Vous êtes sur la page 1sur 27

.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Francisca Queirs n4611; Nuno Ribeiro n4676; Paulo Carvalho n4842; Diogo Gonalves n4445; Joana Costa n 4782 G3DA

Quem gosta das melhores coisas da vida, gosta do melhor expresso do Mundo

ESCOLA SUPERIOR DE PORTO, JANEIRO 2011

NDICE
Apresentao da empresa Apresentao do produto Analise de mercado Mercado alvo Anlise de macro envolvente Marketing Mix Histria do caf Caracterizao da Procura Perfil do cliente Anlise da concorrncia
Delta Sical Nicola

4 5 6 7 8 9 10 12 12 12
12 13 13

Anlise SWOT Canais de distribuio


Caracterizao dos canais de distribuio Estratgia de cobertura de mercado Sistema vertical do marketing Layout Facing

15 16
16 17 18 18 19

Promoo de vendas
Empresa/Marca Problema Descrio factual Caracterizao da campanha Analise critica Calendarizao Custos da campanha Concluso Netgrafia

19
19 19 20 22 23 24 25 25 26

Nome do aluno

Introduo
No mbito das disciplinas de Promoo de Vendas e Gesto de Canais de Distribuio, foi-nos proposta a realizao de um trabalho interdisciplinar cujo objectivo colocar em prtica os nossos conhecimentos adquiridos ao longo destas duas cadeiras. Para isso, escolhemos uma empresa bastante conhecida a nvel nacional e onde consegussemos arranjar informao sobre a mesma com alguma facilidade. Desta forma, a empresa em questo a Nestl e a marca que analisamos mais profundamente a Buondi. No decorrer do trabalho fazemos uma breve apresentao da empresa bem como uma caracterizao de mercado. Posteriormente falamos sobre os canais de distribuio que a marca utiliza bem como o sistema vertical de marketing. Por ultimo criamos uma campanha de promoo de vendas para a Buondi Premium onde falamos das suas vantagens e desvantagens bem como os objectivos a atingir, os custos e a calendarizao das aces a realizar.

Nome do aluno

APRESENTAO DA EMPRESA

Boundi
Buondi uma marca de caf, criada pela Montarroio Sociedade de Cafs, empresa do Grupo/RAR, em 1986. No ano de 1993, a Nestl compra a Montarroio ao grupo RAR e passa ento a ser detentora da marca Buondi. A partir desta data, o caf Buondi passa a ser torrado e embalado na fbrica que a Nestl possui em S. Mamede Infesta Porto. Buondi destaca-se pelo estilo e bom gosto do melhor caf expresso. sinnimo de qualidade para cada vez mais clientes e consumidores. Integrado no Grupo Nestl, desde 1993, garante um caf de excelente qualidade com uma imagem forte e sempre actual. Excelente servio ao cliente, uma postura dinmica, voltada para o futuro, e o acompanhamento permanente, tm merecido a confiana de mais e mais parceiros, contribuindo para levar cada vez mais longe o prazer de um grande caf. Buondi tem como misso, celebrar as melhores coisas da vida ao sabor do melhor expresso do mundo. Os seus valores assentam na modernidade, na descontraco e convvio e na elegncia e requinte. A Buondi oferece uma gama de produtos oriundos da America central, Brasil e sia qualquer que seja a escolha do consumidor pode ter a certeza que ir encontrar o carcter nico deste caf. A Boundi constituda por 4 lotes: Gold, Premium, Decaff e Prestige. A Boundi Gold uma combinao das qualidades tnicas das robustas e aroma subtil das melhores arbicas, num caf forte, intenso e aromtico. A Boundi Decaff uma harmoniosa combinao de cafs descafeinados, oriundos da Colmbia, Brasil e frica, num caf suave e aromtico.

Nome do aluno

A Boundi Prestige foi de encontro ao cada vez maior nvel de exigncia dos consumidores. Ento, em 2001, a Boundi lanou esta gama de produtos, um caf aromtico, de sabor pleno e de corpo equilibrado e redondo. Esta marca sempre utilizou nas suas embalagens cores e um design que lhe atribuem uma maior satisfao e bom gosto. Usam as saquetas de acar como um veculo de comunicao utilizadas para chegar ao consumidor. Mas no s apostam na diversificao e na mudana constante das suas chvenas, apoiando-se desta forma para se superarem relativamente a concorrncia. Um exemplo disto, foi o lanamento de uma coleco de chvenas como homenagem arte do sculo XX, em que recriaram obras de alguns nomes mais marcantes da pintura desta poca. Aposta num posicionamento assente num novo conceito Quem gosta das melhores

coisas da vida, gosta do melhor expresso do Mundo.


A identidade visual da marca assenta em valores com Elegncia, inovao e

Modernidade, e a sua assinatura em que conhecida : O Melhor Expresso do Mundo.


A Buondi criou o Spazio Buondi em Lisboa, sendo um local inspirador, envolvente, moderno, sofisticado e de requinte adequados para momentos de inspirao e de tranquilidade.

APRESENTAO DO PRODUTO Buondi Premium A Boundi Premium uma combinao invulgar das mais finas aromticas arbicas num caf requintado, de sabor profundo, intenso e adamado. Requintado para quem saboreia intensamente a vida. O produto no apresenta composio no pacote, mas conseguimos descobrir que composto por semente de qualidade robusta em 45%, e em semente de qualidade arbica de 55%. Os lotes da Buondi apresentam-se numa forma ascendente arbica, em que o Gold o que tem menos, o Premium o intermdio, e o Prestige mais. Lotes: 1kg em gro; 250g em gro.
Nome do aluno 5

ANLISE DE MERCADO

Perante uma anlise feita ao mercado do caf, afirmamos que este mercado um grande negcio em Portugal, visto que altamente competitivo e est em contnuo crescimento. E espera-se que assim continue devido elevada entrada de concorrentes a actuar neste mercado. Analisando o mercado de cafs em Portugal observamos que composto por dois canais de distribuio, o designado canal HORECA que corresponde ao consumo imediato em restaurantes cafs e bares e o consumo no lar. A distribuio de cafs no canal HORECA, representa cerca de 72% do consumo de caf em Portugal. Existem, neste mercado, mais de 100 marcas a concorrer entre si, o que torna o canal HORECA altamente competitivo. J o consumo no lar representa 28% do mercado mas tem apresentado um ligeiro crescimento, aproximando-nos da estrutura de consumo de outros pases europeus. O mercado Portugus de cafs muito competitivo sendo muito difcil a entrada de novas marcas, principalmente no canal HORECA. Sendo que quem pensar entrar com uma unidade de venda de cafs no mercado ser assediado pelas diversas marcas j existentes neste mercado, que oferecem os mais diversos incentivos para obter um contracto, que geralmente j garantem poder de exclusividade. A maioria dos estabelecimentos comerciais do canal
Nome do aluno 6

HORECA est fidelizado a um fornecedor, que pratica agressivas polticas promocionais, como por exemplo oferta de merchandising e promoes em produto.

As diversas marcas que operam no mercado tm apostado na modernizao e na qualidade dos produtos de forma a poderem responder s exigncias de um mercado em constante mutao, para que estejam bem posicionados e permitindo-lhes assim conseguir estar presente nos diferentes canais de distribuio, com um vasto portflio de produtos que vo dos cafs torrados e solveis, ao acar e chs. Tambm a evoluo dos comportamentos e a mudana de hbitos dos consumidores originaram novos espaos de consumo. Marcas estrangeiras e nacionais, lojas de franchising ou geridas pelas prprias marcas tm vindo a proliferar em centros comerciais e locais de grande passagem, alterando a imagem tradicional dos pontos de caf a que estamos habituados.

Nome do aluno

MERCADO ALVO

Em Portugal, o mercado do caf encontra-se estvel, quer a nvel lde volume como em valor. Este mercado representa por ano, mais de 30 mil toneladas, valor cerca de 370 milhares de euros, tendo em conta que os cafs torrados tm um peso de 92% e os solveis de 8%. Este mercado pode ser analisado atravs de dois segmentos, diferenciados pelo local de consumo: temos o consumo imediato, neste caso composto pelo canal HORECA (hteis, restaurantes e cafs), e o consumo no lar. Destes dois segmentos que mencionamos, o mais importante sem duvida, o consumo imediato, pois representa aproximadamente 78%, principalmente porque continua muito ligado cultura do expresso em conjunto com o consumo social. Os factores que mais influenciam a compra do caf so: o atendimento, a proximidade do establecimento e o acolhimento e conforto que este dispe para o cliente. Em relao aos circuitos de distribuio, estes do 2: o canal HORECA, e o vending, ou seja, mquinas de caf distribuidas por empresa e isntituies, etc. A Buondi representada pelo consumo imediato (canal HORECA), numa forma de marketinh concentrado, ou seja, oferece um produto para um segmento.

ANLISE DO MEIO ENVOLVENTE Econmico Em Portugal verifica-se cada vez mais uma diminuio do poder de compra, que acaba por se tratar de uma consequncia do aumento do desemprego, e se vai traduzir numa diminuio do consumo.

Nome do aluno

Scio-Cultural O consumo de caf, em Portugal, surge maioritariamente em locais de convvio, nomeadamente cafs e restaurantes, onde as pessoas aproveitam para tomar o seu caf. Verifica-se alterao do estilo de vida, nota-se uma tendncia para o aumento do consumo de caf em casa. Politico-legal Em matria poltica este mercado beneficiou com a entrada de Portugal na Unio Europeia e com a abertura das fronteiras, tendo em conta que o tornou mais atractivo, bem como competitivo, para alm de ter dinamizado a economia portuguesa. Tecnolgico Neste mercado s as empresas que possuem avanos tecnolgicos superiores que conseguem conquistar uma quota de mercado mais favorvel para o sucesso da empresa. Para se afirmar neste mercado necessrio estar atento aos avanos da tecnologia para melhorar a qualidade dos produtos. Como o caso da Buondique aposta continuamente na modernidade. MARKETING MIX Preo A Buondi nos seus produtos pratica um preo equivalente aos da concorrncia, tentando sempre oferecer preos inferiores aos da concorrncia. Mas nunca deixando de apostar na qualidade.

Nome do aluno

Produto

A gama de produtos da Buondi constituda por 4 lotes: o Prestige, o Gold, o Premiun, o Decaff e as Napolitanos para completar a gama. A Boundi Gold uma combinao das qualidades tnicas das robustas e aroma subtil das melhores arbicas, num caf forte, intenso e aromtico. A Boundi Decaff uma harmoniosa combinao de cafs descafeinados, oriundos da Colmbia, Brasil e frica, num caf suave e aromtico. A Boundi Prestige foi de encontro ao cada vez maior nvel de exigncia dos consumidores. A Boundi Premium uma combinao invulgar das mais finas aromticas arbicas num caf requintado, de sabor profundo, intenso e adamado. Requintado para quem saboreia intensamente a vida. As Napolitanas so pequenos chocolates que servem para complementar o servio de caf.

Comunicao

A marca Buondi pretende atingir todas as pessoas que bebem caf fora de casa, sendo este o seu pblico alvo. Pretendem transmitir a ideia que tem o melhor expresso do mundo. Transmitem esta ideia atravs dos mdia, relaes publicas e pelas vendas. Esta publicidade tem como finalidade o aumento da notoriedade da marca e que os clientes ainda aumentem mais a compra dos produtos desta marca. Distribuio

Utilizam o canal Horeca para comercializar os produtos Buondi, so levados atravs de vendas directas.

Nome do aluno

10

Histria do Caf

O caf originrio da Etipia (possivelmente com culturas no Sudo e Qunia), e expandiu-se para o resto do mundo atravs do Egipto e da Europa. Os conhecimentos dos efeitos do caf propagaram-se, ou seja, que proporcionava uma maior vivacidade, e no sculo XVI o caf era utilizado no oriente, dendo torrado pela primeira vez na Prsia. O caf teve vrios inimigos, nomeadamente entre certas culturas, mas as conseguiu ultrapassar, e mais tarde at os doutores maometanos aderiram bebida para favorecer a digesto, alegrar espirto e afastar o sono, segundo escritores da poca. A primeira loja de caf surge em Constantinopla em 1475, e por volta de 1570 o caf foi introduzido em Itlia, mais propriamente, Veneza. A primeira casa de caf do continente europeu a ser aberta foi em Inglaterra, em 1652, seguindo-se a Itlia 2 anos depois. 20 anos depois coube Frana inaugurar a sua primeira casa de caf, e foi precisamente na Frana que se adiciounou aucar pela primeira vez ao caf, isto em 1713. Na sua viagem pelo mundo o caf chega a Java, alcanando posteriormente os Pases Baixos, e graas ao comrcio martimo holands, o caf foi introduzido no Novo Mundo. Gabriel Mathien de Clieu, oficial francs, foi quem trouxe os primeiros gros de caf para a Amrica. Ingleses e Portugueses tentaram a sua sorte nas zonas tropicais da sia e da frica. Mais tarde o caf foi levado clandestinamente para o Brasil em 1727. Na Europa o uso da bebida do caf foi consolidado pelos establecimentos comerciais, como o Caf Nicola em Lisboa. Em 1802 surge o invento da cafeteira, e 20 anos depois surge a mquina de caf expresso, ainda um prottipo, sendo desenvolvida e aperfeioada em Itlia. Assim coube aos Italianos, em 1905, comercializar a primeira mquina de expresso.

Nome do aluno

11

CARACTERIZAO DA PROCURA

Perfil do Cliente Os clientes da Buondi pertencem ao canal HORECA, nomeadamente, hteis, cafs e restaurantes. Neste canal, o poder negocial bastante alto para os grandes grupos hoteleiros e baixo para os restantes contribuintes deste canal, dependendo tambm das suas dimenses.

ANLISE DA CONCORRENCIA A Buondi conta com muitos concorrentes sendo os principais a Delta, Sical, Nicola:

No ano de 1961, Rui Nabeiro criou a Delta cafs, que viria a tornar-se uma marca de sucesso em Portugal. Os anos passaram e na segunda metade dos 70 Os anos passaram e partir da segunda metade dos anos 70, o negcio da Delta Cafs evoluiu de tal forma que em 1984, o fundador e gerente da empresa decidiu-se por separar a actividade comercial, que passou a ser assegurada pela empresa Manuel Rui Azinhais Nabeiro Lda., da actividade industrial, consolidada na Novadelta S.A., primeira empresa certificada neste sector, em 1994, pelo sistema de normas NP EN 29002/ ISO 9002 O sucesso da Delta prosseguiu e, nos finais dos anos 90, uma segunda reestruturao organizativa aconteceu em resultado da emergncia de novas tipologias de negcio, da necessidade de desenvolver novos produtos de qualidade e pela exigncia crescente de prestao de servio global, alargado a reas complementares ao caf, alm da prpria expanso internacional da marca e da actividade comercial da empresa. Nasceu assim o Grupo Nabeiro/Delta Cafs, constitudo por 22 empresas, e actuando nos mais variados sectores de actividade e organizadas por reas estratgicas para o reforo da actividade principal do grupo, que conta actualmente com mais de 180 profisses e mais de 1900 colaboradores.
Nome do aluno 12

A Sical (Sociedade importadora de cafs, Lda.) nasceu a 25 de Abril de 1947, graas a vontade de um homem que no gostava de beber caf sozinho, Vicente Peres. A Sical iniciou a sua actividade como importadora de cafs puros torrados na cidade do Porto, com menos de 10 funcionrios e ainda sem instalaes fabris prprias. Contudo, as conquistas da Sical no mercado portugus cedo exigiram novas e eficientes respostas ao sucesso obtido e o crescimento e expanso da empresa acabaram por impor a construo de torrefaco prpria. Em 1956 desloca-se para a Senhora da hora, no concelho de Matosinhos, e em Setembro desse ano inova o mercado de cafs, comeando a torrar e a embalar o caf em pacotes de celofone. A Sical tambm foi a primeira marca de cafs em Portugal a fazer publicidade, projectando assim os seus valores. O crescimento e a intensificao da actividade comercial levou, em 1960, abertura em Lisboa de uma delegao com 8 funcionrios. Em 1985 a Sical d um importante passo rumo ao futuro. Uma nova fbrica construda com a mais recente tecnologia e condies de higiene mpares. Foi o incio de uma nova era do caf em Portugal. Em 1987 adquirida pela multinacional Nestl.

A marca Nicola deve a sua gnese ao emblemtico Caf Nicola de Lisboa. Este estabelecimento foi, nos primeiros anos de mil e oitocentos, o local de encontro de escritores e polticos. Desta clientela prestigiante reala-se o poeta Bocage. Desde o princpio que os seus proprietrios quiseram ter o seu prprio lote de caf. O gro proveniente do Brasil e de So Tom e Prncipe, era torrado em empresas especializadas e comercializado com o nome Nicola.
Nome do aluno 13

Entretanto, o caf com a marca Nicola percorria o pas. A conquista de mercado, o nascer de novos hbitos e as exigncias em relao ao caf, tornou necessrio ter controlo sobre todas as fases de produo. Nos arredores de Lisboa encontrado o espao ideal e surge a fbrica. Na fbrica da Venda Nova estudam-se embalagens diferentes e experimentam-se novas frmulas e sem perder qualidade, avana-se para a produo industrial com uma variada gama de lotes. No incio da dcada de 90, a Nicola pioneira num novo conceito, as Nicola Gourmet vocacionadas para satisfazer os verdadeiros apreciadores de caf. Em finais de 1999 a Nutrinveste adquiriu a Marca Nicola. Mais recentemente em 2006 a Nutricafs foi adquirida pelos Fundos de Investimento Explorer Investments/MCH. A aposta na modernizao e diferenciao um dos principais objectivos da Marca, aliada ao lanamento de produtos inovadores como o caso do Suave (Outono 2003), elaborao de campanhas jovens e arrojadas que aumentaram a sua notoriedade e ainda ao lanamento de produtos no canal Horeca diferenciadores versus concorrncia, como o caso do Nicola Premium (Janeiro 2004). Procurando sempre desenvolver gamas inovadoras, e sempre mantendo a nfase na qualidade e sabor, a Nicola lanou tambm em 2004 (Outubro) uma nova gama de cafs constituda por dois lotes distintos: o Nicola Selecto e o Nicola Mundi. Cuidadosamente seleccionadas pela Nicola, estas novas referncias caracterizam-se, respectivamente, pelo aroma sublime e sabor extico. Esta nova gama Gourmet uma descoberta para os sentidos, que leva o exotismo, a sofisticao, a delicadeza e as origens longnquas dos melhores cafs, at casa dos consumidores. Pela sua notoriedade e presena no mercado, a Nicola hoje uma marca que apresenta como valores principais a qualidade, a inovao e o sabor, conjugando a tradio de uma modernidade prpria, com uma personalidade jovem, activa, dinmica, arrojada e de confiana. Os clientes e consumidores, avaliam a Nicola como uma marca de referncia, com prestgio e largos anos de experincia orientados para o paladar e
Nome do aluno 14

gosto dos portugueses, proporcionando o equilbrio perfeito entre o aroma, creme, corpo e sabor. Os valores, a personalidade da marca e a avaliao de clientes e consumidores reflectem o posicionamento da marca, ou seja, um Encontro Perfeito que se traduz em sucesso!

ANLISE SWOT Pontos Fortes Chvenas com elemento de Diferenciao; Qualidade dos produtos; Imagem de marca forte; Fora de Vendas na distribuio; Nmero considervel de pontos de venda; Marca inovadora; Oportunidades Aumentar gama de produtos; Aumentar fidelizao dos clientes; Ameaas Forte concorrncia no mercado dos cafs; Pontos Fracos Fraca comunicao da sua gama de produtos;

Nome do aluno

15

CANAIS DE DISTRIBUIO
Caracterizao dos Canais de Distribuio da marca BUONDI O canal de distribuio da BUONDI PREMIUM considerado um canal curto, ou seja, so aqueles em que o nmero de intermedirios entre o produtor e consumidor se reduz apenas a um, que neste caso o canal horeca (cafs, bares, restaurantes).

Circuito Curto

Produtor

Retalhista

Consumidor Final

A produo do caf BUONDI feita no Brasil e importada para Portugal pela prpria empresa (NESTL) que por sua vez embala o produto e os distribui pelos diversos pontos de venda. Todas as despesas de distribuio so a cargo da Nestl que possui filiais no Norte mais propriamente em S. Mamede Infesta, em Aveiro no lugar de Avanca, em Lisboa mais precisamente em Linda-a-Velha e em Faro. Cada filial, distribui o seu produto pelos retalhistas da rea abrangente cobrindo assim todo o continente.

Nome do aluno

16

Circuito Longo Para alm deste canal, a Buondi dispe de vrios distribuidores quando no consegue dar cobertura a todos os seus clientes a nvel nacional. Assim, cria um canal longo pois passa a distribuir tambm a grossistas, que por sua vez distribuiro pelos retalhistas e s depois chegar ao consumidor final.

Produtor

Grossista

Retalhista

C. Final

Estes distribuidores esto localizados em lugares como: Macedo de Cavaleiros; Viseu, Covilh, etc.

Estratgia de Cobertura de Mercado A estratgia de cobertura de mercado da BUONDI PREMIUM estratgia intensiva, uma vez que tem como objectivo alcanar o maior numero de pontos de venda quanto possveis, pois trata-se de um produto de compra impulsiva e de necessidade imediata, pois como se sabe o caf um produto que vicia e as pessoas que sentem a falta deste encaram este produto como sendo quase um bem de primeira necessidade. Desta forma a BUONDI aproveita esta oportunidade de mercado para se distribuir por todo lado, pois caso no esteja a BUONDI presente a concorrncia trata de ocupar esse lugar. Se a estratgia intensiva for bem delineada a BUONDI consegue aumentar a sua quota de mercado, bem como a disponibilidade do seu produto junto do consumidor final e maximizar a exposio do mesmo. O caf BUONDI PREMIUM est presente em inmeros pontos de venda espalhados por todo pas exclusivamente no canal horeca.

Nome do aluno

17

Sistema Vertical do Marketing Na Nestl o sistema vertical do Marketing fundamentalmente integrado, uma vez que as fases da produo e distribuio so controladas pelo mesmo proprietrio, que neste caso a Nestl, pois esta a responsvel pela produo do caf no Brasil e da importao e respectiva distribuio a nvel nacional.

Layout A superfcie comercial escolhida foi o Mar Shopping, onde est localizada uma Loja Buondi. O local onde a mesma est situada no piso 0, ou seja, fora da zona dos restaurantes. um espao onde o cliente pode parar para tomar um caf e prosseguir com as suas compras ou afins, e uma vez que est localizado em frente ao Jumbo, pode servir como zona de espera enquanto o(s) acompanhante(s) fazem as compras. Com o conforto e o ambiente envolvente, inspirador e acolhedor, tambm um local propcio propcio ao encontro entre amigos, onde bom ir e apetece ficar.

Nome do aluno

18

Facing

PROMOO DE VENDAS Empresa e Marca: A marca de caf Buondi foi criada pela empresa Montarroio Sociedade de Cafs, empresa pertencente Grupo/RAR, em 1986. Comprada depois Montarroio pela Nestl, que passa ento a ser detentora da marca Buondi. A partir da compra o caf Buondi passa a ser torrado e embalado na fbrica que a Nestl possui em S. Mamede Infesta Porto. A marca Buondi destaca-se pelo estilo e bom gosto do melhor caf expresso.
Nome do aluno 19

sinnimo

de

qualidade

para

cada

vez

mais

clientes

consumidores.

Integrada assim no Grupo Nestl, desde 1993, garante um caf de excelente qualidade com uma imagem forte e sempre actual. Esta marca encontra-se presente em espaos comerciais, com os quiosques e em cafs e restaurantes.

Problema: A Buondi uma marca muito bem posicionada no mercado, mas como todas as outras marcas precisa se diferenciar para melhorar o seu posicionamento no mercado face aos concorrentes.

Descrio factual A campanha: A campanha consiste numa promoo de vendas em que o consumidor no ponto de venda atravs consumo do caf, recebe uma raspadinha da sorte onde est sujeito a receber um brinde ou entao uma imagem clipart com um smile triste. Os brindes que saem nas raspadinhas so: Canetas com o logo Buondi Relgios de parede Buondi Vouchers a VIDA BELA Pack FNAC OPTIMUS ALIVE`11 Divulgao: A divulgao da campanha feita nos seguintes meios: Atravs dos pontos de venda BOUNDI Atravs de publicidade no jornal CORREIO DA MANH Atravs de publicidade no JORNAL NOTICIAS Atravs do site institucional da empresa, Nestl

Nome do aluno

20

Objectivos da campanha

Vantagens da Campanha

Desvantagens da Campanha

Nome do aluno

21

Caracterizao de campanha Tipo Esta campanha do tipo Promoo Consumidor, porque criada pelo produtor directamente para o consumidor e no pelo ponto de venda para o consumidor utilizando brindes.

Tcnica A tcnica promocional utilizada pela marca oferta de brindes, com a oferta de cafs, canetas, relgios de parede, vouchers a Vida Bela e oferta de packs FNAC f OPTIMUS ALIVE`11.

Classificao quanto a benefcios Quanto natureza dos benefcios esta promoo de vendas de natureza incerta de modo imediata e diferida. Incerta de modo imediata pois consiste em dar mais ao consumidor, oferta de raspadinhas. Incerta de modo diferida pois tambm consiste em dar mais cliente no caso de sair prmio o consumidor recebe o brinde.

Efeitos a curto prazo Envolvimento dos consumidores com a promoo vendas e a maior satisfaao do retalho.

Efeitos a mdio e longo prazo Aumento da fidelizao e reconhecimento dos clientes em relao marca.

Nome do aluno

22

Anlise crtica e recomendaes Esta uma promoo de vendas muito simples tendo como objectivo principal o aumento da distribuio e reforar a notoriedade da marca. Na nossa opinio esta promoo de venda neste segmento de mercado de algum impacto, no uma promoo de muita campanha publicitria, sendo de um custo baixo de comunicao, mas implica sempre algum custo, implicando a compra dos brindes para os consumidores. Do nosso ponto de vista esta promoo de vendas pode no ser muito diferenciada de outras campanhas do mesmo segmento, mas em geral os pontos de venda onde se pode encontrar este produto talvez o produto mais vendido nesses espaos e assim ser mais importante de fazer a promoo no ponto de venda. Do ponto de vista negativo, esta promoo consumidor pode no gerar esta promoo no produz clientes fiis. muito

interesse, quer por no tomarem caf, quer por os brindes no ser atractivos. Tambm

Nome do aluno

23

Calendarizao da Campanha

Nome do aluno

24

CUSTO DA CAMPANHA

Nome do aluno

25

CONCLUSO
Depois de realizarmos este trabalho ficamos a conhecer um pouco mais e melhor a marca Buondi e todo o seu funcionamento no que toca distribuio do caf a nvel nacional. Com este trabalho apercebemo-nos de que a marca possui dois canais de distribuio um curto e um longo, apesar de o longo ser apenas utilizado quando o curto no cobre determinadas zonas. Com a realizao da campanha promocional colocamos em prtica alguns dos conhecimentos adquiridos ao longo da cadeira de promoo de vendas e tomamos conscincia dos custos inerentes a uma promoo deste gnero. Em suma, foi um trabalho bastante positivo pois entramos em contacto com o mercado de trabalho e tivemos a oportunidade de ser com uma boa empresa, ao mesmo tempo colocamos em prtica conhecimentos adquiridos e aprofundamos as nossas agnies.

Nome do aluno

26

Netgrafia
http://www.nestle.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=207 http://www.buondi.pt/marca.aspx

Nome do aluno

27

Vous aimerez peut-être aussi