Vous êtes sur la page 1sur 7

Indicadores Industriais Setores Selecionados

Reunio Sindiforja / FIESP

DECOMTEC

Dezembro de 2010

FATO
O Sindiforja alega que nos ltimos anos vem ocorrendo um forte descompasso do ritmo de produo do setor com o ritmo de produo das indstrias automobilstica e de outros equipamentos de transporte, principalmente no que tange a produo da linha pesada de caminhes e maquinrio agrcola, os principais consumidores de sua produo. Para o sindicato esse descompasso gerado, exclusivamente, por um processo de substituio do seu produto por um similar importado. Afirma que, tal fato no dado por uma incapacidade do seu setor em atender os requisitos tecnolgicos, tcnicos ou de volume demandado pelos seus clientes, mas sim devido ao nvel da taxa de cmbio nacional que proporcionou aos importados barateamento artificial dos seus preos. Ademais, alega que, dado o arrefecimento dos mercados norte-americano e europeu, os produtores estrangeiros adotaram estratgia comercial agressiva, direcionando sua produo para os mercados aquecidos, destacando-se o Brasil. Assim, o Sindiforja entende que, dada a importncia do BNDES, por meio do programa FINAME, ao estimular e viabilizar financeiramente a indstria nacional, est, indiretamente, financiando a produo, o desenvolvimento tecnolgico, o emprego e a gerao de riqueza nas indstrias instaladas fora do territrio nacional. Apesar de estabelecer em 60% o nvel mnimo de componente nacional utilizados na produo dos produtos credenciados nesse programa, o sindicato acredita que atualmente o nvel est abaixo desse percentual, sendo que o BNDES no est captando corretamente esse nvel devido a falta de monitoramento constante e tambm de prticas desleais dos produtores credenciados. A fim de avaliar tal constatao, o DECOMTEC/FIESP levantou os principais indicadores de produo industrial, mercado interno e de importao e exportao dos setores relacionados ao fato relatado.

Segundo o indicador de produo fsica do IBGE, desde 2004 a produo de produtos de metal passou a apresentar forte descompasso com a produo dos principais setores consumidores desses produtos. Enquanto a produo do primeiro se mantm praticamente estvel entre 2002 e 2010, as produes de automveis e mquinas e equipamentos apresentam forte crescimento.

Fonte: PIM-PF/IBGE. Elaborao: Decomtec/FIESP.

Nesse mesmo perodo, a venda interna de nibus, caminhes e mquinas agrcolas crescem no mesmo ritmo do nvel de produo. Se observa que a partir de 2006, ano em que lanado o FINAME pelo BNDES, que ocorre uma acelerao no ritmo de crescimento do volume de vendas desses produtos, principalmente em mquinas agrcolas.

Fonte: PMC/IBGE. Elaborao: Decomtec/FIESP.

Ao mesmo tempo, o crescimento do volume importado de produtos de metal cresce com ritmo muito superior ao do crescimento da produo interna desses produtos e com ritmo semelhante ao volume importado de automotores e mquinas e equipamentos.

Fonte: Funcex. Elaborao: Decomtec/FIESP.

Resumidamente, enquanto a produo interna de produtos de metal cresce com taxa mdia de 1,04% a.a a importao desses mesmos bens cresce com taxa mdia de 18,25% a.a. Tais dados podem ser um indicativo de que a produo interna de veculos automotores e mquinas e equipamentos est sendo alimentada mais pela importao do que pela produo interna de produtos de metal.

Entretanto, o estoque de trabalhadores no setor apresentou evoluo de 59% ao longo do mesmo perodo, acompanhando o crescimento de trabalhadores na indstria automobilstica. A estagnao do volume de produo junto ao crescimento do nmero de trabalhadores no setor pode expressar queda no nvel de produtividade (intensificao da produo de produtos bsicos) e/ou alterao na sua operao (importa e monta ao invs de produzir), entre outros fatores e tambm refletir em compresso da margem de lucro do setor.

Fonte: RAIS/MTE. Elaborao: Decomtec/FIESP.

Vous aimerez peut-être aussi