Vous êtes sur la page 1sur 24

138

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

Introduo
Fundador da denominada sociologia crtica no pas, que busca questionar a realidade social e o pensamento estabelecido especialmente a partir do desenvolvimento e da adaptao realidade nacional do contedo crtico da sociologia clssica e moderna, Florestan Fernandes (1920-1995)1 inaugura uma nova poca na histria sociolgica nacional e constri uma nova interpretao do Brasil, embasada na hiptese de que houve uma revoluo burguesa no pas, ainda que peculiar, e pautada no entendimento da formao, do desenvolvimento, das lutas de classes e das perspectivas do povo brasileiro2. Intentando com isso no apenas o entendimento da realidade social do pas, a partir de um processo de reconstruo histrica, social e econmica de seu povo, mas tambm discernir sobre as condies e possibilidades das transformaes sociais no Brasil, de modo a superar os constrangimentos scio-econmicos impostos pelos resqucios ainda presentes da ordem social senhorial e escravista no completamente superados pela ordem social competitiva, Florestan Fernandes se agura enquanto um dos principais pensadores latino-americanos3. O artigo tem o objetivo de apresentar sumariamente a interpretao do Brasil segundo Florestan Fernandes a partir de trs obras selecionadas deste autor, a saber: Revoluo burguesa no Brasil (1975); Sociedade de classes e subdesenvolvimento (1968); e Capitalismo dependente e classes sociais na Amrica Latina (1973). Busca-se, com isso, colocar em evidncia as reexes de um intelectual nem sempre considerado por aqueles que buscam compreender o Brasil em sua totalidade complexa e dinmica. Para isso, o artigo est dividido em duas sees, alm desta breve introduo e da concluso. A seguir, analisa-se a revoluo burguesa no Brasil, buscando apreender a especicidade da constituio e difuso do que Florestan denominou de ordem social competitiva. Feita essa discusso, analisa-se o tema sociedade de classes e capitalismo dependente.

1 Sobre a biograa de Florestan Fernandes, ver Martins (1996) e Singer (1996). 2 Em poucas palavras, Florestan contribuiu decisivamente para atribuir rigor metodolgico aos estudos dos temas sociais no pas. 3 Ver Ianni (1996).

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

139

A Revoluo Burguesa no Brasil4


A revoluo burguesa no Brasil ocorreu em condies histricas, polticas, institucionais e sociais diferentes das observadas pela sua congnere no mundo desenvolvido. A adaptao deste fenmeno originalmente europeu realidade brasileira se tornou possvel porque a despeito de no ter havido no Brasil todo o passado europeu, reproduziu-se aqui de forma peculiar o seu ento passado recente. Entendida enquanto a forma pela qual se processou a absoro da organizao econmica, social e cultural sob moldes capitalistas, pode-se pensar em Revoluo Burguesa no Brasil. Segundo Fernandes (1975, p.20-21):
[...] ao se apelar para a noo de Revoluo Burguesa, no se pretende explicar o presente do Brasil pelo passado dos povos europeus. Indagase, porm, quais foram e como se manifestaram as condies e os fatores histrico-sociais que explicam como e porque se rompeu, no Brasil, com o imobilismo da ordem tradicionalista e se originou a modernizao como processo social.

A constituio do Estado Nacional representou o incio do processo de supresso do tradicionalismo associado dominao patrimonialista e degradao da ordem econmica, social e poltica do sistema colonial. Os senhores rurais so progressivamente aburguesados quando do contato com as cidades, segundo Fernandes (1975) [...] desempenhando uma funo anloga a de certos segmentos da nobreza europia na expanso do capitalismo.. Ademais, nas cidades passam a surgir segmentos no comprometidos com a ordem tradicionalista ditada pela aristocracia agrria, como os negociantes, funcionrios pblicos, banqueiros e industriais nascentes, que do impulso instaurao do capitalismo no pas movimento que se ope ao que havia de arcaico e colonial na ordem social patrimonialista (FERNANDES, 1975). A anlise da revoluo burguesa no Brasil envolve, dessa maneira, o estudo de quatro fatores histrico-sociais, que em ltima anlise concorreram para a constituio e a consolidao de uma situao de mercado em escala nacional, a saber: a) Independncia, analisada luz de suas implicaes scio-econmicas

4 Seo baseada em Fernandes (1975).

140

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

seculares; b) fazendeiro do caf e o imigrante, dois personagens centrais das grandes mudanas do cenrio econmico, social e poltico do pas; c) mudana de padro da relao entre capital internacional e a organizao da economia interna; e d) expanso e universalizao da chamada ordem social competitiva (FERNANDES, 1975). Com a Independncia, d-se incio formao da sociedade nacional, com o poder passando a ser organizado a partir de dentro5. Mas a despeito do carter revolucionrio, efetivamente dinmico e propulsor, a Independncia carregava um carter conservador, traduzido sob a forma de manuteno da ordem social anterior6. Segundo Fernandes (1975, p.33), O estatuto colonial foi condenado e superado como estado jurdico-poltico. O mesmo no sucedeu com o seu substrato material, social e moral, que iria perpetuar-se e servir de suporte construo de uma sociedade nacional. Isto porque a constituio de um Estado Nacional independente se colocava enquanto instrumento para que as elites pudessem gozar de plena realizao da lgica dos estamentos senhoriais, que sob o sistema anterior (colonial) no podiam ser realizados social e economicamente em termos de estamentos dominantes. Por esse ngulo, a implantao de um Estado Nacional cumpria a funo de estender o patrimonialismo domstico para a comunidade estamental da sociedade global e do comportamento poltico, convertendo-o em dominao estamental efetiva e, assim, oferecendo aos estamentos senhoriais a chance [...] histrica para o privilegiamento poltico do prestgio social exclusivo que eles desfrutavam, material e moralmente, na estraticao da sociedade. (FERNANDES, 1975, p.57). Internalizao dos centros de poder, mas nas mos de uma minoria, donde ao Estado Nacional cumpriria constituir fator de solidariedade que superasse a organizao interna do domnio dos senhores, antes desempenhado pela Coroa. A extenso da dominao para a coletividade, operada a partir da burocratizao da dominao estamental, exigia a existncia de um Estado Nacional Independente. Contraditoriamente, no entanto, ao mesclar a esfera do domnio com a da Nao, diz Fernandes (1975, p.58), [...] a criao de um Estado nacional independente no signicou, apenas, o advento de uma ordem legal que permitia adotar uma rede de instituies mais moderna e ecaz. Ela tambm representou a conquista de uma escala mnima de
5 Interessante notar que todo o desenrolar do processo decorre sob a inuncia do liberalismo, que desempenha um duplo e contraditrio papel, pois se, por um lado, forneceu categorias de pensamento e de ao para se oporem ao sistema colonial e embasamento para estruturar um tipo de organizao do poder em termos da sociedade como um todo, por outro representou a nova via de dependncia externa da economia nacional (econmica). 6 Sob imposio do cultivo produtivo da grande lavoura e da minerao.

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

141

regularidade, de segurana e de autonomia na maneira de pensar o presente ou o futuro em termos coletivos.. Esse processo permitiu, com efeito, ainda que de maneira lenta e relativa, a situao nacional adquirir um signicado poltico que transcendia o privatismo e o particularimo tpico da dominao patrimonialista. Esse constitua o outro lado da moeda da Independncia. No plano econmico, a implantao do Estado nacional independente, embora de imediato no tenha reorganizado as relaes de produo, permitiu a dinamizao das potencialidades econmicas da grande lavoura, antes tolhidas por mecanismos dirigidos pela Metrpole, rapidamente absorvidas pelo meio scio-econmico. Os efeitos dinamizadores se zeram sentir notadamente sobre o processo de urbanizao ento em curso, que se dava sob forte estmulo da vasta rede de servios requerida para a operacionalizao do Estado Nacional. Importa destacar, essencialmente, que no obstante os efeitos restritivos impostos pelas estruturas econmicas coloniais, diz Fernandes (1975, p.62): [...] os mecanismos centrais da vida econmica passaram a gravitar em torno de interesses individuais ou coletivos internos e a se organizarem a partir deles. O uxo de renda, antes direcionado para fora, passa a gravitar em mbito interno. Se por um lado pouco mudou a condio de dependncia externa mesmo aps o rompimento com a condio legal de Colnia, por outro, a extino do estatuto Colonial e a Independncia permitiram que o excedente econmico, obtido essencialmente com as atividades primrio-exportadoras, passasse a ser gerido livremente. No obstante, os efeitos histrico-social dinamizadores desse processo foram diludos pela lgica da grande lavoura, centralizada no trabalho escravo e na dominao patrimonialista, ainda que no tenha tolhido a reorganizao do uxo de renda, a diferenciao do sistema econmico e o processo de urbanizao (FERNANDES, 1975). A reorganizao do uxo de renda constitui acontecimento de grande relevo, pois forou a diferenciao dos papis econmicos7 e contribuiu para modicar a composio do sistema econmico. Foram trs os efeitos acarretados por esse processo, a saber: a) contribuiu para a liberao e dinamizao de comportamento econmico puramente capitalista; b) colocou sob novas bases a organizao interna de uma economia de mercado (exigncias dos consumidores e especializao econmica); e c) suscitou a recalibrao econmica do comrcio, que passa

7 Decorrente da internalizao das fases de comercializao do produto, que induzia as elites a cumprir novos papis sociais e polticos, o que facilitava o acesso a papis econmicos em ncleos urbanos.

142

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

a constituir o segundo plo dinmico das atividades econmicas (FERNANDES, 1975). Com efeito, a competio passa a fazer parte das relaes econmicas dos senhores rurais, seja entre si, seja com outros atores evolvidos nesse processo, incentivando as atividades econmicas geradas pela expanso das cidades, embora sem romper com a tradio de ver na agricultura a verdadeira fonte de riqueza e o nico setor capaz de garantir o futuro da Nao. Se, por um lado, o Estado se apresenta como garantidor da dominao poltica dos estamentos senhoriais, por outro o seu surgimento revela novas conexes funcionais com a organizao econmica, orientando-se a proteger e a fortalecer a iniciativa privada e assumindo encargos que buscavam garantir certos privilgios, como a continuidade da mo de obra escrava e a criao de servios pblicos. Contudo, embora tenha cumprido um papel construtivo, especicamente quanto ao processo de internalizao dos centros de poder, a dominao estamental acabou moldando um Estado anti-social, pois operado enquanto instrumento de dominao poltica com fundamentos liberais formais. nessa perspectiva que Fernandes (1975, p.68) arma que:
Enquanto veculo para a burocratizao da dominao patrimonialista e para a realizao concomitante da dominao estamental no plano poltico, tratava-se de um estado nacional organizado para servir aos propsitos econmicos, aos interesses sociais e aos desgnios polticos dos estamentos senhoriais. Enquanto fonte de garantias dos direitos fundamentais do cidado, agncia formal de organizao poltica da sociedade quadro legal de integrao ou funcionamento da ordem social, tratava-se de um Estado nacional liberal e, nesse sentido, democrtico e moderno.

A constituio desse Estado amlgama decorreu de um impasse histrico que se colocou ao processo de armao autnoma das elites no Brasil, que ao mesmo tempo em que exigia o rompimento com a condio de colnia, no permitia a gesto democratizada do poder. O privilgio em escala nacional, subproduto do monoplio do poder poltico pelos estamentos senhoriais, atuava na direo de preservar e fortalecer as estruturas scio-econmicas nas quais repousavam o prestgio social exclusivo dessa classe. No obstante, a implantao de um Estado nacional independente lanaria as bases para a formao do chamado Brasil moderno, ainda marcado por contrastes sociais e econmicos agudos que conguram a sua dualidade estrutural (FERNANDES, 1975).

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

143

A Nao independente ofereceu, no entanto, o substrato moral e o dinamismo econmico bsico para que se pudesse dar curso ao processo de assimilao dos modelos de organizao econmica predominantes nas economias centrais. Para Fernandes (1975), duas ordens de fatores fundamentais atuaram no sentido de desencadear a Revoluo Burguesa no Brasil, a saber: a) o comportamento das economias centrais; e b) o aparecimento e a atuao de dois agentes humanos que se caracterizaram enquanto atores e defensores do desencadeamento da ruptura com a ordem pregressa. Diante da implementao de um Estado independente, as economias centrais logo se empenharam em estabelecer formas alternativas de apropriao do excedente econmico gerado internamente, modicando-se apenas a qualidade da dependncia externa, com o colonialismo cedendo espao ao neocolonialismo. A nova congurao da relao de dependncia requereu, no entanto, um grau de modernizao do pas, mas sob os quadros de um Estado controlado, poltica e administrativamente, por elites locais, de modo a conformar uma representao capaz de atribuir legitimidade condio de dependncia. De incio, isso foi viabilizado a partir da transferncia de rmas ou liais, em pequena escala, cujas atividades eram organizadas institucionalmente. Formavam-se, assim, novos nexos de dependncia econmica em relao ao exterior, mas agora vinculados a mecanismos reais e efetivos de mudana econmica (FERNANDES, 1975). Mas, no entendimento do autor, esse fenmeno produziu dois efeitos scio-econmicos construtivos, a saber: 1) fez com que os nveis de produo e de exportao da grande lavoura fossem dinamizados, aumentando o excedente gerado, parte do qual era revertido em consumo e aplicado no meio urbano ento nascente, fatores dinamizadores do mercado interno; e 2) introduziu padres capitalistas na esfera das relaes comerciais, contribuindo para recongurar o comportamento dos agentes envolvidos sob moldes capitalistas. Dois personagens estimulam a constituio de modos capitalistas de comportamento econmico, incentivando o processo de internalizao da ordem social competitiva e, assim, contribuindo decisivamente para a formao e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, a saber: a) o fazendeiro do caf, que se transforma em homem de negcios nessa nova conjuntura e dissociava a fazenda e a riqueza do status senhorial; e b) o imigrante, que traz e propaga a racionalidade econmica que ir basear o comportamento dos demais atores sociais, mesmo que adaptado ao contexto brasileiro (racionalidade adaptativa). Foram eles que deram curso Revoluo Burguesa no Brasil, pois representa-

144

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

ram uma ruptura com o passado da era colonial e atuaram na direo de propiciar a modernizao. Diante do fortalecimento da ordem social competitiva, o fazendeiro evolui para novas adaptaes econmicas, descolando-se da forma estamental de acumulao de capital e assim contribuindo para o avano da nova ordem. O fazendeiro que se adapta s novas condies se transforma em fazendeiro homem de negcios, principal agente humano nativo da Revoluo Burguesa no Brasil, vez que desempenhou papel proeminente nos acontecimentos histricos do pas e comandou a poltica da Nao sob a gide da nova ordem social que ajudava a instaurar. Com isso, moldou a poltica econmica para benefcio prprio, consubstanciada na defesa permanente do caf, apresentando-se como agente de integrao do capitalismo comercial e nanceiro no desenvolvimento da economia brasileira. Mas, ao mesmo tempo em que defendeu o nvel de ocupao dos fatores da economia interna, resguardou o seu prprio setor de interesse, o agrrio (FERNANDES, 1975). J o imigrante cumpriu um papel determinante no processo de insero de novos padres e estilos de vida na sociedade brasileira, contribuindo decisivamente para a consolidao interna da economia de mercado em expanso. Com o intento de fazer fortuna, seu objetivo consistia em se apropriar da maior soma possvel de riqueza sob a forma monetria, o que concorria para romper com a ordem social senhorial e escravocrata. Outro vetor que atuava na mesma direo era a utilizao do trabalho prprio, ao invs de alheio, como fonte de sobrevivncia e eventual enriquecimento, condio que abria ao imigrante a possibilidade de mobilidade econmica vertical e horizontal. Fazendo uso de um tipo de racionalidade adaptativa, o imigrante foi galgando novos postos de trabalho at chegar aos chamados imprios industriais. Segundo Fernandes (1975, p.141-142):
O imigrante introduziu no Brasil maneiras de ser, de pensar e de agir em que o clculo econmico e a mentalidade racional com relao a ns acabaram alcanando, pela primeira vez em nosso Pas, a consistncia estrutural e funcional requerida pelo padro capitalista de organizao da personalidade, da economia e da sociedade. [...] No conjunto, pois, o imigrante realizava, na esfera econmica da cultura, a passagem da ordem tradicional para a ordem capitalista [...]

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

145

Contudo, a lgica do ganho rpido concorreu para embutir uma espcie de curto-prazismo no campo de viso desses atores, desestimulando a construo de projetos econmicos de longa maturao, capazes de atribuir maior dinmica ao capitalismo brasileiro. No mais, com o passar do tempo, os smbolos da ordem senhorial passam a ser incorporados pelos imigrantes, o que concorria para reprisar, sob novo estilo, o passado do senhor agrrio comercial (Fernandes, 1975, p.145-46). Aps discutir o processo de formao do denominado Brasil moderno, Fernandes (1975) passa investigao da formao da ordem social competitiva em pases que tiveram passado colonial, como o Brasil. ordem social competitiva, cumpre precisar, corresponde elevao da concorrncia enquanto fator estrutural e dinmico bsico das aes humanas e na calibrao das relaes sociais, passando a constituir o locus da ao humana em sociedade, contrapondo-se ordem escravocrata e senhorial, pautada pelo mandonismo e pelo exerccio do poder e do privilgio econmico, social e poltico, a partir de bases hierrquicas (FERNANDES, 1975). Nas sociedades dependentes, o capitalismo introduzido antes da plena constituio da ordem social competitiva. Nessas condies, a ordem social anterior acaba dando um formato peculiar ao capitalismo, condio que obstaculizou a expanso do capitalismo no Brasil. Nestas condies, a persistncia dos fundamentos da dominao patrimonialista implicou a neutralizao e diluio dos elementos competitivos, continuando o equilbrio social a ser pautado de forma prevalente pela cooperao e pelas formas autocrticas de solidariedade (FERNANDES, 1975). A coexistncia da ordem social anterior com a ento emergente ordem social competitiva fazia com que os pilares desta ltima, a saber, a livre iniciativa e a propriedade privada, fossem convertidos em privilgios estamentais, que deveriam ser resguardados e mantidos. Esse processo no apenas tolhia os papis socialmente construtivos associados competio, como redistribuio da renda e do poder, mas tambm potencializava a concentrao de riqueza, poder e propriedade. Mas mesmo no rompendo com o crculo poderoso advindo do passado, o processo de urbanizao, associado possibilidade de mobilidade social, contrapesava os efeitos repressores da ordem anterior impostas ordem emergente, permitindo aos indivduos de extrao social inferior, para as quais o privilgio no constitua um valor, alcanar escales superiores. Contudo, mesmo os estratos sociais intermedirios, depois denominados de classe mdia emergente, diz Fernandes (1975, p.161):

146

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

[...] continuaram a apegar-se [...] modernizao e democratizao como meros expedientes de privilegiamento de seus interesses e do seu destino social [...] Ficaram entregues a uma obscura misso histrica, de adores da perpetuao crnica do poder conservador e dos privilgios estamentais mais odiosos [...]

Nesse contexto, a nova ordem social competitiva era introduzida a partir de brechas encontradas na ordem social anterior, ganhando impulso suplementar quando da abolio, que concorre no sentido de alterar o regime senhorial no Brasil. De qualquer modo, mostra-se imperativo salientar que a ordem social competitiva foi deformada pela ordem anterior, ao invs de suprimi-la, fazendo com que a competio se vinculasse aos valores e aos processos que concorreram para a manuteno do passado no presente" mostrando-se, assim, insuciente para aniquilar os valores arcaizantes. Essa simbiose entre valores e interesses tradicionais-conservadores (particularistas e elitistas) e aqueles lanados pela ordem social competitiva fez com que o capitalismo brasileiro casse amarrado a um passado atrasado, particularista e autocrtico, estabelecendo o contorno hbrido da economia brasileira, marcada pela coexistncia do arcaico com o moderno8. Finalmente, Fernandes (1975) realiza a discusso da Revoluo Burguesa e do capitalismo dependente, terceira e ltima parte de sua obra. O autor discute como se processa a acumulao capitalista dependente e o carter especco de sua realizao9. Para ele, a Revoluo Burguesa, entendida como um conjunto de transformaes econmicas, tecnolgicas, sociais, psicoculturais e polticas, apenas se realiza quando do auge de sua evoluo industrial. Nesses termos, colocada diante das tarefas tpicas de sua congnere europia, a classe burguesa no Brasil no teve condies de cumprir de forma autnoma seu compromisso com a industrializao. A aliana com as classes dominantes retrgradas se mostrou funcional s suas intenes de classe, pois assomado ao suporte do Estado, permitiu realizar a industrializao e manter a estrutura de privilgios da qual desfrutava. A burguesia brasileira se mostrou incapaz, assim, de se libertar da oligarquia e de implementar a social-democracia no pas (FERNANDES, 1975; ARRUDA, 1996).

8 No obstante o fato de, num primeiro momento, a ordem social competitiva ter acelerado a desarticulao da sociedade de castas e estamentos. 9 Sobre a contribuio de Florestan ao pensamento marxista brasileiro, ver Almeida (2005).

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

147

Destarte, o processo tardio de industrializao foi realizado sem o rompimento com a condio de dependncia, com a dominao imperialista externa. A articulao com o setor externo, mais a aliana com as foras polticas retrgradas, atinge seu ponto mximo em 1964, quando se passa a fazer uso de um modelo autocrtico burgus, uma ditadura burguesa revelada e altamente opressora, revelando a verdadeira face da revoluo burguesa no democrtica no Brasil (FERNANDES, 1975; DRAIBE, 2004). Contraditoriamente, no entanto, a aliana com o capital estrangeiro, sob a gide do capitalismo monopolista, aguou a coexistncia do moderno e do atrasado num mesmo espao. Perpetuou-se, pois, a posio subalterna da economia nacional e aprofundou o seu grau de satelizao, que paradoxalmente concorreu para diluir o poder das prprias elites nativas (FERNANDES, 1975; ARRUDA, 1996). De acordo com o Florestan, desse modo, a Revoluo Burguesa no Brasil apresenta um alto grau de singularidade, pois a despeito de envolver agentes modernizadores, o seu raio de ao se limita a certas esferas da vida social, mostrando-se incapaz de contemplar o conjunto da sociedade. Embora acompanhe e ocorra em compasso com a formao da sociedade de classes, ela acaba eliminando os componentes polticos e socioculturais observados no modelo original, cuja resultante consistiu na feio autocrtica e autoritria da dominao burguesa no Brasil, que concorreu para distanci-la ainda mais de sua congnere europia. Uma revoluo pelo alto (FERNANDES, 1975; ARRUDA, 1996).

Sociedade de Classes e Capitalismo Dependente10


As classes sociais11 no Brasil so estruturadas sob um contexto altamente peculiar, sob uma realidade jurdica, social e institucional imposta pela condio de dependncia, particularmente econmica, embora no apenas. Com esse substrato, a modernidade no consegue romper completamente com o regime estamental, que se mostrou funcional nascente organizao econmica e
10 Seo baseada em Fernandes (1968; 1972). 11 Denidas atravs de uma estraticao especca determinada por uma regulao econmica o modo de produo capitalista que dene os diferentes graus de privilegiamentos dos diferentes estratos sociais. Este modo de produo tambm determina os processos de concentrao de riqueza, de prestgio social e de poder, bem como os mecanismos de mobilidade e mudanas sociais (FERNANDES, 1972).

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

149

moral em nvel nacional, esta condio acaba reprimindo comportamentos econmicos e sociais coletivos12. Os modelos explicativos de Marx e Weber comportam a concluso de que o subdesenvolvimento explica-se de forma objetiva pelas condies de dependncia econmica, que por seu turno gerada, condicionada e regulada a partir de fora, por vetores conjunturais e estruturais do mercado mundial. Os trs modelos suportam, ademais, a concluso de que as sociedades capitalistas subdesenvolvidas absorvem a ordem social competitiva observada nos pases desenvolvidos, mas sob o amparo e o condicionamento de arranjos sociais, econmicos e polticos que reetem a polarizao econmica e a herana colonial dessas sociedades, donde a ruptura da condio de subdesenvolvimento apenas pode se desencadear a partir das foras sociais internas. Permitem concluir, nalmente, que o regime de classes, numa economia capitalista subdesenvolvida, possui como substrato material uma situao de mercado dependente e como suporte sociocultural os recursos de uma civilizao nucleados no exterior (FERNANDES, 1968). Fernandes (1968) desenvolve a tese de que nas economias capitalistas subdesenvolvidas, e particularmente no Brasil, o regime de classes, como conexo dessa modalidade de capitalismo, atua em duas direes simultneas, a saber: na de organizar internamente os interesses scio-econmicos que produzem as classes; e na de dar continuidade explorao de fora para dentro. Nesse contexto, se por um lado as formas econmicas arcaicas restringem o raio de atuao das estruturas modernas e atribuem um carter dual a essas economias, por outro se mostram absolutamente necessrias para a estruturao e a existncia de estruturas modernas ou ultra-modernas. Isso porque a articulao de estruturas econmicas heterogneas assume a funo de calibrar o emprego dos fatores de produo segundo uma linha de rendimento mximo, superexplorando o fator de produo abundante, a saber, a fora de trabalho. Assim, o setor arcaico acaba cumprindo as funes econmicas fundamentais para a articulao do sistema13: de um lado, permite o aparecimento e a sustentao de zonas
12 nessa perspectiva que o autor entende o subdesenvolvimento no como uma simples cpia de algo maior ou uma mera fatalidade, mas como produto de uma escolha aceita socialmente e que para ser superado depende de escolhas da mesma natureza. Da a importncia que o autor atribui esfera poltica. 13 As funes apresentadas por Fernandes (1968) so as seguintes: a) servir de elo entre o mercado interno e externo na captao de excedente econmico; b) alimentar uma pequena poro do mercado interno (moderno) a partir de um alto poder de consumo; e c) servir de elo entre o setor arcaico e o moderno, transferindo direta ou indiretamente para este ltimo o excedente econmico, que no pode ser reinvestido no primeiro, de modo produtivo, mantidas as condies de articulao do sistema econmico.

150

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

de modernidade14; por outro no se mostra suciente para propiciar a autonomizao do processo de acumulao no setor moderno. Este, por isso, mostra-se incapaz de espraiar os benefcios do processo de acumulao para o conjunto da populao15 e de romper com a dependncia do excedente econmico obtido nos setores arcaicos a partir de superexplorao do trabalho, condio pouco modicada pelo processo de industrializao16 (FERNANDES, 1968). No mbito externo, a relao de dependncia se traduz na transferncia de excedente econmico para fora, reduzindo as economias subdesenvolvidas em meras economias de consumo, podando as possibilidades de autonomizao em bases capitalistas. Tem-se, assim, uma economia duplamente articulada: no plano interno, a partir da dependncia do setor moderno em relao ao atrasado; e no plano externo, da subordinao da economia nacional economia mundial, a partir da transferncia do excedente econmico, viabilizada pelo consumo de massa e pela modernizao dos padres de consumo17. Esse panorama, de acordo com Fernandes (1968), permite situar como se constitui, funciona e evolui o regime de classes sob o capitalismo dependente. Valendo-se da distino Weberiana entre possuidores de bens e no-possuidores de bens, o autor realiza uma caracterizao geral da sociedade brasileira. Os no possuidores de bens dividem-se em duas categorias, a saber: 1) os assalariados e os que esto em vias de proletarizao ou se proletarizaram; e 2) os que esto imersos na economia de subsistncia ou em estruturas arcaicas do sistema econmico, seja no campo, seja nas cidades. Este ltimo conjunto compreende a parcela da populao marginalizada, no se caracterizando enquanto um exrcito industrial de reserva, vez que composta por atores sociais que no possuem os requisitos exigidos pela ordem social competitiva. Quanto

14 Categoria estranha obra de Fernandes (1968), mas que acreditamos retratar de forma adequada o carter dual e heterogneo das economias capitalistas subdesenvolvidas. 15 Essa incapacidade do setor moderno impor a transformao ou a eliminao do setor arcaico decorre de dois conjuntos de fatores, a saber: de um lado, as formas de produo no desembocaram, de igual modo, na mercantilizao da fora de trabalho; de outro, nem todas as situaes e processos econmicos se incorporaram e foram controlados por foras internas, segundo o autor a partir do ncleo legal e institucionalizado da economia nacional. 16 Uma vez que altamente concentrado e que, ao cabo, provocou um processo de intensicao da transferncia de renda e de controles econmicos do setor atrasado para o setor moderno, localizado no meio urbano (FERNANDES, 1968, p.66-67). 17 Aqui, a idia de modernizao dos padres de consumo, desenvolvida de forma marcante por Furtado (1959), encontrase bastante presente em Fernandes (1968). Isso porque, ao internalizar os padres de consumo e os estilos de vida prevalecentes nas economias avanadas, as economias subdesenvolvidas so transformadas em simples espaos de consumo, no se constituindo em centros de produo e inovao, situao que perpetua a sua condio heteronmica.

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

151

graduao social, pode-se distinguir o grupo entre classe baixa urbana, compreendendo assalariados com baixo rendimento, e classe dependente urbana, que diz respeito ao setor indigente e utuante das grandes cidades. J quanto s zonas rurais, de acordo com o autor, mostra-se dicultosa a escolha de um termo aceitvel, pois o Brasil no chegou a conhecer um campesinato propriamente dito. J os possuidores de bens no Brasil so representados como classes altas, ricas e poderosas. Este conjunto pode ser dividido entre classe alta urbana, classe alta rural e classe mdia urbana, sendo que as duas primeiras vinculam-se solidariamente como uma burguesia. De acordo com Fernandes (1968), a classe alta urbana formada por industriais, banqueiros, grandes comerciantes, prossionais especializados em servios administrativos ou de elevada qualicao; a classe mdia urbana compe-se de dois estratos, um tradicional, formado por prossionais liberais, professores, jornalistas, operrios altamente qualicados, entre outros ofcios da mesma categoria, e um moderno, originado notadamente do alto escalo das grandes empresas, que acabam dispondo de meios para valorizar as suas ocupaes em decorrncia das posies estratgicas que ocupam na expanso do setor moderno; e, nalmente, a alta classe rural, uma combinao classe-estamento, envolve grupos de interesses relativamente heterogneos, como o grande e mdio proprietrio, o padre, o juiz de direito, o pequeno industrial, assalariados de alto escalo descendentes de famlias tradicionais, etc. Importa destacar que os possuidores de bens, no sistema econmico caracterizado, possuem idnticos interesses de classe e a mesma situao de classe18, enquanto os no possuidores de bens so distribudos por categorias distintas, sendo que uma parte, no Brasil a maior dela, no chega a ter interesse de classe e situao de classe, enquanto outra parte, inserida no setor moderno, possui as duas condies, valorizando-se mediante a venda da fora de trabalho como mercadoria. Nesse espectro, pois, Fernandes (1968) entende que no Brasil apenas as classes altas tm conscincia clara de seus interesses de classe e de sua situao de classe. Contudo, a dependncia externa atua no sentido de obstaculizar o processo

18 De acordo com Fernandes (1968), o interesse de classe diz respeito s condies estruturais e funcionais da ordem econmica que garantem a continuidade da posio ocupada e das vantagens dela decorrentes. J a situao de classe denida a partir do grau de homogeneidade assegurado socialmente pela ordem econmica fruio (ou ausncia dela) de interesse de classe anlogos. Para o autor, a classe social ampara-se sobre os interesses de classe e as situaes de classe, mas caracterizando-se sobretudo enquanto grupo social, sujeito a variaes segundo a intensidade dos contratos sociais, a formao de padres de vida e de aspiraes sociais comuns, laos de solidariedade moral, etc.

152

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

de conscientizao das classes altas, eternizando a condio de dependncia e de dualidade estrutural. As classes altas, para Fernandes (1968, p.74):
[...] so vtimas da iluso da autonomia nacional ao nvel poltico, ao mesmo tempo em que no podem livrar-se das formas de associao dependente com os agentes e os interesses econmicos dos ncleos hegemnicos externos. Da resulta uma situao ambivalente no plano estrutural da juno da ordem econmica vigente com a ordem social de classes. A existncia de um Estado nacional independente e a parte tomada por essas classes, com real autonomia, na conduo da vida poltica interna, levam-nas a identicarem-se com os smbolos econmicos, polticos e sociais de soberania nacional e do liberalismo econmico.

As classes altas acabam, assim, negando-se enquanto classe social, medida que se sintonizam com smbolos, valores e polticas que no atendem aos seus reais interesses de classe, a no ser sob uma perspectiva imediatista de obteno de vantagens econmicas. Esse fenmeno potenciado pela simbiose entre capital estrangeiro e capital nacional, processo que conduz a uma diluio das contradies envolvidas nas polarizaes ideolgicas e utpicas da situao de classe dominante. Quanto s demais classes, dois movimentos mostram-se evidentes, a saber: 1) as formas de conscincia e de atuao da classe mdia so condicionadas pela associao com os interesses do capital (nacional ou estrangeiro), convertendo-as em puritanas do capitalismo dependente; e 2) a classe baixa urbana no se converte no equivalente a algo como a vanguarda consciente do proletariado, mostrando-se altamente desorganizada e excluda parcial ou totalmente dos mecanismos normais que poderiam valorizar seu destino social, por meio das relaes de produo e do mercado. Nessa perspectiva, o elemento de tenso da ordem social vigente acaba sendo a intensidade do crescimento econmico, relegando os motivos especcos de armao operria ou de luta de classes a um plano inferior e menos importante. Isso porque ao possibilitar mobilidade social, a expanso da produo concorre para evitar rupturas com a ordem social. Por isso que para Fernandes (1968), o crescimento econmico constitui um tipo de revoluo dentro da ordem. Apenas a interferncia drstica na sua continuidade pode substituir a revoluo dentro da ordem por outros tipos de comportamentos inconformistas e por

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

153

solues verdadeiramente revolucionrias. Mas ao se traduzir em instrumento de mobilidade social, o crescimento econmico atua no sentido de enfraquecer a conscincia de classe, especialmente dos trabalhadores do setor moderno, cujos interesses so dissociados dos interesses dos trabalhadores do setor arcaico (FERNANDES, 1968; 1972). Tem-se, pois, um papel contraditrio da revoluo dentro da ordem, pois permite a manuteno de privilgios para uma pequena parcela da sociedade e de iniqidades sociais extravagantes ao mesmo tempo em que faz as elites se abdicarem de suas aspiraes de autonomia nacional, que pode inclusive colocar as suas vantagens econmicas em risco. A integrao das classes desfavorecidas mediante a generalizao da modernidade no espao nacional exigiria um progresso econmico excepcional que permitisse absorver os marginalizados do sistema ao setor moderno, condio que extrapola a prpria condio de capitalismo dependente. A esta parcela da populao, seguindo-se a ordem natural das coisas, resta apenas a autonegao sob a forma de processos migratrios, penetrao no mundo urbano, etc. No mais, tal contingente acaba se mostrando altamente funcional manuteno da (des) ordem estabelecida, pois a apropriao capitalista ocorre pela superexplorao do trabalho e excluso da massa despossuda da participao socioeconmica, condies bsicas para a acumulao de capital e repartio do excedente nacional com os setores dominantes internos e externos (FERNANDES, 1968; 1972). O ponto a ser destacado que no contexto conformado pelo capitalismo dependente19, o regime de classes deixa de exercer as suas funes construtivas, como a de possibilitar um mnimo de homogeneidade e de igualdade aos indivduos no processo de valorizao via mercado, suporte sob o qual se pode construir uma estraticao social de fundamentos estritamente econmicos. Ao invs disso, sob o capitalismo dependente o regime de classes acaba se prestando perpetuao da polarizao estrutural dessas economias, donde de acordo com Fernandes (1968, p.83-84) cabe elite apenas:
[...] resguardar o privilegiamento de sua posio como se ele devesse ser natural, eterno e sagrado. Omitem-se ou opem-se sistematicamente, pela violncia onde se tornar conveniente, institucionalizao e frui-

19 Marcado pela polarizao e gerao de excedente para as economias avanadas, alm de suportar uma herana colonial que deu movimento a um processo de acumulao sob bases capitalistas pouco racionalizado e dinmico, exaltando as formas de concentrao de renda e status.

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

155

Assim, o imediatismo e a especulao imoderada passam a constituir precondies para o xito econmico. Os componentes no controlveis que atribuem insegurana aos negcios so contrapesados pela superexplorao dos fatores sob controle, passando o trabalho a ser submetido a formas marginais de explorao. Ou seja, a instabilidade estrutural do capitalismo dependente passa a ser compensada pela reproduo de condies timas de sobre-apropriao e superexplorao do trabalho e dos recursos naturais, o que permite a acumulao e a gerao do excedente necessrio para atender s expectativas das sociedades hegemnicas e para garantir o acesso das classes privilegiadas nacionais aos padres de consumo das economias centrais (FERNANDES, 1968; 1972). No capitalismo dependente, assim, a atuao da burguesia acaba sendo orientada para a sobrevivncia econmica, que contraditoriamente atua no sentido de aguar a situao de dependncia, pois parte do excedente econmico acaba se destinando s economias centrais. Por isso, de acordo com Fernandes (1968, p.91) [...] a economia capitalista subdesenvolvida engendra uma burguesia que vtima de sua prpria situao de classe. O segundo problema se refere ao modo pelo qual os interesses econmicos, no capitalismo dependente, dinamizam comportamentos de classe tpicos, reetindo a incapacidade do sistema na gerao e imposio de mecanismos exclusivamente capitalistas de controle econmico. Isso implica uma margem de insegurana crnica, pois os agentes no contam com condies para determinar, a partir de bases econmicas, os limites de sua autonomia real, situao que os tornam incapazes de controlar todos os processos econmicos incorporados ordem econmica operante. Essa situao acaba dilapidando o conjunto de elementos dinmicos fundamentais sobre o qual se apia a condio burguesa, qual seja, propriedade privada, acumulao capitalista e trabalho assalariado. Isso faz com que no sejam estabelecidos compromissos de classes e formas de solidariedade inter-classes, condio que impede a estruturao de um contrato social no sentido de contemplar tanto as classes possuidoras de bens, como as no-possuidoras. Nesse contexto, passa a existir um contrato entre os donos do poder, as classes altas, que se por um lado permite a acumulao, por outro, por exigir a articulao entre o moderno e o atrasado, acaba restringindo o poder de competio e no permitindo o conito ocasionado por interesses econmicos divergentes dentro da prpria classe. Com isso, consolida-se a condio de subdesenvolvimento. No plano poltico, essa situao se traduz na inexistncia de um projeto

156

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

coletivo de poder, que atue no sentido de impedir o grande salto capitalista e, ao cabo, a utilizao esclarecida e audaciosa do Estado para o alcance desse objetivo. O Estado passa a ser utilizado como instrumento de defesa e suporte para as classes privilegiadas, visando garantir maior estabilidade atravs de mecanismos de transferncias de renda dentro do ambiente de instabilidade das economias dependentes que se prestem a reprimir as contestaes das classes subalternas. Nesses termos, o capitalismo admitido pela burguesia apenas enquanto forma econmica, mas no enquanto estilo de vida, em suas formas jurdicas, polticas e societrias (FERNANDES, 1968; 1972). Finalmente, o terceiro problema diz respeito capacidade de realizao burguesa das elites das sociedades capitalistas subdesenvolvidas. Para Florestan Fernandes, e conforme j discutido na seo anterior, admitindo-se a revoluo burguesa como um estado de tenso a partir do qual a economia se diferencia e se reintegra, todo sistema capitalista comporta um movimento desse tipo, que em regra coincide com a transio do capitalismo comercial para o capitalismo industrial. Mas no contexto de capitalismo dependente, com uma burguesia egosta e provinciana, as elites acabam no concretizando nem seus interesses de classe, nem os interesses da nao, armando-se enquanto classe apenas no plano econmico, com sua subsequente incapacidade de viabilizar o rompimento com o passado e a eliminao dos vnculos de subordinao no mbito internacional. A ordem social competitiva constituda pela burguesia no capitalismo dependente se mostra incapaz, assim, de liderar a modernizao econmica global e promover a integrao nacional (FERNANDES, 1968; 1972). Nos pases subdesenvolvidos, com efeito, a revoluo burguesa ocorreu dentro da ordem existente do sistema colonial, sem a ruptura dos elos de dependncia existentes. A ordem social competitiva foi estabelecida sob o compromisso com o capitalismo dependente, a partir de uma burguesia incapaz de realizar a revoluo nacional democrtica e promover a integrao nacional. As classes possuidoras so capazes de impor seus interesses sociedade, de modo a compensar as instabilidades inerentes s condies de dependncia por meio das transferncias de renda do setor arcaico para o setor moderno, baseadas na superexplorao do trabalho e dos recursos naturais, situao que aprofunda a dependncia, amplia a heterogeneidade social e, por extenso, impede a estruturao de um padro de desenvolvimento autnomo e socialmente inclusivo (FERNANDES, 1972).

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

157

guisa de concluso
A obra de Florestan Fernandes representa uma possibilidade de interpretao do Brasil. Sua inovao transcende a adaptao de fenmenos observados no capitalismo avanado realidade dos pases da periferia e, particularmente, do Brasil. Ao proceder tais adaptaes, o autor consegue captar especicidades importantes de cunho no apenas sociolgico, mas tambm econmico, poltico, cultural e psicossocial dos pases subdesenvolvidos, os constrangimentos da resultantes, bem como as alternativas para a sua superao. A anlise da Revoluo Burguesa no Brasil revela, entre outras evidncias de fenmenos que evidenciam o carter especco do capitalismo dependente: a) a inuncia do passado colonial na formao da sociedade brasileira; b) o descompasso histrico entre as transformaes internas e as imposies da economia mundial, que implica um processo de sobreposio de estruturas polticas, econmicas e institucionais inacabadas; c) os constrangimentos impostos a uma economia duplamente articulada, com o setor externo e o setor arcaico interno, indicando o carter heteronmico da economia nacional; d) a falta de interesse poltico, mais do que incapacidade, das elites locais transbordarem os benefcios da ordem social competitiva para o conjunto da populao, sob a forma de equalizao de oportunidades e redistribuio de renda e poder; e) o carter hbrido, heterogneo e polarizado de uma economia subdesenvolvida, donde a simbiose entre o arcaico e o moderno irrompe o plano econmico e determina o perl do poltico tradicionalista brasileiro21; f) a apropriao do Estado por uma elite particularista e classista, que no transcende o individual e que tem por nalidade denir e perpetuar os ganhadores (poucos) e perdedores (a maioria) na sociedade; g) o carter dialtico das relaes sociais, econmicas e polticas engendradas pela condio de capitalismo dependente, que colocou s claras os verdadeiros donos do poder em 1964: quando a revoluo dentro da ordem passou a se mostrar insuciente para articular as diferentes classes em prol de um interesse minimamente coletivo, as foras conservadoras logo trabalharam no sentido de tolher o movimento, sob a forma de opresso e violncia, impondo o exerccio autocrtico e armado do poder. Nesse contexto, conforme apontado, a estruturao da sociedade de classes se mostra problematizada, condio que no signica, evidentemente, a possibi-

21 Ver Fernandes (1996).

158

Giuliano Contento de Oliveira e Daniel Arias Vazquez

lidade de rupturas de carter progressista. Fazendo uso da distino weberiana de possuidores de bens e no-possuidores de bens, Florestan Fernandes realizou um mapeamento das classes sociais no Brasil e colocou em evidncia que enquanto os primeiros possuem idnticos interesses de classe e a mesma situao de classe, os segundos apresentam-se absolutamente desarticulados e, consequentemente, so transformados em massa de manobra e de extrao de excedente econmico sob uma linha de rendimento mximo, vetores que, se por um lado, atendem aos interesses de curto prazo das elites, por outro concorrem na direo de aprofundar o grau de satelizao da economia brasileira. Nessa perspectiva, o autor conclui que apenas as classes altas contam com condies decisrias capazes de afetar o conjunto da populao, ou seja, so elas que fazem a histria. Revela, ainda, que ao empenharem um comportamento imediatista e se identicarem com smbolos, valores e polticas que no atendem os seus reais interesses de classe, a elite acaba se negando enquanto classe social. Assim, sob a situao de capitalismo dependente, o regime de classes diculta o exerccio de suas funes construtivas, como a de possibilitar um mnimo de homogeneidade aos indivduos no processo de valorizao via mercado, suporte a partir do qual se pode construir uma estraticao social de fundamentos estritamente econmicos. Ao invs disso, contribui para a perpetuao da polarizao estrutural dessas economias, bem como do aprofundamento de sua dependncia externa. O autor sugere que a interrupo do crescimento econmico poderia atuar no sentido de detonar comportamentos do tipo inconformista e solues verdadeiramente revolucionrias. Todavia, a estagnao da economia brasileira entre 1980-2005 no se traduziu em comportamentos coletivos inconformistas substantivos. Em que medida isso se apresenta como resultado de expedientes utilizados pelas elites e instrumentalizados pelo Estado para amenizar as presses vindas dos estratos inferiores da sociedade, como programas assistenciais, a utilizao da mdia enquanto vetor de alienao social, entre outros mecanismos de controle social, coloca-se como objeto para estudos futuros. No obstante, o artigo contribui para mostrar que as contribuies de Florestan Fernandes podem ser teis para a interpretao de questes contemporneas. Constrangimentos externos retomada do crescimento sustentado, fruto da subordinao da economia brasileira mundial, bem como o entendimento da democracia burguesa como instrumento de manejo dos interesses de uma pequena minoria efetivamente inserida na ordem social competitiva, constituem

Florestan Fernandes e o capitalismo dependente...

159

suportes indispensveis para o entendimento do crescente processo de desarticulao social prevalecente, bem como a operao do Estado movida por interesses exclusivamente particularistas. Tem-se, pois, que as obras de Florestan Fernandes sumariamente discutidas ao longo deste artigo oferecem importantes elementos para uma interpretao crtica do desenvolvimento do capitalismo brasileiro. So mltiplas as possibilidades de utilizao das idias e dos conceitos presentes nas obras analisadas de Florestan para uma leitura do Brasil moderno, o que suscita investigaes futuras que caminhem nessa direo22.

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, Paulo Roberto de. Florestan Fernandes e a idia de revoluo burguesa no pensamento marxista brasileiro, Revista Espao Acadmico, ano V, n.52, set.2005. Disponvel em: <hp://www.espacoacademico.com.br/052/52_almeida.htm> Acesso em 01.11.2005. ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Arremate de uma reexo: a Revoluo Burguesa no Brasil de Florestan Fernandes, Revista USP dossi Florestan Fernandes, n. 29, mar.-mai, p. 56-65, So Paulo, 1996. BIOGRAFIA Florestan Fernandes (1920-1995). Disponvel em: <hp://www.sbd.ch.usp. br/orestan /index1.htm> Acesso em 01.11.2005. DRAIBE, S. Rumos de metamorfoses: Estado e industrializao no Brasil (1930-1960). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. P.9-49. FERNANDES, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo: DominusUSP, 1965. ________. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968. ________. Capitalismo dependente e classes sociais na Amrica Latina. Rio de janeiro: Zahar, 1973. ________. A revoluo burguesa no Brasil: ensaio de interpretao sociolgica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. ________. Que tipo de Repblica?. So Paulo: Brasiliense, 1986. ________. Em busca do socialismo: ltimos escritos & outros textos. So Paulo: Xam, 1995. ________. O ardil dos polticos, Revista USP dossi Florestan Fernandes, n. 29, mar.-mai, p. 86-89, So Paulo, 1996.

22 As obras de Fernandes (1986; 1995; 2006) so de grande valia nesse sentido.

Vous aimerez peut-être aussi