Vous êtes sur la page 1sur 22

ACSTICA DE AUDITRIOS Conceitos fsicos sobre acstica

Conceito de som O ramo da Fsica que estuda os sons a Acstica. Em acstica distinguem-se os sons musicais, e os rudos. Os sons musicais nos do uma sensao contnua, geralmente agradvel, e podem ser comparados entre si. Ocorrem devido a vi ra!es regulares e em de"inidas. Os rudos nos do impress!es muito curtas e con"usas. #o vi ra!es irregulares ou uma mistura de vrios sons discordantes. O som musical pode ser simples, quando corresponde a uma nica onda $arm%nica ou composto quando comp!e-se de duas ou mais ondas $arm%nicas.

Som simples e composto Fi !ra retirada de" #ttp"$$%%%&feiradeciencias&com&br$sala'($'()T('&asp

Os sons simples distinguem-se uns dos outros por duas caractersticas, a sa er, intensidade e altura, & os sons compostos, alm daquelas, di"erenciam-se pelo tim re 'qualidade que nos "a( distinguir os sons de diversas origens). O som resultado de um movimento vi rat*rio da matria transmitido atravs de meios materiais e elsticos. Os meios de propagao so denominados meios elsticos por serem capa(es de se de"ormarem + passagem das ondas sonoras e restaurarem sua "orma original ap*s a passagem das mesmas. ,ualquer meio material que propague uma onda sonora considerado elstico. -ara ser ouvido, o som necessita de um meio de propagao, pois uma onda mec.nica. / importante di(er que $ apenas trans"er0ncia de energia mec.nica, e no $ trans"er0ncia de matria. -ortanto, eles no se transmitem no vcuo, porque no $ um meio material para sua propagao. 1 dois conceitos para som2 o som vi rao, ou pertur ao "sica, que percorre um meio qualquer de propagao e o som sensao sonora, psico-"isiol*gica, que captado pelo nosso ouvido. O meio normal de propagao do som, para c$egar at ao nosso ouvido, o ar que nos envolve. 3as pequenas altitudes, os sons so em audveis, o que no ocorre em altitudes maiores, onde o ar menos denso. O ar denso mel$or transmissor do som que o

ar rare"eito, pois as molculas gasosas esto mais pr*4imas e transmitem a energia cintica da onda de umas para outras com maior "acilidade. 5e uma maneira geral, os s*lidos transmitem o som mel$or que os lquidos, e estes, mel$or do que os gases. O som, pertur ao "sica, pode ser perce ido tanto pela nossa vista, como pelo tato, como no caso de colocarmos nossa mo so re a cai4a de um piano que est sendo tocado. *ropa a+,o do som ,uando um o &eto vi ra na atmos"era, ele movimenta partculas de ar ao seu redor. Estas partculas de ar, por sua ve(, movimentam outras partculas de ar ao seu redor. 5esta "orma, o movimento das partculas carrega e transmite a vi rao. ,uando o sino tocado, por e4emplo, o metal vi ra - se e4pande e se contrai. Ao se e4pandir, ele empurra as partculas de ar ao seu redor. Estas partculas colidem com outras + sua "rente, as quais colidem com as seguintes, e assim sucessivamente. Esta a c$amada compresso e corresponde + presso m4ima da propagao sonora. ,uando o metal se contrai, ele pu4a as partculas de ar ao seu redor. 6sto acarreta uma queda na presso, o que pu4a ainda mais partculas de ar, acarretando nova queda de presso e assim por diante. Esta diminuio de presso c$amada de rare"ao e corresponde + presso mnima da propagao sonora. A sucesso dessas (onas comprimidas e rare"eitas "orma o que c$amamos movimento ondulat*rio. As partculas no camin$am para "ora de sua (ona de equil rio. Elas, apenas, oscilam para um lado e para o outro, em relao ao ponto central, onde permanecem na aus0ncia de movimento.
.E/OCIDADE 'm7s) 5i*4ido de 8ar ono '8O9) 9:; O4ig0nio a <=8 >?@ Ar seco a <=8 >>? Ar seco a 9<=8 >A> 1lio a <=8 ;@: 8loro"*rmio a 9<=8 ?.<<A Etanol a 9<=8 ?.?@9 Bgua doce a C=8 ?.A>: Dercrio a 9<=8 ?.A:< Bgua doce a 9<=8 ?.AC9 Bgua do mar ?.:99 8o re :.<?< Eidro '-Fre4) :.@A< Eidro :<<< Ao :.;@< Granito @.<<< Ferro >?H< Alvenaria ><<< Dadeira ?<<< a A<<< 8ortia :<< Iorrac$a ?<< -EIO

Fre012ncia 8$ama-se "reqJ0ncia o nmero de oscila!es completas por segundo. 6sto , ao nmero de idas e voltas completas da partcula vi rante. A "reqJ0ncia medida em ciclos por segundo 'c.p.s.) ou em 1ert( '1(). As ondas t0m sempre a mesma "requ0ncia da "onte que as emitiu, independentemente do meio em que se propagam. O perodo K o tempo necessrio para que se reali(e uma oscilao completa. A "requ0ncia o inverso do perodo, logo FL?7K, e vice-versa. O aparel$o auditivo $umano sensvel a sons cu&as "reqJ0ncias esto compreendidas na regio de ?@ 1( a 9< M1(, con$ecida como espectro de audio"reqJ0ncias. Fen3menos sonoros 3a propagao do som o servam-se os "en%menos gerais da propagao ondulat*ria. 5evido + sua nature(a longitudinal, o som no pode ser polari(adoN so"re, entretanto, os demais "en%menos, a sa er2 di"rao, re"le4o, re"rao, resson.ncia inter"er0ncia e e"eito 5oppler. Difra+,o A di"rao a propriedade de contornar o stculos. Ao encontrar o stculos + sua "rente, a onda sonora continua a provocar compress!es e rare"a!es no meio em que est se propagando e ao redor de o stculos envolvidos pelo mesmo meio. 5esta "orma, consegue contorn-los. A di"rao depende do comprimento de onda. 8omo o comprimento de onda 'O) das ondas sonoras muito grande, a di"rao sonora intensa. 3o caso de uma onda de grande comprimento, quando a mesma encontra um o stculo, como o canto de uma parede, ela muda sua direo. P para pequenas "restas ou ori"cios, a a ertura passa a "uncionar como um novo centro de propagao.

Difra+,o em !ma aresta

Difra+,o em !m orifcio

/ preciso ter cuidado com a presena de "restas ou ori"cios nas divis!es ou paredes, que se trans"ormam em centros r-irradiadores de som. Refle4,o A re"le4o do som o edece +s leis da re"le4o ondulat*ria nos meios materiais elsticos. ,uando uma onda sonora encontra um o stculo que no possa ser contornado, ela Q ate e voltaQ. / importante notar que a re"le4o do som ocorre em em super"cies cu&a e4tenso se&a grande em comparao com seu comprimento de onda. O .ngulo do raio incidente com a normal + super"cie re"letora igual ao .ngulo "ormado pelo raio re"letido com aquela mesma lin$a, e esto no mesmo plano. 3o caso das super"cies c%ncavas ou conve4as, o "en%meno se passa do mesmo modo, desde que se&am consideradas essas super"cies como compostas de um nmero in"inito de pequenos planos. As super"cies c%ncavas tendero a convergir os raios, assim como as conve4as os di"undiro.

Refle4,o em s!perfcie plana

Refle4,o em s!perfcie c3nca5a

Os raios sonoros originados em F, depois de serem re"letidos, concentram-se em um "oco FR, logo, as super"cies c%ncavas re"letoras concentram a energia sonora, "ocali(andoa. -ortanto, ao se pro&etar super"cies c%ncavas deve-se levar em considerao que essas concentra!es de energia "a(em com que as ondas sonoras se superpon$am, resultando em pontos onde $ re"oro do som ou em outros onde poder $aver en"raquecimento do mesmo, con"orme se&am aditivos ou su trativos os valores de suas amplitudes. Kanto os pontos onde $a&a e4cesso de intensidade sonora como aqueles onda $a&a "alta 'pontos surdos) so pre&udiciais + oa audio nos am ientes. As super"cies conve4as so di"usoras e podem, portanto, ser usadas sem maiores complica!es nos am ientes onde se e4ige oa audi ilidade.

Refle4,o em s!perfcie con5e4a

A re"le4o determina os "en%menos re"oro, rever erao e eco. Esses "en%menos se devem ao "ato de que o ouvido $umano s* capa( de discernir duas e4cita!es reves e sucessivas se o intervalo de tempo que as separa "or maior ou igual a ?7?< do segundo. Este dcimo de segundo a c$amada persist0ncia auditiva. #upon$amos que uma "onte emita um som reve que siga dois raios sonoros. Sm dos raios vai diretamente ao receptor 'o ouvido, por e4emplo) e outro, que incide num anteparo, re"lete-se e dirige-se para ao mesmo receptor. 5ependendo do intervalo de tempo 'Tt) com que esses sons reves '5ireto e Ue"letido) atingem o ouvido, podemos ter uma das tr0s sensa!es distintas & citadas2 re"oro, rever erao e eco. Refor+o ,uando o som reve direto atinge o tmpano dos nossos ouvidos, ele o e4cita. A e4citao completa ocorre em <,? segundo. #e o som re"letido c$egar ao tmpano antes do dcimo de segundo, o som re"letido re"ora a e4citao do tmpano e re"ora a ao do som direto. / o "en%meno do refor+o.

Re5erbera+,o 3a re5erbera+,o, o som reve re"letido c$ega ao ouvido antes que o tmpano, & e4citado pelo som direto, ten$a tempo de se recuperar da e4citao '"ase de persist0ncia auditiva). 5esta "orma, comea a ser e4citado novamente, com inando duas e4cita!es di"erentes. 6sso ocorre quando o intervalo de tempo entre o ramo direto e o ramo re"letido maior ou igual a (ero, porm menor que <,? segundo. O resultado uma Vcon"usoV auditiva, o que pre&udica o discernimento tanto do som direto quanto do re"letido. / a c$amada continuidade sonora e o que ocorre em audit*rios acusticamente mal plane&ados.

Eco

3o eco, o som reve re"letido c$ega ao tmpano ap*s este ter sido e4citado pelo som direto e ter-se recuperado dessa e4citao. 5epois de ter voltado completamente ao seu estado natural 'completou a "ase de persist0ncia auditiva), comea a ser e4citado novamente pelo som reve re"letido. 6sto permite discernir per"eitamente as duas e4cita!es.

Refra+,o Este "en%meno caracteri(a o desvio so"rido pela "rente da onda quando ela passa de um meio para outro, cu&a elasticidade 'ou compressi ilidade, para as ondas longitudinais) se&a di"erente. Sm e4emplo seria a onda sonora passar do ar para a gua. ,uando uma onda sonora so"re re"rao, ocorre uma mudana no seu comprimento de onda e na sua velocidade de propagao, mas no da sua "requ0ncia, que depende apenas da "onte emissora. Kodo meio material elstico o"erece certa Qresist0nciaQ + transmisso de ondas sonoras2 a c$amada imped.ncia acstica 'W). A imped.ncia composta por duas grande(as, a resist0ncia e a react.ncia. As vi ra!es produ(idas por uma onda sonora no continuam inde"inidamente pois so amortecidas pela resist0ncia que o meio material l$es o"erece. Essa resist0ncia acstica 'U) "uno da densidade do meio e, consequentemente, da velocidade de propagao do som neste meio. A resist0ncia a parte da imped.ncia que no depende da "requ0ncia. / medida em o$ms acsticos. A react.ncia acstica 'X) a parte da imped.ncia que est relacionada com a "requ0ncia do movimento resultante. / proveniente do e"eito produ(ido pela massa e elasticidade do meio material so re o movimento ondulat*rio. A imped.ncia tam m pode ser e4pressa em unidades raFls '$omenagem a UaFleig$). A imped.ncia caracterstica do ar de A9< raFles, o que signi"ica que $ necessidade de uma presso de A9< 37m9 para se o ter o deslocamento de ? metro, em cada segundo, nas partculas do meio. Admit.ncia acstica 'Y) a "acilitao + passagem da onda sonora que o meio elstico o"erece ao movimento vi rat*rio. / medida em m$o acstico. -ara o som, o ar mais re"ringente que a gua pois a imped.ncia do ar maior. Kanto verdade que a onda sonora se desloca com maior velocidade na gua do que no ar porque encontra uma resist0ncia menor. ,uando uma onda sonora passa do ar para a gua, ela tende a se $ori(ontali(ar, ou se&a, se a"asta da normal. #e o .ngulo de incid0ncia em relao + gua no "or su"iciente, a onda sonora no consegue QentrarQ na gua e aca a sendo re"letida. A re"rao, portanto, muda a direo da onda sonora 'mas no muda o seu sentido). 5a gua para o ar, o som se apro4ima da normal. O som passa da gua para o ar, qualquer que se&a o .ngulo de incid0ncia.

Resson6ncia

,uando um corpo comea a vi rar por in"lu0ncia de outro, na mesma "reqJ0ncia deste, ocorre um "en%meno c$amado resson.ncia. -or e4emplo, o vidro de uma &anela que se que ra ao entrar em resson.ncia com as ondas sonoras produ(idas por um avio a &ato. Interfer2ncia A inter"er0ncia a conseqJ0ncia da superposio de ondas sonoras. ,uando duas "ontes sonoras produ(em, ao mesmo tempo e num mesmo ponto, ondas concordantes, seus e"eitos se somam 'inter"er0ncia construtiva)N mas se essas ondas esto em discord.ncia, isto , se a primeira produ( uma compresso num ponto em que a segunda produ( uma rare"ao, seus e"eitos se neutrali(am e a com inao desses dois sons provoca o sil0ncio 'inter"er0ncia destrutiva). 5ois sons de alturas iguais, ou se&a, de "reqJ0ncias iguais, se re"oram ou se e4tinguem permanentemente con"orme se superpon$am em concord.ncia ou em oposio de "ase. #e suas "reqJ0ncias no "orem rigorosamente iguais, ora eles se superp!em em concord.ncia de "ase, ora em oposio de "ase, ocorrendo isso a intervalos de tempo iguais, isto , periodicamente se re"oram e se e4tinguem. / o "en%meno de atimento e o intervalo de tempo denominado perodo do atimento.

Direti5idade do som #e tivermos o som originado em uma "onte sonora, propagando-se num espao livre de qualquer re"letor, quando o comprimento de onda "or grande ' ai4as "reqJ0ncias) em relao + "onte sonora, sua energia se transmite igualmente em todas a dire!esN quando o comprimento de onda "or pequeno, a distri uio da energia ocorrer numa estreita "ai4a e, quanto maior "or a "reqJ0ncia, mais estreita ser essa "ai4a, considerando a pro&eo dos raios sonoros num plano qualquer. Assim, num audit*rio, onde temos sons de varias "requ0ncias, as altas "requ0ncias s* sero perce idas numa determinada rea desse recinto, o que pode ser pre&udicial. ,uanto maior "or a "requ0ncia ou a ciclagem, mais restrita ser sua (ona de in"lu0ncia.

Refer2ncias biblio r7ficas" $ttp277ZZZ."eiradeciencias.com. r7sala?<7?<[K<?.asp


$ttp277ZZZ.numa oa.com. r7coreto7tutor7"isica.p$p

$ttp277ZZZ.numa oa.com. r7coreto7tutor7"enomenos.p$p $ttp277ZZ9.unime.it7Ze la 7aZardarc$ivio7ondulatoria7acustica.$tm

$ttp277ZZZ.eca.usp. r7pro"7ia((etta7tutor7acustica7intensidade7intensidade.$tm $ttp277educacao.uol.com. r7"isica7ult?H<<u:C.&$tm $ttp277ZZZ.stell"ner.com. r7images71armonico.gi" $ttp277ZZZ.notapositiva.com7tra [estudantes7tra [estudantes7"isico[quimica7"ontes sonoras?.&pg \ivros2 Acstica arquitet%nica, -rides #ilva Edi!es engen$aria e arquitetura Ielo $ori(onte, ?;H? Uudo, "undamentos e controle, #amir 3.Y.Gerges, Uevidores2Uo erto DJller 1eidric$, Elisa et$ U.8.Darques

*roblemas e Sol!+8es$ Tipos de Tratamento$ -ateriais


ISO/A-E9TO AC:STICO O 6solamento acstico re"ere-se a capacidade de certos materiais "ormarem uma arreira, impedindo que a onda sonora 'ou rudo) passe de um recinto a outro. 3estes casos se dese&a impedir que que o rudo alcance o $omem. Stili(am-se materiais densos para dissipar a energia sonora, como, por e4emplo, concreto, vidro, c$um o, madeira macia, orrac$a, entre outros. #egundo GEUGE# '?;;9, pg. ?H:) ]a energia sonora pode ser transmitida via area ' som carregado pelo ar) e7ou via s*lido ' som carregado pela estrutura)^, con"orme ilustrado na "igura a ai4o2

GEUGE# '?;;9, pg.?H@) 5e acordo com a "orma com que o som se propaga, consideram-se dois tipos de isolamento possveis2 6solamento de rudos areos2 ,uando a "onte sonora atua diretamente so re o ar, e ocorre a passagem direta do som via parede, ou painel. 6solamento de rudos de impacto2 ,uando a "onte sonora uma vi rao que se transmite pela passagem indireta pela estrutura, como la&es, vigas, pilares, en"im, um meio s*lido.

ISO/A-E9TO DE RUIDOS A;REOS" Ao incidir so re uma super"cie, uma onda sonora produ( uma vi rao na mesma e, vi rando, esta irradia energia para o outro lado, gerando um som no local. O "ec$amento atua como uma nova "onte sonora, "a(endo com que o que ouvimos do lado de "ora, se&a, na verdade, o som gerado pelo pr*prio "ec$amento, que "oi e4citado pela "onte original. ,uando uma onda de certa energia Ei incide so re uma super"cie, ela divide-se em duas, uma energia re"letida Er, e uma energia a sorvida Ea. Esta ultima, por sua ve(,

divide-se em energia dissipada para no interior do "ec$amento Ed, e energia transmitida Et. 8omo pode ser visuali(ado no desen$o a ai4o2

A quantidade de isolamento que o "ec$amento produ( depende da "reqJ0ncia do som incidente e das caractersticas construtivas da parede. ISO/A-E9TO DE RUIDOS DE I-*ACTO #o rudos estruturais originados nos elementos que "ormam a estrutura e envolvente dos edi"cios. #o originados quando um o &eto ate ou desli(a so re contra um elemento construtivo de um edi"cio, sendo as "ontes mais comuns desta "orma de rudo o camin$ar das pessoas, a queda de o &etos, a vi rao de equipamentos tais como eletrodomsticos, atividades como martelar ou "a(er "uros e alguns instrumentos musicais. O rudo de impacto transportado pelas estruturas, e transmitido de compartimento para compartimento quando a "onte sonora ativa diretamente as ondas sonoras na parede ou pavimento em causa. -ara o correto isolamento do som, no necessrio preocupar-se apenas com as paredes e a erturas, indispensvel, tam m, ateno especial com o tratamento dado as la&es, responsveis pela propagao de sons mec.nicos, como passadas. O sistema de atenuao da transmisso de rudos de impacto mais utili(ado o piso 'ou la&e) "lutuante. Kal sistema consiste asicamente na colocao de um material resiliente entre a estrutura 'concreto, ao, madeira) e o contra-piso 'Gerges). 3este caso, "undamental que o elemento resiliente isole completamente o con&unto contra-piso e aca amento do assoal$o, no permitindo contato com a estrutura, paredes ou outros elementos rgidos 'Iatista, Irondani).

E4emplo de -iso Flutuante 3o mercado rasileiro so encontrados vrios materiais resilientes capa(es de suprir as condi!es e4igidas pelo princpio massa7mola, cu&a primeira "reqJ0ncia de resson.ncia, segundo Gerges, est em a ai4o da "reqJ0ncia mnima de e4citao. 3este sistema, massa o con&unto de"inido pelo contra-piso e aca amento do assoal$o, enquanto mola "a( re"er0ncia +s caractersticas elsticas do elemento resiliente. 5estacam-se a espuma de polmeros, a l de vidro e a l de roc$a. Outros materiais com propriedades elsticas tam m so comumente utili(ados2 "i ras de madeira, cortia ou orrac$a de ai4a densidade, idim O-@<, EEA, manta de poelietileno e poliestireno e4pandido. A<SOR=>O ACSTICA Krata do "en%meno que minimi(a a re"le4o das ondas sonoras num mesmo am iente. Ou se&a, diminui ou elimina o nvel de rever erao 'que uma variao do eco) num mesmo am iente. 3estes casos se dese&a, alm de diminuir os 3veis de presso #onora do recinto, mel$orar o nvel de inteligi ilidade. 8ontrariamente aos materiais de isolamento, estes so materiais leves ' ai4a densidade), "i rosos ou de poros a ertos, como por e42 espumas polister de clulas a ertas, "i ras cer.micas e de vidro, tecidos, carpetes, etc. -raticamente todos os materiais e4istentes no mercado ou isolam ou a sorvem ondas sonoras, em ora com di"erente e"iccia. Aquele material que tem grande poder de isolamento acstico quase no tem poder de a soro acstica, e vice-versa. Alguns outros materiais t0m ai4o poder de isolamento acstico e tam m ai4o poder de a soro acstica 'como plsticos leves e impermeveis), pois so de ai4a densidade e no tem poros a ertos. Espumas de poliestireno 'e4pandido ou e4trudado) tem e4celentes caractersticas de isolamento trmico, porm no so recomendados em acstica. A cortia 'muito utili(ada no passado) & no apresenta os resultados acsticos dese&ados pelo consumidor da atualidade, e tam m apresenta pro lemas de $igiene e deteriorao ' um produto org.nico que se deteriora muito "acilmente). A indstria tem desenvolvido novos materiais com coe"icientes de isolamento acstico e7ou de a soro muito mais e"icientes que os materiais at ento considerados

QacsticosQ. 5esta maneira tem sido possvel se o ter, mediante varia!es de sua composio, resultados acsticos satis"at*rios que atendam as necessidades do usurio. 8ada recinto, con"orme sua utili(ao, requer critrios em de"inidos de 3veis de -resso #onora e de rever erao para permitir o con"orto acstico e7ou eliminar as condi!es nocivas a sade. 3veis de -resso #onora muito ai4os podem tornar o recinto mon*tono e cansativo, indu(indo as pessoas +s condi!es de inatividade e sonol0ncia. Em audit*rios, $ uma necessidade especial, devido ao seu uso, de que o som se&a a sorvido mais rapidamente, para que os sons que vem em seguida no se&am inter"eridos pelas rever era!es, pre&udicando a inteligi ilidade. -ara isso, so usados comumente carpetes, placas de madeira acstica, e gesso, por a sorverem mais o som, alm de di"icultarem a sua passagem para outros am ientes. 5evido ao grande tra"ego de pessoas , $ de $aver uma preocupao com o tipo de piso utili(ado, para que o rudo de passos no atrapal$e as apresenta!es, antigamente isso era "eito com o uso quase que e4clusivo de carpetes, porm, $o&e, com as tecnologias de amortecimento de impacto atravs de mantas "lutuantes so o piso, possvel o uso de aca amentos dos mais diversos matrias, dando-se pre"er0ncia, entretanto, aos de te4tura porosa e ou com auto relevo, como madeiras e cimento, em detrimento de pisos cer.micos. 3ormalmente um om pro&eto acstico prev0 o isolamento e a a soro acstica utili(adas com critrios em de"inidos, o &etivando a mel$or e"iccia no resultado "inal. -ara isto, deve-se levar em considerao o desempen$o acstico dos materiais a serem aplicados, sua "i4ao, posio relativa a "onte de rudo e "acilidade de manuteno, sem restringir a "uncionalidade do recinto O uso do vidro em audit*rios e4tremamente desaconsel$ado, devido a sua incapacidade de isolar os sons de ai4a "reqJ0ncia, como de motores de veculos, e condicionadores de ar, advindos do e4terior, alm de uma capacidade muito alta de gerar rever erao.

O quadro a ai4o, sem pretender esta elecer regras inquestionveis, usca apresentar os principais tipos de materiais passveis de ser utili(ados e suas caractersticas2 E4emplos Ki&olo macio, pedra lisa, gesso, madeira e vidro com 6mpedem a passagem espessura mnima de @mm. Sm colc$o de ar uma 6solantes de rudo de um soluo isolante, com paredes duplas e um espao va(io am iente para outro. entre elas 'quanto mais espao, mais capacidade isolante). -odem ser isolantes, e aumentam a A(ule&os, cer.mica, massa corrida, madeira, papel de Ue"letores rever erao interna parede 'em geral, materiais lisos). do som. A sorventes3o dei4am o som Dateriais porosos como l ou "i ra de vidro revestidos, Tipos A+,o

passar de um manta de poliuretano 'dispensa revestimentos), "orra!es am iente para o outro com cortia, carpetes grossos e cortinas pesadas. e evitam eco. Ue"letem o som de Em geral, so materiais re"letores so re super"cies 5i"usores "orma di"usa, sem irrregulares 'pedras ou lam ris de madeira). resson.ncias. O s.2 possvel com inar recursos di"erentes, dependendo das necessidades de isolamento acstico. Em salas contguas, por e4emplo, com di"erentes "ontes de rudo, possvel revestir a "ace interna da parede com material a sorvente e a e4terna, com material isolante. Condicionamento do ar O clculo da capacidade de re"rigerao do equipamento de ar condicionado no o edece e4atamente +s mesmas regras vlidas para outros pro&etos. -ara que os rudos do equipamento no se&am perce idos durante um espetculo vale empregar todos os recursos possveis. O sistema deve in&etar ar no am iente em ai4a velocidade. Essa e4ig0ncia implica mquinas de grande dimensionamento, que por sua ve( so ainda mais ruidosas. Sma oa soluo suspender os dutos por um sistema de molas, evitando arul$o e vi rao. Apesar dessas provid0ncias, o revestimento acstico dos dutos indispensvel. -ode-se prever um poro isolado que sirva como pavimento tcnico. Desmo assim, aconsel$vel instalar o equipamento de re"rigerao so re pisos elevados, que amortecem rudos e vi ra!es. Outro alvo de cuidados so as vi ra!es e4ternas, que podem comprometer o om desempen$o de uma casa de espetculos. Sma oa soluo isolar as "unda!es do edi"cio. 8omo complemento, paredes e portas acsticas a&udam a arrar sons e4ternos, enquanto o tel$ado protegido acusticamente impede que a c$uva atrapal$e o espetculo.

Ue"erencias Ii liogr"icas2 $ttp277ZZZ.acusticateoria.com. r7imagens7lin$a[residencial<9 .&pg $ttp277audiolist.org7"orum7images7artigos799;7ta [A.gi" $ttp277audiolist.org7"orum7images7artigos799;7ta [:.gi" $ttp277ZZZ.acusticateoria.com. r7imagens7lin$a[residencial<9 .&pg GEUGE# '?;;9, pg. ?H:-?H@) GEUGE# '9<<<) Gome('?;CC)

?eometria dos A!dit@rios

A arquitetura interage com o som, assim ela se presta a condicion-lo por meio de sua propagao 'atravs da palavra, msica ou qualquer outro sinal audvel), controlando a propagao de rudos desagradveis 'atenua-os ou elimina-os), preservando a privacidade dos indivduos ou ento dissipando o som 'con"orme o local e sua necessidade). A percepo do espao atravs do som construda pelo con&unto de in"orma!es "ornecidas pelo am iente sonoro, cu&as caractersticas so condicionadas pela con"igurao "ormal e construtiva do espao, con"igurando uma imagem acstica do meio, de seu uso e de seus componentes. As in"orma!es so re o am iente que podem ser o tidas atravs dos sons que um edi"cio a riga so2 _ A nature(a das "ontes2 A composio espectral, o tim re, e o contedo signi"icativo da mensagem que o estmulo acstico transporta, permite a identi"icao da nature(a das "ontes sonoras e4istentes em um recinto e, por e4tenso, o uso e o tipo de atividades que comportaN _ -ro"undidade2 E4istindo duas ou mais "ontes sonoras no am iente pode-se determinar a pro"undidade relativa entre elas devido + audio estereo"%nicaN _ 5ireo2 -ercepo da posio da "onte em relao ao o servador, tam m devido + audio estereo"%nicaN

_ 5ist.ncia2 Avaliao da dist.ncia da "onte ao o servador. Sma avaliao precisa de dist.ncias pelos ouvidos requer treinamento para desenvolver essa $a ilidade, pois entre os seres $umanos este tra al$o normalmente atri udo + viso. -essoas cegas tendem a desenvolver esta capacidade, entre outras no visuais, para orientarem-se no espaoN _ Uever erao2 As super"cies de um recinto re"letem inmeras ve(es as ondas sonoras, que vo atingir um o servador com atraso progressivo em relao ao som direto. O percurso das ondas sonoras re"letidas tende a aumentar com o nmero crescente de re"le4!es so re paredes, teto e piso das salas. 8omo a sua velocidade "inita - entre >A< e >A: m7s - o som tende a permanecer na sala devido ao atraso das re"le4!es sucessivas e ser perce ido durante mais tempo, mesmo ap*s ter cessado a emisso pela "onte. O tempo de rever erao uma qualidade perceptvel das salas, que podem parecer secas, como ao ar livre, at locais muito rever erantes como acontece em grandes am ientes como em igre&as, por e4emplo, devido ao seu volume e a paredes, pisos e tetos lisos e duros, portanto, astante re"letores e pouco a sorventes. O que acontece l "ora. Ao contrrio da lu(, o som di"icilmente detido por o stculos, principalmente se paredes, pisos e tetos "orem leves - como nas constru!es atuais - ou possurem a erturas ou "restas. -or esta ra(o, sons e rudos podem vir a constituir uma segura "onte de in"orma!es so re o que acontece no entorno, mesmo alm das paredes opacas das salas. O "ato da percepo sonora no ser direcional, ou se&a, no e4igir o direcionamento do aparato auditivo para a "onte, pode permitir o con$ecimento e o controle e"iciente do entorno mesmo sem o uso da viso ou a necessidade de movimentar o corpo. 8ada "ormato de audit*rio "avorvel a um uso, assim necessrio adotar o partido arquitet%nico a partir daquilo que o audit*rio deve atender. Os tipos de audit*rios possveis e sua mel$or "uno so2 _ Arena" Espao teatral co erto ou no, onde o palco inserido em nvel in"erior + platia. 3esta tipologia a platia disposta em todos os lados ou em toda a circun"er0ncia do palco, podendo sua "orma ser circular, semicircular, quadrada, trape(oidal, >7A de crculo, de"asado, triangular ou ovalado. Assim como no teatro eli(a etano, toda a estrutura do palco "ica + vista do espectador, como por e4emplo, + grel$a para iluminao. -oucos edi"cios teatrais so construdos nessa relao de palco e platia.

Arena

A Anfiteatro re o2 A platia de"inida pelo centro do palco onde acontece a cena, e e4istem muitas reas de atuao nas quais o orador ou ator pode se posicionar, podendo mudar de rea sem ser notadoN semel$ante ao teatro de arena, de maior taman$o e sua con"igurao implantada ao ar livre, porm preciso o servar ventos dominantes e os anteparos naturais como rvores e montan$as ao de"inir sua implantao, pois estes so elementos que de"iniro a acstica do local.

_ EliBabetano2 Apareceu na 6nglaterra no perodo de #$aMespeare, por isso tam m c$amado de -alco + 6nglesa, ou ainda con$ecido como -alco 6sa elino. -ossui um palco misto que "unciona como espao "ec$ado, retangular, com grande ampliao de prosc0nio 'retangular ou circular), como um segundo plano 'muitas ve(es co erto) onde e4istem algumas a erturas, tais como &anelas. 3essa con"igurao, a relao palco 4 platia di"erente da esta elecida no teatro italiano. A platia envolve o palco em tr0s lados a "rente e laterais. 3o $, na maioria das ve(es, a presena da oca de cena e da cai4a c0nica, "icando toda a estrutura da rea de cena + vista do espectador a varas de cenrio, iluminao e outros recursos tcnicos e operacionais. Assim como o palco italiano um dos pre"eridos no teatro rasileiro.

A Italiano$ Teatro com prosc2nio2 8aracteri(ado pela disposio "rontal da platia ao palco, o palco italiano o mais con$ecido e utili(ado, dentre as tipologias e4istentes em que o palco "ica em um nvel elevado, separado da platia, "ormando uma cai4a QmgicaQ. -ossui palco retangular, em "orma de cai4a a erta na parte anterior, situado "rontalmente em relao + platia, delimitado pela oca de cena e, geralmente, de astidores laterais, co4ias, am olinas, urdimento e cortina, alm de um espao + "rente da oca de cena, c$amado de prosc0nio.

6taliano

_ Teatro mltiplo2 Os teatros c$amados mltiplos so caracteri(ados pela possi ilidade de montagem do palco em diversas posi!es, no possuindo uma cai4a c0nica propriamente dita. Earas de cenrio e iluminao, varandas de mano ra e carros contrapesados so colocados visveis aos ol$os do espectador, distri udos por toda a e4tenso do espao possi ilitando li erdade de escol$a do local e con"igurao do palco e platia a ser instalada.

O som uma onda, portanto ele se espal$a por todo o espao 'tr0s dimens!es), desta maneira cada espao acstico deve preocupar-se com o desempen$o do som na sua arquitetura, com por e4emplo, espaos de leitura devem a sorver o som e permitir aconc$ego, espaos de gravao devem se isolar para no so"rerem altera!es no seu resultado, porm os audit*rios devem desempen$ar diversas varia!es de tonalidade e rever erao, de acordo com seu uso, assim o mais correto que se pro&ete di"erente espaos para cada uma das "inalidades, mas isto se torna invivel e custoso. 5esta maneira e4istem recursos que possi ilitam o mel$or desempen$o, mesmo em di"erentes situa!es 'sala de msica, teatral, cinema, palestra, dentre outras)N o que se mostra mais e"ica( redu(ir ou aumentar o volume interno da sala, por meio de varia!es de altura do teto, assim o gr"ico a seguir demonstra nveis adequados de volume interno de audit*rio para algumas situa!es2

Alm disso, outra "uno que o teto pode desempen$ar , o de por meio de painis, direcionar o som a reas pre"erenciais 'entenda-se que o mel$or desempen$o o que direciona o som a toda a platia igualmente), sem que este crie (onas de som reamento para o som, como acontece na "igura a seguir2

Das e4istem procedimentos que garantem que nen$uma parte da platia "ique pre&udicada pela som ra acstica. Fa(er um corte no audit*rio e analisar qual a rea de atuao das l.minas ou curvaturas do teto, alm de analisar os matrias utili(ados importante, & que eles podem pre&udicar ou "avorecer o desempen$o sonoro.

E isso acontece em todo o espao acstico, principalmente m relao as paredes, que quanto mais paralelas "orem pior ser o seu desempen$o sonoro, & que o som simplesmente atravessa a sala sem maiores atua!es - assim quanto mais a ertas as paredes, mel$or ser o seu desempen$o, tanto sonoro quanto visual para a platia. Uessalte-se que corredores devem ser evitados em audit*rios, & que criam um camin$o de "uga para o som, o nico caso em que este se "a( necessrio nas igre&as, onde este camin$o "uncional.

As grandes salas de msica possuem muitos pro lemas para a acstica, mas isso pode ser ameni(ado com tcnicas construtivas e mantendo o som de "undo ai4o. ,uem vai a um teatro assistir a uma *pera pre"ere os menores teatros por vrias ra(!es, uma delas sendo a visual do palco. Outra vantagem que os teatros menores apresentam para os cantores, uma ve( que mais "cil cantar. O som mais alto num teatro pe0!eno do 0!e em !m rande C para or0!estras isso n,o era randes diferen+as D7 0!e o taman#o da

or0!estra pode se adaptar ao 5ol!me cbico do teatroE mas para !m solista isso pode faBer toda a diferen+a& O tempo de rever erao muito importante para o espet7c!lo e dependendo do estilo o tempo de re5erbera+,o ideal oscila A "*rmula sica para a acstica 'com ase na rever erao) a equao de #a ine 'KL<,<A;E7#aSA<FGm.H 0!e diB 0!e o tempo de re5erbera+,o a!menta em propor+,o direta ao 5ol!me cbico e in5ersamente proporcional ao total de 7rea das s!perfcies absor5entes de som I7rea da a!di2nciaE carpetesE tecidos&&&H O serva-se, portanto, que a a soro de som pela platia no diretamente proporcional ao nmero de pessoas presentes. A audi0ncia a sorve o som como um grande tapete, ent,o o importante J a 7rea oc!padaE n,o a 0!antidade de t!fosE o! pessoasE 0!e oc!pam esta 7rea& ?randes assentos dei4am a a!di2ncia mais confort75elE mas faB com 0!e preciseCse a!mentar a lar !ra do teatro para 0!e a a!di2ncia n,o absor5a som demaisE o 0!e acarreta em !ma rande diferen+a inicial de tempo& SeE ao in5Js de alar ar o teatro p8eCse balc8es para poder acomodar a a!di2ncia em randes poltronasE s!r ir7 o!tro problemaE pois para ter !m bom tempo de re5erbera+,o o teto precisa ser altoE e com os balc8es a a!di2ncia sob os balc8es fica preD!dicada& AssimE concl!iCse com os se !intes aspectos em teatros" ?) Os teatros menores geralmente soam mel$or do que os de maior taman$oN 9) #alas construdas para um nico uso soam mel$or do que as construdas para servir a diversos usosN >) Keatros mais antigos soam mel$or do que os novos 'Denor rever erao). Refer2ncias biblio r7ficas" $ttp277ZZZ.arq.u"sc. r7bla con7arq:@@?7tra al$os[9<<9-?7Acustica[Arquitetonica $ttp277ZZZ."ag.edu. r7pro"essores7$itomi79<<C<97-AU6E7K97E38A89<<:[auditoo[metod ologia.pd" Apostila de Acstica a Arq. E Sr .7 -uc--U Fisica do Am iente 8onstrudo- Pos de \ima Acioli 7Editora Sn $ttp277ZZZ.arq.u"sc. r7bla con7arq:@@?7tra al$os[9<<9-?7Acustica[Arquitetonica $ttp277ZZZ."ag.edu. r7pro"essores7$itomi79<<C<97-AU6E7K97E38A89<<:[auditoo[metod ologia.pd" Apostila de Acstica a Arq. E Sr .7 -uc--U Fsica do Am iente 8onstrudo- Pos de \ima Acioli 7Editora Sn 8SU#O 5E AU,S6KEKSUA E SUIA36#DO a SF#8 KE83O\OG6A 5E E56F68AcdO 6 a #ED. 9<<C-9 E,S6-E Donique Osmarina 5aniel -aloma Elisa 8assiano -ro". Anderson 8laro E6#6KE O

Vous aimerez peut-être aussi