Vous êtes sur la page 1sur 22

CONTRIBUIO PARA O ESTUDO DA HISTRIA DO ASSENTAMENTO VISTA NOVA: TICA DE UMA VIVNCIA*

MANOEL ADIR KISCHENER** RESUMO

Neste artigo intento mostrar a partir da perspectiva das Histrias


Imediata e do Tempo Presente , a origem do Assentamento Vista Nova, formado por famlias vindas da regio do Planalto Mdio, inseridas na Histria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde residi, juntamente com minha famlia, tambm de assentados. O texto que segue faz parte da monografia de concluso de curso de Bacharelado em Histria, em que analisei o processo de formao de uma cooperativa, a partir da metodologia dos Laboratrios, empregada pelo Movimento (tambm vivenciado).1 PALAVRAS CHAVE: Histria imediata, Histria do Tempo Presente, Histria local e regional, assentamentos rurais, laboratrio.

H no mundo urbano brasileiro, lugar de destino desses imigrantes [populaes de origem rural], um grande desapreo por essa cultura ancestral, desapreo que aparece na sua folclorizao e at mesmo na sua ridicularizao.2

* Este artigo origina-se a partir do captulo 1 da Monografia de concluso de curso de Bacharelado em Histria FURG, sob a orientao do Prof. Dr. Leandro Sidinei Nunes Hoffman, defendida em janeiro de 2004. Agradeo ao Prof. Dr. Luiz Henrique Torres (FURG), pela leitura e comentrios; ao colega e grande amigo Professor e Historiador Marcos Antonio Aristimunha Ferreira, pela indicao de alguns referenciais bibliogrficos, e aos assentados do Vista Nova, razo principal deste artigo. ** Bacharel em Histria (FURG), atualmente cursando Licenciatura. Endereo eletrnico: kischener@yahoo.com.br 1 Dedico este artigo ao Prof. Miguel Matias Utzig Muller, falecido em 18 de junho de 2005, em Florianpolis, onde se doutorava em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); em vida foi-me um grande incentivador e colega na troca de idias sobre o cooperativismo rural e o MST. 2 MARTINS, 2001, p. 21-30.

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

151

1 A TRAJETRIA DAS FAMLIAS AT O ASSENTAMENTO VISTA NOVA, INSERIDA NA HISTRIA DO MST Um esclarecimento ao leitor: defendemos a viabilidade da Agricultura Familiar e uma Reforma Agrria radical, em que a concentrao de terras seja substituda pela soberania do povo brasileiro, em que a funo social da terra seja realmente respeitada conforme prega nossa Constituio. Acreditamos no MST, militamos por esse movimento social, do qual j fizemos parte, porm ao contrrio da maioria dos pesquisadores que o estudam temos nossas crticas. Outro esclarecimento, nossa concepo de Histria: entendemos que algumas questes so imprescindveis na formulao desse conceito, ou seja, a noo de tempo e espao; quer dizer, para que exista uma histria preciso que se esteja situado em determinado local e determinado perodo temporal. Outro aspecto importante a trilogia do tempo, passadopresentefuturo. Ressaltamos que no existe uma Histria homognea, totalizante ou universalizante, que possa ser explicada atravs de uma nica concepo; a Histria heterognea, interdisciplinar, diversificada e sem neutralidade, pois envolve, sobretudo, sentimentos, emoes e desejos.3 A seguir mostro a trajetria das famlias at o Assentamento Vista Nova (localizado nos municpios de Dom Pedrito e Rosrio do Sul, com uma rea de 741,33 hectares e 45 famlias, originado em janeiro de 1989), que est inserida na luta pela terra desencadeada no Estado a partir do final da dcada de 1970. Para o leitor que quiser acompanhar detalhadamente a histria do processo de formao, colonizao e expanso do capitalismo da metade norte do Estado, local de origem da maioria das famlias que compem o Vista Nova, h ampla bibliografia4. Esta uma regio rica em contradies scioterritoriais que, vindo tona no sculo passado, desencadeiam a luta pela terra no Rio Grande do Sul.

3 Esse conceito de Histria foi e est sendo (re)formulado por mim e pelo historiador e professor Marcos Antonio Aristimunha Ferreira, endereo eletrnico: marcosaristimunha@yahoo.com.br 4 A esse respeito, ver KLIEMANN, 1986; RCKERT, 1997, e ZARTH, 1997.

152

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

A luta pela terra em solo gacho, poca em que no Nordeste brasileiro atuavam as Ligas Camponesas, aqui era mediada pelo Movimento dos Agricultores Sem-Terra do Rio Grande do Sul (MASTER), que em 1962 ocuparia a Fazenda Sarandi5. As contradies scio-territoriais que levaram luta pela terra no Estado tiveram grande impulso a partir de meados da dcada de cinqenta do sculo passado, com o incremento do grau de capitalizao da agricultura, que passa a se beneficiar de grandes investimentos governamentais a pretexto de um projeto desenvolvimentista nacional. Nesse perodo, anterior Ditadura Militar em que o MASTER comea a perder fora e espao , comea a desenvolver-se um nascente sindicalismo rural, que levaria constituio da Frente Agrria Gacha (FAG), em 1961, uma forma de contrabalanar a influncia de esquerda, obedecendo a finalidades de setores conservadores da Igreja Catlica. Dois anos mais tarde fundada a Federao dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG).6 A construo da usina hidreltrica do Passo Real pela Companhia Estadual de Energia Eltrica (CEEE), na regio de Passo Fundo, em 1969, e o processo de desocupao de colonos que haviam ocupado a rea da Reserva Indgena de Nonoai, levam aos primeiros acampamentos de sem-terra no Estado: as ocupaes das granjas Macali e Brilhante (nos municpios de Ponto, Ronda Alta e Sarandi) glebas griladas da antiga fazenda Sarandi7, e posteriormente a Encruzilhada Natalino, que o exemplo mais emblemtico da questo agrria no Brasil nos anos 80.8 No mesmo perodo, com a formao e expanso do MST (em nvel nacional, inclusive), desenvolvem-se, aqui no Estado, foras de oposio: o Pacto de Unidade e Resposta Rural (PUR), em 1985, com durao efmera, e a Unio Democrtica Ruralista (UDR), em 1986 (nacionalmente em 1985, em Gois), que teve grande aparato nacional, mas atualmente encontra-se enfraquecida.
Amplamente analisado por ECKERT, 1984. Conforme mostrado por BASSANI, 1986; HOFFMANN, 1997, e SCHIMITT, 1992. 7 Estudado por SCHIMITT, 1992. 8 Analisada por HOFFMANN, 1997.
5 6

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

153

Em 1987 aconteceria a ampliao da ao do Movimento, depois de atuaes localizadas no norte do Estado (nesse momento s existia o acampamento da Annoni). Segundo o historiador Leandro S. N. Hoffmann, O final do ano de oitenta e sete um tempo quente, na luta pela terra no Estado9. Neste perodo o Movimento coloca em prtica o iderio marxistaleninista, numa verso muito simplificada, e parte para o enfrentamento, respondendo ao recuo do Plano Nacional de Reforma Agrria (PNRA), tendo como lema do congresso de 1985: ocupao a nica soluo, que depois levaria ao mais conhecido: ocupar, resistir e produzir, lema do V Encontro Nacional do MST. So da segunda metade da dcada de 80 dois acontecimentos de grande impacto no Rio Grande do Sul: a ocupao de metade da rea da fazenda Annoni, o Massacre de Santa Elmira, e no incio da dcada de 90, o Massacre da Praa da Matriz (em 1991), ambos de grande repercusso e relevantes nos rumos e significados na luta pela terra no Estado. No ms de julho do mesmo ano, acontece a ocupao da fazenda So Juvenal, em Cruz Alta, a partir de ento sinalizando um novo padro de relacionamento entre os agentes sociais envolvidos na questo agrria gacha. Nessa ocupao registrase, pela primeira vez, a presena direta da UDR (em situao de conflito). Os ocupantes vieram da Annoni, de onde, aps vinte e um meses sem solues, decidem partir para a presso. A situao na So Juvenal torna-se tensa, a maior parte consegue entrar na rea, mas muitos ficam retidos fora (num corredor), ameaados pela forte reao dos fazendeiros e seus jagunos (com o aparato da UDR), que os deixaram incomunicveis. Depois do cerco vem o pior: os colonos so violentamente despejados pelos fazendeiros, com a conivncia da Brigada Militar (BM). A derrota humilhante e as fotos do despejo renderam at prmios jornalsticos. Em 16 de novembro, aproximadamente setenta famlias dos Annonis (como ficaram conhecidas as famlias vindas do acampamento da fazenda Annoni e redondezas) ocupam a fazenda Seival, em Cruz Alta. Um dia depois, dezessete sem-terra iniciam um jejum de 48 horas para pressionar o governo, no
9

HOFFMANN, 2002, p. 212.

154

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

saguo do prdio do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA), em Porto Alegre. No dia 24, ainda no mesmo ms, so ocupadas duas fazendas de dois ex-deputados a Itati, de Aldo Pinto (PDT), em Santo ngelo, e a do Salso, de Plnio Pereira Dutra (MDB), em Palmeira das Misses. Iniciou-se um movimento migratrio diferente, em que homens, mulheres e crianas, carregando seus pertences, subiam em caminhes e rumavam a essas duas ocupaes, conforme a sociloga Cludia Jobb Schimitt: Ao mesmo tempo em que percorriam as estradas empoeiradas do interior, atravessavam tambm fronteiras sociais e polticas, dando incio histria de um novo grupo de acampados e inaugurando um novo tempo liminar de sociabilidade10. Essas duas ocupaes so realizadas por semterra organizados nos ncleos de base na regio Norte do Estado, contando com aproximadamente mil e oitocentas famlias, o que demonstra a eficcia do trabalho de articulao nas comunidades rurais, alm do nvel de expropriao ao qual esto subordinados os agricultores familiares gachos. Alm dessas ocupaes, 49 famlias (tambm do grupo dos Annonis), no mesmo dia, ocupam o Centro Agropecurio da Palma, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no municpio de Capo do Leo. A partir da o Movimento inicia nova fase no Estado antes concentrava suas atenes para a fazenda Annoni. Esta fase mais complexa (envolvendo um contingente maior de trabalhadores: assentados, acampados e nucleados nas comunidades rurais). Formam-se dois novos acampamentos:
(...) os ocupantes da fazenda Itati vo para o santurio de Caar, em Santo ngelo, e os acampados da fazenda do Salso formam o acampamento de Potreiro Bonito, em Palmeira das Misses. Seis meses mais tarde, o Movimento faz um acordo com o MIRAD [Ministrio da Reforma Agrria e Desenvolvimento] para a unificao dos dois grupos em um assentamento provisrio na fazenda da Barra, em So Miguel das Misses. Por localizarem-se prximo s runas jesuticas, estes acampados passam a ser denominados de missioneiros.11

10 11

SCHIMITT, 1992. p. 435-436. HOFFMANN, 1997, p. 216.

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

155

O acampamento da fazenda da Barra foi formado em maio de 1988, no recm-emancipado municpio de So Miguel das Misses, rene cerca de cinco mil pessoas, um nmero de pessoas trs vezes maior do que a populao da sede do municpio. praticamente uma cidade de lona, distribuda num espao de cinco hectares, com ruelas e avenidas. O acampamento retoma a disposio espacial das redues jesuticas. O ponto central um barraco de madeira bruta, com uma cruz de cedro cravada na frente, alm da bandeira do Brasil presa em cima. Esses elementos, de forte expresso e carter simblico, influenciaram inclusive na identificao dessas pessoas, que a partir dai passam ser denominadas missioneiros. Dos acampados da fazenda do Salso, que formariam um novo acampamento em Potreiro Bonito12 (tambm em Palmeira das Misses), saem as famlias que mais tarde constituiriam o assentamento Vista Nova, todos oriundos do Planalto Mdio gacho, vindos do grupo Annoni e acrscimos das redondezas. No Estado, o MST, seguindo orientaes nacionais, passa a organizar aes de carter cada vez mais radical e potencialmente confrontacional13. Em abril de 1988, os acampados da Annoni, de Caar e do Potreiro Bonito organizam uma caminhada em trs colunas at Cruz Alta. Aqui, mais do que nunca, colocado em prtica o lema ocupar, resistir e produzir. O objetivo da caminhada era pressionar diretamente onde havia terras desapropriveis. Em 24 de julho, vspera do Dia do
Os agricultores que haviam ocupado a fazenda localizada em Palmeira das Misses transferiram-se para uma rea de cinco hectares cedida por um pequeno proprietrio solidrio luta dos sem-terra. A caminhada de 26km at o local do novo acampamento transformou-se em um ato poltico. Ao cruzarem pelo centro da cidade de Palmeira das Misses, os colonos receberam manifestaes de apoio de uma parcela da populao; outra parte dos moradores da cidade, no entanto, temia que os manifestantes saqueassem lojas e armazns. Os agricultores comearam a vivenciar as ambigidades inerentes sua condio de acampados. SCHIMITT, 1992, p. 569-570. 13 Na discusso da Assemblia Nacional Constituinte de 1988, os movimentos sociais e as diversas instituies apoiadoras da reforma agrria no conseguiram acumular fora poltica para a promoo de uma reforma agrria massiva e sob o controle dos trabalhadores, inscrevendo-a como um direito constitucional. Apesar de terem realizado a maior arrecadao de assinaturas (abaixo-assinado), com mais de um milho de aderentes, a derrota deveu-se hegemnica manobra da bancada ruralista, representada pela UDR.
12

156

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

Agricultor, o grupo missioneiro, com cerca de setecentas famlias, realiza a ocupao da fazenda Buriti, em So Miguel das Misses, a cerca de 50 km da Barra, com uma rea de 11 mil hectares. O acampamento cercado pela Brigada Militar e pela UDR, mantendo os ocupantes incomunicveis. Trs dias depois, o juiz de Santo ngelo concede a liminar de reintegrao de posse ao proprietrio. Quando os acampados tomaram conhecimento da deciso judicial, decidiram que um dos figures do MIRAD ficaria no acampamento at que a justia atendesse suas reivindicaes. Assim, quando os oficiais de justia foram proceder ao despejo tomaram um susto, cancelaram a ao e a BM permitiu que o vice-presidente da FETAG, Erni Knorst, e o deputado estadual Ado Pretto, do PT, entrassem na rea. Odacir Klein, Secretrio Estadual da Agricultura (Governo de Pedro Simon), foi at o acampamento, na tarde seguinte, e decidiu acatar e executar as reivindicaes de quem l estava. Os acampados da fazenda Annoni foram at a fazenda Buriti dar apoio ao pessoal. Em agosto do mesmo ano, os missioneiros, depois da sada da rea, vo para um acampamento (provisrio) numa rea do Estado, em Tupanciret. O fornecimento de alimentao garantido no acordo com o secretrio da Agricultura no cumprido. Um grupo de mais de mil sem-terra (munidos com ferramentas e pedaos de pau) partem para a ao direta (desconsiderando inclusive as barreiras policiais postas na entrada do acampamento, pela Brigada Militar), marchando at o armazm da Cooperativa Serrana (localizado na mesma rea e, que estava arrendada cooperativa, ligado ao Instituto de Carnes Rio-Grandense) onde estavam estocados alimentos. Os prprios acampados fazem a distribuio dos alimentos entre as famlias. O governo estadual reage fortemente. A Brigada, que havia feito fiasco (em novembro, na fazenda Itati), mobiliza-se com rapidez e rigor para desfazer a imagem de impotncia deixada anteriormente, reunindo pelotes de choque de quatro cidades prximas. Por uma semana o acampamento foi mantido cercado, a sada foi proibida e tambm era impedido de entrar quem quisesse retornar, inclusive dois agricultores foram detidos e encaminhados Polcia Federal de Santa Maria, formando-se um verdadeiro campo de concentrao. Quando os acampados decidem ir

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

157

para o confronto o cerco chega a seu final, o governo foi obrigado a negociar. A tenso aumenta, a UDR usa os meios de comunicao, tentando criar um clima que justificasse a represso (funda a regional em Tupanciret e comea a fazer leiles de gado para obter fundos, estruturar-se para o enfrentamento). Cresce a tenso na regio e h trocas de acusaes dos dois lados, Movimento versus fazendeiros. O Secretrio da Agricultura chama o MST para negociar a sada da rea, conforme relata Hoffmann: Aps oito audincias de negociaes, os colonos conseguiram importantes saldos, como a liberao de trs reas, edital de compra de terras e outras conquistas em alimentos, medicamentos e sementes14. Depois de sarem de Tupanciret, as famlias vo para um assentamento provisrio no municpio de Salto do Jacu, para aguardar a compra e liberao de terras para assentamentos. Um grupo de 19 famlias foi para um assentamento em Quevedos, outro grupo ficou em definitivo na fazenda da Barra. No grupo que foi para Salto do Jacu est aquele que constituir logo depois o Assentamento Vista Nova. Os que restaram, aproximadamente quinhentas famlias dos missioneiros, ocupa posteriormente, a fazenda Santa Elmira, no municpio de Salto do Jacu, que resultaria no massacre da Santa Elmira15 (onde cerca de quatrocentas pessoas foram feridas no confronto com a Brigada Militar). Como o propsito foi justamente tentar reconstituir a trajetria das famlias que posteriormente constituiriam o Assentamento Vista Nova, nosso objeto de estudo, e como tais famlias foram assentadas antes do massacre da Santa Elmira, no cabe mais, neste trabalho, a posterior trajetria histrica do MST. 2 A ORGANIZAO DA PRODUO NOS ASSENTAMENTOS RURAIS E AS ENTIDADES DE FORMAO A questo da educao e da formao uma preocupao constante desde o incio da retomada da luta pela terra no Estado, no incio dos anos 1980, a partir dos primeiros
14 15

HOFFMANN, 2002, p. 220. Amplamente relatado por GRGEN, 1989. O episdio inclusive teve este como participante.

158

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

acampamentos, anteriores formao do MST. Nessa fase, a educao e a formao esto a cargo das entidades de apoio, principalmente as religiosas, como a Comisso Pastoral da Terra (CPT) que nesse momento mediadora direta da luta pela terra. Posteriormente, o Movimento podar a influncia da Pastoral e passa a tornar-se hegemnico, quando assume o iderio marxista-leninista. O Assentamento Nova Ronda Alta, resultado da segunda fase do acampamento da Encruzilhada Natalino, em fevereiro de 1982, foi implantado em uma rea comprada pela Critas e Igreja Catlica. Nele desenvolveu-se uma experincia pioneira: foi proposto um assentamento modelo, formado por dez famlias escolhidas entre as lideranas do acampamento, para trabalharem comunitariamente16. Darcy Maschio, um dos lderes poca, em pronunciamento no II Encontro Estadual do MST, deixa clara a valorizao da educao e a sua relao estratgica com a reforma agrria dentro da perspectiva do Movimento: Quando nos tiram a terra, tambm passam por cima do nosso direito escola. No basta conquistar a terra. preciso ficar em cima dela. E s possvel isto atravs da educao17. Uma das primeiras iniciativas para colocar em prtica o disposto na fala de Maschio foi a criao por um conjunto de entidades da Escola Sindical do Alto Uruguai (ESAU), em 1988. Dois anos depois, com a criao da Fundao de Desenvolvimento, Educao e Pesquisa da Regio Celeiro (FUNDEP/ DER), a escola se torna uma secretaria de formao do sindicalismo rural, conforme deciso da prpria e do Departamento Rural da Central nica dos Trabalhadores (CUT). No mesmo perodo (1988 e 1989), ocorrem no Estado dois Seminrios de Formao na rea Rural do RS. Inicialmente os assentamentos eram organizados em grupos coletivos, predominando at o ano de 1986. A discusso sobre as formas de organizao da produo, em assentamentos rurais do Movimento, teve incio a partir de meados da dcada de 1980, devido ao aumento do nmero de assentamentos no pas e necessidade de viabiliz-los econmica e socialmente. A

16 17

HOFFMANN, 2002, p. 294; grifo meu. Citado em HOFFMANN, 2002, p. 270.

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

159

organizao da produo nos assentamentos rurais do MST uma preocupao iniciada a partir da sua verdadeira efetivao, ou seja, no ano da formao, 1987. At 1989, predominam as associaes de trabalhadores, buscando melhorias infra-estruturais para os assentamentos. No ano de 1986, na fazenda Annoni, criado o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), em resposta chamada Revoluo Verde18. Prope-se aprimorar as tcnicas tradicionais da agricultura familiar, transformando-as em alternativas tecnolgicas para a pequena produo, particularmente para os assentamentos.19 Partindo dessa premissa, o CETAP vem tambm criticar os rgos pblicos de extenso rural, acusados de prticas assistencialistas. Sua funo tambm poltica, e vem convergir para uma srie de outras iniciativas do final da dcada de 1980: o Sistema Cooperativista dos Assentamentos (SCA) e os Laboratrios Organizacionais de Campo (LOCs). Tambm nesse perodo so fundadas mais trs escolas de carter mais formal, voltadas para a formao tcnica de lideranas e jovens rurais: em abril de 1988, a Escola Alternativa para a Juventude Rural (ESCAJUR), no municpio de Passo Fundo, bancada pela Pastoral da Juventude Rural (PJR) e a Diocese de Passo Fundo; e a FUNDEP, em duas cidades, Trs Passos e Braga. So tambm obra de entidades ligadas Igreja Catlica (vinculadas rea rural), ao Movimento, ao sindicalismo rural e urbano e intelectuais ligados ao Campo dos Conflitos Agrrios (CCA).20 A FUNDEP tem propsitos mais amplos, pois inclui ensino, pesquisa e extenso. Passa a trabalhar no campo dos valores, tentando forjar um novo homem, como base de uma nova sociedade, etc. E passa tambm a trabalhar o coletivo, conforme a concepo vigente nestes movimentos ou Campo dos

Processo de capitalizao da agricultura, transformando-a mecanicamente, usando grande quantidade de insumos industriais, notadamente os agrotxicos, alm de privilegiar a monocultura. No Rio Grande do Sul representada pelo cultivo em grandes propores da soja e do arroz irrigado. 19 HOFFMANN, 2002, p. 278-279. 20 Conceito criado por SCHIMITT (1992) e desenvolvido por HOFFMANN (1997).
18

160

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

Conflitos Agrrios. Funciona em Trs Passos a Escola Esprito Santo, catlica como as demais, destinada ao ensino formal. Na cidade de Braga localiza-se a outra escola ligada FUNDEP, o Departamento de Educao Rural (DER). Este se vincula diretamente s demandas dos movimentos sociais rurais, formando as professoras do Movimento, em cursos de Magistrio, devido a incompatibilidade entre professores da rede pblica e os assentados21. Alm do Magistrio, o DER implantou os cursos de Tcnico em Administrao de Cooperativas (TACs), conjuntamente com a Associao Nacional de Cooperao Agrcola (ANCA) Curso Alternativo de 2 Grau/TAC), um curso de Tcnico em Enfermagem (voltado para as reas indgenas) e um curso supletivo de primeiro grau (Curso Alternativo de 1 Grau). A FUNDEP foi criada por vrias entidades, como demonstra a sua assemblia geral: ANCA, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), Comisso Regional dos Atingidos por Barragens (CRAB), CPT, PJR, CETAP, Pastoral Rural da Diocese de Frederico Westphalen, Pastoral Rural das Igrejas Metodistas e Luterana, Parquia de Braga, Secretaria da Educao de Braga, Provncia Franciscana, Associao dos Trabalhadores da Regio Celeiro, naes indgenas do Norte do Estado, alm de assentados do MST; essas entidades e os intelectuais a elas ligados formam o Campo dos Conflitos Agrrios. O Sistema Cooperativista dos Assentamentos, um setor do MST, tem o objetivo de trabalhar com todos os assentamentos rurais, independente da forma de cooperao adotada ou forma de organizao de trabalho. Respondia a um planejamento elaborado pelo Movimento, denominado Plano Nacional do MST, para o perodo de 1989-1993. Em 1990 realizado o primeiro seminrio sobre as experincias de cooperao agrcola, dando incio ao SCA. Em 1992 realiza-se o I Curso Nacional de dirigentes do SCA e fundada a Confederao das Cooperativas de Reforma Agrria do Brasil Ltda. (CONCRAB). Em 1994, foi realizado o Seminrio Nacional sob a perspectiva da cooperao agrcola, discutindo a crise nas
21

HOFFMANN, 2002, p. 284.

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

161

Cooperativas de Produo Agropecuria (CPAs) e Coletivos, bem como perspectivas para a cooperao no MST. No ano de 1995 foi fundado em Veranpolis (RS) o Instituto Tcnico de Ensino e Pesquisa em Reforma Agrria (ITERRA), rgo mantenedor da Escola Josu de Castro, funcionando junto ao antigo Seminrio dos Capuchinhos. Em 1996, o Sistema Cooperativista dos Assentamentos deu incio ao debate sobre a massificao da cooperao agrcola e realizou o segundo seminrio sobre as perspectivas da cooperao no MST. A partir dessas escolas e iniciativas, o Movimento e as demais entidades ligadas a ele passam a firmar convnios para formar a aliana operrio-camponesa, com entidades urbanas, conveniando-se com a Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJU) e outras entidades e conseguindo manter, alm desses convnios, outros como: com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (CPERGS), entre outras. Com a UNIJU, o Seminrio Permanente de Planejamento Participativo na Educao Popular (SPEP), em maio de 1986:
O trabalho destes cursos e seminrios, intermediados pela UNIJU, amplia o conjunto de referenciais com os quais os militantes e dirigentes do Movimento entram em contato. Os contedos dessas atividades, de alguma forma, contribuem para uma laicizao das representaes do MST, entrando em concorrncia com aquelas originadas da matriz discursiva dos mediadores religiosos, mas mantendo algumas representaes estruturantes do imaginrio do Movimento: a nova sociedade e o coletivo/ cooperativismo.22

O DER, alm de elaborar materiais de apoio para educao popular, formou monitores para projetos de alfabetizao dos sem-terra e tambm para os Laboratrios (que sero mostrados no prximo item). Com estas entidades, o MST, na sua seo gacha, projetava-se para a sua maior cartada no campo das representaes, os LOCs. Nessa poca, a direo j se orientava
22

HOFFMANN, 2002, p. 289-290.

162

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

pela cartilha de Clodomir Santos de Morais, o mentor dos Laboratrios, e imbuda em anlises a partir do materialismo histrico. Havia a necessidade de criar uma base de sustentao e de demonstrar publicamente os resultados obtidos nas terras conquistadas. A partir dessas instituies e idias, o Movimento elabora sua tentativa de organizao da produo, tendo em seu carro-chefe os Laboratrios Organizacionais de Campo. 3 (...) DE QUE ADIANTOU NS GANHARMOS A TERRA E TRABALHAR NA OBRIGADA DE NOVO?23: ORIGENS E CONCEITUAO DO LABORATRIO Os Laboratrios foram originalmente formulados por Clodomir Santos de Morais Doutor em Sociologia24, que integrou as Ligas Camponesas , a partir do ensaio Elementos da Teoria da Organizao do Campo. Essa metodologia foi gestada em 1954, a partir da realizao de um curso sobre legislao agrria, que objetivava a capacitao de quadros dirigentes das Ligas, em Recife. Em 1964, com a realizao das primeiras experincias, ainda no Nordeste brasileiro, inicia-se a formulao do Mtodo de Capacitao Massiva Laboratrio Experimental de Terreno. Santos de Morais aplicou essa metodologia em vrios pases antes de a implantar no Brasil, da Amrica Latina frica e a Europa: Panam, Honduras, Mxico, Nicargua, Portugal, Guin Bissau, Angola, Moambique, So Tom e Prncipe, Zimbbue e frica do Sul25. Esses programas foram apoiados por rgos governamentais desses pases, fundaes e entidades da Organizao das Naes Unidas (ONU), como a Organizao
Relato de um dos entrevistados, o senhor Gomercindo, 65 anos, referindo-se ao modo como trabalhavam anteriormente, isto , arrendatrios, parceleiros ou meeiros, entregando geralmente metade da produo ao proprietrio da terra, normalmente um especulador, que no necessita da terra diretamente para sobrevivncia. 24 Pela Universidade de Rostock (ento Alemanha Oriental), com a tese: Condiciones objetivas y factores subjetivos de la incorporacin de las masas rurales en el proceso de desarrollo progresista de la agricultura en Centroamerica, 1987. 25 Ver ARAJO, 2002, p. 14.
23

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

163

Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Naes Unidas para a Agricultura e a Alimentao (FAO) e Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em 1988, realiza-se em Palmeira das Misses (RS) o Laboratrio Organizacional de Centro (LOCEN), numa parceria do MST com a Universidade de Braslia (UnB), visando a capacitar e formar laboratoristas para a futura implementao dessa metodologia nos assentamentos rurais, como uma alternativa para a organizao da produo destes, em sistemas coletivos e cooperados, visando formao de cooperativas; essa atividade contou com a participao de mais cem militantes de dezenove estados. No Brasil, essa metodologia foi implementada com o apoio do Instituto de Apoio Tcnico aos Pases de Terceiro Mundo (IATTERMUND)26, e posteriormente, em parceria com o Programa Nacional de Gerao de Emprego e Renda em reas de Pobreza (PRONAGER). Pelo MST, os Laboratrios so implantados num perodo que vai do final da dcada de 80 a meados da dcada de 90. Depois de avaliados, so interrompidos, devido aos fracassos das cooperativas instaladas a partir do mtodo. Atualmente, a metodologia continua em franca aplicao, pelo IATTERMUND, em comunidades pelo Brasil afora, com o apoio do PRONAGER27 e FAO. Tambm est sendo aplicada no Mxico, em convnio com a Universidade de Chapingo. Na Europa, ocorreu a realizao do 1o Laboratrio, na periferia de Londres.28 A primeira discusso sobre o Sistema Cooperativista dos Assentamentos, do Movimento, realizou-se entre 1989 e 1990 conforme relato no item anterior , com a formao das linhas polticas para a organizao dos assentados e da produo;
Criado em 1988, por Clodomir Santos de Morais e Universidade de Braslia (UnB), em sua rea de extenso. 27 Segundo as ltimas notcias que tive, a metodologia foi mascarada com novo nome, Evento de Capacitao em Campo, sendo aplicada aqui na regio, no municpio de So Jos do Norte, atravs do PRONAGER, via Governo Federal, atravs da FURG em sua rea de extenso, no caso local, com os agricultores familiares de uma cooperativa ligada ao plantio da cebola, pesca familiar artesanal e gado leiteiro. No se pode tirar concluses de como est o andamento de tal organizao, mas, dado o que normalmente ocorre na implantao desta metodologia, os resultados no tardam a aparecer. 28 ARAJO, 2002, p. 15.
26

164

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

tornava-se necessria a organizao da produo nos assentamentos, atravs da cooperao agrcola, com a preocupao da viabilidade da reforma agrria perante a sociedade e, conseqentemente, com as novas formas de organizao socioeconmica dos assentamentos rurais. Com isso, vieram os LOCs. O Laboratrio, conforme seu criador, (...) um ensaio prtico e ao mesmo tempo real em que se busca introduzir, em um grupo social, a conscincia organizativa que necessita para atuar em forma de empresa ou ao organizada29. Ainda, um mtodo que possibilita a elevao dos nveis de conscincia organizativa (ingnua e crtica) da coletividade ao nvel da conscincia em que vivem30. O objetivo central do Laboratrio constituir-se num aprendizado que levar construo de cooperativas, acreditando que a profisso de agricultor desaparecer atravs da setorizao da produo. H quatro tipos de Laboratrios: o LOCEN, que visa formao de quadros organizadores de empresas associativas, utilizado como primeira etapa de formao de diretores de Laboratrio Organizacional de Terreno (LOT); o LOT destina-se a acelerar a conscincia organizativa de grupos sociais e criar bases de empresas associativas de produo de bens e servios; o Laboratrio Organizacional de Curso ou Campo (LOC) atua na formao de Tcnicos em Desenvolvimento Econmico (TDEs) ou Tcnicos em Desenvolvimento Cooperativo (TDCs); estes, por sua vez, formam os Auxiliares de Projeto de Investimentos (APIs), a base para a formatao e funcionamento, tambm serve para a formao de diretores de LOTs (a primeira etapa, tericoprtica); e o Laboratrio Organizacional de Empresa (LOE), que acelera o nvel organizativo de empresas associativas, inclusive aquelas originadas de LOTs. Para os casos de assentamentos rurais, foi criado o Laboratrio Organizacional de Campo. Conforme Sebastio L. Arajo um admirador do mtodo , a capacitao massiva, objetivo do Laboratrio,

29 30

ARAJO, 2002, p.15. ARAJO, 2002, p.16.

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

165

(...) fundamenta-se, principalmente, na psicologia social, tendo a atividade objetivada como desencadeadora do processo de aprendizagem e de construo do conhecimento. Como Mtodo de Capacitao a ao pedaggica se desenvolve com base na relao dialtica PRTICA TEORIA PRTICA, possibilitando aos participantes a apreenso do conhecimento e a transformao positiva da realidade em que vivem, a partir da insero dessas pessoas em experincias concretas de gerao de trabalho e renda, mediante a realizao de Laboratrios Organizacionais.31

Conforme Maria A. de Souza que critica o mtodo , o contedo proposto por Clodomir Santos de Morais indica a utilizao de uma pedagogia com fundamentos em prticas dirigidas e caractersticas de uma educao bancria, em que destaca vrios vcios existentes entre os assentados e como combat-los; segundo a autora, a concepo de prxis que permeia o processo demonstra outra reduo na dimenso educativa, em que no atribuda importncia interao como elemento do processo ensino-aprendizagem, tambm no respeitada a trajetria cultural dos assentados. Desenvolve-se uma pedagogia caracterizada pela transmisso de conhecimentos; rotulao das formas de saberes dos sem-terra, enfim, o predomnio da idia de que a concepo do grupo dirigente a ideal32. O assentado ignorado. Tornando-se vcios artesanais, tentam substituir esses vcios por valores proletrios, ou seja, a conscincia de operrio. Ainda conforme a autora: Ser que o trabalhador assentado tem o desejo de no ser agricultor? Vrias pesquisas tm demonstrado que o semterra quer ter o seu pedao de terra33. No Rio Grande do Sul, o primeiro Laboratrio foi realizado no Assentamento Nova Ramada, no municpio de Jlio de Castilhos, em 1989. Conforme Zander Soares Navarro, (...) a informao corrente entre os colonos era que o Movimento havia desenvolvido uma nova arma de luta, que permitia a organizao econmica dos assentados, alm de manter as
ARAJO, 2002, p. 20. Cf. SOUZA, 1999, p. 114. 33 SOUZA, 1999, p. 115.
31 32

166

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

famlias unidas34. Esse primeiro LOC deveria ser modelo para os futuros que seriam implantados, respondendo a uma poltica da Executiva Estadual do MST. No Rio Grande do Sul, em 1991, ocorreram vinte e duas edies do Laboratrio, respondendo ao Plano Nacional do MST 1989-1993, que diz que seria preciso massificar a cooperao agrcola nos assentamentos rurais, usando a estrutura construda, ou seja, as entidades de formao: o CETAP e o DER. Aps as tentativas fracassadas de implementao da produo nas formas tradicionais devido falta dos incentivos agrcolas necessrios, pois era inadequado o modelo que foi posto para os pequenos produtores, ou seja, estavam acostumados a uma agricultura manual e agora so adaptados a uma agricultura mecanizada , realizado o Laboratrio com os assentamentos Alto Alegre e o Vista Nova, de 24 de novembro a 22 de dezembro de 1991, como tentativa de solucionar os graves problemas econmicos destes. 4 ESBOO CONCLUSIVO Este artigo insere-se na perspectiva de uma outra Histria35, ou seja, vai ao encontro do que diz a historiadora Vavy Pacheco Borges sobre a necessidade de se buscar novas abordagens, tanto em questes metodolgicas como em questes tericas na Histria: a produo histrica deve aproveitar toda a experincia existente36. Assim, penso que este trabalho se aproxima da Pesquisa-Ao, a Histria Narrativa e a Histria de Vida37 (dos coletivos e familiar), focalizando a Histria regional e local38, e sobretudo a Histria Imediata e a Histria do Tempo Presente39; no sentido de trazer Histria o que foi percebido e vivenciado, numa forma de proporcionar um momento singular aos assentados e conhecer a sua verdade, como protagonistas

NAVARRO, 1995, p. 19. BAREMBLITT, 2002. 36 Ver BORGES, 1989, p. 77. 37 RAGO, 2001. 38 Cf. PRIORI, 1994. p. 181-187. 39 Cf. DIAS, 1995, p. 57-75; HOBSBAWN, 2002, p. 243-255; LE GOFF; NORA, 1988; RODRIGUES; PADRS, in LENSKIJ; HELFER, 2000, p. 123-139; VIZENTINI, 2004, p. 35-57.
34 35

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

167

do processo. No pretendi fazer uma anlise desinteressada: parti de uma abordagem horizontal. Conforme o pedagogo cubano Jos Igncio Reyes Gonzlez, dentro da Histria Social tem despertado interesse pela historia del cotidiano, que centra su atencin en la vida familiar, las personas comunes, los sectores populares generalmente marginados por la historia tradicional,40 tambm acrescentando conhecimento integral Histria. O Assentamento Vista Nova, onde se realizou a experincia do Laboratrio, atualmente encontra-se completamente desestruturado41. Se foi o fator determinante, pode-se discutir, mas isso encaminhou, conforme relatado na monografia, por um dos entrevistados, ilustrando uma das facetas do LOC:
Era tudo por ordem (...) quantas horas trabalhamos hoje, era todo mundo, tnhamos que pagar aquelas tantas horas, amanh de novo, e assim por diante, ento foi isso que desuniu o povo, ns no queramos trabalhar amarrados assim (...) pior que tivesse na colnia (onde moravam antes) (...) no deu unio. (...) Ficavam contra, tocar de trabalhar desse jeito de novo era que nem ns estvamos, mandados pelos patres, antes. Quando ns tnhamos a nossa terra no nos governvamos, tnhamos que trabalhar na obrigada, obrigado a trabalhar tantas horas por dia... (...) Ento de que adiantou ns ganharmos a terra e trabalhar na obrigada de novo? Ento muitas pessoas no compreendiam essas coisas (Gomercindo, 65 anos grifo meu).42

A implantao do Laboratrio gerou expectativas, esperanas numa clientela frgil, debilitada e, portanto, completamente alheia ao que viria pela frente; por isso que precisam ser revistas certas metodologias usadas/trabalhadas na formao dessas pessoas, seja pelo MST, seja por outras entidades, por exemplo, as Universidades (tambm grandes incentivadoras desse mtodo, pois forneciam os instrutores) e demais rgos de extenso. Foi e ainda prtica das esquerdas, influenciadas pela tendncia marxista, usar do mecanismo de copiar e colar (numa linguagem computacional), ou seja,
REYES GONZLEZ, 2000, p. 83. (...) no deu mais nada certo (risos), o recurso era comprar a passagem para vir embora relato de um dos entrevistados, o senhor Nereu, 62 anos. 42 Entrevista realizada para a pesquisa da monografia.
40 41

168

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

usando de teorias no raro ultrapassadas, em sociedades distintas, verticalmente, desrespeitando no mnimo os saberes artesanais dos camponeses (combatidos pelo MST, na empreitada da proletarizao em massa dos camponeses, enxertando-lhes valores de operrios, a cultura e o tempo da fbrica do capitalismo43 em contraponto aos saberes milenares do homem rural, ligados natureza44). A famosa comparao de Marx dos camponeses ao saco de batatas (na obra O 18 Brumrio), no sentido de que os camponeses estariam juntos mas no teriam uma ao coletiva (seu modelo de produo na agricultura baseado na realidade da Inglaterra, poca) no se confirmou/fracassou, pois, conforme Ricardo Abramovay45, o saco de batatas pra em p. Essa teoria foi tambm reforada por seguidores, como Kautsky e Vladimir Ilyich Ulyanov (Lnin), na convico de que o campons (compreendo hoje, e especificamente para a regio Sul, o agricultor familiar) estaria fadado ao desaparecimento, negligenciando a famlia, que era vista como fruto da crescente marginalizao ao processo de produo medida dos avanos do capitalismo, associando a agricultura familiar ao atraso, num significado classista genrico, tambm fracassou. Nos pases desenvolvidos a agricultura familiar foi o alicerce para resoluo do problema alimentar e, passa a ser valorizada, agora, pela sociedade brasileira, numa forma de reconhecimento ao que j se fazia h sculos. Finalizando, atualmente, a esquerda ainda continua a ver os agricultores familiares de forma preconceituosa. Por que hoje nico pas no mundo h propostas diferenciadas para os dois segmentos? Ou seja, o Ministrio da Agricultura para os complexos agropecurios industriais, e para os agricultores familiares, o
Eles (o MST) queriam que o campo mudasse relato de uma das entrevistadas, a senhora Eva, 56 anos. 44 O caso do MST sem dvida emblemtico, pois, nele convivem trs diferentes orientaes: a simbologia crist (que hegemnica de 1979 a 1984, ou seja, a poca da fundao), a teoria marxista-leninista (que se fortalece a partir de meados dos anos 1980, numa verso extremamente simplificada e vulgar) a unio destas duas primeiras leva Teologia da Libertao e o iderio democrtico do novo movimento cidado globalizado (ao longo da dcada de 1990, medida de sua participao na ampla rede do Movimento cidado planetrio). A esse respeito, ver SHERER-WARREN, 2000, p. 35. 45 Ver ABRAMOVAY, 1992.
43

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

169

Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (infinitamente inferior em se tratando de verbas)? Finalizando, os assentados tm ainda hoje duas formas de luta (depois da conquista da terra), a resistncia proletarizao forada e a sobrevivncia em cima da terra, s vezes dificultada pelo prprio Movimento. O Assentamento Vista Nova at o momento (sua histria at agora) encontra-se em grandes dificuldades, sejam financeiras, de sade, cultura, infra-estrutura, etc. Muitas famlias abandonaram os lotes de terra por no terem mais condies dignas de sobreviver. O retorno regio de origem foi a nica alternativa. Como j afirmei, se foi a realizao do Laboratrio que desestruturou o mesmo discutvel (pois influem vrios fatores). Est margem da Histria dos projetos de assentamento que deram certo, isto , fora das estatsticas positivas do MST e de rgos governamentais. Pergunta-se: e os mediadores que aplicaram a metodologia dos Laboratrios, onde e como esto? Sofreram?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrrio em questo. So Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ANPOCS; Campinas: Ed. da Unicamp, 1992. (Estudos rurais, 12). ARAJO, Sebastio L. A metodologia da capacitao massiva como instrumento de incluso social. Braslia, 2002. Monografia [Especializao em Polticas Pblicas] Universidade de Braslia. BAREMBLITT, Gregorio. As Histrias. In: _____. Compndio de anlise institucional e outras correntes: teoria e prtica. 5. ed. Belo Horizonte: Instituto Flix Guattari, 2002. BASSANI, Paulo. Frente Agrria Gacha: ao poltica-ideolgica da Igreja Catlica no movimento campons no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1986. Dissertao [Mestrado em Sociologia Rural] UFRGS. BORGES, Vavy P. O que histria. 15. ed. So Paulo: Brasiliense, 1989. DIAS, Reginaldo. Consideraes sobre a Histria imediata e o colapso do chamado socialismo real. Revista de Ps-Graduao em Histria, Assis: UNESP, v. 3, p. 181-187, 1995. ECKERT, Crdula. Movimento dos Agricultores Sem-Terra no Rio Grande do Sul: 1960-1964. Itagua, 1984. Dissertao [Mestrado em Cincias do Desenvolvimento Agrcola] UFRJ. GRGEN, Frei Srgio. O massacre da Santa Elmira. Petrpolis: Vozes, 1989.

170

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

HOBSBAWN, Eric J. O presente como Histria. In: _____. Sobre Histria. Trad. de Cid Knipel Moreira. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 243-255. HOFFMANN, Leandro S. N. A cruz e a bandeira: a construo do imaginrio dos sem-terra do RS 1981/1987. Porto Alegre, 1997. Dissertao [Mestrado em Histria] Programa de Ps-Graduao em Histria, UFRGS. _____. Da cruz bandeira: a construo do imaginrio do Movimento Sem Terra RS, 1985-1991. Porto Alegre, 2002. Tese [Doutorado em Histria] Programa de PsGraduao em Histria, UFRGS. KISCHENER, Manoel A. Contribuio para o estudo do Laboratrio Organizacional de Campo no Assentamento Vista Nova: Dom Pedrito, RS. Rio Grande, 2004. Monografia [Bacharelado em Histria] DBH, FURG. KLIEMANN, Luiza H. S. RS: terra e poder histria da questo agrria. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (org.). Histria: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. MARTINS, Jos de S. Por uma pedagogia dos inocentes. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP. So Paulo: FFLCH/USP, v. 13, n. 2, p. 21-30, nov. 2001. MORAIS, Clodomir S. de. Elementos sobre a teoria da organizao no campo. Caderno de Formao n. 11. So Paulo: MST, 1986. NAVARRO, Zander. Ideologia e economia: formatos organizacionais e desempenho produtivo em assentamentos rurais o caso do assentamento Nova Ramada (Estado do Rio Grande do Sul, Brasil). Porto Alegre: UFRGS/ Departamento de Sociologia e Programa de Ps-Graduao em Sociologia, 1995. Relatrio final. PRIORI, Angelo. Histria regional e local: mtodos e fontes. Revista de PsGraduao em Histria. Assis: UNESP, v. 2, p. 181-187, 1994. RAGO, Margareth. Entre a histria e a liberdade: Luce Fabbri e o anarquismo contemporneo. So Paulo: Ed. da UNESP, 2001. REYES GONZLEZ, Jos I. La Historia familiar y comunitaria como historia social. Cadernos do CEOM (Centro de Memria do Oeste de Santa Catarina) Chapec: Argos Ed. Universitria, n. 12, 2000 (Educao patrimonial e fontes histricas). RODRIGUES, Gabriela; PADRS, Enrique Serra. Histria Imediata e pensamento nico: reflexes sobre a Histria e o ensino de Histria. In: LENSKIJ, Tatiana; HELFER, Nadir Emma (org.). A memria e o ensino de Histria. Santa Cruz do Sul: EDUNISC ANPUH/RS, 2000. p. 123-139. RCKERT, Aldomar A. A trajetria da terra: ocupao e colonizao do centronorte do Rio Grande do Sul: 1827/1931. Passo Fundo: EdiUPF, 1997. SCHIMITT, Cludia J. O tempo do acampamento: a construo da identidade social e poltica do colono sem-terra. Porto Alegre, 1992. Dissertao Mestrado em Sociologia Rural). SHERER-WARREN, Ilse. Movimentos sociais rurais no mundo globalizado: o caso do MST. Cadernos de Pesquisa, 24. Florianpolis: PPGSP/ UFSC, p. 31-44, nov. 2000.

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

171

SOUZA, Maria A. de. As formas organizacionais de produo em assentamentos rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra MST. Campinas, 1999. Tese [Doutorado] Faculdade de Educao, Unicamp. VIZENTINI, Paulo Fagundes. A vida aps a morte: breve histria mundial do presente ps-fim da Histria. Tempo, Rio de Janeiro: 7 Letras; EdUFF, v. 8, n. 16, p. 35-57, jan. 2004. Dossi Histria do Tempo Presente. ZARTH, Paulo A. Histria agrria do planalto gacho 1850-1920. Iju: Ed. UNIJU, 1997.

172

Biblos, Rio Grande, 18: 151-167, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi