Vous êtes sur la page 1sur 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO A 3 DOMINGO DO ADVENTO TEXTOS BBLICOS (*): BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) ttp://www.servicioskoinonia.org/cerezo/indexAgraf.html

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

COM JESUS, CHEGOU A HORA E A VEZ DOS OPRIMIDOS


1 Leitura: Quando chegar a hora e a vez dos oprimidos? 4 ... Eis o vosso Deus... ele vem e vos salvar. Leitura do Livro do Profeta Isaas (Is 35,1-6a.10)
1 O deserto e a terra se alegraro; o ermo exultar e florescer como o narciso. 2 Florescer abundantemente, jubilar de alegria e exultar; deu-se-lhes a glria do !bano, o es"lendor do #armelo e de $arom; eles %ero a glria do $&'(O), o es"lendor do nosso *eus. 3 Fortalecei as mos frouxas e firmai os joelhos %acilantes. 4 *i+ei aos desalentados de cora,o- $ede fortes, no temais. &is o %osso *eus. . %ingan,a %em, a retribui,o de *eus; ele %em e %os sal%ar. 5 &nto, se abriro os olhos dos cegos, e se desim"ediro os ou%idos dos surdos; 6os coxos saltaro como cer%os, e a l!ngua dos mudos cantar; /...0 10 Os resgatados do $&'(O) %oltaro e %iro a $io com c1nticos de j2bilo; alegria eterna coroar a sua cabe,a; go+o e alegria alcan,aro, e deles fugir a triste+a e o gemido.

1va#-e 2o: Com Jesus, chegou a hora e a vez dos oprimidos

Sa !o res"o#soria : Sa !o 146,$. %-&a. &'(-10 (). * Is 35,4) R. ().*Is 35:4) Eis o vosso Deus... ele vem e vos salvar. ... mant3m "ara sem"re a sua fidelidade. fa+ justi,a aos o"rimidos e d "o aos 5ue t6m fome. O $&'(O) liberta os encarcerados. R.
$ 4ue 6'

3 %s tu a#uele #ue estava para vir ou havemos de esperar outro& Leitura do 1va#-e 2o de 4esus +risto se-u#do 5ateus (5t 11,2-11)

/'a5uele tem"o-0 2 4uando 9oo ou%iu, no crcere, falar das obras de #risto, mandou "or seus disc!"ulos "erguntar-lhe3 :s tu a5uele 5ue esta%a "ara %ir ou ha%emos de es"erar outro; 4 & 9esus, res"ondendo, disse-lhes% O $&'(O) abre os olhos aos cegos, 8de e anunciai a 9oo o 5ue estais ou%indo e %endoo $&'(O) le%anta os abatidos, 5 os cegos %6em, os coxos andam, os le"rosos so "urificados, o $&'(O) ama os justos. &a O $&'(O) guarda o "eregrino. R. os surdos ou%em, os mortos so ressuscitados, e aos "obres est sendo "regado o e%angelho. 6 & bem-a%enturado 3 a5uele 5ue no achar em mim moti%o de tro"e,o. &' ... am"ara o rfo e a %i2%a, $ &nto, em "artindo eles, &( ... "or3m transtorna o caminho dos !m"ios. 10 O $&'(O) reina "ara sem"re; "assou 9esus a di+er ao "o%o a res"eito de 9oo4ue sa!stes a %er no deserto; o teu *eus, $io, reina de gera,o em gera,o. R. <m cani,o agitado "elo %ento; % $im, 5ue sa!stes a %er; <m homem %estido de rou"as finas; 2 Leitura: O que fazer diante da vinda do Senhor? Ora, os 5ue %estem rou"as finas assistem nos "alcios reais. & =as "ara 5ue sa!stes; % ... Fortalecei o vosso corao, >ara %er um "rofeta; $im, eu %os digo, e muito mais 5ue "rofeta. pois a vinda do Senhor est prxima. 10 &ste 3 de 5uem est escrito&is a! eu en%io diante da tua face o meu mensageiro, Leitura da +arta de ,ia-o (,- 5,$-10) o 5ual "re"arar o teu caminho diante de ti. 11 &m %erdade %os digo$ $ede, "ois, irmos, "acientes, at3 7 %inda do $enhor. entre os nascidos de mulher, ningu3m a"areceu maior do 5ue 9oo ?atista; &is 5ue o la%rador aguarda com "aci6ncia o "recioso fruto da terra, mas o menor no reino dos c3us 3 maior do 5ue ele. at3 receber as "rimeiras e as 2ltimas chu%as. 6ra/0o do dia (Livro de 6ra/0o +o!u! 7 L6+, "-. 112) % $ede %s tamb3m "acientes $enhor 9esus #risto e fortalecei o %osso cora,o, 5ue, na tua "rimeira %inda, en%iaste o "recursor "ara "re"arar o teu caminho, "ois a %inda do $enhor est "rxima. concede 7 tua 8greja a gra,a e o "oder & 8rmos, no %os 5ueixeis uns dos outros, "ara con%erter muitos ao caminho da justi,a, "ara no serdes julgados. a fim de 5ue, na tua segunda %inda em glria, &is 5ue o jui+ est 7s "ortas. encontres um "o%o agrad%el aos teus olhos, 10 8rmos, tomai "or modelo no sofrimento e na "aci6ncia os "rofetas, @u, 5ue %i%es e reinas com o >ai e o &s"!rito $anto, os 5uais falaram em nome do $enhor. um s *eus, agora e sem"re. 'm(m. .( a!a/0o ao 1va#-e 2o (Is 61,1) 3O Esprito do SEN O! Deus est so"re mim, por#ue o SEN O! me un$iu para pre$ar "oa nova aos #ue"rantados... 8e#/0o (Livro de 6ra/0o +o!u! 7 L6+, "-. 105): 4ue o #risto, o $ol da 9usti,a, brilhe sobre ns e dis"erse as tre%as, iluminando o nosso caminho; e ben,o de *eus Oni"otente, >ai, Filho e &s"!rito $anto, seja con%osco, e con%osco habite eternamente. 'm(m.

Vous aimerez peut-être aussi