Vous êtes sur la page 1sur 5

09/12/13

A alegria voltou Igreja | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

Exortao "Evangelii gaudium"

A alegria voltou Igreja


Com a exortao "Evangelii gaudium" regressou no ttulo de um documento pontifcio a dimenso da alegria, depois do discurso de abertura do Conclio Vaticano II, a 11 de outubro de 1962, quando o papa Joo XXIII exclamou alegra-se a Santa Me Igreja. Um dos documentos mais importantes do conclio foi a "Gaudium et spes" (As alegrias e as esperanas"), constituio sobre a Igreja no mundo contemporneo. Dez anos depois da concluso do Vaticano II, com o convite apaixonado da Carta de S. Paulo aos Filipenses que abre o nico texto papal totalmente dedicado alegria, a exortao "Gaudete in Domino" (alegrai-vos no Senhor), de Paulo VI. Alegrai-vos no Senhor, porque ele est prximo de quantos o invocam com corao sincero a primeira frase do documento, o primeiro que o papa Francisco cita na sua exortao apostlica "O evangelho da alegria". Recordamos alguns dos trechos desta exortao que se referem alegria, extrados da traduo em portugus publicada no portal de notcias do Vaticano.

A alegria na "Evangelii gaudium" A alegria do Evangelho enche o corao e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. (...) Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortao, dirigir-me aos fiis cristos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria (...). (1) Convido todo o cristo, em qualquer lugar e situao que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a deciso de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar. No h motivo para algum poder pensar que este convite no lhe diz respeito, j que da alegria trazida pelo Senhor ningum excludo. (3) Ele [Cristo] permite-nos levantar a cabea e recomear, com uma ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria. No fujamos da ressurreio de Jesus; nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder. Que nada possa mais do que a sua vida que nos impele para diante!
www.snpcultura.org/a_alegria_voltou_a_igreja.html 1/6

09/12/13

A alegria voltou Igreja | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

(3) Os livros do Antigo Testamento preanunciaram a alegria da salvao, que havia de tornar-se superabundante nos tempos messinicos. O profeta Isaas dirige-se ao Messias esperado, saudando-O com regozijo: Multiplicaste a alegria, aumentaste o jbilo (9, 2). E anima os habitantes de Sio a receb-Lo com cnticos: Exultai de alegria! (12, 6). A quem j O avistara no horizonte, o profeta convida-o a tornar-se mensageiro para os outros: Sobe a um alto monte, arauto de Sio! Grita com voz forte, arauto de Jerusalm (40, 9). A criao inteira participa nesta alegria da salvao: Cantai, cus! Exulta de alegria, terra! Rompei em exclamaes, montes! Na verdade, o Senhor consola o seu povo e se compadece dos desamparados (49, 13). Zacarias, vendo o dia do Senhor, convida a vitoriar o Rei que chega humilde, montado num jumento: Exulta de alegria, filha de Sio! Solta gritos de jbilo, filha de Jerusalm! Eis que o teu rei vem a ti. Ele justo e vitorioso (9, 9). Mas o convite mais tocante talvez seja o do profeta Sofonias, que nos mostra o prprio Deus como um centro irradiante de festa e de alegria, que quer comunicar ao seu povo este jbilo salvfico. Enche-me de vida reler este texto: O Senhor, teu Deus, est no meio de ti como poderoso salvador! Ele exulta de alegria por tua causa, pelo seu amor te renovar. Ele dana e grita de alegria por tua causa (3, 17). a alegria que se vive no meio das pequenas coisas da vida quotidiana, como resposta ao amoroso convite de Deus nosso Pai: Meu filho, se tens com qu, trata-te bem (...). No te prives da felicidade presente (Sir 14, 11.14). Quanta ternura paterna se vislumbra por detrs destas palavras! (4) O Evangelho, onde resplandece gloriosa a Cruz de Cristo, convida insistentemente alegria. Apenas alguns exemplos: Alegra-te a saudao do anjo a Maria (Lc 1, 28). A visita de Maria a Isabel faz com que Joo salte de alegria no ventre de sua me (cf. Lc 1, 41). No seu cntico, Maria proclama: O meu esprito se alegra em Deus, meu Salvador (Lc 1, 47). E, quando Jesus comea o seu ministrio, Joo exclama: Esta a minha alegria! E tornou-se completa! (Jo 3, 29). O prprio Jesus estremeceu de alegria sob a ao do Esprito Santo (Lc 10, 21). A sua mensagem fonte de alegria: Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vs a minha alegria, e a vossa alegria seja completa (Jo 15, 11). A nossa alegria crist brota da fonte do seu corao transbordante. Ele promete aos seus discpulos: Vs haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza h de converter-se em alegria (Jo 16, 20). E insiste: Eu hei de ver-vos de novo! Ento, o vosso corao h de alegrar-se e ningum vos
www.snpcultura.org/a_alegria_voltou_a_igreja.html 2/6

09/12/13

A alegria voltou Igreja | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

poder tirar a vossa alegria (Jo 16, 22). Depois, ao verem-No ressuscitado, encheram-se de alegria (Jo20, 20). O livro dos Atos dos Apstolos conta que, na primitiva comunidade, tomavam o alimento com alegria (2, 46). Por onde passaram os discpulos, houve grande alegria (8, 8); e eles, no meio da perseguio, estavam cheios de alegria (13, 52). Um eunuco, recm-batizado, seguiu o seu caminho cheio de alegria (8, 39); e o carcereiro entregou-se, com a famlia, alegria de ter acreditado em Deus (16, 34). Porque no havemos de entrar, tambm ns, nesta torrente de alegria? (5) Compreendo as pessoas que se vergam tristeza por causa das graves dificuldades que tm de suportar, mas aos poucos preciso permitir que a alegria da f comece a despertar, como uma secreta mas firme confiana, mesmo no meio das piores angstias (...). (6) Posso dizer que as alegrias mais belas e espontneas, que vi ao longo da minha vida, so as alegrias de pessoas muito pobres que tm pouco a que se agarrar. Recordo tambm a alegria genuna daqueles que, mesmo no meio de grandes compromissos profissionais, souberam conservar um corao crente, generoso e simples. De vrias maneiras, estas alegrias bebem na fonte do amor maior, que o de Deus, a ns manifestado em Jesus Cristo. (7) Recuperemos e aumentemos o fervor de esprito, a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lgrimas! E que o mundo do nosso tempo, que procura ora na angstia ora com esperana, possa receber a Boa Nova dos lbios, no de evangelizadores tristes e descorooados, impacientes ou ansiosos, mas sim de ministros do Evangelho cuja vida irradie fervor, pois foram quem recebeu primeiro em si a alegria de Cristo. (10) Um anncio renovado proporciona aos crentes, mesmo tbios ou no praticantes, uma nova alegria na f e uma fecundidade evangelizadora. (11) A alegria evangelizadora refulge sempre sobre o horizonte da memria agradecida: uma graa que precisamos de pedir. (13) (...) Frisamos que a evangelizao est essencialmente relacionada com a proclamao do Evangelho queles que no conhecem Jesus Cristo ou que sempre O recusaram. Muitos deles buscam secretamente a Deus, movidos pela nostalgia do seu rosto, mesmo em pases de antiga tradio crist. Todos tm o direito de receber o Evangelho. Os cristos tm o dever de o anunciar, sem excluir ningum, e no como quem impe uma nova obrigao, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte
www.snpcultura.org/a_alegria_voltou_a_igreja.html 3/6

09/12/13

A alegria voltou Igreja | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

estupendo, oferece um banquete apetecvel. A Igreja no cresce por proselitismo, mas por atrao. (14) (...) Os Bispos latino-americanos afirmaram que no podemos ficar tranquilos, em espera passiva, em nossos templos, sendo necessrio passar de uma pastoral de mera conservao para uma pastoral decididamente missionria. Esta tarefa continua a ser a fonte das maiores alegrias para a Igreja: Haver mais alegria no Cu por um s pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que no necessitam de converso (Lc 15, 7). (15) A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discpulos, uma alegria missionria. Experimentam-na os setenta e dois discpulos, que voltam da misso cheios de alegria (cf. Lc 10, 17). Vive-a Jesus, que exulta de alegria no Esprito Santo e louva o Pai, porque a sua revelao chega aos pobres e aos pequeninos (cf. Lc 10, 21). Sentem-na, cheios de admirao, os primeiros que se convertem no Pentecostes, ao ouvir cada um na sua prpria lngua (Act 2, 6) a pregao dos Apstolos. Esta alegria um sinal de que o Evangelho foi anunciado e est a frutificar. (21) A alegria do Evangelho para todo o povo, no se pode excluir ningum; assim foi anunciada pelo anjo aos pastores de Belm: No temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o ser para todo o povo (Lc 2, 10). O Apocalipse fala de uma Boa-Nova de valor eterno para anunciar aos habitantes da terra: a todas as naes, tribos, lnguas e povos (Ap 14, 6). (23) Cada Igreja particular, poro da Igreja Catlica sob a guia do seu Bispo, est, tambm ela, chamada converso missionria. Ela o sujeito primrio da evangelizao, enquanto a manifestao concreta da nica Igreja num lugar da terra e, nela, est verdadeiramente presente e opera a Igreja de Cristo, una, santa, catlica e apostlica. a Igreja encarnada num espao concreto, dotada de todos os meios de salvao dados por Cristo, mas com um rosto local. A sua alegria de comunicar Jesus Cristo exprime-se tanto na sua preocupao por anunci-Lo noutros lugares mais necessitados, como numa constante sada para as periferias do seu territrio ou para os novos mbitos socioculturais. (30) Agradeo o belo exemplo que me do tantos cristos que oferecem a sua vida e o seu tempo com alegria. Este testemunho faz-me muito bem e me apoia na minha aspirao pessoal de superar o egosmo para uma dedicao maior. (76) No deixemos que nos roubem a alegria da evangelizao! (83)
www.snpcultura.org/a_alegria_voltou_a_igreja.html 4/6

09/12/13

A alegria voltou Igreja | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

A alegria do Evangelho tal que nada e ningum no-la poder tirar (cf. Jo 16, 22). Os males do nosso mundo e os da Igreja no deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor. Vejamolos como desafios para crescer. (84) (...) A prpria famlia ou o lugar de trabalho podem ser tambm o tal ambiente rido, onde h que conservar a f e procurar irradi-la. Mas precisamente a partir da experincia deste deserto, deste vazio, que podemos redescobrir a alegria de crer, a sua importncia vital para ns, homens e mulheres. (86) (...) O Evangelho convida-nos sempre a abraar o risco do encontro com o rosto do outro, com a sua presena fsica que interpela, com o seu sofrimentos e suas reivindicaes, com a sua alegria contagiosa permanecendo lado a lado. (88) Os desafios existem para ser superados. Sejamos realistas, mas sem perder a alegria, a audcia e a dedicao cheia de esperana. No deixemos que nos roubem a fora missionria! (109) Cada cristo missionrio na medida em que se encontrou com o amor de Deus

SNPC | 30.11.13

www.snpcultura.org/a_alegria_voltou_a_igreja.html

5/6

Vous aimerez peut-être aussi