Vous êtes sur la page 1sur 78

Reflexes de Anderson Hernandes

Pgina 1

Reflexes de Anderson Hernandes

Anderson Hernandes

Reflexes de Anderson Hernandes

Pgina 2

Reflexes de Anderson Hernandes

1 Edio

Copyright 2010, by Anderson Hernandes E-mail: contato@andersonhernandes.com.br

Distribuio pela internet permitida em formato pdf desde que mantido o texto original

Autor: Anderson Hernandes Batista Projeto Grfico: Tamires Claro

Pgina 3

Reflexes de Anderson Hernandes

Contedo
Introduo........................................................................................................... 6 FAMLIA.............................................................................................................. 7 Antes de ser pai.................................................................................................. 8 O Pai adotivo .................................................................................................... 10 O que aprendemos com as crianas ................................................................ 13 O que papai me ensinou................................................................................... 15 Ser Me ............................................................................................................ 17 O que o casamento desfeito pode fazer compreender ..................................... 19 VIDA PESSOAL E COTIDIANO ....................................................................... 22 O que realmente importante? ........................................................................ 23 O que ser feliz? ............................................................................................. 25 O verdadeiro amigo .......................................................................................... 27 O que somos de verdade? ............................................................................... 29 O tempo ............................................................................................................ 31 Os muitos eus dentro de mim ........................................................................ 33 Por que somos to carentes? ........................................................................... 35 Ser que vou enlouquecer?.............................................................................. 37 O que compreender algum? ........................................................................ 40 Quem me dera... ............................................................................................... 42 Como se decepcionar com as pessoas ............................................................ 44 Conseqncias ................................................................................................. 46 O desejo ......................................................................................................... 48 Eu queria....................................................................................................... 50 No quero... ...................................................................................................... 52

Pgina 4

Reflexes de Anderson Hernandes

So apenas momentos... .................................................................................. 54 Saudades que eu sinto ..................................................................................... 56 Tempo para pensarmos sobre si mesmos........................................................ 58 O Silencio pode dizer mais do que palavras ................................................. 60 Como eu posso entender? ............................................................................... 62 O que estou fazendo aqui?............................................................................... 64 Saber esperar ................................................................................................... 66 Por Que Tudo Muda? ....................................................................................... 68 A Mentira .......................................................................................................... 70 Coisas que no devemos fazer ........................................................................ 72 Um novo dia... .................................................................................................. 74 Onde est mame? .......................................................................................... 76 Fale com o autor............................................................................................... 78

Pgina 5

Reflexes de Anderson Hernandes

Introduo

Comecei a escrever minhas reflexes a cerca de cinco anos atrs. No principio era apenas um passatempo e uma maneira de expressar minhas idias e pensamentos sobre diferentes assuntos. Pouco tempo depois, comecei a ter interesse em escrever reflexes com base em idias e pensamentos de outras pessoas. Por observ-las e ouvi-las tive a oportunidade de expressar o que elas sentiam.

Quando escrevi temas como Casamento desfeito, Ser me, Onde est mame, dentre outras, expressei ali sentimentos que no eram meus e sim de outras pessoas prximas. Em nenhum momento espero ser unanimidade nos temas aqui abordados, mas apenas expor meus pensamentos, assim, elas expressam a minha opinio, respeitando a opinio muitas vezes divergente do meu leitor.

Nesse e-book reuni as principais reflexes que escrevi. Espero que meus leitores apreciem.

Anderson Hernandes

Pgina 6

Reflexes de Anderson Hernandes

FAMLIA

Pgina 7

Reflexes de Anderson Hernandes

Antes de ser pai


Antes de ser pai eu dormia a noite inteira e nem sabia o quanto isso to importante. Antes de ser pai eu no pisava nos brinquedos espalhados pela casa e tinha cimes das minhas coisas. Antes de ser pai eu desfrutava do happy-hour no fim da tarde aps um dia inteiro de trabalho. Antes de ser pai eu raras vezes ia ao mdico na calada da noite. Antes de ser pai eu comia sempre que tinha fome. Antes de ser pai eu nem conhecia uma histria infantil. Antes de ser pai eu olhava os filhos dos outros e pensava como eles podem ser to mal educados. Antes de ser pai eu no imaginava que uma criana poderia ser to inteligente e nem tampouco que elas pudessem ter sentimentos to lindos.

Pgina 8

Reflexes de Anderson Hernandes

Antes de ser pai eu nunca imaginei que uma criana poderia me amar tanto apesar de todos meus defeitos.

dedicado aos meus filhos Claudio e Giovanna

Pgina 9

Reflexes de Anderson Hernandes

O Pai adotivo

Sempre pensei que todos os dias podem ser apenas um dia como qualquer outro, mas um telefonema podia mudar tudo, alis, no s um dia, mas todos os dias que se seguiriam ento. Sempre pensei que a oportunidade surgiria no tempo certo. O que no pensei que junto com ela surgiriam tambm incertezas e a sensao de no se saber mais nada sobre o que pode vir a acontecer. Sempre pensei que oito anos foram uma espera longa para um sonho, mas descobri que um nico dia pode parecer mais longo do que tantos anos. Sempre pensei que objetivo determinao, e determinao coragem, mas descobri que coragem tudo que se precisa num momento desse. Sempre sonhei com o dia em que veria meu filho nascer. Mas o que no sabia era que um filho pode nascer para um pai j tendo cinco meses. Sempre pensei sobre como seria passar nove meses treinando sobre come ser um tornar-se um pai, mas o que eu no sabia que se pode acordar um dia e descobrir que j pai. Sempre pensei que existia um manual sobre o que um pai deve fazer, mas descobri que o manual est dentro de ns mesmos e que um dia simplesmente sabemos tudo o que deve ser feito.

Pgina 10

Reflexes de Anderson Hernandes

Sempre pensei que chegaria o dia em que seramos apresentados, o que no pensei que uma frase ecoaria na minha mente sem que pudesse esquecer: E essa sua Foi nesse momento que compreendi que tudo realmente tinha mudado e que toda a espera fez sentido. Sempre pensei sobre como as pessoas so engraadas. Todos olham para voc e pensam que sua vida perfeita e que no lhe falta nada. Pensam que dor sente somente quem perdeu e no quem nunca teve. E assim deixam de enxergar o vazio dentro daquele que simplesmente quer ouvir: papai. Sempre pensei que na vida a todo o momento tiramos novas lies. Estava certo, pois: - Aprendi que o filho est no corao - Aprendi que se pode passar o dia todo pensando simplesmente no momento de chegar em casa e ver um sorriso. - Aprendi que no existe esforo que no valha a pena. - Aprendi que por mais que imaginemos que amamos algum, notamos que surge algum que amamos ainda mais. - Aprendi que a adoo no um gesto de amor para uma criana e sim o gesto de amor de uma criana para com seus pais.

Pgina 11

Reflexes de Anderson Hernandes

- Aprendi, por fim, a maior de todas as lies, de que no fui eu que adotei a Giovanna como filha e sim ela que me adotou como pai.

dedicada a minha primeira filha do corao Giovanna

Pgina 12

Reflexes de Anderson Hernandes

O que aprendemos com as crianas

Ainda me lembro do tempo de criana e da diferena na forma como elas vem as coisas. Onde todos s vem um jardim, uma criana v uma joaninha e admira-se com sua beleza. No importa o quanto um adulto se arrume para uma festa, porque uma criana que chamar a ateno de todos. O adulto pode comer algo que no deseja, evitando constranger outros, mas a criana s aceita algo que realmente goste. O adulto estabelece critrios sobre os outros com base nas marcas e nas roupas que usam, mas a criana avalia pelo sorriso. - O adulto se deprime, a criana se entristece. - O adulto se ira, a criana fica nervosa. - O adulto odeia, a criana deixa de gostar. - O adulto desiste, a criana nunca. - O adulto evita chorar, e a criana no. - O adulto guarda rancor, a criana esquece. - O adulto agride, a criana agredida.

Pgina 13

Reflexes de Anderson Hernandes

- O adulto fica surpreso, a criana surpreende. - O adulto sorri, a criana d risada.

Pgina 14

Reflexes de Anderson Hernandes

O que papai me ensinou

Papai me ensinou a andar de bicicleta e me ajudou a levantar quando ca. Papai me ensinou a jogar bola e torcer por um time do corao. Papai me ensinou a soltar pipa e fazer rabiola. Papai me ensinou a xingar o juiz quando me levou ao estdio de futebol. Papai me ensinou a dirigir e mostrou como se lava meu carro. Papai me ensinou a trabalhar e usar bem o dinheiro. Papai me ensinou lutar e nunca desistir. Papai me ensinou a amar e por isso amo muito os meus filhos. Papai me ensinou o que ser exemplo mesmo quando eu ainda no sabia que isso era importante. Papai me ensinou que ser responsvel nos torna valorizado. Papai me ensinou a respeitar e por isso exijo respeito. Papai me ensinou o que a dor quando simplesmente se foi sem se despedir.

Pgina 15

Reflexes de Anderson Hernandes

Papai me ensinou que saudade, daquela que nunca se acaba. Papai me ensinou o que revolta, revolta por meus filhos no conhecerem o vov. Por fim, papai me ensinou a essncia do que sou, mas sinto que no posso mais dizer isso a ele.

dedicado ao meu pai que faleceu em 2004

Pgina 16

Reflexes de Anderson Hernandes

Ser Me

Ser me a essncia da mulher e a realizao do seu principal desejo. Ser me abdicar suas prprias necessidades em prol das necessidades de quem no tem como satisfaz-las. Ser me ficar acordada mesmo quando s se consegue pensar em dormir e dormir quando se est sem sono s para servir de companhia. Ser me dizer no a si mesma numa espcie de autorenegao dos seus prprios anseios e desejos. Ser me sorrir mesmo quando no se tm motivos para sorrir numa resposta automtica ao sorriso de seu filho. Ser me compreender mais uma criana do que se capaz de compreender a si mesmo. Ser me desistir dos seus prprios sonhos e adiar tantos outros em prol de um objetivo maior. Ser me sentir dor mesmo sem ter nada e desejar a todo o custo sofrer no lugar daquela que est sofrendo. Ser me emocionar-se de alegria mesmo no momento em que sente a dor incomparvel da concepo. Ser me amar mesmo sem ter gerado e compreender que filho acima de tudo est no corao.

Pgina 17

Reflexes de Anderson Hernandes

Ser me no medir esforos, derrubar barreiras e vencer os maiores obstculos pelo bem daquele que nem ainda no pediu nada. Ser me reconhecer pelo olhar, pelo choro, pelo gesto, pelo sorriso e saber que pode ser reconhecida at pelas batidas do seu corao. Ser me prazerar-se por amamentar, como que compreendendo que isso representa a ltima parte de dentro de si que ainda poder oferecer. Ser me suportar a prpria dor, ainda que seja incapaz de suportar ver a dor de quem veio de dentro de si mesma. Sim, ser me tudo isso e muito mais. Tanto mais que seria impossvel de expressar tudo o que significa. Mas, ainda que ser me seja um privilgio, ele foi concedido somente a aquelas que um dia nasceram mulheres.

dedicado a minha irm e minha sobrinha nascida em 2005

Pgina 18

Reflexes de Anderson Hernandes

O que o casamento desfeito pode fazer compreender

Quantas vezes voc suportou falhas e defeitos como que fazendo de conta que seu par era perfeito. Quantas vezes voc deixou a si mesmo de lado, seus sonhos, anseios e desejos para fazer seu companheiro feliz. Quantas vezes voc ignorou a mentira, se deixando enganar-se e aceitando como verdade o que estava claro que era inverdade. Quantas vezes voc concedeu, mesmo que no devia conceder evitando assim conflitos desnecessrios. Quantas vezes voc ficou quieto quando tinha razo para falar, pensando simplesmente em no magoar. Mas apesar de tudo isso, tudo chegou ao fim. E neste momento que vem aquela sensao de vazio junto com a pergunta que ecoa de dentro do seu corao: E o que vou fazer agora? Apesar de no saber o que fazer, voc passa a compreender muitas coisas: - Compreende o perigo de permanecer dentro da zona de conforto, onde o dia a dia pode abalar o que parecia inabalvel.

Pgina 19

Reflexes de Anderson Hernandes

- Compreende o que acordar todo o dia sozinho e ter como companheiro um enorme sentimento de inutilidade e rejeio. - Compreende que o dia a dia a soluo para a dor, dor que nem mesmo os amigos mais prximos no sabem como sentir, mas que eles tentam de alguma maneira contribuir para superar. - Compreende que tnue a linha entre amor e dio e entre paixo e a revolta. - Compreende que na vida temos muitas fases, umas boas e outras ruins, que iniciam e terminam, rpidas e lentas, e que o casamento feito de muitas delas, que podem ou no ser superadas. - Compreende que o tempo di, mas somente ele pode ser fora motivadora para reerguer. - Compreende que se pode ressurgir das cinzas, que se pode amar ainda mais, mas que no deve amar ningum mais do que si mesmo. - Compreende que se encontra muito mais motivao para aquilo que no se tinha antes, como a dieta que nunca continuou ou a academia que tantas vezes parou, entendendo que voc capaz de chegar muito mais longe do que imaginava. - Compreende que tem de se apegar a algo, no importa se so os filhos, a carreira, ou os cuidados consigo mesmo, mas o importante encontrar um motivo para simplesmente continuar.

Pgina 20

Reflexes de Anderson Hernandes

- Compreende que na verdade no foi voc no foi injustiado e sim voc que foi injusto consigo mesmo em achar que no era capaz de superar. - Compreende que existe um mundo muito maior do que imaginava, onde se tm muitos outros motivos para ser feliz. - Compreende que se pode voltar a amar e ser amado e desejar e ser desejado, e o que melhor, muito mais do antes. Por fim compreendemos a maior de todas as lies: Que ao contrrio do que voc imaginava, ainda tem todos os motivos para ser feliz e ainda que voc ache que foi injustiado, na verdade voc que no foi justo consigo mesmo.

Pgina 21

Reflexes de Anderson Hernandes

VIDA PESSOAL E COTIDIANO

Pgina 22

Reflexes de Anderson Hernandes

O que realmente importante?

Todos ns vivemos em um mundo bem diferente do que vivamos h dcadas atrs. Hoje, h muito mais distraes e compromissos, atrelados a tecnologia, enfim h muito mais o que fazer. Mas ser que sabemos o que realmente mais importante? As pessoas dizem que valorizam a vida, mas a arriscam desnecessariamente no trnsito e nos esportes. As pessoas dizem que seus filhos a coisa mais importante, mas por que quase sempre os deixam em segundo plano, por simplesmente no terem tempo para eles? As pessoas dizem que o dinheiro no o mais importante, mas as suas aes indicam que s pensam nele. As pessoas dizem que cuidam da prpria sade. Mas por que a jogam fora com vcios e m alimentao? As pessoas dizem que o importante ser feliz, mas, cada dia parece que so mais infelizes. As pessoas dizem que valorizam o que mais importante, mas s fazem o que urgente. Diante disso o que realmente importante? Importante tudo aquilo que esta acima de tudo subjugando os demais.

Pgina 23

Reflexes de Anderson Hernandes

Importante algo que pode at ser protelado, mas nunca esquecido. Importante algo pessoal e no se torna importante s porque importante para outros. Importante o que pode ser destacado em meio a tantas outras coisas. Importante algo que merece o esforo extra, dedicao exclusiva, foco e valor. Por fim, depois de olharmos o todo, de pensarmos em tudo e analisarmos todas as alternativas, o importante ser aquilo que naturalmente importa para ns.

Pgina 24

Reflexes de Anderson Hernandes

O que ser feliz?

Incrvel como todos almejamos a felicidade, mas o que significa ser feliz? Ser feliz acordar todos os dias e saber que se est vivo e que se tem um longo dia pela frente. Ser feliz poder chegar nossa casa e ter uma famlia para passar as poucas horas do dia que lhe sobraram. Ser feliz ter poucos amigos, ainda que se tenham muitos colegas. Ser feliz no ter muito e nem pouco demais, sim ter o suficiente simplesmente para ser feliz. Ser feliz ter coragem de chorar e compreender que na vida no se chora somente por tristeza. Ser feliz entender que nem sempre tudo vai dar certo na nossa vida, mas que no por isso que tudo s vai dar errado. Ser feliz compreender que estar triste no a mesma coisa que ser infeliz e que estar alegre no significa que se feliz. Ser feliz saber que ningum completo suficiente para ser feliz sozinho vida toda.

Pgina 25

Reflexes de Anderson Hernandes

Ser feliz fazer os outros felizes e sentir quo bom fazer o bem aos outros. Ser feliz valorizar o que se tem e no desistir de buscar o que no se tem. Ser feliz no trocar a felicidade por momentos de alegria e enxergar o futuro ao invs de somente o presente. Ser feliz valorizar a si mesmo e saber que exigir muito de si mesmo s nos torna infelizes. Ser feliz ver que ainda que no estejamos bem, sempre existiro inmeras pessoas em situao pior que a nossa. Ser feliz , portanto, amar e ser amado, abraar e ser abraado, dar e receber afeto e, acima de tudo, compreender que ainda que eu alistasse aqui outras mil diferentes definies, no seria capaz de expressar todo o significado do que ser feliz.

Pgina 26

Reflexes de Anderson Hernandes

O verdadeiro amigo

Amigo aquele que ouve mesmo quando ele simplesmente no sabe o que dizer. aquele que simplesmente est l, sempre que precisar dele. aquele que oferece o ombro quando voc chora. aquele que repreende quando necessrio e elogia quando tem oportunidade. aquele que sbio suficiente para ter todas as respostas e ainda assim no responder a todas as perguntas. aquele que sabe discernir o momento certo de se ouvir e nestes momentos ouve, ouve e ouve, compreendendo que em alguns momentos, tudo o que se precisa ser ouvido. aquele que uma mistura do raro com o precioso, e algo que muito se quer, mas pouco se acha. aquele que sabe compreender apenas pelo olhar, sente apenas pelo toque e entende apenas pela voz. aquele que no esconde verdades que devem ser ditas, mas capaz de diz-las como nenhum outro o poderia. aquele que se renega aos seus prprios sentimentos em prol dos do amigo, e capaz de rir mesmo quando s tem motivos para chorar.

Pgina 27

Reflexes de Anderson Hernandes

E enquanto os colegas s desenvolvem um apego superficial o verdadeiro amigo capaz de se apega mais do que tudo.

Pgina 28

Reflexes de Anderson Hernandes

O que somos de verdade?

Estive pensado sobre o que somos de verdade, mas descobri que compreender o que somos no uma tarefa fcil. Somos aquilo que gostaramos de ser ou gostaramos de ser o que no somos? Somos o que outros gostariam que fossemos ou no conseguimos ser o que gostariam? Ser que somos o que os outros acham que somos ou somos o que pensamos que somos? s vezes imaginamos como seria ser outra pessoa ou simplesmente nos imaginamos ser diferentes do que somos. Outras vezes, no podemos mostrar o que somos ou nem sabemos ao certo o que somos, assim podemos at nos enganar sobre o que somos de verdade. Dizem at que somos diferentes por dentro do que somos por fora, vai entender! Buscar ser aquilo que no somos ingrediente para o sucesso, mas buscar aquilo que no podemos ser ingrediente para o fracasso. Alcanar aquilo que desejamos ser ingrediente para a auto-realizao, porm ser somente aquilo que os outros querem que sejamos no ter identidade prpria.

Pgina 29

Reflexes de Anderson Hernandes

Fingir ser o que no somos viver uma mentira, mas ser sempre verdadeiros um risco na vida. Pois bem, o que somos de verdade? Confesso que ainda no sei, mas espero descobrir um dia!

Pgina 30

Reflexes de Anderson Hernandes

O tempo

J parou para pensar que a nossa sensibilidade ao tempo muda com o tempo? Assim, o que tem significado para ns hoje em virtude do tempo que no ter igual significado logo em seguida em conformidade com o tempo que ser. Se eu lhe perguntar sobre o que fez hoje pela manh, muito provavelmente saber a que horas acordou, o que comeu, por quanto tempo tomou banho e tantas coisas mais. Mas saberia precisar as mesmas coisas depois de uma semana? Assim que nasce um beb, comea a trajetria pela vida onde primeiramente os pequenos minutos faz a diferena e em seguida as horas e por fim os dias. Assim dizemos, por exemplo, que um beb tem 10 dias de vida. Passam-se os meses e esquecemos os dias, pois ningum diz que um beb tem 180 dias e sim seis meses. Mas logo os meses perdem o efeito e vm os anos. Algum j te perguntou quantos meses voc tem? Pois bem, o tempo assim. Mas nossa sensibilidade com o tempo e espao continua a mudar e o que antes era contado com perodos curtos, passa a ser visto como perodos maiores. Por isso que comemoramos, por exemplo, as bodas de prata e de ouro de um casamento. Mas a vida tambm traz tristezas, pois temos o ente querido que perdemos, o casamento que se desfez, a oportunidade que se perdeu, mas ainda assim, o tempo tem se mostrado o melhor remdio, pois como se diz: Nada como dar tempo ao tempo.

Pgina 31

Reflexes de Anderson Hernandes

Por isso o tempo nos mostra grandes lies: - Tudo aquilo que contamos as horas ou os minutos at que acontecessem, um dia s lembraremos o ano. - As alegrias e as tristezas daquilo que acontece na nossa vida vo ficando menores com o passar do tempo. - Ainda que saibamos que o tempo no para, em algum aspecto da nossa vida se olharmos bem de perto vamos notar que paramos no tempo. - O tempo cruel com ns mesmos, deixando marcas em ns mesmos que nem mesmo ele capaz de apagar e ao mesmo tempo nosso amigo apagando outras tantas que s ele poderia apagar. Em fim o que na realidade o tempo? Ainda no descobri, mas peo a voc um pouco mais de tempo para pensar.

Pgina 32

Reflexes de Anderson Hernandes

Os muitos eus dentro de mim

Ao olhar dentro de mim, notei que existem muitos eus que ainda no conhecia e a cada dia conheo um eu diferente e me surpreendo com isso. Conheci o eu amvel, capaz de fazer de tudo pela pessoa amada como se ambos fossem um nico eu existente dentro de mim. Conheci o eu feliz, que no permite que nada possa estragar a alegria, mesmo quando se tem todos os motivos para ficar triste. Conheci o eu egosta, que s pensa em si mesmo, sendo capaz de passar por cima de muitas coisas para satisfazer a si prprio. Conheci o eu carente, que suplica companhia e afeto nos momentos mais difceis. Conheci o eu queixoso, que se queixa de tudo e de todos e no capaz de valorizar aquilo que tem. Conheci o eu pai, que se esquece de si mesmo apenas para cumprir o seu papel de fazer um filho feliz. Conheci o eu louco, que age inconseqente e como quem nunca deveria prestar contas sobre seus atos. Conheci o eu amigo, capaz de apoiar e ajudar os outros nos momentos que estes mais precisam.

Pgina 33

Reflexes de Anderson Hernandes

Conheci o eu humorado, fazendo com que as pessoas se alegrem e se sintam bem ao seu lado. Conheci o eu mal humorado e percebi que s vezes nem eu agento meu prprio eu. Conheci o eu confuso, incapaz de tomar decises sobre quais caminhos tomar, mesmo nas mais simples situaes. Bem, no sei ao certo quantos eus conheci e nem quantos outros conhecerei na minha vida. No sei por que temos tantos eus diferentes e porque se afloram em diferentes momentos da nossa vida. No sei se meus eus so adaptveis s circunstncias ou se so instveis a elas. No sei por que s vezes, sinto at que eles conflitam entre si, numa espcie de luta entre o bem e o mal. No sei quais deles so sbios e quais so tolos. Somente duas coisas eu realmente tenho certeza: Os meus diferentes eus s vezes me torna imprevisvel, pois nunca sei qual, quando e onde cada um deles se manifestar e so tantos eus dentro de mim, que nem sei mais se sou eu que acabei de escrever tudo isso!

Pgina 34

Reflexes de Anderson Hernandes

Por que somos to carentes?

Se pensarmos um pouco, notaremos o quanto somos carentes. Sentimos carentes quando cai a chuva e ficamos olhando pela janela, olhamos tudo l fora e ficamos tristes, mesmo sem saber por qu. Quando estamos carentes tudo parece contribuir para mais carncia, a msica que toca e o choro que vem e bem l dentro do corao o sentimento que di. Existe carncia de todo a espcie, da carncia de ateno a de afeto, que clame simplesmente por abrao, quando ningum parece ouvir. Tem a carncia de carinho, que s passa quando se deita a cabea e sente aquela mo gostosa passando para l e para c. Tem a carncia de amigo, daqueles que ouvem, entendem e sabe que se pode confiar. Tem carncia de paixo, daquelas ardentes que faz o corao disparar, o corpo tremer e alimenta o ego. Tem carncia de elogios onde simplesmente se deseja ouvir uma frase de reconhecimento por tudo que fizemos, pelo que dissemos ou at pelo que no dissemos.

Pgina 35

Reflexes de Anderson Hernandes

Tem aquela carncia que surge da rejeio e que nos diz que nunca mais seremos amados. A carncia pode ser passageira ou duradoura, vem mais de noite, mas tambm pode surgir de dia, mais freqente quando no temos o que fazer, mas pode aparecer mesmo quando nem temos tempo para pensar nela e normalmente toma conta quando estamos sozinhos, ainda que alguns sejam carentes mesmo acompanhados. Mas possvel combat-la desde que estejamos dispostos conceder, mudar e nos empenhar. Podemos trocar a pessoa companheira pelo cachorro, a presena pela foto, abrir mo do beijo da paixo pelo abrao do amigo, a conversa face a face pela do telefone e mesmo at estar disposto a substituir o amor perdido por um novo amor. Ironicamente a pessoa carente afasta sua carncia encontrando outro carente, como se os carentes se atrassem. Enfim, se procurarmos todas as respostas de por que somos carentes notaremos que no podemos encontrar, mas se pensarmos bem podemos encontrar o remdio para ela e com isso concluir que apesar de carentes, temos todos os motivos para ser feliz.

Pgina 36

Reflexes de Anderson Hernandes

Ser que vou enlouquecer?

Quando era criana, me lembro de assistir o desenho dos Jatsons e imaginar como seria viver num mundo do futuro, onde computadores fizessem parte da nossa vida e o virtual se misturasse com o real. Pois bem, hoje posso dizer que vivo neste mundo que sonhei, no entanto, sinto saudades do meu tempo de criana. H poucos anos atrs, a nica senha que tinha de guardar era a senha do meu carto de banco. Hoje tenho alm dela, a senha da internet, senha eletrnica e a palavra chave. Tem senha para ligar computador, acessar e-mails, sites e bancos. De tantas senhas para guardar, que instalei um programa para gerenci-las. S que esqueci a senha das senhas e na quinta tentativa de relembrar a senha vi meu programa de senhas se autodestruir. Quando criei minha primeira conta de e-mail me senti importante, afinal era status ter o e-mail no carto de visita. Hoje tenho tantos e-mails diferentes que nem sei dizer quantos. Alis, essas contas de e-mails me trouxeram duas centenas de e-mails por dia, isso porque a metade pra no meu programa anti-spam. Por isso passo mais parte lendo e respondendo e-mails do que fazendo o que de fato importante no meu trabalho. Lembro-me que do meu nascimento at meus dez anos, minha vida se resumiu a dois lbuns com vinte fotos cada um. J meus filhos esto com seis anos e j possuem mil e

Pgina 37

Reflexes de Anderson Hernandes

quinhentas fotos, todas digitais. Estimo que at o casamento deles tenham cinquenta mil fotos digitais. Isso me trouxe outro problema, como organizar e proteger todas as minhas fotos? Tive uma idia, parte delas pode ser arquivada na internet e depois de uma semana mandando fotos para o site terminei a tarefa. S esqueci-me de um detalhe, guardar o login e senha. Esto l me esperando que eu lembre o login correto. Eu at tinha criado uma pergunta chave, mas esqueci a resposta dela. incrvel como a comunicao mudou a forma como se relacionamos com as pessoas. Depois de quatorze anos de casado, ainda tenho algumas cartas e bilhetes recebidas da minha esposa. claro que a ltima deve fazer uns cinco anos, hoje no escrevemos mais com papel e caneta, afinal somos um casal moderno. Agora, conversamos e at brigamos pelo msn ou skype. A vantagem que posso discutir a relao enquanto converso com um cliente ou colega de trabalho. H dez anos meu sonho de consumo era um telefone sem fio com secretria. Hoje tenho um celular, que smartfone, tem um pouco de cmera fotogrfica, de computador, de tocador mp3 e tambm celular. Alis, a cada dois minutos em mdia o celular recebe um e-mail novo. Um dia cheguei concluso que me tornei escravo do meu blackberry. Meu televisor h dez anos sintonizava dez canais de TV. Hoje so mais de 150. De tantos canais que tenho para assistir, j estou estressado porque como no consigo ver mais de um programa por vez, fico passando de canal em canal, e acabo tendo uma viso geral de tudo sem assistir nada.

Pgina 38

Reflexes de Anderson Hernandes

Lembro-me bem do meu primeiro carro, era um Chevette 1974 e tinha vinte anos de uso, a porta abria sozinha nas curvas, o assoalho era furado e o motor estava prestes a fundir. Hoje posso dirigir com um veculo que tem todos os confortos da vida moderna e um motor que d gosto de andar, mas ando em mdia mais devagar que antes com meu Chevette. Outro dia fui ao shopping de carro e de tanto trnsito que tinha fiquei uma hora com o carro parado sem conseguir entrar nem sair do estacionamento do shopping. Como posso suportar isso? Disseram-me que para passar o estresse tinha de ir para um lugar quieto e distante, longe de tudo e todos. Assim, outro dia fui para uma pousada no meio do nada para relaxar. Depois de trs dias estava to estressado porque no conseguia ver meus e-mails que no agentava mais ficar l. Para completar, eu no podia nem falar para minha famlia, pois corria o risco de ser internado como louco. Foi a que tive a idia de assumir as compras da casa. Duas vezes por dia eu ia a cidade comprar as coisas da casa e passar no ciber-caf para ver os e-mails. Quando demorava a voltar com o po j dizia que a fila tava grande demais. Pois bem, por essas e outras que uma pergunta no sai da minha mente: Ser que vou enlouquecer? No sei. S peo que se me internarem, por favor, me deixe ver meus e-mails!

Pgina 39

Reflexes de Anderson Hernandes

O que compreender algum?

Compreender uma pessoa olhar nos olhos e saber quando algo no est bem. saber que na maioria das vezes a pessoa no precisa de conselhos e sim de quem a escute. desarmar-se de seus prprios pr-conceitos e demonstrar empatia. saber que nem tudo pode ser entendido, mas sempre pode ser ouvido. discernir o que o outro est pensando apenas por olhar bem fundo nos olhos. oferecer um abrao quando se est triste e ser capaz de chorar quando se emociona. ter coragem de corrigir quando a pessoa est errada e saber falar a palavra certa no tempo certo. ser capaz de trazer para fora os sentimentos mais profundo da pessoa. dividir a carga e ajudar a retirar o peso e sentir-se satisfeito com os resultados obtidos, mesmo que tenha conseguido apenas um sorriso. estar l mesmo quando ningum mais est e ser encontrado sempre que for necessrio.

Pgina 40

Reflexes de Anderson Hernandes

gerar sensao de companhia e segurana mesmo quando se est longe. esquecer-se de suas prprias angustias e sentimentos em prol das de outra pessoa. , acima de tudo, ser capaz de fazer tudo isso mesmo sabendo que ns mesmos nem sempre somos compreendidos.

Pgina 41

Reflexes de Anderson Hernandes

Quem me dera...

Quem me dera fugir da tristeza e viver em constante alegria, desfrutar do companheirismo e esquecer a solido. Quem me dera que os jovens fossem compreensveis e que os filhos s trouxessem alegrias sem nunca desapontar. Quem me dera que no existisse dinheiro, que tudo fosse de todos e que no houvesse diferenas exceto os gostos de cada um. Quem me dera que as pessoas deixassem de ser to complicadas, que todos fossem acessveis e no houvesse defeitos. Quem me dera a morte no existisse, a velhice acabasse e a doena sumisse do mapa. Quem me dera se pudesse trabalhar menos e viver mais, o tempo no passasse to rpido, o stress no tivesse sido descoberto e o urgente nunca sobressasse sobre o importante. Quem me dera se eu pudesse fazer somente o que gosto, que a obrigao significasse paixo e a satisfao fosse uma sensao dominante. Quem me dera nunca tivesse pesadelo, mas pudesse realizar meus sonhos e esquecer que um dia era incapaz de lembr-los.

Pgina 42

Reflexes de Anderson Hernandes

Quem me dera ter de volta todos que perdi, desde meu cachorro at meu pai, rever amigos que j esqueci e apagar da memria que o dia em que os perdi. Quem me dera olhar o passado e ver que s acertei, que todas as decises foram um sucesso, e que o fracasso nunca existiu. Quem me dera apagar os traumas de infncia, os insultos que levei e as bobagens que falei. Em fim, seria tudo isso um mundo perfeito, um sonho distante ou somente parte da minha imaginao? No importa, pois o que me importa mesmo quem me dera que fosse assim.

Pgina 43

Reflexes de Anderson Hernandes

Como se decepcionar com as pessoas

J notou que sempre nos decepcionamos com as pessoas? Mas, porque isso acontece com tanta freqncia? Para nos decepcionar, basta estabelecermos altas expectativas e esperar muito das pessoas, pensando que elas podem dar muito mais do que realmente so capazes de dar. Basta imaginarmos que as pessoas podem ser como somos, pensar como pensamos ou enxergar como enxergamos. Basta esquecermos que as pessoas so pessoas, imaginando que so imunes aos problemas e erros e acreditar que todos esto sempre alegres e felizes. Basta tirarmos concluses precipitadas, falar antes de ouvir tudo, responder antes mesmo de escutar a pergunta e achar que entendem mesmo antes do assunto estar concludo. Basta acreditar demasiadamente nas pessoas, mesmo quando no encontramos motivos confiveis nelas ou no acreditar quando temos todos os motivos para isso. Basta sermos teimosos e desconsiderarmos os conselhos recebidos e acreditar no que queremos crer ao invs do que real. Sim, para nos decepcionar com as pessoas relativamente fcil, bastando que simplesmente faamos as escolhas erradas e desconsiderarmos a realidade. Assim o melhor

Pgina 44

Reflexes de Anderson Hernandes

que resta aceitarmos que assim como se surpreender com as pessoas, a decepo tambm faz parte da vida.

Pgina 45

Reflexes de Anderson Hernandes

Conseqncias

Muitos reclamam do emprego, mas esquecem de investir na sua empregabilidade. Muitos reclamam do casamento, mas pouco fizeram pela sua relao. Muitos reclamam dos filhos, mas falharam na educao e criao. Muitos reclamam que no tem dinheiro, mas simplesmente gastaram tudo que tinham. Muitos reclamam que no tem sorte na vida, mas perderam todas as oportunidades que a vida lhe ofereceu. Muitos reclamam que ningum os entendem, mas esqueceram que o principio de ser entendido aprender a entender. Muitos reclamam que no tem tempo, quando na verdade no sabem us-lo. Muitos reclamam que so infelizes, mas no so capazes de fazer algum feliz. Muitos reclamam que esto doentes, mas deixaram a sade de lado quando ainda tinham. Muitos reclamam que se sentem sozinhos, mas deixaram de procurar companhia.

Pgina 46

Reflexes de Anderson Hernandes

Muitos reclamam que perderam tudo, mas esqueceram que tambm arriscaram tudo. Muitos reclamam dos seus problemas, mas no sabem que o problema de verdade est dentro deles. Muitos reclamam que nada d certo, mas no enxergam que de to negativos que so nada pode dar certo para eles. Enfim, a verdade que pouco adianta reclamar, pois quase tudo em nossa vida hoje apenas conseqncia das escolhas que um dia fizemos no passado.

Pgina 47

Reflexes de Anderson Hernandes

O desejo

incrvel como de repente bate dentro de ns uma vontade quase incontrolvel de fazer algo. Bem, algum deu a ela o nome de desejo. O desejo no tem hora marcada, podendo surgir sem avisar e gerar grande desconforto. O desejo pode ser estimulado, ainda que de modo involuntrio pelo desejado. O desejo cria uma fascinao na pessoa, tornado-a cega para todas as outras coisas. O desejo assume diferentes formas, podendo ser desde um objeto a uma pessoa, incluindo o tangvel e o intangvel. O desejo nem sempre realizvel, pois que nunca desejou o impossvel? O desejo nem sempre depende somente aumentando ainda mais nossa decepo. de ns,

O desejo nem sempre permitido, afinal, ser que existe algum que nunca desejou o proibido? O desejo, quando realizado, pode gerar diferentes sensaes, que vo da satisfao a insatisfao e da realizao a decepo. O desejo tambm pode ser o prprio desejo, pois como bom sentir-se desejado.

Pgina 48

Reflexes de Anderson Hernandes

O desejo pode estar ao seu lado materializado em forma de pessoa, e o mais incrivel que podemos passar a vida inteira sem ter coragem de revel-lo. O desejo muitas vezes secreto e irrevelvel, mas nem por isso deixa de ser intenso. A verdade mesmo que o desejo complicado, porque podemos sentir o desejo de no sentir desejo. Sim, o desejo est presente em quase tudo na nossa vida, motivando nossas aes e desmotivando outras tantas, gerando conforto e desconfortos, podendo ser um problema quando se est presente e at quando se est ausente, nos fazendo agir como loucos e inconseqentes. Mas talvez voc esteja se perguntando, por que estou falando tanto sobre desejo? No sei, acho que senti um desejo de falar.

Pgina 49

Reflexes de Anderson Hernandes

Eu queria

Eu queria me sentir cuidado, no simplesmente pela obrigao imposta, mas pelo amor e considerao. Eu queria me sentir mais amado, amado pelo que sou, pelo que deixei de ser e pelo que ainda posso ser. Eu queria me sentir desejado, pois o desejo aquece tudo, valoriza o ego e nos motiva a querer ainda mais. Eu queria me sentir compreendido, no em grandes coisas ou em assuntos complexos, mas em pequenos gestos e mesmo em sentimentos sem tanta importncia. Eu queria no se lembrar das pequenas coisas, s queria olhar para elas e nunca ter de pensar por que elas parecem to difceis. Eu queria ser admirado, no em grandes frases ou palavras, mas no olhar, como que simplesmente enxergando um brilho diferente nem fosse por alguns momentos. Eu queria ter prioridade, mesmo que no fosse sempre, mas que pelo menos fosse maior do que coisas quase insignificantes. Eu queria mais interesse genuno, no por tudo, mas pelo que gosto de ler, de assistir e de fazer, nem que seja simplesmente para compartilhar aquilo que pode parecer sem importncia.

Pgina 50

Reflexes de Anderson Hernandes

Eu queria ser elogiado, sem exageros ou falsidade, mas pelos pequenos gestos e coisas, e em momentos simplesmente inesperados. Eu queria sentir confiana, confiana de poder dizer o que sinto e penso, sem ser julgado e poder dizer frases que no seriam erroneamente interpretadas. Eu queria poder dizer o que no gosto, sem que isso signifique que eu tenha rejeitado o todo s porque no gosto de uma pequena parte. Eu queria no precisar dar indiretas, nunca usar metforas e nem tampouco ter de dizer a outros, o que nem precisaria dizer diretamente. Eu queria s ter uma coisa em comum, o empenho e a determinao e poder ter a certeza que quando no se alcana um objetivo, simplesmente foi porque no era possvel. Enfim, depois de escrever e reler tudo o que queria, me sinto ainda pior do que quando comecei a escrever e a pensar, pois percebo que o real problema sou eu, pois na verdade sou eu que queria demais, muito mais que poderia querer.

Pgina 51

Reflexes de Anderson Hernandes

No quero...

No quero ser sempre ouvido, mas no quero ser ignorado. No quero ser sempre lembrado, mas, por favor, no me esquea. No quero que faam tudo por mim, mas que faam pelo menos o mnimo. No quero que sintam pena de mim, mas que aceitem que tambm sofro. No quero ateno exclusiva, mas algum que se interesse um pouco mais por mim. No quero que me achem insubstituvel, mas que pelo menos digam que sentiram minha falta. No quero que leiam tudo que escrevo, mas que pelo menos saibam que escrevo algo. No quero que chorem por mim, mas que entendam que tenho sentimentos. No quero que me abrace o tempo todo, mas que saibam o que um abrao significa para mim. No quero que me d carinho sempre, mas, por favor, no me despreze.

Pgina 52

Reflexes de Anderson Hernandes

No quero que me oferea muito, mas que pelo menos oferea o mnimo necessrio para ser feliz.

Pgina 53

Reflexes de Anderson Hernandes

So apenas momentos...

Toda uma vida construda pela soma de pequenos momentos, talvez por isso o segredo para ser feliz seja saber aproveitar os melhores momentos da vida. Existem momentos que marcam, s vezes de modo positivo e outros negativos, fazendo-nos recordar o que queremos esquecer ou registrando para sempre aquilo que no nunca deve ser esquecido. Momentos so assim, s vezes so rpidos e outras vezes demoram tanto para passar que nem parecem momentos, podem ser simples ou inteiramente complexos, podemos esperar uma vida inteira por ele ou simplesmente surgirem inesperadamente. Alguns momentos resumem-se a pequenos gestos, algumas palavras, um rpido sorriso, e existem momentos que para alguns podem no ter significado nenhum, enquanto a outros podem ser simplesmente marcantes. Podemos estar no momento certo ou no errado, significando entre a vida ou at mesmo a fatalidade, derivando da alegria de escapar por um pequeno momento ou at perder tudo pelo mesmo simples momento. O momento no tem volta, portanto se o deixarmos passar, ele simplesmente se foi, acabou, perdeu-se, restando esperar por outro momento que talvez em nenhum outro momento surja novamente.

Pgina 54

Reflexes de Anderson Hernandes

O rumo de uma vida toda pode ser decidido e alterado por uma simples deciso de momento, mesmo que nem sequer tenhamos um momento para pensar nisso.

s vezes tudo o que queremos um momento para ns mesmos, mas como parece difcil achar o momento certo para isso, como se simplesmente no tivssemos direito a um momento nico e nosso. Existem momentos que estamos tristes e outros que estamos alegres, momentos que queremos falar e outros que simplesmente ficamos calados, momentos que ouvimos e outros que nem damos ouvidos, momentos que choramos de tristeza e outros que choramos de alegria, enfim, se pensar por um momento compreender que existem momentos para tudo. Momentos podem ser momentneos ou eternos, podem ser importantes e significantes ou sem qualquer importncia ou significncia, podem marcar ou ser esquecidos, ser bons ou ruins, e pensando bem, podem ter tantos significados diferentes que impossvel descrever tudo o que um momento, apenas nesse momento.

Pgina 55

Reflexes de Anderson Hernandes

Saudades que eu sinto

Quando era criana, como todas as crianas que conhecia, queria ser gente grande, sonhava com o casamento, minha casa e at meus filhos. Sonhava tambm em viver no mundo tecnolgico. Hoje olho para minha vida vejo que conquistei tudo o que queria, mas sinto saudades do tempo em que era criana. Confesso que outro dia desejei ficar um dia todo sozinho longe dos meus filhos, pois me sentia cansado, cansado de dar tanta ateno, de ter que brincar tanto e de ouvir tanto barulho. Com um pouco de esforo consegui um dia de paz e descanso, mas nesse momento percebi que senti saudades, saudades do barulho, de dar ateno e saudades dos meus filhos. s vezes sinto saudades de coisas que tive e fiz e hoje no posso mais. Coisas do tempo em que era criana, de quando era solteiro e de quando j era casado, mas o engraado que percebi que tambm sinto saudades de coisas que nunca tive e nunca pude fazer, como se as tivesse tido e feito. As pessoas que perdemos so uma capitulo a parte da saudade, no importa se passamos a vida inteira ao lado de uma pessoa e ou se foi apenas alguns dias. Podemos ter conhecido algum h anos ou h poucos dias e simplesmente podemos sentir saudades irreprimveis. Algumas perdas nos deixam saudades. Podemos perder aquilo que nunca imaginvamos ou aquilo que j

Pgina 56

Reflexes de Anderson Hernandes

espervamos e ainda assim, nunca aceitar. Se no podemos aceitar as perdas da vida, apenas nos cabe entender que elas fazem parte da vida. O tempo vai passando e sinto saudades de quando era mais jovem, lembrando de quando tinha mais disposio, mais fora fsica e at mais cabelo. Hoje tudo isso s deixou lembranas e saudades, mas o tempo no pra e sei que um dia vou me lembrar dos dias de hoje e pensar que tinha mais cabelo, disposio, fora fsica e ainda por cima vou pensar: como eu era jovem naquele tempo... A saudade pode ser amiga e inimiga, machucar ou curar, s vezes coerente e outras totalmente incoerente, alegre e triste, muito triste, constri e destri, mas apesar de tudo, a nica certeza que tenho, que a minha vida no seria a mesma se eu no sentisse mais saudades.

Pgina 57

Reflexes de Anderson Hernandes

Tempo para pensarmos sobre si mesmos

Em algum momento da nossa vida preciso parar tudo e pensar, pensar sobre a vida, valores, erros e acertos. Mas como difcil fazer isso, pois todos esperam muito de ns, exigindo que tomemos decises rpidas a todo o tempo, fazendo com que as tomemos sem pensar o que as significaro para ns mesmos. Pensar sobre ns mesmos um grande desafio, pois por mais que tentemos, nunca conseguiremos compreender tudo o que queremos sobre ns mesmos. Talvez seja por isso que as pessoas procuram ajuda para entenderem a si mesma, pois quem est de fora consegue enxergar aquilo que muitas vezes ns mesmos no vemos. Isso verdade, mas como seria bom se pudssemos sair de dentro de ns mesmos e compreender tudo que no podemos entender. Para entender a si prprio necessrio desmaterializar-se de si mesmo, sendo ao mesmo tempo frio e auto-emptico, mas acima de tudo sincero, tendo coragem de dizer aquilo que realmente precisamos ouvir, mesmo sabendo que no daremos a ateno ao que dissemos. Problemas? Ah, a vida cheia deles, mas o mais difcil de resolver aquele que est dentro de ns. E so nesses momentos que percebemos que muito mais fcil resolver os problemas alheios e quo incapazes somos de resolver nossos prprios. Para pensar preciso estar longe, longe de tudo e de todos e no ter ningum para conversar alm de ns mesmos, no

Pgina 58

Reflexes de Anderson Hernandes

ouvir opinies, nem conselhos, no esperar respostas e nem fazer perguntas, mas poder olhar para o nada, como que procurando um horizonte perdido em ns. No se engane em concluir que somos fceis de entender, porque no somos. Nem pense que existem receitas prontas e que acharemos todas as respostas, pois nem tudo sobre ns explicvel, e, portanto nem tudo pode ser entendido, mas a certeza que podemos ter : Pensar mais sobre ns mesmos s nos far sentirmos melhor.

Pgina 59

Reflexes de Anderson Hernandes

O Silencio pode dizer mais do que palavras

Hoje pensei no silencio e tudo o que ele pode significar e descobri que o silencio pode ter diferentes formas e significados. Podemos ficar em silencio no momento em que precisaramos falar e falar na melhor oportunidade em que poderamos ficar em silencio. s vezes o silencio necessrio, pois atravs dele temos um momento nico, capaz de nos fazer refletir e nos ajudar a tomar grandes decises. O silencio pode servir de proteo, podendo esconder emoes ou palavras, gerar dvidas e at tornar as pessoas em nossa volta confusas. Alguns at mesmo usam o silencio para punir, e quem nunca se sentiu punido devido a um prolongado silencio? Alguns vivem em eterno silencio, onde quase nunca expressam suas emoes ou falam sobre si mesmas e suas inquietudes, tornando-se simplesmente misteriosas. O silencio pode ser to profundo quanto superficial, podendo ter tanto um enorme significado quanto quase nenhum, podendo representar algo to importante ou simplesmente nada e podendo surgir motivado por diferentes situaes ou completamente sem qualquer motivo.

Pgina 60

Reflexes de Anderson Hernandes

Viver uma vida de silencio pode nos colocar num mundo privado, s nosso, nos privar de qualquer amizade por estabelecer barreiras quase intransponveis e nos apartar at mesmo daqueles que nos amam. Entender algum em silencio nos exige maior capacidade analtica, pois avaliar uma pessoa em palavras fcil quando comparado com a compreenso dos motivos do silencio. Existem momentos na nossa vida que o silencio tudo que queramos. Nesses momentos a simples oportunidade de deitar-se numa grama e ouvir o silencio das arvores e dos pssaros pode ser uma experincia nica. As vezes o silencio pode significar expressar em frases escritas aquilo que no seriamos capazes de expressar pessoalmente. O silencio sempre representar a ausncia total de palavras, mas existem momentos em que o silncio pode dizer muito mais do que palavras. Expressar em frases o significado daquela que parece ser uma simples palavra, pode ser to complexo quanto entend-la. Mas depois de pensar em tudo isso, tenho de admitir que mereo alguns minutos de silencio.

Pgina 61

Reflexes de Anderson Hernandes

Como eu posso entender?

Quantas vezes eu paro e penso: Como posso entender? Entender o mundo, as pessoas e entender a si mesmo. Quantas vezes achamos que dissemos o certo, mas entenderam o errado ou simplesmente dissemos errado sem planejar fazer isso? Quantas vezes nos sentimos incompreendidos, como se as pessoas em nossa volta tivessem a obrigao de compreender aquilo que nem mesmo somos capazes de entender? Quantas vezes desejamos ser outra pessoa, como que imaginando que existe vida perfeita e deixamos de perceber que do mesmo modo outros acham a nossa vida perfeita e gostariam de estar em nosso lugar? Quantas vezes cobramos justia, ainda que muitas vezes somos injustos, cobramos amor ainda que odiemos, cobramos respeito ainda que desrespeitemos, enfim, cobramos o tempo todo ainda que odiemos ser cobrados? Quantas vezes cobramos tanto de ns mesmos, como se tivessemos a obrigao de no errar, como se falhar fosse um ato no permitido e aumentamos a imensa angstia da auto-decepo? Quantas vezes ficamos em dvida, quanto tudo parece to claro ou sentimos a sensao de vazio, quando alcanamos aquilo que tanto desejavamos?

Pgina 62

Reflexes de Anderson Hernandes

Quantas vezes somos conselheiros de problemas, que ns mesmos no sabemos como resolver ou nos tornamos referncia para as pessoas, ainda que achemos que no somos para si mesmos? Quantas vezes sonhamos com o impossvel, como que tentando sentir o gostinho do irrealizvel ou somos capazes de tornar um pesadelo aquilo que para muitos apenas um sonho? Pois bem, quantas perguntas insistimos em encontrar respostas, como se existissem respostas para todas elas, e gastamos todo nosso tempo e esforo, buscando solues para o insolvel, quando poderamos simplesmente viver e deixar a vida acontecer, lidar com complicaes, mas nunca complicar, ser ns mesmos, sem se preocupar com o que vo pensar e entender que de fato no podemos entender plenamente o mundo as pessoas e acima de tudo a si mesmos.

Pgina 63

Reflexes de Anderson Hernandes

O que estou fazendo aqui?

Quantas vezes estivemos em locais ou situaes onde simplesmente nos perguntamos: O que eu estou fazendo aqui? Quantas aulas e palestras que assistimos sem qualquer interesse no que estava sendo dito? Quantas conversas com colegas ou amigos, que simplesmemte ouvimos sem tampouco prestar ateno? Quantos favores que fizemos sem dispor de tempo somente para atender as necessidades de uma pessoa prxima? Quantas viagens fizemos sem qualquer vontade e nos condicionamos a ficar l at que no aguentssemos mais? Quantas vezes deixamos a mente vagear e ficamos olhando para a pessoa como se no estivessemos vendo ningum na nossa frente? Mas por que tendemos a no questionar claramente o que estamos fazendo aqui? Ser que de certo modo fomos condicionados a concordar com o que no concordados e aceitar o que no queremos? Ser que estamos mais dispostos a agradar ou temos medo de desagradar os outros?

Pgina 64

Reflexes de Anderson Hernandes

Ou ser que por no sabermos responder o que estamos fazendo, permanecemos em dvida se devemos ou no continuar fazendo? Na verdade no sei as respostas a essas perguntas alis pensando bem nem sei o que realmente estou fazendo aqui?

Pgina 65

Reflexes de Anderson Hernandes

Saber esperar

Quantas vezes na vida ns nos esquecemos de uma das coisas mais simples de se falar e difceis de fazer: Saber esperar. preciso saber o tempo certo das coisas, pois na vida tudo tem o seu tempo e a natureza impe a ordem correta para nosso prprio progresso. medida que avanamos na vida passamos a compreender que em todo o perodo anterior desde a nossa infncia, onde esperamos por cada mudana e cada novo passo, passa a ser substitudo por um perodo em que queremos tudo rpido e muitas vezes antes do tempo. comum simplesmente nos tornarmos imediatistas, onde perdemos a pacincia em quase tudo, do trnsito as relaes familiares, no comprar e no vender, nos tornando tolos e insensatos e colocando a vida nossa e de outros em risco por no sabermos esperar. incrvel como a ansiedade capaz de nos dominar, tomando conta do nosso intimo, nos fazendo comer demais ou de menos e quase sempre nos trazendo estresse desnecessrio. Tudo a nossa volta nos impele para sermos ainda mais impacientes. Estamos na sociedade do agora onde tudo urgente mesmo que no seja importante.

Pgina 66

Reflexes de Anderson Hernandes

Diante disso tudo qual o segredo para aprendermos a esperar? Ainda no sei e confesso que no estou muito disposto a esperar para aprender.

Pgina 67

Reflexes de Anderson Hernandes

Por Que Tudo Muda?

Tudo na vida muda, por isso podemos dizer que a vida muda a cada instante. A mudana nem sempre agradvel, mas a vida sem mudanas mais desagradvel ainda. Alguns por natureza gostam de mudar e passam vida inteira mudando. Mudam de carro, mudam de casa, mudam de namorado, mudam de marido ou esposa, e no raro, quando esto no terceiro casamento, descobrem que o primeiro foi o melhor. A prpria mudana muda conforme se muda de pessoa, pois o que pode ser difcil para um, no ser para outro, como se a mudana tivesse uma probabilidade mutvel com cada um de ns. Existem mudanas fceis e difceis, previsveis e imprevisveis, rpidas e lentas, boas e ruins, planejadas e no-planejadas, certas e erradas, reversveis e irreversveis, enfim, existem mudanas de todas as espcies. Podemos afirmar que quase tudo pode ser mudado. possvel mudar o cabelo, o rosto, a aparncia, a personalidade, o humor, o sentimento e me falaram que se pode mudar at de sexo, portanto a escolha sua. Todos querem mudar para melhor claro, pois isso inerente em todos ns, mas nem todos tm a coragem necessria para mudar e passam vida planejando, planejando e sem nunca realizarem uma mudana significativa. E aquelas mudanas que surgem sem avisar?

Pgina 68

Reflexes de Anderson Hernandes

o filho que vai nascer, o parente que morre, o cnjuge que se foi, o emprego que acabou, o tempo que mudou ou at o pneu que furou. Pois bem, no se podem prever todas as mudanas, mas pode-se adaptar a elas e entender que em muitos casos essa a melhor deciso. Enfim, por que tudo muda a vida? No comeo pensei que sabia, mas agora confesso que j mudei de idia.

Pgina 69

Reflexes de Anderson Hernandes

A Mentira

incrvel como a mentira faz parte da nossa vida e de um modo ou de outro, somos influenciados por ela. Existem mentiras de todos os tipos, com isso dediquei um tempo para conhecer algumas delas: - Tem mentira que fere, causa dor e gera grande tristeza. So aquelas que vem normalmente de pessoas que mais confiamos e nas quais temos laos familiares ou pessoais. - Tem mentira profissional, vinda de pessoas preparadas para mentir. Visa enganar incautos, influenciar os inexperientes e gerar danos na maioria das vezes evolvendo recursos financeiros. - Tem mentira doentia, onde patologicamente a pessoa tem a mitomania. So mentiras sem motivo algum, so histrias criadas que nunca existiram ou histrias ocorridas, porm, aumentadas. - Tem mentira pequena que envolve coisas de pouca importncia e que so praticamente insignificantes e ocultas pelo mentiroso. - Tem a mentira da mentira que surge para complementar uma mentira anteriormente dita. uma espcie comum de mentira, uma vez que a mentira torna-se um ciclo vicioso gerando uma nova mentira a cada mentira. - Tem mentira que de to mentirosa, parece verdade. Nestes casos, no raro at o mentiroso se convence que est falando a verdade. - Tem a mentira justificvel, como se os fins justificassem os meios. So mentiras justificveis pelos mais diversos

Pgina 70

Reflexes de Anderson Hernandes

motivos, sendo eles muitas vezes justificados para beneficiar a quem contado a mentira. - Tem mentiras de todas as espcies, baseadas nos mais diversos motivos. Mas a verdade que a mentira no trs benefcios duradouros, pelo contrrio, na maioria das vezes trs dor, desapontamento e tristeza.

Pgina 71

Reflexes de Anderson Hernandes

Coisas que no devemos fazer

No fique triste se algo deu errado, por que quem disse que na vida tudo tem a obrigao de dar certo? No desista de seus objetivos se mostrarem ser difceis de alcanar, pois o que difcil mais valorizado. No chore se seu amor se foi, pois outro maior surgir. No se desespere com os problemas por que a soluo se ofusca na nuvem do desespero. No se ressinta facilmente, pois o ressentimento s o tornar infeliz. No cobre muito de si mesmo por que voc no tem a obrigao de fazer tudo certo. No desvalorize a si mesmo, pois amar a si prprio o principio para ser amado. No gaste tempo vivendo uma mentira por que a realidade pode ser dura, mas a nica que existe de verdade. No seja amargo com outros, a menos que no ligue para amigos. No se ire facilmente por que se voc pensar bem notar que de nada adianta. No falo sem pensar, pois nada mais destruidor do que uma palavra mal dita. No perca uma oportunidade, por que provavelmente ela no surgir novamente.

Pgina 72

Reflexes de Anderson Hernandes

No pense que dinheiro tudo, afinal no existe pobreza maior do que pensar assim. No se deixe vencer pela depresso, pois ela dominar voc e te impedir de viver. No tente encontrar respostas para tudo, por que sempre haver novas perguntas. No trabalhe alm do necessrio, pois o trabalho em excesso no o tornar mais feliz. Por fim, no feche seus olhos para sua volta, por que a vida nos d inmeros motivos para sermos felizes.

Pgina 73

Reflexes de Anderson Hernandes

Um novo dia...

Uma das maiores certezas que existem que sempre haver um novo dia. No importa quo bom ou ruim tenha sido o seu dia hoje, mas ele vai acabar e no existe nada melhor do que um novo dia para deixar para trs os problemas do dia que se passou. Teve um excelente dia, pois saiba que amanh ser um novo dia, onde tudo ser diferente, podendo ser melhor ou pior, mas com certeza diferente. Teve um pssimo dia, pois sempre resta a esperana de que o amanh pode ser um dia bem melhor. Quase nada pode evitar que surja um novo dia e mesmo que por uma infelicidade pessoal voc no venha conhecer esse dia, com certeza ele vir para outras pessoas a sua volta. De qualquer modo um novo dia pode mudar tudo, pois a cada dia muitas certezas so claras: - No existe um dia sequer que no aprendemos algo novo, mesmo que no nos tenhamos dado conta disso. - No existe um dia sequer que no acabe, ainda que alguns dias possam parecer os mais longos que j existiram. - No existe um dia em que todas as coisas tenham ocorrido totalmente certo ou errado, ainda que no percebamos isso.

Pgina 74

Reflexes de Anderson Hernandes

- Existem dias em que nunca mais nos esqueceremos, assim como haver aqueles em que nunca seremos capazes de lembrar. - Todos os dias cometemos erros e acertos, independentemente de quo certos ou errados desejemos agir. - Todos os dias so bons ou ruins, mas o que os tornar assim, na maioria dos casos depender de ns mesmos. - Na vida temos a opo de mudar os nossos dias, porm existem dias que podem mudar toda uma vida. Enfim, como est seu dia hoje? Acho melhor no se preocupar tanto com isso, porque amanh ser um novo dia.

Pgina 75

Reflexes de Anderson Hernandes

Onde est mame?

Queria entender como mame foi ficando distante e deixei de perceber e ter certeza que ela ouvisse tudo que digo a ela. Queria que ela compreendesse tudo o que sinto, desde a revolta a compaixo, cansao ao afeto, da tristeza ao respeito. Queria poder gritar naqueles momentos em que sinto uma enorme angustia dentro de mim, mas ao mesmo tempo me reprimo, pensando que simplesmente que devo isso a ela. Queria ao menos que ela me olhasse, e ter a sensao de ser notada e no de ser ignorada. Queria compreender o que passa l dentro, saber se ela pensa, se ouve e principalmente se entende o quanto eu a amo. Queria pelo menos entrar por um instante no mundo dela e assim poder entend-la melhor. Queria ser respeitada e admirada pelo que fao e no que todos me olhassem e pensassem que fao apenas a minha obrigao. Queria ter fora para superar, no ter motivos para chorar e ver tudo isso passar.

Pgina 76

Reflexes de Anderson Hernandes

Queria que mame visse tudo que aconteceu, quem chegou e quem se foi, quem cresceu e quem envelheceu e que as coisas no parecessem em vo para ela. Queria ouvir apenas algumas palavras ou frases, coisas simples como at mesmo um simples oi. Queria entender se ela sente dor, fome, tristeza, sofrimento e acima de tudo se sente o carinho que tenho. Queria acordar e entender que foi apenas um pesadelo, que nada ocorreu e simplesmente esquecer todo o que sinto. Queria tantas coisas e sei que no fundo nada disso possvel, por isso quero apenas lutar at o fim e ter a plena certeza, que quando mame for, no reste dvida a ela, que dei o mximo de mim. dedicada a todos os filhos que cuidam de suas mes com Alzheimer. *

* Nota do autor: Ainda que pessoalmente minha me no tenha sido acomedida com o Alzheimer, escrevo empaticamente, homenageando meus parentes achegados que cuidam por anos de sua querida me.

Pgina 77

Reflexes de Anderson Hernandes

Fale com o autor

Mande seus comentrios para: contato@andersonhernandes.com.br

Site - www.andersonhernandes.com.br

Pgina 78

Vous aimerez peut-être aussi