Vous êtes sur la page 1sur 14

Noo de Sistema

O Sistema corresponde ao nosso objecto de estudo. Tudo o resto considerado Exterior ao Sistema. Por exemplo, se estudares as alteraes energticas sofridas por uma determinada quantidade de gua em aquecimento dentro de uma panela...

... consideras que: o Sistema a gua; o Exterior todo o restante Universo.

Tipos de Sistemas
Consideram-se trs tipos diferentes de Sistemas: Sistema Aberto O Sistema efectua
trocas de energia e de matria com o exterior.

Sistema Fechado O Sistema


efectua trocas de energia com o exterior, mas no efectua trocas de matria

Sistema Isolado O Sistema no


efectua trocas de energia nem de matria com o exterior.

Manifestaes de Energia
A Energia pode manifestar-se de diferentes formas. Os seguintes acontecimentos esto associados a manifestaes de energia: Movimento Luz Som

Libertao de Chama

Variao de Temperatura

Fonte e Receptor de Energia


Quando se aquece gua utilizando uma lamparina de lccol... ... a lamparina a Fonte de Energia - fornece a energia para o aquecimento; ... a gua o Receptor de Energia - recebe a energia fornecida pela lamparina; ... a lamparina transfere energia para a gua.

Fonte Primria e Secundria de Energia


Na Natureza h diversas fontes de energia - fontes primrias - a partir das quais possvel obter outras fontes secundrias.

Fontes Primrias de Energia


So Fontes Primrias de Energia todas aquelas que so provenientes directamente da natureza, tais como: gua Vento Sol

Combustveis Fsseis

Urnio

Fontes Secundrias de Energia


So Fontes Secundrias de Energia resultam da transformao de Fontes Primrias. Temos como exemplo: Electricidade Gasolina Gasleo

Obteno de Energia Elctrica a partir de Fontes Primrias de Energia


As centrais produtoras de Energia Elctrica produzem esta energia a partir de diferentes Fontes de Energia. possvel produzir Energia Elctrica a partir...
... da gua...
... nas Centrais Hdricas. ... nas Centrais Elicas.

... do Vento...

... do Sol...

... nas Centrais Solares.

... nas Centrais Trmicas.

... de Combustveis Fsseis...

... do Urnio...

Fonte Renovvel de Energia


Uma Fonte Renovvel de Energia renova-se continuamente e pode ser sempre utilizada sem que se esgote. So exemplos de Fontes Renovveis de Energia:
gua Vento Sol

Geotrmica

Mars

Fonte No Renovvel de Energia


Uma Fonte No Renovvel de Energia pode demorar milhares de anos a renovar-se (ou pode mesmo no se renovar), sendo por isso considerada limitada. Se continuar a ser explorada pode mesmo esgotar. So exemplos de Fontes No Renovveis de Energia: Carvo Petrleo Gs Natural

Urnio

Consumo Energtico
Para uma mquina elctrica funcionar, necessrio fornecer-lhe energia elctrica. Se analisarmos por exemplo o funcionamento de uma mquina de lavar roupa, concluimos que a mquina efectua vrias tarefas diferentes ao mesmo tempo, gastando uma determinada quantidade de energia em cada uma delas.

Do total de energia fornecida mquina, esta utilizou uma parte para aquecer a gua e rodar o tambor com a roupa. A restante energia foi utilizada na produo de rudo e de vibrao. Do ponto de vista do utilizador... ... a energia consumida para aquecer a gua e o tambor til, uma vez que so tarefas indispensveis para lavar a roupa colocada na mquina; ... a energia consumida em rudo e em vibrao, bem como a energia trmica "perdida" para o meio, energiadissipada (desperdiada) pela mquina, uma vez que no queremos que a mquina de lavar efectue rudos, vibre ou perca energia para o exterior. Em resumo:

Podemos ento concluir que, de toda a energia fornecida mquina, ela aproveita uma parte para realizar as tarefas que pretendemos - energia til -, e desperdia a restante - energia dissipada. A soma da energia til com a energia dissipada corresponde ao total de energia fornecida mquina: Energia Fornecida = Energia til + Energia Dissipada

Unidades de Energia
A unidade de Sistema Internacional (SI) utilizada para quantificar a Energia o Joule (J). Este nome foi atribudo em homenagem ao fsico ingls James Joule, que viveu entre 1818 e 1889, e que efectuou estudos em diversas reas no sentido de compreender melhor as manifestaes e transferncias de energia entre sistemas.

James Joule (1818 - 1889)

A unidade Joule tem, entre outros, os seguintes mltiplos que deves conhecer: Mltiplos do Joule Quilojoule (KJ) Megajoule (MJ) Gigajoule (GJ) Relao com o Joule 1 KJ = 1 000 J = 103 J 1 MJ = 1 000 000 J = 106 J 1 KJ = 1 000 000 000 J = 109 J

Para alm do Joule e dos seus mltiplos, h outras unidades que podem ser utilizadas para quantificar a Energia. Uma das mais importantes o QuiloWatt Hora (KWh), utilizada pelas empresas de fornecimento de electricidade para controlar o consumo dos seus clientes. Se consultares a factura correspondente energia consumida em tua casa, vais descobrir que a empresa que fornece a energia elctrica controla o teu consumo energtico utilizando o QuiloWatt Hora (KWh). Esta unidade ser estudada com mais detalhe um pouco mais frente.

Potncia de uma Mquina


Antes de compramos uma mquina, muito importante conhecer e compreender o valor da sua potncia. A unidade de Sistema Internacional atribuida Potncia o Watt (W). Este nome foi atribudo em homenagem ao matemtico e engenheiro escocs James Watt, que viveu entre 1736 e 1819.

James Watt (1736 - 1819)

A unidade Watt tem, entre outros, os seguintes mltiplos que deves conhecer: Mltiplos do Watt Quilowatt (KW) Megawatt (MW) Gigawatt (GW) Relao com o Watt 1 KW = 1 000 W = 103 W 1 MW = 1 000 000 W = 106 W 1 KW = 1 000 000 000 W = 109 W

Como calcular a Potncia de uma Mquina?


A potncia de uma mquina indica-nos qual a quantidade de energia que a mquina consome por unidade de tempo. Assim, pode ser calculada da seguinte forma:

Para calcular a potncia em Watt, o valor da energia deve estar em Joule e o tempo em segundos. Assim, 1 Watt de potncia corresponde a 1 J/s.

Como interpretar o valor de Potncia de uma mquina?


Mediante o valor da potncia de uma mquina, possvel ento saber se a mquina consome mais ou menos energia durante as suas tarefas: Mquina de Lavar Roupa
Potncia: 2000 W Consome 2000 Joule de energia em cada segundo de funcionamento.

Secador de Cabelo
Potncia: 500 W Consome 500 Joule de energia em cada segundo de funcionamento.

Torradeira
Potncia: 1200 W Consome 1200 Joule de energia em cada segundo de funcionamento.

Rendimento Energtico
O rendimento energtico de uma mquina a relao entre a quantidade de energia til e a energia fornecida. Se uma mquina apresenta um elevado rendimento, isso significa que

desperdia pouca energia, enquanto uma mquina com um baixo rendimento desperdia grande parte da energia. Sempre que

compramos uma mquina devemos ter em conta o seu rendimento, consultando a etiqueta de Eficincia Energtica. A imagem seguinte representa a etiqueta de eficincia energtica de um frigorfico.

No caso deste frigorfico, ele apresenta uma eficincia energtica do tipo "A", o que significa que este desperdia apenas uma pequena quantidade de energia. Em

comparao com este, um frigorfico do tipo "G" desperdia uma grande quantidade de energia.

Como calcular o Rendimento Energtico


O Rendimento energtico pode ser facilmente calculado, atravs da expresso:

O rendimento sempre apresentado em % e quanto maior o valor do rendimento, menos energia desperdiada pela mquina. Uma mquina com um rendimento prximo de 100 % desperdia menos energia do que uma mquina com um rendimento prximo de 0 %.

Como interpretar o valor do rendimento energtico calculado?


O frigorfico da imagem seguinte tem um rendimento de 90%:
Rendimento do Frigorfico: 90%

Sendo o rendimento de 90 %, isso significa que em cada 100 J de energia fornecidos mquina, esta utiliza 90 J. Os restantes 10 J so dissipados.

Calor
Sempre que dois corpos a diferente temperatura se encontram em contacto, o corpo que se encontra a uma temperatura mais elevada transfere energia para o corpo que se encontra a uma temperatura mais baixa. A esta transferncia de energia d-se o nome de Calor. Na imagem seguinte, dois corpos em contacto est a diferentes temperaturas:

O corpo a temperatura mais elevada transfere Calor para o corpo a temperatura mais baixa.

Esta transferncia de energia decorre at se atingir o Equilbrio Trmico, ou seja, os dois corpos atingirem temperaturas iguais.

Factores a ter em conta para determinar a energia transferida sob a forma de Calor
H trs factores que devemos ter em conta para determinar a quantidade de energia transferida sob a forma de calor para um determinado sistema: a variao de temperatura sofrida pelo sistema; a quantidade de matria (massa) do sistema; o tipo de material que constitui o sistema (capacidade trmica mssica).

Efeito da Variao de Temperatura do Sistema


Considera a situao representada em seguida, onde se fornece energia a dois recipientes com a mesma quantidade de gua: Em que caso se deve fornecer mais energia gua para provocar o aquecimento desejado?

Verifica-se que no caso B necessrio fornecer mais energia sob a forma de calor, pois a variao de temperatura do sistema B superior do A.

A Conclui-se ento que:

Quanto maior for a variao de temperatura sofrida por um sistema, maior a quantidade de energia transferida sob a forma de calor para esse sistema.

Efeito da Quantidade de Matria (Massa) do Sistema


Considera a situao representada em seguida, onde se fornece energia a dois recipientes com diferenetes quantidades de gua: Em que caso se deve fornecer mais energia gua para provocar o aquecimento desejado?

Verifica-se que no caso B necessrio fornecer mais energia sob a forma de calor, pois a quantidade de matria (massa da gua) que submetida ao aquecimento no sistema B superior do sistema A.

A Conclui-se ento que:

Quanto maior for a quantidade de matria a ser aquecida, maior a quantidade de energia que deve ser transferida sob a forma de calor para esse sistema.

Influncia do Tipo de Material que Constitui o Sistema


Considera a situao representada em seguida, onde se apresentam a mesma quantidade (massa) de substncias diferentes, cobre e madeira: Ao colocar estes materiais ao sol durante o mesmo tempo, qual atinge maior temperaturas?

O que atinge maior temperaturas o cobre. A madeira recebe exactamente a mesma energia e tambm aquece, mas bastante menos que o cobre.

Cada material apresenta uma determinada capacidade para "transformar a energia recebida em aumento de temperatura". A essa capacidade d-se o nome de capacidade trmica mssica.

A capacidade trmica mssica de um material indica a quantidade de energia que se deve fornecer a determinada quantidade desse material para a sua temperatura aumentar 1 C.

A unidade SI atribuda capacidade trmica mssica o Joule por Quilograma grau Celsius(J/Kg C). As capacidades trmicas mssicas do cobre e damadeira so, respectivamente, 350 J/Kg C e 2000 J/Kg C(embora este ltimo valor varie com o tipo de madeira utilizado): Cobre

A Capacidade Trmica Mssica do Cobre 350 J/Kg C. Este valor indica-nos que para a temperatura de 1 Kg de Cobre aumentar apenas 1 C, necessrio fornecer-lhe 350 J de energia.

Madeira

A Capacidade Trmica Mssica da Madeira 2000 J/Kg C. Este valor indica-nos que para a temperatura de 1 Kg de Madeira aumentar apenas 1 C, necessrio fornecer-lhe 2000 J de energia.

Para se registar a mesma variao de temperatura no Cobre e na Madeira, necessrio fornecer muito mais energia Madeira do que ao Cobre.

Conclui-se ento que: A constituio dos materiais tambm tem influncia na determinao da quantidade de energia transferida sob a forma de calor necessria para que a sua temperatura aumente.

Quantidade de Energia Transferida sob a forma de Calor


Como j foi referido anteriormente h trs factores que devemos ter em conta para determinar a quantidade de energia transferida sob a forma de calor para um determinado sistema: a variao de temperatura sofrida pelo sistema; a quantidade de matria (massa) do sistema; o tipo de material que constitui o sistema (capacidade trmica mssica). Tendo estes trs factores em conta, podemos ento calcular a quantidaded e energia transferida sob a forma de calor para um sistema, utilizando a expresso seguinte:

Uma vez que calor corresponde a uma transferncia de energia, a sua unidade o Joule.

Transferncias de Energia
As transferncias de energia sob a forma de calor podem ocorrer por trs processos diferentes: Conduo; Conveco; Radiao.

Conduo
Considera a situao representada na imagem seguinte:

Quando aproximas um objecto metlico de uma fonte de calor, todo ele aquece rapidamente. Mesmo que apenas uma das pontas do objecto esteja directamente sob a chama, a outra ponta tambm sofrer um aumento de temperatura. Isto acontece porque o calor conduzido ao longo de todo o metal, provocando-lhe um aumento de temperatura. A este processo designamos por Conduo.

No que toca conduo de energia, consideram-se dois tipos de materiais: os bons condutores trmicos, como por exemplo os metais, pois neles a energia sob a forma de calor facilmente conduzida de uma extremidade outra; os maus condutores trmicos ou isoladores trmicos, como a madeira e o plstico, pois neles a energia sob a forma de calor tem dificuldade em propagar-se pelo material;

Procura agora explicar por que motivo deves utilizar colheres de pau enquanto cozinhas, e no deves utilizar colheres de metal!

Conveco
A Conveco um processo de transferncia de energia sob a forma de calor que apenas ocorre em meios fludos - lquidos ou gasosos. A figura seguinte mostra uma panela com gua que est a ser aquecida:

A gua que se encontra por baixo, junto chama, aquecida e a sua temperatura aumenta. Como est mais quente, torna-se menos densa que a gua fria e por isso tem tendncia a subir para a superfcie, obrigando a gua fria a descer. Esta, ao descer, aquecida e v por isso a sua temperatura aumentar. Torna-se menos densa e sobe at superfcie, obrigando a gua que se encontra superfcie a descer para ser aquecida. Formam-se assim correntes de gua quente a subir e correntes de gua fria a descer. A estas correntes d-se o nome de Correntes de Conveco. Desta forma, toda a gua sofre um aumento de temperatura.

Procura agora explicar por que motivo os aquecedores devem ser colocados junto ao solo e nunca junto ao tecto, enquanto os aparelhos de arrefecimento, como os de ar condicionado, devem ser colocados junto ao tecto e no no solo.

Radiao
Qualquer corpo que se encontre a determinada temperatura emite radiao trmica. O Sol emite ondas electromagnticas (radiao) que chegam at ao planeta Terra e o aquecem.

Quando apanhamos Sol, sentimos o corpo a aquecer, pois recebemos a radiao emitida pelo Sol. Neste caso h transferncia de calor por Radiao.

Vous aimerez peut-être aussi