Vous êtes sur la page 1sur 3

Farmacoepidemiologia Farmacoepidemiologia definida como "o estudo do uso e os efeitos dos medicamentos em um grande nmero de pessoas" (STROM, 2005).

. Tambm, Strom coloca que a farmacoepidemiologia a proviso de informaes sobre os efeitos benficos e perigosos de qualquer droga; permitindo assim melhor compreenso da relao riscobenefcio para o uso de qualquer droga em qualquer paciente cincia e as atividades relativas a deteco, a identificao, avaliao, compreenso e preveno de efeitos adversos ou qualquer problema possvel relacionado com frmacos ". Os objetivos da farmacoepidemiologia so: descrever, explicar, controlar e prever a utilizao e os efeitos da teraputica medicamentosa em tempo, espao e populaes definidas. A utilidade da aplicao da epidemiologia ao uso dos medicamentos pode-se ser pensada em dois momentos distintos: nos perodos pr e ps-comercializao de uma nova droga. O perodo prvio comercializao se caracteriza pela investigao experimental - os Ensaios Clnicos, ltima fase dos testes de uma droga, no qual so buscado conhecimento sobre eficcia e uma avaliao da sua margem de segurana. No perodo posterior comercializao encontraremos a aplicao, embora no necessariamente exclusiva, mas preponderante da investigao observacional, aplicadas com o objetivo de suprir as limitaes metodolgicas dos ensaios em grupos relativamente pequenos. Nessa fase encontramos uma das aplicaes mais recentes da vigilncia epidemiolgica e que denominamos Farmacovigilncia. Uma atividade que busca, e pode ser definida como "a identificao e a avaliao dos efeitos do uso, agudo e crnico, dos tratamentos farmacolgicos no conjunto da populao ou em sub-grupos de pacientes expostos a tratamentos especficos" . Os tipos de estudo utilizados em farmacoepidemiologia, de acordo com a classificao proposta por Beaglehole, Bonita e Kjellstrm para os estudos epidemiolgicos, que podem ser observacionais ou experimentais. Nos estudos observacionais, como o prprio nome sugere, o investigador mede, mas no intervm. A interveno intencional do pesquisador sobre uma varivel e a mensurao dos efeitos dessa interveno so caractersticas dos estudos experimentais, o que os torna semelhantes aos experimentos utilizados por outras cincias. Os estudos observacionais podem, por sua vez, serem classificados em descritivos ou analticos. Dentre os estudos analticos, destacam-se os estudos ecolgicos, os estudos transversais, os estudos de casos e controles e os estudos de coorte. Como tipos de estudos experimentais temos: os ensaios clnicos randomizados, os ensaios de campo e os ensaios comunitrios. Os estudos descritivos no tm por objetivo avaliar eventuais associaes entre causa e efeito. Muitas vezes, este tipo de estudo baseado em estatsticas de mortalidade, devido sua maior disponibilidade. Pode-se analisar, por exemplo, o padro de mortes por idade, sexo, ou grupo tnico durante perodos de tempo especficos ou em diversos pases.

Em farmacoepidemiologia, estudos descritivos tm sido amplamente utilizados para conhecer aspectos importantes na utilizao de medicamentos por determinados grupos ou populaes. Estes estudos buscam conhecer a interao do uso de medicamentos com o processo global da assistncia sanitria, em que ocorre o diagnstico e tratamento das doenas, uma vez que os medicamentos esto inseridos no modo como a cultura de uma sociedade assume a sade. Dessa forma, os medicamentos se constituem em indicadores da prevalncia de problemas mdicos e da maneira como a comunidade cientfica e mdica interagem com os usurios dos servios de sade na seleo de solues que envolvam a interveno farmacolgica. Tognoni e Laporte identificam as seguintes estratgias e mtodos empregados no campo da utilizao de medicamentos: anlise da oferta de medicamentos, estudos quantitativos de consumo, estudos sobre a qualidade de consumo, estudos de hbitos de prescrio mdica, estudos de cumprimento da prescrio e vigilncia orientada para problemas.Para o desenvolvimento destes estudos prope-se uma metodologia comum, baseada em uma nica classificao dos medicamentos e no reconhecimento da existncia de diferentes tcnicas para a quantificao e qualificao do consumo. Segundo Strom, a deciso de desenvolver um estudo farmacoepidemiolgico pode ser considerada como semelhante deciso regulatria sobre a aprovao de um medicamento para comercializao ou a deciso clnica quanto prescrio de um medicamento. Em cada caso a tomada de deciso envolve a ponderao dos custos e riscos da terapia versus seus benefcios. Os principais custos so obviamente os destinados ao desenvolvimento do estudo. Dentre os riscos de desenvolver um estudo farmacoepidemiolgico esto possibilidade de identificar uma reao adversa associada ao medicamento, quando de fato isto no ocorre, ou prover falsas garantias quanto segurana do medicamento. Estes riscos podem ser minimizados pelo desenho apropriado do estudo, por pesquisadores capacitados e uma interpretao dos resultados obtidos apropriados e responsveis. Os benefcios dos estudos farmacoepidemiolgicos envolvem quatro diferentes categorias: regulatria, legal, clnica e comercial. Cada uma ser de importncia para diferentes organizaes e indivduos envolvidos na deciso de iniciar um estudo. De qualquer modo, as melhores evidncias disponveis a partir dos estudos farmacoepidemiolgicos devem geralmente embasar decises clnicas, regulatrias, comerciais e legais relacionadas a medicamentos, no momento de decidir.

Referncias Bibliogrficas o Livro Cincias Farmacuticas. Uma Abordagem em Farmcia Hospitalar, De MJVM Gomes & AMMReis (organizadores). 1 ed. So Paulo: Editora Atheneu, 2001. Cap.5, p.85-108 http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/34371/farmacoepidemiologia #ixzz2lntbVZCL

Vous aimerez peut-être aussi