Vous êtes sur la page 1sur 2

BRUNO, Leonardo (Conde Loopeux). Explicado o capitalismo para os marxistas bocs. (Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=nSO2cwPq88&hd=1>.

Acesso em: 11 de setembro de 2013).

Ficho, neste texto, um vdeo do Conde Loopeux, intitulado Ensinado o Capitalismo para um Marxista, em que o autor inicia refutando a posio assumida pelo remetente de um e-mail, no qual se identifica como Marxista no comunista. Ele (remetente) transforma o marxismo numa espcie genrica de socialismo, quando, na verdade, justamente o contrrio, o marxismo uma especificidade do gnero chamado socialismo. Segundo Lopeux, impossvel ser marxista negando seu aspecto finalstico, o comunismo. Marxismo apenas uma face do socialismo, a vertente socialista identificada, sobretudo, pela proposio do comunismo, o socialismo cientfico, que prope o materialismo histrico, cujo desfecho inevitvel ser o comunismo. No h possibilidade de algum ser socialista marxista no comunista. Pose-se ser socialista no marxista. Um dos posicionamentos crticos mais comuns tomados por um marxista contra o liberalismo econmico, que Marx cunhou como capitalismo, o de que, no sistema liberal, apesar da produo abundante de bens de consumo, a distribuio desses bens no democrtica. Trata-se, na verdade, de um raciocnio ilgico. A produo em abundncia de bens de consumo, necessariamente, implica na sua disponibilizao de forma mais barata no mercado; o que reza a lei da oferta e da procura. Um dos melhores exemplo prticos do acima discutido o temos na questo da telefonia no Brasil. No h muito tempo, nos anos 90, telefone era um bem de consumo restrito s classes alta e mdia alta. A privatizao do sistema telefnico resultou no aumento de produo dos artigos do gnero e, consequentemente, no barateamento dos mesmos. Um segundo argumento contra o capitalismo o de que ele no elimina o problema da fome, aqui, eles partem do pr suposto de que a humanidade antes do capitalismo sempre se alimentou bem. Na verdade, a regra histrica da humanidade a fome: a fome sempre foi o elemento constante da histria. E isso se deveu a incapacidade de produo em larga escala da era pr industrial. Qual era a expectativa

de vida do ingls do sculo XVIII, na Inglaterra pr-industrial? Uma comparao entre a classe pobre de hoje e a classe pobre pr-industrial revela o quanto essa acusao furada. A fome diminuiu, historicamente; ainda um fenmeno comum em pases onde foram aplicados projetos socialistas. A maior crise de fome da histria da humanidade no foi uma crise natural, mas sim provocada; resultou da coletivizao forada da agricultura por Mao Tse Tung, 1959, na China, custou a vida de 30 milhes de chineses. A tributao, prtica incentivada por Marx, cujo objetivo principal fortalecer o Estado e enfraquecer a iniciativa privada, deixa o empresariado brasileiro na mo da Receita Federal. Conseqncia imediata: quanto mais imposto, menos dinheiro na mo da sociedade, menor poder de consumo e de investimento, maior desemprego e maior dependncia do Estado, que um pssimo administrador. O capitalismo, menor interferncia do estado na economia, barateia o custo de produo. Qual o percentual do rendimento do brasileiro destina-se a impostos? Esse percentual exatamente o valor que ele paga pelos servios pblicos maus prestados. Numa sociedade de livre mercado, com esses servios privatizados, ele pagar pelos servios, porm por servios de qualidade.

Vous aimerez peut-être aussi