Vous êtes sur la page 1sur 3

Datalink - Excelncia em Cabos

http://www.afdatalink.com.br/new/selecao_caboscrtv.php

Busca: A Datalink Produtos Informaes Tcnicas Contato


11-5645.0900 Like 94

SELEO DE CABOS CFTV

Um sistema de CFTV constituido por diversos componentes e cada um tem sua importncia na obteno de uma imagem de video de qualidade. Muitos projetistas especificam muito criteriosamente todos os itens de hardware e software do sistema, porm os meios de transmisso normalmente s especificam alguns dados gerais. A escolha do meio de transmisso mais adequado para o sistema de CFTV um dos aspectos mais importantes no projeto de um sistema de qualidade e na maioria das vezes este o item menos entendido e levado em conta. No adianta possuir os melhores sistemas cmeras com as lentes de maior qualidade ligadas a um poderos processador de vdeo, se o meio de transmisso no for adequado, todo o sistema apresentar imagens de baixa qualidade. A maioria dos problemas comuns de baixa qualidade de imagem pode ser evitado atravs da seleo do meio de transmisso mais adequado e seguindo os procedimentos e tcnicas de instalao corretos. Tipos de Cabos Coaxiais O sinal de vdeo de CFTV normalmente transmitido utilizando-se cabos coaxiais. Os cabos coaxiais foram concebidos para transmitir a banda de frequncia completa do sinal de vdeo, com um mnimo de atenuao ou distoro, tornando este tipo de cabo uma tima opo para CFTV. De qualquer forma existem diversos tipos de cabos coaxiais, e a escolha de um cabo coaxial inadequado pode degradar a transmisso do sinal e muitas vezes at permitir que interferncias Eletromagnticas ou RdioFrequncias (EMI/RFI) sejam introduzidas no sinal causando altos nveis de rudo. Estes fatores podem acarretar em uma imagem com baixa qualidade. Existem vrios tipos de construes para cabos coaxiais. A compreenso de seus diversos parmetros e a seleo do cabo adequado para sistemas de CFTV ir eliminar a maioria dos problemas que possam vir a ocorrer em uma transmisso de sinal de vdeo. O sinal de vdeo a compresso de dois componentes de sinal, um de baixa frequncia (informaes de pulso de sincronismo horizontal e vertical), e de alta frequncia (Sinal de vdeo). Para transmitir este espectro completo de frequncias com um mnimo de distoro e atenuao, importante escolher um tipo de cabo coaxial que possua parmetros compatveis com as especificaes da transmisso do sinal de vdeo em sistemas de CFTV.

Os parmetros a considerar so caractersticas mecnicas como o material do ncleo condutor, material dieltrica, tipo e material da malha alm da capa e isolao. As caractersticas eltricas como resistncia, capacitncia, impedncia e atenuao so extremamente crticas para uma operao correta. Abaixo daremos uma descrio de cada um destes componentes: Ncleo Condutor O ncleo Condutor ou Condutor Central mais recomendado para as aplicaes de CFTV de cobre n, fornecendo um timo desempenho na transmisso de sinal. Devido ao fato do sinal de video de CFTV ser um sinal de vdeo banda-base (sem modulao) e com componentes com frequncias relativamente baixas em comparao com o sinal de vdeo de TV a cabo, a resistncia baixa a sinais D.C, que o cobre fornece iro melhorar muito a transmisso do sinal de vdeo. Os cabos coaxiais tambm podem ser construdos a partir de um condutor central de ao coberto por uma camada de cobre. O ncleo de ao coberto por cobre fornece uma maior distncia de transmisso de sinal, enquanto a cobertura de cobre fornece o caminho para o sinal de RF. Esta tcnica de construo usada devido ao fato de que quanto mais alta a frequncia de um sinal eletrnico transmitido, mais prximo da superfcie exterior do condutor ser o caminho percorrido pelo sinal. Este fenmeno chamado "efeito skin" (efeito de pele). Um condutor de ao com cabertura de cobre tem uma resistncia D.C. muito mais alta que o cobre puro tem uma atenuao bastante superior aos componentes de baixa frequncia do sinal de video de CFTV. De qualquer maneira mesmo tendo um custo mais baixo do que o cabo com cobre puro o no adequado ao sinal de vdeo banda-base e portanto no recomendado para a utilizao em sistemas de CFTV (Veja a Tabela). Este tipo de cabo normalmente o ideal para aplicaes de TV a cabo onde o sinal modulado em alta frequncias (referente aos canais especficos) e outras aplicaes de RF devido as caractersticas de transmisso do "efeito pele" para frequncias altas.

O grfico de atenuao mostra claramente a diferena entre os cabos coaxiais de cobre puro e ao coberto por cobre. Verifique as diferenas especialmente a faixa de baixas frequncias onde as informaes dos pulsos de sincronismo so transmitidas. Verificamos as grandes diferenas de atenuao entre os dois materiais. Se o cabo escolhido for o de ao com capa de cobrem, ocorrer uma atenuao nas baixas frequncias e os pulsos de sincronismo podero sofrer perdas significativas, possivelmente ocasionando distores no sinal de vdeo. Outra regra que deve ser usada na seleo do tipo de construo do ncleo condutor do cabo coaxial se o tipo de aplicao para uma cmera fixa ou para um cmera com movimentador pan-tilt. Se o cabo for utilizado para uma cmera de CFTV que ficar com um posicionamento fixo, ento um condutor rgido aceitvel. Entretanto, se o cabo for utilizado para o sinal de uma cmera em aplicao com pan-tilt, ento a melhor escolha a utilizao de um condutor padro flexvel, pois um condutor rgido ir romper devido a constante movimentao e presso sobre o cabo no mesmo ponto. Material Dieltrico O materia dieltrico de um cabo coaxial outro ponto que tambm deve ser considerado com muito cuidado. O material dieltrico e sua composio so pontos crticos de resposta e desempenho dos cabos coaxiais, uma vez que so responsveis pelas caractersticas eltricas como capacitncia, velocidade de propagao, impedncia e atenuao do cabo. Estes parmetros iro determinar a intensidade do sinal e distncia de transmisso. recomendada a escolha de dieltricos com propriedades eltricas excelentes como o polietileno ou FEP. Estes materiais iro fornecer uma capacitncia mais baixa e uma maior velocidade de propagao. Isto ir resultar em um cabo com caractersticas de perdas baixas e atenuao reduzida do sinal. Para melhorar as caractersticas eltricas ainda mais recomendada a utilizao de materiais com composio espumada ou celular so recomendados (veja o grfico).

1 de 3

15/4/2013 10:27

Datalink - Excelncia em Cabos

http://www.afdatalink.com.br/new/selecao_caboscrtv.php

Malha Tranada A blindagem ou malha tranada a ideal para aplicaes de CFTV e tem dois propsitos principais. O primeiro fornecer uma baixa resistncia a sinais D.C. tara o terra e o segundo fornecer uma blindagem metlica contra interferncias externas evitando a distoro do sinal de vdeo. A malha tranada deve ser construda com cobre n para oferecer um caminho de retorno fcil para D.C.R. (tenso DC reversa). Devendo possuir uma malha com 95% de cobertura ou superior de forma a oferecer uma blindagem adequada contra interferncias eltricas externas. Se as caractersticas estiverem abaixo disto, normalmente o cabo coaxial no o ideal para CFTV. Para melhorar a blindagem para a faixa de RFI (rdio-frequncia induzida), a colocao de uma folha de aluminio recobrindo o dieltrico aceitvel desde que uma porcentagem alta de malha seja usada para manter o caminho de retorno para D.C.R. Um cabo com a combinao de blindagem com folha de aluminio recobrindo o dieltrico com uma malha de baixa cobertura (veja a figura abaixo) usado normalmente para TV a cabo no aceitvel para CFTV, pois a blindagem de alumnio possui uma resistncia do caminho de retorno D.C. muito alta, e a pequena quantidade de malha destes tipos de cabos fornece somente uma baixa porcentagem de cobertura, no oferecendo o tipo de blindagem necessrio para a transmisso confivel de um sinal de CFTV.

Capa A escolha do tipo de capa normalmente determinada pelo tipo de ambiente onde o cabo ser instalado. A capa do cabo tem duas funes principais, a primeira oferecer a proteo contra os elementos aos quais o cabo pode estar sujeito e a segunda oferecer uma terminao slida e resistnte. O PVC uma boa escolha para a maioria das aplicaes localizadas em ambientes internos. Polietileno recomendado para aplicaes externas onde o cabo possa estar sujeito a elementos de alto grau de umidade, luz do sol, etc, e uma resistncia superior requerida. Nunca instale cabos com classificao interna em caminhos areos, diretamente enterrados ou em tubulaes subterrneas. Um cabo com classificao interna no foi projetado para ser instalado nestes ambiantes rigorosos e as suas caractersticas eltricas e mecnicas iro se degradar em um curto espao de tempo e precisaro ser substituidos. Parmetros dos Cabos Coaxiais Os parmetros dos cabos coaxiais variam dependendo do tipo de construo do cabo. Todos os cabos coaxiais possuem uma impedncia caracterstica. A impedncia para os equipamentos de CFTV de 75 ohms, e desta forma para ter um mnimo de perdas, importante escolher um cabo que tambm possua uma impedncia de 75 ohms. Se um cabo coaxial de outra impedncia for utilizado (50 ohms ou 93 ohms por exemplo), ocorrer a perda de sinal e a reflexo resultando em um sinal com pequena distncia de transmisso e baixa qualidade de imagem. Cabos coaxiais so disponibilizados em diferentes tipos de RG. RG significa Radio Guide e um termo utilizado no envio de sinais de Rdio Frequncia (RF) atravs de cabos coaxiais. Alm disso os cabos coaxiais de 75 ohms so fabricados com diversos tamanhos sendo os mais comuns o RG59, o RG6 e o RG11. O cabo coaxial RG59 o mais utilizado por ter menor bitola e ser mais malevel, sendo praticamente um padro para instalaes de pequenas e mdias distncias. O cabo RG11 tem um dimetro muito maior e um grau de maleabilidade bem menor que o RG59. J o cabo RG6 est situado entre os dois tipos anteriores em ambas as caractersticas. A diferena entre os tipos de cabo RG no est limita somente ao tamanho, mas tambm as caractersticas de atenuao e ainda de distncia de transmisso. Tipicamente as limitaes de transmisso por cabos coaxiais sero as seguintes: O cabo RG59 tem o maior grau de atenuao dos trs tipos e pode alcanar distncias mximas entre 230 e 300 metros. O cabo RG6 tem um grau de atenuao menor que o RG59 e pode alcanar distncias mximas entre 300 e 450 metros. O cabo RG11 tem as caractersticas de atenuao mais baixas entre os trs tipos e pode alcanar distncias mximas entre 450 e 600 metros. Estas distncias so baseadas em cabos com caractersticas enquadradas dentro de todas as recomendaes anteriores. Caso seja necessria a transmisso de sinais por distncias superiores a 600 metros, ser necessria a instalao de amplificadores de vdeo, ou outro tipo de meio de transmisso como par tranado, ou fibra tica.

Consideraes na instalao Ambientes internos so o tipo de instalao mais comum para os cabos coaxiais. Seguem alguma pequenas dicas que podem auxiliar muito na instalao de cabos coaxiais: 1.Procure sempre seguir as normas e indicaes dos fabricantes para um melhor desempenho dos cabos. 2.Distribua a tenso de esticamento igualmente pelo cabo, evitando puxes excessvos e nunca deixe o cabo esticado. No exceda o ngulo mnimo de curva, evitando dobrar o cabo. Se a tenso de esticamento ou o ngulo mnimo de dobra foram excedidos o cabo poder sofrer danos mecnicos e eltricos permanentes. 3.Quando estiver passando cabos por tubulaes, sempre faa a limpeza e desobstruo total da tubulao e use lubrificantes especficos para passagem de cabos quando fizer a passagem por tubulaes extensas. Instalaes externas requerem tcnicas especiais na colocao dos cabos que desta forma iro resistir a ambientes rigorosos. Quando utilizar o cabo em aplicaes areas, utilize um cabo de ao como guia e fixe o cabo coaxial ao guia. Isto ir ajudar a suportar o cabo e reduzir a tenso mecnica sobre o cabo em condies de vento, neve ou tempestades. Quando estiver enterrando diretamente o cabo , passe o cabo sem estica-lo, desta forma o cabo no sofrer presso desnecessria quando a terra for colocada para cobrir o cabeamento. Quando o cabo for enterrado em solo rochoso, aps a colocao preencha o vo cavado com areia. Passe o cabo e ento coloque

2 de 3

15/4/2013 10:27

Datalink - Excelncia em Cabos

http://www.afdatalink.com.br/new/selecao_caboscrtv.php

placas de madeira tratada ou metal inoxidante sobre o cabo. Isto ir evitar a danificao do cabo por pedras que soltarem do solo. Em reas com clima extremamente baixo, enterre o cabo abaixo da linha de congelamento. Tcnicas de Terminao O mtodo de solda oferece inmeras vantagens para a colocao de conectores. Este tipo de conector pode ser usado com cabos rgidos ou convencionais, fornecendo uma tima conexo eltrica e mecnica. A desvantegem que leva um tempo muito maior de preparao do conector do que outros mtodos e ainda existe a possibilidade da ocorrncia de "soldas frias" em junes caso o conector no seja soldado corretamente ao cabo. O mtodo de crimpagem provavelmente o mtodo mais popular de colocao de conector BNC em cabos coaxiais, assim como o conector de solda o conector de crimpar tambm pode ser utilizado em cabos rgidos ou flexveis fornecendo uma boa conexo eltrica e metlica. Este mtodo o mais utilizado pois no h a necessidade de solda, que dificulta a operao de colocao do conector em locais altos, ou externos com temperaturas baixas e vento, reduzindo desta forma o tempo de colocao do conector. Alguns pontos importantes a serem lembrados na crimpagem de conectores BNC a utilizao do tamanho correto dos conectores para o cabo coaxial utilizado. Uma conexo firme importante na crimpagem do conector. E sempre utilize a ferramenta correta , que o alicate de crimpar, nunca use alicates convencionais para para fazer o esmagamento do conector sobre o cabo, os alicates no foram projetados para colocar a presso correta sobre o anel de crimpagem. A utilizao inadequada de alicates somente ir esmagar o cabo e pode reduzir as propriedades eltricas do cabo. O conector de rosca o mais rpido mtodo de conexo de cabos coaxiais, muitos instaladores optam por utilizar um conector tipo F de rosca e conectar um adaptador F para BNC, de qualquer modo este tipo de conector tem algumas desvantagens. Quando um conector F colocado em um cabo coaxial, o condutor central utilizado como pino de conexo direta, desta forma quando ocorrem algumas conexes j existe o desgaste do condutor central podendo causar a sua quebra ou danificao. Alm disso se o adaptador no tiver uma presso adequada sobre o condutor central poder haver o mau contato entre o condutor central e o adaptador. Em aplicaes de pan-tilts e panoramizadores o movimento constante do cabo pode fazer o conector se movimentar e reduzir a rigidez mecnica e consequentemente eltrica da conexo, desta forma este tipo de conector no recomendado para esta aplicao. Uma vez que este conector no possui nenhum tipo de conexo eltrica e mecnica por solda ou crimpagem, acaba se tornando menos confivel que os outros mtodos. Concluso O projeto de sistemas de CFTV de qualidade requer alm de bons equipamentos, conhecimento, tcnicas de instalao e acima de tudo prtica. Lembre-se sempre que o meio de transmisso o caminho que levar o sinal e vdeo das cmeras at o seu cliente. Por isso a especificao do cabo coaxial mais adequado um componente chave para a obteno de um projeto de qualidade. No instale cabos que no possuam as caractersticas mnimas necessrias para sistemas de CFTV. Siga sempre os parmetros recomendados e com certeza voc ter muito sucesso em seus sistemas de CFTV.
Fonte: Guia do CFTV por: Marcelo Peres

Home Conhea a Datalink Certificados Principais Clientes Cases Fotos Cabos 50 ohms

Cabos 75ohms Cabos LMR Cabos Corrugados Linha Automotiva Cabos Multicoaxiais Cabos AFT

Cabos de Comando e Controle Cabos de Sinal e Instrumentao Cabos de Alarme de Incndio Cabos Coaxiais Conectorizados Conectores Calculadora de Atenuao

Seleo de Cabos Coaxiais Seleo de Cabos CFTV Treinamento Fale Conosco Localizao Distribuidores

DATALINK - Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por i10as

3 de 3

15/4/2013 10:27

Vous aimerez peut-être aussi