Vous êtes sur la page 1sur 7

Sobre a Mentira

Includo em 21/08/2006

Em algumas ocasies parece haver certa vontade social de envolver a psiquiatria na questo da mentira, notadamente quando alguma pessoa mente descaradamente, ou imotivadamente, compulsivamente e, principalmente, quando sua atitude mentirosa causa frustraes ou aborrecimentos em outros que no merecem tais mentiras. Doutor, alm de tudo, essa pessoa mente descaradamente..., costumam se queixar os familiares que acompanham essas pessoas mentirosas ao psiquiatra.

Mas a psiquiatria no se baseia na anlise isolada das atitudes. Para a psiquiatria importa o conjunto da situao existencial na qual se insere a pessoa, interessa sim os sentimentos, pensamentos e propsitos que acompanham suas atitudes. Dessa forma, por si s, a mentira no suficiente para pensar em diagnsticos.

Pesquisas mostram que todos mentem de uma forma ou outra e, assim sendo, a dificuldade da psiquiatria est em descobrir qual a mentira patolgica e qual a mentira, por assim dizer, fisiolgica.

Veremos ainda que existe a mentira institucional, aquela dos polticos, dos programas de governo, de instituies. So mentiras j mais ou menos aguardadas e socialmente sabidas como mentiras e mesmo assim com peso de verdade. Nosso programa de desenvolvimento ecolgico pretende, at o final do ano, controlar totalmente as queimadas... Senhores passageiros, a aeronave deve voltar ao aeroporto de partida por um pequeno problema na ventilao, estamos circulando o aeroporto para esgotar todo combustvel antes do pouso Toda corrupo ser apurada...

Pelas curiosidades em torno desse tema, talvez seja importante estudarmos um pouco a mentira em si, como fenmeno de falseamento da verdade, de oposio veracidade, como mecanismo de convenincia e convivncia social, de estratgia de sucesso, como planejamento poltico, enfim, como habilidades de sobrevivncia do ser humano (e parece no ser monoplio do ser humano).

A Mentira

A mentira no deve ser entendida como uma espcie de contrrio da verdade. tica e moralmente a mentira est muito mais relacionada inteno de enganar do que ao teor de deturpao da verdade e, juridicamente, a mentira est relacionada ao dolo ou prejuzo que causa a outra pessoa.

A mentira no apenas inveno deliberada, uma fico, pois nem toda fico ou fbula sinnimo de mentira. No pode ser mentira a literatura, a arte ou mesmo a demncia (sintoma da confabulao). A intencionalidade que define a mentira, estabelece o dano ou dolo.

Assim sendo, no mente quem acredita naquilo que diz, mesmo que isto seja falso. Santo Agostinho declara que Quem enuncia um fato que lhe parece digno de crena ou acerca do qual forma opinio de que verdadeiro, no mente, mesmo que o fato seja falso.

Considerarmos todas as formas de mentira, desde a mentira convencional de dizer Bom Dia s pessoas sem que, necessariamente, ansiamos para que ela tenha realmente um bom dia, passando pela mentira humanitria de consolar o moribundo, pela mentira carinhosa de achar que aquele vestido ficou muito bem na pessoa amada, o Papai Noel, ou a mentira por omisso, seja ela mdica, poltica ou policial, enfim, todas essas maneiras de dissimular a verdade, entendemos melhor as pesquisas que mostram a mentira presente em todas as pessoas.

Mas, o propsito com que falamos alguma coisa que definir a mentira. Mentir seria dirigir a outro um enunciado falso, cujo mentiroso sabe conscientemente dessa falsidade, e o faz com objetivo de enganar, de levar esse outro a crer naquilo que dito, dando a entender que diz a verdade.

Como dissemos, para mentir o que conta a inteno e, voltando a Santo Agostinho, no h mentira, apesar do que se diz, sem inteno, desejo ou vontade de enganar. a inteno que define se o que foi dito, verdadeiro ou falso, teve ou no o propsito de enganar. Alis, excluindo-se o aspecto intencional de enganar que caracteriza a mentira, mesmo muito difcil argir se uma verdade mais ou menos verdadeira, de forma a aceitarmos com facilidade a expresso a verdade de cada um. Isso bem comentado quando estudamos as maneiras pessoais de representar a realidade, quando vimos o termo procepo.

Muitas vezes levadas pela insegurana de ser aceitas tal como so, as pessoas podem cair na tentao de enriquecer suas histrias e enaltecer suas habilidades de forma a causar uma impresso mais favorvel em outras pessoas.

assim, por exemplo, que um ladro atribui-se mais roubos do que realmente tenha cometido para melhorar sua imagem diante dos companheiros de cadeia, ou o jovem que se vangloria de proezas sexuais muito alm do que tenha feito, superando a insegurana de sentir-se pouco viril, ou a me que aumenta um pouco o desempenho escolar de seu filho, compensando assim o sentimento de inferioridade diante de outras mes satisfeitas com o rendimento dos filhos delas...

Alm de atender diretamente as aspiraes prprias, a mentira satisfaz tambm interesses de maneira indireta. o caso, por exemplo, dos falsos rumores que diminuem, comprometem, execram pessoas que, de uma forma ou outra, nos ameaam (s vezes ameaam apenas nosso bem estar emocional). Mentir um recurso fcil de se recorrer, sem necessidade de se passar por esforos ou penrias, ainda que haja o permanente risco de ser descoberto.

O Mentiroso Aprendemos desde cedo as vantagens da mentira. Ainda crianas aprendemos a dizer que a me no est em casa, quando ela quer evitar atender ao telefone. Cedo aprendemos os benefcios de um atestado mdico forjado para comodidade de poder faltar s aulas de ginstica, e assim por diante. Ah! No esquecendo das mentiras a que se obrigam os netos, quando os avs perguntam de quais avs gostam mais...

Mas o mentiroso tambm passa por dificuldades, e quanto mais cai na tentao de mentir, tanto mais difcil vai ficado controlar a abundante base de dados das verses de suas mentiras, mais difcil vai ficando garantir a coerncia de suas estrias, mais necessidade de novas mentiras para encobrir as antigas.... a farsa cresce em progresso geomtrica.

No possvel para a psiquiatria estabelecer o esteretipo do mentiroso; cada caso um caso. A maioria das pessoas se encaixa nos mentirosos fisiolgicos, e a mais fisiolgica das mentiras so os falsos elogios ora, voc est sempre igual, parece no envelhecer.... Esses mentirosos fisiolgicos se servem das mentiras tambm para a elaborao das mais esfarrapadas desculpas no pude comparecer ao enterro porque uma tia minha teve que ser internada... E o interessante que o outro, igualmente mentiroso fisiolgico, tambm mente, fingindo acreditar.

Diante dessa freqncia fisiologicamente humana h, naturalmente, uma tendncia em banalizar a mentira, ou inocentemente classificar nossa mentirazinha cotidiana como sendo do tipo positiva, aquela que alm de no prejudicar pode at ajudar pessoas (...o senhor me parece mais saudvel hoje do que ontem... conheci seu filho, um jovem magnfico...), ou mentira negativa, aquela que prejudica.

Enfim, a mentira fisiolgica pode at facilitar a integrao social, e de tal forma que as pessoas com inata dificuldade para essas mentirinhas corriqueiras so tidas como ingnuas, socialmente pouco habilidosas, falta-lhes jeito ou, como se diz espertamente, no tm jogo de cintura.

Uma das razes interiores mais comuns para mentir a insegurana ou baixa auto-estima. Como dissemos, a mentira passa ao outro uma imagem de ns prprios muito melhor do que de fato acreditamos ser. Mente-se tambm por razes externas, de acordo com as presses para sucesso na vida em sociedade, por razes polticas ou at econmicas, quando o prejudicado for o fisco.

Finalmente h mentiras por razes patolgicas, desde aquelas determinadas por uma personalidade problemtica, at as outras, produzidas por neuroses francamente histrinicas, como a Sndrome de Mnchhausen e de Ganser.

Mentirosos contumazes, de dinmica psquica rica em conflitos e complexos, que representam personagens tal como fazem os atores, e refletem aquilo que gostariam de ser. Ao perderem o controle sobre o impulso de mentir o personagem criado suplanta o ego e a personalidade toda tomada por um falso e inaltntico ego.

Menosprezando a Realidade Obviamente, nem todas as vezes que a realidade falseada, distorcida, recriada ou substituda se constituir uma mentira. Na Demncia, por exemplo, a cognio de tal forma comprometida que a pessoa relata aos outros um mundo profundamente modificado e no qual acredita, sem a inteno de ludibriar. O mesmo acontece no Delrio, seja do psictico esquizofrnico, do delirante crnico ou do deprimido grave com sintomas psicticos.

Alis, desde crianas aprendemos a abstrair a realidade atravs dos devaneios, fantasias, fbulas. A prpria literatura pode nos conduzir a um mundo apaixonante de mentirinha.

E como a concepo da mentira se embasa na intencionalidade, esta pode ser singela e acanhada, como o caso de uma mentira tosca e pueril da pessoa que namora mas afirma o contrrio, com o propsito de facilitar uma conquista amorosa, at uma mentira de propores inimaginveis, como por exemplo, o falso relatrio sobre a existncia de um

arsenal de armas de destruio em massa no Iraque, como justificativa para uma guerra igualmente de destruio em massa.

H a mentira institucional, quando a propaganda mal intencionada tenta convencer de que toda corrupo governamental ser devidamente apurada e apenada. Bem ilustra isso, Hannah Arendt, lembrando que As mentiras sempre foram consideradas instrumentos necessrios e legtimos, no somente do ofcio do poltico ou do demagogo, mas tambm do estadista (in. Derrida, 1996).

Mas no inteno deste trabalho discorrer sobre espcies de mentiras dissimuladas em regras de convivncia e sucesso social, como por exemplo, garantir que se usando tal creme cosmtico haver pronto desaparecimento de rugas, ou que esse plano de sade realmente melhor que os outros... No seria adequado, aqui, atribuir ao marketing o exerccio da m f.

Mentira como sintoma de Patologias

Sndrome de Mnchhausen O hbito arraigado de mentir fantasticamente pode refletir um Transtorno da Personalidade que alguns autores chamam de pseudologia fantstica, que seria caracterizado por uma compulso a fantasiar uma vida fictcia para causar grande mobilizao e perplexidade em outras pessoas (Cataln, 2006), outros autores denominam de Sndrome de Mnchhausen.

Nesta sndrome a pessoa no suporta a idia dela ser comum, normal, trivial... No. Ela tem que ser super especial, tem que ter peculiaridades completamente excepcionais e fantsticas. Essa inclinao impulsiva para a mentira reflete uma grande vontade em ser admirado, de ser digno de amor e considerao pelos demais, conseqentemente reflete uma grande insatisfao com a real e medocre condio existencial.

A Sndrome de Mnchhausen relativamente rara, de difcil diagnstico, e caracterizada pela fabricao intencional ou simulao de sintomas e sinais fsicos ou psicolgicos sempre de natureza fantstica em um filho ou em si prprio, levando a procedimentos diagnsticos desnecessrios e potencialmente danosos. H sempre uma fraude intencional nessa sndrome.

Em 1951, Asher idealizou o termo Sndrome de Mnchhausen para descrever os pacientes que produziam e apresentavam intencionalmente sintomas fsicos para receber tratamento

mdico e hospitalar freqente. Uma das caractersticas associadas mais freqente era a mentira patolgica, juntamente com uma vasta histria de atendimentos mdicos e internaes hospitalares.

Depresso Grave Alguns casos de depresso grave tambm podem ser acompanhados de mentiras patolgicas. Nessa situao a pessoa se coloca em um verdadeiro emaranhado de estrias, desculpas e relatos que vo cada vez complicando mais a sustentao da mentira.

As mentiras iniciais na depresso tm, normalmente, o propsito de ocultar algum acontecimento que deixaria outra pessoa triste, aborrecida, decepcionada. Da em diante, h contnua necessidade de novas mentiras para completar a primeira. Percebe-se que, consoante a preocupao do deprimido com o sentimento do outro, ele mente para poupar maiores sofrimentos desse outro, mas o resultado sempre desastroso.

Na depresso as mentiras, ao contrrio da sociopatia, so acompanhadas de importante sentimento de culpa e arrependimento.

Transtornos do Controle dos Impulsos (veja) No Jogo Patolgico, na Cleptomania, na Bulimia, na Dependncia Qumica e outros Transtornos do Controle dos Impulsos existem muitas mentiras, cujo objetivo ocultar um comportamento sabidamente reprovado socialmente.

Personalidade Anti-Social O quadro mais grave onde a mentira aparece como sintoma importante o Transtorno AntiSocial da Personalidade, ou Personalidade Psicoptica. Embora qualquer pessoa possa mentir, temos de distinguir a mentira banal da mentira psicoptica. O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Normalmente est to treinado e habilitado a mentir que difcil captar quando mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada.

O psicopata no mente circunstancialmente ou esporadicamente para conseguir safar-se de alguma situao. Ele sabe que est mentindo, no se importa, no tem vergonha ou arrependimento, muitas vezes mente sem nenhuma justificativa ou motivo.

Normalmente o psicopata diz o que convm e o que se espera para aquela circunstncia. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situaes vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado, simulando tentativas de suicdio, etc.

A personalidade do psicopata narcisstica, quer ser admirado, quer ser o mais rico, mais bonito, melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade sua imaginao, seu personagem do momento, de acordo com a circunstncia e com sua personalidade narcisstica. Esse indivduo pode converter-se no personagem que sua imaginao cria como adequada para atuar no meio com sucesso, propondo a todos a sensao de que esto, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.

para referir: Ballone GJ - Sobre a Mentira - in. PsiqWeb, Internet, disponvel em www.psiqweb.med.br, 2006

Vous aimerez peut-être aussi