Vous êtes sur la page 1sur 25

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais: uma parceria desigual em torno de interesses comuns

dossi

Benjamin Buclet

Resumo Este artigo expe algumas facetas do componente geopoltico da produo de conhecimentos sobre a biodiversidade atravs da anlise das relaes entre grandes Organizaes No Governamentais (ONGs) ativas na Amaznia e seus nanciadores internacionais. Nele mostramos o forte componente internacional da atuao dessas organizaes, as modalidades dos nanciamentos e as agendas e estratgias das agencias nanciadoras. O artigo conclui com uma anlise do desequilbrio presente nas parcerias estabelecidas por essas ONGs e seus nanciadores. Palavras chave Organizao no governamental. Amaznia. Geopoltica. Cooperao internacional. Solidariedade. Biodiversidade.

Abstract This article outlines some aspects of the geopolitical dimension of biodiversity through an analysis of relationships between the major NGOs active in the Amazon and their mostly international donors. Our analysis reveals the strong internal international dimension of these organizations, the modalities surrounding access to funding and the agendas and strategies of the funding agencies. The article concludes with a description of the imbalance that characterizes the partnerships between NGOs and their funders. Keywords NGOs. Non-Governmental Organization. Amazon. Geopolitics. International cooperation. Solidarity. Biodiversity.

89

1. INTRODUO

A regio amaznica mais do que nunca o objeto de um jogo de poder entre Estados-Naes, organizaes internacionais/ regionais e governos locais (estados e municpios). Isto no novo, mas nota-se, nas ltimas duas dcadas, uma multiplicao de agendas que complexica consideravelmente a governana regional ou, em outros termos, torna a governabilidade regional especialmente delicada. Concretamente, extremamente complicado, para o Estado brasileiro, conciliar os interesses expressados pelos seus representantes locais, o seu posicionamento estratgico nos organismos regionais (tipo OTCA ou BID) e internacionais (Banco Mundial, ONU, etc.). Alm disso, as posturas polticas em relao regio amaznica so variadas dentro do prprio aparelho de Estado e podem parecer contraditrias, dando assim, s vezes, uma desagradvel impresso de esquizofrenia por parte do governo. Por outro lado, a internacionalizao dos movimentos sociais, particularmente o movimento ambientalista, se caracteriza tambm pela combinao de interesses e preocupaes locais, regionais e globais, s vezes dicilmente compatveis na prtica.

Pode-se falar, igualmente, de agendas diferenciadas entre os vrios nveis de atuao. As Organizaes no governamentais (ONGs), neste esquema, tm um papel de primeiro plano, sendo elas um dos atores na gesto dos recursos nanceiros e humanos que alimentam o que chamamos de mercado internacional da solidariedade1 (BUCLET, 2004). O movimento socioambiental internacional no homogneo e a exterioridade poltica e cultural das grandes ONGs que atuam na Amaznia por vezes cria atritos importantes com movimentos sociais locais2. Todavia, existe uma grande diferena entre os dois movimentos, precisamente identicados por Bertha K. Becker (2005). No primeiro caso, que envolve os EstadosNaes, estes dispem de um espao institucional legtimo para expressar suas preocupaes em relao defesa da soberania nacional3. No segundo, a questo da soberania nacional no se coloca de maneira clara, e no existe espao para esse debate, isso devido natureza no governamental dos seus atores, cuja legitimidade no est diretamente relacionada com qualquer processo de representao democrtica. A partir do momento que se considera que o Estado ainda existe e tem um papel impor-

1. A expresso mercado da solidariedade refere-se ao espao de concorrncia onde se encontra uma grande variedade de atores sociais, cada um lutando para manter seu posicionamento em relao aos outros, e onde a justicao ltima est ligada ao conceito de desenvolvimento, geralmente sustentvel e universal. 2. Como foi perfeitamente ilustrado por Mac Chapin (2004) a respeito dos conitos de interesse entre as trs BINGOs (Big NGOs) conservacionistas [World Wildlife Fund (WWF), Conservation International (CI) e The Nature Conservancy (TNC)] e as organizaes indgenas amaznicas. 3. Um exemplo disso , por exemplo, o envio, em agosto de 2006, pelo presidente da Cmara, o deputado Aldo Rebelo, de um protesto ocial ao secretrio geral da ONU, Kof Annan, devido a um livro de Pascal Boniface, assessor para assuntos estratgicos, chamado A guerra do amanh, no qual, entre possveis cenrios de guerra futura, ele imagina uma invaso da Amaznia por uma coligao internacional (O GLOBO, 14/08/2006, p.4).

90

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

tante no desenvolvimento do pas, que vai alm do simples enquadramento institucional do liberalismo econmico (e o caso da autora), a falta de questionamento e de clareza em relao soberania nacional dentro da internacionalizao do movimento socioambiental torna-se problemtica. Em particular, as relaes entre as grandes ONGs, representativas do movimento socioambiental, e seus nanciadores internacionais e, sobretudo, a falta de clareza destas relaes, devem ser questionadas. At que ponto as ONGs esto inuenciadas pelas instituies ou organizaes que as nanciam? Qual o grau de autonomia real das ONGs milionrias que gerenciam o dinheiro originrio de fundaes as vezes bilionrias, mais ricas que alguns pases do mundo? Quais so as regras do jogo neste mercado do desenvolvimento, onde o tema da biodiversidade se tornou, em alguns anos, incontornvel? Quais so as exigncias dos nanciadores? Quais compromissos so considerados como aceitveis? Por qu? As ONGs so, no nal das contas, to diferentes das agncias que as nanciam? Quais so as conseqncias destas relaes, s vezes de longo prazo, entre doadores e ONGs? A inuncia mtua? As estruturas organizacionais e o funcionamento se tornam parecidos ou cada parte da parceria mantm suas peculiaridades?

No presente artigo procuramos apresentar elementos de resposta para essas perguntas, tomando como referncia as principais ONGs envolvidas nos debates sobre a biodiversidade na Amaznia. A partir desse caso procuramos entender melhor a dinmica de atuao das grandes ONGs ambientalistas ativas no Brasil, bem como apresentar informaes sobre as organizaes que se colocam como referncia na rea da biodiversidade amaznica, procurando tambm esclarecer a inuncia das suas ligaes internacionais sobre as suas agendas. As ONGs escolhidas para a anlise foram o Instituto do Homem e Meio Ambiente na Amaznia (IMAZON) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia (IPAM). Essa escolha no foi aleatria, ela est relacionada com o fato que essas organizaes so hoje importantes agncias de produo de conhecimento (peritas) nos debates sobre a preservao da biodiversidade Amaznica4. Os resultados apresentados neste artigo so decorrentes de dois anos de pesquisa realizada no quadro de um ps-doutorado no Laboratrio de Gesto do Territrio (LAGET) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob a orientao da Professora Bertha K. Becker.

4. Um exemplo da importncia dessas ONGs pode ser visualizado no papel que elas desempenharam no Projeto de Conservao e Utilizao Sustentvel da Biodiversidade Biolgica Brasileira (PROBIO), desenvolvido pelo Ministrio do Meio Ambiente, que resultou, entre outras coisas, em um trabalho publicado em 2002, intitulado Biodiversidade Brasileira. A particularidade do captulo sobre a Amaznia brasileira vem do fato de ter sido da responsabilidade exclusiva de ONGs. Coordenada pelo Instituto Socioambiental (ISA), participaram da pesquisa: o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia (IMAZON), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia (IPAM), Conservation International Brasil (CI) e o Instituto Sociedade, Populao e Natureza (ISPN), assim como uma rede de entidades da sociedade civil, o Grupo de Trabalho Amaznico (GTA). Em outros termos, podemos dizer que a voz do MMA a respeito da biodiversidade amaznica vem diretamente da percia destas organizaes.

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

91

2. OS PERITOS NO GOVERNAMENTAIS DA BIODIVERSIDADE AMAZNICA

Apresentamos aqui as caractersticas de organizaes consideradas, de fato, pelos poderes pblicos brasileiros como legtimas e competentes no que diz respeito biodiversidade na Amaznia. A ttulo ilustrativo, e como introduo s consideraes elaboradas em seguida, esto aqui apresentados os pers do IMAZON e do IPAM, duas das cinco ONGs mencionadas anteriormente (ver nota 2), que foram elaborados a partir de diferentes dados coletados atravs de vrias entrevistas realizadas ao longo desses ltimos anos e de uma pesquisa bibliogrca (BUCLET, 2004). Consideramos estas duas organizaes, pela suas histrias e caractersticas atuais, como representativas de uma forma nova das estruturas, posicionadas tanto a nvel local quanto nas arenas internacionais, buscando reconhecimento tanto poltico como cientco e, sobretudo, no que interessa mais aqui, ativas no campo do poder nacional.
2.1 Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amaznia (IMAZON)

O objetivo geral do IMAZON entender as transformaes dos ecossistemas orestais e o impacto das polticas setoriais sobre estes ltimos. Concretamente, os pesquisadores do IMAZON elaboram propostas de sistemas de uso sustentvel de recursos naturais, que eles procuram promover atravs de publicaes e da capacitao de estudantes estagirios. Em 2007, com uma equipe de mais de 50 pessoas, aos quais se adicionam numerosos estagirios, o IMAZON realizava quatro tipos de atividades: pesquisa aplicada sobre problemas de uso dos recursos naturais; atividades de consultoria para institui-

es pblicas e participao nos espaos de discusso e negociao; disseminao dos estudos produzidos; e formao cientca e tcnica de estudantes e prossionais. Os principais nanciadores do IMAZON eram, em 2007, a USAID (via projeto com a ONG Instituto Internacional de Educao do Brasil), a Unio Europia, a Fundao Gordon and Betty Moore, a Fundao Packard, a Fundao Avina, a Fundao Ford, a Fundao Hewlett e a ONG Amigos da Terra. O oramento, neste mesmo ano, foi aproximadamente de R$ 8 milhes. A histria do IMAZON mostra a importncia dos recursos humanos e nanceiros internacionais na criao de uma ONG brasileira. O nascimento dessa organizao intimamente ligado a um grupo de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA) de Belm. O instituto foi criado por Christopher Uhl, bilogo americano que estudava, no nal da dcada de 1980, o impacto da indstria madeireira sobre a oresta amaznica. Ele estava integrado quela empresa com um nanciamento da fundao Alton Jones. Devido s diculdades de ordem institucional e cultural com a EMBRAPA, ele resolveu montar uma estrutura independente, o IMAZON. Para realizar esse projeto ele conseguiu uma verba da fundao McArthur, que lhe permitiu comprar a casa que serviu de sede para a ONG e assegurar os seus dois primeiros anos de funcionamento. Outro pesquisador americano, David McGrath, ligado, naquela poca e ainda hoje, ao Ncleo de Altos Estudos da Amaznia (NAEA), unidade de psgraduao da Universidade Federal do Par (UFPA), participou ativamente da fundao do IMAZON. Christopher Uhl voltou em 1997 aos Estados-Unidos e o IMAZON passou a ser

92

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

dirigido por Paulo Barreto, engenheiro orestal que foi, de 1989 at 1995, assistente de pesquisa de Chistopher Uhl, trabalhando no IMAZON em um projeto nanciado pela USAID, de elaborao de cenrios inovadores para a explorao orestal. Em 1996/97, passou dois anos de Master em Cincias Florestais na universidade de Yale, nos Estados-Unidos, e voltou para Belm em 1998, como diretor administrativo do IMAZON. Hoje, a ONG dirigida por Carlos Souza Jr. Este, depois de uma graduao em geologia na UFPA, foi para os Estados-Unidos para realizar um Master em Cincias do Solo com nfase em Sensoriamento Remoto (na Universidade Estadual da Pensilvnia) e um PhD (na Universidade da Califrnia Santa Brbara UCSB, EUA). Ele dirige o IMAZON desde dezembro de 2004. O Imazon funciona atravs de Programas. Dos cinco coordenadores de programas, quatro se formaram fora do Brasil: Paulo Barreto e Carlos Sousa Jr., que coordenam, respectivamente, os programas Cenrios de Ocupao e Monitoramento da Paisagem, Adalberto Verssimo e Paulo Amaral. Adalberto Verssimo, coordenador dos programas Poltica e Economia Florestal e Cidades Sustentveis tem um Master em Ecologia da Universidade Estadual da Pensilvnia (EUA). E Paulo Amaral, coordenador do programa Floresta e Comunidade, realizou um Master em Manejo e Conservao de Floresta Tropical e Biodiversidade, no Centro Agronmico de Investigao e Ensino (CATIE), Costa Rica. Da mesma maneira, os pers dos membros das instncias de deciso e controle da ONG revelam uma conexo estreita com o campo internacional e com os EstadosUnidos em particular. A Assemblia Geral de 2006, composta por 7 pessoas, con-

tava com 2 americanos (Christopher Uhl e David McGrath), 4 brasileiros formados no exterior (Adalberto Verssimo, Paulo Barreto, Paulo Amaral e Luiz Rodriguez Estraviz, Professor de Economia Florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -Esalq/USP-, doutor em Forest Management and Biometrics pela universidade de Georgia - EUA) e um brasileiro com formao universitria no Brasil. Os 6 membros do Conselho Diretor (2006) mostram caractersticas semelhantes: Luis Rodriguez Estraviz, j descrito; Andr Guimares, Diretor Executivo do Instituto BioAtlntica (Ibio), mestre em Agricultural Economics da Cornell University, EUA; Garo Batmanian, atual Coordenador da Unidade de Florestas Tropicais do Banco Mundial, doutor em Ecologia na Universidade de Georgia, EUA; Jos Natalino da Silva, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa), doutor em Engenharia Florestal na Universidade de Oxford, Inglaterra; Maria Jos Gontijo, Diretora Executiva da ONG Instituto Internacional de Educao do Brasil (IEB), formada em Sociologia na UNB, ex-funcionria da State University of New York (SUNY, EUA) e Robert Schneider, americano, Economista do Banco Mundial.
2.2 Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia (IPAM)

A existncia do IPAM o fruto do encontro de duas pessoas, David McGrath e Daniel Nepstad, pesquisadores americanos cujas ligaes com o Brasil so bem anteriores ao seu envolvimento na criao do IPAM. David Gibbs McGrath nasceu em junho de 1952 nos Estados-Unidos, Estado do Connecticut, de um pai diplomata e de uma me funcionria municipal, os dois protes-

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

93

tantes, anglicanos, pouco praticantes. Com 3 ou 4 meses de idade, ele foi com a me para o Japo encontrar seu pai, caram l 3 ou 4 anos e foram para Washington. Alguns anos depois, de 1960 a 1963, moraram em Hong-Kong, antes de voltar para Washington. Quando ele fez 15 anos, em 1967, o pai foi trabalhar no Brasil no Forest Service da diplomacia americana. Ficou 7 anos no Brasil. O pai de McGrath era do consulado e, nesse ambiente, tinha contatos com gente de governos, sindicatos, movimentos, um pouquinho de tudo. Foi assim que o McGrath conheceu o Brasil na sua diversidade (2 anos em So Paulo, 2 anos em Recife e 3 anos no Rio de Janeiro) e se sensibilizou com os assuntos discutidos nos eventos sociais que aconteciam em sua casa:
o meu pai trazia gente para casa, ento eu cava interessado... ainda tenho contatos com pessoas dessa poca... pessoas com quem a gente tinha relaes sociais... Me inuenciou muito... (MCGRATH, 2003).

Depois, foi para a faculdade, estudar em Harvard, dois anos em biologia, mas no gostou muito. Saiu e passou um ano no Brasil, viajando pelo Rio de Janeiro e pela regio amaznica. Resolveu mudar para uma universidade mais progressista, em Arizona, mas tambm no gostou (muito fraco em termos acadmicos, mas interessante para abrir a cabea) e acabou voltando para Harvard, esta vez cursando outra disciplina, chamada de concentrao espacial, em cincias ambientais. Tipo geograa, biologia, antropologia, ecologia, sociologia. Passou depois dois anos fora da faculdade, trabalhando em coisas de construo civil (pintura, carpintaria, jardinagem), nos Estados-Unidos, e resolveu voltar aos estudos e fazer um mestrado em

Arizona, trabalhando sobre o conceito de ambiente e seu papel na geograa no sculo 19, do ponto de vista losco. McGrath terminou o mestrado em 1983 e resolveu voltar ao Brasil e aprofundar o seu conhecimento da Amaznia. Para o doutorado, ele se matriculou na universidade de Madison, no Estado do Wisconsin, e comeou a trabalhar sob a orientao de Bill Denevan, gegrafo que trabalhava na rea amaznica. Foi neste momento que nasceu a idia de desenvolver uma pesquisa na rea de ecologia cultural. Em 1985/86, fez uma primeira pesquisa de campo sobre os regates, em IgarapMirim e Abaetetuba e, depois, continuou a trabalhar no doutorado, mantendo contatos estreitos com o mundo acadmico brasileiro, associado em particular com o Ncleo de Altos Estudos Amaznicos (NAEA). Anos depois, McGrath se mudou para Pensilvnia (Pennstate University), onde conheceu Christopher Uhl, que era professor l, tinha ligaes com a EMBRAPA de Belm e estava envolvido com a fundao McArthur (tinha sido consultado pela fundao McArthur sobre a elaborao do programa). Em 1988, eles elaboraram uma proposta para criar uma ONG na Amaznia e a enviaram para a fundao McArthur. Nesse perodo McGrath terminou o doutorado (em 1989) e passou dois anos ensinando na universidade do Novo Mxico. A proposta foi aprovada pela fundao McArthur e eles criaram o IMAZON em 1990. A idia era fazer um pouco mais do que s projetos, interferir, participar, no projeto de longo prazo, de desenvolvimento sustentvel. Depois de um tempo, eles perceberam que existia uma incompatibilidade de viso. McGrath tinha uma viso poltica e abrangente do papel de uma ONG, orientada para movimentos sociais. O seu par-

94

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

ceiro no tinha esta viso. Por este motivo, McGrath resolveu criar uma outra ONG, o IPAM, com a ajuda de outros colegas, entre eles Daniel Nepstad. Nascido em 1957 nos Estados-Unidos, lho de um pastor presbiteriano e de uma bibliotecria, Daniel Nepstad foi criado na zona rural do Estado de Illinois. Ele passou alguns anos no Texas, um tempo em Chicago (at a quinta srie) antes de se estabelecer por mais tempo (at o nal do colegial) no sudoeste de Michigan, do lado do lago, onde comeou a lidar com bichos, com mata, com pesca. Nepstad fez a graduao em Michigan, e depois comeou a trabalhar em um centro de educao sobre a natureza, uma estrutura privada, tipo ONG. Nesta poca, ele pensava que isso seria a sua carreira. Mas o seu orientador o levou para os trpicos, onde teria se apaixonado pela interao entre o ser humano e a oresta. Foi l, em Porto Rico, em 1983, que ele conheceu Chistopher Uhl, cujo orientador de doutorado era o orientador de mestrado de Nepstad. Conforme o depoimento deste ltimo, Chris Uhl (como a ele se refere), dez anos mais velho, teve grande inuncia sobre sua formao. Nepstad chegou ao Brasil, na EMBRAPA de Belm, em junho de 1984, recm casado, para trabalhar no seu doutorado. As primeiras discusses sobre a criao de uma instituio de pesquisa independente datam de 1985, em Paragominas. Nepstad lembra de uma conversa com Chistopher Uhl sobre o vcuo institucional na Amaznia e a falta de agilidade das grandes instituies de pesquisa e ilustra concretamente porque Chris Uhl resolveu criar uma ONG e

o porqu que dessa ONG (a IMAZON) nasceu outra (a IPAM):


Chris publicou um artigo sobre a conexo entre carne e desmatamento, intitulado O seu bife na Selva5, onde ele tentou avaliar quantas toneladas de mata eram necessrias para produzir um hambrguer de McDonalds. Nesta ocasio, ele deu uma entrevista para um jornalista de Belm, que saiu na capa do jornal O Liberal. Nossos parceiros da Embrapa caram em cima da gente e queriam o nosso pescoo. A gente recebeu ameaas de fazendeiros l no Paragominas [onde eles faziam pesquisa de campo]. Isso teve um efeito muito grande no Chris. E a partir daquele momento, ele recuou um pouco dessa idia de ser ecologista, batendo de frente.

Terminando o doutorado (em ecologia orestal), Nepstad foi para Washington, trabalhar como ativista na rea da ecologia. Ele tinha que decidir entre fazer um ps-doutorado e trabalhar com ONGs:
meu orientador estava quase se aposentando. Ele estava avaliando se a vida dele valeu a pena. Isso me marcou muito. E meu pai se envolveu um pouco no movimento social de direitos civis. Se envolveu um pouco com Martin Luther King. Meus irmos tambm [um irmo que trabalha com recursos humanos em um banco e uma irm pastor presbiteriana, os dois mais velhos do que ele]. Minha famlia toda tinha prosso de ajudar pessoas. Ento me interessei nisso. Passei um ano em Washington, e vi um outro lado da histria: [...] Tem certo tipo de conhecimentos cientcos que entra no processo de tomada de decises e na formao de polticas (NEPSTAD, 2003).

5. Uhl, Christopher and Geoffrey Parker, 1986, Our Steak in the Jungle, BioScience 36(10), 642.

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

95

Foi assim que ele atuou como lobista na National Wildlife Federation, inserido em uma campanha de cinco organizaes para reformar o Banco Mundial e o BID e outras instituies multilaterais. Nesse perodo, observou tambm que havia uma ausncia de informaes de qualidade sobre desmatamento, sobre a Amaznia. Aproveitando esse vazio ele apresentou uma proposta de nanciamento de estudo que foi bancada pelo National Science Foundation, o que lhe possibilitou sair da atividade desenvolvida em Washington. Durante um seminrio, ele dividiu o palco com um grande amigo do seu orientador (Herb Bormann, da universidade de Yale) chamado George Woodwell, que ele considera como um heri pelas suas atividades acadmicas e de militncia, em particular com a criao da ONG Woodshole Research Center (WHRC):
na dcada de 1970, [George Woodwell] juntou os trabalhos dele sobre acumulao de DDT na cadeia trpica, com advogados. E eles conseguiram derrubar o DDT, proibi-lo. Foi na poca de Rachel Carsender, Silence spring, aquele livro sobre txicos. E depois ele pegou energia nuclear, mostrou como ela vai detonando a vegetao. Montou esse conceito de inverno nuclear. Depois atacou a questo do aquecimento global, conveno de clima... sempre ligando cincia com a poltica e a legislao. Quando ele me convidou para ir l com ele, eu resolvi sair de Washington, ir l no Massachusset [onde ca a sede da Woodshole] (NEPSTAD, 2003).

Ele cou quatro meses na WHRC para conhecer as pessoas e depois voltou para morar no Brasil em 1990, por trs anos, em Belm. Foi um momento muito propcio porque era o primeiro ano do progra-

ma ambiental da USAID no Brasil. Nepstad conseguiu uma verba desse programa e foi montando uma equipe. Ele tinha um convnio com a Embrapa e uma sala no NAEA, contando, portanto, com trs bases institucionais para desenvolver suas atividades: o NAEA, a EMBRAPA e o WHRC. Enquanto isso, o IMAZON se tornava uma forma de Think Tank: no estava na frente da poltica, mas estava fornecendo idias e informaes acessveis e com bastante impacto, tomando como referncia o estudo da dinmica da indstria madeireira. Neste contexto, McGrath, que queria privilegiar a gesto de recursos naturais e trabalhar com comunidades, com uma abordagem mais social e envolvendo outra maneira de atuar, resolveu sair do IMAZON e participar da criao de uma outra ONG com Nepstad. Foi assim que nasceu o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia (IPAM), agregando, na sua criao, o programa do Nepstad, realizado no municpio de Paragominas e o de McGrath realizado na vrzea do Baixo Amazonas. Nepstad foi o primeiro presidente do IPAM, passando depois para a funo de coordenador. Um doutorando orientado por ele, Paulo Moutinho, se tornou o primeiro diretor e as equipes dos dois projetos se juntaram para formar o corpo tcnico da ONG: conforme Daniel Nepstad, o IPAM nasceu com 35 pessoas, era um monstro j. Esse monstro contava tambm com a participao de Jos Benatti, advogado de movimentos sociais no Par, que tinha um vnculo muito forte com os movimentos sociais, em particular com o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), e que fortaleceu a diferenciao do IPAM em relao ao IMAZON no sentido de atuao social. A ONG nasceu com quatro programas: ecologia orestal, oresta e comunidades,

96

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

vrzea e polticas pblicas. O nanciador principal sempre foi a WHRC, mesmo que o IPAM seja, segundo os seus responsveis, muito mais independente hoje que no seu nascimento. A maioria dos recursos nanceiros ainda vem atravs da WHRC: Moore Foundation, LBA, National Science Foundation, entre outros. Com mais de 110 funcionrios, o IPAM encontra-se organizado em cinco programas: Biodiversidade, Cenrios para a Amaznia, Floresta e Comunidades, Manejo da Vrzea, Mudanas Climticas e Planejamento Regional6. Cada programa inclui vrios projetos, contemplando diversas reas de conhecimento e atividades de educao e extenso que envolvem treinamento de alunos, professores, pesquisadores, produtores e produtoras rurais. Quatro desses programas so coordenados pelos fundadores, McGrath e Nepstad, Moutinho e Benatti e, como no Imazon, vrios prossionais se formaram ou tiveram experincia prossional nos Estados-Unidos (quer seja em universidades ou integrados como Scholar na WHRC). Em 2006, dentre as 7 pessoas que formavam as instncias de deciso e controle da ONG (Assemblia Geral e Conselho Diretor), encontravam-se 2 estrangeiros e 4 brasileiros formados no exterior: Christine Padoch, antroploga da ecologia, doutora da universidade de Columbia; George Woodwell, eclogo americano, fundador do WHRC; Jean Pierre Leroy, socilogo francs, membro da ONG brasileira Fase; Luis Antonio Martinelli, agrnomo da USP, ps-doutor na Universidade de Washington, EUA; Reynaldo Victoria, agrnomo formado no Canad, fez 2 ps-doutorados nas universidades de Washington e

Califrnia (UC-Davis) e Stephan Schwartzman, antroplogo americano, co-diretor e senior scientist do Programa Internacional do Environmental Defense Fund (Washington), doutorado da universidade de Chicago. O stimo membro era formado no Brasil e era brasileiro. *** As histrias destas duas ONGs ilustram as ligaes internacionais desses (novos) atores sociais envolvidos na percia sobre a biodiversidade. Essas mesmas ONGs que no momento tm a legitimidade necessria, ou, pelo menos suciente, para representar a voz ocial do governo no que diz respeito biodiversidade na Amaznia. Isto no signica que elas tenham o monoplio da expertise, mas simplesmente que elas ocupam uma posio dominante neste campo. Mesmo encontrando, no workshop iniciador da publicao do MMA, numerosas instituies pblicas de pesquisa e universidades, foram as ONGs, e somente as ONGs, que tiveram a responsabilidade da redao do captulo sobre Amaznia. Os percursos individuais e a anlise institucional das ONGs mostram a sua estreita ligao uma com a outra: circulao interna das pessoas, nanciamentos compartilhados, publicaes conjuntas, so elementos que revelam a consolidao desta rea prossional como um campo sociolgico, campo de concorrncia onde existem lutas para o controle de recursos e dos processos de denio das regras do jogo, local e internacional. A reunio dessas ONGs em torno de um projeto comum emblemtica da con-

6. ver www.ipam.org.br

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

97

solidao da identidade socioambiental, cujas razes sociais esto para buscar na histria da formao dessas estruturas: apoio nanceiro de agncias ecumnicas europias, em particular no caso do ISA; participao com coletivos como ABONG, Rede Brasil ou FBOMS; presena do GTA, porta-voz das populaes amaznicas. Estas ONGs se constituram tal como as estruturas a partir das quais aconteceu o encontro de ideologias polticas vindas do marxismo e da teologia da libertao com inquietaes ambientais, aqui abordadas do ponto de vista quase exclusivamente cientco. Esta cristalizao foi possvel somente com a injeo de capitais (humanos, nanceiros, mas tambm simblicos) internacionais, principalmente americanos, conseguidos atravs de pessoas. Observam-se, nas trajetrias das pessoaschaves dessas organizaes, lgicas de importao e exportao da percia ambiental. A internacionalizao do campo da percia ambiental, cujas ONGs estudadas aqui so o vetor ideal, parece, em ampla medida, semelhante ao processo de formao e consolidao do mercado internacional da percia econmica ou da percia em direitos humanos. Estes mercados tm os seus centros nos pases do Norte, mas especicamente nos campus das universidades norte-americanas. Todos colaboram com a mdia e se tornam cada vez mais competitivos7. Verica-se, no caso brasileiro, a mesma tendncia identicada em Washington, onde grandes ONGs encontram-se fortemente vinculadas com instituies internacionais (Banco Mundial, FMI, etc.). De um lado, as ONGs so usadas por burocratas de ministrios de menor fora poltica (como o caso

do Ministrio do Meio Ambiente), que tm interesse em criar alianas para adquirir peso nas negociaes governamentais internas. Por outro lado, o jogo do mercado (e, com certeza, um forma de desejo de poder) incentiva as ONGs em aceitar as aproximaes, facilitadas pela proximidade dos percursos individuais em termos de educao, formao e trajetria prossional. Este fenmeno se encontra na circulao em mo dupla dos indivduos entre ONGs e instituies pblicas, como ilustrado em 2003 pela integrao no MMA de vrias personalidades do mundo das ONGs: Marcelo Marquesini (Greenpeace); Flvio Montiel da Rocha (Greenpeace e consultor do WWF); Tasso Rezende de Azevedo (Instituto de Manejo e Certicao Florestal e Agrcola - Imaora); Joo Paulo Capobianco (que fundou a Fundao SOS Mata Atlntica da qual foi diretor executivo e foi coordenador e membro do Conselho diretor do ISA); Marijane Lisboa (10 anos no Greenpeace) e, last but not least, Mary Helena Allegretti (presidente do IEA), reconduzida por Marina Silva na direo da Secretria de Coordenao da Amaznia, depois substituda por Muriel Saragoussi (Fundao Vitria Amaznica). Os recursos internacionais investidos nas ONGs colocam-se tambm como condicionantes para o acesso s responsabilidades. Os brasileiros devem validar sua formao em instituies internacionais, principalmente nos Estados-Unidos, e em determinadas reas de conhecimento (biologia, ecologia, etc.) para conseguir vagas na direo das ONGs. O capital universitrio internacional funciona aqui como um direito de entrada no mercado da percia no governamental.

7. Ver Dezalay e Garth (2002).

98

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

Estes elementos so formas concretas da inuncia do campo internacional no espao nacional. Eles so caractersticos da nossa poca e da modernidade nas relaes entre pases, entre regies, entre os espaos local e global. A complexidade das nossas sociedades encontra-se nestas dinmicas aqui reveladas, mas que seriam provavelmente encontradas em outros campos de estudo. No nosso caso, a sensibilidade econmica, cultural e geopoltica do assunto relacionado (a biodiversidade na Amaznia) impe ir mais alm na anlise das dinmicas locais/globais encontradas no campo de ao das ONGs. disso que trata a segunda parte deste artigo.
3. AS ONGS E O CAMPO INTERNACIONAL

As ONGs existem porque elas respeitam as lgicas estruturais do mercado do desenvolvimento, constitudo de ofertas e demandas. As ONGs so um dos atores que participam deste mercado, bem como as agncias governamentais, nacionais, bi ou multilaterais, as fundaes ou as organizaes internacionais. Todos os atores devem justicar a sua existncia e, neste objetivo, vender e comprar produtos (que tm a forma de projetos, programas, discursos e idias, conceitos, tcnicas, etc.) (FAUGRE, 2001). A realidade , obviamente, mais complexa e trata-se aqui de uma viso um pouco simplicada das coisas, mas que tem o mrito de evidenciar a existncia de obrigaes ligadas ao campo do desenvolvimento, obrigaes freqentemente negadas nos discursos dos experts-militantes (DUMOULIN, 2004) envolvidos. As ONGs devem adaptar-se a estas obrigaes para manter a sua posio no mercado. A questo colocada a de saber at que ponto esta adaptao pensada e transforma

os seus objetivos e aes. Em outros termos, at que ponto elas so instrumentalizadas pelos seus nanciadores. Segundo os discursos e escritos ociais produzidos pelas prprias ONGs, a questo rapidamente resolvida: a liberdade de ao total. No entanto, os testemunhos dos prossionais de ONGs, mais do que os dos seus responsveis ou criadores, revelam claramente a inuncia do jogo de mercado sobre as ONGs. De um lado, verica-se que a importao da lgica de trabalho dominante (a lgica do projeto) atravs das transferncias nanceiras representa uma maneira muito eciente de reproduo institucional e de disseminao de valores dos nanciadores. As ONGs brasileiras, adaptando-se lgica do projeto (adaptao facilitada pela circulao internacional dos indivduos), assimilaram alguns conceitos e valores originrios das agncias de cooperao internacional, inclusive o vrus pragmtico que dene as aes em termos de objetivos singulares e cronogramas controlveis. Resistem a este enquadramento, mas no podem fugir a ele, e tendem a fazer da necessidade virtude. (FERNANDES; PIQUET CARNEIRO apud MENDES, 1999, p.27). fundamental guardar em mente que a ajuda ao desenvolvimento no simplesmente feita de transferncias de recursos nanceiros: estas ltimas so acompanhadas por idias, valores e conceitos, cujas ONGs adotam e traduzem do seu jeito. A generalizao de um modo de trabalho privilegiando o pragmatismo se traduz por mudanas muito concretas no que diz respeito ao tipo de ao elegvel para os nanciamentos e s maneiras de concretizar os objetivos anunciados. Por exemplo, vrios testemunhos relatam a diculdade cada vez maior, neste incio de sculo, de nanciar atividades polticas como a educao popu-

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

99

lar ou a capacitao de lideranas, enquanto, nos anos 1970, este tipo de atividade estava dentro das agendas dos nanciadores. As obrigaes ligadas ao mercado do desenvolvimento so, por outro lado, freqentemente pouco explcitas e os agentes pertencentes s ONGs no tm necessariamente a conscincia de se submeter a elas. O acesso aos recursos nanceiros funciona muito por mecanismos de licitao (tender, ou call for proposal), o que tem a grande vantagem de delimitar claramente o tipo de ao elegvel aos nanciamentos. Grandes programas governamentais (como o PPG7), agncias bi ou multilaterais (como a Comisso Europia ou USAID) denem com muita preciso as atividades susceptveis de ser nanciadas e as temticas prioritrias correspondentes s suas agendas. s ONGs no resta, nestes casos, outra opo que simplesmente adaptar-se a essas agendas. Em alguns casos, quando uma ONG brasileira recebe recursos via uma ONG estrangeira, os recursos so usados simplesmente para realizar o projeto da ONG estrangeira, que, na escala da parceira, pode ser considerada como nanciadora. Porm, dentro destas obrigaes, as ONGs dispem de uma certa liberdade de ao. Na maioria do tempo, trata-se de manter atualizada a contabilidade, mandar relatrios nanceiros e de atividade e receber de vez em quando visitas de avaliao. , portanto, perfeitamente possvel cumprir estas obrigaes guardando certo controle das atividades efetivamente realizadas. Os projetos de ONGs resultam, tambm, da interpretao de uma realidade observada por seus criadores, segundo, obvia-

mente, seus prprios valores e normas de anlise. Devemos, de fato, fazer a diferena entre os estrangeiros (as pessoas originria de outros pases ou regies do Brasil) e os brasileiros que tiveram uma experincia no exterior (ou em outra regio do Brasil) e adquiriram capitais potencialmente valorizveis. Porm, em todos os casos, o que desperta o desejo de transformar a realidade observada , antes de qualquer coisa, um olhar feito de distncia analtica, adquirida atravs de uma variedade de fatores, inclusive a exterioridade revelada no nosso estudo. A este desejo adicionase freqentemente um gosto e uma afeio para o modo de vida das populaes locais, que so, de fato, exticos. A exterioridade traz aos indivduos capitais adicionais que compensam a perda (relativa) de conforto e, na maioria dos casos, salrios mais baixos do que no setor privado: descoberta turstica e cultural, valorizao pessoal imediata (ser estrangeiro uma distino em si, no sentido de Bourdieu8, que pode s vezes trazer vantagens ou favores), aumento do poder aquisitivo, esperana de valorizao da experincia; em suma, razes implcitas que fazem parte das motivaes dos experts-militantes para investir nas ONGs. Para os brasileiros com capital internacional, o processo no diferente, salvo as compensaes, que tocam mais no ganho de poder local do que no prestgio ligado qualidade de ser estrangeiro. Nas duas situaes, o contedo do projeto de desenvolvimento vem de fora do espao de ao e responde em primeiro lugar aos desejos daquele(s) que o elabora(m).

8. Ver Bourdieu (1979).

100

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

Percebe-se ento que a questo aqui colocada relativa fronteira entre o espao local (e nacional) e o espao internacional. As ONGs, se tornando agentes legtimos na elaborao e acompanhamento das polticas pblicas locais, e sendo estreitamente ligadas com o campo internacional, so partes integrantes das redes de redistribuio do poder em escala global. Contudo, no foi sempre assim. As estruturas associativas que deram origem as atuais ONGs no tinham as caractersticas adequadas para entrar ocialmente no campo do poder, ou, pelo menos, a legitimidade delas vinha precisamente do seu carter alternativo. A prossionalizao das ONGs relativamente recente. ISA, IPAM, IMAZON ou ISPN mostram um lado altamente prossionalizado que hoje uma condio para existir e manter sua posio no mercado internacional do desenvolvimento. Esta prossionalizao faz parte, tambm, dos elementos trazidos, direta ou indiretamente, com os nanciamentos internacionais. Ao contrrio do que poderamos pensar em relao cultura associativa e militncia, as ONGs so bem organizadas internamente e a hierarquia geralmente muito bem denida. As ONGs so, hoje em dia, pelo menos para aquelas que interessam aqui (isto reconhecidas como peritos na rea da biodiversidade), estruturas prossionais bem distantes dos agrupamentos de idealistas sonhadores dos anos 1970. Mesmo se ainda existem algumas ONGs um pouco folclricas todas aquelas que tm recursos, visibilidade e poder de inuncia (em outros termos, as que participam da governana democrtica), so formal e racionalmente organizadas. As ONGs tm um estatuto jurdico de associao civil e, geralmente, apresen-

tam uma estrutura interna clssica composta por vrias instncias, como, por exemplo, uma assemblia geral, um conselho diretor, um conselho scal, uma diretoria executiva e uma coordenao geral. Em alguns casos, sobretudo no caso de pequenas ONGs, as instncias de controle so ctcias e existem somente no papel. No caso das ONGs estudadas aqui, a estrutura administrativa rigorosa e os conselhos diretor e scal agrupam personalidades do setor e podem ter uma responsabilidade importante no andamento das atividades. Estas ltimas so geralmente divididas em vrios programas ou departamentos, cada um sendo dirigido por uma pessoa. Nota-se que os membros das instncias de controle e scalizao so freqentemente as mesmas que dirigem os departamentos. Cada departamento composto por peritos, tcnicos ou agentes, ou ainda por pesquisadores ou engenheiros, que podem ser acompanhados de voluntrios e/ ou estagirios. Nota-se tambm que trabalhar em uma ONG no necessariamente um trabalho de tempo integral. comum, em particular nas ONGs de pesquisa (BUCLET, 2002), encontrar pessoas com outras ligaes empregatcias. Um caso freqente o de pesquisadores da universidade pblica ou de centros de pesquisa que encontram nas ONGs a possibilidade de envolver-se em uma causa, ampliar o seu campo de ao e, eventualmente, ganhar um dinheiro extra, trabalhando como consultor. O modo de funcionamento das ONGs adaptou-se s transformaes do mercado do desenvolvimento e, em particular, ao surgimento do terceiro setor como forma de terceirizao das responsabilidade do Estado para a sociedade civil (BUCLET, 2004). Essa dinmica se concretizou com um maior investimento nas tc-

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

101

nicas de interveno, com a denio de indicadores de resultados e impactos e com a elaborao de estratgias de marketing, visando assegurar o elemento-chave da legitimidade das ONG: a visibilidade institucional no campo do poder (poltico e cientco; nacional e, sobretudo, internacional) e na mdia. A prossionalizao encontrase tambm na mudana dos pers das pessoas trabalhando nas ONGs, a percentagem de pessoas com formao superior aumentando sensivelmente. A proximidade das ONGs com as instituies pblicas, as universidades e, cada vez mais, as grandes empresas tem conseqncias sobre as suas estruturas e modo de funcionamento. Elas tendem a parecer com os que lhe so prximos e, sobretudo, a se tornar semelhantes. Algumas se consideram quase como holdings. Outras parecem mais centros de pesquisa, consultorias ou instituies pblicas de assistncia social. Existem hoje prossionais de ONGs, formaes universitrias ad hoc, livros especializados na gesto de projetos, captao de recursos ou outros aspectos das atividades das ONGs, e, claro, numerosos sites na Internet dedicados ao terceiro setor. A prossionalizao tal que algumas podem ser consideradas como agncias privadas em competio umas com outras no mercado do desenvolvimento (HULME; EDWARDS, 1997). Mesmo se as atividades realizadas ainda so, na maioria dos casos, sustentadas por uma viso poltica do seu ambiente de atuao, cada vez mais claro que as ONGs realizam uma boa proporo de suas atividades segundo lgicas de mercado. Elas devem ser competitivas, cuidar da sua imagem e desenvolver vantagens comparativas para manter uma posio no mercado das aes de desenvolvimento. Em contato com as instituies pblicas

e as organizaes internacionais de um lado, e com as populaes desfavorecidas e entidades de representao de grupos sociais do outro, a posio de intermedirio uma das caractersticas principais do funcionamento das ONGs. Porm, sem ser um representante democrtico eleito nem ter os recursos das instituies pblicas, esta postura, sozinha, no basta para conferir poder de ao, ainda mais porque os grupos ou movimentos sociais esto cada vez mais organizados para poder expressar-se sem essa intermediao. A capacidade de ao e a existncia mesmo das ONGs dependem do reconhecimento social das populaes com as quais elas trabalham e da sua autonomia em relao aos poderes locais; em suma, da sua legitimidade. Devemos questionar esta ltima, pois qualquer grupo de pessoas pode criar uma ONG e participar (competir) nos processos de captao de recursos pblicos. Sem autonomia econmica, as ONGs somente podem existir inserindo-se na cadeia de nanciamentos do mercado internacional da solidariedade. Sem legitimidade poltica, elas devem adquirir o reconhecimento local investindo no mercado local da representao. no processo de enfrentar estas obrigaes que acontece o re-investimento local dos recursos conseguidos no campo internacional, e com eles valores e modos de pensamento.
3.1 Origem dos nanciamentos

curioso constatar que existem poucos trabalhos e anlises sobre os nanciadores do mercado do desenvolvimento, e ainda menos sobre as relaes destes com as ONGs. Fora as avaliaes ou relatrios relativos a projetos especcos, nos quais as relaes entre ONGs e nanciadores so s

102

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

vezes mencionadas, no se encontra praticamente nenhum trabalho de pesquisa sobre esta questo. ainda mais surpreendente porque, pelo contrrio, encontramse numerosas anlises das relaes entre as ONGs e os seus alvos. Sem questionar o interesse de tal ou tal abordagem, verdade que o aspecto espordico, a distncia geogrca e o lado burocrtico que caracteriza as relaes ONGs/nanciadores dicultam consideravelmente o seu estudo, enquanto a ligao entre as ONGs e o seu pblico-alvo constitui um campo de pesquisa muito mais atraente qualquer projeto de desenvolvimento mostra desenvolvedores e benecirios em um contexto especco, o que o torna nico, e as dinmicas sociais que resultam disso tm a grande vantagem de ser, em geral, geogracamente localizadas, o que torna o seu estudo mais fcil e mais barato. Os recursos nanceiros de origem internacional representam a maior parcela dos oramentos das ONGs. Eles vm de fundos pblicos (as agncias multilaterais ou bilaterais) ou privados (agncias ecumnicas, fundaes e ONGs internacionais), como destacamos nos prximos pargrafos. Organizaes e instituies multilaterais esto muito freqentemente na origem de fundos que transitam por vrios caixas: os das ONGs internacionais, das consultorias internacionais, das instituies pblicas brasileiras ou ainda de fundaes privadas como, por exemplo, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), que administra os recursos do Global Environment Facility (GEF). Trata-se em particular do grupo do Banco Mundial, da Unio Europia, dos diferentes programas das Naes Unidas ou do Banco interamericano (BID). Instituies pblicas bilaterais: Caso das agncias nacionais de cooperao. Elas

nanciam diretamente numerosas ONGs. No que diz respeito Amaznia, nota-se a importncia dos investimentos das agncias americana (USAID), alem (GTZ e DED), inglesa (DFID). Tambm presentes, mais com investimentos de menor porte, a cooperao japonesa (JICA), holandesa, italiana, francesa, austraca e norueguesa. Essas agncias podem tambm participar de programas e projetos sem nanciar diretamente ONGs. Todavia, a participao de ONGs nos projetos de cooperao freqentemente um dos requisitos para a liberao dos fundos. Nesta categoria, contamos tambm com organizaes pblicas bilaterais temticas, como, por exemplo, o Fundo Francs para o Meio Ambiente Mundial (FFEM). Fundaes estrangeiras. Estruturas criadas a partir de um patrimnio privado para um objetivo bem denido, geralmente ligado lantropia e/ou ao progresso (do homem, cientco, tecnolgico...). So freqentemente ligadas s universidades ou centros de pesquisa, que recebem verbas para realizar os seus projetos. Apesar das coisas mudarem muito rapidamente em funo das mudanas estratgicas das fundaes, podemos citar, como as mais ativas na Amaznia brasileira, as americanas Moore, Ford, McArthur, Inter-Americana, Kellog, Rainforest, Hewlett, a alem Konrad Adenauer e a sueca Avina. As ONGs internacionais so estruturas associativas que solicitam a solidariedade privada e/ou captam recursos originrios das outras fontes (instituies pblicas multilaterais e bilaterais, fundaes privadas, agncias ecumnicas) para realizar os seus projetos na Amaznia. A maioria das organizaes chamadas de ONG na Europa executa projetos nos pases em desenvolvimento. Elas podem executar direta-

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

103

mente os projetos mas, na maioria das vezes, elas trabalham com ONGs locais. Isto se explica por razes metodolgicas (implementao das atividades mais fcil, legitimidade local, insero institucional...) e tambm estratgicas, para cumprir as exigncias dos doadores (como, por exemplo, no programa de co-nanciamento da Comunidade Europia9). As organizaes ecumnicas, na sua maioria europias, so geralmente consideradas como ONGs. Elas so particularmente ativas nas reas tradicionais de ajuda social e de educao, na conscientizao dos trabalhadores, tanto nas periferias urbanas como na zona rural. Elas so exclusivamente agncias de nanciamento, o que as diferencia das ONGs, que geralmente se consideram tambm operadores de projetos. O principio de base a transferncia de recursos originrios da solidariedade (principalmente crist) dos pases ricos para as populaes carentes. Algumas das mais ativas na Amaznia so ICCO (Organizao Interecclesistica para o Desenvolvimento em Cooperao, Holanda), PPM (Po Para o Mundo, alem), Cordaid (Holanda) ou Christian Aid (Inglaterra).
3.2 Os nanciadores tm agendas e estratgias especcas

Cada agncia de nanciamento tem as suas especicidades. Por exemplo, USAID oferece nanciamentos exclusivamente pa-

ra consrcios de ONGs; a agncia japonesa JICA condiciona as verbas pela participao de uma instituio pblica nos projetos propostos; a agncia canadense orienta as suas aes para temticas ligadas ao ser humano e procura nanciar somente pequenos projetos; a cooperao norueguesa (NORAD) s trabalha com projetos relacionados aos povos indgenas; enquanto a agncia inglesa DFID orienta as suas aes em torno de dois temas: governana e pobreza. Poderamos multiplicar os exemplos e apresentar tambm as estratgias e prioridades de nanciadores que no so diretamente ligados a Estados-Nacionais, mas no adiantaria muito para a nossa argumentao. O importante que todos os nanciadores tm agendas prprias e orientam os seus recursos segundo temticas especcas, que nem sempre batem com as necessidades identicadas pelas ONGs candidatas para receber esses recursos. Portanto, os nanciadores seguem orientaes temticas e regras de trabalho denidas segundo as suas prioridades. Estas ltimas so, obviamente, mais ou menos ligadas a questes geopolticas. No caso das agncias bilaterais, evidente que as prioridades so ligadas a uma variedade de interesses do pas de origem, inclusive, obviamente, interesses geopolticos. No caso de agncias multilaterais, as agendas so tambm inuenciadas pelos atores dominantes nessas agncias. Para os nan-

9. Existe um grande numeroso de ONGs internacionais que nanciam ONGs brasileiras. Por exemplo, existia, em 1998, mais de 50 ONGs suecas que nanciam projetos no Brasil (PERROULAZ, 1998, p. 341). Na Amaznia, as mais visveis so The Nature Conservancy (Estados-Unidos), Conservation International (Estados-Unidos), WHRC (Woods Hole Research Center, Estados-Unidos), les Amis de la Terre (Holanda) ou WWF (World Wildlife Fund, Sucia).

104

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

ciadores privados, as prioridades j no so to claramente ligadas a interesses geopolticos, sendo que eles denem com mais independncia as suas agendas (porm, para conseguir os seus recursos, eles devem tambm seguir as regras do mercado). No caso das fundaes privadas e as organizaes ecumnicas, o vnculo com os interesses nacionais no direto, o que as coloca como nanciadores mais independentes face ao jogo geopoltico. Isso no signica, entretanto, que elas no possuam suas prprias estratgias e agendas especcas, em consonncia com a posio que ocupam no mercado da solidariedade. Apesar das diferenas metodolgicas e das especicidades das agendas, observase uma relativa homogeneidade ideolgica entre os nanciadores. Notam-se duas tendncias no que diz respeito ao nanciamento das ONGs no mundo: primeiro, a procura cada vez maior em nanciar o desenvolvimento com recursos privados no lucrativos, associados com a ajuda pblica; segundo, a procura de recursos pblicos internacionais, europeus ou multilaterais (COMMISSARIAT GNRAL DU PLAN, 2002). Estas duas tendncias encontram-se tambm no caso das ONGs brasileiras. A primeira particularmente adaptada no caso das ONGs inseridas no mercado da percia, o acesso a nanciamentos privados internacionais em particular os das fundaes americanas sendo s vezes a base da sua existncia (como no caso do IMAZON e do ISPN, criadas com um nanciamento da fundao McArthur). Existe globalmente um discurso muito forte sobre a necessidade de fortalecer a sociedade civil organizada, sobre a importncia da sua participao no seu prprio desenvolvimento e nos projetos das ONGs em particular, sobre a urgncia de pre-

servar o meio ambiente (no sentido amplo) atravs do desenvolvimento sustentvel integrado e ampliado. Neste objetivo, torna-se urgente, segundo as agncias que tm autoridade, aplicar com prioridade o que conveniente chamar de boa governana, isto , o bom exerccio da autoridade poltica, econmica e administrativa para gerir um territrio. Trata-se ento de descentralizar as responsabilidades e apoiar a governana local, de integrar a promoo dos direitos humanos no conceito de desenvolvimento sustentvel e de capacitar e autonomizar a sociedade civil, legitimamente representada pelas ONGs, intermedirias entre os cidados e as instituies pblicas. A era do desenvolvimento em co-gesto j chegou, ONG e doadores internacionais liderando o movimento, sob o olhar passivo do Estado-Nao. Os nanciamentos seguem orientaes que dependem das tendncias do momento no mercado internacional da solidariedade (BUCLET, 2004), que so baseadas sobre conceitos, freqentemente resumidos a uma palavra (buzz-words), ou expresses, geralmente mal denidas e sempre polmicas (desenvolvimento sustentvel, boa governana, desenvolvimento participativo, cidadania, etc.). A integrao desses conceitos nos programas e projetos denidos nas instituies e organizaes que lutam para manter sua posio neste campo de concorrncia se combina com a circulao de recursos humanos e nanceiros entre os diferentes atores para homogeneizar as prticas. Os atores envolvidos no campo do desenvolvimento, adotando a engenharia ortodoxa do desenvolvimento (metodologia, lgica projeto, etc.), passam por um processo de isomorsmo normativo bem conhecido da sociologia das organizaes (ENJOLRAS, 1998, p. 232) O resul-

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

105

tado que ONGs, fundaes, organizaes comunitrias, agncias bilaterais usam os mesmos conceitos, idias e ferramentas, mesmo sem concordar sobre o seu signicado - o bom uso do mal-entendimento (DARNTON, 1985, p. 93). Elas tendem, assim, a ser parecidas. As temticas dominantes que direcionam os nanciamentos internacionais mudam com o tempo e reetem as idias dominantes no campo do desenvolvimento, resultados dos conhecimentos e conceitos produzidos pelas instituies internacionais e nos espaos onde se discutem as modalidades concretas da cooperao internacional: fundaes, think tanks, universidades e ONGs internacionais. Assim, mesmo quando os fundos que chegam nos caixas das ONGs brasileiras no so originrios de agncias internacionais, as orientaes temticas no escapam s idias dominantes, cuja adoo , para os outros atores, uma questo de sobrevivncia no seu segmento de mercado10. Em particular, as ONGs dos pases ricos recebem, na sua grande maioria, recursos das agncias internacionais. Quando elas dependem da solidariedade privada, elas devem seguir as correntes dominantes para assegurar uma ampla adeso coletiva o caso da Greenpeace emblemtico: a sua independncia em relao s empresas ou governos tem como contrapeso a sua dependncia em relao visibilidade na mdia. Da mesma forma, as fundaes privadas so muito prximas das instituies dominantes no seu pas. Originalmente, elas so, na sua maio-

ria, ligadas a grandes fortunas e contam nos seus conselhos de administrao com grandes nomes do capitalismo mundial. As fundaes americanas, atravs das suas razes culturais e nanceiras, fazem parte integrante do establishment americano, promotor histrico da noo mesmo de desenvolvimento basta lembrar o Ponto IV do discurso de presidente Truman em 1949 (RITS, 1996, p. 121-132). Seria errado limitar os argumentos na dominao dos nanciadores sobre as ONGs. claro que o uxo de dinheiro constitui um suporte eciente para a importao/exportao de normas e conceitos. Porm, as idias, e com elas as pessoas, circulam nos dois sentidos, numerosas fundaes e grandes ONGs sendo consideradas como parceiros incontornveis para as instituies do desenvolvimento. No caso brasileiro, podemos ilustrar este ponto pela integrao no Banco Mundial, como especialista em Desenvolvimento e Sociedade Civil, de Zez Weiss, gura emblemtica da sociedade civil organizada brasileira, antiga diretora executiva da ONG Misso Criana. Nesse mesmo sentido, Dezalay e Garth apontam o novo pragmatismo de John Clark, antigo diretor da poltica de desenvolvimento na OXFAM, que integrou depois o Banco Mundial, enquanto diretor adjunto da unidade Banco MundialONG. Depois de ter sido crtico das instituies do desenvolvimento, John Clark est hoje convencido das vantagens de uma colaborao mais estreita entre as ONGs e

10. Como ilustrao deste ponto podemos ressaltar a quase ausncia de projetos visando a preservao da fauna e do trco silvestre na Amaznia. Longe de demonstrar a fraca importncia do tema, esta ausncia se explica facilmente se considerarmos o domnio do Programa Piloto de Proteo das Florestas Tropicais (PPG7) no seio das organizaes e instituies ligadas ao desenvolvimento regional.

106

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

o Banco Mundial. Segundo Clark, a estreita colaborao deve permitir s ONGs:


ter um respaldo maior e mais exibilidade, alm de se livrar da sua bagagem ideolgica para as primeiras. [...] as ONGs no vo melhorar se as suas crenas no se ancoram na realidade econmica e se elas no procuram as lies positivas e negativas a ser tirada dos programas do Banco Mundial e das prticas inspiradas pela ortodoxia das teorias do desenvolvimento (DEZALAY; GARTH, 2002, p. 293).

4. CONCLUSO

Estas anlises insistem sobre os aspectos tcticos das operaes de relaes pblicas no Banco Mundial, notando que elas dividem o campo dos adversrios bem como instauram uma forma de contra-fogo ideolgico. Elas tendem, todavia, a esquecer o fato de que mesmo os mais irredutveis oponentes do Banco Mundial so induzidos, pela lgica mesmo da sua luta [aqui tambm, podemos acrescentar, por isomorsmo] a emprestar as armas do adversrio. Ademais, como estes oponentes tm freqentemente origens sociais e percursos prossionais muito vizinhos, a semelhana das estratgias diminui os efeitos deste pragmatismo ideolgico (DEZALAY; GARTH, 2002, p. 293). importante acrescentar que a dinmica apresentada aqui no tem a menor vocao universal. Existem grandes diferenas entre ONGs e entre fundaes. Seria perigoso generalizar de maneira abusiva. Acreditamos que a aproximao, tanto no seu funcionamento como no seu posicionamento ideolgico, entre as grandes ONGs internacionais e os seus nanciadores vericada. Tambm claro que a sensibilidade de vrias ONGs e o seu papel na formao das opinies mundiais cam muito diferentes daqueles das agncias de nanciamento.

Os resultados apresentados aqui revelam alguns elementos que permitem avanar no entendimento das modalidades de participao das ONGs socioambientais no mercado internacional da biodiversidade. Em primeiro lugar, o panorama dos nanciadores das ONGs ativas na Amaznia brasileira mostra a grande variedade das fontes estrangeiras de nanciamento. O exame das fontes de nanciamentos das ONGs revelou cinco tipos de nanciadores: as organizaes e instituies multilaterais, as agncias bilaterais de cooperao, as fundaes privadas, as ONGs internacionais e as organizaes ecumnicas. Nota-se uma importncia particular das organizaes e instituies multilaterais, freqentemente na origem, direta ou indireta, dos recursos dos outros tipos de nanciadores (em particular das ONGs internacionais). Esta importncia se encontra nos volumes de recursos repassados e tambm no poder de inuncia dos outros atores. A variedade dos nanciadores se reete nas suas estratgias, seguindo prioridades relacionadas a interesses especcos. Todos os nanciadores tm agendas prprias. Os seus recursos so dirigidos para temticas e espaos geogrcos especcos, algumas regies ou bioma sendo considerados prioritrios. Estas orientaes no correspondem necessariamente s agendas das ONGs, o que pode dar lugar a negociaes e/ ou conitos. A ligao entre as agendas dos nanciadores e as questes geopolticas ligada proximidade com os poderes pblicos do seu pas de origem. Existem obviamente grandes diferenas entre agncias bilaterais, que, basicamente, trabalham para o governo do seu pas, e fundaes privadas.

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

107

Apesar das diferenas e especicidades dos nanciadores, observam-se tendncias gerais e uma certa homogeneidade nas metodologias e nas temticas de atuao. O nanciamento das ONGs se faz atravs de recursos privados no lucrativos associados com a ajuda pblica e com recursos pblicos internacionais, europeus ou multilaterais. Por sua vez, a circulao de recursos humanos e nanceiros entre os diferentes atores do mercado do desenvolvimento participa da homogeneizao das prticas segundo a ortodoxia do desenvolvimento. Trata-se de um processo de isomorsmo normativo que resulta na divulgao e aceitao dos mesmos conceitos, idias e ferramentas pelas ONGs, fundaes, organizaes comunitrias e agncias bilaterais. Este processo se verica tambm para os nanciadores os mais distantes das fontes de produo das idias dominantes. Face diversidade das ONGs e multiplicidade dos nanciadores, as relaes entre ONGs e nanciadores no podem deixar de ser variadas. O tipo de nanciador, as caractersticas da ONG (em particular o seu tamanho, o nmero e a natureza dos seus nanciamentos), o tipo de projetos, a histria da ligao com o nanciador, ou ainda o montante dos nanciamentos, so variveis que inuenciam essas relaes. Mesmo se os testemunhos e as discusses encontrados nos fruns virtuais especializados mostrem bem a centralidade da captao de recursos na gesto das

ONGs, parece que o acesso s linhas de nanciamento seja relativamente fcil para quem conhece as regras do mercado. Ademais, o respeito destas regras e dos contratos rmados com o nanciador garante, em geral, a permanncia do uxo de recursos; muitas ONGs trabalham com os mesmos nanciadores desde muitos anos, e freqentemente desde a sua criao. Esta regra no vale para todos os casos, mas comum observar casos de delidade nas relaes ONG/nanciador, a conana entre pessoas sendo o elemento central desta relao. Na sua imensa maioria, as relaes entre ONGs e nanciadores so relaes baseadas sobre um contrato temporrio, relativo a um projeto descrito com maior ou menor riqueza de detalhes. O contrato especica vrios elementos que podem originar conitos, como as regras contbeis, as normas de scalizao, o cronograma, etc. O que diferencia um contrato do outro, fora do contedo programtico, o grau de liberdade possudo pela ONG para sua execuo. Alguns nanciadores so famosos para ser extremamente rigorosos sobre os critrios de atribuio das verbas. Outros j so mais exveis11. Uma vez conseguidos os nanciamentos, as ligaes que se criam com agncias como a Comunidade Europia ou USAID so principalmente burocrticas e administrativas, as modalidades de controle de qualidade sendo geralmente bem denidas no contrato rmado. Em outros casos, como as agn-

11. Por exemplo, alguns nanciadores autorizam a ONG aplicar os recursos repassados enquanto estes no so utilizados (a assim podem obter ganhos com a aplicao no mercado nanceiro desses recursos); outros autorizam o pagamento de impostos nacionais com os recursos repassados; alguns contratos prevem um reajuste anual em funo da taxa de cambio, outros no.

108

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

cias ecumnicas, as relaes so mais baseadas na conana, ligada a uma relao individual ou uma comunidade cultural12. A respeito das relaes de conana existente entre ONG e nanciador, podemos dizer o que segue. Observamos que mais fcil trabalhar no mercado do desenvolvimento, como em qualquer mercado, com pessoas que tm uma cultura parecida e que possuem laos sociais rmados aps anos de conhecimento. As facilidades de comunicao e a comunidade cultural e de interesse diminuem as incertezas dos nanciadores e as probabilidades de defeito. Portanto, e isso um ponto importante, a questo da conana central para os nanciadores porque ela ligada ao controle dos recursos nanceiros e humanos investidos. O fato de ter uma pessoa de conana uma vantagem considervel para preservar um controle do investimento e maximizar as chances de rentabilidade (sucesso das aes, visibilidade miditica, efeitos multiplicadores, etc.). Enm, h que se ressaltar que a cultura do nanciador inuncia consideravelmente a natureza das relaes que se criam com as ONGs. Os nanciadores que tm o objetivo geral de apoiar a sociedade civil se baseiam sobre a sua prpria imagem da sociedade civil, transposta para o local de implementao da ao13. Como ressalta Jude Howell:

a dependncia externa em relao aos nanciadores [...] questiona a autonomia e a autodenio da sociedade civil. Atravs da formao prossional, as exigncias contveis, o estabelecimento de procedimentos e de normas de funcionamento, os nanciadores tm uma forte inuncia sobre a agenda do desenvolvimento, mas tambm sobre as orientaes e a raison dtre da sociedade civil. Criando representaes locais, as ONGs do Norte reproduzem organizaes na sua imagem, criando formas de clones cujas prioridades, interesses e estruturas so denidos do exterior(HOWELL, 2000, p.20).

As nossas pesquisas revelaram tambm que o papel atribudo pelos nanciadores s ONGs na sociedade depende da sua origem cultural e, conseqentemente, geogrca. Observa-se uma distino entre um modelo americano, pluralista, e um modelo europeu, mais corporativista. O primeiro inuenciado por uma cultura poltica marcada pela competio entre os participantes; o papel da sociedade civil de facilitar um uxo constante de pedidos de cidados para o governo, cada grupo devendo ser o melhor para valorizar as suas reivindicaes14. Assim
na tradio liberal, as administraes americanas e canadenses inserem diferentes lobbies privados, sejam eles (tnicos, categoriais, religiosos, de negcios, associativos...) como parte integrante dos processos decis-

12. Por exemplo, ONGs criadas e dirigidas por padre ou ex-padres tm uma certa facilidade para se relacionar com agncias crists. Da mesma maneira, as ONGs dirigidas por cientistas americanos ou por brasileiros formados nos Estados-Unidos se tornam os parceiros favoritos das fundaes americanas. 13. Mesmo nas situaes em que a iniciativa vem de ONGs locais, vericamos que as reivindicaes, valores, discursos que tm uma chance de passar no nvel internacional, de pesar nas decises e, nalmente de se impor, so aqueles que cabem na catequese neo-liberal (POULIGNY, 2001, p.14). 14. Um imobilismo de Estado aparece se o Estado incessamente solicitado por um grande nmero de demandas diferentes, at conituais. Um outro risco de ver os interesses dos poderosos melhor representados do que os dos fracos.

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

109

rios. Quando se trata de negociar a nvel internacional, isto tem conseqncias concretas: de longa data, as delegaes desses dois pases contam, por exemplo, com representantes de ONGs. Nesse esquema, nas negociaes internacionais, as ONGs representam claramente o ponto de vista dos seus pases, e elas so vistas como tal pelos outros. Antes disso, as arbitragens que foram feitas seguiram as leis do mercado, isto a lei do mais forte. Enm, as prticas de lobbying das ONGs americanas no tm nada a ver com aquelas das europias e elas contratam, alis, lobbyistas prossionais que podem passar de um setor para outro (HOWELL, 2000, p.18).

No segundo modelo, mais europeu, os cidados so reunidos em coletivos representativos (as corporaes) que negociam com o Estado; a sociedade civil deve ento representar o interesse dos cidados e negociar para satisfazer esses interesses15 (BLAIR, 1997, p. 29-30). Assim,
na Frana, seguindo a tradio republicana, os governantes, representantes do povo, devem fazer a sntese das diferentes vozes expressadas na sociedade. No muito diferente do modelo do prncipe que, depois de ter escutado os sujeitos, se retira para deliberar sozinho. Isso explica porque os polticos franceses demoraram a abrir mais amplamente as portas dos ministrios para essas vozes e que, mesmo quando eles se esforaram neste sentido, como o caso hoje no Ministre des affaires trangres, eles se sentem atacados quando contestada a sua pretenso ao monoplio da deciso e da arbitragem (POULIGNY, 2001, p. 18-19).

A pluralidade e a diversidade dos nanciadores representam a segurana de sobrevivncia/autonomia das ONGs. Quando o nmero de nanciador grande, a dependncia da ONG em relao a cada um fraca. Isto tem conseqncias sobre a sua postura poltica, na medida em que ela pode se autorizar a entrar em conito com um nanciador sem botar em perigo o seu funcionamento. Podemos dizer que seu poder de negociao se refora na razo direta do maior nmero de nanciadores que possui. A literatura que existe sobre os nanciadores revela que, na verdade, a dependncia simtrica: os nanciadores tambm enfrentam diculdades para encontrar receptadores das suas verbas. As ONGs que tm um grande nmero de nanciadores e conhecem bem o funcionamento do mercado podem se permitir, at certo ponto, ameaar deixar o seu parceiro em caso de exigncias consideradas abusivas, em particular relativas a controles e obrigaes administrativos. Alguns nanciadores encontram-se, assim, refns de certas ONGs porque no encontram estruturas com caractersticas adequadas para o seu investimento. Algumas ONGs podem, nesse caso, aproveitar de nichos de mercado, abusando s vezes da sua posio. comum, para ONGs muito procuradas, recusarem propostas de nanciamentos: algumas ONGs do Sul:
at mandam de volta o dinheiro para o seu remetente, quando este ltimo se mostra dominador demais. Mais freqentemente, nos pases onde vrias fontes de nanciamento so disponveis, elas boicotam os doadores considerados burocrticos demais.

15. O risco aqui de ver aparecer uma dependncia parasitria mtua e uma rigidez impedindo as inovaes (sobretudo se o interesse da corporao aparenta-se a aquele dos membros dominantes).

110

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

Todas querem um doador que escute, que tome o tempo de aprender, e que deixe uma margem de manobra suciente, revela Lisa Bornstein, pesquisadora na Universidade do Natal (frica do Sul). Outras ONGs do Sul, que se contentam de uma relao mais contratual, insistem para que o dinheiro chegue a tempo e que o doador no mude as suas prioridades ou os seus mtodos de controle durante o projeto, como acontece freqentemente demais (DEMENET apud RUBIO, 2002, p.100).

Apesar disso, a grande maioria das ONGs so extremamente dependentes dos seus nanciadores. s vezes, mesmo grandes ONGs como o IPAM dependem de um ou poucos nanciadores (Woodshole Research Center, no caso do IPAM). Conseqentemente, as relaes que existem entre nanciadores e ONGs so baseadas sobre um intercmbio desigual. Um depende muito mais do outro. A desigualdade das relaes aparece quando se aprofunda um pouco o assunto com os responsveis de ONG. Estas relaes desiguais so pouco visveis porque elas no so explcitas. Isso se explica em grande parte porque a cultura associativa no combina bem com esta realidade: a ONG, representante da sociedade civil organizada deve ser independente, autnoma, livre de constrangimentos, agindo para o bem de todos e no seu nome prprio. Nas comunicaes ociais e nos comentrios sobre as ONGs, no se encontram rastros de relaes de conitos com os nanciadores. Alis, as primeiras reaes dos responsveis de ONGs a respeito desta questo so sistematicamente aquelas de negar qualquer dominao dos seus parceiros. nas conversas com responsveis de setores ou com militantes menos acostumados com a retrica e a cultura das

ONGs, e na observao do funcionamento interno das ONGs, que aparecem elementos que relativizam os discursos ociais. Globalmente, o poder de inuncia dos nanciadores sobre os projetos realizados pelas ONGs aparece sem ambigidades. Esta dominao se faz no primeiro lugar com a denio das regras do jogo no mercado do desenvolvimento, em particular no que diz respeito s temticas prioritrias e na denio dos contratos rmados, duas reas controladas pelos nanciadores. Porm, a dominao se revela tambm de maneira mais sutil, atravs do processo de isomorsmo institucional, que tende a uniformizar as ONGs e a padronizar o seu funcionamento segundo a ortodoxia do desenvolvimento. Esse resultado levanta a questo da ligao entre o campo do desenvolvimento e a ortodoxia econmica neoliberal (ser que ainda existe uma concepo do desenvolvimento que no seja neoliberal?) e, mais especicamente no que diz respeito a nossa pesquisa: quais so os fatores que inuenciam as agendas dos nanciadores, em particular das fundaes americanas? Obviamente, a resposta j deve integrar um elemento chave: a geopoltica.

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

111

Nota sobre o autor


Benjamin Buclet pesquisador, vinculado ao Institut de Recherche pour le Dveloppment (IRD) - Frana. E-mail: bbuclet@gmail.com

responsabilit?. Lusotopie, v.9, Les ONGs en lusophonie Terrains et dbats. Paris: Karthala, 2002. ______. Le March International de la Solidarit: les Organisations non Gouvernentales en Amazonie Brsilienne. 2004. 445 f. Tese (doctorat/Sociologie) CRBC/EHESS, Paris. 2004. CHAPIN M., 2004, A Challenge to Conservationists. In: World Watch. Vision for a Sustainable World, XVII-6, 12/2004. COMMISSARIAT GNRAL DU PLAN. LEtat et les ONG: pour un partenariat ecace. Rapport du groupe vers une nouveau partenariat entre les organisaitons de solidarit internationale et les pouvoirs publics, Paris: Commissariat Gnral du Plan, 2002. DARNTON, Robert. Dialogue a propos de lhistoire culturelle. Entretien avec Pierre Bourdieu et Roger Chartier, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 59, p.8693, Paris: Seuil, 1985. DELER, Jean-Pierre et al (Orgs.). ONG et dveloppement; socit, conomie, politique. Paris: Karthala, 1998. DEZALAY, Yves; GARTH, Bryant G. La mondialisation des guerres de palais. La restructuration du pouvoir dtat en amrique latine, entre notables du droit et chicago boys, Paris: Seuil, 2002. DUMOULIN, David. ONG transnationales et experts dans le dbat dmocratique: bioprospection et savoir indigne au Mexique, Problmes dAmrique Latine, n. 54, Automne, p. 95-122, 2004 (co-escrito com Jean Foyer) ENJOLRAS, Bernard. Comment expliquer la prsence dorganisations but non lucratif dans une conomie de march?: lapport de la thorie conomique, Paris: Revue franaise dconomie, Volume X, 1, 1995.

Referncias Bibliogrcas
ABREU, Marcelo de Paiva (Org.). A ordem do progresso, cem anos de poltica econmica republicana 1889-1989. Rio de Janeiro: Campus, 1990. BECKER, Bertha K. Geograa poltica do desenvolvimento sustentvel. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. ______. Novos rumos da poltica regional: por um desenvolvimento sustentvel da fronteira Amaznica. In: BECKER, B; MIRANDA, M. (Orgs.). Geograa poltica do desenvolvimento sustentvel. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. ______. Geopoltica da Amaznia. Estudos Avanados, Braslia, v. 19, n. 53, p. 71-86, jan./abr. 2005. BLAIR, Harry. Donors, Democratisation and Civil Society: Relating Theory to Practice, dans. In: HULME, David; EDWARDS, Michael. NGOs, States and Donors. Too close for comfort?. New York: St. Martins Press, 1997. BOURDIEU, Pierre. La distinction, critique du jugement social. Paris: Les ditions de Minuit, 1979. BOURDIEU, Pierre. Questions de sociologie. Paris: Les ditions de Minuit, 1984. BUCLET, Benjamin; LEROY, Jean-Pierre. Entre movimento social e terceiro setor. As ONGs busca de sua identidade. In: VIEIRA, I. et al (Orgs.). Boletim do Museu Paraense Emlio Goeldi: Amaznia: Mercado e Globalizao no Terceiro Milnio, MCT, Belm, v. 18, n. 2, 2002 (srie Antropologia). BUCLET, Benjamin. Les exprimentations des ONGs en Amazonie: quel pouvoir pour quelle

112

Revista Ps Cincias Sociais vol. 6, n12, 2009

FAUGRE, Elsa. Regard sur la culture dveloppementiste: reprsentation et effets non intentionnels, document de travail n. 20. Paris: Gret, 2001. HOWELL, Jude. Making Civil Society from the Outside - Challenges for Donors, The European Journal of Development Research vol. 12 (1) : 3-22, 2000. HULME, David; EDWARDS, Michael. NGOs, States and Donors. Too close for comfort? New York, St. Martins Press, 1997. MCGRATH, David. Entrevista. [24 de novembro, 2003]. Belm. Entrevista concedida a Benjamin Buclet. MENDES, Luis Carlos Abreu. Visitando o Terceiro Setor (ou parte dele). Texto para discusso, Braslia, n. 647, 1999. NEPSTAD, Daniel. Entrevista. [21 de novembro, 2003]. Belm. Entrevista concedida a Benjamin Buclet. PERROULAZ, Grard.Comparaison internationale des ux daide prive: faits et chiffres. In: DELER, J.P. et al. ONG et dveloppement: socit, conomie, politique. Paris: Karthala, 1998. POULIGNY, Batrice. Lmergence dune socit civile internationale? Processus, acteurs, enjeux. Paris: Working Paper du CERI, 2001. RITS, Gilbert. Le dveloppement: histoire dune croyance occidentale. Paris: Presse de Sciences Po, 1996. RUBIO, Franois. Les ONG, acteurs de la mondialisation, problmes politiques et sociaux , n. 877-878, 2 aot 2002, Paris: La documentation Franaise, 2002. UHL, Christopher; PARKER, Geoffrey. Our Steak in the Jungle, BioScience 36(10), 642, 1986.

Recebido em: 15/11/09 Aprovado em: 25/01/10

Os peritos no governamentais da biodiversidade amaznica e seus nanciadores internacionais

113

Vous aimerez peut-être aussi