Vous êtes sur la page 1sur 4

XIV Encontro Anual da ABEM

Belo Horizonte, 25 a 28 de outubro de 1 2005

As implicaes psicolgicas e musicais da iniciao leitura ao piano Liliana Pereira Botelho Universidade do Estado de Minas Gerais Uemg/ Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/ Allegretto Centro de Musicalizao Infantil Ncleo Villa-Lobos de Educao Musical, Belo Horizonte, MG botel68@uol.com.br

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo da leitura musical ao piano sob duas abordagens diferentes e complementares: a leitura como uma habilidade e a leitura como conhecimento musical. As Teorias da Gestalt e do Construtivismo so utilizadas para entender a leitura como uma habilidade especfica, complexa e integrada em seus aspectos visuais, auditivos e psicomotores, os quais, relacionados s atividades de performance musical. O Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979) utilizado para focalizar a leitura como conhecimento musical cognitivo, resultado de uma compreenso progressiva da sintaxe do discurso musical. As duas abordagens da leitura musical so tambm utilizadas para analisar uma proposta de ensino de piano, o livro Piano Brincando Atividades de apoio ao professor vol. I (FONSECA e SANTIAGO, 1993). O trabalho tambm descreve como as atividades do livro possibilitam a integrao da habilidade com o conhecimento musical, como performance expressiva e proficiente.

Falar em leitura musical pode parecer um tanto contraditrio num momento em que os caminhos levam a uma viso mais abrangente do fazer musical, na qual, a experincia com a msica se d atravs das modalidades de composio, apreciao e performance. Essas modalidades, cada qual com suas particularidades e contribuies, alm de proporcionarem uma experincia musical mais holstica e consistente, se mostram como janelas, atravs das quais, o desenvolvimento da compreenso musical pode ser investigado (FRANA, 2000, p.58). Essa viso, estruturada atravs do modelo C(L)A(S)P de SWANWICK

(1979), ainda traz questionamentos quanto nfase dada a determinadas atividades, como por exemplo, o treinamento e assimilao de elementos da tcnica pianista, a leitura musical, entre outros, tornando a experincia musical fragmentada.

A fragmentao do fazer musical uma tendncia ainda detectada no ensino instrumental. No caso do ensino do piano, isto pode ser demonstrado por algumas propostas, nas quais, o primeiro contato com a msica se d atravs da leitura, abordada como uma mera decodificao de smbolos, tornando-se assim, uma prtica rida e sem significado musical. A experincia musical baseada na explorao do instrumento, na improvisao, no tocar de ouvido ou por imitao negligenciada em prol da prtica da leitura, onde o mais relevante

2 a aquisio de conceitos, a alfabetizao musical. Felizmente, essas propostas vm perdendo terreno medida que o ensino de piano se volta para essa viso mais abrangente, na qual a leitura inserida no fazer musical como parte do processo de desenvolvimento musical e no como indicativo do mesmo, como demonstra este trabalho.

Neste trabalho, a leitura foi abordada a partir da teoria da Gestalt e do Construtivismo. Estas, atravs de suas leis e conceitos, possibilitam a demonstrao dos mecanismos utilizados pelo indivduo na leitura ao piano. Ou seja, como ele percebe, identifica, reconhece e modifica estruturas para construir a sua habilidade de ler, e conseqentemente, o seu conhecimento musical. Ao integrarmos as duas teorias no contexto da leitura, observamos que estas possuem termos anlogos. Por exemplo, uma escala ascendente tocada no piano definida como um esquema auditivo (Construtivismo) ou simplesmente, uma gestalt.

Por envolver aspectos psicolgicos como os esquemas visuais, auditivos e motores, a leitura ao piano se mostra uma atividade complexa, prescindindo assim, de uma abordagem sistemtica. Essa abordagem visa inserir a leitura no fazer musical, o qual envolve a vivncia dos elementos da msica, como tambm, a sistematizao da mesma. Essa vivncia demonstrada no ensino de piano atravs da improvisao, do tocar de ouvido ou por imitao, as quais permitem trabalhar os esquemas envolvidos na leitura, facilitando a assimilao de conceitos vivenciados nessa etapa. O conhecimento desses aspectos envolvidos na aquisio da leitura possibilita a busca de recursos para promover o desenvolvimento da mesma.

Somente uma abordagem sistemtica da leitura no possibilita o seu desenvolvimento, pois ela envolve um aspecto ainda mais relevante que o discurso musical. Em relao experincia musical, a leitura sempre vista como uma prtica rida e pouco prazerosa para os alunos. Isso pode acontecer devido sua complexidade, gerada pelos aspectos que ela envolve, como reconhecer esquemas auditivos e visuais, como tambm, a habilidade tcnica necessria para uma performance fluente.E esta a principal questo deste trabalho: possibilitar uma prtica de leitura musicalmente consistente e expressiva, cuidando para

3 que os aspectos acima citados sejam levados em considerao. Isto pode ser possvel atravs de uma abordagem integrada das modalidades do fazer musical (fator relevante na aquisio de esquemas necessrios leitura), como tambm da escolha de um repertrio tecnicamente e musicalmente acessvel ao aluno, proporcionando assim, uma experincia expressiva e prazerosa.

As questes acima citadas so contempladas na anlise do livro Piano Brincando atividades de apoio ao professor vol. I (FONSECA e SANTIAGO, 1993). Quanto abordagem psicolgica, o livro demonstrou uma alternncia entre as propostas, sendo que a etapa de vivncia (grafia livre, coordenao motora, ritmo, contato com o instrumento) tem uma nfase no Construtivismo e a etapa de sistematizao (ordenao de notas, leitura relativa e absoluta), enfatiza a Gestalt. As atividades de vivncia, com exceo das do Captulo I, j abordam as questes envolvidas na leitura como a simultaneidade e sucesso na partitura, a associao grfica e motora do movimento sonoro, de uma maneira concreta.

Quanto abordagem pelo modelo C(L)A(S)P, o livro demonstra uma abrangncia da experincia musical, passando por todas as modalidades, com nfase na modalidade de habilidades tcnicas (S). Apesar dessa predominncia, o aluno tem a oportunidade de vivenciar a msica de maneira criativa e expressiva, como acontece na atividade Criando climas.

A proposta do livro demonstra a relevncia de uma fundamentao terica na abordagem dos contedos, para que os mesmos sejam experimentados de forma condizente com o processo de desenvolvimento do indivduo. Ou seja, que ele possa vivenciar e sistematizar esse conhecimento. Observamos tambm que h uma preocupao com o caminho percorrido at sistematizao, onde so valorizados a criatividade, a expresso e o aspecto ldico da experincia com a msica.

Esse trabalho ressalta a importncia de se oferecer uma experincia integrada e musicalmente rica para que o aluno chegue leitura absoluta. Aps vivenciar a msica de uma forma expressiva e consistente, ele ser capaz de alcanar um nvel de interpretao na

4 leitura, tornando-a uma atividade expressiva. Assim, ele compreender o papel desta em relao ao discurso musical.

BIBLIOGRAFIA: BOTELHO, Liliana P. As implicaes psicolgicas e musicais da iniciao leitura ao piano. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. Dissertao de Mestrado. CAMPOS, Dinah M. S. Psicologia da aprendizagem. 25.ed.Petrpolis: Editora Vozes, 1997. CAMPOS, Moema C. O piano: instrumento de livre expresso. Rio de Janeiro: Conservatrio Brasileiro de Msica, 1989. Dissertao de Mestrado. FONSECA, Maria Betnia P; SANTIAGO, Patrcia F. Piano Brincando: atividades de apoio ao professor. Vol.I. Livro do aluno,1993. __________________________________________. professor. Vol.I, 1993. Piano Brincando livro do

__________________________________________. Piano Brincando: histria de um livro. In:MusicaHoje, Belo Horizonte, n.2, p.97-100, 1994. FRANA, Maria Ceclia C. Composio, performance e audio na educao musical. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais,1995. Monografia. _____________________. Composing, performing and audience-listening as symetrical indicators of musical understanding. University of London Institute of Education, 1998. Tese de Doutorado, PhD. _____________________. Performance instrumental e educao musical: a relao entre a compreenso musical e a tcnica. In: PerMusi, Belo Horizonte, v.1, p. 5262, 2000. MATUI, Jiron. Construtivismo: teoria construtivista scio-histrica aplicada ao ensino. So Paulo: Editora Moderna, 1995.

Vous aimerez peut-être aussi