Vous êtes sur la page 1sur 29

Professor: Rodrigo Bessa

Ttulo original: Lorenzo's Oil. Lanamento: 1992 (EUA). Direo: George Miller. Atores:Susan Sarandon, Nick Nolte, Peter Ustinov, Kathleen Wilhoite.Durao: 135 min. Gnero: Drama. Distribuio: Universal.

Desesperados para encontrar uma cura para a rara doena de seu filho, casal viaja pelo mundo em busca de uma soluo para o problema.

Segundo Christian Leville em seu livro A Construo do Saber: manual de metodologia da pesquisa em cincias humanas, cap 1: o nascimento do saber cientfico a pesquisa cientfica a realizao de um estudo planejado, sendo o mtodo de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto cientfico da investigao. Sua finalidade descobrir respostas para questes mediante a aplicao do mtodo cientfico.

Em relao a esses aspectos de metodologia de pesquisa cientfica aqui apresentada pelos personagens do filme O leo de Lorenzo, pode-se deduzir que ela est relacionada em diversos aspectos com essa necessidade de ir alm da abordagem terica cientfica empregada na poca.

Assim, atravs da persistncia e a incansvel busca dos pais de Lorenzo por respostas que preenchessem as lacunas em torno da doena que vitimava seu filho, tivemos uma verdadeira pesquisa de carter cientfico (biolgica e medicinal no caso), ou seja, suas buscas no princpio, proveniente apenas da curiosidade de entender o que se passava com seu filho, despertaram uma necessidade do uso do saber cientfico por parte de algum totalmente alheio a tais mtodos, pois a sndrome que se manifesta em Lorenzo (ALD) degenerativa.

Portanto, sendo esta uma doena nova, que lhe interessar delimitar cientificamente as suas origens, conceitos, mecanismo de ao, etc. Para isso os pais do menino empregam tcnicas de pesquisa bioqumica e da medicina, que objetivara estudar o funcionamento e a razo da lgica dessa molstia sem o conhecer de sua histria.

No entanto, no capitulo seguinte do livro: A pesquisa cientfica hoje, o mesmo autor lembra-nos de que esta uma avenida de mo dupla: a pesquisa pode, algumas vezes, gerar insumos para o surgimento de novas teorias, que, para serem vlidas, devem apoiar-se em fatos observados e provados. Alm disso, at mesmo a investigao surgida da necessidade de resolver problemas prticos (como foi o caso de Lorenzo) pode levar descoberta de princpios bsicos (como foi a descoberta da relao da enzima com as cadeias longas por Augusto Odone).

O autor de A construo do saber: manual de metodologia da pesquisa em cincias humanas em sua obra define que, os critrios para a classificao dos tipos de pesquisa variam de acordo com o enfoque dado, os interesses, campos, metodologias, situaes e objetos de estudo. O autor declara tambm que quanto forma de abordagem, a pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa.

No caso dos Odones, a principio buscavam aprender e entender como as clulas do nosso organismo funcionam fazendo uso de uma pesquisa qualitativa, neste caso, as questes foram estudadas no ambiente em que elas se apresentavam sem qualquer manipulao intencional do pesquisador. A utilizao deste tipo de abordagem difere da abordagem da pesquisa quantitativa pelo fato de no utilizar dados estatsticos como o centro do processo de anlise de um problema, no tendo, portanto, a prioridade de numerar ou medir unidades. Para isso, os pais passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados nos livros (neste caso uma pesquisa bibliogrfica), ou seja, necessitavam de um referencial terico sobre a sndrome, apenas coletando as informaes apresentadas.

Os dados coletados pelos Odones nessas pesquisas so descritivos, retratando o maior nmero possvel de elementos existentes na realidade estudada. Preocupavamse muito mais com o processo do que com o produto. Na anlise dos dados coletados no tiveram a preocupao em comprovar hipteses previamente estabelecidas, porm no eliminaram a existncia de um quadro terico que direcionasse a coleta, a anlise e interpretao dos dados.

A pesquisa efetuada pelos Odones no filme estava longe de ser uma pesquisa cientfica dentro das normas preestabelecidas, mesmo recorrendo aos mdicos, professores e cientistas, sempre que achavam ter encontrado alguma informao significativa buscando discutir com eles um tratamento melhor que viesse minimizar o sofrimento de Lorenzo, pois, falando cientificamente os Odones eram leigos na cientificidade dos fatos em questo.

A pesquisa cientfica visa conhecer cientificamente um ou mais aspectos de determinado assunto. Para tanto deve ser sistmica, ordenada e analtica, s dessa forma o produto da pesquisa cientfica deve contribuir para o avano do conhecimento humano. Essa conceituao de paradigmas dificultou (e ainda no aceita pela cincia americana em sua totalidade) a pesquisa feita pelos Odones no tratamento da sndrome de ALD.

Ao fazer a anlise da metodologia usada pelos Odones, de acordo com o livro :Mtodos de Pesquisa de Survey, capitulo 1: A lgica da Cincia, onde o autor enfatiza que aceitar uma lgica cientfica significa admitir a existncia de uma sincronia entre mencionar, pensar, idealizar, argumentar, relatar e razo lgica que toda pesquisa cientfica ( natural ou social) e profundamente vinculada a uma multiplicidade de regras humanas, ou seja, que toda cincia fruto do pensamento puro e simplesmente filosfico (em termos puramente no positivista), e j que o pensamento a manifestao do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, preciso estabelecer alguns pontos lgicos (normas) para que essas metas possam ser atingidas.

O positivismo uma corrente filosfica que surgiu na Frana no comeo do sculo XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill.

O positivismo defende a idia de que o conhecimento cientfico a nica forma de conhecimento verdadeiro.
De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria correta se ela foi comprovada atravs de mtodos cientficos vlidos. Os positivistas no consideram os conhecimentos ligados as crenas, supertio ou qualquer outro que no possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanos cientficos.

Assim, o autor associa a lgica ao ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, na concepo do autor, toda cincia um instrumento do pensar. Mas, o autor destaca que a aprendizagem da lgica no constitui um fim em si. Ela s tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros (como o caso dos Odones).

Podemos, ento, dizer que a lgica trata dos argumentos, isto , das concluses a que chegamos atravs da apresentao de evidncias que a sustentam. Da, na questo da pesquisa dos Odones, que, apesar de no poder aproveitar-se de experimentos em laboratrios e centros de estudos apropriados para tal, na busca de legitimidades acadmicas, ela mantm as caractersticas essenciais de qualquer pesquisa cientfica, seja no mbito das cincias consideradas lgicas e exatas, seja as de cunho social.

Pois pelo prisma de tal exposio devemos considerar a pesquisa dos Odones no positivista, pois parte de uma realidade:

Aonde conhecer o funcionamento da sndrome como conhecer o funcionamento do prprio corpo, atravs do senso comum, onde a prtica da medicina um reflexo natural do prprio indivduo, mostrado atravs dos conhecimentos populares passados de gerao a gerao (como mostra ao uso do leo na ndia). Conhecimentos estes, empregados na prtica da medicina popular sem qualquer comprovao cientfica (o caso da dieta primordial de Lorenzo), onde os pais de Lorenzo efetuam uma pesquisa de campo, para a obteno de certezas em frente s duvidas levantada por eles.

A grande vantagem desse tipo de pesquisa a obteno de dados diretamente na realidade. Sem em nenhum momento perder a pesquisa terica, em uma cincia baseado em fatos, na pesquisa de campo que as teorias propostas podem ser validadas ou refutadas (como ficou comprovada a ineficcia da dieta e a benfica do uso do leo). Assim, com a utilizao de tcnicas de amostragem estatstica (as teorias sobre a reduo dos acmulos de graxos em animais), a pesquisa de campo nesse caso permitiu o acmulo de conhecimento sobre determinado aspecto da realidade, conhecimento esse que pde ser comprovado e utilizado por outros pesquisadores.

A pesquisa sobre o tratamento de Lorenzo pela famlia e pelos mdicos na poca, mostra uma forma de medicina especulativa, tendo como base um crculo de poder espiritual (quando os Odones comeam a se questionar sobre sua falta de aproximao com a igreja e as consequncias advindas dessa atitude) e medicinal (a forma arrogante como os Odones so tratados pelos mdicos e especialistas da cincia quanto forma de cuidados ao tratamento de Lorenzo e em relao s descobertas de Augusto), conhecimento emprico, ou seja, uma forma de entender a molstia sem qualquer base cientfica (como a comparao feita por Augusto entre Lorenzo e o ralo de pia).

Enquadrada em um crculo s vezes medinico (como mostrado atravs do cntico do africano e o artefato observado por Augusto entre as coisas de Lorenzo), e atravs de anlises sem qualquer conotao cientfica ou real (no sonho do Augusto Odone, por exemplo, pelo qual ele descobre a relao da enzima). Em que esse crculo encerra uma crena em divindades (saber religioso) onde o ser humano tenta o transcender. atravs dessa crena, que os Odones tentam entender de forma racional, gerada por indues (saber filosfico) a origem da sndrome e a sua ligao de forma cabal com o todo (como visto no captulo final do filme, sobre o questionamento da continuidade e utilidade da pesquisa pelos mesmos).

Em contrapartida a posio dos cientistas, mdicos e especialista positivista em primeiro plano, pois:

No filme em questo, os mdicos ao teorizarem (hipteses), usam de uma abordagem estruturalista e se utiliza de mtodo histrico-estrutural (como o caso do leo se benfico ou no ao ser humano) que visa coletar (verificao) o mximo de informaes sobre os resultados da pesquisa dos Odones (na questo da positividade do tratamento de Lorenzo), a anlise do histrico familiar de Lorenzo, dos artefatos que permitem deduzir sua origem (da ALD), o estudo dos mitos (do que verdadeiro comprobatrio, ou no no tratamento), apesar da pesquisa documental por parte dos Odones, ou seja, que para o leigo a comprovao superficial seria o suficiente para atestar sua eficcia. Mas para o especialista a pesquisa exigiria uma comprovao ex-post-facto, pois esta analisa situaes, que se desenvolvero naturalmente aps algum acontecimento, que estudar um fenmeno j ocorrido, tentar explic-lo e entend-lo em toda sua estruturao.

Dentro de uma observao participante (validao), onde o pesquisador (os Odones) no procura pr-se no lugar dos seus pesquisados (Os portadores da sndrome) como se v na discusso em torno da descoberta em torno da enzima coletiva, aonde o mdico fala <o seu compromisso refuta somente ao seu filho, enquanto que o nosso mais geral>. Nesse caso o pesquisador (os Odones) no procura entender em gnero, nmeros e grau as prticas dos diversos especialistas no assunto, no simpsio, por exemplo, a posio dos especialistas (objetivao cientifica) e da comunidade de pais envolvidos (falta de clareza) com o drama da doena, a partir dos valores coletados, ou seja, dos valores dos fatores pesquisados (sejam os portadores, a sndrome ou os conhecimentos adquiridos).

Mas ao final, ao analisar de modo descritivo, comparativo e sistemtico fica determinado (leis e previses), que o homem comum (na figura dos Odones) um buscador, sendo o pesquisador comum, o predecessor do pensamento cientfico. Essa figura est longe de ser ingnua, suas metodologias e recursos so um pouco especulativo e simples, mas seus conhecimentos so baseados em estudos profundos dos mistrios da mente humana e do esprito, assim como em uma relao palpvel do homem com o seu meio, provando a todos de maneira cientfica que temos capacidades mentais e intelectuais para entender at as coisas mais improvveis, e que o seu pensamento subsiste desde os primeiros dias da era do homem, apesar das constantes criticas a tais iniciativas.

Dentro de uma objetividade o filme conclui que fundamental, de vital importncia do ponto de vista cientfico e cultural, a pesquisa (seja ela cientfica ou no) para a preservao do conhecimento e como parte da estrutura gentica (mesmo sabendo que tais prticas pelo homem comum causam um desequilbrio no poder exercido pelos que se auto-intitulam donos do conhecimento, dentro da comunidade), pois o saber adquirido herdado e passa a fazer parte do conhecimento do ser , e esse conhecimento permanecer vivo na memria gentica do homem comum para sempre.

LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A construo do saber: manual de metodologia da pesquisa em cincias humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith e GEWANDSZNAJDER, Fernando. O mtodo nas cincias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 edio; Editora Thomson.

BABBLE, Earl. Mtodos de pesquisa survey Belo Horizonte MG: Editora UFMG, 1999.
MILLER, George (direo). O leo de Lorenzo (Lorenzo's Oil). 135 min. Drama. E.U.A; Estudio Universal. 1992. Site: http://wqmoraes.blogspot.com/2011/06/analise-cientifica-do-filme-o-oleo-de.html

Vous aimerez peut-être aussi