Vous êtes sur la page 1sur 7

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CVEL DA COMARCA DE CACOAL-RO.

Processo autuado sob o n ______________

CARLOS JNIOR, 08 anos, neste ato representado por sua me IZABEL DA SILVA, j qualificada nos autos da em epgrafe, que move em face de JOAQUIM SANTOS, vem, por seu procurador que a esta susbscreve, inconformado com a sentena proferida s fls. ___, interpor RECURSO DE APELAO nos termos do artigo 513 do Cdigo de Processo Civil, pelas razes que seguem acostadas. Para tanto, sejam remitos os autos da Ao para anlise pelo Tribunal ad quem. Outrossim, informa que deixou de recolher as custas pertinentes ao ato por ser beneficirio da gratuidade de justia nos termos da lei 1060/50.

Termos em que, pede deferimento.

Local e data Nome e assinatura do advogado Inscrio na OAB

RAZES DE APELAO

PROCESSO N: __________________

APELANTE: IZABEL DA SILVA

APELADO: JOAQUIM SANTOS

EGRGIO TRIBUNAL

ILUSTRES DESEMBARGADORES

1. BREVE RELATO DOS FATOS

Em maro de 2008, Carlos Jnior, 8 anos, voltava da escola para casa, caminhando por uma rua tranquila de seu bairro, na cidade de Cacoal, quando foi atacado por um cachorro bravo que estava em um terreno ao lado de sua residncia. Em funo do ataque do animal, a criana sofreu srios danos sade e o tratamento tem se revelado longo e custoso. A me da criana entrou com Ao para reparao dos danos morais e patrimoniais em janeiro de 2012 contra o proprietrio do co, em funo da qual o magistrado recorrido proferiu sentena julgando improcedente a demanda sob argumento de que o proprietrio do animal o mantinha amarrado a um rvore no terreno, o que evidenciaria a ausncia de culpa. Ademais, fundamentou que j teria ocorrido a prescrio da ao de reparao por danos morais e patrimoniais, vez que transcorrera mais de trs anos da ocorrncia do fato. No entanto, como ser demonstrado a seguir, a sentena merece ser reformada.

2. RAZES PARA REFORMA Como dito acima, o magistrado, contrariando todas as provas dos autos e a correta aplicao do Direito, acabou julgando totalmente improcedente a Ao promovida pelo Apelante em desfavor do Apelado. Sendo mais especfico, o Juzo a quo entendeu que o Apelado, proprietrio do animal, teria empregado o cuidado devido, pois mantinha o co amarrado a uma rvore no terreno, evidenciando-se a ausncia de culpa. Ora, conforme ser enfrentado mais adiante, no h que se falar em cuidado devido do Apelado, mas sim na presena dos elementos caracterizadores da responsabilidade civil. Alm disso, o Juzo a quo entendeu ter ocorrido a prescrio trienal da Ao de Reparao Civil, sob a alegao de que o fato que ocasionou a leso ocorreu em 2008 e a ao somente foi proposta em 2012. Tambm nesse ponto a sentena recorrida no merece guarida por este competente rgo ad quem, vez que no h que se falar em prescrio, notadamente pela condio pessoal do Apelante, conforme ser mais adiante enfrentado. Desta forma, no resta dvida que a sentena recorrida dever ser anulada e/ou totalmente reformada, conforme os fundamentos a seguir delineados. Conforme se pode extrair da sentena proferida, dois foram os fundamentos utilizados pelo Juzo a quo, quais sejam: primeiro, a alegao de que no estariam presentes os fundamentos da responsabilidade civil por inexistncia de culpa do Apelado e, segundo, a questo da suposta ocorrncia da prescrio trienal. Contudo, data vnia, tais argumentos no podem prosperar, devendo a sentena ser totalmente reformada. Deve-se registrar que o nico elemento da responsabilidade civil que o Juzo a quo negou a presena no caso em tela foi a culpa, situao esta que permite concluir que todos os demais requisitos no foram afastados. Em outras palavras, a conduta ou seja, ato do cachorro ser de propriedade do Apelado , o nexo causal e os danos (material e moral) no foram afastados, sendo certo que restam incontroversos.

A nica situao, como dito, refere-se culpa do Apelado no dever de guarda do animal, o que, data vnia, no ocorreu. Diferente do que sustentado pelo Juzo a quo, no houve, no caso em tela, emprego do cuidado devido pelo Apelado, tendo em vista que o mesmo deixou o animal em local de passagem de outras pessoas, inclusive de crianas, razo pela qual no h que se falar em culpa da vtima ou fora maior. Com efeito, de acordo com o que estabelece o Cdigo Civil ptrio, as nicas situaes que poderiam excluir a responsabilidade do detentor do animal seriam a comprovao da culpa exclusiva da vtima ou a fora maior, conforme se pode extrair do art. 936 do referido diploma legal, in verbis: Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar culpa da vtima ou fora maior. Em relao culpa da vtima, tem-se que esta no restou configurada/comprovada na fase instrutria, at porque a vtima, no caso, se trata de uma criana, absolutamente incapaz para praticar atos da vida civil. Ademais, o Apelante sempre retornou da escola para casa pelo caminho em questo e jamais tinha ocorrido qualquer situao semelhante, sendo certo, ainda, que o local em que o cachorro se encontrava no era apropriado para que o mesmo se encontrasse sem a superviso do seu detentor/proprietrio. Ora, se o Apelado queria deixar seu co, mesmo que amarrado, sem a sua superviso, deveria ter colocado em um ambiente cercado, local este que no teria acesso por ningum, principalmente por uma criana, absolutamente incapaz. Em outras palavras, a conduta do apelado afasta por completo qualquer entendimento de culpa da vtima, at porque no foi ela quem adentrou em local cercado em que o cavalo estava, mas sim, foi referido animal, de propriedade do Apelado, que estava amarrado em local de passagem de outras pessoas.

Quanto fora maior, tambm resta evidente que no est presente no caso em tela, tendo em vista que o evento danoso era perfeitamente possvel de se evitar. Alis, para que no resta dvida, cabe fixar o entendimento do que vem a ser fora maior, valendo-se, para tanto, do prprio Cdigo Civil ptrio, conforme estabelece no pargrafo nico do art. 393, in verbis: Art. 393. [...]. Pargrafo nico. O caso fortuito ou de fora maior verificase no fato necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir. Ora, como dito acima, bem como ficou caracterizado no relato dos fatos e na prpria instruo processual, o evento danoso, alm de no ser fato necessrio, tambm era possvel de se evitar ou impedir os seus efeitos. Com efeito, bastava o cachorro estar guardado em local que o evento danoso no teria ocorrido, ou seja, teria sido evitado ou impedido, razo pela qual no h que se falar em fora maior. Nesse contexto, no havendo que se falar em culpa da vtima e/ou fora maior, foroso concluir que o Apelado empregou o devido cuidado, restando configurada a conduta culposa. Desta forma, sendo inelutvel a presena do elemento culpa do Apelado, torna-se imperioso reconhecer o dever de reparao, haja vista que, como dito acima, todos os demais elementos dano e nexo causal esto presentes no caso em tela de forma incontroversa. No mesmo sentido, o seguinte julgado:
TJ-PR - Apelao Cvel AC 1737017 PR Apelao Cvel 0173701-7 (TJ-PR) Data de publicao: 28/10/2005 Ementa: AO ORDINRIA DE REPARAO DE DANOS DECORRENTE DE ATO ILCITO. DANOS CAUSADOS A PEDESTRE EM VIA PBLICA DECORRENTE DE ATAQUE DE ANIMAL. RESPONSABILIDADE PRESUMIDA DO PROPRIETRIO. CULPA "IN VIGILANDO". LUCROS CESSANTES. DANO MORAL. CONCORRNCIA DE CULPA NO CARACTERIZADA. RECURSO PROVIDO. 1- A responsabilidade do dono do animal presumida (presuno juris tantum), bastando ao ofendido provar o dano sofrido, o nexo de causalidade e a propriedade do animal. 2-"O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar culpa da vtima ou fora maior".(Artigo 936 do Cdigo

Civil ). 3- Para que ocorra o direito aos lucros cessantes, necessria a comprovao de algo a ganhar, uma vez que s se perde o que se deixa de ganhar. So devidos os lucros cessantes referentes ao perodo em que a vtima ficou privada de trabalhar em razo das leses sofridas. 4A indenizao por dano moral tem duplo efeito: diminuir o sofrimento do ofendido e penalizar o ofensor, desestimulando a reincidncia, devendo obedecer ao binmio: necessidade possibilidade, devendo-se levar em conta que a reparao no deve gerar o enriquecimento ilcito, constituindo, ainda, sano apta a coibir atos da mesma espcie. 5- A eventual tentativa de defesa da vtima ao ataque do animal no pode ser entendida como concorrncia de culpa. O fato se deve pela falta de focinheira de animal de grande porte na via pblica.

Superada a questo, passa-se necessidade de se enfrentar a alegao de ausncia de um dos requisitos da responsabilidade civil, qual seja, a conduta culposa. Quanto prescrio trienal, tem-se que no ocorreu no caso em tela, tendo em vista que o Apelante absolutamente incapaz, situao essa que afasta a prescrio.

Alis, uma simples leitura do dispositivo legal constante no art. 198, inciso I, do Cdigo Civil permite concluir, em combinao com o art. 3 tambm do Cdigo Civil, que no houve prescrio, seno vejamos: Art. 198. Tambm no corre a prescrio: I - contra os incapazes de que trata o art. 3; Assim, tem-se que a prescrio no corre contra os absolutamente incapazes. Em complemento ao dispositivo legal acima transcrito, o Cdigo Civil, em seu art. 3, estabelece o seguinte: Art. 3. So absolutamente incapazes de exercer

pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; Ora, o Apelante era, como continua sendo, absolutamente incapaz para praticar os atos da vida civil, razo pela qual no corre a prescrio contra o mesmo. Nesse contexto, pode-se concluir com o seguinte silogismo: Premissa maior: de acordo com a legislao civil ptria, a prescrio no corre contra os absolutamente incapazes para praticar atos da vida civil.

Premissa menor: o Apelante absolutamente incapaz para praticar atos da vida civil.

Concluso: logo, a prescrio trienal da reparao civil, no caso em tela, no se operou.

Desta forma, incontroverso o fato de que no h que se falar em prescrio no caso em tela, devendo ser reformada a sentena proferida em relao a este ponto. Portanto, extreme de dvidas que a sentena atacada dever ser totalmente reformada, devendo a Ao ser julgada totalmente procedente, como de Direito e Justia.

3. DO PEDIDO

Ante o exposto, pugna pelo conhecimento e provimento do presente recurso de Apelao para reformar totalmente a sentena, julgando a Ao procedente para condenar o Apelado no pagamento da indenizao pleiteada a ttulo de danos materiais e morais, como de Direito e Justia. Termos em que pede deferimento. Local, data.

ADVOGADO OAB

Vous aimerez peut-être aussi