Vous êtes sur la page 1sur 3

[DIGITE O NOME DA EMPRESA] MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO

Sade e bem estar das crianas: uma meta para educadores infantis em parceria com a famlia e profissionais da sade.
Fichamento de citao direta.

Aluna: Luciane Graziele Bergue Albino.


Especializao em Educao Infantil

Fichamento de citao direta que analisa o papel do professor, da famlia e dos profissionais da sade, sobre a promoo do bem-estar e da sade para crianas da educao infantil.

SADE E BEM ESTAR DAS CRIANAS: UMA META PARA EDUCADORES INFANTIS EM PARCERIA COM AFAMLIA E PROFISSIONAIS DA SADE.

01

MARANHO. Damaris Gomes. A sade e bem estar das crianas: uma meta pra educadores infantis em parceria com familiares e profissionais de sade. damaranhao@uol.com.br

Este texto prope uma reflexo com os professores de Educao In fantil e profissionais de sade sobre o direito de todas as crianas sade e ao bem-estar... (PG. 01). A importncia de considerarmos a promoo da sade e bem estar das crianas como uma responsabilidade das instituies educativas em parceria com familiares e servios de sade comea pela aceitao do fato de que impossvel cuidar e educar crianas sem influenciar ou ser influenciado... (PG. 01). As instituies de educao infantil que possibilitam que as crianas interajam e tenham acesso a aprendizagens significativas e cuidados profissionais de boa qualidade so possibilidades inegveis de promoo do desenvolvimento integral e relaes sociais saudveis. (PG 01) ... preciso definir e descrever critrios e formar professores para identificar as situaes e seguir as recomendaes tcnicas para incluso e excluso temporria... (PG.02). ... requer que os gestores planejem, organizem e dem continuidade formao de sua equipe, por meio de parcerias com os pr ofissionais do servio de sade local. (PG.02). O cuidar e educar da primeira infncia comea pela criao de um ambiente facilitador aqui entendido como um espao e as relaes nele estabelecidas , da constituio saudvel da pessoa. (PG.03). As crianas aprendem a cuidar de si ao serem cuidadas. (PG.04). O cuidado cotidiano das crianas permeado pelas aes pedaggicas uma prtica profissional do professor de educao infantil e requer que ele se aproprie de conhecimentos e desenvolva competncias com base nas cincias biolgicas e humanas... (PG. 07). ... implica planejar, organizar e manter um ambiente desafiador para as aprendizagens e simultaneamente acolhedor e seguro. (PG.07). ... cada creche e pr-escola, ou um grupo delas em determinada regio, tenha um supervisor de sade que seja responsvel tcnico pela elaborao de recomendaes que orientem a ao dos professores... (PG.09).

A sade e o bem-estar das crianas dependem da articulao dos cuidados realizados no domiclio com aqueles realizados no contexto da creche e pr-escola... (PG.10). A tentativa de integrar a ao de cuidar de educar uma tarefa difcil, sobretudo quando a sociedade contempornea desvaloriza os atos de cuidados corporais... (PG.11). Para isto, o professor precisa contar com apoio dos gestores e coordenadores que se responsabilizem pelas parcerias com os servios de sade locais e programas de formao continuada. (PG.12).

Vous aimerez peut-être aussi