA Mears. eorse sti$$, on Dan. *, t4e Eart4 made its c$osest a##roac4 to t4e sun, N4ic4 4a##ens everM Mear at t4at time. >o t4e tides on Dan. , Nere not 0ust 4i.4, ut 4i.4er t4an t4eMXd een in manM 4undreds of Mears. C4e ice er. t4at c$aimed t4e ,itanic mi.4t 4ave een amon. manM o$d ones t4at 4ad ecome .rounded in t4e re$ative$M s4a$$oN Naters around 5a rador and NeNfound$and. C4e 4istoric tides Nou$d 4ave freed a num er of t4em, turnin. t4e s4i##in. $anes into t4e dead$M minefie$d t4eM ecame t4at A#ri$. And one of t4ose minesfin t4e Nron. s#ot at t4e Nron. timefsent t4e ,itanic to t4e ottom, and into 4istorM.
Fis#on-ve$ em: 4tt#:::science.time.com:&A1&:1&:A,:to#31A3science3$ists:s$ide:t4e3moon3 im#$icated3in3t4e3sinOin.3of3t4e3titanic: Acessado em: A7 de" &A1&.

21. De acordo com o texto,


A) naquele perodo a Terra esteve mais distante do sol. B) as mars anormais causaram a liberao de velhos campos minados no mar, que, por sua vez, liberaram vrios icebergs. C) o Titanic navegava, na noite de seu naufrgio, guiado pela lua. D) a lua influenciou no comportamento da tripulao do Titanic. E) o alinhamento da Terra com o sol e lua causou um ciclo de mars altas e baixas incomuns.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

O texto seguinte serve para responder a questo 22.

Leia o texto abaixo e responda a questo 24.

Jf J can sto# one 4eart from reaOin., J s4a$$ not $ive in vainL Jf J can ease one $ife t4e ac4in., @r coo$ one #ain, @r 4e$# one faintin. ro in Znto 4is nest a.ain, J s4a$$ not $ive in vain.
Emi$M FicOinson Fis#on-ve$ em: 4tt#:::NNN.#oem4unter.com:#oem:if3i3can3sto#3one34eart3from3 reaOin.: Acesso em A7 de". &A1&

22. Emily Dickinson foi uma poeta Norte-Americana que viveu


no sculo XIX. No poema acima, ela usa o primeiro condicional para expressar A) uma possibilidade real. B) uma situao irreal. C) um conselho. D) uma hiptese no passado. E) uma situao que sempre acontece.

ee maM taOe advanta.e of t4is #ause in t4e narrative to maOe certain statements. @r$ando 4ad ecome a Noman R t4ere is no denMin. it. Kut in everM ot4er res#ect, @r$ando remained #recise$M as 4e 4ad een. C4e c4an.e of seG, t4ou.4 it a$tered t4eir future, did not4in. N4atever to a$ter t4eir identitM. C4eir faces remained, as t4eir #ortraits #rove, #ractica$$M t4e same. His memorM R ut in future Ne must, for conventiongs saOe, saM g4erg for g4is,g and gs4eg for g4eg R 4er memorM t4en, Nent acO t4rou.4 a$$ t4e events of 4er #ast $ife Nit4out encounterin. anM o stac$e. >ome s$i.4t 4a"iness t4ere maM 4ave een, as if a feN darO dro#s 4ad fa$$en into t4e c$ear #oo$ of memorML certain t4in.s 4ad ecome a $itt$e dimmedL ut t4at Nas a$$. C4e c4an.e seemed to 4ave een accom#$is4ed #ain$ess$M and com#$ete$M and in suc4 a NaM t4at @r$ando 4erse$f s4oNed no sur#rise at it. EanM #eo#$e, taOin. t4is into account, and 4o$din. t4at suc4 a c4an.e of seG is a.ainst nature, 4ave een at .reat #ains to #rove t4at @r$ando 4ad a$NaMs een a Noman, t4at @r$ando is at t4is moment a man. 5et io$o.ists and #sMc4o$o.ists determine. Jt is enou.4 for us to state t4e sim#$e factL @r$ando Nas a man ti$$ t4e a.e of t4irtML N4en 4e ecame a Noman and 4as remained so ever since.
Woolf, Virginia. Orlando A Biography. Londres. Granada. 1984.

2/. Virginia Woolf foi uma escritora inglesa do sculo 20. Neste A $*arge seguinte serve 'ara res'onder a %uesto 23.
pargrafo de seu romance Orlando Uma Biografia, ela A) emprega uma variedade de adjetivos para destacar as mudanas na aparncia de Orlando. B) faz uso de vrios advrbios para mostrar como o carter e o comportamento de Orlando alteraram-se. C) emprega comparativos para contrastar as caractersticas de Orlando. D) se utiliza de um jogo de pronomes possessivos para expressar a mudana de sexo de Orlando de homem para mulher. E) se utiliza de tempos verbais variados para salientar o envelhecimento de Orlando.

2>. O ex-presidente norte-americano George Bush ficou famoso,


entre outras coisas, por suas gafes e erros cometidos em seus pronunciamentos oficiais. A citao abaixo, proferida em um discurso sobre o sistema educacional de seu pas em Washington em 2001, chamou a ateno porque

bRare$M is t4e !uestion asOed: Js our c4i$dren $earnin.Sb


Disponvel em: http://www.glasbergen.com/education-cartoons/ - Acesso em: 05 Dez 20 2.

Geor.e Kus4
Disponvel em: www.!uotesstar.com/!uotes/r/rarel"-is-the-!uestion-as#ed-$$%&'.html Acesso em: 0( dez 20 2

23. As mensagens passadas nos cartuns visam satirizar


comportamentos humanos e proporcionar uma reflexo sobre nossas atitudes. No cartum acima, o aluno estranha a grafia das palavras you, return e goodbye, uma vez que est acostumado a usar U, BRB e BFN ao invs delas. As expresses BRB e BFN, frequentes em mensagens de texto enviadas por celulares, significam, respectivamente, A) Bring Rest Back e Bye For Now. B) Be Right Back e Best Friends Now. C) Be Right Back e Bye For Now. D) Bring Rest Back e Best Friends Now. E) But Read Before e Buy For Nothing.

A) ele prprio comete um erro crasso de concordncia verbal. B) as crianas de seu pas so submetidas a um ensino de qualidade. C) a dita pergunta politicamente incorreta. D) ele critica suas prprias polticas para educao. E) ele se constrange com o nvel intelectual das crianas de seu pas.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

1A

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

O texto seguinte serve para responder a questo 26. )A8JER AN5 =4N !at =tevens

2.. Na cano Father and Son, escrita e gravada por Cat


Stevens (agora chamado Yusuf Islam) em 1970, vemos os pontos de vista de um pai e um filho. Podemos, ento afirmar que: I. a parte 1 proferida pelo pai; II. a parte 2 proferida pelo filho; III. a parte 3 proferida pelo filho; IV. a parte 4 proferida pelo pai. Dos itens acima, verifica-se que esto corretos A) II, III e IV, apenas. B) II e III, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I, II, III e IV. E) I e II, apenas.

6art 1 Jtgs not time to maOe a c4an.e, Dust re$aG, taOe it easM. _ougre sti$$ Moun., t4atgs Mour fau$t, C4eregs so muc4 Mou 4ave to OnoN. %ind a .ir$, sett$e doNn, Jf Mou Nant Mou can marrM. 5ooO at me, J am o$d, ut Jgm 4a##M. J Nas once $iOe Mou are noN, and J OnoN t4at itgs not easM, Co e ca$m N4en Mougve found somet4in. .oin. on. Kut taOe Mour time, t4inO a $ot, e4M, t4inO of everMt4in. Mougve .ot. %or Mou Ni$$ sti$$ e 4ere tomorroN, ut Mour dreams maM not. 6art & HoN can J trM to eG#$ain, N4en J do 4e turns aNaM a.ain. Jtgs a$NaMs een t4e same, same o$d storM. %rom t4e moment J cou$d ta$O J Nas ordered to $isten. NoN t4eregs a NaM and J OnoN t4at J 4ave to .o aNaM. J OnoN J 4ave to .o. 6art * Jtgs not time to maOe a c4an.e, Dust sit doNn, taOe it s$oN$M. _ougre sti$$ Moun., t4atgs Mour fau$t, C4eregs so muc4 Mou 4ave to .o t4rou.4. %ind a .ir$, sett$e doNn, Jf Mou Nant Mou can marrM. 5ooO at me, J am o$d, ut Jgm 4a##M. (>on33 ANaM ANaM ANaM, J OnoN J 4ave to EaOe t4is decision a$one 3 no) 6art , A$$ t4e times t4at J cried, Oee#in. a$$ t4e t4in.s J OneN inside, Jtgs 4ard, ut itgs 4arder to i.nore it. Jf t4eM Nere ri.4t, Jgd a.ree, ut itgs t4em C4eM OnoN not me. NoN t4eregs a NaM and J OnoN t4at J 4ave to .o aNaM. J OnoN J 4ave to .o.
(%at4er33 >taM >taM >taM, e4M must Mou .o and EaOe t4is decision a$oneS)

A $*arge seguinte serve 'ara res'onder a %uesto 2?.

Disponvel em: http://www.glasbergen.com/education-cartoons/ - Acesso em: 05 Dez 20 2.

2?. As mensagens passadas nos cartuns visam satirizar


comportamentos humanos e proporcionar uma reflexo sobre nossas atitudes. No cartum acima, a professora emite a frase Nw lts bgn, pls trn t pg 122, que est sem algumas letras, a fim de ganhar tempo. Tal frase, que se assemelha s expresses usadas em mensagens de texto, seria grafada em sua maneira completa da seguinte forma: A) Now lots begin, players train till pagers 122. B) Nephew liters begin, please turn to pig 122. C) New lights begin, players turn to page 122. D) New lots bargain, plots train two pigs 122. E) Now lets begin, please turn to page 122.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

11

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

Leia o texto e responda as questes 28 e 29.

2A. Ainda sobre o texto, o que ocorre no nosso crebro durante


o sono ainda um mistrio devido A) a existncia de poucas clinicas de distrbio de sono. B) a falta de cooperao dos mdicos que estudam o problema. C) ao pouco tempo que os distrbios do sono esto sendo estudados. D) a dificuldade de reunir pessoas para pesquisa. E) a dificuldade de obter dados para pesquisa, pois os atos dificilmente ocorrem sob observao.

Sleep: Weird things people do in their sleep


By Denise Winterman

Cec4no$o.M noN #$aMs a 4u.e #art in our $ives so itgs no s4ocO t4at s$ee# eG#erts are seein. neN Oinds of s$ee# e4aviour re$ated to it.

Leia a letra da msica e responda as questes 30 e 31.

KLuLaK eritten M >u"anne /e.a EM name is 5uOa J $ive on t4e second f$oor J $ive u#stairs from Mou _es J t4inO Mougve seen me efore Jf Mou 4ear somet4in. $ate at ni.4t >ome Oind of trou $e. some Oind of fi.4t Dust dongt asO me N4at it Nas J t4inO itgs ecause Jgm c$umsM J trM not to ta$O too $oud EaM e itgs ecause Jgm cra"M J trM not to act too #roud C4eM on$M 4it unti$ Mou crM After t4at Mou dongt asO N4M _ou 0ust dongt ar.ue anMmore _es J t4inO Jgm oOaM J Na$Oed into t4e door a.ain ee$$, if Mou asO t4atgs N4at Jg$$ saM And itgs not Mour usiness anMNaM J .uess Jgd $iOe to e a$one eit4 not4in. roOen, not4in. t4roNn Dust dongt asO me 4oN J am

Eore #eo#$e are re#ortin. sendin. teGt messa.es durin. t4eir s$ee#, saMs Fr dirstie Anderson, N4o runs t4e Neuro$o.M >$ee# >ervice for t4e NeNcast$e Z#on CMne NH> %oundation Crust. Considerin. t4e num er of Kritons N4o noN oNn a mo i$e #4one 3 =&c accordin. to @fcom 3 itgs not sur#risin.. EanM #eo#$e a$so taOe t4em to ed. bJt is verM common for #eo#$e to do t4in.s in t4eir s$ee# t4at t4eM do re#eated$M durin. t4e daM,b saMs Anderson. C4is is $ar.e$M doNn to s$ee# disorders ca$$ed #arasomnias. C4ese are unNanted e4aviours t4at occur durin. s$ee#. C4eM can e as sma$$ as o#enin. Mour eMes N4i$e as$ee# or, at t4e verM eGtreme end, drivin. a car N4i$e s$ee#in.. Anderson 4as even treated someone N4o carefu$$M dismant$ed .randfat4er c$ocOs N4i$e as$ee#. e4at 4a##ens in our rains durin. suc4 e#isodes is sti$$ somet4in. of a mMsterM. Not muc4 researc4 4as een done, $ar.e$M due to t4e fact t4at .at4erin. data is verM difficu$t. bC4e #ro $em is #eo#$e rare$M do suc4 acts under contro$$ed conditions at a s$ee# c$inic,b saMs s$ee# s#ecia$ist Fr C4ris Jd"iOoNsOi, director of t4e Edin ur.4 >$ee# C$inic. bKut t4is area of researc4 is .oin. to rea$$M move forNard in t4e neGt feN Mears ecause Ne noN 4ave t4e necessarM e!ui#ment to record #eo#$e in t4eir oNn 4omes.b Reassurin.$M, t4e teGts #eo#$e send N4en as$ee# often maOe no sense. e4i$e it is common for #eo#$e to do t4in.s in t4eir s$ee# t4at t4eM do durin. t4e daM, t4eM do t4em more c$umsi$M or inaccurate$M, saMs Anderson.
%onte: CeGto ada#tado NNN. c.co.uO em &; nov. &A1&

30. A msica acima foi escrita por Suzanne Vega em 1987, a


letra fala de Luka que A) no gostava de estudar. B) queria sair de casa. C) gritava com as pessoas. D) fazia loucuras diariamente. E) era constantemente agredido fisicamente.

2@. O texto acima fala de coisas que fazemos enquanto


dormimos. Com relao a escrever mensagem de texto enquanto dormimos um fato A) que traz riscos as vidas das pessoas prximas aos usurios de celular. B) que os usurios de celular sempre conseguem relatar fatos ocorridos no dia. C) que pouco preocupante, pois os textos escritos geralmente no so claros. D) que muito preocupante. E) que traz riscos as vidas dos usurios de celular.

31. Ainda sobre a letra da msica Luka, sabemos que ele est
falando para A) o vizinho. B) o irmo. C) o amigo. D) os pais. E) o professor.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

1&

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

O texto seguinte serve para responder a questo 32.

Leia o texto e responda as questes 34 e 35.

C4inaXs >eG3Ed 6ro $em


!*inaMs (edroo, 'ro(le,.
e4ere did J come fromS

What city has world's best quality of life? KM RamM Jnocencio /ienna, famous for its 4undreds of museums, &AAA #arOs and of course its roasted coffee, is t4e est #$ace on t4e #$anet to $ive, accordin. to Eercergs &A1& 'ua$itM of 5ivin. JndeG. C4is Meargs $atest acco$ade maOes /ienna num er one in t4e Nor$d for t4e fourt4 Mear in a roN. C4e annua$ surveM M t4e .$o a$ 4uman resources consu$tin. firm #oints not 0ust to Austriags !ua$ities ut to muc4 of t4e re.iongs virtues. Ei.4t of t4e re#ortgs to# 1A cities are in Euro#e. ?uric4 is t4e Nor$dgs second most $iva $e citM N4i$e t4ree German cities R Eunic4, Fusse$dorf and %ranOfurt R fo$$oN c$ose e4ind. b@vera$$, Euro#ean cities continue to 4ave 4i.4 !ua$itM of $ivin. as a resu$t of a com ination of increased sta i$itM, risin. $ivin. standards and advanced citM infrastructures,b said >$a.in 6araOati$, >enior Researc4er at Eercer. C4is is des#ite economic turmoi$, #o$itica$ tension and 4i.4 unem#$oMment in some Euro#ean countries. Austra$ian, NeN ?ea$and and Canadian metro#o$ises round out t4e to# ten $ist. Eercergs surveM resu$ts are ased on an ana$Msis of $oca$ $ivin. conditions com#risin. *= factors in 1A cate.ories. 6o$itica$ considerations inc$ude .overnment sta i$itM and crime rates. Economic factors taOe into account anOin. services and currencM eGc4an.e $aNs. Hea$t4 considerations inc$ude access to medica$ care and #o$$ution $eve$s. Crans#ort, 4ousin. and recreation are a$so taOen into account.
Fonte: texto adaptado www.cnn.com em 4 dez. 2012

>ooner or $ater, everM Oid asOs. Kut in C4ina, N4ere franO discussions of seG and c4i$d irt4 remain ta oo, #arents often avoid t4e su 0ect a$to.et4er. Jn a recent neNs se.ment on t4e state3run C4ina Centra$ Ce$evision, a re#orter asOed adu$ts N4en t4eM first $earned a out seG. After muc4 nervous .i..$in., manM acOnoN$ed.ed t4at t4eir #arents Nere $ess t4an fort4comin. a out t4eir io$o.ica$ ori.ins. @ne Noman said s4e .reN u# t4inOin. s4e came from 4er mot4erXs arm#it. HJ OneN not4in. a out seG unti$ co$$e.e,I s4e said. Eost of t4e &AA #eo#$e intervieNed said t4eir #arents to$d t4em t4at t4eM 4ad een found. Even scarier, some said t4eMXd rat4er $eave t4eir c4i$dren in simi$ar i.norance t4an rin. u# t4e irds and t4e ees. Fes#ite a oomin. edroom cu$ture of mistresses and a recent s#ate of seG scanda$s, manM of C4inaXs 1.* i$$ion #eo#$e remain #ara$M"ed N4en it comes to discussin. seG o#en$M. >eG education is often a !uicO and va.ue $ecture to 4i.43sc4oo$ students M teac4ers too em arrassed to franO$M ta$O a out #rivate #arts, $et a$one contrace#tion. C4e C4inese .overnment 4as no nationa$ #o$icM for seG education, and attem#ts to im#$ement a curricu$um 4ave een t4Narted M #arenta$ o##osition.
Fis#on-ve$ em: 4tt#:::NNN.t4edai$M east.com:neNsNeeO:&A1&:1&:A&:c4ina3s3seG3ed3 #ro $em.4tm$ Acessado em: A7 de" &A1&.

3/. Em recente pesquisa, Viena foi escolhida como sendo o 32. A palavra Despite, que inicia o 2 pargrafo, usada para
A) indicar um contraste. B) explicar um fato exposto. C) citar duas ideias iguais. D) acrescentar mais informaes quelas dadas no primeiro pargrafo. E) introduzir uma consequncia. melhor lugar do planeta para morar, alguns fatores foram levados em considerao para esta escolha, qual destes fatores no mencionado no texto? A) Leis de cmbio. B) Renda per capita. C) Estabilidade do governo. D) Moradia. E) Sade.

33. I apologize if my remarks reflect me showing indifference to


and disrespect of my colleagues and a lack of appreciation of the extraordinary opportunity of which I have been blessed.
Fonte: www.time.com em 28 nov. 2012

3>. De acordo com o texto, apesar dos problemas enfrentados


pelos pases da Europa, as suas cidades foram consideradas as melhores do mundo para se viver devido A) a baixa taxa de mortalidade. B) a baixa tenso poltica. C) ao crescente padro de vida. D) ao baixo nvel de desemprego. E) a crescente renda per capita.

A frase acima foi dita pelo ator Angus T. Jones aps um comentrio feito por ele anteriormente atravs de um vdeo. As palavras refletem A) arrependimento. B) alegria. C) raiva. D) indiferena. E) confiana.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

1*

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

A &igura seguinte serve 'ara res'onder a %uesto 3..

LNGUA ESTRANGEIRA: FRANCS


21. Dadas as frases interrogativas seguintes,
I. Cest un locataire? Non, cest en mtal II. Quest-ce que cest? Cest un cadeau III. Quest-ce que tu aimes faire? la montagne IV. Qui est-ce? Cest la police V. O est-ce quil va? la gare verifica-se que A) apenas I e III esto incorretas. B) apenas I, II, IV e V esto incorretas. C) todas esto incorretas. D) apenas a II est incorreta. E) apenas II e III esto incorretas.

22. Dadas as frases abaixo quanto ao uso correto dos


comparativos,

3.. A stira apresentada na tira acima esta relacionada com


A) a dificuldade dos mais velhos de entenderem os jovens. B) o preo alto dos aparelhos eletrnicos modernos. C) a preferncia dos mais velhos pela utilizao de aparelhos eletrnicos ultrapassados. D) a inabilidade dos mais velhos em usar aparelhos eletrnicos modernos. E) a dificuldade dos jovens de entenderem os mais velhos.

I. Laprs-midi, nous faisons meilleures exercices que le matin II. Les voitures italiennes sont plus jolies que les voitures

brsiliennes
III. Tu manges aussi de pommes que moi IV. Il parle plus danglais que sa soeur V. Jai autant de livres dhistoire que ma soeur verifica-se que esto corretas apenas A) I, III e V. B) II, III e V. C) II, IV e V. D) I, II e III. E) II, III e IV.

23. Identifique os tempos verbais nas frases abaixo.


I. Cest le 24 dcembre. Il fait froid. La neige rcouvre les

maisons.
II. Comme les autres passants, je me dpchais de rentrer chez

moi. s sapins de Nol brillaient derrires les fentres.


III. Vous mavez regard, mais vous ne mavez pas vu, puisquil

a eu beacoup de monde
IV. Peut_tre quun jour il y aura moins de peur et plus de

solidarit et les gens se parleront plus comme autrefois.


V. Je voudrais bien comprendre le monde. Lhumanit serait

moins complique si les personnes vivraient de manire plus honnte.


De cima para baixo, a sequncia correta est na opo: A) pass compos, imparfait, futur, conditionnel, prsent B) prsent, imparfait, pass compos, futur, conditionnel C) prsent, imparfait, pass compos, conditonnel, futur D) prsent, futur, pass compos, conditionnel, imparfait E) prsent, imparfait, futur, pass compos, conditionnel

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

1,

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

2/. Empregue os partitivos no dilogo abaixo e assinale a opo


correta.

2@. Leia o texto a seguir e assinale a opo correta: H4onsieur


47ller raconte$ )8est la deu9i:me fois que nous nous promenons ; Paris. /a premi:re fois, nous sommes venus pour notre vo5age de noces, en <=>?, nous nous sommes rests dans un tr:s bel h@tel pr:s de la Place des Aosges.Bien sBr, le premier 3our, nous sommes alls ; la tour .iffel et le deu9i:me 3our, on est alls ; Aersailles, mais le dernier 3our, on est rest au lit, gripps, puiss, et sans un sou...A) Lhtel est plac ct de la Place des Vosges B) Le couple Mller a visit le Louvre C) Le dernier jour, ils ne sont pas sortis de lhtel D) Le couple Mller est venu Paris trois fois E) Le couple Mller est venu Paris pour leur travail

5e serveur: Kon0our EadameT /ous ave" c4oisiS 5a c$iente: @ui, merci. De vais #rendre ........... oeufs maMonnaise, avec ............... sa$ade. Ensuite, 0e voudrais ............ #oisson. 5e serveur: Avec ........... #ommes de terre ou ....... $+.umesS 5a c$iente: Avec ........... ri", shi$ vous #$ait, merci.
A) du/ de la/ des/ de la / des/ du B) des/ des/ de la/ du/ des/ du C) des/ de la/ du/ des/ des/ du D) du/ de la/ de l/ des/ du/ du E) de la/ des/ de l/ de la/ des/ du

2>. Dadas as frases abaixo, com o uso de adjetivos indefinidos,


I. Il a fait beau toute la semaine II. Il prend le bus chaque heures III. Il dit bonjour tout le monde IV. Il vit en Espagne tout lanne V. Il dit bonsoir chaque personne verifica-se que est(o) correta(s) apenas A) I, III e V. B) II e III. C) I, II e III. D) I, II, III e IV. E) I. A Charge a seguir serve para responder as questes 29 e 30.

2.. Dadas as frases abaixo quanto ao uso dos advrbios,


I. Ce texte est difficile lire (facilement) II. Jexige que tu me parles de faon franche (franchement) III. Marcelle,elle aime tre libre et sans obligations (librement) IV. Marchez plus vite, vous tres trop lent (rapidement) V. Tu es bien assis, cest confortable? (confortablement) verifica-se que h erro apenas em A) II, III e V. B) II e V. C) I e IV. D) I, II e III. E) I, III e V.
%onte: 4tt#:::franceseoi.NiOis#aces.com

2A. A palavra rat, da tira acima, pode ser traduzida por


A) tudo bem. B) oi. C) obrigado. D) ratado. E) errado.

2?. Dadas as frases abaixo quanto forma negativa,


I. Vous dansez quelquefois? Non, je ne danse jamais II. Vous connaissez quelquun? Non, je ne connais personne III. Vous voulez quelque chose? Non, merci., je ne veux rien IV. Vous avez une ide prcise? Non, je nai aucune ide V. Vous travaillez encore chez Louis? Non, je ne travaille plus chez Louis. verifica-se que esto corretas apenas A) II, III, IV e V. B) I, III, IV e V. C) III, IV e V. D) I, II e IV. E) I, II, III, IV e V.

30. Para saudar algum que eu encontro posso dizer:


A) bientt. B) salut. C) tout lheure. D) bonne nuit. E) bonne soire.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

11

Vestibular UNEAL 2012

Prova tipo 2

13 01 2013

Leia o texto e responda as questes 31 e 32.

Leia o dilogo e responda a questo 35.

6au$, &= ans, #aris &A Hj 1 4 *A de 6aris, $e 6erc4e est une onne destination #our se re#oser. De nhavais 0amais eu $hoccasion de visiter ce coin3$< avant un #i!ue3ni!ue or.anis+ #ar des amis dans cette r+.ion #endant $es vacances dh+t+. Dhai d+couvert des sentiers a$is+s autour des vi$$a.es dhAuteui$ et de Eonta.ne3au36erc4e. DhM vais c4a!ue ann+e de#uis 1 ans maintenant. I
Jci 5Mon, num+ro ,1

5ialogo
1. &. *. ,. 1. @ui Kien merci, vous ave" fait on /oMa.e S Enc4ant+e, comment a$$e"3vous S Eadame %ontaine Kon0our Eonsieur Eartin, de $a soci+t+ F+$o

3>. Qual a ordem correta? 31. Paul fala de um lugar


A) quil a visit un jour et quil visite toujours maintenant. B) quil aimerait visiter un jour. C) quil aurait visit sil avait eu le temps. D) quil a visit pendant son enfance. E) quil visitera pendant ses prochaines vacances. Leia o texto e responda a questo 36. A) 5 4 3 2 1 B) 3 2 1 5 4 C) 1 4 5 3 2 D) 4 5 1 3 2 E) 45321

32. O verbo da frase "Je navais jamais eu loccasion de visiter


ce coin-l" est conjugado no A) pass-compos. B) conditionnel. C) pass simple. D) imparfait. E) plus-que-parfait.

8e1to
A$fred Hitc4cocO disait !ue H#$us $e m+c4ant est r+ussi, mei$$eur est $e fi$mI. Avant tout, i$ doit 2tre asse" fort #our re#r+senter un d+fi #our $e 4+ros. Fe#uis $es fi$ms muets, v2tements som res, visa.e mar!u+, 0oues ma$ ras+es $e caract+risent. Et aussi $e tatoua.e: se$on une +tude men+e sur $es 1 #ersonna.es #rinci#auG de $a #$u#art des fi$ms am+ricains sortis de#uis une di"aine dhann+es, *A #our cents des Hm+c4antsI sont tatou+s contre dou"e #our cents des H.enti$sI.
6remikre, mars &AA8

33. De acordo com a figura abaixo, qual a opo correta?

3.. Qual o ttulo que convm melhor para esse artigo?


Cra0ectoire de $a voiture noire

A) O que preciso para conseguir um bom coringa no cinema. B) As 5 personagens mais famosas do cinema americano. C) O cinema de Alfred Hitchcock. D) A tatuagem, o acessrio indispensvel no cinema. E) Qual a personagem mais malvada no cinema?

Cra0ectoire de $a voiture $anc4e

A) Les deux voitures allaient tout droit et se sont percutes. B) La voiture blanche aurait d ralentir pour laisser passer la voiture noire qui avait la priorit. C) La voiture blanche reculait et a percut la voiture noire. D) La voiture blanche allait tout droit et a t percute par la voiture noire qui tournait sur sa gauche. E) La voiture noire pouvait tourner car la voiture blanche tournait aussi.

3/. Qual a opo correta?


A) Des pantalons marron. B) Des fleurs jaune. C) Des yeux bleues. D) Des voitures blancs. E) Des manteaux grises.

Primeiro dia Grupos: G1, G2, G3 e G4

17

Vous aimerez peut-être aussi