Vous êtes sur la page 1sur 4

As Extenses de Arquivos

As extenses de arquivos so sufixos que designam seu formato e principalmente a funo que desempenham no computador. Na plataforma Windows, todo tipo de arquivo tem sua extenso, que o difere dos demais dentre milhes existentes em cada mquina. ada extenso de arquivo tem funcionamento e caracter!sticas pr"prias, portanto demanda um software espec!fico para tra#alhar com ela. $ extenses para os mais variados prop"sitos, ento vamos separ%las por categorias, organi&ando melhor as coisas.

AA =Advanced Audio oding>2 'igla que significa Codificao Avanada de udio. 4 AA foi criado pela Apple a fim de concorrer diretamente com o /01 e o W/A, visando super%los em qualidade sem aumentar demasiadamente o tamanho dos arquivos. /enos conhecido, o formato pode ser reprodu&ido em i0ods e similares, al)m de pla,ers de m!dia para computador. 4:: 2 Am dos formatos menos conhecidos entre os usurios, ) orientado para o uso em streaming, que ) a transmisso de dados diretamente da -nternet para o computador, com execuo em tempo real. -sso se deve ao fato do 4:: no precisar ser previamente carregado pelo computador para executar as faixas. 4:: vem de ogging, @argo do game NetreB, que passou a significar fa&er algo sem levar em conta a possi#ilidade de esgotar os recursos. A 1 2 *xtenso relativa ao formato ?ol#, ?igital, amplamente utili&ado em cinemas e filmes em ?C?. A grande diferena deste formato ) que as trilhas criadas nele envolvem diversas sa!das de udio com freq89ncias #em divididas, criando a sensao de imerso que perce#emos ao fa&er uso de home theaters ou quando vamos ao cinema. WAC 2 A#reviao de WAC*, ou ainda WAC*Dorm Audio Dormat, ) o formato de arma&enamento mais comum adotado pelo Windows. *le serve somente para esta funo, no podendo ser tocado em pla,ers de udio ou aparelhos de som, por exemplo.

A principal
'em d(vida alguma, a principal extenso usada pelos sites para download de programas e seus formatos ) o *+*. 'em ele, no haveria pla,er de udio instalado no computador, nem compactador, visuali&ador de arquivo, entre outros. A extenso significa #asicamente que o arquivo ) um executvel. -sso d a ele in(meras possi#ilidades, desde reali&ar a instalao de um programa no seu computador at) mesmo executar um v!rus dentro dele.

-. .udio
/01 2 *sta ) atualmente a extenso para arquivos de udio mais conhecida, devido 3 ampla utili&ao dela para codificar m(sicas e l#uns de artistas. 4 grande sucesso do formato deve%se ao fato dele redu&ir o tamanho natural de uma m(sica em at) 567, ao eliminar freq89ncias que o ouvido humano no perce#e em sua grande maioria. /01 ) uma a#reviao de /0*: ; <a,er%1 ou =/ini 0la,er camada 1>. W/A =Windows /edia Audio> 2 *sta extenso, muito semelhante ao /01, foi criada pela /icrosoft e ganhou espao dentro do mundo da informtica por ser o formato especial para o Windows /edia 0la,er. Ao passar m(sicas de um ? de udio para o seu computador usando o programa, todos os arquivos formados so criados em W/A. $o@e, praticamente todos os pla,ers de m(sica reprodu&em o formato sem complicaes.

--. C!deo
AC- 2 A#reviao de Audio C!deo -nterleave, menciona o formato criado pela /icrosoft que com#ina trilhas de udio e v!deo, podendo ser reprodu&ido na maioria dos pla,ers de m!dia e aparelhos de ?C?, desde que se@am compat!veis com o codec ?iv+ ou +vid.

/0*: 2 Am dos padres de compresso de udio e v!deo de ho@e, criado pelo /oving 0icture *xperts :roup, origem do nome da extenso. Atualmente, ) poss!vel encontrar diversas taxas de qualidade neste formato, que varia de filmes para $?EC 3 transmisses simples. /4C 2 Dormato de m!dia especialmente desenhado para ser reprodu&ido no pla,er FuicBEime. 0or esse motivo, ficou conhecido atrav)s dos computadores da Apple, que utili&am o FuicBEime da mesma forma que o Windows fa& uso do seu /edia 0la,er. G/CH =Geal/edia Caria#le Hitrate> 2 ?efine o formato de arquivos de v!deo desenvolvido para o Geal 0la,er, que @ foi um dos aplicativos mais famosos entre os pla,ers de m!dia para computador. *m#ora no se@a to utili&ado, ele apresenta #oa qualidade se comparado ao tamanho de seus arquivos. /IC 2 *sta sigla denomina o padro de v!deo criado pela /atrosBa, empresa de software livre que #usca ampliar o uso do formato. *le apresenta "tima qualidade de udio e v!deo e @ est sendo adotado por diversos softwares, em especial os de licena livre.

mas amplamente utili&ado pela -nternet, em imagens de sites, programas de conversao e muitos outros. 4 maior diferencial do :-D ) ele permitir a criao de pequenas animaes com imagens seguidas, o que ) muito utili&ado em emoticons, #logs, f"runs e outros locais semelhantes. K0*: =Koint 0hotographic *xperts :roup 2 :rupo /isto de *specialistas Dotogrficos> 2 J a origem da sigla, que ) um formato de compresso de imagens, sacrificando dados para reali&ar a tarefa. *nganando o olho humano, a compactao agrega #locos de LxL #its, tornando o arquivo final muito mais leve que em um Hitmap. 0N: =0orta#le NetworB :raphics 2 :rficos de Gede 0ortteis> 2 *ste formato surgiu em sua )poca pelo fato dos algoritmos utili&ados pelo :-D serem patenteados, encarecendo a utili&ao dele. 4 0N: suporta canais alga e apresenta maior gama de cores. Dormato de dados utili&ado para imagens, que surgiu em ;55M, como su#stituto para o formato :-D. Al)m destes formatos, h outros menos conhecidos referentes a grficos e ilustraes vetoriais, que so #aseadas em formas geom)tricas aplicadas de forma repetida na tela, evitando o desenho pixelado feito no padro Hitmap. Algumas delas so o G? =do orel> e o A=do Ado#e -lustrator>.

---. -magem
H/0 2 4 Hitmap ) um dos formatos de imagem mais conhecidos pelo usurio. 0ode%se di&er que este formato ) o que apresenta a ilustrao em sua forma mais crua, sem perdas e compresses. No entanto, o tamanho das imagens geralmente ) maior que em outros formatos. Nele, cada pixel da imagem ) detalhado especificamente, o que a torna ainda mais fiel. :-D =:raphics -nterchange Dormat 2 Dormato de /udana :rfica> 2 J um formato de imagem semelhante ao H/0,

-C.

ompactadores

N-0 2 A extenso do compactador Win&ip se tornou to famosa que @ foi criado at) o ver#o O&iparP para mencionar a compactao de arquivos. 4 programa ) um dos pioneiros em sua rea, sendo amplamente usado para a tarefa desde sua criao. GAG =Goshal Archive> 2 *ste ) o segundo formato mais utili&ado de compactao, tido por muitos como superior ao N-0. 4 Winrar, programa que fa& uso dele, ) um dos

aplicativos mais completos para o formato, al)m de oferecer suporte ao N-0 e a muitos outros. Q& 2 riado pelos desenvolvedores do Q%Nip, esta extenso fa& meno aos arquivos compactados criados por ele, que so de alta qualidade e taxa de diminuio de tamanho se comparado 3s pastas e arquivos originais inseridos no compactado.

C. ?ocumentos E+E 2 omo o pr"prio nome deixa indicado, a extenso de nome E+E refere%se aos arquivos simples de texto criados com o #loco de notas do Windows. *les so extremamente leves e podem ser executados em praticamente qualquer verso do 'istema 4peracional. ?4 2 ?enomina a extenso utili&ada pelo /icrosoft Word, o editor de textos mais conhecido pelos usurios. A partir da verso R66Q do 4ffice, formato passou a se chamar ?4 +, e apresenta incompati#ilidades com as verses anteriores do aplicativo, o que pode ser resolvido com uma atuali&ao. +<' 2 A descrio deste tipo de arquivo ) muito semelhante 3 do Word, mas refere%se ao *xcel, editor de planilhas da /icrosoft. 00E ou 00' 2 *stas extenses so exclusivas do /icrosoft 0owerpoint, aplicativo que permite criar apresentaes de slides para palestras e situaes semelhantes. 0?D =0orta#le ?ocument Dormat> 2 Dormato criado pela Ado#e, atualmente ) um dos padres utili&ados na informtica para documentos importantes, impresses de qualidade e outros aspectos. 0ode ser visuali&ado no Ado#e Geader, aplicativo mais conhecido entre os usurios do formato.

?esde o surgimento da informtica e em especial dos softwares para 'istemas 4peracionais, a importSncia e utili&ao das extenses de arquivo vem crescendo a cada dia. 4 fato ) que sem uma identificao e criao apropriada, seria ca"tico ter que informar ou em muitos casos adivinhar o tipo de arquivo com o qual estar!amos lidando. 0or este motivo, cada extenso ou formato de arquivo tem o seu aplicativo espec!fico, capa& de reprodu&ir, editar, salvar e modificar seu conte(do de vrias maneiras. om o uso intensivo do computador, em pouco tempo at) mesmo quem nunca mexeu em um deles ficar ha#ituado aos padres atuais de formato de arquivos.

.COM 2 omando externo do /'%?4' =programas curtos>. .EXE 2 Arquivo executvel, consistindo no arquivo principal do programa. .BAT 2 Arquivo de lote. =Arquivo T#atchT, que processa comandos ?4'. ont)m texto com os respectivos comandos.> .SYS 2 Arquivo de sistema, contendo informaes a respeito de comandos internos do sistema. .BIN 2 Arquivos #inrios, contendo tam#)m informaes do sistema. .TXT 2 J a extenso de qualquer arquivo Oplain textP, ou se@a, ) simplesmente qualquer arquivo de texto que no possui qualquer formatao =como por exemplo letras coloridas, itlicas, em negrito, entre outros>. 4 conte(do desses arquivos costuma ser composto por letras organi&adas em linhas e colunas.

.DAT 2 Arquivo de dados, executvel apenas dentro de outro programa. .DLL % Hi#liotecas de informaes usadas por outros aplicativos ou pelo sistema operacional. .PIF 2 Atalho para programa do /'%?4' =no Windows> .LN 2 Atalho para programa do Windows. .ICO 2 Arquivo de !cone .BMP 2 Arquivo de imagem de mapa de #its .!A" 2 Arquivo com multim!dia de udio .MID 2 Arquivo com multim)dia de m(sica =/-?->=com as notas musicais e refer9ncia a instrumentos dum #anco de ;RQ poss!veis. No cont)m audio.> .A"I 2 Arquivo com multim)dia de v!deo .#TM 2 ?ocumento da -nternet =ou $E/<> .$%L 2 Atalho para site na -nternet .INF 2 Arquivo de informaes de hardware .INI 2 Arquivo de informaes de iniciali&ao de software .!MF 2 /etarquivo do Windows =arquivo com grficos vectoriais ou de mapa de #its> .TTF 2 Dontes ErueE,pe .AAC 2 Arquivos de codificao de audio no padro /0*:%R .&PE' 2 Arquivos de imagem padro #itmap =@peg> comprimido .('P 2 Arquivos de multim)dia usados em transmisso e recepo de celulares .!M" 2 *xtenso de v!deos do Windows /edia 0la,er

Vous aimerez peut-être aussi