Vous êtes sur la page 1sur 12

Fonte: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2013/001424 !"#$%&'# (F( ).* 1.

424/13

D nova redao NBC TG 18 Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Con !nto"

O (#)"!$+# F!,! -$ ,! (#).-/0$0,-,!, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais e com fundamento no disposto na alnea f do Art. 6 do Decreto !ei n. ".#"$%&6, alterado pela !ei n. '#.#&"%'(, !"#$1!) -rt. 1* Dar no*a reda+o , -./ 01 '2, anexa , presente 3esolu+o, 4ue passa a denominar se 5n*estimento em /oligada, em /ontrolada e em 6mpreendimento /ontrolado em /on7unto e tem por base o 8ronunciamento 09cnico /8/ '2 :3#; :5A< #2 do 5A<.;. -rt. 2* 3e*ogar a 3esolu+o /=/ n. '.#&'%(" e o Art. ' da 3esolu+o /=/ n. '.&(2%'#, publicadas no D.O.>., <e+o 5, de &%'#%(" e de $%'(%'#, respecti*amente. -rt. 3* 6sta 3esolu+o entra em *igor na data de sua publica+o, aplicando se aos exerccios iniciados a partir de ' de 7aneiro de #('?.

.raslia, #$ de 7aneiro de #('?.

/ontador 23are4 ,o5ing3es (arneiro 6residente

Ata /=/ n. "@?

)# 7-" / -"0$!0 -" ,! (#).-/0$0,-,! )/( .8 19 : 0)1!".07!).# !7 (#$08-,-; !7 (#). #$-,- ! !7 !76 !!),07!).# (#). #$-,# !7 (#)2%).# <ndice #/2!.01# -$(-)(! ,!F0)0&=!" 0)F$%>)(0- "08)0F0(-.017A.#,# ,- !B%01-$>)(0- 6-. 07#)0-$ -6$0(-&'# ,# 7A.#,# ,- !B%01-$>)(0- 6-. 07#)0-$ !xceDEes F aplicaDGo do 5Htodo da eI3iJalKncia patri5onial (lassificaDGo co5o 5antido para Jenda ,escontin3idade do 3so do 5Htodo da eI3iJalKncia patri5onial 73danDas na participaDGo societMria 6rocedi5entos para o 5Htodo da eI3iJalKncia patri5onial 6erdas por red3DGo ao Jalor rec3perMJel ,!7#)". -&=!" "!6- -,-" 0te5 1 2 3:4 ? : @10 : 1? 1C : 431L : 1@ 20 : 21 22 : 24 2? 2C : 3@40 : 4344

#bNetiJo
'. O ob7eti*o desta -orma 9 estabelecer a contabiliAa+o de in*estimentos em coligadas e em controladas e definir os re4uisitos para a aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial 4uando da contabiliAa+o de in*estimentos em coligadas, em controladas e em empreendimentos controlados em con7unto :joint ventures;.

-lcance
#. 6sta -orma de*e ser aplicada por todas as entidades 4ue se7am in*estidoras com o controle indi*idual ou con7unto de in*estida ou com influBncia significati*a sobre ela.

,efiniDEes
?. Os termos a seguir s+o utiliAados nesta -orma com os seguintes significados) Coligada 9 a entidade sobre a 4ual o in*estidor tem influBncia significati*a. Controle #on !nto 9 o compartilCamento, contratualmente con*encionado, do controle de negDcio, 4ue existe somente 4uando decises sobre as ati*idades rele*antes exigem o consentimento unEnime das partes 4ue compartilCam o controle.

Demonstra$es #onsolidadas s+o as demonstraes contFbeis de um grupo econGmico, em 4ue ati*os, passi*os, patrimGnio l4uido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas s+o apresentados como se fossem uma Hnica entidade econGmica. Empreendimento #ontrolado em #on !nto O oint vent!reP 9 um acordo con7unto por meio do 4ual as partes, 4ue detBm o controle em con7unto do acordo contratual, tBm direitos sobre os ati*os l4uidos desse acordo. In%l!&n#ia signi%i#ativa 9 o poder de participar das decises sobre polticas financeiras e operacionais de uma in*estida, mas sem 4ue Ca7a o controle indi*idual ou con7unto dessas polticas. Investidor #on !nto O oint vent!rerP 9 uma parte de um empreendimento controlado em con7unto :joint venture; 4ue tem o controle con7unto desse empreendimento. '(todo da e)!ival&n#ia patrimonial 9 o m9todo de contabiliAa+o por meio do 4ual o in*estimento 9 inicialmente reconCecido pelo custo e, a partir da, 9 a7ustado para refletir a altera+o pDs a4uisi+o na participa+o do in*estidor sobre os ati*os l4uidos da in*estida. As receitas ou as despesas do in*estidor incluem sua participa+o nos lucros ou pre7uAos da in*estida, e os outros resultados abrangentes do in*estidor incluem a sua participa+o em outros resultados abrangentes da in*estida. Neg*#io em #on !nto 9 um negDcio do 4ual duas ou mais partes tBm controle con7unto. &. Os termos a seguir est+o definidos no item & da -./ 01 ?$ I Demonstraes <eparadas e no ApBndice A da -./ 01 ?6 I Demonstraes /onsolidadas e s+o usados nesta -orma com os significados especificados nas normas, interpretaes e comunicados t9cnicos do /=/ em 4ue forem definidos) controle de in*estidaJ grupo econGmicoJ controladoraJ demonstraes separadasJ controlada.

0nfl3Kncia significatiJa
$. <e o in*estidor mant9m direta ou indiretamente :por meio de controladas, por exemplo;, *inte por cento ou mais do poder de *oto da in*estida, presume se 4ue ele tenCa influBncia significati*a, a menos 4ue possa ser claramente demonstrado o contrFrio. 8or outro lado, se o in*estidor det9m, direta ou indiretamente :por meio de controladas, por exemplo;, menos de *inte por cento do poder de *oto da in*estida, presume se 4ue ele n+o tenCa influBncia significati*a, a menos 4ue essa influBncia possa ser claramente demonstrada. A propriedade substancial ou ma7oritFria da in*estida por outro in*estidor n+o necessariamente impede 4ue um in*estidor tenCa influBncia significati*a sobre ela. A existBncia de influBncia significati*a por in*estidor geralmente 9 e*idenciada por uma ou mais das seguintes formas) :a; representa+o no conselCo de administra+o ou na diretoria da in*estidaJ :b; participa+o nos processos de elabora+o de polticas, inclusi*e em decises sobre di*idendos e outras distribuiesJ

6.

:c; operaes materiais entre o in*estidor e a in*estidaJ :d; intercEmbio de diretores ou gerentesJ :e; fornecimento de informa+o t9cnica essencial. @. A entidade pode ter em seu poder direitos de subscri+o, opes n+o padroniAadas de compras de aes :warrants;, opes de compra de aes, instrumentos de d*ida ou patrimoniais con*ers*eis em aes ordinFrias ou outros instrumentos semelCantes com potencial de, se exercidos ou con*ertidos, conferir , entidade poder de *oto adicional ou reduAir o poder de *oto de outra parte sobre as polticas financeiras e operacionais da in*estida :isto 9, potenciais direitos de *oto;. A existBncia e a efeti*a+o dos potenciais direitos de *oto prontamente exerc*eis ou con*ers*eis, incluindo os potenciais direitos de *oto detidos por outras entidades, de*em ser consideradas na a*alia+o de a entidade possuir ou n+o influBncia significati*a ou controle. Os potenciais direitos de *oto n+o s+o exerc*eis ou con*ers*eis 4uando, por exemplo, n+o podem ser exercidos ou con*ertidos at9 uma data futura ou at9 a ocorrBncia de e*ento futuro. Ao a*aliar se os potenciais direitos de *oto contribuem para a influBncia significati*a ou para o controle, a entidade de*e examinar todos os fatos e circunstEncias :inclusi*e os termos do exerccio dos potenciais direitos de *oto e 4uais4uer outros acordos contratuais considerados indi*idualmente ou em con7unto; 4ue possam afetar os direitos potenciais, exceto a inten+o da administra+o e a capacidade financeira de exercB los ou con*ertB los. A entidade perde a influBncia significati*a sobre a in*estida 4uando ela perde o poder de participar nas decises sobre as polticas financeiras e operacionais da4uela in*estida. A perda da influBncia significati*a pode ocorrer com ou sem mudana no n*el de participa+o acionFria absoluta ou relati*a. 5sso pode ocorrer, por exemplo, 4uando uma coligada torna se su7eita ao controle de go*erno, tribunal, Drg+o administrador ou entidade reguladora. 5sso pode ocorrer tamb9m como resultado de acordo contratual.

2.

".

"A. Aplicam se , perda de controle de controlada, disciplinada nos itens #$ e #6 da -./ 01 ?6, todas as disposies cab*eis desta -orma relati*as , perda de influBncia significati*a sobre a in*estida.

7Htodo da eI3iJalKncia patri5onial


'(. 8elo m9todo da e4ui*alBncia patrimonial, o in*estimento em coligada, em empreendimento controlado em con7unto e em controlada :neste caso, no balano indi*idual; de*e ser inicialmente reconCecido pelo custo e o seu *alor contFbil serF aumentado ou diminudo pelo reconCecimento da participa+o do in*estidor nos lucros ou pre7uAos do perodo, gerados pela in*estida apDs a a4uisi+o. A participa+o do in*estidor no lucro ou pre7uAo do perodo da in*estida de*e ser reconCecida no resultado do perodo do in*estidor. As distribuies recebidas da in*estida reduAem o *alor contFbil do in*estimento. A7ustes no *alor contFbil do in*estimento tamb9m s+o necessFrios pelo reconCecimento da participa+o proporcional do in*estidor nas *ariaes de saldo dos componentes dos outros resultados abrangentes da in*estida, reconCecidos diretamente em seu patrimGnio l4uido. 0ais *ariaes incluem a4uelas decorrentes da rea*alia+o de ati*os imobiliAados, 4uando permitida legalmente, e das diferenas de con*ers+o em moeda estrangeira, 4uando aplicF*el. A participa+o do in*estidor nessas mudanas de*e ser reconCecida de forma reflexa, ou se7a, em outros resultados abrangentes diretamente no patrimGnio l4uido do in*estidor :*er -./ 01 #6 I Apresenta+o das

Demonstraes /ontFbeis;, e n+o no seu resultado. ''. O reconCecimento do resultado com base nas distribuies recebidas sobre o mesmo pode n+o ser uma mensura+o ade4uada da receita auferida pelo in*estidor no in*estimento em coligada, em controlada e em empreendimento controlado em con7unto, em fun+o de as distribuies recebidas terem pouca rela+o com o desempenCo da in*estida. 6m decorrBncia de o in*estidor possuir o controle indi*idual ou con7unto, ou exercer influBncia significati*a sobre a in*estida, ele tem interesse no desempenCo da in*estida e, como resultado, interesse no retorno de seu in*estimento. O in*estidor de*e reconCecer contabilmente esse interesse por meio da extens+o do alcance de suas demonstraes contFbeis com a inclus+o de sua participa+o nos lucros ou pre7uAos da in*estida. /omo resultado, a aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial proporciona relatDrios com maior grau de informa+o acerca dos ati*os l4uidos do in*estidor e acerca de suas receitas e despesas. Kuando existirem potenciais direitos de *oto ou outros deri*ati*os 4ue contenCam potenciais direitos de *oto, os interesses da entidade na in*estida de*em ser determinados exclusi*amente com base nos interesses de propriedade existentes e n+o de*em refletir o poss*el exerccio ou con*ers+o dos potenciais direitos de *oto ou de outros instrumentos deri*ati*os, a menos 4ue o item '? se7a aplicado ao caso. 6m algumas circunstEncias, a entidade tem, na essBncia, interesses de propriedade decorrentes do resultado de transa+o 4ue lCe dB, no momento corrente, acesso aos retornos associados aos interesses de propriedade. -essas circunstEncias, a propor+o alocada , entidade de*e ser determinada le*ando em considera+o o e*entual exerccio de direitos potenciais de *oto e outros instrumentos deri*ati*os 4ue no momento corrente dB , entidade acesso aos retornos. :L;
:L; A aplica+o desse dispositi*o estF fundamentada na compreens+o do 4ue *Bm a ser direitos substanti*os. -o ApBndice . I 1uia de Aplica+o da -./ 01 ?6, em seus itens .## a .#$, a defini+o de direitos substanti*os, em linCas gerais, estF amparada na Cabilidade prFtica 4ue o seu detentor tem de exercB los a tempo de tomar uma decis+o necessFria para definir a dire+o de ati*idades rele*antes da entidade.

'#.

'?.

'&.

A -./ 01 ?2 I 5nstrumentos =inanceiros) 3econCecimento e Mensura+o n+o de*e ser aplicada aos interesses :participaes ou outros benefcios econGmicos; na in*estida 4ue se7am contabiliAados por meio do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial. Kuando Cou*er instrumentos contendo potenciais direitos de *oto 4ue, na essBncia, possibilitam, no momento corrente, acesso aos retornos associados aos interesses de propriedade na in*estida, tais instrumentos n+o est+o su7eitos , -./ 01 ?2. 6m todos os demais casos, instrumentos contendo potenciais direitos de *oto em uma in*estida de*em ser contabiliAados em consonEncia com a -./ 01 ?2. A menos 4ue um in*estimento ou parcela desse in*estimento em uma in*estida se7a classificado como mantido para *enda, em consonEncia com a -./ 01 ?' I Ati*o -+o /irculante Mantido para Nenda e Opera+o Descontinuada, o in*estimento, e 4ual4uer interesse retido no in*estimento n+o classificado como mantido para *enda, de*e ser classificado como ati*o n+o circulante.

'$.

-plicaDGo do 5Htodo da eI3iJalKncia patri5onial


'6. A entidade com o controle indi*idual ou con7unto :compartilCado;, ou com influBncia significati*a sobre uma in*estida, de*e contabiliAar esse in*estimento utiliAando o m9todo da e4ui*alBncia patrimonial, a menos 4ue o in*estimento se en4uadre nas excees pre*istas nos itens '@ a '" desta -orma.

!xceDEes F aplicaDGo do 5Htodo da eI3iJalKncia patri5onial '@. A entidade n+o precisa aplicar o m9todo da e4ui*alBncia patrimonial aos in*estimentos em 4ue detenCa o controle indi*idual ou con7unto :compartilCado;, ou exera influBncia significati*a, se a entidade for uma controladora, 4ue, se permitido legalmente, esti*er dispensada de elaborar demonstraes consolidadas por seu en4uadramento na exce+o de alcance do item &:a; da -./ 01 ?6, ou se todos os seguintes itens forem obser*ados) :a; a entidade 9 controlada :integral ou parcial; de outra entidade, a 4ual, em con7unto com os demais acionistas ou sDcios, incluindo a4ueles sem direito a *oto, foram informados a respeito e n+o fiAeram ob7e+o 4uanto , n+o aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonialJ :b; os instrumentos de d*ida ou patrimoniais da entidade n+o s+o negociados publicamente :bolsas de *alores dom9sticas ou estrangeiras ou mercado de balc+o, incluindo mercados locais e regionais;J :c; a entidade n+o ar4ui*ou e n+o estF em processo de ar4ui*amento de suas demonstraes contFbeis na /omiss+o de Nalores MobiliFrios :/NM; ou outro Drg+o regulador, *isando , emiss+o e%ou distribui+o pHblica de 4ual4uer tipo ou classe de instrumentos no mercado de capitaisJ e :d; a controladora final ou 4ual4uer controladora intermediFria da entidade disponibiliAa ao pHblico suas demonstraes contFbeis consolidadas, elaboradas em conformidade com as normas, interpretaes e comunicados t9cnicos do /=/. '2. Kuando o in*estimento em coligada e em controlada, ou em empreendimento controlado em con7unto, for mantido direta ou indiretamente por uma entidade 4ue se7a uma organiAa+o de capital de risco, essa entidade pode adotar a mensura+o ao *alor 7usto por meio do resultado para esses in*estimentos, em consonEncia com a -./ 01 ?2. Kuando a entidade possuir in*estimento em coligada, em controlada ou em empreendimento controlado em con7unto, cu7a parcela da participa+o se7a detida indiretamente por meio de organiAa+o de capital de risco, a entidade pode adotar a mensura+o ao *alor 7usto por meio do resultado para essa parcela da participa+o no in*estimento, em consonEncia com a -./ 01 ?2, independentemente de a organiAa+o de capital de risco exercer influBncia significati*a sobre essa parcela da participa+o. <e a entidade fiAer essa escolCa contFbil, de*e adotar o m9todo da e4ui*alBncia patrimonial para a parcela remanescente da participa+o 4ue deti*er no in*estimento em coligada, em controlada ou em empreendimento controlado em con7unto 4ue n+o se7a detida indiretamente por meio de uma organiAa+o de capital de risco.

'".

(lassificaDGo co5o 5antido para Jenda #(. A entidade de*e aplicar a -./ 01 ?' em in*estimento, ou parcela de in*estimento, em coligada, em controlada ou em empreendimento controlado em con7unto 4ue se en4uadre nos crit9rios re4ueridos para sua classifica+o como mantido para *enda. Kual4uer parcela retida de in*estimento em coligada ou em controlada, ou em empreendimento controlado em con7unto, 4ue n+o tenCa sido classificada como mantido para *enda, de*e ser contabiliAada por meio do uso do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial at9 o momento da baixa efeti*a da parcela classificada como mantido para *enda. ApDs a baixa efeti*a, a entidade de*e contabiliAar 4ual4uer interesse remanescente no in*estimento em coligada, em controlada ou em

empreendimento controlado em con7unto, em consonEncia com a -./ 01 ?2, a menos 4ue o interesse remanescente 4ualifi4ue se para a aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial, o 4ual de*erF ser adotado nesse caso. #'. Kuando o in*estimento, ou parcela de in*estimento, em coligada, em controlada ou em empreendimento controlado em con7unto, pre*iamente classificado como mantido para *enda, n+o mais se en4uadrar nas condies re4ueridas para ser classificado como tal, a ele de*e ser aplicado o m9todo da e4ui*alBncia patrimonial de modo retrospecti*o, a partir da data de sua classifica+o como mantido para *enda. As demonstraes contFbeis para os perodos abrangidos desde a classifica+o do in*estimento como mantido para *enda de*er+o ser a7ustadas de modo a refletir essa informa+o.

,escontin3idade do 3so do 5Htodo da eI3iJalKncia patri5onial ##. A entidade de*e descontinuar o uso do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial a partir da data em 4ue o in*estimento deixar de se 4ualificar como coligada, controlada ou como empreendimento controlado em con7unto, conforme a seguir orientado) :a; :6liminado;. :b; <e o interesse remanescente no in*estimento, antes 4ualificado como coligada, controlada, ou empreendimento controlado em con7unto, for um ati*o financeiro, a entidade de*e mensurF lo ao *alor 7usto. O *alor 7usto do interesse remanescente de*e ser considerado como seu *alor 7usto no reconCecimento inicial tal 4ual um ati*o financeiro, em consonEncia com a -./ 01 ?2. A entidade de*e reconCecer na demonstra+o do resultado do perodo, como receita ou despesa, 4ual4uer diferena entre) :i; o *alor 7usto de 4ual4uer interesse remanescente e 4ual4uer contrapresta+o ad*inda da aliena+o de parte do interesse no in*estimentoJ e :ii; o *alor contFbil l4uido de todo o in*estimento na data em 4ue Cou*e a descontinuidade do uso do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial. :c; Kuando a entidade descontinuar o uso do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial, de*e contabiliAar todos os montantes pre*iamente reconCecidos em seu patrimGnio l4uido em rubrica de outros resultados abrangentes, e 4ue este7am relacionados com o in*estimento ob7eto da mudana de mensura+o contFbil, na mesma base 4ue seria re4uerido caso a in*estida ti*esse diretamente se desfeito dos ati*os e passi*os relacionados. #?. Desse modo, assim como a receita ou a despesa pre*iamente reconCecida em outros resultados abrangentes pela in*estida seria reclassificada para a demonstra+o do resultado do perodo como receita ou despesa 4uando da baixa e da li4uida+o de ati*os e passi*os relacionados, a entidade de*e reclassificar a receita ou a despesa reconCecida no seu patrimGnio l4uido para a demonstra+o do resultado :como a7uste de reclassifica+o; 4uando o m9todo da e4ui*alBncia patrimonial for descontinuado. 8or exemplo, se a coligada, controlada ou o empreendimento controlado em con7unto ti*er diferenas de con*ers+o acumuladas relacionadas , entidade no exterior e a in*estidora decidir descontinuar o uso do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial, a in*estidora de*e reclassificar para a demonstra+o do resultado do perodo, como receita ou despesa, a receita ou a despesa pre*iamente reconCecida de forma reflexa em outros resultados abrangentes relacionada , entidade no exterior. <e o in*estimento em coligada tornar se in*estimento em controlada ou em controlada em

#&.

con7unto :de modo compartilCado;, a entidade de*e continuar adotando o m9todo da e4ui*alBncia patrimonial e n+o proceder , remensura+o do interesse retido. 73danDas na participaDGo societMria #$. <e a participa+o societFria de entidade em coligada, controlada ou empreendimento controlado em con7unto for reduAida, por9m a in*estidora continuar a aplicar o m9todo da e4ui*alBncia patrimonial, a in*estidora de*e reclassificar para a demonstra+o do resultado, como receita ou despesa, a propor+o da receita ou despesa pre*iamente reconCecida em outros resultados abrangentes 4ue este7a relacionada com a redu+o na participa+o societFria, caso referido ganCo ou perda ti*esse 4ue ser reclassificado para a demonstra+o do resultado, como receita ou despesa, na e*entual baixa e li4uida+o dos ati*os e passi*os relacionados.

6rocedi5entos para o 5Htodo da eI3iJalKncia patri5onial #6. Muitos dos procedimentos 4ue s+o apropriados para a aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial s+o similares aos procedimentos de consolida+o, descritos na -./ 01 ?6. Al9m disso, os conceitos 4ue fundamentam os procedimentos utiliAados para contabiliAar a a4uisi+o de controlada de*em ser tamb9m adotados para contabiliAar a a4uisi+o de in*estimento em coligada ou em empreendimento controlado em con7unto. A participa+o de grupo econGmico em coligada ou em empreendimento controlado em con7unto 9 dada pela soma das participaes mantidas pela controladora e suas outras controladas no in*estimento. As participaes mantidas por outras coligadas ou empreendimentos controlados em con7unto do grupo de*em ser ignoradas para essa finalidade. Kuando a coligada ou empreendimento controlado em con7unto ti*er in*estimentos em controladas, em coligadas ou em empreendimentos controlados em con7unto :joint ventures;, o lucro ou o pre7uAo, os outros resultados abrangentes e os ati*os l4uidos considerados para aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial de*em ser a4ueles reconCecidos nas demonstraes contFbeis da coligada ou do empreendimento controlado em con7unto :incluindo a participa+o detida pela coligada ou pelo empreendimento controlado em con7unto no lucro ou pre7uAo, nos outros resultados abrangentes e nos ati*os l4uidos de suas coligadas e de seus empreendimentos controlados em con7unto;, apDs a realiAa+o dos a7ustes necessFrios para uniformiAar as prFticas contFbeis :*er itens ?$ e ?6;. 6sse mesmo procedimento de*e ser aplicado , figura da controlada no caso das demonstraes contFbeis indi*iduais. Os resultados decorrentes de transaes ascendentes :upstream; e descendentes :downstream; entre o in*estidor :incluindo suas controladas consolidadas; e a coligada ou o empreendimento controlado em con7unto de*em ser reconCecidos nas demonstraes contFbeis do in*estidor somente na extens+o da participa+o de outros in*estidores sobre essa coligada ou empreendimento controlado em con7unto, desde 4ue esses outros in*estidores se7am partes independentes do grupo econGmico a 4ue pertence a in*estidora. As transaes ascendentes s+o, por exemplo, *endas de ati*os da coligada ou do empreendimento controlado em con7unto para o in*estidor. As transaes descendentes s+o, por exemplo, *endas de ati*os do in*estidor para a coligada ou para o empreendimento controlado em con7unto. A participa+o do in*estidor nos resultados resultantes dessas transaes de*e ser eliminada.

#@.

#2.

#2A. Os resultados decorrentes de transaes descendentes :downstream; entre a controladora e a controlada n+o de*em ser reconCecidos nas demonstraes contFbeis indi*iduais da controladora

en4uanto os ati*os transacionados esti*erem no balano de ad4uirente pertencente ao mesmo grupo econGmico. O disposto neste item de*e ser aplicado inclusi*e 4uando a controladora for, por sua *eA, controlada de outra entidade do mesmo grupo econGmico. #2.. Os resultados decorrentes de transaes ascendentes :upstream; entre a controlada e a controladora e de transaes entre as controladas do mesmo grupo econGmico de*em ser reconCecidos nas demonstraes contFbeis da *endedora, mas n+o de*em ser reconCecidos nas demonstraes contFbeis indi*iduais da controladora en4uanto os ati*os transacionados esti*erem no balano de ad4uirente pertencente ao grupo econGmico. #2/. O disposto nos itens #2A e #2. de*e produAir o mesmo resultado l4uido e o mesmo patrimGnio l4uido para a controladora 4ue s+o obtidos a partir das demonstraes consolidadas dessa controladora e suas controladas. De*em tamb9m, para esses mesmos itens, ser obser*adas as disposies contidas na 5nterpreta+o 09cnica 501 (" I Demonstraes /ontFbeis 5ndi*iduais, Demonstraes <eparadas, Demonstraes /onsolidadas e Aplica+o do M9todo da 64ui*alBncia 8atrimonial. #". Kuando transaes descendentes :downstream; fornecerem e*idBncia de redu+o no *alor realiAF*el l4uido dos ati*os a serem *endidos ou integraliAados, ou de perda por redu+o ao *alor recuperF*el desses ati*os, referidas perdas de*em ser reconCecidas integralmente pela in*estidora. Kuando transaes ascendentes :upstream; fornecerem e*idBncia de redu+o no *alor realiAF*el l4uido dos ati*os a serem ad4uiridos ou de perda por redu+o ao *alor recuperF*el desses ati*os, o in*estidor de*e reconCecer sua participa+o nessas perdas. A integraliAa+o por meio de ati*o n+o monetFrio de participa+o patrimonial subscrita em coligada ou em empreendimento controlado em con7unto de*e ser contabiliAada em consonEncia com o pre*isto no item #2, exceto se a transa+o n+o ti*er natureAa comercial, conforme aplica+o dada ao termo pela -./ 01 #@ I Ati*o 5mobiliAado. <e tal transa+o n+o ti*er natureAa comercial, o ganCo ou a perda de*e ser considerado como n+o realiAado e n+o de*e ser reconCecido a menos 4ue o item ?' tamb9m se7a aplicF*el. O ganCo ou a perda n+o realiAado de*e ser eliminado contra o in*estimento contabiliAado de acordo com o m9todo da e4ui*alBncia patrimonial e n+o de*e ser apresentado como ganCo ou perda diferido no balano patrimonial consolidado ou no balano patrimonial indi*idual da entidade em 4ue os in*estimentos s+o contabiliAados com base no m9todo da e4ui*alBncia patrimonial. 0ratamento anFlogo de*e ser dispensado , participa+o patrimonial subscrita em controlada, em linCa com o pre*isto nos itens #2A e #2/. <e adicionalmente , participa+o patrimonial recebida em coligada, controlada ou em empreendimento controlado em con7unto, a entidade tamb9m receber ati*os monetFrios e n+o monetFrios, a entidade de*e reconCecer na sua totalidade, na demonstra+o do resultado do perodo, como receita ou despesa, a parcela do ganCo ou da perda do ati*o n+o monetFrio integraliAado com rela+o ao ati*o monetFrio ou n+o monetFrio recebido. O in*estimento em coligada, em controlada e em empreendimento controlado em con7unto de*e ser contabiliAado pelo m9todo da e4ui*alBncia patrimonial a partir da data em 4ue o in*estimento se tornar sua coligada, controlada ou empreendimento controlado em con7unto. -a a4uisi+o do in*estimento, 4uais4uer diferenas entre o custo do in*estimento e a participa+o do in*estidor no *alor 7usto l4uido dos ati*os e passi*os identificF*eis da in*estida de*em ser contabiliAadas como segue)

?(.

?'.

?#.

:a; o Fgio fundamentado em rentabilidade futura :goodwill; relati*o a uma coligada, a uma controlada ou a um empreendimento controlado em con7unto :neste caso, no balano indi*idual da controladora; de*e ser includo no *alor contFbil do in*estimento e sua amortiAa+o n+o 9 permitidaJ :b; 4ual4uer excedente da participa+o do in*estidor no *alor 7usto l4uido dos ati*os e passi*os identificF*eis da in*estida sobre o custo do in*estimento :ganCo por compra *anta7osa; de*e ser includo como receita na determina+o da participa+o do in*estidor nos resultados da in*estida no perodo em 4ue o in*estimento for ad4uirido. A7ustes apropriados de*em ser efetuados apDs a a4uisi+o, nos resultados da in*estida, por parte do in*estidor, para considerar, por exemplo, a deprecia+o de ati*os com base nos respecti*os *alores 7ustos da data da a4uisi+o. Da mesma forma, retificaes na participa+o do in*estidor nos resultados da in*estida de*em ser feitas, apDs a a4uisi+o, por conta de perdas reconCecidas pela in*estida em decorrBncia da redu+o ao *alor recuperF*el :impairment; de ati*os, tais como, por exemplo, para o Fgio fundamentado em rentabilidade futura : goodwill; ou para o ati*o imobiliAado. De*em ser obser*adas, nesses casos, as disposies da 5nterpreta+o 09cnica 501 (". ??. De*e ser utiliAada a demonstra+o contFbil mais recente da coligada, da controlada ou do empreendimento controlado em con7unto para aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial. Kuando o t9rmino do exerccio social do in*estidor for diferente da4uele da in*estida, esta de*e elaborar, para utiliAa+o por parte do in*estidor, demonstraes contFbeis na mesma data das demonstraes do in*estidor, a menos 4ue isso se7a impraticF*el. De acordo com o disposto no item ??, 4uando as demonstraes contFbeis da in*estida utiliAadas para aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial forem de data diferente da data usada pelo in*estidor, a7ustes pertinentes de*em ser feitos em decorrBncia dos efeitos de transaes e e*entos significati*os 4ue ocorrerem entre a4uela data e a data das demonstraes contFbeis do in*estidor. 5ndependentemente disso, a defasagem mFxima entre as datas de encerramento das demonstraes da in*estida e do in*estidor n+o de*e ser superior a dois meses. A dura+o dos perodos abrangidos nas demonstraes contFbeis e 4ual4uer diferena entre as respecti*as datas de encerramento de*em ser as mesmas de um perodo para outro. As demonstraes contFbeis do in*estidor de*em ser elaboradas utiliAando prFticas contFbeis uniformes para e*entos e transaes de mesma natureAa em circunstEncias semelCantes. <e a in*estida utiliAar prFticas contFbeis diferentes da4uelas adotadas pelo in*estidor em e*entos e transaes de mesma natureAa em circunstEncias semelCantes, de*em ser efetuados a7ustes necessFrios para ade4uar as demonstraes contFbeis da in*estida ,s prFticas contFbeis do in*estidor 4uando da utiliAa+o destas para aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial. <e a in*estida ti*er aes preferenciais com direito a di*idendo cumulati*o em circula+o 4ue esti*erem em poder de outras partes 4ue n+o o in*estidor, as 4uais s+o classificadas como parte integrante do patrimGnio l4uido, o in*estidor de*e calcular sua participa+o nos resultados do perodo da in*estida apDs a7ustF lo pela dedu+o dos di*idendos pertinentes a essas aes, independentemente de eles terem sido declarados ou n+o. Kuando a participa+o do in*estidor nos pre7uAos do perodo da coligada ou do empreendimento controlado em con7unto se igualar ou exceder o saldo contFbil de sua participa+o na in*estida, o in*estidor de*e descontinuar o reconCecimento de sua participa+o em perdas futuras. A

?&.

?$. ?6.

?@.

?2.

participa+o na in*estida de*e ser o *alor contFbil do in*estimento nessa in*estida, a*aliado pelo m9todo da e4ui*alBncia patrimonial, 7untamente com alguma participa+o de longo praAo 4ue, em essBncia, constitui parte do in*estimento l4uido total do in*estidor na in*estida. 8or exemplo, um componente, cu7a li4uida+o n+o estF plane7ada, nem tampouco 9 pro*F*el 4ue ocorra num futuro pre*is*el, 9, em essBncia, uma extens+o do in*estimento da entidade na4uela in*estida. 0ais componentes podem incluir aes preferenciais, bem como receb*eis ou empr9stimos de longo praAo, por9m n+o incluem componentes como receb*eis ou exig*eis de natureAa comercial ou 4uais4uer receb*eis de longo praAo para os 4uais existam garantias ade4uadas, tais como empr9stimos garantidos. O pre7uAo reconCecido pelo m9todo da e4ui*alBncia patrimonial 4ue exceda o in*estimento em aes ordinFrias do in*estidor de*e ser aplicado aos demais componentes 4ue constituem a participa+o do in*estidor na in*estida em ordem in*ersa de interesse residual seniority :isto 9, prioridade na li4uida+o;. ?". ApDs reduAir, at9 Aero, o saldo contFbil da participa+o do in*estidor, perdas adicionais de*em ser consideradas, e um passi*o de*e ser reconCecido, somente na extens+o em 4ue o in*estidor ti*er incorrido em obrigaes legais ou construti*as :n+o formaliAadas; ou ti*er feito pagamentos em nome da in*estida. <e a in*estida subse4uentemente apurar lucros, o in*estidor de*e retomar o reconCecimento de sua participa+o nesses lucros somente apDs o ponto em 4ue a parte 4ue lCe cabe nesses lucros posteriores se igualar , sua participa+o nas perdas n+o reconCecidas.

?"A. O disposto nos itens ?2 e ?" n+o 9 aplicF*el a in*estimento em controlada no balano indi*idual da controladora, de*endo ser obser*ada a prFtica contFbil 4ue produAir o mesmo resultado l4uido e o mesmo patrimGnio l4uido para a controladora 4ue s+o obtidos a partir das demonstraes consolidadas do grupo econGmico, para atendimento ao re4uerido 4uanto aos atributos de rele*Encia e de representa+o fidedigna :o 4ue 7F inclui a primaAia da essBncia sobre a forma;, conforme dispem a -./ 01 6<03>0>3A /O-/650>A! I 6strutura /onceitual para 6labora+o e Di*ulga+o de 3elatDrio /ontFbil =inanceiro e a -./ 01 #6. 6erdas por red3DGo ao Jalor rec3perMJel &(. ApDs a aplica+o do m9todo da e4ui*alBncia patrimonial, incluindo o reconCecimento dos pre7uAos da coligada ou do empreendimento controlado em con7unto em conformidade com o disposto no item ?2, o in*estidor de*e aplicar os re4uisitos da -./ 01 ?2 para determinar a necessidade de reconCecer alguma perda adicional por redu+o ao *alor recuperF*el do in*estimento l4uido total desse in*estidor na in*estida. O in*estidor, em decorrBncia de sua participa+o na coligada ou no empreendimento controlado em con7unto, tamb9m de*e aplicar os re4uisitos da -./ 01 ?2 para determinar a existBncia de alguma perda adicional por redu+o ao *alor recuperF*el : impairment; em itens 4ue n+o faAem parte do in*estimento l4uido nessa coligada ou empreendimento controlado em con7unto para determinar o montante dessa perda.

&'.

&'A. -o caso do balano indi*idual da controladora, o reconCecimento de perdas adicionais por redu+o ao *alor recuperF*el :impairment; com rela+o ao in*estimento em controlada de*e ser feito com obser*Encia ao disposto no item ?"A. &#. 6m fun+o de o Fgio fundamentado em rentabilidade futura : goodwill; integrar o *alor contFbil do in*estimento na in*estida :n+o de*e ser reconCecido separadamente;, ele n+o de*e ser testado separadamente com rela+o ao seu *alor recuperF*el, obser*ado o contido no item &?A. 6m *eA

disso, o *alor contFbil total do in*estimento 9 4ue de*e ser testado como um Hnico ati*o, em conformidade com o disposto na -./ 01 (' I 3edu+o ao Nalor 3ecuperF*el de Ati*os, pela compara+o de seu *alor contFbil com seu *alor recuperF*el :*alor 7usto l4uido de despesa de *enda ou *alor em uso, dos dois, o maior;, sempre 4ue os re4uisitos da -./ 01 ?2 indicarem 4ue o in*estimento possa estar afetado, ou se7a, 4ue indicarem alguma perda por redu+o ao seu *alor recuperF*el. A perda por redu+o ao *alor recuperF*el reconCecida nessas circunstEncias n+o de*e ser alocada a 4ual4uer ati*o 4ue constitui parte do *alor contFbil do in*estimento na in*estida, incluindo o Fgio fundamentado em rentabilidade futura :goodwill;. /onse4uentemente, a re*ers+o dessas perdas de*e ser reconCecida de acordo com a -./ 01 (', na extens+o do aumento subse4uente no *alor recuperF*el do in*estimento. -a determina+o do *alor em uso do in*estimento, a entidade de*e estimar) :a; sua participa+o no *alor presente dos fluxos de caixa futuros 4ue se espera se7am gerados pela in*estida, incluindo os fluxos de caixa das operaes da in*estida e o *alor residual esperado com a aliena+o do in*estimentoJ ou :b; o *alor presente dos fluxos de caixa futuros esperados em fun+o do recebimento de di*idendos pro*enientes do in*estimento e o *alor residual esperado com a aliena+o do in*estimento. <ob as premissas ade4uadas, os m9todos acima de*em produAir o mesmo resultado. &?. O *alor recuperF*el de in*estimento em coligada ou em empreendimento controlado em con7unto de*e ser determinado para cada in*estimento, a menos 4ue a coligada ou o empreendimento controlado em con7unto n+o gerem entradas de caixa de forma contnua 4ue se7am em grande parte independentes da4uelas geradas por outros ati*os da entidade.

&?A. O Fgio fundamentado em rentabilidade futura :goodwill; tamb9m de*e integrar o *alor contFbil do in*estimento na controlada :n+o de*e ser reconCecido separadamente; na apresenta+o das demonstraes contFbeis indi*iduais da controladora. Mas, nesse caso, esse Fgio, no balano indi*idual da controladora, para fins de teste para redu+o ao *alor recuperF*el : impairment;, de*e receber o mesmo tratamento contFbil 4ue 9 dado a ele nas demonstraes consolidadas. De*em ser obser*ados os re4uisitos da -./ 01 ?6 e da 5nterpreta+o 09cnica 501 (".

,e5onstraDEes separadas
&&. O in*estimento em coligada, em controlada ou em empreendimento controlado em con7unto de*e ser contabiliAado nas demonstraes contFbeis separadas do in*estidor em conformidade com o disposto no item '( da -./ 01 ?$.

Vous aimerez peut-être aussi