Vous êtes sur la page 1sur 4

A IGREJA PERSEGUIDA NOS ENSINA QUE VIVER SOFRER Com base na quinta das mulheres ouvimos sobre dificuldades

s sofrimento e proviso de Deus, cuidado, zelo. Joo 15:18 - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vs, me odiou a mim. Joo 15:20 - Lembrai-vos da palavra que vos disse: No o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, tambm vos perseguiro a vs; se guardaram a minha palavra, tambm guardaro a vossa. Mateus 5:11 - Bem-aventurados sois vs, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por minha causa. Lucas 21:12 - Mas antes de todas estas coisas lanaro mo de vs, e vos perseguiro, entregando-vos s sinagogas e s prises, e conduzindo-vos presena de reis e presidentes, por amor do meu nome. Romanos 8:35 - Quem nos separar do amor de Cristo? A tribulao, ou a angstia, ou a perseguio, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 1 Joo 3:13 - Meus irmos, no vos maravilheis, se o mundo vos odeia

1Pe 4.12-19 Temos no mundo, atualmente, cerca de 200 milhes de cristos perseguidos. E os dez pases que mais perseguem e matam servos de Jesus so: Coreia do Norte, em contraste com a do Sul que e genuinamente crist, Ir, Afeganisto, Arabia Saudita, Somlia, Maldivas, Iemem, Iraque, Uzbequistao e Laos. Mas o que me impressiona e exatamente a disposio que muitos irmos tem para fazer a obra missionaria nestes pases, ainda que isso lhes custe a vida. Sao cristos annimos que revestidos do poder do Espirito Santo, obedeam a ordem de Jesus descrita em Atos 1.8. Amados eu assisti no Youtube, o que alguns fanticos religiosos fazem com aquele que confessa Jesus como Salvador e Senhor de sua vida. Eles, batem com pauladas, esmurram, pisoteiam ate a morte. E gloria a Deus pois, estes mrtires cristos, as leras ocultas da nossa fundao, preferem antes sofrer a morte do que negar a Cristo ou a sua obra, sacrificam coisas muito importantes para promover o Reino de Deus, suportam grande sofrimento pelo testemunho cristo.

Todo cristo que pretende viver de maneira piedosa e renuncia ao mundo, sofre algum tipo de perseguio. Em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, sempre existem pessoas que se opem a Jesus, ao Evangelho e aos cristos. AMADOS EU E VOCE DEVEMOS APRENDER A ENFRENTAR O SOFRIMENTO COM FE E ESPERANA. Na historia da igreja, os primeiros cristos sofriam a presso das autoridades romanas e neste texto Pedro busca consolar a nos que o Lemos hoje, nos mostrando que aquele sofrimento fazia arte da vontade divina. Ele apresenta quatro atitudes para enfrentar o sofrimento: 1 - AGUARDEM O SOFRIMENTO - 1 Pedro 4:12 - Amados, no estranheis a ardente prova que vem sobre vs para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; aqui Pedro nos mostra que

1.1 - O sofrimento no anula o amor de Deus - pois aqui nos


somos chamados por Pedro de AMADOS. O fato de Deus nos amar no nos isenta de passarmos por sofrimento e provaes (Joo 11:3 - Mandaram-lhe, pois, suas irms dizer: Senhor, eis que est enfermo aquele que tu amas. Joo 11:5 - Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irm, e a Lzaro.). Amados, nunca se esqueam do que vou dizer aqui e agora, muitas vezes o inimigo leva o crente a pensar que as dificuldades e sofrimentos so um sinal de que Deus no te ama. So que a Bblia nos diz exatamente o contrario. Deus nos trata como filhos nos disciplina e nos corrige e isso prova do seu infinito amor e cuidado para conosco. (6 Porque o Senhor corrige o que ama, E aoita a qualquer que recebe por filho. 7 Se suportais a correo, Deus vos trata como filhos; porque, que filho h a quem o pai no corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos so feitos participantes, sois ento bastardos, e no filhos).

1.2- O sofrimento no e algo estranho, mas normal

enquanto eu e voc estivermos neste mundo, o sofrimento ser parte de nossa vida. Jesus nos avisou que no mundo teramos aflies. O dio e as perseguies do mundo ou da sociedade sem Deus, revelam a nossa natureza de filhos de Deus (Joao 15.18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vs, me odiou a mim. 19 Se vs fsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque no sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso que o mundo vos odeia). deus soberano e tudo o que acontece conosco coopera para o nosso bem. (Rm 8.28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,

daqueles que so chamados segundo o seu propsito). Levante meu amado e amada a sua cabea e olhe para o alto, olhe para Deus, Ele esta no controle.

1.3 - O sofrimento tem um propsito - Pedro nos ensina que todo


sofrimento tem um objetivo; destinado a nos provar. Todo sofrimento til para o crescimento espiritual do crente e o aperfeioamento de sua f.(1Pe 1.6,7 6 Em que vs grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessrio, que estejais por um pouco contristados com vrias tentaes, 7 Para que a prova da vossa f, muito mais preciosa do que o ouro que perece e provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glria, na revelao de Jesus Cristo). Tiago nos afirma que a provao produz perseverana e aperfeioamento de carter do crente provado (TG 1.2-4). Amados uma pesquisa recente mostra que de cada dez crentes que sofreram adversidade na vida, oito permaneceram firmes na f, e de cada dez crentes que alcanaram a prosperidade, dois permaneceram firmes. Ento fica a pergunta: O QUE MELHOR PARA NOS FIRMAR NA F? PROSPERIDADE OU ADVERSIDADE? O propsito do sofrimento nosso e para aperfeioar o nosso carter. Ja o propsito da provao busca nos favorecer no crescimento espiritual. Um provrbio chins diz: o diamante no pode ser polido ser frico, nem o homem pode se aperfeioar sem o sofrimento. No existe nenhum homem amados que almeje o topo mais alto de uma montanha sem antes caminhar pelo vale. 2 - ALEGREM-SE NO SOFRIMENTO - v. 13.14 - vemos aqui que o que justifica a nossa alegria exatamente a nossa identificao com o nosso Salvador em seus sofrimentos e em suas alegrias. 1- Se voc sofre com o seu Salvador hoje, gozara com Ele no futuro. Ento que ns nos alegremos, pois sofrer por Cristo partilhar de seus aflies passadas e de sua gloria futura. Paulo se alegrava em meio ao sofrimento, porque depois da Cruz vem a coroa (2Co 4.16-18). A gloria do futuro incomparvel com o sofrimento temporrio. Por isso Pedro nos exorta a vivermos em alegria, pois o sofrimento indica comunho e felicidade com Cristo hoje, e garante gloria no futuro. 2- somos confortados pelo Espirito Santo. O sofrimento por causa de Cristo possibilita o consolo sobrenatural do Espirito Santo e permite que a nossa vida glorifique a Deus. 3 - DEVEMOS EXAMINAR O SOFRIMENTO - v. 15.16 - no meio do furaco da perseguio ou da provao, ns devemos aprender e como aprender? Avaliando a causa ou as razoes do nosso sofrimento. Sofrer por obedecer a Deus diferente do sofrimento por causa do erro, do engano e do pecado.

Nem todo sofrimento agrada a Deus ou glorifica o Seu Nome. Sofrer por causa de Jesus ou pela vida de obedincia a sua palavra uma bem-aventurana (Mt 5.10-12 como Lemos no inicio). uma honra sofrer por causa de Jesus. Nos v. 17 e 18, Pedro faz uma ligao do sofrimento ao juzo divino e eterno. Ele faz duas distines entre o sofrimento e o julgamento divino: 1- O juzo de Deus vem sobre todos, obediente e desobedientes ao evangelho - o julgamento de Deus inicia sobre a Igreja. um julgamento disciplinar. 2Co 5.10 diz que todos compareceremos ante o tribunal de Cristo para prestar contas. Todos sero julgados, mas o juzo comea primeiro na igreja. 2- Ha diferena entre FOGO DA PROVAO e FOGO DO JUIZO - o juzo anterior se refere s provaes e os sofrimentos passageiros que o crente suporta nesta vida. o Fogo da Provao nesta vida, este fogo Deus utiliza como instrumento de purificao do homem. O segundo o sofrimento eterno do lago de fogo para os que rejeitaram o Evangelho. Se com sofrimento que somos salvos imagine, o sofrimento dos que rejeitam. 4- DEVEMOS NOS ENCOMENDAR A DEUS - v. 19 - a palavra encomendar tem o sentido de Depositarmos em total confiana algo que precioso (2Tm 1.12). Nos que sofremos por causa da vontade de Deus deve depositar a sua confiana em Deus, pois isso um privilgio. ( Fp 1:29 - Porque a vs vos foi concedido, em relao a Cristo, no somente crer nele, como tambm padecer por ele,). Ns todos devemos estar conscientes de que ganhos ou coisas materiais neste mundo nao adiantam nada se a pessoa perder a sua alma (Lc 9.25). Ento entendamos que melhor perder a vida aqui e ganhar a vida eterna. Quando morremos vamos nos encontrar com o nosso Senhor e com o nosso Salvador e ele nos dar o destino eterno que nossa alma necessita (Ec 12.7). Pedro diz a ns que devemos depositar a nossa alma a Deus, praticando o bem. Se sofrermos como cristos, na obediensia e pratica da Palavra de Deus, nao devemos nos cansar de fazer o bem (2Ts 3.13). CONCLUO DIZENDO: SE sofrermos como crsitaos isso um privilgio que deve ser esperado e valorizado. Portanto meu amado irmo. Sofra pacientemente, entregando cada instante de sua jornada para Deus e vivendo na prtica do bem.

Vous aimerez peut-être aussi