Vous êtes sur la page 1sur 8

FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS GAMALIEL FATEFIG

Curso de Bacharel em Direito, turma 2 Disciplina: Direito Penal IV Professor: Renato Teixeira

ASPECTOS GERAIS DA LEI DE DISCRIMINAO RACIAL Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989

Cesar Magno Hellen Franco Jonildo Teixeira Jos Mauro Pedra Mrcia Santos

Tucuru - PA 2012

Este trabalho visa apresentar uma breve contextualizao da Lei n 7.716/89, que disciplina qualquer discriminao ou preconceito de raa ou de cor, tendo em vista que, a prtica de tais condutas vedada pela legislao brasileira. Assim como, a Constituio Federal, no seu art. 5, dispe que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza. A Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no seu art. 1, dispe que todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos; o art. 2 assevera ainda que todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declarao, sem distino alguma, nomeadamente de raa, de cor, de sexo, de lngua, de religio, de opinio poltica ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situao. (...). A Carta Magna, em seu art. 5, incisos XLII, aduz que a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso. Em 5 de janeiro de 1989, foi sancionada a Lei n 7.716, que em seu artigo 1, prev a punio para os crimes resultantes de discriminao ou preconceitos de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. O artigo 3 alude que a Administrao Direta ou Indireta, assim como, as concessionrias prestadoras de servios pblicos, no podem impedir ou obstar o acesso de algum, que esteja devidamente habilitado para exercer qualquer cargo. O no cumprimento deste referido artigo, prev pena de recluso de 2 a 5 anos. Decorre na mesma penalidade, a empresa privada que negar ou obstar emprego. Permitir o ingresso de cliente ou comprador, mas no o atender, servir, ou receber, calcado em preconceito ou discriminao, tambm caracteriza o crime. Cometer o crime o preposto, o dono ou o empregado do estabelecimento. O dispositivo visa proteger o tratamento igualitrio nos estabelecimentos comerciais (art. 5, pena: recluso de 1 a 3 anos). oportuno acrescentar que recusar e negar tem o mesmo sentido de: opor-se, rejeitar. Neste sentido, bastante a recusa de inscrever ou impedir o ingresso de aluno em estabelecimento de ensino, no importa se pblico ou privado, nem o grau em questo. O dispositivo visa proteger o tratamento igualitrio de acesso aos estabelecimentos de ensino (art. 6, pena: recluso de 3 a 5 anos).

O pargrafo nico do art. 6 traz aumenta a pena em 1/3 (um tero) caso o crime supracitado, seja praticado contra menor de 18 anos. Hotel, estalagem, penso ou qualquer estabelecimento similar: quando impedido o acesso ou negada a hospedagem. No importa onde estejam localizados esses estabelecimentos, ou seja, o simples obstculo ou a oposio hospedagem indicativo do crime. Permitir o ingresso, mas recusar hospedagem configurar o crime, porque de nada adiantar o ingresso nesses locais se houver recusa em hospedar a pessoa. O dispositivo visa proteger o tratamento igualitrio no acesso aos servios mencionados (art. 7, pena: recluso de 3 a 5 anos). O artigo 8 trata-se de tipo penal similar ao previsto no art. 7 e de idntica formulao aos tipos previstos nos arts. 9 e 10 da Lei em estudo, 7.716/89, havendo modificao apenas na enumerao dos estabelecimentos, revelando existncia de excessiva e desnecessria repetio (pena: recluso de 1 a 3 anos). No artigo 9 (pena: recluso de 1 a 3 anos), exige-se, para a caracterizao do delito, que o acesso ao local no seja restrito a associados. No obstante, caracterizar crime a recusa de ingresso aos quadros associativos ou listas de acesso de qualquer pessoa por discriminao ou preconceito, j que admite dupla acepo, entrada nas dependncias fsicas ou admisso no quadro associativo. Questo prtica que merece a ateno de todos o sistema de restrio de acesso que algumas casas noturnas dos grandes centros urbanos do pas tm imposto a freqentadores. Porteiros ou encarregados so previamente orientados a somente permitir a entrada de pessoas que atendam a critrios vagos e imprecisos, supostamente de beleza ou adequao ao vesturio. Quanto adequao de vesturio, h a necessidade de exposio de critrios objetivos, devidamente expostos, que permitam aos interessados o cumprimento das regras. Quanto a ncleo impedir, qualquer pessoa pode praticar o delito, motivo pelo qual o crime comum. No que tange a recusar atendimento, somente o comerciante ou comercirio podem pratic-lo, motivo pelo qual crime prprio. O crime material na modalidade de impedir o acesso, exigindo o resultado naturalstico para consumao do delito. Quanto a recusar atendimento, contudo,

trata-se de crime formal, de consumao antecipada. Consuma-se quando se impede o acesso ou recusa-se o atendimento a algum nos locais previstos em lei. No possvel a tentativa na modalidade de recusar o atendimento, mas cabvel no caso de impedir o acesso ao interior do estabelecimento ou alguma de suas dependncias, por exemplo.
EMENTA: RACISMO. ART. 9O, LEI N. 7.716/89. ABSOLVIO. PROVA INSUFICIENTE PARA A CONDENAO. NO DEMONSTRAO DE QUE A COR DA VTIMA TENHA IMPEDIDO SEU INGRESSO NO RECINTO SOCIAL, HAVENDO REFERNCIA DE QUE OUTRAS PESSOAS DA MESMA COR ALI SE ENCONTRAVAM (Processo n. 70006208839, de Encruzilhada do Sul - RS, rel. Des. Oliveira, j. 03.09.03)

No artigo 10, encontramos o impedimento de acesso ou recusa de atendimento em sales de cabeleireiros, bares, termas ou casas de massagem ou estabelecimento que tenham a mesma finalidade (pena: recluso de 1 a 3 anos). Qualquer pessoa pode praticar o delito, motivo pelo qual o crime comum. No que tange a recusar atendimento, somente o comerciante ou comercirio podem pratic-lo, motivo pelo qual crime prprio. O crime material nas modalidades de impedir o acesso, sendo exigido o resultado naturalstico para a consumao do delito. Quanto a recusar atendimento, contudo, trata-se de crime formal, de consumao antecipada. Consuma-se o delito quando se impede o acesso ou recusa-se o atendimento a algum nos locais previstos em lei. No possvel a tentativa na modalidade de recusar o atendimento, mas cabvel no caso de impedir o acesso ao interior do estabelecimento ou alguma de suas dependncias, por exemplo. Consuma-se o crime previsto no artigo 11 ao se impedir qualquer pessoa de ter acesso a esses locais, determinando-lhe uma entrada especfica e causando-lhe constrangimento e vergonha. O dispositivo visa proteger o tratamento igualitrio no acesso s entradas sociais em edifcios pblicos e privados (pena: recluso de 1 a 3 anos). Trata-se de delito praticado largamente em nosso pas, embora as estatsticas revelem poucos casos registrados, revelando que a falta de conhecimento dos ofendidos e o desconhecimento, at, de que a conduta caracteriza crime.

crime comum, pois qualquer pessoa pode pratic-lo, tanto funcionrio ou empregado do edifcio como o usurio de elevador ou transeunte. O delito tambm classificado como material. Consuma-se a infrao quando se d o impedimento ao acesso. Admite-se a tentativa. No delito previsto no artigo 12 (pena: recluso de 1 a 3 anos), incide tambm o tipo penal em restries ao acesso ou uso de helicptero, txi areo, charrete, txi, motocicleta-txi. O dispositivo visa proteger o tratamento igualitrio no acesso aos meios de transportes. Utilizao dos servios de transporte. Quando se fala em impedir o acesso, significa atrapalhar a entrada no tem, metro, etc. Quando se prev impedir o uso, diz respeito a estorvar o inicio ou o prosseguimento da viajem de quem j teve acesso ao meio de transporte. O termo como indica que o rol previsto no artigo exemplificativo, de tal sorte que o transporte pertena ao poder pblico. crime comum, pois qualquer pessoa pode pratic-lo, e material, por ser necessrio o resultado naturalstico sua consumao. Consuma-se a infrao quando se d o impedimento ao acesso ou ao uso. Admiti-se tentativa. crime obstar ou impedir o acesso ao servio dessas corporaes (art. 13, pena: recluso de 2 a 4 anos). O dispositivo visa proteger o tratamento igualitrio dos postulantes, devidamente capacitados, no acesso ao servio das Foras Armadas. Qualquer pessoa que impedir ou obstar o acesso ao servio em qualquer ramo das Foras Armadas, o sujeito ativo e, qualquer pessoa que atenda aos requisitos para realizar servio em qualquer ramo das Foras Armadas, ser o sujeito passivo. Trata-se de delito formal ou de consumao antecipada, por bastar ao agente atrapalhar ou dificultar o acesso ao servio. Assim possvel a caracterizao da infrao mesmo quando a vtima, ao final, vencido as injustas barreiras, ter conseguido prestar o servio militar. crime comum, j que no se exige nenhuma qualificao pessoal do sujeito ativo, ou seja, qualquer pessoa pode pratic-lo. Consuma-se o crime com a pratica de atos que causem bice ao acesso ao servio. O delito admite a forma tentada.

Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivncia familiar ou social (art. 14, pena: recluso de 2 a 4 anos) este dispositivo visa proteger o convvio familiar e social e a liberdade para contrair npcias entre os indivduos. Embora normalmente os pais acabem tendo maior influncia para cometer o delito quanto a seus filhos, qualquer pessoa pode pratic-lo. Qualificao doutrinria: trata-se de crime comum e material. Consuma-se o delito quando se d o impedimento ou se opem bices ao casamento ou convivncia familiar ou social. O disposto no artigo 16, expande os efeitos das condenaes chamadas tradicionais (multa, penas restritivas de liberdade e/ou direito), lembrando que na jurisprudncia se entende que no caso de estabelecimento privado comercial necessrio ter sido cometido o crime de preconceito por parte dos proprietrios ou por anuncia dos mesmos, se, por exemplo, tratar-se de um funcionrio, no poder o juiz determinar o cumprimento do disposto no art. 16, ressalta-se que esse artigo no aplicvel ao disposto no art. 20 da mesma lei. Tambm tratando sobre os efeitos da condenao, observando o art. 20, 2, que aps o trnsito julgado, todo material apreendido deve ser destrudo. Essa norma aplicvel pelos tribunais apenas nos casos onde os bens a serem destrudos tratamse de panfletos, impressos, e outros materiais semelhantes. Os efeitos de que tratam os arts. 16 e 17 desta Lei no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena. No h que se falar em crime de racismo previsto na Lei n 7.716/89 quando a suposta ofensa se dirige contra o agente considerado individualmente, hiptese em que se configura a infrao penal prevista no art. 140, 3 do Cdigo Penal Brasileiro. Vale lembrar que, para a configurao de um dos ncleos dos tipos previstos no art. 20 (pena: recluso de 1 a 3 anos e multa), h a necessidade que o agente tenha vontade consciente dirigida no sentido de estimular a discriminao ou preconceito racial, exige o dolo direto ou mesmo o eventual. Percebe-se nitidamente que se trata de um tipo com maior abrangncia, criado para aumentar o alcance da Lei n 7.716/89, ante a dificuldade pratica de enquadramento

das condutas nos tipos anteriormente existentes. No caracteriza o tipo penal aberto, contudo, como j se afirmou, em se adotando o entendimento esposado por Julio Fabbrini Mirabete, para o qual, nessa espcie de tipo transfere-se (...) ao intrprete a tarefa de tipificar cada conduta com fundamento em doutrina e jurisprudncia, valendo-se, para tanto, de elementos no integrantes expressamente do tipo. crime de ao mltipla ou de contedo variado, por possuir trs ncleos to tipo; crime subsidirio implcito, aplicvel quando no possvel o enquadramento de conduta preconceituosa ou discriminatria nos tipos previstos nos arts. 3 a 14 e 20, 2 da Lei n. 7.716/89. O delito formal, no se exigindo a produo de resultado naturalstico para se consumar. Consuma-se o delito no momento em que se pratica, induz ou incita a discriminao ou preconceito nas hipteses legais. A tentativa teoricamente possvel, atravs da forma escrita quando esta no chega atingir vtima. O tipo previsto no art. 20, 2, decorre da hiptese de presuno de que por tais meios o dano social seria maior, face ao presumvel aumento do nmero de pessoas que por eles teriam conhecimento das condutas preconceituosas ou discriminatrias. Quanto ao termo publicao de qualquer natureza, significa material informativo, com circulao aberta ao pblico, comercial ou no. Trata-se de matria escrita, ilustrada, falada, impressa ou no, tendo em vista a expresso utilizada, destinada a servir de suporte para verbos do tipo incriminador. Nos casos do 2 deste artigo, presume-se que por tais meios o dano seja maior, como julgou o Tribunal de Justia de So Paulo:
EMENTA - RACISMO - Caracterizao - Discriminao e incitao contra a raa negra em meio radiofnico - Comentrio que, dirigido a um nmero muito grande de ouvintes, produz seus efeitos deletrios ou, pelo menos, reunia potencial suficiente e era meio idneo para tanto - Hiptese de delito formal, sem resultado - Recurso no provido. (Apelao Criminal n. 153.1223 - So Carlos - 5 Cmara Criminal de Frias - Relator: Celso Limongi 30.08.95 - V.U.).

Referncia Bibliogrfica BRASIL. Presidncia da Repblica. Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm>. Acesso em: 4 jun 2012.

Vous aimerez peut-être aussi