Vous êtes sur la page 1sur 27

16:06-01

Edio 1
Industrial & Marine Engines

pb

Alternador e bateria
Descrio de funcionamento Descrio de servio

N da pea 1 588 830

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

100812

ndice

ndice
Descrio de funcionamento
Generalidades ........................................................... 3 Equilbrio de carga ................................................... 3 Ciclagem................................................................... 4 Sulfatao ................................................................. 4 Alternador................................................................. 5 Lmpada de carga..................................................... 5 Conexes (Ligaes) ................................................ 6 Rotor......................................................................... 7 Diodos ...................................................................... 8 Alternador................................................................. 9 Instrues especiais .................................................. 9 Clculo da capacidade do alternador...................... 10 Freqncia .............................................................. 12 Teste de carga......................................................... 13 Comprimento da escova ......................................... 15 Rotor....................................................................... 15 Estator..................................................................... 16 Diodos .................................................................... 17 Bateria .................................................................... 18 Substituio e limpeza............................................ 18 Estado de carga....................................................... 19 Nvel de leo .......................................................... 19 Carga das baterias................................................... 20 Partida (Arranque) auxiliar .................................... 22 Aquecedor de baterias ............................................ 23 ................................................................................ 24 ................................................................................ 26 ................................................................................ 27

Descrio de servio

Diagnstico de falhas (avarias) Transmisso por correia Especificaes

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Bateria, Equilbrio de carga

Descrio de funcionamento
Generalidades
Alguns motores ou agregados tm um nvel considervel de equipamento com um consumo de corrente alto. essencial que a capacidade do alternador seja adaptada ao consumo em questo. Se a capacidade do alternador for muito baixa, a vida til da bateria ser debilitada, causando possveis dificuldades de partida (arranque).

Equilbrio de carga
O alternador deve ser capaz de lidar com os requisitos de corrente e fornecer uma carga excessiva de, pelo menos, 10 A. Em princpio, as baterias so intencionadas para ligar o motor. Um equilbrio de carga incorreto significa que o consumo mximo est sendo providenciado pelas baterias. Isso resultar na vida til reduzida da bateria e possveis dificuldades de partida (arranque). H essencialmente duas circunstncias que so prejudiciais s baterias: sulfatao e ciclagem, carga e descarga repetitiva.

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Ciclagem, Sulfatao

Ciclagem
Toda vez que uma bateria descarregada, sua expectativa de vida til encurtada, mesmo se for recarregada subseqentemente. Uma bateria, dependendo do seu modelo, capaz de resistir entre 100 e 200 ciclos de grandes descargas e recargas. Se esta descarga e recarga acontecer muitas vezes, a cobertura do cabo nas placas se soltar, reduzindo a capacidade da bateria e, na pior das hipteses, fazendo curto-circuito em uma das clulas.

Sulfatao
Se a bateria no puder ser recarregada completamente aps a descarga, ela sofrer eventualmente de sulfatao. Mesmo uma bateria deixada parcialmente carregada por um perodo longo pode sofrer de sulfatao. Se isso acontecer, o metal usado para as placas positiva e negativa ser convertido em sulfato de chumbo e reduzir a densidade do cido da bateria. Se uma bateria for deixada nesse estado por algum tempo, os cristais de sulfato de chumbo se ligaro, especialmente na placa negativa. Este o caso em que a bateria ento sulfatada. Se a continuao da sulfatao for permitida por um tempo suficiente, no ser possvel verificar seu progresso atravs da recarga. A bateria ser abastecida de gs, o que significa que a corrente s reduzir a gua para hidrognio e oxignio. A capacidade da bateria ficar ento permanentemente debilitada.

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Alternador, Lmpada de carga

Alternador
O alternador tem trs enrolamentos do estator e funciona em trs fases. Os enrolamentos do estator podem ser conectados tanto em estrela como em tringulo. A corrente alternada sendo gerada nos condutores de trs fases enquanto o rotor gira deve ser retificada para carregar a bateria. Isso feito com uma ponte de diodos. O regulador de tenso garante que o alternador fornea a tenso de sada correta. Este um conjunto de regulador de transistor e escovas que no ajustvel.
F1 F1

F2 F2 F3
101122
101120

F3

Enrolamentos do estator, conectados em tringulo, alternador de 90 A


F1 F1

F2

0
F2 F3

F3

Enrolamentos do estator, conectados em estrela, alternador de 65 A

Lmpada de carga
A lmpada deve apagar quando o motor ligado. Se a lmpada permanecer ligada, isso significa que o alternador no est carregando. A lmpada a seguir ligada massa atravs da conexo (ligao) D+ do alternador ao DF-. Veja tambm Alternador e bateria, Descrio de servio

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Conexes (Ligaes)

Conexes (Ligaes)

W:
Sinal de rotao do motor, freqncia. Alguns sistemas no motor ou agregado usam o alternador para ler a rotao do motor. A freqncia dependente da quantidade de plos no alternador. Designao no esquema eltrico: W Nota: Este sinal no utilizado em motores com GMS.

D+
Lmpada de carga. Apaga a lmpada de carga fornecendo uma tenso inversa. Acende a lmpada ligando ela massa e proporciona corrente de campo ao rotor na partida (arranque). Designao no esquema eltrico: 61

BB+
Motor de partida (arranque) e positivo da bateria. Alimenta consumidores de corrente do motor e carrega a bateria. Designao no esquema eltrico: 30 Massa. Observe que a conexo (ligao) isolada a partir da carcaa (alojamento) do alternador nos motores ou agregados com alternadores bipolares adaptados conforme o acordo ADR. Designao no esquema eltrico: 31

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Rotor

Rotor
O rotor de um alternador compreende dois pedaos de metal na forma de garra, plos norte e sul, que envolvem um enrolamento de excitao. Esse fixado em um eixo. O enrolamento de excitao recebe corrente contnua dos diodos de excitao atravs dos anis deslizantes para magnetizar os plos norte e sul. Um alternador de 8 plos tem, respectivamente, oito plos norte e sul.

O rotor tem tubulaes (tubagens) do campo magntico que se estendem dos plos norte at os plos sul. Os anis deslizantes so fornecidos pela D+ at DF- atravs das escovas de carvo. A corrente do campo regulada com o regulador de tenso para prevenir que a tenso do alternador exceda aprox. 28 V quando a rotao do motor aumenta. Esta regulagem atingida pela ligao massa de DF-.
D+

DF

A corrente de carga gerada nos enrolamentos de fase do estator quando a corrente flui pelo rotor enquanto est girando. A corrente alternada de trs fases que ento gerada deve ser retificada para fornecer corrente contnua. Isso realizado com diodos.

101137

101138

101136

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Diodos

Diodos
Os diodos so usados para permitir o fluxo da corrente em uma direo e bloquear o fluxo na direo oposta.

Diodo de Zener
O tipo de diodo de Zener especial usado tem um ponto de interrupo a aprox. 54 V quando ele permite a corrente inversa passar. Os diodos retificadores so diodos de Zener, o que significa que se o regulador ficar com defeito ou se um cabo de bateria for desconectado ou solto enquanto o motor est funcionando, o alternador parar de carregar a 54 V. Desta maneira, o alternador fornecido com proteo contra sobretenso.

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Descrio de servio

Descrio de servio
Alternador Instrues especiais

Assegure-se de usar a polaridade correta quando conectando as baterias. Os diodos do alternador sero danificados se a polaridade for inversa. Nunca desconecte a bateria ou o alternador enquanto o motor est funcionando. No necessrio desconectar nenhum cabo ao alternador para fazer a soldagem eltrica. Fixe a braadeira de massa da mquina de soldar o to perto possvel do ponto de soldagem.

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Capacidade do alternador

Clculo da capacidade do alternador


Alguns motores ou agregados tm um nvel considervel de equipamento com um consumo de corrente alto. essencial que a capacidade do alternador seja adaptada ao consumo em questo. Se a capacidade do alternador for muito baixa, a vida til da bateria ser debilitada, causando possveis dificuldades de partida (arranque). O alternador deve ser capaz de fornecer uma carga excessiva de, pelo menos, 10 A. Em princpio, as baterias so intencionadas para ligar o motor. 1 Some os consumidores de corrente do motor ou agregado que podem ser acionados simultaneamente quando em operao. Acrescente a carga excessiva, pelo menos 10 A. 2 Determine o tipo relevante de operao. Funcionamentos de longo prazo param menos e, por isso, requerem uma capacidade do alternador mais baixa que um motor ou agregado com muitas paradas (paragens). Descubra qual a capacidade do alternador necessria no diagrama direita. Exemplo: Se o consumo for 40 A, o alternador dever ser dimensionado para 50 A.

10

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Capacidade do alternador

A corrente gerada pelo alternador dependente da rotao do motor. A tabela mostra a corrente fornecida pelo alternador em vrias rotaes do motor.

Corrente do alternador com relao de transmisso 3,5:1 Motor Alternador: Corrente do alternador 65 A Corrente do alternador 90 A A 31 40 46 50 53 56 58 60 61 63 64 64 65 65 66 66 67 67 67 67 42 58 69 76 80 83 86 58 89 90 91 92 93 94 94 94 95 95 96 96

rpm 500 600 700 800 900 1000 1100 1200 1300 1400 1500 1600 1700 1800 1900 2000 2100 2200 2300 2400

rpm 1750 2100 2450 2800 3150 3500 3850 4200 4550 4900 5250 5600 5950 6300 6650 7000 7350 7700 8050 8400

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

11

Freqncia

Freqncia
A freqncia de sada f na conexo (ligao) W calculada com ajuda da velocidade do alternador rpm e o nmero de plos. Observe que a velocidade do alternador e no a rotao do motor que aplicvel. n de plos x rpm 60 O alternador Valeo de 90 A tem 8 plos. O alternador Bosch de 65 A tem 6 plos.

f=

Exemplo: 8 x 4200 60

f=

= 560 Hz

A freqncia de sada na W 560 Hz para o alternador de 8 plos a 4200 rpm.

12

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Teste de carga

Teste de carga
O alternador no pode funcionar sem a bateria estar conectada. Os retificadores podem, do contrrio, ser sobrecarregados e danificados. Teste da potncia 1 Conecte um dispositivo de teste calibrado com resistor (resistncia) de carga, conforme ilustrado. 2 Ligue o motor e deixe ele funcionar por alguns minutos antes de efetuar o teste. 3 Aumente a rotao do motor para 1715 rpm; 6000 rpm para o alternador. Aplique corrente no resistor (resistncia) de carga. O voltmetro deve indicar 28 V. O alternador deve fornecer no mnimo 88 A para o alternador de 90 A. Um indicador digital de carga da bateria com alicate pode ser conectado B+ no alternador para se obter um valor mais preciso.
2 3 5
D+ W B B+

1 7

6
101121

1 Dispositivo de teste para alternador. Equipado com voltmetro e indicador de carga da bateria mais resistor (resistncia) de carga. 2 Conexo (Ligao) ao resistor (resistncia) de carga 3 Alicate para leitura da corrente 4 Conexo (Ligao) ao voltmetro 5 Alternador 6 Motor de partida (arranque) 7 Bateria

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

13

Teste de carga

Teste da tenso de controle Esse teste requer baterias totalmente carregadas para se obter valores corretos. 1 Conecte o voltmetro e o indicador de carga da bateria, conforme ilustrado. 2 Ligue o motor e deixe ele funcionar at o alternador fornecer 5 A B+. 3 Aumente a rotao do motor para 1715 rpm; 6000 rpm para o alternador. A tenso a 20C deve ser 28,0 V +0,5 V.
2 5
D+ W B B+

1 7

6
101121

1 Dispositivo de teste para alternador. Equipado com voltmetro e indicador de carga da bateria mais resistor (resistncia) de carga. 2 Conexo (Ligao) ao resistor (resistncia) de carga 3 Alicate para leitura da corrente 4 Conexo (Ligao) ao voltmetro 5 Alternador 6 Motor de partida (arranque) 7 Bateria

14

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Comprimento da escova, Rotor

Comprimento da escova
O suporte da escova fixado no regulador de tenso. As escovas devem ser verificadas para ver se h danos e se o comprimento correto. Os extremos devem ser brilhantes e arredondados para que encaixem nos anis deslizantes. O comprimento da escova medido entre o extremo da escova e o suporte da escova. O comprimento correto >2,5 mm para 90A. O comprimento correto >7,5 mm para 65A.

Rotor
Anis deslizantes Os anis deslizantes devem ser de metal brilhante por toda sua superfcie. Anis deslizantes opacos indicam um mau contato com as escovas. Os anis podem ser acessados depois de remover o regulador de tenso. Resistncia Mea a resistncia do rotor usando um ohmmetro entre os anis deslizantes. A resistncia correta 11,2 para 90 A. A resistncia correta 8,4 + 0,4 para 65 A. Quando medindo a braadeira entre os anis e o ncleo, o ohmmetro deve indicar uma resistncia infinita, no mnimo 10 M.
101 591

101550

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

15

Estator

Estator
Para poder acessar o estator para fazer a medio da resistncia, o alternador deve ser desaparafusado e as conexes (ligaes) soldadas do estator ponta de diodos devem ser removidas. Proteja os diodos com um alicate para dissipar o calor. A resistncia correta entre Fase - Fase 0,085 para 90 . A resistncia correta entre Fase - Fase / Fase Neutro aprox. 0.3 para 65 A. Quando medindo a braadeira entre os enrolamentos do rotor e o ncleo, o ohmmetro deve indicar uma resistncia infinita, no mnimo 10 M.
101589

Conexes (Ligaes) do estator do alternador de 90 A. F = Condutor de fase

Conexes (Ligaes) do estator do alternador de 65 A. F = Condutor de fase 0 = Condutor neutro

16

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

101554

Diodos

Diodos
IMPORTANTE! Os diodos retificadores so diodos de Zener e no podem ser substitudos por outros tipos. Teste do diodo Verifique os diodos com o alternador removido e a maneira mais fcil de fazer isso com um multmetro com um teste de diodo. O diodo deve ser testado em ambas as direes para verificar se est intacto. A queda de tenso por um diodo deve ser entre 0,40 e 0,70 V. Diodos +, 1 Mea a queda de tenso entre B+ e F em cada um dos pontos de conexo (ligao) do estator ponte de diodos. Diodos -, 2 Mea a queda de tenso entre B- e F em cada um dos pontos de conexo (ligao) do estator ponte de diodos. Diodos de excitao, 3 Mea a queda de tenso entre D+ e F em cada um dos pontos de conexo (ligao) de fase ponte de diodos.
W B+

101553

D+

1
F F F

2
101590

Ponte de diodos, 90 A
W B+

101553

D+

1
F F F

2
101590

Ponte de diodos, 65 A

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

17

Bateria

Bateria Substituio da bateria


No desconecte as baterias enquanto o motor est funcionando porque possvel que ocorra danos no alternador ou outros componentes eltricos. Solte primeiro a ligao massa, plo negativo. A seguir, solte as outras conexes (ligaes). No confunda as conexes (ligaes) da bateria quando estiver instalando. O alternador ou outros componentes eltricos podero ser danificados.

Limpeza
Limpe as baterias, cabos e a caixa de baterias. xido e sujeiras (sujidades) podem causar quedas de tenso e, em alguns casos, a descarga. Passe vaselina nos plos.

18

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Estado de carga, Nvel de leo

Estado de carga
Verifique a gravidade especfica do cido com um hidrmetro. Consulte a tabela para ver a gravidade especfica correta para uma bateria totalmente carregada. Temperatura da bateria +20C 0C -20C Gravidade especfica 1,28 1,30 1,31

Se a gravidade especfica for mais baixa que 1,24 a +20C, a bateria dever ser recarregada. Uma bateria descarregada congelar a -5C. Evite fazer a carga rpida, veja a seo Carga rpida. A bateria ser danificada aps aplicaes repetidas de cargas rpidas. Nota: Se a gravidade especfica entre as baterias variar, as baterias devero ser carregadas separadamente.

Nvel de leo
O nvel de leo deve atingir o topo do anel de plstico branco e redondo que pode ser visto na bateria depois de soltar a capa. Complete com gua destilada, conforme e quando necessrio. Nota: cido sulfrico ou "eletrlito de reforo" no podem ser usados.

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

19

Carga das baterias

Carga das baterias

ATENO!

Gs explosivo formado quando as baterias esto sendo carregadas. proibido fumar e qualquer aparelho que causa fascas deve ficar longe das proximidades.

A carga da clula aumentar medida que a carga prosseguir. O gs comear a se formar medida que cada clula atingir aprox. 2,3-2,4 V. O tempo de carga variar entre as diferentes baterias conforme a capacidade e corrente de carga. Complete com gua destilada, se necessrio, antes de comear a carregar. Do contrrio, a gua se assentar no topo das clulas e poder danificar as baterias se congelar no inverno. Nota: O nvel de cido em uma bateria completamente descarregada poder subir durante a recarga. O cido ir transbordar se a bateria for totalmente cheia antes da recarga.

20

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Carga das baterias

Carga devagar

A corrente deve ser, no mximo, 10% da capacidade da bateria. Uma bateria de 170 Ah deve, por isso, ser carregada com, no mximo, 17 A. As baterias que foram descarregadas por um perodo longo e sulfatadas devem ser recarregadas com, no mximo, metade dessa corrente.

Carga rpida

Carga rpida significa que a bateria recarregada com uma corrente mais alta por um perodo de tempo mais curto. IMPORTANTE! As braadeiras do cabo devem ser presas ou o interruptor principal da bateria desligado antes de as baterias serem carregadas. As unidades de comando do motor podero, de outra forma, ser danificadas. A carga deve ser interrompida quando os gases comearem a se formar. Nota: A carga rpida reduz a vida til da bateria e deve ser feita apenas em casos de emergncia. Quando fazendo a recarga de baterias antigas, a cobertura do cabo nas placas poder se soltar, reduzindo a capacidade da bateria e, na pior das hipteses, fazendo um curto-circuito em uma das clulas. As baterias sulfatadas no podem ser submetidas carga rpida.

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

21

Partida (Arranque) auxiliar

Partida (Arranque) auxiliar


Ambos os motores ou agregados devem ter sistemas eltricos de 24 V. Se o doador tiver uma tenso mais alta, existe um risco de as unidades de comando serem danificadas. Nota: No fique perto das baterias enquanto faz a partida (arranque) auxiliar do veculo. Gs detonante formado quando recarregando baterias. Uma bateria poder explodir e causar ferimentos graves. Siga exatamente as instrues para garantir que no ocorram ferimentos e danos. Use cabos de partida (arranque) grossos, de pelo menos 25 mm2, com braadeiras isoladas. Prossiga como indicado a seguir:

3
+ +

+
4

2
+

Ligue o motor ou agregado com a bateria totalmente carregada. 1 Conecte um cabo de partida (arranque) ao + na bateria vazia. 2 Conecte o outro extremo ao + na bateria totalmente carregada. 3 Conecte um cabo de partida (arranque) ao "-" na bateria totalmente carregada. 4 Conecte o outro extremo ao quadro no motor ou agregado com a bateria vazia a uma pequena distncia da prpria bateria. Esta ltima braadeira pode produzir uma fasca quando conectada. Se o revestimento protetor no quadro for danificado, ele dever ser retificado imediatamente. 5 Ligue o motor ou agregado com a bateria vazia. No fique perto das baterias. 6 Uma vez que o motor comear a funcionar, solte primeiro a braadeira no quadro e a seguir a braadeira negativa da bateria totalmente carregada. Depois remova o outro cabo de partida (arranque).

1
113 337

22

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Aquecedor de baterias

Aquecedor de baterias
Motores usados em climas com temperaturas abaixo de -20C devem ser instalados com um aquecedor de baterias. Um aquecedor de baterias manter uma temperatura da bateria de 10-15C, que reduzir as dificuldades de carga. O aquecedor acionado automaticamente se a temperatura ficar entre 0 e -8C, mas apenas enquanto o alternador estiver carregando. O isolamento ajuda a manter o calor nas baterias. Isso facilitar a partida (arranque). Uma bateria quente tem quase duas vezes a capacidade de uma bateria fria. Exemplo: O exemplo a seguir mostra como a carga da bateria afetada pela temperatura e tempo de operao. Um motor com baterias de 160 Ah descarregado com 80 Ah. O diagrama mostra grosseiramente o quanto recarregado durante um perodo de 8 horas. Sem o aquecedor de baterias, a bateria recarregada com 40 Ah a -20C. Com o aquecedor de baterias, a bateria recarregada duas vezes isso, 80 Ah ao mesmo tempo.

A +20, 100% carregada B 20, 100% carregada com aquecedor de baterias C 20, 75% carregada sem aquecedor de baterias

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

23

Diagnstico de falhas (avarias)

Diagnstico de falhas (avarias)


SINTOMA A A1 CAUSA PROVVEL AO SUGERIDA

Dificuldades de partida (arranque) A lmpada de carga indica normal tanto com o motor desligado quanto com o motor funcionando. 1 Bateria com defeito. Verifique a gravidade especfica e teste para ver se h curto-circuito. Verifique com um teste de carga. Verifique com um teste de carga.

2 Correia do alternador escorregando. 3 Falha (Avaria) no regulador, tenso de sistema fornecida muito baixa. Tacmetro tambm est instvel. Indicador de carga da bateria no fornece valor. 4 Falha (Avaria) no alternador, falha (avaria) de fase. 5 Queda de tenso ou interrupo no circuito para B+.

Substitua o alternador.

Mea a queda de tenso pela B+ e bateria +.

A2

Lmpada de carga constantemente acesa, mesmo quando o motor est funcionando.

1 Correia do alternador escorregando ou quebrada. 2 Circuito para D+ est ligado massa.

Verifique a correia de transmisso.

Verifique o circuito.

B B1

Resultar em dificuldades de partida (arranque) de longo prazo. Lmpada de carga acesa quando a ignio ligada, mas apenas vagamente quando o motor est funcionando. 1 Resistncia de transio lmpada ou massa no alternador. Mea os circuitos e repare.

B2

Lmpada de carga acesa mesmo em altas rotaes do motor.

1 Veja o sintoma A2.

24

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Diagnstico de falhas (avarias)

SINTOMA B B3

CAUSA PROVVEL

AO SUGERIDA

Resultar em dificuldades de partida (arranque) de longo prazo. Lmpada de carga no se acende quando a ignio ligada. (Motor desligado). 1 Interrupo no circuito Verifique o circuito, conecte D+. o cabo para D+ no alternador massa. 2 Escovas gastas. 3 Interrupo no circuito da corrente de campo. 4 Interrupo no regulador, no faz ligao massa. Verifique as escovas e os anis deslizantes. Faa uma leitura da resistncia no enrolamento do rotor. Verifique o regulador.

B3.1

Caso especial:

5 A lmpada est queimada.

Verifique e substitua a lmpada.

B4

Tenso muito alta durante teste de tenso.

1 Falha (Avaria) no regulador.

Faa um teste de carga. Remova o regulador e mea.

Todas as clulas na bateria 2 Resistncia de transio foram drenadas por ebulio. no ponto de massa do regulador carcaa (alojamento) do alternador. 3 Resistncia de transio entre B- e carcaa (alojamento) do alternador. Algumas clulas da bateria 4 Bateria com foram drenadas por ebulio. curtocircuito.

Verifique com um multmetro.

Verifique as baterias.

Aps o diagnstico de falhas (avarias) ou reparao.


A unidade de comando do motor pode ter gerado cdigos de falha (avaria) por causa da falha (avaria) corrente ou durante o diagnstico de falhas (avarias). No se esquea de verificar e limpar todos os cdigos de falha (avaria).

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

25

Transmisso por correia

Transmisso por correia


As correias de transmisso so do tipo Poly-V. A tenso correta da correia mantida pelo tensor de correia automtico. O tensor de correia automtico tem uma fixao de meia-polegada para substituir a correia de transmisso. Vire o tensor de correia no sentido horrio ou anti-horrio, dependendo como a correia de transmisso foi aplicada.

Transmisso por correia no motor de 16 litros com correia de transmisso dupla.

26

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

Especificaes

Especificaes
Alternador Designao Potncia a 6000 rpm. Relao de transmisso Nmero de plos Resistncia no rotor Resistncia no estator, Fase-Fase Escovas, comprimento mn. Anis deslizantes, dimetro mn. Momento (Binrio) de aperto, polia da correia 65 A, Bosch N1-28V 20/65A 1800 W 3,5:1 6 aprox. 8,4 ohms 0,3 ohm > 5 mm >26,8 mm 65 Nm 90 A, Valeo A14VI19 2500 W 3,5:1 8 11,2 ohms +/- 5% 0,085 ohm +/- 0,001 >2,5 mm >13,8 +/- 1 mm 65 Nm

Baterias Qdade Ligao massa Tenso do sistema 2 x 12 V, conectadas em srie Negativa 24 V

Scania CV AB, Sweden, 2002-09:1

27

Vous aimerez peut-être aussi