Vous êtes sur la page 1sur 13

Curso de Edificaes

PLANTAS DE CONSTRUO

PLANTAS
a representao grfica (desenho) de uma construo (casa, prdio, galpes e outros tipos), no plano horizontal. Uma planta pode tambm representar outros objetos, como peas para carro, para computadores e outros objetos. Quando houver dificuldade para entender um elemento de construo no plano horizontal, faremos um corte, projetando o elemento no plano vertical. Nesse caso, a planta do elemento que aparece no nvel vertical, chama-se Corte. Os vrtices so projetados no plano horizontal, do que resulta o conjunto de figuras A, B, C e D, que a planta do prisma, na figura abaixo. Observe que se cotou em planta as medidas do prisma, mas nesta planta ainda no temos condies de marcar as cotas AE e EF, ou seja, as alturas do prisma.

Projetamos, ento, o prisma no plano vertical, chegando figura E2 F2 A2 D2, que representam a projeo das alturas do prisma. Assim, podemos colocar as cotas das alturas do prisma: E2 A2 = 5; E2 F2 = 10. O plano vertical representa o Corte do Prisma. TIPOS DE PLANTAS H vrios tipos de plantas. I - Planta do Ante-Projeto; II - Planta de Prefeitura; lII - Planta d.e Locao da Obra; IV - Planta de Sondagem; V - Planta de Execuo da Obra; VI - Planta de Detalhes e VII - Planta Topogrfica.

I - PLANTA DE ANTE-PROJETO Ao contratar um engenheiro ou um arquiteto, para a execuo de um projeto de construo (prdio, fbrica, residncia, etc.), h uma srie de informaes que so essenciais para a elaborao do projeto para atender as necessidades do mesmo. Se a pessoa deseja construir uma casa para residir diferente completamente das necessidades de uma fbrica. Para a construo de uma moradia residencial deve-se levar em conta: nmero de pessoas que habitar a casa, assim como o sexo das mesmas; o local, a dimenso, as especificaes do terreno; o tipo de acabamento pretendido; a dimenso aproximada dos cmodos e a verba disponvel para a construo, observando-se que h pagamentos semanais, mensais. Deve-se observar que necessrio pagar a construtora ou o pedreiro que costuma ser semanal, no deixar faltar material na obra e lembrar que construo no fica pronta do dia para a noite e que tambm deve-se contar com as intempries. a) Nmero de pessoas e os respectivos sexos - a diviso da casa planejada conforme a necessidade da famlia, h uma diferena grande quando a construo direcionada a um casal e dois filhos, um do sexo masculino e outro do feminino de idades diferentes e quando se constri uma residncia para idosos. Para a famlia jovem, o ideal pode ser uma sute (quarto com banheiro conjugado) e dois quartos, com apenas um banheiro para os filhos de sexos diferentes, j para os idosos deve-se observar a comodidade e a adaptao para as limitaes que a idade acarreta como casa plana, barra nos banheiros e etc. Mas o fator que mais vai pesar ser o padro financeiro da famlia, pois quanto mais dinheiro aplicado na obra mais conforto pode-se ser buscado. b) Local, dimenso e perfil do terreno - conhecendo o perfil do futuro morador o terreno deve comportar a residncia planejada, atendendo s exigncias da Prefeitura, quanto obrigatoriedade de recuos frontais, laterais e de fundos. Cada terreno exige um tipo de construo cabendo ao responsvel pelo projeto a verificao das medidas e perfil do terreno e a responsabilidade CE colocar a casa certa no terreno existente.

No exemplo abaixo podemos aterrar os fundos do lote ou aproveitarmos para uma construo assobradada, o que ir encarecer o custo da obra devido estrutura de
concreto; outros problemas surgiro como o escoamento do esgoto da cozinha e dos banheiros, alm das guas da chuva, se no houver como escoar a gua da chuva e o esgoto ter que se buscar outra soluo para o aproveitamento do espao. preciso compactar (socar) bem os aterros para evitar afundamento dos pisos.

No exemplo abaixo, na frente, pode-se construir a garagem, pois uma pequena escavao suficiente para tanto. A terraplenagem sair mais barata se, medida que formos avanando para o fundo, compensarmos a escavao com os aterros. Neste caso sero necessrias escadas de acesso, deve-se levar em conta qual a idade dos moradores, pois dependendo da mesma devemos adequar o perfil da moradia.

Este terreno se eleva para os fundos O perfil do terreno importante para a elaborao de um projeto, pois dependendo do mesmo e que se vai determinar o projeto mais vivel, quanto a sua funcionalidade e economia. c) Acabamento pretendido- Esta a fase mais cara de qualquer obra. Depender exclusivamente do padro financeiro da pessoa que est construindo a obra. A diferena est apenas no padro de luxo ou simplicidade do material, sendo que desempenharo as mesmas funes. d) A dimenso dos cmodos- Esta parte de exclusiva vontade e gosto dos
4

proprietrios, levando-se em conta a parte financeira. e) Verba disponvel - Na maioria das vezes, o dinheiro disponvel o fator mais influente na deciso do tipo de tamanho da casa. Estas so as determinantes preliminares da Planta do Ante-Projeto, ela nunca a definitiva, mas um estudo, que poder ter uma srie de modificaes, conforme o gosto e as possibilidades financeiras do proprietrio. Nesta planta, constam apenas a disposio dos cmodos, suas medidas e o desenho da frente da casa (fachada), o que proporciona uma viso generalizada de como ficar a casa quando concluda, portas e janelas no costumam vir marcadas com exatido, assim como outros detalhes. Aps a aprovao desta planta pelo responsvel pela mesma, o engenheiro ou o tcnico em edificaes, que poder assinar plantas at 80 m, retirar da os dados para elaborar a planta definitiva que no poder mais ser modificada, pois a tambm dever atender a legislao em vigor.

II - PLANTA DE PREFEITURA: A planta para ser entregue na Prefeitura, geralmente de obras pequenas deve ser a planta definitiva. Para se obter a aprovao da construo, geralmente o engenheiro, o tcnico que pode assinar planta com at 80m de construo ou ainda o arquiteto que a assina dever ser o responsvel pelo projeto e geralmente acompanha a obra, pois se houver algum problema ele ser responsabilizado junto com o proprietrio. A localizao das portas, janelas, a distribuio das instalaes eltricas e hidrulicas, ser decidida pelos executantes da obra. A planta que voc utilizar a aprovada pela prefeitura que quase sempre insuficiente em relao as informaes, pois somente foram cotados os elementos exigidos para a sua aprovao burocrtica. O Projeto Definitivo dever ser legalizado perante o rgo municipal competente, no caso a Prefeitura. O responsvel pela obra seja o dono ou o engenheiro dever solicitar atravs de um requerimento, autorizao para o incio da obra. Os tcnicos da

Prefeitura iro averiguar se o projeto se enquadra s especificaes legais se esto de acordo com as leis municipais referentes construo. Para que seja submetida a este exame, a planta deve conter: a) planta do pavimento trreo; b) planta dos pavimentos superiores ou inferiores (se os houver); c) corte transversal da construo; d) corte longitudinal da construo; e) fachada da residncia; f) perfil do terreno; g) quadro informativo (localizao); h) gradil.
5

Para que os projetos possam ser aprovados atendendo a todos os itens acima enumerados.

na Prefeitura, devem ser desenhados

III - PLANTA DE LOCAO DA OBRA: por esta planta que se obtm todas as medidas, para se locar a obra no terreno, isto transferimos as medidas que constam na planta, para o terreno Ex.: Dada uma planta de um terreno, com a medida de 10m. por 30 m., aonde dever ser locada uma casa, deve-se levar em considerao o seguinte: recuo de frente = 5,00 metros ( a distncia do alinhamento da frente do lote at a
construo).

recuos laterais = 2,00 metros (so os espaos laterais, compreendidos entre os alinhamentos
do lote e a construo)

recuo de fundo = 4,00 metros ( a distncia do alinhamento do fundo do lote at a obra).

Beiral: Na construo de uma casa, sempre se avana alguns centmetros do telhado para alm das paredes para evitar que a gua da chuva escorra pelas mesmas, descorando-as e danificando as janelas, portas e caixilhos.

Edcula conhecida como os aposentos da empregada (dormitrio e banheiro), bem como a rea de servio (lavanderia). A edcula geralmente localizada no fundo do terreno, ou ainda pode fazer parte da estrutura da casa, conhecida como edcula acoplada ao corpo principal. O corpo principal a casa em si, tambm chamada de construo principal.

IV-PLANTA DE SONDAGEM: Ela serve de orientao para o tipo de fundao a ser adotada, em funo do tipo do solo e suas camadas, onde a obra ser levantada. Na maioria das pequenas construes, no se faz este tipo de planta. Em pequenas construes dentro de um projeto maior realizada pela empresa responsvel pelas obras. Normalmente essa planta elaborada por empresas especializadas no servio de sondagem. So feitas escavaes e as pores de terra recolhidas, correspondentes a cada profundidade, so examinadas em laboratrios, verifica-se tambm a que distncia h eventuais lenis de gua. Em geral, para construes de pequeno porte (residncias), localizadas em terrenos de 10 metros de frente e de at 50 metros de fundo, quando a sondagem se faz necessria, abre-se 2 furos, um em cada extremidade do lote. Retiram-se, ento, as amostras de uma profundidade de at uns 10 metros, mais ou menos.

V-PLANTA DE EXECUO DA OBRA: Esta deve ser rica em detalhes, no sendo apenas uma planta, mas o conjunto de vrias plantas que definem a construo em si. Elas esclarecem tudo com relao s medidas dos vrios elementos, que sero construdos. Elas so ricas em detalhes, mostrando todas as cotas e nveis da construo. Podemos ter: Planta de Arquitetura: so plantas onde aparecem todos os elementos construtivos, devidamente cotados, como: a comprimento das paredes, com as espessuras; b locao das portas e janelas, com suas dimenses; c cortes da construo, indicando todas as alturas (do telhado, das paredes, das vigas, dos pilares, das lajes e das escadas). Esta planta complementa a de locao, pois mostra e especifica todos os elementos a serem construdos, indica-se o tipo de acabamento a ser desenvolvido, como: se a parede vai ou no ser revestida com massa corrida, com azulejos ou outros materiais, quanto ao piso qual o revestimento ser usado. Como se especifica o material usado esta planta que determina o clculo do oramento da obra, acrescida ao conjunto da planta de execuo da obra. Planta de Frma: esta planta dever ser entregue aos carpinteiros encarregados de fazer a caixaria de madeira se a construo precisar de uma estrutura de concreto armado, no se poder dispensar dessa planta com o desenho das frmas, pois ela trar as dimenses das caixas, onde o concreto ser despejado. As peas de construo, feitas de concreto armado, so os blocos de fundao. As vigas que unem tais blocos de fundao, so chamadas de vigas baldrames e tambm servem para ligar os pilares, vigas e lajes. Planta de ferragem ou planta das armaduras: cuida da estrutura da ferragem colocada na frma. Essa ferragem o esqueleto do cimento armado, compreendendo o comprimento dos ferros, suas bitolas (espessura da barra), a dobragem e a colocao (posio) que tero os ferros nas peas de concreto. com essa planta que o armador, vai selecionar as barras de ferro, sempre de acordo com as bitolas. Ele vai endireit-las, cort-las, dobr-las e mont-las dentro das frmas. O ferro comprado entregue na obra sob a forma de barras, cada barra mede entre 10 e 12 metros, se forem para bitolas mais grossas. Os ferros de bitolas mais finas podem ser entregues sob forma de rolos, o que no se aconselha pelo tempo que vai gastar para endireitar os mesmos.
8

Planta das instalaes hidrulicas: aqui se detalha como ser executada a coleta de gua, proveniente da rede pblica, o seu armazenamento (na caixa d'gua) e sua distribuio aos vrios pontos de utilizao, as localizaes das tubulaes, conexes, registros, vlvulas, torneiras, aparelhos sanitrios (bacia, torneiras, duchas, banheira, pias, lavatrios e etc.). Em obras pequenas, usa-se bitolas mnimas para as tubulaes. O prprio encanador se encarrega da instalao, mas em obras maiores como prdios, empresas comerciais e casas grandes, para o clculo das bitolas, deve-se consultar o engenheiro que far o projeto da instalao hidrulica. -Instalao hidrulica de gua fria: quando se utiliza gua tal qual ela chega da rua, isto ; fria ou na temperatura ambiente. Instalao hidrulica de gua quente: a gua que aquecida por aparelhos eltricos ou a gs e distribuda para os pontos de utilizao. Neste tipo de instalao deve-se observar a utilizao de tubos de cobre, que oferecem melhor proteo e isolamento do calor da gua, principalmente se for energia solar, ao passo que na instalao de gua fria, os tubos podem ser de plstico ou galvanizado que atualmente so pouco usados. Esgoto: So as instalaes hidrulicas que conduzem a gua servida (isto , j utilizada), geralmente nas cidades essa gua devolvida rede pblica, atravs de tubos e conexes de ferro fundido ou plstico. Planta das instalaes eltricas: esta uma das plantas mais importantes da obra pois contm o esquema da recepo da energia e da sua distribuio aos pontos de utilizao, nela so mostradas as bitolas das tubulaes eltricas, as caixas, os fios e suas bitolas, alm dos aparelhos de aquecimento e suas voltagens 110 ou 220 volts. VI-PLANTA DE DETALHES: complementar de execuo, utilizada para explicar a planta de execuo, como por exemplo, os detalhes dos banheiros, das escadas, das janelas e portas, dos acabamentos, dos registros de gua, do acabamento eltrico e etc. VII-PLANTA TOPOGRFICA: ela cuida das distncias horizontais do objeto a ser construdo, em relao a uma dada referncia, fornece tambm as cotas (alturas) de tudo o que for importante neste setor, assim como faz a identificao de uma rea, na qual ser levantada alguma construo, fornecendo o perfil do local, com as respectivas medidas horizontais. Todo projeto de construo deve ter uma planta desse tipo, definindo os limites da rea em que se vai erguer a obra, dando uma noo do relevo dessa mesma rea. Normalmente as curvas de nvel numa determinada planta so levantadas de metro metro.
9

REPRESENTAO GRFICA
Para que se possa ler as plantas e conhecer os elementos construtivos, necessria uma familiarizao com as suas representaes grficas. Veja a representao dos principais elementos: a) Parede de 1 tijolo de espessura:

25 centmetros

2 traos paralelos, marcada em escala a distncia de 25 cm.

b) Parede de meio tijolo de espessura:

15 centmetros

2 traos paralelos, marcada a distncia de 15 centmetros na escala. Ao marcarmos em planta a espessura das paredes, sejam de 25 cm ou 15 cm, nela devem estar includos a largura do tijolo e o revestimento de 2 faces

c) Janelas

10

d) Portas

e) Janelas de correr

f) Pilar ou coluna de concreto armado

g) Viga de concreto armado

h) Laje de concreto armado

11

i) Platibanda

j) Armrio ou vazio

l) Beiral

m) P-direito: a altura compreendida entre o piso acabado de um andar e o piso acabado do andar superior Piso revestido ou acabado aquele que j tem cobertura de taco ou cermica.

n) Peitoril da janela

12

O Peitoril da janela, no lado externo da casa construdo inclinado para que a gua da chuva no se acumule estragando o caixilho. Altura de peitoril a distncia entre o piso acabado e o apoio da janela na parede. Respaldo: o nome usado para designar o nvel de uma parte da obra. O respaldo das fundaes, quer dizer o nvel das fundaes j concludo; respaldo da alvenaria, significa o nvel da alvenaria concluda.

Alvenaria no osso: isto , alvenaria sem revestimento. Escantilho: uma rgua graduada, feita na obra mesmo, para dar o alinhamento horizontal das fiadas de tijolos. utilizada principalmente quando queremos construir uma alvenaria aparente (sem revestimento). Batente de porta: uma pea de madeira (normalmente de peroba), que fixada na alvenaria. As janelas e venezianas so colocadas no batente. Soleiras: so peas de madeira, cermica ou mrmore, colocadas no piso, entre as pernas dos batentes nas portas.

13

Vous aimerez peut-être aussi