Vous êtes sur la page 1sur 57

GEOMETRIA ANALTICA

Prof. Nilson Costa nilson.mtm@hotmail.com So Luis 2009


1

OBJETIVOS

Com essa disciplina, pretende-se que o aluno estude os vetores, as equaes da reta e do plano;desenvolva o raciocnio lgico e crtico na resoluo de problemas; aprenda a utilizar modelos para a anlise de situaes reais; desenvolva habilidade na realizao de atividades em equipe.

OBJETIVOS

A proposta pedaggica dessa disciplina a mesma das outras disciplinas da rea de matemtica, como lgebra Linear, Clculo etc. Espera-se que, ao complet-las, o aluno esteja apto a representar algbrica e geometricamente as grandezas vetoriais, realizar operaes com vetores entendendo o significado fsico dessas operaes, representar retas, planos e cnicas de forma algbrica etc.

COMPETNCIAS

Ao cursarem essa disciplina, espera-se que os alunos tenham adquirido previamente uma compreenso bsica de Matemtica, como expresses numricas, potenciao, radiciao, razo e proporo, geometria plana e slida, funes e grficos do 1 e 2 graus, trigonometria, matriz e determinante.

COMPETNCIAS

Alm disso, o contedo dessa disciplina contribuir para um melhor entendimento de outras disciplinas dos cursos da rea de exatas, como Fsica, lgebra Linear, Clculo Diferencial e Integral, Equaes Diferenciais, Resistncia dos Materiais etc.

NOES PRELIMINARES

As duas espcies de quantidades com as quais se ocupa a lgebra Linear so os vetores e as matrizes. O termo vetor tem vrios significados na Engenharia, na Matemtica e nas Cincias, alguns dos quais sero discutidos nesta seo. Comearemos revendo a noo geomtrica de vetor, tal como usada na Fsica e na Engenharia bsicas; em seguida, discutiremos vetores em sistemas de coordenadas bidimensionais e tridimensionais e depois consideraremos como a noo de vetor pode 6 ser estendida para espaos de dimenses superiores.

NOES PRELIMINARES

Os engenheiros e os fsicos fazem uma distino entre dois tipos de quantidades fsicas: os escalares, que so quantidades que podem ser descritas simplesmente por um valor numrico, e os vetores, que requerem no s um valor numrico, mas tambm uma direo e um sentido para sua descrio completa.

NOES PRELIMINARES

Por exemplo, a temperatura, o comprimento e a rapidez so escalares porque so completamente descritos por um nmero que diz com quanto estamos tratando: digamos, uma temperatura de 20C, um comprimento de 5 cm ou uma rapidez de 10 m/s. Por outro lado, velocidade, fora e deslocamento so vetores porque envolvem, alm de um valor numrico, uma direo e um sentido.

NOES PRELIMINARES

Vetores no plano (espao bidimensional) ou no espao (espao tridimensional) podem ser representados geometricamente por setas: o comprimento da seta proporcional magnitude (ou parte numrica) do vetor e a direo e sentido da seta indicam a direo e sentido do vetor. A origem da seta denominada ponto inicial do vetor e a extremidade da seta o ponto final do vetor.

NOES PRELIMINARES

Nas aplicaes ocorrem dois tipos de vetores: os vetores fixos(ligados) e os livres. Um vetor fixo(ligado) ou fsico um vetor cujo efeito fsico depende da localizao do ponto inicial, alm da magnitude, direo e sentido, enquanto que um vetor livre ou geomtrico um vetor cujo efeito fsico depende somente da magnitude, direo e sentido.

10

NOES PRELIMINARES

Por exemplo, a Figura mostra duas foras de 10 kgf aplicadas para cima em um bloco. Embora as foras tenham a mesma magnitude, direo e sentido, as diferenas entre seus pontos de aplicao (os pontos iniciais dos vetores) causam uma diferena no comportamento do bloco. Assim, essas foras devem ser tratadas como vetores fixos(ligados).

11

NOES PRELIMINARES

Por outro lado, velocidade e deslocamento so, em geral, tratados como vetores livres. Vamos lidar exclusivamente com vetores livres, que passamos a denominar simplesmente vetores, deixando o estudo de vetores fixos para disciplinas da Engenharia e da Fsica.

12

A LGEBRA LINEAR NA HISTRIA

A idia de poder utilizar um segmento de reta orientado (uma seta) para representar a magnitude, a direo e o sentido de uma velocidade, de uma fora ou de um deslocamento, desenvolveu-se gradualmente no decorrer de um longo perodo de tempo. O lgico grego Aristteles, por exemplo, sabia que o efeito combinado de duas foras era dado pela lei do paralelogramo e o astrnomo italiano Galileu enunciou a lei explicitamente em seu trabalho de Mecnica.
13

A LGEBRA LINEAR NA HISTRIA

Aplicaes de vetores Geometria apareceram num livro intitulado Der Barycentrische Calcul, publicado em 1827 pelo matemtico alemo August Ferdinand Mbius. Em 1837 Mbius publicou uma obra de Esttica na qual ele usava a idia de resolver um vetor em componentes. Durante o mesmo perodo, o matemtico italiano Giusto Bellavitis props uma lgebra de segmentos de reta orientados nos quais os segmentos de reta de mesmo comprimento, direo e sentido deveriam ser considerados iguais. Bellavitis publicou seu trabalho em 1832.
14

A LGEBRA LINEAR NA HISTRIA

O fsico Albert Einstein, nascido na Alemanha, emigrou aos Estados Unidos da Amrica em 1933, onde ele fixou residncia em Princeton. Einstein ficou trabalhando sem xito durante as trs ltimas dcadas de sua vida na tentativa de produzir uma Teoria do Campo Unificado, que estabeleceria uma relao subjacente entre as foras da gravidade e do eletromagnetismo. Recentemente, os fsicos progrediram no problema utilizando uma nova abordagem, conhecida como a Teoria das Cordas.
15

A LGEBRA LINEAR NA HISTRIA

Nesta teoria, os componentes menores e indivisveis do universo no so partculas, mas laos que se comportam como cordas vibrantes. Enquanto o universo espao-tempo de Einstein era de dimenso 4, as cordas vivem num mundo de dimenso 11, que o foco de muita pesquisa atual. (Baseado num artigo da revista Time Magazine, de 30 de setembro de 1999.)

16

A LGEBRA LINEAR NA HISTRIA

A idia de representar vetores como nuplas de vetores comeou a cristalizar em torno de 1814 quando o contador suo (e matemtico amador) Jean Robert Argand (1768- 1822) props a idia de representar um nmero complexo a + bi como um par ordenado (a, b) de nmeros reais. Em seguida, o matemtico irlands William Hamilton desenvolveu sua teoria de quatrnios, que constituem o primeiro exemplo importante de um espao quadridimensional. Hamilton apresentou suas idias num artigo cientfico apresentado Academia Irlandesa em 1833. 17

A LGEBRA LINEAR NA HISTRIA

O conceito de um espao n-dimensional ficou firmemente estabelecido em 1844 quando o matemtico alemo Hermann Grassmann publicou um livro intitulado Ausdehnungslehre, no qual ele desenvolveu muitas das idias fundamentais.

18

ESPAO AFIM

Seja R o corpo dos nmeros reais e consideremos os ternos ordenados (x,y,z) desse corpo. O conjunto de todos esses ternos ordenados o produto cartesiano: R.R.R= R3 O conjunto R3 chamado espao afim. Os elementos (x,y,z) de R3 so os pontos do espao afim.Os nmeros reais x, y, z so as coordenadas cartesianas ou cannicas de um ponto P do espao afim e denomina-se respectivamente abscissa, ordenada e cota. Notao: P=(x,y,z)
19

VETOR LIGADO

Chama-se vetor ligado de origem A(ou ligado ao ponto A) e extremidade B, ao par ordenado (A,B)= AB de pontos do espao afim R3. B A. Se A= (xa, ya, za ) e B=(xb, yb, zb ), os nmeros x =xb- xa, y= yb- ya, z=zb- za, so as coordenadas cannicas do vetor ligado AB =(x,y,z).
20

EXEMPLO

1- O vetor que tem ponto inicial em P1 (2, 1, 4) e ponto terminal em P2 (7, 5, 8) tem componentes P1P2 = (7 2, 5 (1),8 4) = (5, 6,12)

Isto significa que se o vetor transladado de tal modo que seu ponto inicial est na origem, ento seu ponto final cai no ponto (5, 6, 12).

21

EXEMPLO

2-Dados em R3 dois pontos A e B. Determinar as coordenadas do vetor ligado (AB) ou AB e BA e fazer a representao geomtrica desse vetores. a) A=(-1,2,-1) e B=(3,-2,5). b) A=(3,-1,2) e B=(2,3,1).

Agora sua vez ...

22

EQUIPOLNCIA ENTRE VETORES LIGADOS

Dois vetores ligados (A,B) e (C,D) so equipolentes se tem as mesmas coordenadas cannicas. Notao:(A,B) ~ (C,D) o vetor ligado (A,B) equipolente ao vetor ligado (C,D). Quando (A,B) ~ (C,D), a figura formada pelos pontos ABCD no espao afim um paralelogramo.

23

EQUIPOLNCIA ENTRE VETORES LIGADOS

Supondo (A,B) ~ (C,D) e introduzindo as coordenadas dos pontos: A= (xa, ya, za ), B=(xb, yb, zb ), C=(xc, yc, zc ), D=(xd, yd, zd), a condio de equipolncia entre os vetores ligados (A,B) e (C,D) expressa igualando-se as coordenadas, ou seja: xb xa = xd xc yb ya = yd yc zb za= zd zc
24

(A,B) ~ (C,D)

EQUIPOLNCIA ENTRE VETORES LIGADOS

Exemplo: Dados em R3 os pontos A=(2,-1,0), B=(-2,3,2),C=(4,1,1) e D=(0,5,3) os vetores ligados (A,B) e (C,D) so equipolentes? Agora sua vez...

25

EQUIPOLNCIA ENTRE VETORES LIGADOS

Propriedade 1: Se (A,B)~(C,D) (A,C)~(B,D). Propriedade 2: A equipolncia uma relao de equivalncia no conjunto dos vetores ligados. De fato pela definio dos vetores ligados equipolentes, facilmente verificamos as relaes reflexiva, simtrica e transitiva, a saber: a)reflexiva: (A,B)~(A,B) b)simtrica: (A,B)~(C,D) (C,D)~(A,B) c)transitiva: (A,B)~(C,D) e (C,D)~(E,F) (A,B)~(E,F)

26

VETOR LIVRE

Chama-se vetor livre, ou simplesmente vetor, uma classe de equivalncia de vetores ligados equipolentes . Em outra palavras, o vetor livre o conjunto de todos vetores ligados que tem a mesma coordenadas. O vetor livre perfeitamente determinado por qualquer um dos representantes da classe. Notao: v

27

IGUALDADE

Dois vetores livres so iguais se suas coordenadas cannicas so iguais ou, em outras palavras, se seus representantes so equipolentes. Como os vetores livres no so afetados por translao, vamos considerar dois vetores v e w como iguais (ou ento, equivalentes) se eles forem representados por setas paralelas de mesmo comprimento, direo e sentido . Para indicar que v e w so vetores equivalentes escrevemos v = w.
28

EXEMPLO

1- Se A= (1, 2, 3) e B= (-1, 2,0) quais as coordenadas do ponto P=(x, y, z) tal que AP = AB?
Muito fcil

29

ADIO DE VETORES

Conveno: O vetor nulo paralelo a qualquer vetor; coplanar a qualquer conjunto de vetores coplanares Regra do Paralelogramo para a Adio Vetorial Se v e w so vetores no plano ou no espao que esto posicionados de tal modo que seus pontos iniciais coincidem, ento os dois vetores formam lados adjacentes de um paralelogramo e a soma v + w o vetor representado pela seta desde o ponto inicial comum de v e w at o vrtice oposto do 30 paralelogramo.

ADIO DE VETORES

Regra do Tringulo para a Adio Vetorial Se v e w so vetores no plano ou no espao que esto posicionados de tal modo que o ponto inicial de w o ponto terminal de v, ento a soma v + w o vetor representado pela seta desde o ponto inicial de v at o ponto terminal de w.
31

ADIO DE VETORES

construmos as somas v + w e w + v pela regra do tringulo. Esta construo torna evidente que e que a soma obtida pela regra do tringulo coincide com a soma obtida pela regra do paralelogramo. A adio vetorial tambm pode ser vista como um processo de translao de pontos.
32

ADIO DE VETORES

A Adio Vetorial vista como Translao Se v, w e v + w esto posicionados de tal modo que seus pontos iniciais coincidem, ento o ponto terminal de v + w pode ser entendido de duas maneiras: 1. O ponto terminal de v + w o ponto que resulta da translao do ponto terminal de v na direo e sentido de w por uma distncia igual ao comprimento de w.

33

ADIO DE VETORES

2. O ponto terminal de v + w o ponto que resulta da translao do ponto terminal de w na direo e sentido de v por uma distncia igual ao comprimento de v.

Assim, dizemos que v + w a translao de v por w ou, ento, a translao de w por v.


34

ADIO DE VETORES

Adio Vetorial na Fsica e na Engenharia A regra do paralelogramo para a adio vetorial descreve corretamente o comportamento aditivo de foras, velocidades e deslocamentos na Engenharia e na Fsica. Por exemplo, o efeito de se aplicar as duas foras F1 e F2 ao bloco o mesmo que aplicar a nica fora F1 + F2 ao bloco.

35

ADIO DE VETORES

Analogamente, se o motor do barco impe uma velocidade v1 e o vento impe uma velocidade v2, ento o efeito combinado de motor e vento impem a velocidade v1 + v2 ao barco.

Finalmente, se uma Partcula sofre um deslocamento de A at B e em seguida um deslocamento de B a C, ento os deslocamentos sucessivos so iguais ao nico deslocamento de A a C.
36

ADIO DE VETORES

Sob a forma de triplas: Dados os vetores u = (x1 , y1, z1 ) e v = (x2, y2, z2 ), ento u + v = (x1 +x2 , y1 +y2 , z1 +z2 ). Ex: O vetor soma de u= (-1,2,1) e v= (-2, -5,3) o vetor u + v =....

37

SUBTRAO DE VETORES

Subtrao Vetorial O negativo de um vetor v, denotado por v, o vetor que tem o mesmo comprimento e direo do que v, mas tem sentido oposto, e o vetor diferena de v com w, denotado por w v, definido como sendo a soma.

38

SUBTRAO DE VETORES

A diferena de v com w pode ser obtida geometricamente pelo mtodo do paralelogramo mostrado ou, mais diretamente, posicionando w e v de tal modo que seus pontos iniciais coincidem e traando um vetor do ponto terminal de v ao ponto terminal de w

39

MULTIPLICAO POR ESCALAR Se v um vetor no-nulo e k um escalar no-nulo, ento o mltiplo escalar de v por k, denotado por kv, o vetor de mesma direo do que v, mas cujo comprimento |k| vezes o comprimento de v e cujo sentido o mesmo que o de v se k > 0 e o oposto do de v se k < 0. Se k= 0 ou v = 0, ento tomamos kv = 0.

40

MULTIPLICAO POR ESCALAR Se v um vetor no-nulo e k um escalar no-nulo, ento o mltiplo escalar de v por k, denotado por kv, o vetor de mesma direo do que v, mas cujo comprimento |k| vezes o comprimento de v e cujo sentido o mesmo que o de v se k > 0 e o oposto do de v se k < 0. Se k= 0 ou v = 0, ento tomamos kv = 0. Exemplo: Se v = (1, 3, 2) e w = (4, 2, 1) so vetores, ento: v + w = (5,1, 3) 2v = (2,6, 4) w = (4,2,1) v w = v + (w) = (3,5, 1)41

NUPLA ORDENADA Definio- Se n um inteiro positivo, ento uma nupla ordenada uma seqncia de n nmeros reais (v1, v2, . . . , vn). O conjunto de todas as nuplas ordenadas denominado o espao n-dimensional e denotado por Rn. s vezes dizemos que R1,R2 e R3 so os espaos visveis e que R4, etc., so os espaos de dimenses superiores. A seguir apresentamos uma lista de exemplos fsicos que levam a espaos de dimenses superiores.
42

NUPLA ORDENADA OBSERVAO Pensamos nos nmeros de uma nupla (v1, v2, . . . , vn) ou como as coordenadas de um ponto generalizado ou como os componentes de um vetor generalizado, dependendo da imagem geomtrica que queremos utilizar: a escolha no faz diferena matemtica alguma, pois so as propriedades algbricas das nuplas que nos interessam.

43

NUPLA ORDENADA Alguns Exemplos de Vetores em Espaos de Dimenses Superiores. Um certo tipo de Circuitos Eltricos: microprocessador eletrnico projetado para receber quatro voltagens de entrada e produzir trs voltagens em resposta. As voltagens de entrada podem ser consideradas como vetores de R4 e as de resposta como vetores de R3. Assim, o microprocessador pode ser visto como um aparelho que transforma cada vetor de entrada v = (v1, v2, v3, v=) de R4 num vetor de resposta w = (w1, w2, w3) de R3.
44

NUPLA ORDENADA Imagens Digitalizadas: Uma maneira pela qual so criadas as imagens coloridas nas telas dos monitores de computadores associar a cada pixel (que um ponto enderevel da tela) trs nmeros, que descrevem o matiz, a saturao e o brilho do pixel. Assim, uma imagem colorida completa pode ser vista como um conjunto de 5-uplas da forma v = (x, y, h, s, b) na qual x e y so as coordenadas do pixel na tela e h, s e b so o matiz (com a inicial do termo em ingls hue), a saturao e brilho.
45

PROPRIEDADES Se u, v e w so vetores em Rn e se k e l so escalares, ento: (a) u + v = v + u (e) (k + l)v = kv + lv (b) (u + v) + w = u + (v + w) (f ) k(v + w) = kv + kw (c) u + 0 = 0 + u = u (g) k(lu) = (kl)u (d ) u + (u) = 0 (h) 1u = u

46

PROPRIEDADES Prova (b) sejam u = (u1, u2, . . . , un), v = (v1, v2, . . . , vn) e w = (w1,w2, . . . ,wn). Ento (u + v) + w = [(u1, u2, . . . , un) + (v1, v2, . . . , vn)] + (w1,w2, . . . , wn) = (u1 + v1, u2 + v2, . . . , un + vn) + (w1,w2, . . . , wn) =((u1 + v1) + w1, (u2 + v2) + w2, . . . , (un + vn) + wn ) =(u1 + (v1 + w1), u2 + (v2 + w2), . . . , un + (vn + wn)) = (u1, u2, . . . , un) + (v1 + w1, v2 + w2, . . . , vn + wn) = u + (v + w)
47

COMBINAES LINEARES Definio- Um vetor w de Rn uma combinao linear dos vetores v1, v2, . . . , vk de Rn se w pode ser expresso na forma w = c1v1 + c2v2 + . . . + ckvk (14) Os escalares c1, c2, . . ., ck so denominados coeficientes da combinao linear. No caso em que k = 1, a Frmula (14) se torna w = c1v1, de modo que dizer que w uma combinao linear de v1 o mesmo que dizer que w um mltiplo escalar de v1.
48

COMBINAES LINEARES Exemplo:O vetor u=(2,3,1) uma combinao linear dos vetores e1=(1,0,0), e2=(0,1,0) e e3=(0,0,1)? Sol: De fato:(2,3,1)=2(1,0,0)+3(0,1,0)+1(0,0,1) Exemplo: O vetor u=(6,-1,2) uma combinao linear dos vetores v1=(1,-1,2), v2=(1,0,-1) e v3=(1,1,1)?

49

DEPENDNCIA LINEAR Definio- Dizemos que n vetores v1, v2, . . . , vk de Rn so linearmente independente se a igualdade: w = c1v1 + c2v2 + . . . + ckvk= 0 , exige: c1= c2= ...=ck=0 Ao contrrio, os n vetores so ditos linearmente dependentes, se existem n escalares no nulos tais que: w = c1v1 + c2v2 + . . . + ckvk= 0
50

DEPENDNCIA LINEAR Exemplo1- Dos vetores v1=(2,1,1), v2=(1,3,1) e v3=(-2,1,3) so linearmente dependentes?

Exemplo2- Dos vetores v1=(1,-2,-1), v2=(-1,1,0) e v3=(1,0,1) so linearmente dependentes?

51

APLICAO MODELOS DE COR COMPUTADORIZADA As cores nas telas dos monitores de computadores so geralmente baseadas no que se chama o modelo de cores RGB. As cores neste sistema so criadas juntando percentagens de trs cores primrias, a saber, o vermelho (com a inicial R do ingls red), o verde (com a inicial G do ingls green) e o azul (com a inicial B do ingls blue). Uma maneira de fazer isto identificar as cores primrias com os vetores r = (1, 0, 0) (vermelho puro), g = (0, 1, 0) (verde puro), b = (0, 0, 1) (azul puro)
52

APLICAO r = (1, 0, 0) (vermelho puro), g = (0, 1, 0) (verde puro), b = (0, 0, 1) (azul puro) de R3 e criar todas as outras cores formando combinaes lineares de r, g e b usando coeficientes entre 0 e 1, inclusive; estes coeficientes representam a percentagem de cada cor pura na mistura. O conjunto de todas estas cores o espao RGB ou, melhor, o cubo de cores RGB.

53

APLICAO Assim, cada vetor de cor c neste cubo pode ser expresso como uma combinao linear da forma
c = c1r + c2g + c3b = c1(1, 0, 0) + c2(0, 1, 0) + c3(0, 0, 1) = (c1, c2, c3)

onde 0 ci 1. Como indicamos na figura, os vrtices do cubo representam as cores primrias puras junto com as cores preto, branco, magenta, ciano e amarelo. Os vetores ao longo da diagonal entre preto e branco representam tonalidades de 54 cinza.

EXERCCIOS

55

EXERCCIOS Nos Exerccios 1 e 2, encontre os componentes do vetor 1-(a) P1(3, 5), P2(2, 8) (b) P1(5,2, 1), P2(2, 4, 2) 2-(a) P1(6, 2), P2(4,1) (b) P1(0, 0, 0), P2(1, 6, 1)

3-Sejam u = (3, 1, 2, 4, 4), v = (4, 0, 8, 1, 2) e w = (6, 1, 4, 3, 5). Encontre os componentes de: (a) v w (b) 6u + 2v (c) (2u 7w) (8v + u)
56

REFERNCIAS
WINTERLE, Paulo. Vetores e geometria analtica. So Paulo: Makron Books, 2000. ISBN: 9788534611091 SANTOS, Fabiano Jos dos; FERREIRA, Silvimar F. Geometria analtica. Porto Alegre: Bookman, 2009. ISBN:9788577804825 BOULOS, Paulo; CAMARGO, Ivan. Geometria analtica: um tratamento vetorial. 3. ed. So Paulo: Makron Books, 2005. ISBN: 9788587918918

57

Vous aimerez peut-être aussi