Vous êtes sur la page 1sur 8

PLATAFORMA DIDTICA PARA DESENVOLVIMENTO E APLICAO DE TCNICAS DE CONTROLE BASEADAS EM

DSP EM INVERSORES MONOFSICOS PARA MDULOS FOTOVOLTAICOS

WILLIAN M. LEO, ERICO C. GUIMARES, GUSTAVO B. LIMA, ERNANE A. A. COELHO, AUGUSTO W. F. V. SILVA E LUIZ C. G. FREITAS Ncleo de Pesquisa em Eletrnica de Potncia (NUPEP) Faculdade de Engenharia Eltrica (FEELT) Universidade Federal de Uberlndia (UFU) Uberlndia, MG, Brasil 38400-902 E-mails: wmleao@gmail.com, lcgfreitas@yahoo.com.br
Abstract - Good theoretical knowledge is essential for the Electrical Engineering students, however, without practical experiments, it can become discouraging. Therefore, in order to combine theory with practical applications on the subject of Power Electronics, in this paper is presented the development of a learning platform for teaching digital control through the implementation of a DC-DC Boost converter and a Full-Bridge inverter. In this paper the authors are focused on presenting the development procedure and the respective results concerning the DC-DC stage and its control strategy implementation. Three relays were integrated to the power circuit with the purpose of control, protection, and simulation of possible system failures. For the implementation of the control codes the DSP TMS320F28335 of Texas Instruments was used. Preliminary experimental and simulation results are presented and demonstrate the potential of the proposed platform for the purpose of teaching Power Electronics. Keywords - Digital Control, Microcontroller, Learning Platform, DSP, Power Electronics, Boost, Full-Bridge. Resumo - O bom conhecimento terico imprescindvel para alunos do curso de Engenharia Eltrica, entretanto, sem a aplicao dos conceitos, estes podem se tornar desestimulantes. Portanto, a fim de aliar a teoria prtica em aplicaes relacionadas disciplina de Eletrnica de Potncia, neste trabalho apresentado o desenvolvimento de uma plataforma didtica para ensino de controle digital atravs da implementao de um conversor Boost CC-CC e um inversor Full-Bridge. Neste artigo, os autores se concentram na apresentao dos procedimentos de desenvolvimento e os respectivos resultados acerca do estgio CC-CC e da estratgia de controle aplicada. Trs rels foram incorporados ao circuito de potncia com o propsito de controle, proteo e simulao de possveis falhas no sistema. Para implementao do cdigo de controle desenvolvido utilizou-se o DSP TMS320F28335 da Texas Instruments. Resultados preliminares de simulao computacional e experimentais so apresentados e demonstram o potencial da plataforma didtica proposta para o ensino de Eletrnica de Potncia. Palavras-chave - Controle Digital, Microcontroladores, Plataforma Didtica, DSP, Eletrnica de Potncia, Boost, Full-Bridge.

Introduo

O crescimento da industrializao e da economia exige maior demanda de energia eltrica, o que gera uma preocupao com uso eficiente da energia. Assim necessrio intensificar os investimentos e as pesquisas voltados para a diversificao das fontes de energia, com nfase nas renovveis. Alm disso, observa-se uma tendncia em substituir as enormes estaes geradoras de energia pelos chamados sistemas distribudos, os quais aumentam a confiabilidade do sistema como um todo adicionando redundncias. Diante desta constatao, observa-se o importante papel desempenhado pela Eletrnica de Potncia no que tange ao desenvolvimento e controle de conversores estticos, pois so indispensveis para utilizao e gerenciamento das fontes de energia alternativas (clula combustvel, painel fotovoltaico, energia elica, etc.), as quais so cada vez mais presentes nos sistemas de gerao e distribuio. A busca para o aumento das densidades de potncia, ou seja, maior razo entre potncia e tamanho do conversor, motiva a investigao em outros domnios, dentre eles, a aplicao de tcnicas de controle digital para promover maior flexibilidade operacional e eficincia (Mattavelli, 2006).

A flexibilidade operacional alcanada utilizando-se microcontroladores consiste no fato de que a estratgia de controle utilizada pode ser modificada e, portanto, a caracterstica de desempenho do conversor pode ser alterada, sem a necessidade de alteraes significativas de hardware. Isto permite a execuo de sofisticadas leis de controle, que atuam mesmo em condies de no linearidade, variaes de parmetros ou tolerncias de construo, seja por meios de autoanlise e estratgias de auto ajuste, que podem ser muito difcil de implementar com eletrnica analgica (Muhammad,2009)(Ogata,1987). Diante dessa perspectiva, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma de ensino de tcnicas de controle baseadas em Digital Signal Processor (DSP).Esta est sendo utilizada por alunos e professores, no Ncleo de Pesquisa em Eletrnica de Potncia (NUPEP), para projeto e implementao de tcnicas controle digital em eletrnica de potncia. 2 Plataforma didtica proposta

A plataforma proposta para ensino de tcnicas de controle baseadas em DSP constituda de quatro placas, sendo: um conversor CC-CC (Boost), um

inversor CC-CA (Full-bridge), um kit desenvolvimento DSP F28335 Delfino da Texas, uma placa de aquisio de sinais, contendo um sensor de tenso e um de corrente, conforme ilustra a Figura 1.

rels foi utilizado um fonte de +12V que alimenta o circuito de comando do rel atravs de um transistor acionado pelo DSP. O transistor utilizado foi um BC639 devido a seu alto ganho de corrente possibilitando que o rel seja acionado por uma sada do DSP. No acionamento da chave (mosfet) h um circuito push-pull de +12/-12V de forma que na ausncia de sinal do DSP a chave permanea aberta. Por se tratar de uma plataforma didtica h possibilidade de alterar o indutor e o capacitor do conversor Boost. Alm dos rels auxiliares, observase um fusvel de proteo contra sobrecorrente (F1).

Figura 1. Plataforma de Treinamento. a) Conversor Boost; b) Placa de aquisio de sinais; c) Inversor Full-bridge; d) DSP TMS320F28835.

Para implementao dos cdigos de controle, utilizou-se o microcontrolador DSP TMS320F28335 da Texas Instruments. A plataforma didtica em foco proporciona a aplicao de tcnicas de controle para os conversores Boost e Full-Bridge, objetivando o estudo e implementao de tcnicas de controle Maximum Power Point Tracking (MPPT) e de conexo de sistemas fotovoltaicos rede eltrica. Nesse sentido, sua construo foi dividida em duas etapas, uma para implementao do estgio CC-CC e outra para implementao do estgio CC-CA. Neste artigo ser dada especial ateno ao mdulo CC-CC. No que tange ao microcontrolador utilizado, destaca-se que o TMS320F28335 um processador digital de sinais de ponto flutuante, de 32 bits e 150 MIPS (150 milhes de instrues por segundo) (Texas Instruments, 2007):

Figura 3. Mdulo CC-CC

O princpio de operao do mdulo CC-CC apresentado em etapas atravs da sequncia de figuras ilustradas a seguir. As linhas claras no circuito indicam as partes desativadas, e as linhas escuras ilustram as partes ativadas indicando a circulao de corrente eltrica. 2.2 Operao Normal

Na 1 etapa, o circuito de potncia (Boost) no est conectado a fonte CC de alimentao e o circuito de controle (DSP) est desligado, como mostra a Figura 4.

Figura 2. Placa do kit desenvolvimento F28335 Delfino da Texas

Figura 4. Circuito de potncia e de controle desenergizados (1 etapa).

2.1

Desenvolvimento do Mdulo CC-CC

O mdulo CC-CC consiste em um conversor Boost com trs rels auxiliares (K1, K2 e K3), conforme ilustrado na Figura 3. O rel K1 apresentado responsvel pelo acoplamento do circuito de potncia fonte de corrente contnua. O rel K2 e a resistncia RPC constituem no circuito de pr-carga do capacitor C1 e o rel K3 o responsvel pelo acoplamento da carga ao conversor. O circuito de acionamento dos rels consiste em um led em srie com a bobina do rel de forma a indicar ao usurio que o rel est acioanado. Em paralelo a bobina e o led, h um diodo de roda-livre para desmagnetizar a bobina do rel. Para alimentao dos

Na segunda etapa, conforme ilustra a Figura 5, o circuito de potncia ainda se encontra desenergizado, aguardando ao do circuito de controle. Observa-se que todos os rels inicialmente esto energizados, pois o DSP mantm suas sadas em nvel alto no seu processo de inicializao. Logo, como procedimento para utilizao da plataforma, deve-se primeiramente realizar a alimentao do circuito de controle e depois o circuito de potncia.

Figura 5. Circuito de potncia desativado e circuito de controle em operao (2 etapa).

Figura 9. Chave fechada (operao normal).

A partir da terceira etapa mostrada na Figura 6, a lgica de controle entra em funcionamento. A corrente provinda da fonte para carregamento do capacitor de sada limitada pela resistncia de prcarga RPC. Na sequncia, conforme ilustrada na Figura 7, a carga acoplada ao circuito atravs da desenergizao do rel K3. Finalizado a etapa de prcarga (K2 desnergizado), conforme apresentado na Figura 8, a operao do conversor Boost inicializada de acordo com a estratgia de controle definida. Nas figuras Figura 9 e Figura 10, so apresentados os circuitos equivalentes com a chave S1 fechada e aberta, respectivamente. Quando S1 est fechada, a corrente no indutor cresce linearmente e a energia drenada da fonte armazenada no indutor em forma de campo magntico. Assim que S1 aberto, a energia armazenada no indutor entregue carga via diodo D1.

Figura 10. Chave aberta (operao normal).

2.3

Dispositivos de Proteo Implementados

Caso haja uma sobrecarga de 10% da corrente de entrada na plataforma, os pulsos de ataque de gatilho da chave S1 so retirados. Essa proteo implementada via software podendo ser alterada de acordo com a necessidade do usurio. Se esta corrente continuar aumentando, devido, por exemplo, a algum curto-cuicuito, na plataforma ou falha na chave, os rels K1 e K2 so acionados (Figura 11), desacoplando a plataforma da fonte CC de alimentao. Aps a interrupo de corrente proveniente da fonte de alimentao, o rel K3 acionado, levando o circuito de potncia e controle ao seu estado inicial, ilustrado na Figura 5.

Figura 6. Circuito de potncia alimentado e circuito de controle em operao (3 etapa). Figura 11. Interrupo 2: Sobrecarga Continua.

2.4

Desenvolvimento do Mdulo CC-CA

Figura 7. Acoplamento da carga (4 etapa).

Figura 8. Remoo da pr-carga (5 etapa).

O mdulo CC-CA consiste em um conversor Full-bridge que gera uma onda senoidal a partir de uma tenso contnua. O funcionamento do inversor consiste no chaveamento em alta frequncia com largura de pulso varivel, de tal sorte que componentes harmnicos da tenso CA gerada so eliminados pelo filtro passa faixa (filtro LC) utilizado na sada do conversor. Destaca-se a existncia de um pequeno sensor de corrente conectado ao barramento CC, que possui uma baixa resistncia, no afetando significativamente o funcionamento do conversor. Os fusveis empregados so uma proteo extra, em caso de falha no controle. Tais dispositivos protegem a carga contra sobrecorrentes e protegem as chaves semicondutoras contra curto-circuito nos braos do inversor. J os circuitos de snubber foram

utilizados para amortecer as oscilaes de alta frequncia geradas durante a comutao e para evitar elevados esforos de tenso sobre as chaves. O princpio de operao do mdulo CC-CA apresentado em duas etapas atravs das Figura 12 e Figura 13. O fechamento das chaves S1 e S4 so simultneos, assim como o acionamento das chaves S2 e S3 que, por sua vez, so complementares ao acionamento das chaves S1 e S4. Portanto consegue-se impor corrente alternada na carga. Assim, a partir do conceito bsico de funcionamento deste conversor possvel estudar diversas tcnicas controle, a fim de impor uma tenso senoidal na sada, tanto em sistemas isolados quanto em sistemas conectados rede eltrica. Este mdulo foi construdo de tal forma que possa ser acoplado ao conversor Boost em cascata, possibilitando o estudo de um sistema inversor com dois estgios, sendo um elevador (conversor CC-CC) e outro inversor (conversor CC-CA). Este ltimo, tambm ilustrado na Figura 1, encontra-se em fase final de implementao e os respectivos resultados sero apresentados em trabalhos futuros.

Variao da corrente de entrada, %Iief Frequncia de comutao, fs Rendimento estimado,


Tabela 2 Dados de dimensionamento

10% 50kHz 0,92

Dados Indutncia do Boost, LMIN Capacitncia do Boost, CMIN Corrente de Pico Mxima

Valor 1,13mH 661F 6,8A

Tabela 3 Especificao dos componentes do conversor Boost

Item Indutor L Capacitor C Mosfet Diodos

Caractersticas 1,5mH 470F de 400V IRFP460 HFA30TA60C

Simulao do mdulo CC-CC

Figura 12. Conversor Full-bridge (1 etapa).

Figura 13. Conversor Full-bridge (2 etapa).

3 3.1

Dimensionamento dos Mdulos

Projeto do mdulo CC-CC

O conversor Boost utilizado nesta aplicao foi dimensionado de acordo com os parmetros de projeto apresentados na Tabela 1. A partir da referncia do Pomilio (2006) o conversor Boost foi dimensionado e os resultados encontrados so apresentados na Tabela 2. Desta forma, os componentes especificados para a construo do prottipo so apresentados na Tabela 3.
Tabela 1- Parmetros nominais de projeto

Na simulao do mdulo CC-CC, realizada no software PSIM, pretende-se verificar o comportamento dinmico do conversor, alm de verificar os esforos de tenso e corrente em cada componente do circuito. O circuito simulado, conforme ilustra a Figura 15, consiste de trs chaves (representando os rels K1, K2 e K3) acionadas pelo controle implementado no bloco C, onde foi implementado o cdigo de controle desenvolvido. Para o controle da corrente do indutor de entrada e da tenso de sada, so coletados os sinais de corrente na entrada e tenso no capacitor de sada. Na simulao, os sinais passam por um filtro passa-baixa (atuando como um filtro antialiasing), de forma a eliminar frequncias indesejveis devido ao chaveamento, garantindo uma correta amostragem do sinal. Alm disso, colocado um bloco ZOH para definir a taxa de amostragem do sinal, independente do tempo de simulao (time step). A frequncia de amostragem foi de 100 kHz, o dobro da frequncia de chaveamento, para duas atualizaes do controle dentro de um perodo de chaveamento, obtendo uma melhor resposta do controle.

Parmetro Potncia de sada, Po Tenso de sada, Vo Tenso de entrada, Vi Variao da tenso de entrada, %Vief

Valor 500W 100V 60V 10%

Figura 15. Simulao mdulo CC da Plataforma no PSIM.

O sinal controle Vt obtido na sada do bloco C comparado com uma onda dente-de-serra a fim de

gerar o sinal PWM para acionamento da chave do conversor Boost. Duas fontes para simulao de degraus de carga so inseridas no circuito. Alm disso, foi colocada uma fonte de tenso de rudo aleatrio de 5V em srie com a fonte CC para simulao do comportamento da plataforma diante de variaes de tenso da fonte. Na simulao, foi definido para a plataforma: um sistema de pr-carga para evitar o pico de corrente devido ao transitrio de carregamento do capacitor do conversor Boost; um sistema de proteo da carga para proteger a carga contra sobrecorrente e sobretenso; um sistema de proteo do conversor contra sobrecorrente e sobretenso no mosfet. Alm da anlise quanto s caractersticas operacionais do conversor, foram definidos os testes a serem realizados para avaliao experimental da plataforma de treinamento desenvolvida. Dentre eles so: teste com degrau de carga: para avaliao de estabilidade do projeto contra sobretenses e afundamentos na tenso de sada devido s variaes de carga; teste com degrau da tenso de alimentao: para avaliao do conversor em situaes de subtenses ou sobretenses de curta durao (meio ciclo at 3 segundos). A modelagem a ser implementada em toda a plataforma prioriza uma rotina de controle verstil, na qual possa haver alteraes na rotina de controle, sem modificar outras rotinas (como pr-carga e protees), no intuito de diminuir o tempo gasto na elaborao do cdigo de controle, tendo um melhor aproveitamento de processamento e possibilitando uma diversidade de mtodos de controle e aplicaes para a mesma plataforma. O controle do conversor foi elaborado atravs de simulao no software PSIM a fim de definir as estratgias de controle a serem implementadas. As simulaes foram feitas atravs do recurso do bloco C no qual possvel implementar o cdigo de controle no ambiente de simulao atravs de linguagem de programao. 5 Modelagem da Planta

(2)

6 6.1

Descrio do Controle

Descrio do Controle do mdulo CC-CC

A modelagem do controle do mdulo CC-CC foi realizada atravs do fluxograma lgico descrito nas figuras 16(a), 16(b) e 17 a seguir.

Figura 14. (a) Rotina de Pr-carga (b) Rotina de Interrupo.

Figura 15. Rotina Principal da Plataforma.

Antes de estabelecer o controle do conversor, necessrio levantar o modelo do mesmo. Para tanto foi utilizado o Modelo por Espao de Estado Mdio, e com auxlio do software Mathcad, obteve-se as funes de transferncia: da corrente de entrada em relao razo cclica, e a funo de transferncia da tenso de sada em relao corrente de entrada.
(1)

No estudo de tcnicas de controle do convesor foram estudados dois casos, os quais sero apresentados. Salienta-se que, um estudo aprofundando de tcnicas de controle e modelagem no foi o principal objetivo do presente trabalho, o qual priorizou a verificao exerimental acerca da viabilidade tcnica para utilizao da referida plataforma por alunos de iniciao cientfica. 6.2 Caso I

No primeiro caso foi simulado um controle PI (Proportional+Integral), aplicado ao conversor em malha fechada com realimentao da tenso de sada. O desempenho da planta foi verificado atravs da realizao de dois testes com degraus de 50% de carga e pela insero de rudo na tenso de alimenta-

o. O diagrama de blocos e o fluxograma lgico do controle implementado so apresentados nas figuras Figura 16 e Figura 17, respectivamente. O resultado de simulao obtido apresentado na Figura 18. Para a definio dos controladores, foi utilizada a ferramenta Sisotool do software Matlab, e o Mtodo do Lugar das Razes e a converso do controlador contnuo para discreto foi realizada atravs do Mtodo de Aproximao de Tustin.

Figura 16. Diagrama de blocos para o controle de tenso com um controle PI.

Figura 17. Rotina de Controle PI do Boost.

mentao de melhorias no projeto dos compensadores e da tcnica de controle utilizada. Por exemplo, o usurio da plataforma, implementando a tcnica de controle projetado atravs do simulador computacional, pode identificar o padro de desempenho do compensador projetado e tentar aumentar a velocidade de resposta do controlador PI utilizado. Entretanto, tal modificao poderia ocasionar overshoot na tenso de sada durante a energizao do conversor (instantes entre t0 e t1). Nesse contexto, destaca-se que a utilizao da plataforma didtica proposta desperta, atravs da realizao de ensaios experimentais, o senso crtico do aluno diante dos resultados encontrados. No intuito de se obter um controle que reduza estes inconvenientes, foi realizada a anlise da aplicao de um controle em cascata. O controle atua em duas malhas, interna e externa, sendo a interna mais rpida que a externa. Nesta aplicao, tem-se como malha rpida a de corrente e malha lenta a de tenso, conforme ilustra a figura 21. Quando h uma variao de carga, a compensao de corrente ocorrer de forma mais rpida que a compensao de tenso, de forma que o controle antecipe sua ao impedindo que haja sobretenso ou afundamento na tenso sobre o capacitor de sada. A partir da simulao no PSIM e obteve-se o resultado apresentado na Figura 21. Nota-se que o controle atuou de forma satisfatria, mantendo constante a tenso na sada do conversor na ocorrncia do degrau positivo e negativo de carga.

Figura 19. Modelo do Controle em cascata.

Figura 18. Resultado da Simulao para o controle PI do Boost.

Onde: 0 < t < t0 etapa de pr-carga. t0 fim da pr-carga e incio do controle PI 0 < t < t1 regime transitrio. t1 < t < t2 regime permanente. t2 incio do degrau positivo de carga de 50%. t2 < t < t3 regime transitrio. t3 < t < t4 regime permanente. t4 incio do degrau negativo de carga de 50%. t4 < t < t5 regime transitrio. t > t5 regime permanente. 6.3 Caso II

Figura 20. Rotina de Controle PI em cascata do Boost.

Nota-se na simulao da Figura 18, a carga do capacitor de sada se d suavemente, sem qualquer pico de corrente na entrada do conversor. Todavia, verificado sobretenso e afundamentos acentuados na tenso de sada durante variaes de carga, conforme esperado. Portanto, evidencia-se uma oportunidade para anlise dos resultados encontrados e a imple-

Figura 21. Resultado da Simulao para o controle em cascata.

Onde: 0 < t < t0 etapa de pr-carga. t0 fim da pr-carga e incio do controle PI t1 incio do degrau positivo de carga de 50%. t2 incio do degrau negativo de carga de 50%. 7 Resultados Experimentais
Figura 26. Teste para um degrau de carga de 50% para 100% (1 caso). Figura 27. Teste para um degrau de carga de 50% para 100% (2 caso) - utilizando acoplamento CA para o CH 1.

Para anlise experimental da plataforma operando como um conversor CC-CC foi utilizado uma fonte CC chaveada como fonte de alimentao. Por questes de limitao desta fonte, foi solicitado como tenso sada de 100 V, a partir de uma tenso de alimentao de 60 V na entrada. As figuras 22 e 23 mostram a forma de onda da tenso de sada do Boost ao iniciar a plataforma, para o caso I e II respectivamente. Note que para o caso II, a tenso de sada do Boot entrou em regime permanente em menor tempo. Sendo que ambos os casos priorizou um baixo overshoot da tenso. J nas figuras 24 e 25 houve um degrau negativo de carga (100% 50%) e nas figuras 26 e 27 houve um degrau de carga positivo (50% 100%) para ambos os casos. Comparando os resultados alcanados nos casos analisados, nos dois primeiros, verifica-se que h afundamento de tenso e sobretenso no capacitor de sada durante a manobra de carga. No caso II, pode-se melhorar o resultado, em outras palavras, diminuir o afundamento e a sobretenso da tenso de sada do conversor, aumentado a velocidade da malha controle de corrente. Em suma, em ambos os casos, no h diferena considervel quanto variao da tenso, mas para o 2 caso (controle em cascata) verificamos melhor tempo de resposta que no 1 caso. A tabela a seguir resume as informaes dos testes.

Tabela 4 - Sntese dos resultados alcanados para as duas tcnicas de controle implementadas.

Tempo - de assentamento - de recuperao sobretenso - de recuperao de afundamento 8

1 caso 75ms 55ms 25ms

2 caso 6ms 40ms 9ms

Benefcios da Plataforma

Figura 22. Partida da Plataforma de tenso da sada do Boost (1caso).

Figura 23. Partida da Plataforma de tenso da sada do Boost (2caso).

Devido grande dificuldade na implementao do controle digital em Eletrnica de Potncia, os alunos se sentem inseguros e com dvidas no desenvolvimento e implementao de tcnicas de controle e de conversores estticos, principalmente por no haver nenhuma estrutura para realizao de testes experimentais. Portanto, para possibilitar a integrao da teoria com a prtica, pode-se utilizar a plataforma desenvolvida para explicar passo a passo todo processo de implementao do cdigo de controle e as caractersticas de desempenho obtidas mediante a aplicao de diferentes aes de controle. Neste contexto, so listadas a seguir as principais vantagens acerca da plataforma didtica desenvolvida e que foram identificadas pelos usurios: Segurana e proteo contra uso incorreto; Versatilidade; Motivao do aluno por intermdio de experimentos prticos; Desenvolvimento da habilidade de executar medies em sistemas reais; Conscientizao da importncia de modelar o conversor e da tcnica de controle; Integrao com os resultados de simulao; Todos os detalhes da implementao acessveis ao usurio. 8 Custos Financeiros O preo final da plataforma didtica implementada foi de R$929,00, incluindo o custo do DSP utilizado, conforme apresentado na Tabela 5. Os demais componentes (resistores, capacitores, conectores, indutores e etc.) foram resumidos em Outros itens.

Figura 24. Teste para um degrau de carga de 100% para 50% (1 caso) utilizando acoplamento CA para o CH 1.

Figura 25. Teste para um degrau de carga de 100% para 50% (2 caso).

Tabela 5. Custos na plataforma didtica

Itens Bornes Rels +12VCC DSP da Texas TMS320F28335 Delfino Placa de fibra de vidro 210x270mm Outros itens Placa de Aquisio de Sinais Custo Total

Qtde 10 3 1

Valor Unitrio R$1,00 R$3,00 R$200,00

Valor Total R$10,00 R$9,00 R$200,00

consultada em 13 de janeiro de 2011. http://c2000.spectrumdigital.com/ezf28335/docs/ ezdspf28335c_techref.pdf>. Pomlio, J. A. (2006). Apostila Eletrnica de Potncia. DSCE - FEEC - UNICAMP. Garcia, F.A., Ferreira, A., Pomilio J. A. (2008). Plataforma de Ensino de Eletrnica de Potncia Verstil e de Baixo Custo. Eletrnica de Potncia SOBRAEP, Vol. 13, No.2, pp.99108, Maio 2008.

2 1 -

R$55,00 R$300,00 -

R$110,00 R$300,00 R$300,00 R$929,00

Concluso

A plataforma didtica apresentada ao longo deste artigo revela ter um grande potencial para apoiar o ensino prtico da matria de Controle Digital aplicado em Eletrnica de Potncia, permitindo ao aluno desenvolver a capacidade de simular as condies de operao de um conversor CC-CC, sendo sujeito a diferentes combinaes de problemas, que vo desde variaes de carga at preveno de possveis falhas no conversor. Assim, o aluno incentivado a aprofundar seus conhecimentos em tcnicas de controle e sua implementao utilizando microcontroladores. Alm disso, a plataforma didtica proposta propicia ao usurio uma viso crtica nos projetos de seus conversores, levando em conta possveis fontes de falha e erros de medio, exercendo o papel de integrador dos conhecimentos em Eletrnica de Potncia e Controle Digital. Agradecimentos Os autores agradecem o apoio financeiro da FAPEMIG para construo da plataforma e ao CNPq e UFU pela bolsa de iniciao cientfica concedida ao aluno do curso de graduao em Engenharia Eltrica Willian Martins Leo (PIBIC/CNPq/UFU Nmero do Processo: IC-CNPQ2011-0129). Referncias Bibliogrficas Mattavelli, P.; Buso, S.; Hudgins, J. (2006). Digital Control in Power Electronics. Morgan & Claypool Publishers. Muhammad, H. R. (1999). Eletrnica de Potncia Circuitos, Dispositivos e Aplicaes. Makron Books Ltda. Ogata, K. (1987). Discrete Time Control Systems. Prentice Hall. Texas Instruments (2007), eZDSP TM 28835 Technical Reference, 13 janeiro. Pgina

Vous aimerez peut-être aussi