Vous êtes sur la page 1sur 19

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1.

O DEBATE HISTORIOGRFICO SOBRE A PASSAGEM DA ANTIGUIDADE IDADE MDIA: CONSIDERAES SOBRE AS NOES DE ANTIGUIDADE TARDIA E PRIMEIRA IDADE MDIA THE HISTORIOGRAPHICAL DEBATE ON THE PASSAGE OF ANTIQUITY TO THE MIDDLE AGES: CONSIDERATIONS ON THE PRINCIPLES OF ANTIQUE AND EARLY MIDDLE AGES

Paulo Duarte Silva 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo: Poucas obras tiveram tanta repercusso historiogrfica quanto a de Edward Gibbon. Desde ento, historiadores da Antiguidade e medievalistas discutem sobre o perodo que corresponde desarticulao do Ocidente imperial e expanso do cristianismo e do islamismo. At meados do sculo XX, prevaleceu a perspectiva pessimista, identificada pelo eptome de declnio imperial. Em reao a tais premissas desponta o conceito de Antiguidade Tardia que, ao enfatizar a noo de transio, atenua o contedo catastrfico das anlises e dispensa noes correlatas, como a das trevas medievais. Em resposta s limitaes desta perspectiva, alguns autores aventam a noo de Primeira Idade Mdia. Nesse artigo, examinamos as potencialidades e limitaes das duas abordagens correntes, indicando, assim, o uso da noo de Primeira Idade Mdia ao estudo do Ocidente, como preferencial.

Abstract: Few works have had as much impact on the historiography as the one of Edward Gibbon. Since then, antiquity historians and medievalists discuss the period related to the disarticulation of the imperial West and the expansion of Christianity and Islam. Until the mid-twentieth century prevailed a pessimistic outlook, identified by the epitome of imperial "decline". In response to these assumptions emerges the concept of Late Antiquity, that by emphasizing the notion of "transition" attenuates catastrophic content analysis and avoids related notions such as medieval "dark ages". In response to the limitations of this trend, some authors propose the concepts of Early Middle Ages or First Middle Ages. In this article, we examine the potential and limitations of both historiographical approaches, thereby indicating the use of the concept of Early Middle Ages to the study of the West. Keywords: Historiography; Late Antiquity; Middle Ages.

Palavras-chave: Historiografia; Antiguidade Tardia; Idade Mdia.

Recebido em: 18/01/2013 Aprovado em: 24/05/2013

E-mail: pauloduartexxi@hotmail.com

73

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1.

Introduo
Em seu livro A Civilizao Feudal, ao citar a questo da periodizao medieval e mencionar a passagem da Antiguidade Idade Mdia, Jrme Baschet afirma ser inevitvel evocar os recortes habituais deste milnio e que, ap esar de tudo, 476 uma marca cmoda.2 Embora no se justifique, a ingenuidade do autor pode ser explicada: privilegiando o estudo do feudalismo formado no que se considera Idade Mdia Central (scs. XI-XIII) , o autor examina o outro marco da periodizao medieval, isto , o limiar entre o medievo e a modernidade. De fato, parte dos medievalistas se esquiva de problematizar a gnese do perodo medieval. Isso pode ser obervado pela nomenclatura Middle Ages usada pela maioria das revistas de divulgao em lngua inglesa, associada preferencialmente aos sculos X-XV. Por outro lado, desde a dcada de 1960 ganha fora a nomenclatura Antiguidade Tardia (Sptantike, Late Antiquity, lAntiquit Tardive) que estende quase sempre at a ascenso carolngia. 3 Premidos, por um lado, por pesquisadores medievsticos que os obliteram ou, por outro, por estudiosos que os inserem em uma perspectiva de continusmos mais do que rupturas entre a Antiguidade e o perodo precedente ao feudali smo, os sculos que se seguem desarticulao do Imprio Ocidental so verdadeiro campo de batalha historiogrfica, agravada pela imagem de Dark Ages que se lhes costuma atribuir, como veremos. De um lado, encontram-se os defensores da noo de Antiguidade Tardia (sobretudo Marrou e Brown), do outro os partidrios das noes coetneas de Primeira ou Alta Idade Mdia (Le Goff, Franco Junior, Wickham) . Nas linhas que seguem, apresentaremos as origens de tal debate, as principais caractersticas de cada uma das perspectivas, suas potencialidades e limitaes, com as quais a historiografia brasileira mantm crescente e profcuo interesse.
BASCHET, Jrme. A Civilizao Feudal: do ano mil colonizao da Amrica. So Paulo: Globo, 2006. p. 33-4.
2

De modo anlogo, medievalistas como Le Goff, Hilrio Franco Junior e o prprio Baschet falam em Longa Idade Mdia em substituio noo de idade moderna. ; LE GOFF, Jacques. A Civilizao do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2005. p. 11-2; FRANCO JUNIOR, Hilrio. A Idade Mdia: O nascimento do Ocidente. So Paulo: Brasiliense, 2001. p. 115-7; ___, Antigidade Tardia ou Primeira Idade Mdia? In: ANDRADE FILHO, Ruy de O. (org). Relaes de Poder, educao e Cultura na Antiguidade e Idade Mdia. Santana do Parnaba: Solis, 2005, pp. 233-42, p. 237-8, 240-1; BASCHET, Jrme. A Civilizao Feudal..., Op.Cit., p. 33, 43-4. ALMEIDA, Ana Carolina. Pensando o fim da Idade Mdia: a longa Idade Mdia de Le Goff e a colonizao da Amrica de Baschet. Revista Tempo de Conquista, Niteri, v. 7, pp. 1-10, 2010.
3

74

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. Tal como esperamos indicar, a noo de Primeira Idade Mdia parece-nos mais adequada ao estudo do Ocidente e de seus especficos desdobramentos polticos, sociais, culturais e religiosos no perodo.

As origens da controvrsia historiogrfica


De certo modo o debate a respeito do declnio do Imprio Romano do Oc idente contemporneo aos principais eventos polticos e sociais que transformaram a pars occidentalis nos sculos V e VI.4 Como apresenta Peter Brown,5 motivados pela repercusso do saque de Roma em 410, autores pagos imputaram na consolidao do cristianismo a fraqueza moral que impedia a efetiva resposta s invases brbaras que assolavam a regio na primeira metade do sculo V: reinventavam, assim, a expresso tempora christiana, que representava outrora o triunfo da Igreja com Constantino, e que adquiria ento contedo depreciativo. As respostas dos eclesisticos foram as mais variadas, abrangendo de autores radicais como o monge Salviano que exaltava a libertao fiscal e humana promovida pelos germanos junto s populaes camponesas , 6 a neutralidade de Paulo Orsio e, sobretudo, Agostinho. Em resposta a tais acusaes, o bispo de Hipona dedicou-se confeco da Cidade de Deus, na qual se empenhou em inscrever o carter circunstancial e histrico das civilizaes (Jerusalm terrena) no plano salvfico cristo (Jerusalm eterna).7

A pesquisa de Margarida de Carvalho evidencia que, j em fins do sculo IV, as transformaes vividas no perodo j eram colocadas em perspectiva, vide a obra de Amiano Marcelino e o tom elogioso dado tentativa de restaurao pag de Juliano, mostrando que tais reflexes no ser iam exclusividade de eclesisticos. CARVALHO, Margarida M. de. Gregrio Nazianzo e a Polmica em torno da Restaurao Pag de Juliano. In: MENDES, Norma Musco; SILVA, Gilvan Ventura da. (orgs.) Repensando o Imprio Romano. Perspectiva Socioeconmica, Poltica e Cultural. Rio de Janeiro: Mauad, Vitria: Edufes: 2006. pp. 267-284. BARROS, Jos DAssuno. Passagens de Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval: leituras historiogrficas de um perodo limtrofe. Histria, So Paulo, v. 28, n. 1, pp. 547-573, 2009, p. 557-9. Conferir ainda: SILVA, Gilvan Ventura da. O fim do mundo antigo: uma discusso historiogrfica. Mirabilia, Barcelona, v. 1, pp. 57-71, 2001, p. 58-9.
4

BROWN, Peter. Tempora Cristiana: Tempos Cristos. In: Idem, A Ascenso do Cristianismo no Ocidente. Lisboa: Presena, 1999. pp. 52-71.
5 6 7

LE GOFF, Jacques. A Civilizao..., Op. Cit., p. 23-4.

MACCORMACK, Sabine. Sin, Citizenship and the Salvation of Souls: The Impact of Christian Priorities on Late-Roman and Post-Roman Society. Comparative Studies in Society and History, Nova York, v. 39, n. 4, pp. 644-73, 1997. p. 644-5, 673. Sobre as obras de Paulo Orsio e Salviano, cf.: OROSIO, Paulo. Historias. Edic. Eustaquio Snchez Salor. Madrid: Gredos, 1982. V. 2. (Col.: Biblioteca Clsica Gredos, 54). VII,41,7; SALVIANO, De Gubernatione Dei, M.G.H.: Berlim, 1961, IV,V, p. 108, 113.

75

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1.


Tratava-se de uma noo cuja generalidade e clareza veio a ganhar um novo peso e uma nova intensidade medida que as igrejas do Ocidente se prepararam, da melhor maneira que podiam, para enfrentar a possibilidade de um mundo sem o Imprio Romano.8

Nos sculos seguintes, fosse o propsito de Agostinho ou no, a formulao abriu caminho a um pseudoagostinianismo poltico que previa a interveno temporal da Igreja,9 ampliada ainda mais pela forja da Doao de Constantino. Com isso, prevaleceu a perspectiva triunfalista da Histria Eclesistica e o debate se arrefeceu. 10 A discusso sobre as causas do declnio do Imprio Romano volta gradualmente tona com o Renascimento, em compasso com a paulatina afirmao da diviso tripartite da Histria Ocidental. 11 Assim, Petrarca afirmou que o advento do Cristianismo em Roma levou a uma era obscura.12 Entre os humanistas italianos,

8 9

BROWN, Peter. Tempora Christiana..., Op. Cit., p. 70.

MITRE FERNNDEZ, Emilio. Historia Eclesistica e Historia de la Iglesia. In: MARTNEZ SAN PEDRO, Maria D.; SEGURA DEL PINO, Mara D. (orgs). La Iglesia en el mundo medieval y moderno. Almera: Instituto de Estudios Almerienses, 2004. pp. 13-28, p. 14-5. Por Histria Eclesistica consideramos o gnero literrio difundido por autores da Igreja oriental como Eusbio de Cesareia e outros, no Oriente e no Ocidente. Este gnero teria precedentes no Velho Testamento, na obra de Flavio Josefo, nos Atos dos Apstolos e na obra do historiador pago Digenes Larcio, visando enfatizar a ortodoxia doutrinria e a sucesso apostlica que garantiam a liderana dos partidrios do catolicismo contra perseguidores e hereges. Este gnero teria como fundamentos o uso de textos sagrados como evidncia d e uma concepo de Histria com: origem (Gnesis); meta (Reino De Deus); momento de inflexo (nascimento do Cristo); noo providencialista do governo divino sob o mundo; interrelao contnua (e sensvel) entre dogma e fato; necessidade de relacionar os eventos eclesisticos locais ao corpo universal da Igreja. MITRE FERNNDEZ, Emilio. Historia Eclesistica..., Op. Cit., p. 13-4; MOMIGLIANO, Arnaldo. As origens da historiografia eclesistica. In: Idem, As razes clssicas da historiografia moderna. Bauru, SP: EDUSC, 2004. pp. 187-212, p. 194-7.
10

MITRE FERNNDEZ, Emilio. Historia Eclesistica..., Op. Cit., p. 16-8; CRUZ, Marcos. Transformao e continuidade do Imprio Romano:apontamentos para uma discusso historiogrfico do conceito de Antiguidade Tardia. In: NETO, Dirceu, NASCIMENTO, Renata (orgs.). A Idade Mdia: Entre a Histria e a Historiografia. Goinia: PUC Gois, 2012, pp. 321-38, p. 321-3.
11

ASTARITA, Carlos. La tesis de Alain Guerreau. Edad Media. Revista de Historia, Valladolid, v. 6, pp. 183-207, 2003-2004, p. 195. Em meados do sc. XX, Mommsen j problematizava o uso corrente historiogrfico de Petrarca como apangio para depreciar o perodo medieval como 'tenebrae' vale lembrar que a noo de "Dark Ages", antes associada a todo o 'milnio' medieval, passou a ser referente quase exclusivamente ao perodo compreendido como Alta Idade Mdia em fins do sculo XIX e incios do XX. Para o autor, Petrarca possibilitou ou 'antecipou' uma nova periodizao da histria nos crculos intelectuais - em seu caso, ligada diretamente aos humanistas modernos -, associada noo de derrocada imperial por foras brbaras e/ou pelo cristianismo. Sua percepo de Histria estava longe da noo tripartite consagrada posteriormente: o humanista falava somente em Histria Antiga e Moderna, embora seu otimismo pudesse antever uma 'terceira' e nova era,
12

76

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. alm de Maquiavel, Nicolau de Cusa e Leonardo Bruni, destacou-se Flavio Biondo, (ca. 1483) que, por sua vez, sustentou que a decadncia do Imprio do Ocidente se relacionou ao saque de Roma pelos godos em 410.13 Pensadores de outras nacionalidades tambm refletiram sobre a questo, como Lwenklav, Bodin e Grotius. 14 Responsveis, nos dizeres de Guerreau, pela dupla fratura conceitual d ecorrida do surgimento dos conceitos de religio e economia,15 os pensadores iluministas inauguraram o debate contemporneo sobre o tema. Montesquieu associou a decadncia imperial ao seu luxo excessivo e ao seu ocaso militar, apontando o cristianismo como elemento desagregador. O ltimo aspecto foi explicitado por Voltaire e, sobretudo, Gibbon, que afirmou a incompatibilidade entre a concepo de vida crist e o estado romano.16 De acordo com Cruz: 17
O historiador ingls retira a inspirao para a sntese de sua interpretao sobre o desaparecimento da civilizao romana, qual seja o triunfo da religio e da barbrie. Em History of the Decline and Fall of the Roman Empire a Roma dos Antoninos surge como a Europa Iluminista avant la lettre. Uma sociedade onde a razo guia a conduta dos imperadores e dos demais dirigente do Imprio. Este momento de esplendor da civilizao ser brutalmente interrompido devido, por um lado, a ascenso do cristianismo e, de outro, pela irrupo dos germanos nas fronteiras renana-danubiana. O segundo aspecto a ser destacado para explicar a influncia e a importncia da obra de Gibbon no debate historiogrfico acerca do fim do Imprio Romano que (...) [sua obra] um instrumento fundamental na construo do topos historiogrfico da decadncia.

'iluminada'. MOMMSEN, Theodore. Petrarch's Conception of the 'Dark Ages'. Speculum, Cambridge, v. 17, n. 2, pp. 226-42, 1942. MORESCHINI, Claudio, NORELLI, Enrico. Histria da Literatura Crist Antiga Grega e Latina, tomo 1. So Paulo: Loyola, 2000. p. 20.
13

Inversamente, para os historiadores ligados nobreza europeia, a exaltao aos guerreiros germnicos notadamente os godos e os francos servia como apangio para justificar sua linhagem eminente livre frente aos camponeses que lhes eram subjugados. WOLFRAM, Herwig. History of the Goths. Berkeley, Los Angeles, CA: University of California, 1988. p. 1-4; GEARY, Patrick. O mito das Naes. So Paulo: Argumento, 2005. p. 31-3. Conferir ainda: OLIVEIRA, Teresinha. A historiografia francesa dos sculos XVIII e XIX: as vises iluminista e romntica da Idade Mdia. Acta Scientiarum, Maring, v. 21, n. 1, pp. 175-85, 2009, p. 179-80.
14

GUERREAU, Alain. Feudalismo. In: LE GOFF, Jacques, SCHMITT, Jean-Claude. (orgs.). Dicionrio Temtico do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2002. pp. 437-55.
15

MORESCHINI, Claudio, NORELLI, Enrico. Histria da Literatura Crist Antiga Grega e Latina, tomo 1. So Paulo: Loyola, 2000. p. 20.
16 17

CRUZ, Marcos. Transformao..., Op. Cit, p. 323.

77

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. Na esteira de tais premissas, no sculo XIX e nas primeiras dcadas do XX, a maioria dos pesquisadores considerou alm do cristianismo a invaso dos brbaros como principal aspecto explicativo, ao passo que os historiadores marxistas aventaram a crise do escravismo antigo como razo fundamental.18 As obras de Rostovzeff e Ferdinand Lot (ambas publicadas na dcada de 1920), 19 bem como a de Santo Mazzarino (1959) resumem a premissa catastrfica que permeava tais estudos. Se no sculo XIX a noo de decadncia esteve ligada reao conservadora (Nisard, Taine, Seeck),20 aps a Primeira Guerra Mundial o pessimismo acadmico sobre o assunto se acentuou, uma vez que se associou aos debates ideolgicos da primeira metade do sculo XX. De fato, desde ento a explicao sobre a queda do Imprio do Romano do Ocidente assumiu funo catrtica e paradigmtica, servindo de modelo explicao do declnio de outras sociedades. 21 Seja pelas noes de assassinato ou de decadncia do Imprio Romano,22 tais ruptura e regresso civilizacionais seriam associadas ao eptome Dark Ages supracitado, ligado ao perodo costumeiramente chamado de Alta Idade Mdia, denotando quo estanque estava o mundo antigo da sociedade nascente.
Nesse ultimo caso, destacam-se as obras de Santo Mazzarino, O Fim do Mundo Antigo (1959), e Perry Anderson, A Passagem da Antiguidade ao Feudalismo (1974). A anlise marxista pode ainda privilegiar o exame da luta de classes no referido perodo e nem tanto o esgotamento do modo de produo escravista , tal como se observa no caso da obra de Staerman: STAERMAN, E. M., La cada de rgimen esclavista in ARCINIEGA, A. M. P. La transicin Del esclavismo al feudalismo. Madri: Akal, 1976 apud BARROS, Jos DAssuno. Passagens de Antiguidade Romana..., Op. Cit., p. 560-1.
18 19 20

Respectivamente, Histria de Roma e O Fim do Mundo Antigo e o princpio da Idade Mdia .

De acordo com Gilvan Ventura, no sculo XIX, em meio ao contnuo progresso cientfico e tcnico, mesmo as eventuais quedas de imprios (russo, turco-otomano, austro-hungaro) no impediam as demais expanses imperiais (Inglaterra, Frana, sobretudo) e, por isso, nenhuma queda imperial chamou tanta ateno quanto do mundo clssico. SILVA, Gilvan Ventura da. O fim do mundo antigo..., Op. Cit., p. 19. CRUZ, Marcos. Transformao..., Op. Cit, p. 323-4, 331-2. Conforme explica Ronaldo Amaral, o predomnio dos estudos em histria poltica permitia, com isso, a disseminao do uso da data de 476 como principal marco de derrocada imperial. AMARAL, Ronaldo. A Antiguidade Tardia nas discusses historiogrficas acerca dos perodos de translatio. Altheia Estudos sobre Antigidade e Medievo, p. 1-2, v. 1, 2008.
21

Tais percepes de assassinato ou de decrepitude do Imprio ainda possuem repercusso junto historiografia contempornea, tal como se observa, no primeiro caso, pelas obras de Piganiol e Ferril e, no segundo, pela supracitada obra de Lot. PIGANIOL, A. LEmpire chretien. Paris: Hier, 1972 e FERRIL. A. A Queda do Imprio Romano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989 apud BARROS, Jos DAssuno. Passagens de Antiguidade Romana..., Op. Cit., p. 549-54. Conferir ainda: FRANCO JUNIOR, Hilrio. Antigidade Tardia ou Primeira Idade Mdia?..., Op. Cit., p. 236.
22

78

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1.

O conceito de Antiguidade Tardia


Contestando diretamente esta premissa catastrfica, ganha fora a partir do ps-Segunda Guerra o conceito de Antiguidade Tardia. Sob inspirao do hist oriador da arte suo Buckhardt e, j nas primeiras dcadas do sculo XX, do arquelogo Riegl e do fillogo Straub todos do millieu alemo bem como, em certo sentido, das obras de John Bury (1889-1911), Henry Pirenne (1937), Theodore Mommsen (1942) e Lynn White Jr. (1966),23 os pesquisadores enfatizam a continuidade em detrimento das mudanas na dita passagem da Antiguidade ao perodo medieval, afirmando surgir ca. 200-700 um mundo radicalmente distinto de ambos os perodos.24 Segundo Barros, tal premissa se vincula crescente associao dos estudos histricos a campos como a demografia e ao interesse pelas mentalidades, pelo cotidiano, bem pela histria cultural.25 Embora sugerida por especialistas como Auerbach e Stroheker, coube a Henry-Irne Marrou e, sobretudo, Peter Brown, conduzir o projeto tardoantigo. Enquanto o primeiro publicou uma entusiasmada retratao edio de seu estudo biogrfico sobre Agostinho (1959) e um ensaio intitulado Decadncia Romana ou Antiguidade Tardia? (1977), Brown divulgou o livro -manifesto desta vertente, The World of Late Antiquity (1971), traduzido ao portugus no ano seguinte como O Fim do Mundo Clssico: de Marco Aurlio a Maom. Qui sob influncia de seus precedentes estudos biogrficos de Agostinho (respectivamente em 1938 e 1967) no caso de Marrou, com uma surpreendente reviravolta intelectual estes autores lideraram um processo que colocou a expresso na ordem do dia entre as publicaes acadmicas e suas linhas editoriais, 26 bem como possibilitou o surgimento de uma srie de novas cadeiras universitrias: alm das sries The Transformation of the Roman World e The Transformation of the Classical Heritage, sabe-se de duas revistas de publicao ligadas ao termo, de
WARD-PERKINS, Brian. The making of Late Antiquity. In: DRINKWATER, John, BENET, Salway (org.). Wolf Liebeschuetz reflected: essays presented by colleagues, friends, & pupils. Londres: University of London, 2007. pp. 9-16, p. 11-3, 15; MOMMSEN, Theodore. Petrarch's Conception of the 'Dark Ages', Op. Cit., p. 236.
23

Tal como aponta Cruz, as diferentes cronologias propostas por Marrou, Brown e Cameron indicam diferentes entendimentos sobre os principais aspectos que englobam a periodizao da Antiguidade Tardia. CRUZ, Marcos. Transformao..., Op. Cit, p. 327-30.
24 25 26

BARROS, Jos DAssuno. Passagens de Antiguidade Romana..., Op. Cit., p. 562-4.

Ward-Perkins contesta a prevalncia do uso da expresso Late Antiquity nos meios acadmicos europeus. WARD-PERKINS, Brian. The making of Late Antiquity, Op. Cit., p. 13 -4.

79

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. lngua francesa (Rvue de LAntiquit Tardive, 1993) e inglesa (Journal of Late Antiquity, 2008).27 Alm disso, sabe-se que entre 1993 e 1998 a European Science Foundation financiou um projeto acadmico destinado a investigar as razes da Europa Oc idental, capitaneado pelos principais pesquisadores da Antiguidade Tardia. 28 Para Edward James, atesta-se a preferncia do uso deste conceito pela historiografia corrente.29 A supracitada nfase na continuidade desdobra-se em outros elementos. Em resumo, podemos afirmar que: a) tal concepo privilegia o estudo das regies do mediterrneo oriental; por extenso, esquiva-se dos problemas convencionais do declnio e queda do Imprio Romano do Ocide nte;30 b) substitui termos como crise e decadncia por transio, transformao, mutao ou interao, 31 conferindo ao perodo matiz positivo e por vezes associado ao pensamento contemporneo;32 c) toma como objeto preferencial a vida cultural, religiosa e espiritual;33 d) aborda intensamente as expresses artsticas, intelectuais e estticas do perodo, incorporando insights antropolgicos e arqueolgicos, questionando de modo decisivo o propalado declnio at ento verificado nos estudos do perodo.34 e) os autores que se utilizam desta noo esto confiantes de que o perodo intitulado Antiguidade Tardia exprime, portanto, um momento histrico

JAMES, Edward. The Rise and Function of the Concept Late Antiquity. Journal of Late Antiquity, Maryland, v.1, n.1, pp. 20-30, 2008. p. 21-2, 28-9; CRUZ, Marcos. Transformao..., Op. Cit, p. 334-5.
27

GREIN, Everton. Translatio ad mundus: a transformao do mundo romano e a antiguidade tardia. Elementos tericos para uma perspectiva historiogrfica. Histria da Historiografia, Ouro Preto, n. 3, pp. 106-22, 2009, p. 107.
28 29 30 31

JAMES, Edward. The Rise, Op. Cit., p. 20. BROWN, Peter. O Fim do mundo clssico: de Marco Aurlio a Maom. Lisboa: Verbo, 1972. p. 20.

FRIGHETTO, Renan. Antiguidade Tardia: Roma e as Monarquias Romano-Brbaras numa poca de transformaes (sculos II-VIII). Curitiba: Juru, 2012. p. 19-33. BROWN, Peter. O Fim do mundo clssico..., Op. Cit., p. 7; GREIN, Everton. Translatio, Op. Cit., p. 106, 118-9.
32

CRUZ, Marcos. Transformao..., Op. Cit, p. 335; MARCONE, Arnaldo. A Long Late Antiquity? Considerations on a Controversial Periodization. Journal of Late Antiquity, Maryland, 2008, v. 1, n.1, pp. 4-19. p. 10. MAYER, Wendy. Approaching Late Antiquity. In: ROUSSEAU, Phillip (ed.). A Companion to Late Antiquity. Oxford: Blackwell, 2009. pp. 1-13, p. 2.
33 34

JAMES, Edward. The Rise, Op. Cit., p. 25.

80

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. nem antigo, nem medieval: a saber, dotado de especificidades, que muitas vezes compem o substrato da Europa em gestao hierarquia eclesistica, monasticismo, cdices jurdicos;35

Vale lembrar que estes aspectos so pertinentes sobretudo aos pesquisadores anglo-germnicos. Assim, em pases como a Frana, desde Marrou a expresso remete em larga medida filiao confessional e institucional catlica; nos Estados Unidos, observa-se a predileo pela cultura material e os estudos econmicos. 36 No Brasil, os estudos parecem mais ligados ao mbito poltico-institucional, creditando seu emprego no estudo dos reinos romano-germnicos do Ocidente.37 A nosso ver, so diversas as virtudes evocadas por tal perspectiva. A princpio, a noo de Antiguidade Tardia desafia diretamente a noo de Dark Ages, os exageros e erros de julgamento que marcariam a historiografia claramente desde Gibbon at meados do sculo XX. Alm disso, traz tona todo o tesouro documental do Oriente mediterrnico. No entanto, a noo de Antiguidade Tardia tambm encerra dificuldades e riscos. Em primeiro lugar, destaca-se sua dificuldade de preciso cronolgica. Tal impreciso observvel na obra fundadora de Brown, na qual por vezes o autor usa indistintamente tardorromano, tardoantigo ou mesmo baixo imperial.38
There is the uncertainty about the chronological extent of the period (does it begin in the second century, or the third? does it end with Muhammad, or Harun al-Rashid, or later still?).

GREIN, Everton. Translatio, Op. Cit., p. 107-9, 119; OLIVEIRA, Waldir. Antiguidade Tardia. So Paulo: tica, 1990. p. 5-8.
35

JAMES, Edward. The Rise, Op. Cit., p. 24-5. MAYER, Wendy. Approaching Late Antiquity, Op. Cit., p. 10-2.
36

OLIVEIRA, Waldir. Op. Cit.; GREIN, Everton. Op. Cit.; FRIGHETTO, Renan. Op. Cit. Vale lembrar que, para alguns autores, a opo pelo uso ou no do termo Antiguidade Tardia no parece relevante quando considerada ao objetivo da pesquisa: tal o caso do livro de Ruy Andrade, que utiliza indistintamente este termo e Primeira Idade Mdia. ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. Imagem e Reflexo. Religiosidade e Monarquia no Reino Visigodo de Toledo (Sculos VI-VIII). So Paulo: Edusp, 2012.
37

JAMES, Edward. The Rise, Op. Cit., p. 24. existe essa incerteza sobre a extenso cronolgica do perodo (se inicia no sculo II, ou no III? Se encerra com Mohammad ou Harun al-Rashid, ou ainda mais tarde?) (traduo nossa). MARCONE, Arnaldo. A Long Late Antiquity?...Op. Cit., p. 10-1, 15. Como vimos, Marcos Cruz explora essa impreciso como sinal de diferentes premissas que podem encerrar o conceito de Ant iguidade Tardia. CRUZ, Marcos. Transformao..., Op. Cit, p. 327-30.
38

81

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. Alm disso, diversas assertivas de continuidade so demasiado genricas, baseadas em evidncias arqueolgicas ou literrias dispersas 39 ambas, neste caso, interpretadas de modo problemtico.40 Cabe lembrar ainda de sua negligncia expressa aos processos desenrolados no Ocidente, correndo-se o risco de criar um panorama de exotismo religioso e cultural, tal como alertado por uma defensora do termo, Averil Cameron. Parafraseando a advertncia da autora, feita em 1993, afirma James:41
Late Antiquity is in danger of having become an exotic territory, pop ulated by wild monks and excitable virgins and dominated by the clash of religions, mentalities, and lifestyles.

O aspecto mais grave da proposio de Antiguidade Tardia" trazido t ona pelas crticas de Mark Edwards e Arnaldo Marcone. Ambos percebem na consecuo das noes associadas continuidade integrao, assimilao, transio pacfica entre outros um elemento que permite a reafirmao de um projeto orientado de unidade europeia e, por outro lado, de um projeto de poder junto ao melting pot tnico estadunidense, ao se dilurem conflitos e particularidades.42 Estes concordam ainda com os reclames de autores como Giardino, Sestan, DElia, Carandini e Schiavoni (todos italianos, de filiao marxista ou no), Heather, Bowersock, Ward-Perkins e, em especial, Liebeschuetz, para os quais sobretudo para o ltimo surgiu um tabu em torno do uso da expresso crise para se

39 40

WICKHAM, Chris. Framing the Early Middle Ages (400-800). Oxford: Oxford University, p. 1-14.

MARCONE, Arnaldo. A Long Late Antiquity?...Op. Cit., p. 16, nota 50: both as a consequence of this kind of approach and because of more general trends, we have witnessed a progressive weakening of any vigorous philological approach and rigorous analysis of the sources so essential to the study of ancient history. (Tanto como consequncia desta abordagem [tardoantigas] como em razo de outras tendncias mais gerais, testemunhamos um progressivo enfraquecimento de qualquer abordagem filolgica consistente e rigorosa anlise de fontes, to caras ao estudo da histria antiga) (traduo nossa). MAYER, Wendy. Approaching Late Antiquity, Op. Cit., p. 2-10. JAMES, Edward. The Rise, Op. Cit., p. 26. A Antiguidade Tardia corre o risco de ter se tornado um territrio extico, povoado por monges selvagens e virgens excitantes, e dominada por choques de religiosos, mentalidades e estilos de vida (traduo nossa). Cf.: CAMERON, Averil. The Mediterranean World of Late Antiquity AD 395-600. Nova York: Taylor & Francis, 2001. p. 6.
41

JAMES, Edward. The Rise, Op. Cit., p. 27 -9; MARCONE, Arnaldo. A Long Late Antiquity?...Op. Cit., p. 5, 16, nota 50, 17.
42

82

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. referir a um processo histrico.43 Tal entendimento criticado mesmo por um partidrio do uso da expresso:44
O pessimismo do final do sculo XIX e do entre guerras havia sido substitudo pelo otimismo advindo da vitria dos valores civilizacionais ocidentais na II Guerra, (democracia e capitalismo), pela reconstruo da Europa e principalmente pela forte expanso do capitalismo do psguerra. A civilizao ocidental no se encontra mais em risco no incio da dcada de 70 do sculo XX. Os problemas a serem enfrentados so de outra ordem, contemplando, fundamentalmente, a forma e a maneira de incorporao de novos grupos a esta civilizao: os imigrantes oriundos do processo de descolonizao, as mulheres do movimento feminista, os jovens estudantes do maio de 68 entre outros.

Em ltima instncia, ao privilegiarmos o estudo dos processos desenrolados no Ocidente, concordamos com Edward James, que sinaliza seu ceticismo quanto s potencialidades do uso da noo de Antiguidade Tardia em seu trabalho:45
As someone who has studied the Franks, and the history of Britain in the first millennium, and is interested in the history of early Ireland, I have to be skeptical of the Late Antiquity project, which places these things on the periphery, or beyond it. The rejection of decline and the emphasis on continuity make no sense in Britain or in northern Gaul; they probably make little sense anywhere in the former western empire.

A noo de Alta ou Primeira Idade Mdia


A outra perspectiva aqui apresentada se refere ao uso da expresso Alta Idade Mdia (tal como apresentada por Le Goff ou Wickham, por exemplo) ou Primeira

WARD-PERKINS, Brian. The making of Late Antiquity, Op. Cit., p. 9, 14-6; MARCONE, Arnaldo. A Long Late Antiquity?...Op. Cit., p. 5-7, 15-7; FRIGHETTO, Renan. Antiguidade Tardia..., Op. Cit., p. 23-4.
43

CRUZ, Marcos. Transformao..., Op. Cit, p. 334. Vale lembrar, aqui, do captulo introdutrio de Patrick Geary acerca da crise identitria europeia que se seguiu dissoluo do socialismo no Leste. GEARY, Patrick. O mito das Naes..., Op. Cit., p. 11-25.
44

JAMES, Edward. The Rise, Op. Cit., p. 29. Tendo estudado os francos, a histria da Bretanha no primeiro milnio, e interessado na histria remota da Irlanda, tenho de ser ctico em relao ao projeto da Antiguidade Tardia, que situa esses assuntos na periferia, ou alm desta. A rejeio ao declnio e a nfase na continuidade no fazem sentido na Bretanha ou ao norte da Glia; possivelmente, elas fazem pouco sentido em qualquer outra regio do outrora imprio romano ocidental (traduo nossa). Conferir: FRANCO JUNIOR, Hilrio. Antigidade Tardia ou Primeira Idade Mdia?...Op. Cit., p. 237, 241; MAYER, Wendy. Approaching Late Antiquity, Op. Cit., p. 10.
45

83

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. Idade Mdia, segundo Franco Junior. A expresso em ingls ambgua, pois o termo Early Middle Ages pode ser aplicado ao perodo imediatamente sucessivo ao fim do Imprio Ocidental e formao dos reinos romano-germnicos ou, o que mais comum, ao perodo da dinastia franca carolngia em diante (sculo VIII). Para os medievalistas, o perodo histrico de cerca de mil anos premido entre a Antiguidade e os tempos Modernos notadamente a Alta Idade Mdia encontra-se em curiosa situao junto historiografia: embora reconhecido como matriz e gnese do Ocidente46 o medievo , ao mesmo tempo, sua prpria alter idade histrica, posto que fundamentalmente diferente do pensamento contemporneo.47 Em verdade, o termo Idade Mdia se origina pela letra de seus primeiros detratores. Os primeiros a cunhar a expresso foram humanistas italianos que, em plenos sculos XIV-XV, contrapunham a depurao filolgica, artstica e arquitetnica de seu tempo quela observada no perodo precedente, de modo a valorizar o primeiro. Assim, autores como Petrarca, Vasari e Andrea caracterizavam a medievalidade como trevas e flagelo cultural, verdadeiro interregno entre a Antiguidade e os tempos ento modernos.48 Nos sculos XVI-XVII a crtica ao perodo mdio se ampliou, firmando-se junto historiografia especialmente entre os eruditos germnicos, destacando-se autores como Du Cange e Keller, que consagrariam a diviso tripartite da histria ocidental e se fortalecendo pela rejeio de grupos sociais ento ascendentes. 49

LE GOFF, Jacques. A Civilizao do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2005. p. 9-10; GUREVICH, Aron. A Viso de Mundo do homem da Idade Mdia. In: Idem, As Categorias da Cultura Medieval. Lisboa: Caminho, 1991. pp. 13-31; FRANCO JUNIOR, Hilrio. A Idade Mdia..., Op. Cit., p. 155.
46

Deste modo, a Idade Mdia ainda hoje particularmente criticada ou defendida por partidrios que estariam, em verdade, reafirmando ou refutando valores e princpios contemporneos. Tornar sua depreciao ou elogio menos acalorados posto que mais crticos tarefa dos historiadores, ao menos desde incios do sculo XX. BASCHET, Jrme. A Civilizao Feudal..., Op.Cit., p. 23-6.
47

Ao mesmo tempo, o termo gtico indicado ao estilo das catedrais dos sculos anteriores tambm guarda um sentido pejorativo. MURRAY, Alexander. Should the Middle Ages Be Abolished? Essays in Medieval Studies, Morgantown, v. 21, pp. 1-22, 2004, p. 3-4.
48

Desta forma, os protestantes contestavam a hegemonia religiosa catlica observada no perodo medieval ao mesmo tempo em que as monarquias ditas absolutas refutavam sua caracterstica fragmentao poltica; a burguesia desprezava-lha por sua reduzida capacidade comercial. FRANCO JUNIOR, Hilrio. A Idade Mdia..., Op. Cit., p. 11-2; AMALVI, Christian. Idade Mdia. In: LE GOFF, J., SCHMITT, J-C. (orgs). Dicionrio Temtico do Ocidente, Op. Cit., pp. 537-50; MURRAY, Alexander. Should the Middle Ages Be Abolished?..., Op. Cit., p. 3-6.
49

84

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. No entanto, como vimos, somente a partir da crtica iluminista do sculo XVIII a Idade Mdia seria definitivamente depreciada. Para a burguesia revolucionria em vias de triunfo, era um tour de force contrapor o Ancin Regime (e sua Quintessncia medieval) aos novos tempos que se inauguravam. Destarte, se Adam Smith criticava a anarquia e a estagnao econmica medieval soterrada em corporativismos e regulamentaes, em oposio ao progresso liberal de seu tempo , Voltaire e Rousseau denunciavam o obscurantismo, o fanatismo e a intolerncia caractersticos da Idade Mdia, sob tutela da infame Igreja Catlica, 50 de modo a exaltar liberdade de conscincia. Para Oliveira:51
Provavelmente, de todas as instituies pertencentes ao mundo feudal, nenhuma atraiu maior dio dos autores do sculo XVIII do que a Igreja Catlica. (...). Foi para atingir a sociedade feudal em seu mago que se atacou a antiga religio, comprometida com o mundo medieval. Foi atravs do ataque religio que os ilustrados do sculo XVIII atacaram o despotismo feudal e absolutista. Nessa ocasio, portanto, a crtica Igreja Catlica era um dos elementos da luta geral contra a feudalidade. Ao combater a religio, os filsofos da Revoluo combatiam, de um lado, o que lembrava o passado e, de outro, a base terica da antiga sociedade, j que, como observou Tocqueville, a Igreja era o primeiro dos poderes polticos.

De fato, a marca impressa pela crtica iluminista ao medievo foi to forte que seria o fundamento da reao daqueles que partiriam, ao contrrio, em sua defesa. Na primeira metade do sculo XIX, diante dos levantes nacionalistas, do Congresso de Viena, do desprezo ao racionalismo,52 a nostalgia romntica identificou no perodo alto medieval a origem de parte dos povos europeus e a considerou um perodo de f, coligado expanso do cristianismo. 53 Assim, junto ao neotomismo catlico, o romantismo oitocentista exaltou a Idade Mdia frente crescente insegurana causada pelo cientificismo e pelos avanos tecnolgicos da Revoluo Industrial esta, de resto, considerada causadora de desagregao individualista e egosta. Como contraponto sociedade que emergia da Era das Revolues, exaltando -a em sua bizarria, o romantismo conquistaria adeptos na literatura em geral, com romances histricos como Iva50 51 52 53

Conferir nota 14 acima. OLIVEIRA, Teresinha. A historiografia francesa dos sculos XVIII e XIX..., Op. Cit., p. 184-5. AMALVI, Christian. Idade Mdia..., Op. Cit., p. 539-40.

VAN EGEN, John. The Christian Middle Ages as an Historiographical Problem. American Historical Review, Blomington, vol. 91, n. 3, pp. 519-52, 1986.

85

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. nho, de Walter Scott; em peas musicais, como Parsifal, de Wagner; entre ta ntos outros.54 Necessariamente, o movimento tambm repercutiria na historiografia. No caso francs,55 destacam-se, a princpio, os trabalhos de Restauradores como Thierry e, notadamente, Guizot.56 Engajados em um projeto burgus de hegemonia e reconstituio do tecido social e poltico fraturado aps a Revoluo , estes historiadores dedicaram-se a revalorizar as contribuies do perodo medieval concepo da nao (associada ao Terceiro Estado)57 e, no limite, do Ocidente, dentre as quais se destacam as noes de liberdade e individualidade, alm do prprio cristianismo. 58

Na segunda metade do sculo XIX, o aparato estatal valorizou o movimento, com projetos de restaurao arquitetnica e o ensino confessional e laico, notadamente na Alemanha e na Frana. AMALVI, Christian. Idade Mdia..., Op. Cit., p. 540-2.
54

possvel destacar outros casos de associao entre nacionalismo e historiografia no sc. XIX, que tomaram a Idade Mdia como apangio das premissas. Se nos casos francs e ingls aqui, especialmente, com a obra de Carlyle , a exaltao da Idade Mdia contribuiu para a supresso de minorias lingusticas e culturais e de memrias variantes, em favor da construo de uma histria nacional homognea e unvoca. No caso alemo, tal propaganda favorecia ao fortalecimento estatal: dirigida especialmente por Vom Stein e Fichte, que se ampararam especialmente na divulgao da Germnia, de Tcito, bem como da Getica, de Jordanes a partir da problemtica transmisso do manuscrito dessa obra. Nos imprios multitnicos europeus, por sua vez, as minorias eram quem divulgavam a Idade Mdia de modo a legitimar suas reivindicaes por autodeterminao. GEARY, Patrick. O mito das Naes..., Op. Cit., p. 29-55. Conferir: KULIKOWSKI, Michael. Guerras Gticas de Roma. So Paulo: Madras, 2008. p. 61-74.
55

A obras de Guizot (Histria da Civilizao Francesa) e a parte dedicada Idade Mdia na Histria da Frana de Michelet foram eclipsadas pela vertente annaliste medievstica francesa: seja por razes polticas pela defesa, por Guizot, da monarquia constitucional e burguesa, hoje bastante contestada ou pela obsolescncia de seus procedimentos tericos e metodolgicos, como no caso de Michelet, no se costuma dar o devido crdito aos autores: LE GOFF, Jacques. As Idades Mdias de Michelet. In: ___, Para um novo conceito de Idade Mdia: Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa: Estampa, 1980. p. 19-42. OLIVEIRA, Teresinha. Por que retomar Franois Guizot. Acta Scientiarum, Maring, v. 20, n. 1, pp. 121-8, 1998, p. 124, nota 6.
56

Embora considerado anterior emergncia do estado e, por isso, de alguma forma afastado do entendimento de Estado-Nao que permeava a historiografia medievstica do sculo XIX. SILVA, Marcelo Cndido. A realeza crist na Alta Idade Mdia: Os fundamentos da autoridade poltica no perodo merovngio (sculos V-VIII). So Paulo: Alameda, 2008. Conferir ainda: ALMEIDA, Ana C. Pensando o fim da Idade Mdia..., Op. Cit., p. 1-2, nota 2.
57

No caso de Michelet, alm de ser mais explcita sua pretenso cientfica e globalizante, este se distinguia por sua defesa na soberania popular, escapando de alguma forma da consagrada histria poltica associada s dinastias e s instituies, muito embora a percepo da Idade Mdia em sua obra variasse em grande parte de acordo com os sucessivos eventos polticos e sociais que atravessaram a Frana Restaurada no sculo XIX. LE GOFF, Jacques. As Idades Mdias de Michelet..., Op. Cit.
58

86

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. Nesse contexto, destaca-se a organizao de colees documentais mon umentais, tais como a Patrologia Latina (Frana), a Monumenta Germaniae Historica (Alemanha) e a Rerum Britannicorum (Inglaterra), que se tornaram rapidamente a base das colees e edies crticas dos documentos medievais empregadas desde ento.59 Coligada ao medievo, portanto, a prestigiosa historiografia europeia do sculo XIX impulsionaria diretamente o avano da Histria na condio de campo do saber, aceito amplamente para alm dos limites acadmicos.60 Um dos elementos de maior destaque, nesse caso, reside em seu mtodo de erudio crtica dos textos dentre os quais possamos destacar as obras de Ranke e, uma vez mais, Michelet.61 No entanto, mesmo com as ressalvas de autores como Voltaire, Guizot e Michelet, a historiografia medievstica fosse ela iluminista ou romntica permanecia em essncia atrelada ao particular e factual, alm de subserviente s fontes escritas, incapaz de formular hipteses de pesquisa e surda s contribuies de outras Cincias Sociais. Coube s historiografias marxista e annaliste renovar os estudos medievsticos. Se os estudos marxistas j insistiam no carter explicativo e globalizante da interpretao histrica desde fins do sculo XIX, tal vertente se consolidou junto aos meios acadmicos somente a partir da dcada de 1920 e, em especial, da Grande Depresso. Quanto historiografia dos Annales, sua contribuio para a imploso da perspectiva historiogrfica precedente se evidenciou especialmente no psSegunda Guerra. Ao frisar as intercesses entre as pesquisas annalistes e marxistas, Gilvan Ventura aponta a distino fundamental hoje arrefecida entre tais perspectivas: no caso dos primeiros, se reconhecem mltiplas temporalidades e mlti-

FRANCO JUNIOR, Hilrio. A Idade Mdia..., Op. Cit., p. 13; ___, Antigidade Tardia ou Primeira Idade Mdia?..., Op. Cit., p. 238.
59

Muitas vezes, sem escapar a viso igualmente preconceituosa que h muito se projetava sobre a Idade Mdia. AMALVI, Christian. Idade Mdia..., Op. Cit., p. 539, 545-7.
60

SILVA, Gilvan Ventura da. O fim do mundo antigo..., Op. Cit., p. 59-60. Em que pese a variao de suas crticas, historiadores vem questionando o uso irrefletido de tais colees documentais e das subsequentes edies crticas contemporneas que lhes so devedoras, motivando os pesquisadores a atentarem de modo mais preciso transmisso dos manuscritos que compem uma dada obra medieval. MURRAY, Alexander. Should the Middle Ages Be Abolished?..., Op. Cit., p. 6-17; SILVEIRA, Vernica da Costa. Os romanos nos sessenta e cinco primeiros ttulos das leis slicas e a especificidade do manuscrito A2. Signum, Cuiab, v. 13, pp. 46-69.
61

87

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. plas duraes, o necessariamente incidiria sobre os debates sobre o fim do Imprio Romano e do mundo clssico e o surgimento da Idade Mdia.62 Nesse sentido, no mbito da perspectiva annaliste, Os Reis Taumaturgos, de Marc Bloch (1924), e, notadamente, A civilizao da Europa medieval (1964) de Jacques Le Goff trouxeram tona uma rediscusso dos termos limtrofes da Idade Mdia. Referncia da nascente histria-problema, a obra de Bloch se destacou pelo exerccio comparativo e pela aproximao estreita com outros campos das Cincias Sociais na formulao de hipteses de pesquisa, bem como sua nfase na supracitada mltipla temporalidade de algum modo antecipou a noo de longa durao braudeliana s novas propostas de periodizao da Idade Mdia.63 O livro de Le Goff, por sua vez, ao prorizar a pars occidentalis postulou que, no perodo, o elemento peculiar foi precisamente a sntese entre trs substratos culturais: a saber, o romanismo, o cristianismo e o germanismo decorridas entre 395 e 800.64 Com isso, recuperou a importncia do substrato germnico sem, no entanto, recuperar as teses aristocrticas modernas. Alm disso, no mostrou apreo pela data de 476 como marco histrico. Vale lembrar que as apreciaes de Le Goff a respeito das contribuies de romanos e germanos so assimtricas e, de certo modo, esquizoides: ao mesmo tempo em que descreve a civilizao romana como enclausurada, defensiva e sem capacidade criativa posta abaixo por elementos centrfugos como o regionalismo e exgenos como os brbaros , considera sua superioridade jurdica, poltica e cultural frente aos brbaros; estes, por sua vez, em que pese serem tidos como elementos responsveis pelo regresso e pelo primitivismo, so tambm considerados dotados de conhecimentos tcnicos metalrgicos e artesanais. 65
62 63

Ibidem, p. 63-8.

LE GOFF, Jacques. Prefcio. In: BLOCH, Marc. Os Reis Taumaturgos: O carter sobrenatural do poder rgio na Frana e na Inglaterra. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 9-37. Frisa-se, nesse caso, a supracitada longa idade mdia que, sobretudo pela pena de Le Goff, seria melhor precisada a partir da dcada de 1980. ALMEIDA, Ana C. Pensando o fim da Idade Mdia..., Op. Cit., p. 2-8. Tal argumento pode ter sido influenciado por sugesto da obra de Michelet, especificamente no que se refere s suas divagaes sobre o cristianismo. . LE GOFF, Jacques. As Idades Mdias de Michelet..., Op. Cit., p. 32. Tal explicao seguida de perto, entre outros, por Jos Romero. ROMERO, Jos L. La Cultura Occidental. Buenos Aires: Legasa, 1984. p. 14-41.
64

LE GOFF, Jacques. A Civilizao Op. Cit, p. 19-26. Sobre o regresso agravado pelos brbaros, afirma o autor: De um declnio, eles fizeram uma regresso. (...). Incapaz de criar, de produzir, o mundo Brbaro reutiliza. Neste mundo empobrecido, subalimentado, enfraquecido, uma calam idade natural completa o que o brbaro comeou [ou seja, a Peste Negra de 543]. LE GOFF, Jacques. A Civilizao..., Op. Cit., p. 37.
65

88

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1. Embora descreva os protagonistas em termos abertamente pejorativos sobretudo os germanos Le Goff afirma que processo de fuso entre romanos e brbaros antecipado pelo foedus e facilitado pelo fato de que, em meio ruralizao da vida econmica, ambas as lideranas aristocrticas se tornam aliadas j que detentoras de terras, Le Goff considera que o aspecto moderador entre as instncias seria, precisamente, a Igreja e seus lderes episcopais. O cristianismo , com isso, explorado como elemento de sntese em tom apologtico, cabe dizer.66
Na desordem das invases, bispos e monges (...) tornaram-se chefes polivalentes de um mundo desorganizado: ao seu papel religioso agregaram um papel poltico ao negociar com os Brbaros; econmico, ao distribuir vveres e esmolas; social, ao proteger os pobres contra os poderosos; at mesmo militar, ao organizar a resistncia ou lutar com armas espirit uais quando as armas materiais no existiam.

Partidrio desta nomenclatura bem como do enfoque nos reinos romanogermnicos , Wickham adverte ainda para o fato de que, a par de todo o apregoado internacionalismo acadmico europeu e ocidental , em essncia, reduzido ao mbito nacional quando se estudam o ocidente: isso explica em parte sua monumental anlise comparativa, que tenta escapar deste reducionismo nacionalista. 67 Ainda que considere elementos de tenso e atritos, Hilrio Franco Jnior prope uma terminologia alternativa ao perodo entre o incio do sculo IV e meados do VIII que, dirimindo os erros de julgamento e preconceitos que lhe so caractersticos vide as ideias de Dark Ages que, de algum modo, ecoam na obra de Le Goff , se fundamentam na proposio renovadora do medievalista francs.68 A noo de Primeira Idade Mdia encerra uma premissa segundo a qual os referidos sculos apresentam no Ocidente a supracitada sntese tripartite:69
O perodo (...) sem dvida apresenta uma feio prpria, no mais ant iga e ainda no claramente medieval. Apesar disso, talvez seja melhor cham-la de Primeira Idade Mdia do que usar o velho rtulo de Anti-

LE GOFF, Jacques. A Civilizao..., Op. Cit., p. 40. Vale lembrar que o autor chegou recentemente a aventar o uso do termo Antiguidade Tardia. ___, Em Busca da Idade Mdia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. p. 55.
66 67 68

WICKHAM, Chris. Framing, Op. Cit., p. 4-5.

possvel que autores como George Rail e Felipe Fene, assim como a coletnea International Medieval Bibliography tenham postulado, concomitantemente, tal formulao. FRANCO JUNIOR, Hilrio. Antigidade Tardia ou Primeira Idade Mdia?..., Op. Cit., p. 240.
69

FRANCO JUNIOR, Hilrio. A Idade Mdia..., Op. Cit., p. 15.

89

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1.


guidade Tardia, pois nela teve incio a convivncia e a lenta interpenetrao dos trs elementos histricos que comporiam todo o perodo medieval (...): herana romana clssica, herana germnica e cristianismo.

Segundo Franco Jnior, a) do romanismo [configurado pelas transformaes polticas e sociais do perodo do Baixo Imprio] seriam herdados o carter sagrado da monarquia, a aceitao dos germanos em territrio imperial, a petrificao da hierarquia social, o fiscalismo sobre o campo e, sobretudo, a efervescncia espiritual que possibilitou o sucesso cristo; b) do germanismo adviriam a pluralidade poltica, a concepo de obrigaes recprocas entre chefes e guerreiros, e o deslocamento do eixo de gravidade [poltico e econmico] para o norte; c) A Igreja, seus bispos e monges, seria responsvel pela articulao entre estes substratos culturais, herdando do romanismo seu carter universalista, disseminando o uso do latim vulgar, tornando o cristianismo religio de Estado.70 Considerando que os referidos sculos trazem tona novas percepes geogrficas, jurdicas, lingusticas e socioeconmicas, 71 o autor prossegue:72
Entramos, portanto, claramente numa nova fase. Logo, para mim, a nova sociedade sada da crise do sculo III no mais a do Mundo Clssico e prolonga-se at (...) meados do sculo VIII: reordenamento poltico carolngio, forte institucionalizao da Igreja, difuso do monasticismo, reacomodamento das heranas culturais clssica e germnica, relativo progresso agrcola, consolidao e limitao da presena muulmana no Ocidente, crescente afastamento do Ocidente em relao a Bizncio.

A nosso ver, o empenho de Franco Junior em buscar uma nomenclatura distinta nada tem a ver com modismos acadmicos: a proposta de Primeira Idade Mdia centra-se nos fenmenos desenrolados no Ocidente sem, no entanto, empregar o tom depreciativo imputado aos germanos que permanece ainda arraigado em boa parte dos trabalhos historiogrficos vide o caso de Le Goff. O perodo seria, ainda, reconhecido como dotado de particularidades, sem a pecha de Dark Ages e, ao mesmo tempo, sem o exotismo que caracteriza boa parte dos trabalhos referentes Antiguidade Tardia.

70 71 72

Ibidem. Antigidade Tardia ou Primeira Idade Mdia?... Op. Cit., p. 236-7, 239. Ibidem.

90

Revista Signum, 2013, vol. 14, n. 1.

Consideraes finais
Sob a gide da desestruturao do Imprio Romano do Ocidente, o perodo que demarca a passagem da Antiguidade Idade Mdia foi considerado de modo variado por seus contemporneos e pelos sculos seguintes. A partir da consolidao do pensamento iluminista e, em especfico, da divulgao da obra de Edward Gibbon, a interpretao historiogrfica dominante passa a ser a de declnio, provocado pela decadncia moral imperial, pela ao eclesistica e, sobretudo, pela atuao do brbaros. Fundamentalmente, o uso dos termos Antiguidade Tardia ou A lta/Primeira Idade Mdia se refere s opes tericas e conceituais e a outros int eresses inscritos no estudo de cada pesquisador ou grupo de pesquisa interessado no perodo de passagem da Antiguidade Idade Mdia. Necessariamente, cada um dos termos apresenta implicaes, potencialidades e limitaes especficas. 73 Inegvel que, nas ltimas dcadas, a noo de Antiguidade Tardia dirimiu decisivamente a apreenso dos referidos sculos como crise ou catstrofe co nsagrada desde a obra de Gibbon, alm de ter valorizado a explorao documental do Mediterrneo oriental. Por outro lado, o termo pode ter exagerado na apreenso otimista de processos de integrao e, por isso, servir de apangio a projetos polticos supranacionais. A nosso ver, embora acentue os processos desenrolados no Ocidente e atente para o elemento germnico, a noo de Alta Idade Mdia, alm de estar mais diretamente associada ao perodo carolngio pela historiografia ocidental, permite de algum modo consideraes pejorativas, sobretudo quando remete atuao dos germanos. Deste modo, considerando o estudo das transformaes ocorridas na pars occidentalis no referido perodo, parece-nos salutar explorar a noo de Primeira Idade Mdia: ainda que seu uso seja ainda bastante restrito no ambiente acadmico, o termo consegue conter os exageros marcadamente otimista e pessimista das duas propostas precedentes. Longe de esgotar o assunto, esperamos que este artigo contribua para novas reflexes acerca desta temtica.

73

BARROS, Jos DAssuno. Passagens de Antiguidade Romana..., Op. Cit., p. 562-9.

91

Vous aimerez peut-être aussi