Vous êtes sur la page 1sur 7

1

IDENTIDADE E GLOBALIZAO

Jssica Rabito Chaves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 19 de novembro de 2013.

Um pouco sobre Kate Nesbitt Graduou-se em planejamento urbano pela Universidade da Virgnia e obteve o mestrado em arquitetura na Universidade de Yale. Estudou tambm no IAUS, em Nova York, e na Royal Danish Academy. Lecionou no Instituto Pratt do Instituto Tecnolgico de Nova Jersey e da Universidade da Virgnia. Atualmente trabalha como arquiteta e reside em Charlottesville, Virgnia, Estados Unidos. (Informaes obtidas pela editora Cosac Naify.)
Este livro pretende ser um incentivo ao aprofundamento da leitura, discusso e avaliao desse perodo to instigante da histria da arquitetura, e eu espero que proporcione uma base para compreenso das novas questes que vm despontando neste final de milnio. (NESBITT 1995 p. 13)

Composto por uma coletnea com 51 ensaios de teoria da arquitetura contempornea de profissionais renomados como Eisenman, Colquhoun, Koolhaas e Frampton. De acordo com site Vitruvius, a antologia uma excelente introduo s principais questes do debate terico ps-moderno a partir dos anos 1960. poca em que se acumulavam as objees ideologia do movimento moderno, estimulando novas reflexes e questionamentos sobre esse movimento inclusive sobre o prprio ensino da arquitetura. A edio completa inclui uma bibliografia organizada por captulos, de modo a melhor orientar os estudos a respeito dos paradigmas tericos. Para este fichamento ser abordado mais especificamente o captulo 11 que trata sobre o tema regionalismo crtico, que de acordo com Nesbitt, se enquadra dentro dos temas arquitetnicos ps-modernos e refere-se ao lugar e regionalismo, a cultura local fronte civilizao universal.

Perspectivas para um regionalismo crtico, por Kenneth Frampton Perspectivas para um regionalismo crtico um ensaio que foi publicado em Pespecta: The Architectural Jounal, em 1983, por Kenneth Frampton. Inclusive um dos temas abordados na agenda apresentada por Frampton no ensaio The Isms of contemporany Architecture.

Frampton acredita que por um lado o fenmeno da universalizao provoca evoluo para a humanidade, mas por outro ngulo esse mesmo fenmeno causa certas destruies superficiais, como por exemplo, deturpaes das culturas tradicionais. Este fenmeno denominado provisoriamente por Lafaivre de ncleos criadores das grandes civilizaes e das grandes culturas. Frampton (1995) acredita que o conflito surge a partir das condicionantes que resultaram na nossa interpretao da vida. O qual ele denomina de ncleo tico e mtico da humanidade (FRAMPTON, 1982 p. 504). O autor, a partir da anlise dos conceitos de Frampton (2006), contrabalanceia as questes da tradio cultural local e sua relao com a modernizao para o desenvolvimento econmico. Nesbitt (2006) acredita que por um lado a nao deve manter a sua cultura e histria, de modo a se preservar diante a cultura e o esprito das sociedades internacionais das entidades colonialistas. Porm em outra perspectiva, ele acredita que para se enquadrar como uma sociedade moderna seria necessria a participao do pensamento racionalista, cientfico, tcnico e poltico. O que poderia acarretar em um esquecimento do passado cultural. Ento a partir disso, Nesbitt aponta este paradoxo e o desafio de conciliar a modernizao com as tradies de cada regio. Porm Frampton nos recorda que o encontro entre diferentes civilizaes causa conflito atravs deste cenrio de conquista e dominao. E que ainda no ocorreu esse encontro por meio de um dilogo legtimo, o que seria ideal. E isso se deve ao fato de no praticarmos o dogmatismo de um a verdade nica e tambm de no sermos capazes de vencer o ceticismo que nos envolvemos.

Nesbitt explica que o termo regionalismo crtico no tm a inteno de referir o vernacular como algo produzido espontaneamente, devido a ao conjunta do clima, cultura, mito e artesanato. Oposto a isso, o regionalismo crtico pretende identificar as escolas regionais atuais voltadas para a representao e compreenso de modo crtico com as populaes que esto inseridas nesse contexto, especificamente.
O regionalismo depende, por definio, de uma associao entre a conscincia poltica de uma sociedade e a profisso do arquiteto. As precondies para o surgimento de uma expresso crtica regional incluem no apenas certa prosperidade local, mas tambm um forte desejo de realizar efetivamente uma identidade. Uma das principais foras motivadoras de uma cultura regionalista um sentimento anticentrista, isto , uma aspirao por algum tipo de independncia cultural, econmica e poltica. (NESBIT, 2006 p.505).

Frampton cita sobre a questo da cultura mundial hbrica elaborada por Ricoeur que se deve ao desenvolvimento recproco entre a cultura de razes locais e a civilizao universal. O paradoxo de uma cultura regional se tornar tambm uma forma de cultura mundial surge da noo de que o desenvolvimento em si ir transformar a base da cultura local. Tudo depende da capacidade da cultura regional de recriar uma tradio de razes locais e de, ao mesmo tempo, apropriar se das influncias estrangeiras seja no plano da cultura seja no da civilizao. (RICOEUR 2006, p. 506). Nesbitt ressalta a importncia de distinguirmos o regionalismo crtico que emerge de modo simplista de um vernacular sentimental ou irnico como um retorno tardio cultura popular. Pois caso no diferenciarmos, poderemos confundir a capacidade de resistncia prpria do regionalismo com as tendncias demaggicas do populismo, que ao contrrio do regionalismo, tem por objetivo principal agir como um signo comunicativo e instrumental. No ensaio de Frampton so apresentados vrios exemplos de projetos arquitetnicos de intuito regionalista. A decadncia do regionalismo catalo representado pelo arquiteto Bofill, a arquitetura do portugus lvaro Siza, caracterizado por sua hipersensibilidade para a natureza fluida e ao mesmo tempo com respostas rigorosas ao tecido urbano e paisagem local,utilizando

de materiais locais, trabalho artesanal, e filtragem e penetrao da luz dentro do edifcio. Tambm apresentado o trabalho terico do arquiteto Raimund Abraham, com nfase na criao do lugar e os aspectos topogrficos do ambiente construdo. De acordo com Frampton, Abraham manteve sua sensibilidade para a natureza tectnica do volume construdo e a capacidade de transformar a superfcie do terreno nos projetos elaborados para a International Bauausstellung em Berlim, IBA, da dcada de 80. Considerado por Nesbitt uma arquitetura sensual e mundana, Barragn sofreu influncias devido as suas lembranas de infncia e seu trabalho remete indiretamente estncia colonial mexicana. Ao mesmo tempo apresenta obras comprometidas com a forma abstrata s caractersticas do nosso tempo. Harwell Harris, segundo Frampton cita sobre o regionalismo e nacionalismo, contrapondo-se ao regionalismo de restrio existe o de libertao que a expresso de uma regio ligada ao novo pensamento da poca. Por que regionalismo crtico hoje? Por Alexander Tzonis e Liane Lefaivre. Nesbitt apresenta este artigo que possui uma abordagem histrica contrastante em relao s intenes do ensaio anterior de Kenneth Frampton. Segundo Nesbitt, das Tzonis e Lefaivre locais, no propem no uma

recapitulao

nostlgica

tradies

tambm

rejeitam

completamente essas tradies. Inclusive o regionalismo proposto por estes autores se destaca devido utilizao das estratgias modernistas e das propostas de reavaliao crtica da cultura local. Finalmente, o reconhecimento por parte do regionalismo crtico dos contextos locais assume uma relevncia especial medida que o mundo assiste ao agravamento de uma crise ecolgica. (NESBITT, 2006, p.520). Segundo Tzonis e Lafaivre, a proposta de regionalismo crtico tem sido vista como alternativa ao ultrapassado modernismo e ao movimento desconstrutivista oriundo do psmodernismo. Nesse momento o significado e adequao do regionalismo parecem questionveis.

Goethe considerado por Tzonis e Lafaivre como o primeiro regionalismo romntico (sc. XVIII), capaz de emergir emoes e a sensao da obra pertencer a uma s comunidade. Nenhuma construo fala ao observador contemporneo da mesma forma direta e imediata. (Tzonis e Lafaivre, 2006 p.521). Sndrome de Proust, apresentada por Tzonis e Lafaivre, relaciona a perda de regio e questiona a arquitetura regionalista que se torna mero pastiche, sem fundos idealistas. Acreditam em uma nova corrente contempornea de arquitetura regionalista como resposta aos novos problemas criados pela globalizao contempornea, fortemente crtica, com movimentos divergentes das tcnicas regionalistas do passado. De fato, os modos de expresso da arquitetura regionalista tradicional estavam defasados. Tzonis e Lafaivre tambm defendiam que havia uma reao mudana perversa do regionalismo romntico em regionalismo comercial totalitrio, difundido durante a dcada anterior a Segunda Guerra Mundial. Mumford enaltece Richardson por se recusar a privilegiar as fachadas e por cumprir a funo social da arquitetura por intermdio do regionalismo. Ele mostra que a arquitetura pode fornecer uma identidade e exprimir a especificidade de um programa, livre do culto s relquias de outra era imperial. Mumford defende a ideia de uma humanidade comum, livre de dimenses raciais, tribais ou ticas e alerta para o despotismo e a utilizao inconsciente da tecnologia. No perodo ps-guerra, Mumford concentra-se crtica no Estilo Internacional que havia se desenvolvido. Definiu as obras de Hitchcock como monumental e de Giedion como simblico. Durante essa poca as construtoras estabelecem seu estilo igualmente imperial, resultando na generalizao da anomia e da atopia. Alvar Aalto foi considerado como novo empirista, que tinha enfoque regionalista. J o Estilo Internacional da dcada de 50 era comparado a uma arquitetura neoformalista e tecnocrtica. Kenzo Tange, conforme Tzonis e Lafaivre, contribuiu para o desenvolvimento do regionalismo no ps-guerra e para a redefinio da

arquitetura moderna. Ele defendia que a tradio pode ser desenvolvida pelo questionamento de suas prprias deficincias (TANGE, 2006 p. 526) Tzonis e Lafaivre ressalta que as crticas de Mumford um modo de reavaliao e questionamento dos rumos do movimento regionalista. A escola de Frankfurt e os ensaios de Kant questionam o mundo estabelecido como tambm a prpria legitimidade das possveis vises de mundo que interpretamos racionalmente. Podemos citar como exemplo um edifcio auto reflexivo e autorreferente que apresentam mensagens explcitas e metamensagens implcitas que conscientizam o observador sobre o modo superficial que vemos o mundo. Portanto o regionalismo crtico, segundo Tzonis e Lafaivre, no s nos alerta contra a perda da identidade do lugar e da comunidade, como tambm nos evidencia a nossa incapacidade de reflexo, de modo que no percebermos conscientemente o momento em que ocorre tal perda.
Penso aps duas dcadas extremamente criativas, embora muito frustrantes, durante as quais a arquitetura oscilou entre vises sonhadoras de engajamento social, completamente divorciada das referncias conceituais e prticas da disciplina, que criaram exerccios socialmente vazios no quadro formal autnomo da arquitetura, estamos nos aproximando de uma perspectiva mais equilibrada, mais em contato com a realidade. Uma das questes que identificam essa nova perspectiva o problema da comunidade em um mundo que se caracteriza pela mobilidade e integrao. O regionalismo crtico surge como um movimento seriamente empenhado nesse problema. Temos, portanto, bons motivos para dizer que ele surgiu como uma as abordagens mais interessantes na arquitetura contempornea. (TZONIS E LAFAIVRE, 2006 p.529)

Consideraes finais Achei bastante instrutivo a escolha e organizao destes dois ensaios que abordam o tema regionalismo crtico. A autora Kate Nesbitt apresentou vrias vertentes e as modificaes da arquitetura regionalista, suas variaes em detrimento ao local, poca, inclusive a influncia do arquiteto sobre a obra. Abordou-se diversos estudos, paradigmas tericos, obras, escolas de ensino e encontro dos profissionais da arquitetura e urbanismo.

Acredito na importncia dessa anlise histrica, que possibilita visualizar em um panorama geral a transio dos movimentos e tendncias arquitetnicas. Inclusive o debate sobre a influncia da arquitetura na vida das pessoas. Referncias bibliogrficas NESBITT, Kate (org.). Regionalismo crtico. In: Uma nova agenda para a arquitetura. So Paulo: Cosac Naify, 2006. (p. 503 a 531). FRAMPTON, Kenneth. Perspectivas para um regionalismo crtico. In: Uma nova agenda para a arquitetura. So Paulo: Cosac Naify, 2006. (p. 503 a 520). FRAMPTON, Kenneth. Hitria crtica da arquitetura moderna. In: Uma nova agenda para a arquitetura. So Paulo: Cosac Naify, 2006. (p. 503 a 520). TZONIS, Alexander; LEFAIVRE, Liane. Por que regionalismo crtico hoje? In: Uma nova agenda para a arquitetura. So Paulo: Cosac Naify, 2006. (p. 520 a 531). RICOEUR, Paul. Perspectivas para um regionalismo crtico. In: Uma nova agenda para a arquitetura. So Paulo: Cosac Naify, 2006. (p. 504 a 506). NESBITT, Kate (org.). In: Vitruvius. Disponvel em: <http://www.vitruvius.com.br/pesquisa/bookshelf/book/48>. Acessado em 12 de novembro de 2013. Kate Nesbitt. In: Cosac Naify. Disponvel em: <http://editora.cosacnaify.com.br/Autor/314/Kate-Nesbitt.aspx> Acessado em 18 de novembro de 2013

Vous aimerez peut-être aussi