Vous êtes sur la page 1sur 5

QUESTES DE PORTUGUS ASSUNTO: TIPOLOGIA TEXTUAL IBFC - 2013 - PC-RJ - Perito Criminal - Contabilidade

www.portuguesprapassar.com.br

QUESTES DE PORTUGUS

1. Leia os excertos a seguir, retirados do texto I, e as observaes sobre cada um deles. Em seguida, assinale a alternativa procedente. I. As lgrimas diminuam a testosterona em seu organismo, privando- o da natural agressividade do sexo masculino, transformando- o num cordeirinho. (3 pargrafo - Discurso direto, pois o narrador apresenta de forma clara e objetiva o que se passava com o personagem) II. Uma ideia lhe ocorreu: e se tomasse injees de testosterona? (4 pargrafo - Discurso indireto livre , na segunda orao, pois h elementos lingusticos que podem representar tanto a fala do narrador quanto a fala do personagem) III. Decidido, foi farmcia e pediu ao encarregado que lhe aplicasse a testosterona, mentindo que depois traria a receita. (5 pargrafo - Discurso indireto, marcado, linguisticamente, pela presena de verbos dicendi e de conjunes integrantes) IV. que eu tenho medo de injeo, ele disse, entre soluos. (5 pargrafo Discurso direto e indireto , pois o narrador conta a histria em conjunto com o personagem) a) Todas as alternativas esto corretas b) Apenas I e II esto corretas. c) Apenas a IV est correta. d) Apenas II e III esto corretas. e) Apenas I, II e III esto corretas.

www.portuguesprapassar.com.br

QUESTES DE PORTUGUS IBFC - 2013 - PC-RJ - Perito Criminal - Contabilidade 2. Sobre o tipo de narrador presente no texto I, podemos classific-lo como:

a) narrador personagem ( protagonista) b) narrador personagem ( secundrio) c) narrador observador d) narrador protagonista e) narrador onisciente

IBFC - 2013 - PC-RJ - Perito Criminal - Contabilidade 3. O texto II um fragmento de uma notcia, publicada pela Folha de So Paulo, cujo objetivo divulgar para a populao uma descoberta cientfica. Sendo assim, de acordo com a pretensa ideia da imparcialidade jornalstica, o reprter que a redigiu deveria mant- la isenta de comentrios pessoais. Assinale a alternativa que representa uma utilizao referencial da linguagem, prpria do discurso jornalstico. a) Ateno, mulheres, est demonstrado pela cincia: chorar golpe baixo (1 pargrafo) b) Os cientistas queriam ter certeza de que isso acontece em funo de alguma molcula liberada - e no, digamos, pela cara de sofrimento feminina (...) (2 pargrafo) c) Os cientistas molharam pequenos pedaos de papel em lgrimas de mulher e deixaram que fos sem cheirados pelos homens (2 pargrafo) d) O contato com as lgrimas fez a concentrao da testosterona deles cair quase 15%, em certo sentido, deixando os menos maches (2 pargrafo) e) (...) com sua reputao de derrubar at o mais insensvel dos dures (2 pargrafo)

www.portuguesprapassar.com.br

QUESTES DE PORTUGUS CESPE - 2013 - CPRM - Analista em Geocincias - Conhecimentos Bsicos

Considerando as informaes e estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes. 4. O carter descritivo do texto e o emprego de linguagem excessivamente tcnica tornam a sua leitura inacessvel ao pblico a que esse gnero textual se destina.

www.portuguesprapassar.com.br

QUESTES DE PORTUGUS CESPE - 2013 - DEPEN - Agente Penitencirio - Conhecimentos Bsicos

Em relao tipologia, s informaes e s estruturas lingusticas do texto acima, julgue os itens a seguir. 5. A palavra protagonista (L.4) retoma o antecedente Luiz Alberto Mendes Jnior (L.2).

GABARITOS: 1-D 2-E 3-C 4-E 5-C www.portuguesprapassar.com.br

Vous aimerez peut-être aussi