Vous êtes sur la page 1sur 25

Moo de Estratgia Global ao XX Congresso Nacional da Juventude Popular

Unidos por Portugal

Subscritor: Miguel Pires da Silva

Ao Povo Portugus

INDCE

Orientaes Gerais...2 Aces Especificas para a Juventude.5 Organizao Interna8 Economia...9 Educao.11 Segurana e Defesa.....14 Agricultura e Pescas...21 Poltica Externa..23

Orientaes Gerais
Termina agora um mandato que se demonstrou determinante na unio e crescimento da estrutura da JP. No podemos deixar de lembrar as circunstncias em que este mandato se iniciou. chegada a hora de iniciar um novo fascculo na j longa histria da Juventude Popular. Hoje apenas conseguimos acreditar numa JP forte e unida devido ao esforo e dedicao que todos demonstraram durante este tempo to conturbado.

assim com renovada energia e com total confiana nas capacidades dos nossos jovens que apresentamos mais um moo repleta de esperana e determinao.

O prximo mandato ser determinante na afirmao da Juventude Popular em trs momentos chave do destino colectivo Portugus. Teremos todos de estar altura dos desafios que nos vo ser colocados.

O empenho da JP nas eleies Europeias ser decisivo para que o ideal da Democracia Crist possa ter a maior representao possvel no Parlamento Europeu. Teremos todos de fazer um esforo adicional para juntos dos que nos so prximos relembrar a razo que nos une e os ideais que defendemos para Portugal no seio da Unio Europeia.

Junho ser o ms da restaurao da independncia financeira de Portugal. Cabe-nos at l relembrar que os esforos no foram feitos em vo e que mais uma vez o Povo Portugus, unido e coeso, deu ao Mundo uma lio de humildade, sacrifcio e trabalho. Junho ser mais uma data histrica em que a JP ter que marcar a sua presena com a apresentao de propostas e alternativas ao novo modelo que inevitavelmente surgir aps a sada da interveno internacional.

Por ltimo, em 2015 ser a altura da legislatura apresentar as suas contas e ser julgada em eleies. Cumpre JP estar presente e totalmente solidria com as opes que o Governo, em nome da conquista da independncia financeira, tomou, apoiando nas aces de campanha e na promoo das solues para as quais teremos de ativamente contribuir.

Neste sentido, defendemos que a JP deve debater internamente propostas concretas para a economia, emprego, e segurana social. Teremos de batalhar para que de uma vez seja colocada na agenda meditica a questo do empreendedorismo jovem, onde possam ser equacionadas medidas de apoio fiscal e financeiro para novos negcios desenvolvidos por jovens. S assim poder ser combatido o flagelo do desemprego e os nmeros vergonhosos dos emigrantes jovens.

Por outro lado, a JP no deve temer empreender um estudo profundo e consequente de uma soluo a longo prazo para a segurana social. Estudo esse que tenha em conta no s a questo de financiamento da segurana social mas que tenha uma viso alargada dos desafios com que os Estados soberanos se confrontam no Sc. XXI para o seu financiamento.

Certos que no h tarefa que possa ficar por fazer quando o alento firme e autntico. Estamos confiantes que a JP mais uma vez est do lado da coeso, da justia e da tica neste exerccio que aqui propomos. Hoje, como sempre, Unidos por Portugal !

Aces Especficas para a Juventude

So vrias as ocasies, os momentos e as oportunidades onde ouvimos e dizemos que as juventudes partidrias, no so apenas meros valores numricos, traduzidos em bandeiras ou cnticos de campanha. Para tal acontecer, h que ter conscincia que, enquanto juventude partidria temos ainda um longo caminho de afirmao e convico a percorrer. Urge o posicionamento poltico, pois s atravs do mesmo podemos credibilizar a nossa instituio. As juventudes partidrias so por si s agentes polticos, que no obstante a responsabilidade que lhes exigida e esperada, tm pelas idades que englobam e agregam uma maior facilidade na comunicao e abordagem. Todos sabemos que o distanciamento entre jovens e poltica avassalador, no entanto esse distanciamento no se verifica quando do lado oposto aos jovens existe uma causa ou um motivo de fora maior, nesse caso, assistimos mobilizao. Afinal de contas no deve ser uma juventude partidria uma causa? A resposta afirmativa, deve ser. Em todo o caso, o simples rtulo de juventude partidria no lhe confere de forma automtica motivos mobilizadores. neste ponto que a Juventude Popular deve crescer, aprender, mas acima de tudo melhorar. As nossas iniciativas, os nossos ideais, os nossos projectos so fortes. No entanto, apenas isso no suficiente para sermos reconhecidos como alternativa, como opo. Falta nossa instituio tomada de posio, de opinio, livre e descomplexada. Opinio que transmita efectivamente os anseios e as necessidades da camada mais jovem da nossa sociedade. Queremos ser ouvidos, mas para isso necessitamos de ter opinio sobre o assunto. Queremos ter visibilidade, mas para tal, tambm precisamos dar nas vistas. Queremos intervir, mas para tal, tambm devemos ter sugestes vlidas, coerentes e exequveis. Queremos ter representatividade, mas temos de ser merecedores da mesma. Propomos que possa ser equaciono a aplicao das seguintes medidas:

Criao dos conselhos municipais da juventude por todo o Pas: Composto por todas as entidades com influncia na vida dos jovens, tais como: vereador da juventude, juventudes partidrias, grupos de jovens, associaes, etc.

Criao de uma poltica de diplomacia local: Com esta aco poderamos, por exemplo, premiar os melhores alunos das escolas locais com um intercmbio para outro pas, ao estilo Erasmus, que permitisse, em termos culturais, dar outra perspectiva de vida aos nossos jovens e, ao mesmo tempo, dar a conhecer o nosso pas a estudantes estrangeiros.

Repensar as polticas de ensino local: crucial adaptar os cursos profissionais e tecnolgicos das escolas locais s principais actividades industriais de cada localidade/regio, pois, desta forma, ser mais fcil promover uma integrao mais eficaz dos jovens no tecido empresarial da regio, tornando-o mais sustentvel e diversificando a indstria nacional.

Iseno ou diminuio do IMI para os jovens que vo comprar casa: Com esta medida seria possvel atrair mais jovens famlias para os concelhos mais interiores; a medida deveria ter um intervalo etrio definido, por exemplo, entre os 25 e os 32 anos.

Fazer acordos com a banca para conseguir boas condies de financiamento para os jovens que comprem casas degradadas em centros histricos: Dessa forma seria mais fcil reabilitar edifcios degradados, conseguindo simultaneamente estabelecer mais jovens, repovoando as principais cidades e combatendo o chamado efeito donut.

Apoiar o associativismo: Os grupos de jovens, os clubes locais e todas as outras entidades que promovam actividades ldicas aos jovens; estas entidades so cruciais para uma boa formao, complementado a educao dada pela famlia e pela escola.

Criar programas de sade nacional especficos, como por exemplo: obesidade O sedentarismo afecta uma grande parte dos jovens e um problema que pode ser facilmente evitado atravs de uma maior consciencializao, junto, por exemplo, das escolas e associaes locais; Poderia tambm investir-se em
6

aparelhos de manuteno fsica, que de uma forma gratuita, poderiam ser usados por todos, em parques, zonas verdes.

Organizao Interna

A Juventude Popular, tem de continuar a primar por ser a melhor juventude partidria deste grandioso pas. Para que consigamos manter essa liderana, temos de estar na dianteira de todas as bandeiras que defendemos, no apoio dos nossos militantes e, acima de tudo na formao interna e externa.

Como formao estruturada da Juventude Popular temos tido, e bem, as nossas Universidades da JP. Mas no nos podemos acomodar s com este ponto alto da Instituio. Temos que estruturar a nossa formao a todos os nveis. Muitas recm concelhias querem oferecer formao aos seus militantes mas os principais obstculos priori so os temas e os oradores. E depois de uma concelhia j ter conseguido realizar essa formao interna passa para uma fase seguinte de querer expor-se sociedade. Numa primeira fase s escolas do concelho, e mais uma vez se coloca a questo de qual o tema - ser um debate ou uma palestra, e quem so os oradores.

A JP tem de organizar programas de formao para os diferentes tipos de target da instituio. Dentro da estrutura temos militantes que so deputados da Assembleia da Repblica. Temos militantes que so muito bons, os melhores, na filiao e at a "vender" o ideal JP e temos militantes que se destacam nas mais variadas reas da sociedade civil. Fazendo um apanhado, temos concelhias que querem trabalhar para os seus militantes e aumentar as suas influncias e temos uma estrutura riqussima em experincia, s temos de facilitar o trabalho aos nossos militantes para serem as estruturas mais representativas dos seus concelhos.

Economia

Portugal, ao longo das duas ltimas dcadas foi acumulando desequilbrios macroeconmicos gravssimos, que contriburam para que na ltima dcada o pas tivesse das taxas de crescimento mais baixas da OCDE. Para tentar resolver este problema, sucessivos Governos adoptaram programas de ndole Keynesiana que apostavam na expanso da procura agregada, contribuindo assim para o aumento do desequilbrio das contas externas e para o aumento da dvida pblica, sem que o PIB registasse sinais de crescimento. Como resultado destas polticas, Portugal foi forado em 2011 a recorrer a assistncia externa e a aplicar o Programa de Assistncia Econmica e Financeira que tem como objectivo reequilibrar as contas pblicas e corrigir os desequilbrios estruturais do pas. Nos ltimos dois anos e com base no PAEF, Portugal j aplicou um conjunto de reformas estruturais, das quais se destacam a lei das rendas e a reforma da legislao laboral. Estas reformas tm como objectivo dar um novo dinamismo economia e restaurar a confiana dos investidores e das empresas na economia nacional. Por outro lado o Governo iniciou um conjunto de programas e de medidas que visam a atraco de investimento, sendo a mais elogiada, quer em termos nacionais quer em termos internacionais, o visto Gold. Estas medidas so importantes, pois estimulam o investimento nacional e estrangeiro, contribuindo assim para um impacto positivo na oferta agregada, o que fundamental para um crescimento sustentvel. Portugal, apesar de todos estes avanos, ainda apresenta uma estrutura macroeconmica bastante dbil, apesar dos sinais positivos que a economia tem demostrado. Desta forma necessrio concluir as reformas em curso e avanar com novas medidas, uma vez que necessrio estimular os sinais positivos. Portugal necessita de um Estado qualificado, competente, organizado e

desburocratizado; de forma a qus os investidores e os cidados tenham uma resposta rpida e clara, quer seja na aprovao de um projecto, na obteno de uma licena ou no recurso justia. Por outro lado necessitamos de um Estado menos interventivo na actividade econmica, deixando aos privados a funo empresarial, devendo por isso privatizar ou concessionar uma parte considervel do Sector Empresarial do Estado, no
9

qual se destacam as empresas de transporte (CP, Carris-Metro Lisboa; STCP-Metro do Porto, Soflusa-Trastejo e TAP). Ao mesmo tempo, necessrio um Estado que seja um regulador eficiente, devendo para isso dotar as autoridades competentes de quadros qualificados e independentes, de forma a eliminar distores de mercado abusivas e que prejudicam a actividade dos agentes econmicos e a actividade econmica no seu todo. O Estado acima de tudo deve ser uma entidade amiga e promotora do investimento e do crescimento econmico sustentvel, devendo para isso reduzir a sua despesa de forma a garantir o pagamento da divida, a reduo da carga fiscal e a realizao de investimentos pblicos racionais. A adicionar s medidas j anunciadas, e de forma a tornar Portugal numa referncia no quadro da OCDE, esta moo prope: Reduo sustentada da carga fiscal, dando especial destaque ao IRC, de forma a permitir a livre iniciativa; Reforma a lei laboral tornando-a mais flexvel e liberalizando o mercado laboral, permitindo assim que o mercado se ajuste e corrija a taxa de desemprego; Promoo de uma ligao entre a oferta de cursos profissionais e as necessidades das empresas, de forma a reduzir o desemprego jovem; Promoo de um regime de concertao social sectorial, para que cada sector possa determinar o nvel salarial de acordo com as suas especificidades, aumentando assim o potencial empregador; Criao de um programa de atraco de investimento estrangeiro, que se traduza num regimente fiscal, laboral e jurdico mais vantajoso para empresa, devendo seguir-se o exemplo da Autoeuropa; Se Portugal for capaz de concluir o Programa de Ajustamento Economico e Financeiro, se for capaz de avanar com novas reformas e se for capaz de adoptar uma postura agressiva de atraco de investimento teremos todas as condies para termos um crescimento sustentvel e sermos um caso de sucesso de recuperao econmica e social.

10

Educao

A Juventude Popular afirma-se como a nica organizao poltica de juventude defensora do mrito, do rigor, de mais autonomia, melhores resultados e mais liberdade no que ao ensino diz respeito. A Educao um processo social, desenvolvimento. No uma preparao para a vida, a prpria vida, a base de qualquer sociedade e vai continuar a s-lo no futuro, pelo que pedimos uma total disrupo com o passado no sentido de

descomprometermos ideologicamente o Ensino em Portugal e darmos mais liberdade s pessoas na escolha da instituio e do projecto educativo que pretendem. Mesmo este governo tendo dado sinais importantes nesse sentido, entendemos que deve ser dada liberdade total s populaes de se organizarem em projectos prprios caminhando para mais liberdade nos contedos programticos respeitando padres de qualidade definidos pelos Ministrio. Por outro lado, deve ser dada maior liberdade tambm s pessoas na escolha da escola ou da universidade que pretendem atravs da execuo do programa do cheque ensino j anunciado pela actual tutela governamental. Esta foi sem dvida uma das maiores vitrias da nossa estrutura na rea da educao, na medida em que devolve autonomia s escolas no seu financiamento, aumenta a competitividade entre elas o que s poder ser benfico para os alunos, e devolve tambm autonomia aos pais na escolha da escola que querem para os seus filhos. Sem menosprezo de todas as outras que tivemos ao longo deste mandato, como sendo o reforo dos exames no final de todos os ciclos, no s nas disciplinas de Portugus e Matemtica, mas em todas como forma de exigncia e real avaliao dos conhecimentos dos alunos em matrias essenciais para o seu futuro, com uma cotao de 25% da nota final; Propomos ainda a publicitao de um ranking de empregabilidade por parte das universidades e ao mesmo tempo um aumento de autonomia na sua actuao e capacidade de gerar receitas prprias. Sendo o sector da educao demasiado corporativista a actuao deve ser objectiva e clara, para que no se perca a oportunidade nica para aplicar as reformas necessrias e
11

obrigatrias no modelo educacional portugus. Assim sendo prioritrio a reduo do nmero de alunos por turma, seguindo as tendncias dos melhores pases, melhorando a aproximao do professor aos alunos, e criando menos barreiras aprendizagem. essencial que se perceba que as melhores turmas tm, regra geral, menores alunos e um grau maior de aquisio de conhecimento. Assim sendo, consideramos que 15 aluno para o 1 Ciclo ser o mximo, 22 alunos no 2 Ciclo, 25 alunos no 3 Ciclo e Secundrio; A Alterao da remunerao dos actuais directores de escolas, consideramos exorbitante que recebam por vezes mais 50% acima do salrio habitual como professor, tendo em conta a delegao de tarefas que operam e no terem carga lectiva na maioria dos casos. Pensamos que um limite de mais um salrio mnimo acima do salrio habitual, j razovel; Consideramos ainda, que na actual estruturao do ensino necessria a existncia de um administrador de recursos, por mega-agrupamento ou por um mximo de 3 escolas, um director pedaggico por escola pertencente ao mesmo. No fundo, a separao entre administrao pedaggica e financeira deve ser alvo de profunda reflexo, no sentido de que as escolas sejam mais sustentveis e tenham uma melhor afectao de recursos; Quanto autoridade dos professores deve ser dada uma reposta clara, dentro da sala a autoridade mxima deve ser o professor; A reteno deve continuar a existir como modo de salvaguardar que os alunos realmente aprendem e cumprem os objectivos do seu ano, sem nunca deixar de haver um plano, para que se possa identificar a falha do aluno e para o motivar; Os pais so peas fundamentais na construo da educao dos seus filhos e devem ser responsabilizados pelos seus actos, a escola d a Instruo, mas grande parte da Educao deve ser dada pelos pais; Acreditamos que o prolongamento at ao 12 ano do ensino obrigatrio um erro o que se devia recuar para o 9 ano de escolaridade. A par desta medida a concluso do Ensino Secundrio apenas devia ser possvel com nota >9,5 valores no Exame nacional de Portugus; Quanto ao acesso ao ensino superior deve-se terminar com o acesso por meios menos justos de equivalncia com aqueles que fazem o percurso via ensino secundrio. Se o quiserem fazer tero que prestar provas a todos os nveis. (ex: ensino recorrente e ensino
12

profissional); uma urgente Racionalizao e Especializao da Rede de Ensino Superior; Implantao do Contrato de Transparncia para o Ensino Superior; Primar pela qualidade nos cursos superiores, e fechar aqueles que se apresentarem em piores condies para serem leccionados; Terminar com os 2 Ciclos no ensino politcnico, e assim comear uma reforma sria em matria pedaggica do que Ensino de Investigao (Ensino Universitrio) e ensino tcnico (Ensino Politcnico);

Reestruturao do modo de financiamento das IES, e incentivar sua prpria autonomia financeira, criando atravs da produo de conhecimentos receitas. Maior aposta na internacionalizao das IES, com programas como o ERASMUS; Maiores aproximaes das empresas junto do conhecimento, no s como polo dinamizador do ramo empresarial, bem como do estabelecimento entre o mercado de trabalho e as instituies que formam os quadros superiores e inferiores das empresas; Incentivar aos grupos de empreendedorismo nas IES, e procurar implantao e financiamento nas regies em que esto inseridas.

13

Segurana e Defesa

Como atitude meramente instintiva ou ao planeada, as naes e os Estados caminharam pela Histria segundo uma ideia clara do seu destino que traduzia, de gerao em gerao, as suas mais ntimas aspiraes, todas elas convergindo, naturalmente, na vontade permanente de sobrevivncia e conquista de bem-estar, para tanto desenvolvendo as aes mais adequadas. ao conjunto desta factualidade que a melhor doutrina chama conceito estratgico nacional. Portugal concretizou, desde a sua fundao, sculo aps sculo, o seu conceito estratgico nacional - ainda que este nunca tenha sido explicitado num documento formal, com vantagens para a elaborao dos conceitos estratgicos subordinados, como o caso do CESDN. Comeou por ser o da ocupao sucessiva do espao, revelando ento, os nacionais, animados tambm pelos valores da f crist, um apurado instinto territorial, concretizado pela espada e pela diplomacia; depois, foi a expanso martima e o domnio das rotas comerciais, segundo um plano bem concebido e melhor executado ao longo dos sculos, novamente pela espada e pela diplomacia. Desde 1974, com o fim do imprio assim construdo, Portugal deixou de se orientar segundo esse conceito estratgico nacional. A opo europeia trouxe importantes transformaes socioeconmicas, mas tambm o mito de que a solidariedade comunitria dispensava estratgias nacionais e daria lugar abolio dos diferenciais de competitividade e de condies de vida. Na realidade, desde 1976, o objetivo de mais Europa e o mtodo do bom aluno reduziram a ambio e a determinao nacional, conduzindo ao facilitismo e ao endividamento at dependncia, de tutela internacional em 2011. As profundas transformaes ocorridas na ordem poltica e na economia mundial e europeia nos ltimos anos, e os insucessos, desorientao e falta de expectativas em Portugal tornaram indispensvel a configurao de novo conceito estratgico, capaz de fundamentar a vontade e o orgulho dos portugueses para assumir em toda a sua dimenso, a afirmao do projeto nacional, que os nveis de desemprego, estagnao econmica e prolongados desequilbrios externos tornam inadivel.

14

Portugal necessita, por isso, de assumir um novo conceito estratgico, que defina o objetivo nacional e simultaneamente devolva, aos portugueses, o sentido da dignidade da sua nao, o respeito que lhe devido e tambm dos pesados sacrifcios que, por ela, devem aceitar fazer. Pesa sobre o pas uma descrena pouco saudvel sobre os valores nacionais que indispensvel e urgente contrariar. Uma srie de qualificativos tm afetado a sua imagem. Quando da adeso UE correu o conceito de Perifrico; depois, medida que mostrava falta de recursos para realizar os fins do Estado, correu o conceito de Estado Exguo; e, na entrada deste milnio, o conceito de Protetorado que se lhe tem aplicado. Ora, a nao no deve continuar a suportar estas leses sua dignidade e, por isso, hora de atacar o problema. Assim, voltmos quase ao princpio. Somos o extremo ocidental da pennsula europeia, com um pequeno territrio terrestre, mas um dos maiores espaos martimos do mundo por explorar, submetidos hoje a severas e inaceitveis restries de soberania. As dificuldades imensas, algumas geradas por incria prpria, que so o cenrio da nossa existncia atual, podero conduzir-nos finitude, se no formos capazes de entender que o dever primeiro do Estado nacional garantir no j a existncia mas a prpria sobrevivncia de Portugal. Na realidade crua que o nosso horizonte imediato resta, a Portugal, lutar inteligentemente por este objetivo; planeando com lucidez e argcia, e executando com tenacidade, sendo que este objetivo, o da sobrevivncia como pas independente com liberdade de ao para defender os seus interesses, dever constituir-se, no presente, como a viso enformadora do nosso conceito estratgico nacional, que urge ser desenvolvido e explicitado num documento estruturante da estratgia do Estado; para ele deve convergir todo o potencial nacional, tangvel e intangvel, concentrado numa ateno cuidada e pr-ativa sobre os riscos e as ameaas internas e externas que podem ferir a nao impedindo a sua existncia; trata-se de um conceito dinmico, de todos os dias, tornando-se indispensvel, por isso, a criao e o desenvolvimento de uma generalizada cultura de segurana nacional, que ter como corolrio necessrio, a formulao de um conceito que seja um referente ativo para a vida dos portugueses. Questo precpua a de saber se a Constituio da Repblica Portuguesa consente a transformao e utilizao do conceito que, at agora, se tem resumido a ser Conceito Estratgico de Defesa Nacional.
15

ambiente

estratgico

global

justifica

um

novo

quadro

de

referncia,

constitucionalmente adequado, de segurana e defesa. Basicamente, trata-se de uma segurana alargada e abrangente. Alargada em termos de espaos (territoriais ou outros). Abrangente quanto ao objeto, pois alm dos esquemas tpicos de Defesa Nacional, procura-se uma estratgia de segurana compreensiva que inclua as dimenses poltica, econmica, social, cultural e ecolgica. Este conceito pressupe, no contexto da sociedade mundial de risco, juzos de prognose e estratgias de anteviso, previso e ao adequadas, necessrias e realistas de uma poltica de segurana nacional. No contexto histrico portugus ainda permanece a dicotomia entre segurana interna (CRP, art. 272.) e segurana externa (art. 273.) associada utilizao de diferentes foras (foras de polcia de segurana interna e foras armadas para a segurana externa). Acresce que o quadro de referncia constitucional, sobretudo o art. 15. da CRP regulador dos estados de exceo (estados de stio e de emergncia), se caracteriza por uma clara preocupao de garantia de direitos e liberdades, demonstrada na prpria epgrafe desse artigo ao dar centralidade ideia de suspenso do exerccio de direitos. A esta perspectiva est associado o princpio do rigoroso apartidarismo das Foras Armadas, a sua vinculao ao servio do povo portugus e a proibio de os elementos das Foras Armadas se aproveitarem da arma, do posto e da funo para qualquer interveno poltica. Isto justifica ainda a natureza complementar e suplementar da referida interveno bem como a observncia das regras constitucionais de competncia na utilizao das Foras Armadas (Cfr. CRP, art. 275/4 e 6). Dos vrios enunciados lingusticos sobre segurana em diversas normas constitucionais difcil recolher um conceito estratgico coerente, sistemtico e operacional. Eis alguns exemplos: sistema de segurana colectiva (art. 7./2); direito liberdade e segurana (art. 27./1); segurana interna (art. 272.), segurana das populaes contra qualquer agresso ou ameaa externa (art. 273./2). O conceito de segurana transporta sempre uma positividade especfica que lhe conferida pelas vrias dimenses de um conceito estratgico de segurana nacional: (i) dimenses materiais (a que questes deve responder); (ii) dimenses referentes ao objecto da segurana propriamente dito (o que a segurana estratgica); (iii) dimenses espaciais (quais os territrios abrangidos pela segurana estrategicamente
16

concebida); (iv) dimenses de prognose, de preveno e de precauo, tendo em conta os perigos e riscos que envolvem a segurana nacional. Todas estas dimenses substantivas de um conceito estratgico convocam princpios constitucionais estruturantes da Repblica Portuguesa: garantias da independncia nacional e das respectivas condies polticas, econmicas, sociais e culturais (art. 9.); contribuir para o sistema de segurana colectiva e assegurar a paz e a justia nas relaes entre os povos (art. 7./2); contribuir para a construo de um espao de liberdade, segurana e justia e para a execuo de uma poltica de segurana e defesa comuns no mbito da Unio Europeia (art. 7./6); desenvolvimento de relaes econmicas com todos os povos, salvaguardando sempre a independncia nacional e os interesses dos portugueses e a economia do pas (art. 81./g); garantir, no respeito da ordem constitucional, das instituies democrticas e das convenes internacionais, a independncia nacional, e integridade do territrio e a liberdade e a segurana das populaes contra qualquer agresso e ameaa externas (art. 273.). Perante o exposto, legtimo concluir que a segurana nacional est estritamente associada a vrias "seguranas" que, globalmente consideradas, apontam para: (i) segurana militar (a CRP alude a defesa militar da Repblica no art 275./1; (ii) segurana de independncia e soberania nacionais; (iii) segurana nacional, tomando em considerao os objectivos constitucionais da defesa nacional; (iv) segurana social ou societria entendida como capacidade de, num ambiente estratgico de alteraes profundas socioecnomicas e polticas, garantir a estabilidade dos padres fundadores do Estado e dos seus smbolos identificadores como a histria, a lngua e a cultura; (iv) a segurana humanitria e jusfundamental compreendida como a capacidade de participar e cooperar na resoluo dos problemas da paz, da segurana das populaes, na defesa dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana; (iv) segurana coletiva e cooperativa entendida como a capacidade de mobilizar recursos materiais e humanos, para produzir paz e segurana nos vrios espaos de atuao e em cumprimento de misses da ONU, da OTAN e da UE. Tal como est recortado, o conceito de segurana estratgico permite enriquecer o quadro normativo-constitucional de referncia em termos de legitimao e de legitimidade das Foras Armadas e das Foras de Segurana portuguesas, as quais, submetidas a duros testes de operacionalidade, competncia e proximidade das populaes, ganharam dimenso legitimatria internacional no plano da segurana
17

colectiva e da segurana cooperativa, legitimando-se elas prprias como foras de produo de paz e de segurana internacional. A articulao das Foras Armadas e das Foras de Segurana na resoluo de problemas relevantes para a vida e segurana das populaes desde a colaborao em catstrofes naturais at segurana durante acontecimentos internacionais de particular complexidade, passando pela cooperao no combate criminalidade organizada segundo as normas constitucionais e legais de competncia , confere-lhes legitimidade perante a opinio pblica como foras ao servio das populaes. A colaborao das Foras Armadas e das Foras de Segurana nas tarefas de auxlio s populaes feita dentro dos quadros do Estado Constitucional Democrtico com reforo da prpria legitimidade jusfundamental, pois no necessria qualquer invocao de exceo constitucional (estados de stio ou de emergncia) nem qualquer suspenso de direitos, liberdades e garantias (CRP, art. 19.). Em muitos sectores, a ao das Foras Armadas e das Foras de Segurana convoca conhecimentos tcnicos avanados, legitimando-se como agentes de conhecimento e de inovao no quadro estratgico da segurana nacional. Desimpedido, assim, o caminho para que se adote, com correo jurdica e concetual, a designao de Conceito Estratgico de Segurana e Defesa Nacional (CESDN), o conceito de segurana, mais amplo que o de defesa nacional, permite convocar, com legitimidade, a colaborao dos vrios ramos do saber e do agir, pois pluridisciplinar, englobando tudo o que, em todos os planos, possa contribuir para manter a nao forte e disposta a bater-se pela sua sobrevivncia, em ordem ao seu conceito estratgico nacional. Razo bastante para que a adotemos. Os pilares da estratgia de segurana e defesa nacional so o crescimento econmico e social, a diplomacia e as foras armadas. Na face interna, a robustez da economia a principal fonte do poder nacional. S um pas econmica e financeiramente saudvel, de contas equilibradas, pode suportar a despesa dos outros pilares, alm de estimular, positivamente, ao mesmo tempo, o crescimento social e cultural. O crescimento social est de par com o econmico, mas tem o seu ritmo dependente deste. urgente corrigir as profundas assimetrias da sociedade portuguesa, porque s uma sociedade justa e bem organizada pode invocar a coeso nacional. , assim, da interao sria e equilibrada destas duas faces do

18

crescimento, que possvel superar as dificuldades que nos tolhem o caminho para o progresso e debilitam a capacidade de garantir a nossa sobrevivncia. No mundo dos nossos dias, um endividamento interno e externo para alm dos limites aceitveis e em rota acelerada atira, inelutavelmente, para a falncia, um Pequeno Estado como Portugal; isto , condena-o no sistema internacional, destri-lhe a soberania, torna-o incapaz, a prazo, de sobreviver. Por isso mesmo, o primeiro pilar da sua segurana o crescimento econmico e social, sem o que no sobreviver. Na face externa, a diplomacia tem tido atuao de mrito desde o primeiro dia da nossa Histria. Pela fortuna das armas, fomos conquistando espao, no continente europeu e em alm-mar, deixando marcas indelveis por esse mundo fora; mas ao lado, com sabedoria e persistncia, argcia e tenacidade, esteve, sempre, a ao diplomtica. Nos primeiros dias do Reino, negociando na Roma Papal, nos centros de poder europeu, a nossa diplomacia conseguiu o reconhecimento oficial da independncia do pas, e soube, ao longo dos sculos, proteger o Estado. Na primeira dinastia, conseguida a paz, de novo a diplomacia portuguesa no s forou o reconhecimento da nova dinastia, como acompanhou, diligentemente, os monarcas portugueses na aventura dos Descobrimentos. De 1640 em diante coube, novamente, diplomacia portuguesa, um papel decisivo no reconhecimento da independncia. Muito deve Portugal sua gesta diplomtica, em conjugao com as armas, quando necessrio, nessa luta incessante e rdua de um Pequeno Estado, por uma independncia com dignidade. Hoje, embora a interveno direta dos governantes junto dos seus congneres possa inculcar a ideia de que os diplomatas e a sua ao se tornaram irrelevantes, a verdade que a diplomacia se tornou ainda mais importante e decisiva. No possvel substituir o trabalho coordenado, ativo e discreto de uma Embaixada, neste mundo que caminha a grande velocidade e em que os problemas se desmultiplicam e se cruzam incessantemente, na transmisso, defesa e divulgao dos interesses nacionais, polticos ou econmicos, junto das entidades que interessa informar; na recolha de informaes que ajudam diariamente os governos a formar opinio e a tomar decises corretas. Alm disso, a organizao internacional vem-se complexificando, multiplicando os fora multilaterais, onde a diplomacia age com intensidade quotidianamente, contribuindo para a formao do conhecimento que apoia as suas decises, onde se influencia e protegem os pases, sobretudo os mais vulnerveis. Para tanto, temos competncias
19

acumuladas de sculos. A diplomacia, garantidos que lhe estejam os meios que s uma economia robusta pode satisfazer, o nosso segundo pilar de segurana e defesa, afastada, como parece estar, qualquer possibilidade de nos defendermos, isoladamente, das armas de outros Estados. Recorde-se a importncia histrica das nossas foras armadas, s quais tambm devemos o pas que fomos e somos, e que, no presente, mantm o importante papel que, em vrios domnios, devem desempenhar na garantia da nossa sobrevivncia, agindo como terceiro pilar da segurana e defesa do Estado. Desde logo, as foras armadas so, em ltima instncia, o garante da independncia nacional, da autoridade do Estado, da segurana dos cidados e da plenitude do regime democrtico; depois, tm presena ativa em misses internacionais de paz e no amplo quadro de atividades da OTAN onde, essencialmente, se enquadra a nossa defesa militar e em futuros enquadramentos de defesa europeia, ajudando a projetar internacionalmente o Estado e a conferir-lhe peso nos fora multilaterais. Devemos repetir que estes pilares que mantm a segurana e a defesa nacional encontram-se, por fora das coisas, em interao mtua permanente, de forma a poderem corresponder, com xito, s exigncias das sucessivas conjunturas.

20

Agricultura e Pescas
No planeta terra, existem cerca 7 bilies de pessoas, com tendncia para crescer devido ao aparecimento de novos pases emergentes como os BRICS. segundo alguns especialistas, o momento mais populoso da histria da humanidade, o que torna indispensvel a produo de alimentos para a alimentao destes seres humanos. Uma vez que a natureza no consegue produzir sozinha alimentos para tamanha populao, tornou-se ento essencial a sua produo em escala, hoje o homem j industrializou a agricultura, a pecuria e no final do ltimo sculo a pesca. Para Portugal, que actualmente atravessa uma grave crise econmica e financeira, a agricultura e as pescas tornam-se fulcrais para a recuperao da nossa economia, isto derivado aos produtos nicos que so prprios da nossa cultura e do nosso clima mediterrnico. por isso essencial que a aposta na agricultura e nas pescas seja uma das prioridades polticas de qualquer decisor poltico, pois ao mantermos um deficit alimentar elevado estamos mais dependentes de terceiros, ao termos uma agricultura e pesca fortes conseguimos garantir alguma auto-suficincia e exportar os nossos produtos. nesta linha que poderemos sair da actual crise que atravessamos, pois com uma agricultura e pescas produtivas vem a elas aliada uma indstria de transformao desses mesmos produtos. tambm indispensvel saber-se aproveitar os fundos comunitrios para estes sectores uma vez que numa situao de crise e em aposta no crescimento econmico, no se pode perder uma qualquer oportunidade que seja de investimento. Um dos maiores problemas da agricultura e pescas do nosso pas o envelhecimento populacional da mo-de-obra destes sectores, sendo este o ponto fraco de ambos. Para ser possvel o aumento dos produtos provenientes do sector primrio em Portugal torna-se ento fulcral que haja um rejuvenescimento de trabalhadores neste sector, isto , em que quem nele trabalha seja mais novo e porventura mais qualificado, pois infelizmente, grande parte dos agricultores em Portugal so analfabetos. essencial esse rejuvenescimento para se aproveitar o espao arvel que Portugal tem em comparao com outros pases europeus e mundiais, uma vez que a nossa dimenso mais reduzida, portanto a aposta em produtos inovadores e gourmet, englobando os nossos produtos tradicionais (enchidos, queijos, vinhos, azeites, carnes, peixe), sob forma de criar valor acrescentado nos mesmo, fundamental para se fazer a diferena.
21

Identifico 5 pontos essncias para a inovao e rejuvenescimento do sector agrcola e piscatrio em Portugal:

Incentivo aos jovens para se dedicarem prtica agrcola e pisccola, sob forma de criao do prprio emprego. Dar capacidade s escolas para que possam ter a opo de cursos de educaoformao no mbito do sector primrio, de acordo com as preferncias e realidades regionais.

Dotar os mecanismos legais existentes de flexibilidade para que seja mais fcil a criao e extino de empresas relacionadas com o sector primrio, tornando-as essencialmente como uma ajuda a novos intervenientes no sector.

Procurar beneficiar a investigao e desenvolvimento no sector agrcola e pisccola, isto , criar-se novos produtos com capacidade fcil de introduo nos mercados internacionais.

A agricultura e pesca tm de estar relacionadas com o meio ambiente, porque muitos recursos que ambas esto dependentes provm da natureza, preservar-se a natureza preservao o futuro, importante que exista um controlo, bem como uma rede de alertas e sensibilizao sobre os riscos que a no preservao de recursos existentes possa ter no futuro.

Um sector primrio forte servir de base de sustento de todos os outros sector produtivos, que podero trabalhar em escala com este sector, o que possibilitar sem duvido um aumento de novas empresas e por consequncia mais empregos. Um pas com uma estrutura primria forte, um caminho que leva sustentabilidade alimentar. Ter um sector primrio forte e produtivo estar em linha de conta com a evoluo do mundo e das suas necessidades, assumir-se como fundamental e indispensvel na produo mundial. por isso que a agricultura e as pescas continuam a estar na base da vida humana, pois sem alimentos o ser humana jamais continuar a existir.

22

Poltica Externa
Uma poltica externa dinmica e forte a imagem que transparece para aquilo que na realidade somos internamente. por isso que a nossa poltica externa acaba por ser to importante quanto a interna ou domstica. A diversidade de Organizaes Internacionais existentes nos dias de hoje valida ento essa importncia, at porque Portugal membro fundador de algumas delas, implicando automaticamente um forte peso negocial. Em pleno processo de globalizao ainda mais responsvel o carcter negocial que Portugal dever ter nessas organizaes que pertence, pois uma deciso que o nosso pas poder tomar, ter certamente consequncias (positivas ou negativas) em qualquer outro pas ou regio, por isso que a poltica externa dever basear-se numa vertente unilateral e multilateral. Posto isto, considero que Portugal dever dividir a sua poltica externa em duas partes. Uma no seio da Unio Europeia (UE) e outra num contexto extra UE, como por exemplo na NATO, na CPLP, com os seus aliados estratgicos espalhados por todo o mundo e demais Organizaes Internacionais que faz parte. A presena e a participao de Portugal na UE neste momento condicionada pelo resgate que est a ser alvo, por isso torna-se essencial terminar o nosso programa de ajuda externa para que prossigamos para uma conduo diferente da nossa poltica europeia, pois necessitamos de recuperar o nosso poder negocial sob forma de retomar a nossa credibilidade. Para isso, ser fundamental criarmos a nossa prpria estratgia para a UE, essencial para ns sabermos aquilo que queremos beneficiar desta instituio e saber defender as decises que so certas e erradas para o nosso interesse estratgico nacional. A Juventude Popular faz parte de algumas organizaes polticas europeias, pelo que, muitos dos quadros destas instituies vo ser os futuros lderes europeus, essencial que estas organizaes trabalhem em sintonia e que forneam formao aos seus militantes, sob forma de melhorar a construo do projecto europeu, isto para que os erros que se cometeram no passado no se voltem a cometer no futuro, com o simples objectivo de se chegar a um consenso daquilo que melhor para os estados membros, uma vez que existem temticas fracturantes no seio da UE que podero dar origem a um

23

cataclismo, pois importante conhecer a histria de todos os estados membros, para que no se venham a criar antagonismos no futuro. Portugal deve saber beneficiar do mercado nico e da moeda nica, pois atravs de ambos poder melhorar o seu comrcio e as relaes com os pases da comunidade, e se possvel realizar-se e tomar-se posies em conjunto com matrias de interesse para a comunidade e para a prpria construo europeia, sob forma de melhorar as nossas condies e qualidade de vida ao nvel dos melhores pases da UE. Portugal beneficia em muito por estar presente na CPLP, importante para as relaes econmicas do nosso pas pertencer a uma organizao entre um conjunto de estados que falam a mesma lngua, alguns desses estados so hoje considerados como economias emergentes. Devemos ento estudar a hiptese da criao de um acordo comercial com os pases da CPLP para que possa melhorar o comrcio entre estes pases, como por exemplo com o Brasil, que o pas mais populoso da CPLP e aquele que apresente maiores ritmos de crescimento, poder aqui Portugal ganhar algum peso negocial na UE pela sua proximidade e boas relaes com estes pases, uma vez que poder ser uma porta de entrada ao aumento do volume de negcios entre as economias emergentes e a UE, sendo Portugal a porta de entrada e o mediador, ganhando certamente com isso. A nossa posio na NATO de toda favorecedora, Portugal beneficia ento de ser membro fundador e dever procurar no seio da prpria uma forma de inovar a sua defesa, uma vez que importante para ns, beneficiar desse sistema de defesa, pelo que a porta de entrada de algumas ameaas para a maioria dos membros desta Organizao Internacional. Tal como membros da UE deveremos saber aproveitar a nossa participao no FMI, OMC, ONU, OCDE. etc para nos assumirmos na poltica global, importante termos uma estratgia de participao nestas Organizaes Internacionais, pois daqui podero sair decises importantes e que nos beneficiaro de todo, alm de se poderem criar parcerias estratgicas obtm-se uma voz e participao activa, apresentando solues e no se comportar apenas como um membro observador, j que poderemos beneficiar dessa participao, tanto em ganhar credibilidade internacional como recuperar a credibilidade enquanto nao. A presena dos melhores quadros nos rgos de deciso internacional fulcral para o nosso pas, as decises externas so, por vezes, mais importantes que as internas, por isso importante l estar quem as saiba tomar e claro, negociar. Se Portugal souber
24

ocupar a sua posio no sistema internacional, certamente que a sua poltica a nvel interno ser mais segura e fivel. Portugal tem uma palavra a dizer no mundo.

25

Vous aimerez peut-être aussi