Vous êtes sur la page 1sur 36

Lei de Terras de Angola

Lei 9/04 de 9 de Novembro de 2004

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL ROBERTO ANTNIO VICTOR FRANCISCO DE ALMEIDA

2004

Lei de Terras de Angola


Lei 9/04 de 9 de Novembro de 2004

PREMBULO Considerando que a problemtica fundiria em geral e, em particular, o enquadramento jurdico do problema da terra no foi, ainda, objecto do tratamento multidisciplinar que merece. Considerando que, a problemtica da terra na sua dimenso jurdica no pode deixar de ser tratada de forma integrada e em funo dos seus mltiplos usos, a saber: - Suporte de abrigo ou habitao da populao residente no territrio o que implica um adequado regime urbanstico; - Abrigo de riquezas naturais cujo uso e aproveitamento releva do direito mineiro, agrrio, florestal e de ordenamento do territrio; - Suporte do exerccio de actividades econmicas, agrrias, industriais e de prestao de servios; - Suporte de todos os efeitos resultantes da aco desregrada ou degradante do homem com impacto negativo no equilbrio ecolgico que releva para o direito do ambiente. Tendo em conta que, por um lado, a legislao em vigor, em especial, a Lei n. 21-c/92, no tratou da problemtica da terra em todas aquelas dimenses, e, por outro, no houve por parte do legislador da Lei de Terras em vigor, uma viso integrada e multidisciplinar que pode at levar a afirmao segundo a qual a Lei em vigor uma Lei Agrria. No se cuidou dos fins econmicos, sociais e urbansticos e, em geral, da imbricao entre a problemtica fundirio e o ordenamento do territrio. Convindo aprovar as bases gerais do regime jurdico das terras, bem como os direitos que podem incidir sobre as terras e o regime geral de concesso e constituio dos direitos fundirios. Nestes termos e ao abrigo do disposto na alnea b) do artigo 88 da Lei Constitucional, a Assembleia Nacional aprova o seguinte:

CAPTULO I Disposies e Princpios Gerais

Seco I Disposies Gerais Artigo 1 Definies Para efeitos da presente lei, entende-se por: a) "Aglomerados urbanos": zonas territoriais dotadas de infra-estruturas urbansticas, designadamente, de redes de abastecimento de gua, electricidade e de saneamento bsico, contanto que a sua expanso se processe segundo planos urbansticos ou, na sua falta, segundo instrumentos de gesto urbanstica aprovados pela autoridade competente; b) "Cidade": o aglomerado urbano assim classificado por normas de ordenamento do territrio, a que tenha sido atribudo foral e com o nmero mnimo de habitantes definido por lei; c) "Comunidades rurais": comunidades de famlias vizinhas ou compartes que, nos meios rurais, tm os direitos colectivos de posse, de gesto e de uso e fruio dos meios de produo comunitrios, designadamente, dos terrenos rurais comunitrios por elas ocupados e aproveitados de forma til e efectiva, segundo os princpios de auto-administrao e auto gesto, quer para sua habitao, quer para o exerccio da sua actividade, quer ainda para a consecuo de outros fins reconhecidos pelo costume e pelo presente diploma ou seus regulamentos; d) "Domnio pblico": conjunto de coisas que o Estado ou as autarquias locais aproveitam para a prossecuo dos seus fins, usando poderes de autoridade, ou seja, atravs do Direito Pblico, incluindo nomeadamente as coisas destinadas ao uso de todos, as coisas utilizadas pelos servios pblicos ou sobre as quais incida a actuao destes e as coisas que satisfaam os fins de uma pessoa colectiva pblica; e) "Domnio privado": conjunto de coisas no compreendidas no domnio pblico e sobre as quais recai a propriedade do Estado ou das autarquias locais; f) "Foral": ttulo, aprovado por diploma do Governo, pelo qual o Estado delimita a rea dos terrenos integrados no domnio pblico do Estado e por este concedidos s autarquias locais para gesto autnoma; g) "Direitos fundirios": direitos que recaem sobre os terrenos integrados no domnio privado do Estado e de que sejam titulares quer as pessoas singulares, quer as pessoas colectivas de direito pblico e de direito privado; h) "Solo": camada superficial de terra sobre que recai a propriedade originria do Estado e destinada a aproveitamento til, rural ou urbano, atravs da constituio de um dos diversos tipos de direitos fundirios previstos na presente lei; 3

i) "Subsolo": camada de terra imediatamente inferior ao solo; j) "Terra": o mesmo que terreno; k) "Terreno": parte delimitada do solo, incluindo o subsolo, e as construes nele existentes que no tenham autonomia econmica, a que corresponda ou possa corresponder um nmero prprio na matriz predial respectiva e no registo predial; I) "Atravessadouros": os terrenos ou caminhos rurais que, pertencendo quer ao domnio pblico do Estado ou das autarquias locais, quer ao domnio privado do Estado ou dos particulares, esto colocados sob um regime de servido de passagem ou integrados em terrenos comunitrios, segundo o direito consuetudinrio, para acesso do gado a pastagens ou fontes de gua e outras utilidades. Artigo 2 Objecto A presente lei estabelece as bases gerais do regime jurdico das terras integradas na propriedade originria do Estado, os direitos fundirios que sobre estas podem recair e o regime geral de transmisso, constituio, exerccio e extino destes direitos. Artigo 3 mbito de aplicao 1. A presente lei aplica-se aos terrenos rurais e urbanos sobre os quais o Estado constitua algum dos direitos fundirios nela previstos em benefcio de pessoas singulares ou de pessoas colectivas de direito pblico ou de direito privado, designadamente com vista prossecuo de fins de explorao agrcola, pecuria, silvcola, mineira, industrial, comercial, habitacional, de edificao urbana ou rural, de ordenamento do territrio, de proteco do ambiente e de combate eroso dos solos. 2. Ficam excludos do mbito de aplicao desta lei, os terrenos que no possam ser objecto de direitos privados, como os terrenos do domnio pblico ou os que, por sua natureza, sejam insusceptveis de apropriao individual.

Seco II Princpios Fundamentais Subseco I Estrutura Fundiria Artigo 4 Princpios fundamentais A transmisso, constituio e exerccio de direitos fundirios sobre os terrenos concedveis do Estado est sujeita aos seguintes princpios fundamentais: a) Princpio da propriedade originria da terra pelo Estado.

b) Princpio da transmissibilidade dos terrenos integrados no domnio privado do Estado. c) Princpio do aproveitamento til e efectivo da terra. d) Princpio da taxatividade. e) Princpio do respeito pelos direitos fundirios das comunidades rurais. f) Princpio da propriedade dos recursos naturais pelo Estado. g) Princpio da no reversibilidade das nacionalizaes e dos confiscos.

Artigo 5. Propriedade originria A terra constitui propriedade originria do Estado, integrada no seu domnio privado ou no seu domnio pblico. Artigo 6. Transmissibilidade 1. Sem prejuzo do disposto no artigo 35., O Estado pode transmitir ou onerar a propriedade dos terrenos integrados no seu domnio privado. 2. So nulos os negcios de transmisso ou de onerao referidos no nmero anterior que violem normas de ordem pblica. 3. A nulidade prevista no nmero anterior invocvel nos termos gerais. 4. No podem adquirir-se por usucapio quaisquer direitos sobre os terrenos integrados no domnio privado do Estado e no domnio das comunidades rurais.

Artigo 7. Aproveitamento til e efectivo 1. A transmisso do direito, de propriedade e a constituio de direitos fundirios limitados sobre terrenos integrados no domnio privado do Estado s podem ter lugar com o objectivo de garantir o aproveitamento til e efectivo destes. 2. Os ndices de aproveitamento til e efectivo dos terrenos sero fixados por instrumentos de gesto territorial, designadamente tendo em conta o fim a que o terreno se destina, o tipo de cultura a praticado e o ndice de construo. 3. A rea dos terrenos a conceder no pode exceder em um tero a superfcie correspondente capacidade de trabalho do explorador directo e sua famlia. 4. Os direitos fundirios adquiridos transmitidos ou constitudos nos termos da presente lei extinguem-se pelo seu no exerccio ou pela inobservncia dos ndices de aproveitamento til e efectivo durante trs anos consecutivos ou seis anos

interpolados, qualquer que seja o motivo.

Artigo 8. Taxatividade 1. No permitida a constituio, sobre os terrenos integrados no domnio privado do Estado, de direitos fundirios diferentes dos previstos na presente lei. 2. nulo o negcio pelo qual se constitua um direito fundirio que no esteja previsto nesta lei. 3. A nulidade prevista no nmero anterior invocvel nos termos gerais. Artigo 9. Comunidades rurais 1. O Estado respeita e protege os direitos fundirios de que sejam titulares as comunidades rurais, incluindo aqueles que se fundam nos usos ou no costume. 2. Os terrenos das comunidades rurais podem ser expropriados por utilidade pblica ou ser objecto de requisio, mediante justa indemnizao. Artigo 10. Recursos naturais 1. Os recursos naturais so propriedade do Estado, integrando-se no seu domnio pblico. 2. O direito de propriedade do Estado sobre os recursos naturais intransmissvel. 3. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, o Estado pode constituir, em benefcio de pessoas singulares ou colectivas, direitos de explorao dos recursos naturais, nos termos da legislao respectiva. 4. A transmisso do direito de propriedade ou a constituio de direitos fundirios limitados sobre terrenos do domnio privado do Estado, ao abrigo do disposto na presente lei, no implica a aquisio, por acesso ou por outro modo de aquisio, de qualquer direito sobre outros recursos naturais. Artigo 11. Nacionalizaes e Confiscos Sem prejuzo do disposto em legislao especfica sobre reprivatizaes, so consideradas vlidas e irreversveis todas as aquisies do direito de propriedade pelo Estado por fora de nacionalizaes ou de confiscos realizados nos termos da legislao respectiva.

Artigo 12. Expropriao por utilidade pblica 1. Ningum pode ser privado, no todo ou em parte, do seu direito de propriedade ou do seu direito fundirio limitado, seno nos casos fixados na lei. 2. O Estado e as autarquias locais podem expropriar terrenos, contanto que estes sejam utilizados em um fim especfico de utilidade pblica. 3. A expropriao extingue os direitos fundirios constitudos sobre os terrenos e determina a sua transferncia definitiva para o patrimnio do Estado ou das autarquias locais, cabendo a estes ltimos pagar ao titular dos direitos extintos uma justa indemnizao. Artigo 13. Domnio pblico O Estado pode sujeitar os terrenos abrangidos pelo mbito de aplicao da presente lei ao regime jurdico dos bens do domnio pblico, nos casos e nos termos nela previstos.

Subseco II Interveno Fundiria

Artigo 14. Objectivos O Estado intervm na gesto e na concesso das terras a que se aplica o presente diploma, de harmonia com os seguintes objectivos: a) Adequado ordenamento do territrio e correcta formao, ordenao e funcionamento dos aglomerados urbanos. b) Proteco do ambiente e utilizao economicamente eficiente e sustentvel das terras. c) Prioridade do interesse pblico e do desenvolvimento econmico e social. d) Respeito pelos princpios previstos na presente lei. Artigo 15. Ordenamento do territrio e Planeamento urbanstico A constituio ou a transmisso de direitos fundirios sobre as terras e a ocupao, o uso e a fruio destas regem-se pelas normas constantes dos instrumentos de ordenamento do territrio e de planeamento urbanstico, designadamente no que diz respeito aos objectivos por estes prosseguidos.

Artigo 16. Proteco do ambiente e utilizao das terras 1. A ocupao, o uso e a fruio das terras esto sujeitos s normas sobre proteco do ambiente, designadamente s que dizem respeito proteco das paisagens e das espcies da flora e da fauna, preservao do equilbrio ecolgico e ao direito dos cidados a um ambiente sadio e no poludo. 2. A ocupao, o uso e a fruio das terras devem ser exercidos de modo a no comprometer a capacidade de regenerao dos terrenos arveis e a manuteno da respectiva aptido produtiva.

Artigo 17. Interesse pblico e desenvolvimento Econmico e social A constituio e a transmisso pelo Estado de direitos fundirios sobre as terras obedecem prioridade do interesse pblico e do desenvolvimento econmico e social do Pas. Artigo 18. Limites ao exerccio dos direitos fundirios 1. O exerccio dos direitos fundirios sobre as terras pelos seus titulares est subordinado ao fim econmico e social que justificou a sua atribuio. 2. E aplicvel ao exerccio dos direitos previstos na presente lei o disposto no Cdigo Civil em matria de abuso do direito.
CAPTULO II Dos Terrenos e dos Direitos

Seco I Dos Terrenos Artigo 19. Classificao dos terrenos 1. Os terrenos so classificados em funo dos fins a que se destinam e do regime jurdico a que esto sujeitos nos termos da lei. 2. Os terrenos do Estado classificam-se em concedveis e no concedveis. 3. Para efeitos do seu aproveitamento pelas pessoas singulares ou colectivas, os terrenos concedveis classificam-se em terrenos urbanos e em terrenos rurais. 4. Entende-se por terreno urbano o prdio rstico situado na rea delimitada por um foral ou

na rea delimitada de um aglomerado urbano e que se destine a fins de edificao urbana. 5. havido como terreno rural o prdio rstico situado fora da rea delimitada por um foral ou da rea de um aglomerado urbano e que designadamente se destine a fins de explorao agrcola, pecuria, silvcola e mineira. 6. A classificao dos terrenos concedveis em urbanos ou rurais feita nos planos gerais de ordenamento do territrio ou, na sua falta ou insuficincia, por deciso das autoridades competentes nos termos do presente diploma. 7. Os terrenos integrados no domnio pblico do Estado e os terrenos comunitrios so terrenos no concedveis. Artigo 20. Terrenos concedveis 1. So concedveis os terrenos de que o Estado tenha a propriedade originria, contanto que no tenham entrado definitivamente na propriedade privada de outrem. 2. O domnio dos terrenos concedveis e os direitos fundirios limitados sobre estes constitudos esto sujeitos ao regime jurdico do domnio privado do Estado ou das autarquias locais, s normas constantes do presente diploma e ao disposto no artigo 1304. do Cdigo Civil. 3. Os direitos fundirios do Estado no prescrevem: 4. Sem prejuzo do disposto no artigo 35., O Estado pode transmitir o direito de propriedade sobre terrenos concedveis ou constituir sobre estes os direitos fundirios previstos na presente lei em benefcio de pessoas singulares ou colectivas. 5. O Estado pode igualmente transmitir s autarquias locais os seus direitos fundirios sobre terrenos concedveis atravs da concesso de foral ou de ttulo legal equivalente. Artigo 21. Terrenos urbanos 1. Os terrenos urbanos so classificados em funo dos fins urbansticos em terrenos urbanizados, terrenos de construo e terrenos urbanizveis. 2. So urbanizados os terrenos cujos fins concretos estio definidos pelos planos urbansticos ou como tal classificados por deciso das autoridades competentes, contanto que neles estejam implementadas infra-estruturas de urbanizao. 3. So havidos como terrenos de construo os terrenos urbanizados que, estando abrangidos por uma operao de loteamento devidamente aprovada, se destinem construo de edifcio, contanto que esta haja sido licenciada pela autoridade local competente. 4. So terrenos urbanizveis os terrenos que, embora abrangidos na rea delimitada por foral ou no permetro urbano equivalente, hajam sido classificados, por plano urbanstico ou plano

equivalente, como reserva urbana de expanso. Artigo 22. Terrenos rurais 1. Os terrenos rurais so classificados, em funo dos fins a que se destinam e do regime jurdico a que esto sujeitos, em terrenos rurais comunitrios, terrenos agrrios, terrenos florestais, terrenos de instalao e terrenos virios. 2. Os terrenos rurais comunitrios so os terrenos ocupados por famlias das comunidades rurais locais para sua habitao, exerccio da sua actividade ou para outros fins reconhecidos pelo costume ou pelo presente diploma e respectivos regulamentos.
..

3. So havidos como terrenos agrrios os terrenos aptos para cultura, designadamente para o exerccio de actividade agrcola e pecuria, nos termos do regime jurdico de constituio ou transmisso de direitos fundirios previsto na presente lei. 4. Os terrenos florestais so os terrenos aptos para o exerccio da actividade silvcola, designadamente para a explorao e utilizao racional de florestas naturais ou artificiais, nos termos dos planos de ordenamento rural e da respectiva legislao especial. 5. Entende-se por terrenos de instalao os terrenos destinados implantao de instalaes mineiras, industriais ou agro-industriais, nos termos da presente lei e da respectiva legislao aplicvel ao exerccio de actividades mineiras e petrolferas e aos parques industriais. 6. So havidos como terrenos virios os terrenos afectos implantao de vias terrestres de comunicao, de redes de abastecimento de gua e de electricidade, e de redes de drenagem pluvial e de esgotos.

Artigo 23. Terrenos rurais comunitrios 1. Os terrenos rurais comunitrios so os terrenos utilizados por uma comunidade rural segundo o costume relativo ao uso da terra, abrangendo, conforme o caso, as reas complementares para a agricultura itinerante, os corredores de transumncia para o acesso do gado a fontes de gua e a pastagens e os atravessadouros, sujeitos ou no ao regime de servido, utilizados para aceder gua ou s estradas ou caminhos de acesso aos aglomerados urbanos. 2. A delimitao dos terrenos rurais comunitrios precedida da audio das famlias que integram as comunidades rurais e das instituies do Poder Tradicional existentes no lugar da situao daqueles terrenos.

10

Artigo 24.

Terrenos agrrios
1. Os terrenos agrrios so classificados pela entidade competente, atravs de regulamento prprio, em funo do tipo de cultura predominante, em terrenos de regadio, arvenses ou hortcolas, e terrenos de sequeiro. 2. O tipo de cultura, a que se refere o nmero anterior, a que seja considerada, pela entidade competente, como mais adequada aptido dos terrenos, conservao destes e preservao da sua capacidade de regenerao. 3. A transmisso e a constituio pelo Estado de direitos fundirios sobre os terrenos concedveis e o aproveitamento destes dependem sempre da observncia dos critrios enunciados no nmero anterior. 4. O Estado promove operaes de remodelao predial destinadas a pr termo no s fragmentao como tambm disperso dos prdios rsticos pertencentes ao mesmo titular, com o fim de melhorar. O aproveitamento tcnico e econmico da explorao agrcola, silvcola ou pecuria. 5. O emparcelamento, a que se refere o nmero anterior, pode implicar a juno de terrenos sobre os quais recaia j a propriedade privada ou o domnio til do explorador directo. Artigo 25. Terrenos de instalao 1. Sem prejuzo do disposto nos instrumentos de ordenamento do territrio, a classificao dos terrenos como terrenos de instalao depende da contiguidade destes com minas, fontes de matria-prima ou eixos virios que aconselhem a implantao de uma instalao mineira ou industrial. 2. competente, para a classificao de um terreno como terreno de instalao mineira e petrolfera, o rgo que tutela o ordenamento do territrio e o ambiente, mediante proposta ou parecer prvio das entidades que superintendem a respectiva rea. 3 O A classificao de um terreno como terreno de instalao industrial da competncia do rgo que tutela o ordenamento do territrio e o ambiente, mediante proposta ou parecer prvio da entidade que tutela a respectiva rea. 4. O rgo que tutela o ordenamento do territrio e o ambiente deve remeter aos servios cadastrais cpia dos despachos de classificao dos terrenos, contendo a respectiva fundamentao.

11

Artigo 26. Terrenos virios 1. Sem prejuzo do regime consagrado no Estatuto das Estradas Nacionais e no Plano Nacional de Estradas, a classificao, pela entidade competente, de um terreno como terreno virio depende de consulta prvia aos organismos que superintendem as reas de obras pblicas, de abastecimento de gua e de electricidade e aos Governos Provinciais em cuja circunscrio territorial se integre a rede viria. 2. A afectao ao domnio pblico dos terrenos virios do domnio privado do Estado, quando destinados a vias pblicas, da competncia dos rgos que superintendem as reas de obras pblicas e transportes. 3. aplicvel aos terrenos virios, com as necessrias adaptaes, o disposto no n.o 4 do artigo 25. Artigo 27. Terrenos reservados 1. So havidos como terrenos reservados ou reservas, os terrenos excludos do regime geral de ocupao, uso ou fruio por pessoas singulares ou colectivas, em funo da sua afectao, total ou parcial, realizao de fins especiais que determinaram a sua constituio. 2. Sem prejuzo do disposto no artigo 14., n.o 5, da Lei de Bases do Ambiente, a constituio das reservas da competncia do Governo, que nelas poder incluir terrenos do domnio privado ou do domnio pblico do Estado ou das autarquias locais, bem como terrenos que j tenham entrado definitivamente na propriedade privada de outrem. 3. As reservas podem ser totais ou parciais. 4. Nas reservas totais no permitida qualquer forma de ocupao ou uso, salvo a que seja exigi da para a sua prpria conservao ou gesto, tendo em vista a prossecuo dos fins de interesse pblico previstos no respectivo diploma constitutivo. 5. A constituio de reservas totais visa, entre outros fins, a proteco do meio ambiente, a defesa e segurana nacionais, a preservao de monumentos ou de locais histricos e a promoo do povoamento ou do repovoamento. 6. Nas reservas parciais so permitidas todas as formas de ocupao ou uso que no colidam com os fins previstos no respectivo diploma constitutivo. 7. As reservas parciais compreendem, designadamente: a) O leito das guas interiores, do mar territorial e da zona econmica exclusiva. b) A plataforma continental. c) A faixa da orla martima e do contorno de ilhus, baas e esturios, medida da linha das mximas preia-mares, observando uma faixa de proteco para o interior do territrio. d) A faixa de proteco confinante com as nascentes de gua.

12

e) A faixa de terreno de proteco no contorno de barragens e albufeiras. f) Os terrenos ocupados por linhas frreas de interesse pblico e respectivas estaes, observando-se uma faixa proteco confinante em cada eixo da via. g) Os terrenos ocupados por auto-estradas, por estradas de quatro faixas e por instalaes e condutores de electricidade, de gua, de telecomunicaes, de petrleo e de gs com uma faixa confinante de trinta metros de cada lado. h) Os terrenos ocupados por estradas provinciais com uma faixa confinante de trinta metros e por estradas secundrias e municipais com uma faixa confinante de quinze metros. i) A faixa de terreno de dois quilmetros ao longo da fronteira terrestre. j) Os terrenos ocupados por aeroportos e aerdromos com uma faixa confinante de cem metros. k) A faixa de terreno de cem metros confinante com instalaes militares e outras instalaes de defesa e segurana do Estado. 8. A autoridade que tenha constitudo a reserva pode determinar a excluso de algum ou alguns terrenos do seu mbito, sempre que ocorra motivo justificado. 9. Os prdios que no pertenam ao Estado podem ser includos nas reservas por meio de expropriao por utilidade pblica ou pela constituio de servides administrativas. 10. Havendo expropriao por utilidade pblica ou restries nos termos desta lei, sempre devida indemnizao justa aos proprietrios e aos titulares de outros direitos reais afectados, sem prejuzo da possibilidade de estes optarem pela subscrio de capital social das sociedades comerciais que venham a constituir-se para a explorao de actividades relacionadas com o terreno reservado. Seco II Dos Direitos Sobre Terrenos Subseco I Domnios do Estado

Artigo 28. Domnios do Estado O Estado e as autarquias locais, por fora dos princpios fundamentais consagrados nos artigos 4. e 12., podem ser titulares de direitos fundirios, de harmonia com os seguintes regimes: a) Domnio pblico, sendo, neste caso, nomeadamente aplicveis as normas constantes dos artigos 10., n. 3, 9., n. 1, 13. e 29.; b) Domnio privado, sendo, neste caso, nomeadamente aplicvel o disposto nos artigos 5., 6., 7., n. Os 1 e 2, 8., 20. a 25. e nas normas da subseco II da presente seco.

13

Artigo 29. Domnio Pblico do Estado 1. Esto integrados no domnio pblico do Estado: a) As guas interiores, o mar territorial, a plataforma continental, a zona econmica exclusiva, os fundos marinhos contguos, incluindo os recursos vivos e no vivos neles existentes: b) O espao areo nacional. c) Os recursos minerais. d) As estradas e os caminhos pblicos, as pontes e as linhas frreas pblicas. e) As praias e a orla costeira, numa faixa fixada por foral ou por diploma do Governo, conforme estejam ou no integradas em permetros urbanos. f) As zonas territoriais reservadas defesa do ambiente. g) As zonas territoriais reservadas aos portos e aeroportos. h) As zonas territoriais reservadas para fins de defesa militar. i) Os monumentos e imveis de interesse nacional, contanto que hajam assim sido classificados e estejam integrados no domnio pblico. j) Outras coisas afectadas, por lei ou por acto administrativo, ao domnio pblico. 2. Os bens do domnio pblico so propriedade do Estado e, como tal, so inalienveis, imprescritveis e impenhorveis. Artigo 30. Direitos de explorao do Domnio publico A concesso de direitos de pesquisa, explorao e produo de recursos minerais e de outros recursos naturais do domnio pblico regulada pela legislao. Especial aplicvel ao tipo de recurso natural em causa. Artigo 31. Classificao e desafectao 1. A classificao ou a desafectao de bens do domnio pblico , conforme os casos, declarada por diploma do Governo ou por diploma que aprove os planos gerais de ordenamento do territrio. 2. A classificao a que se refere o nmero anterior vale como declarao de utilidade pblica para efeitos de processo de expropriao por utilidade pblica.
Artigo 32.

Regime do domnio pblico autrquico 1. O Estado pode, por diploma prprio do Governo ou por foral, transmitir bens integrados no seu domnio pblico para as autarquias locais, com o fim de descentralizar a sua gesto. 2. o regime do domnio pblico do Estado aplicvel, com as necessrias adaptaes, ao domnio pblico das autarquias locais, sem prejuzo porm das disposies regulamentares aplicveis.

14

Artigo 33. Terrenos reservados e direitos Das comunidades rurais 1. O Estado assegura as famlias que integram as comunidades rurais residentes nos permetros dos terrenos reservados: a) A tempestiva execuo de polticas de ordenamento do territrio, com vista ao seu bem estar, ao seu desenvolvimento econmico e social e preservao das reas em que se adoptem formas tradicionais de aproveitamento da terra; b) A outorga de outros terrenos ou, no senda esta possvel, a compensao adequada que lhes for devida, em caso de constituio. De novas reservas que tenha afectado os terrenos por elas possudos ou frudos. c) O direito de preferncia dos seus membros, em condies de paridade, no provimento de cargos e funes criados' nos terrenos reservados. d) A afectao a despesas, que visem a promoo do bem-estar das comunidades rurais, de uma certa percentagem das taxas cobradas pelo acesso aos parques e pela caa, pesca ou actividades tursticas a desenvolvidas. 2. A percentagem das taxas, a que se refere a alnea d) do nmero anterior, ser fixada no Regulamento Geral de Concesso de Terrenos.

Subseco II Direitos Fundirios Artigo 34. Tipos e regime 1. So os seguintes os direitos fundirios que o Estado pode transmitir ou constituir sobre os terrenos concedveis integrados no seu domnio privado em beneficio de pessoas singulares ou colectivas: a) Direito de propriedade; b) Domnio til consuetudinrio; c) Domnio til civil; d) Direito de superfcie; e) Direito de ocupao precria; 2. transmisso e constituio dos direitos fundirios enumerados no nmero anterior aplicam-se as disposies da presente lei e dos seus regulamentos.

15

Artigo 35. Direito de propriedade privada 1. Ao direito de propriedade aplicam-se, alm das disposies especiais contidas no presente diploma e nos seus regulamentos, o disposto nos artigos 1302. a 1384. Cdigo Civil. 2. O Estado pode transmitir a pessoas singulares de nacionalidade angolana, o direito de propriedade sobre terrenos urbanos concedveis integrados no seu domnio privado. 3. O Estado no pode transmitir a pessoas singulares ou a pessoas colectivas de direito privado o direito de propriedade sobre terrenos rurais integrados quer no seu domnio pblico, quer no seu domnio privado.

Artigo 36. Direito de propriedade Sobre terrenos urbanos 1. admissvel a transmisso do direito de propriedade sobre terrenos urbanos integrados no domnio privado do Estado ou das autarquias locais, contanto que tais terrenos estejam compreendidos no mbito de um plano de urbanizao ou de instrumento legalmente equivalente e haja sido aprovado o respectivo loteamento. 2. O direito, a que se refere o nmero anterior, pode ser adquirido por contrato, arrematao em hasta pblica ou remio do foro enfitutico, de acordo com processo de transmisso regulado por disposies regulamentares da presente lei. 3. livre a transmisso do direito de propriedade de terrenos urbanos que j tenham entrado no regime de propriedade privada, devendo, neste caso, observar-se o disposto no n.o 2 do artigo anterior. 4. O exerccio dos poderes de uso e de transformao dos terrenos urbanos integrados na propriedade privada de pessoas singulares ou colectivas est, designadamente, sujeito s restries contidas nos planos urbansticos e s restries que derivem do fim urbanstico a que tais terrenos se destinam.

Artigo 37. Domnio til consuetudinrio 1. So reconhecidos s famlias que integram as comunidades rurais, a ocupao, a posse e os direitos de uso e fruio dos terrenos rurais comunitrios por elas ocupados e aproveitados de forma til e efectiva segundo o costume. 2. O reconhecimento dos direitos, a que se refere o nmero anterior, feito em ttulo emitido pela autoridade competente nos termos das disposies regulamentares deste diploma. 3. Os terrenos rurais comunitrios, enquanto integrados no domnio til consuetudinrio, no podem ser objecto de concesso. 16

4. Ouvidas as instituies do Poder Tradicional, poder, porm, ser determinada a desafectao de terrenos rurais comunitrios e a sua concesso, sem prejuzo da outorga de outros terrenos aos titulares do domnio til consuetudinrio ou, no sendo esta possvel, sem, prejuzo da compensao adequada que lhes for devida. 5. S podem ser objecto de desafectao os terrenos rurais comunitrios livremente desocupados pelos seus titulares de harmonia com as regras consuetudinrias da ordenao dominial provisria ou, excepcionalmente, nos termos das disposies regulamentares. 6. O exerccio do domnio til consuetudinrio gratuito, estando os (seus titulares isentos do pagamento de foros ou de prestaes de qualquer espcie. 7. O domnio til consuetudinrio no prescreve, mas pode extinguir-se pelo no uso e pela livre desocupao nos termos das normas consuetudinrias. 8. O domnio til consuetudinrio s pode ser hipotecado nos casos previstos no n.o 4 do artigo 63. para garantir o pagamento de emprstimos bancrios. 9. Se as questes relativas ao domnio til consuetudinrio no puderem ser resolvidas pelo direito consuetudinrio, sero reguladas pelas normas constantes dos artigos 1491. a 1523.0 do Cdigo Civil, salvo quanto ao pagamento de foros, considerando-se o Estado como titular do domnio directo e as famlias como titulares do domnio til.

Artigo 38. Domnio til civil 1. O domnio til civil integrado pelo conjunto de poderes que o artigo 1501. o do Cdigo Civil reconhece ao enfiteuta. 2. Ao domnio til civil aplicam-se, alm das disposies especiais contidas no presente diploma e nos seus regulamentos, o disposto nos artigos 1491. a 1523. Cdigo Civil. 3. Os terrenos sobre os quais pede recair o domnio til civil podem ser rurais ou urbanos. 4. O domnio til civil pode ser constitudo por contrato de' 2. Conceo entre o Estado ou as autarquias locais e o concessionrio. 5. O montante do foro fixado no respectivo contrato, sendo calculado de harmonia com os critrios estabelecidos por disposio regulamentar do presente diploma, designadamente, com a classificao do terreno e com o grau de desenvolvimento de cada zona ou regio. 6. O foro pago em dinheiro nas Tesourarias das Finanas Pblicas no fim de cada ano, contado desde a data da constituio do domnio til civil. 7. O direito remio do foro conferido ao enfiteuta, quando o emprazamento tiver vinte anos de durao, no sendo lcito elevar este prazo.

17

8. O exerccio do direito remio do foro depende da prova, pelo enfiteuta, de que o aproveitamento efectivo dos terrenos, objecto do domnio til civil, juntamente com outros eventualmente possudos em propriedade ou enfiteuse, no inferior a dois teros da superfcie total daqueles terrenos. 9. O preo da remio, pago em dinheiro, igual a dez foros. 10. Exercida a faculdade de remio e abolida a enfiteuse, aplicvel, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo 61.. 11. O domnio til civil pode ser hipotecado nos termos da alnea b) do n. 1 do artigo 688. do Cdigo Civil. Artigo 39. Direito de superfcie 1. admissvel a constituio, pelo Estado ou pelas autarquias locais, do direito de superfcie sobre terrenos rurais ou urbanos integrados no seu domnio privado, a favor de pessoas singulares nacionais ou estrangeiras ou de pessoas colectivas com sede principal e efectiva no Pas ou no estrangeiro. 2. Ao direito de superfcie aplicam-se, alm das disposies especiais contidas no presente diploma e nos seus regulamentos, o disposto nos artigos 1524. a 1542. do Cdigo Civil. 3. O superficirio paga uma nica prestao ou certa prestao anual em dinheiro, fixada a ttulo de preo no respectivo contrato, sendo o seu montante calculado de harmonia com os critrios estabelecidos por disposio regulamentar do presente diploma, designadamente, com a classificao do terreno e com o grau de desenvolvimento de cada circunscrio territorial. 4. O direito de superfcie pode ser hipotecado nos termos da alnea c) do n. 1 do artigo 688. do Cdigo Civil. 5. O superfcirio goza do direito de preferncia, em ltimo lugar, na venda ou dao em cumprimento do solo. 6. aplicvel ao direito de preferncia o disposto nos artigos 416. a 418. e 1410. do Cdigo Civil. Artigo 40. Direito de ocupao precria 1. admissvel a constituio, peio Estado ou pelas autarquias locais, sobre os terrenos rurais e urbanos integrados no seu domnio privado, atravs de contrato de arrendamento celebrado por tempo determinado, de um direito de ocupao precria para a construo de instalaes no definitivas destinadas, nomeadamente, a apoiar:

18

a) A construo de edifcios de carcter definitivo; b) Actividades de prospeco mineira de curta durao; c) Actividades de investigao cientfica; d) Actividades de estudo da natureza e de proteco desta; e) Outras actividades previstas em regulamentos autrquicos. 2. O contrato de arrendamento a que se refere o nmero anterior fixar a rea e a localizao do terreno objecto do direito de ocupao precria. 3. igualmente admissvel a constituio, por contrato de arrendamento, do direito de uso e ocupao precria de bens fundirios integrados no domnio pblico, contanto que a natureza destes a permita. 4. A construo de instalaes a que se refere o presente artigo fica sujeita ao regime geral das benfeitorias teis previsto no artigo 1273. Do Cdigo Civil, sendo, em consequncia, reconhecidos ocupante os seguintes direitos: a) O direito de levantar as instalaes implantadas no terreno, desde que o possa fazer sem detrimento dele; b) Quando, para evitar o detrimento do terreno, o ocupante no possa levantar aquelas instalaes, receber do Estado ou das autarquias locais, consoante os casos, uma indemnizao calculada segundo as regras do enriquecimento sem causa; c) Nos casos em que o no levantamento das instalaes edificadas pelo ocupante cause prejuzo, designadamente de natureza ambiental, ao terreno ocupado, o ocupante deve repor o terreno na situao em que este se encontrava antes da edificao, no tendo neste caso direito a qualquer indemnizao. 5. O ocupante paga uma prestao, nica ou peridica, em dinheiro, fixada a ttulo de renda no respectivo contrato, sendo o seu montante calculado de harmonia com os critrios estabelecidos por disposio regulamentar do presente diploma, designadamente, com a rea e a classificao do terreno e com o prazo pelo qual haja sido constitudo o 'direito. de ocupao precria.

CAPTULO III Concesso de direitos fundirios Seco I Disposies gerais

Artigo 41. Infra-estruturas urbanas 1. A constituio de direitos fundirios sobre terrenos urbanizveis depende da observncia do disposto. Nos planos urbansticos ou em instrumentos equivalentes e da execuo das correspondentes obras de urbanizao.

19

2. As receitas que o Estado ou as autarquias locais recebam, como contrapartida da constituio de direitos fundirios sobre terrenos urbanizveis ou urbanizados, s podem ser aplicadas na aquisio de patrimnio. Artigo 42. Titulares Sem prejuzo do disposto no artigo 35., Podem adquirir direitos fundirios sobre terrenos concedveis integrados no domnio privado do Estado ou das autarquias locais: a) As pessoas singulares, de nacionalidade angolana. .

b) As pessoas colectivas de direito pblico com sede principal e efectiva no Pais, contanto que tenham capacidade de aquisio de direitos sobre coisas imveis. c) As pessoas colectivas de direito privado com sede principal e efectiva no Pais, designadamente as instituies que prossigam a realizao de fins culturais, religiosos e de solidariedade social, contanto que tenham capacidade de aquisio de direitos sobre coisas imveis. d) As empresas pblicas angolanas e as sociedades comerciais com sede principal e efectiva no Pas. e) As pessoas singulares de nacionalidade estrangeira e as pessoas colectivas com sede principal e efectiva no estrangeiro, sem prejuzo das restries estabelecidas na Lei, Constitucional e na presente lei. t) As entidades estrangeiras de direito pblico que tenham capacidade de aquisio de direitos sobre coisas imveis, reconhecida em acordos internacionais, desde que, nos respectivos pases, seja dado igual tratamento a entidades angolanas congneres.

g) As pessoas I colectivas internacionais que, nos termos dos respectivos estatutos, sejam dotadas de capacidade de aquisio de direitos sobre coisas imveis.

Artigo 43. Limites das reas 1. A rea dos terrenos urbanos, objecto de contrato de concesso, no pode exceder: a) Nas reas urbanas, dois hectares; b) Nas reas suburbanas, cinco hectares. 2. A rea dos terrenos rurais, objecto de contrato de concesso, no pode ser inferior a dois hectares nem superior a dez mil hectares.

20

3. O Conselho de Ministros pode, porm, autorizar a transmisso ou a constituio de direitos fundirios sobre terrenos rurais de rea superior ao limite mximo indicado no nmero anterior.

Artigo 44. Cumulao de direitos

A transmisso ou a constituio de direitos fundirios a favor de pessoa singular. Ou colectiva, a quem o Estado ou as autarquias locais hajam anteriormente atribudo algum dos direitos fundirios previstos nesta lei, depende da prova do aproveitamento til e efectivo dos terrenos concedidos. Artigo 45. Princpio da capacidade adequada 1. As pessoas singulares e colectivas, que requeiram a transmisso ou a constituio de direitos fundirios previstos no presente diploma, devem fazer prova da sua capacidade para garantir o aproveitamento til e efectivo dos terrenos a conceder. 2. A rea dos terrenos a conceder a cada explorador directo depende da sua capacidade para garantir o aproveitamento til e efectivo dos mesmos. 3. Exceptuam-se do disposto nos nmeros anteriores, os projectos de aproveitamento agrcola, pecurio ou silvcola de terrenos agrrios ou florestais cuja rea no exceda em dez por cento a superfcie mnima correspondente unidade de cultura fixada para cada zona do Pas, sendo, nesse caso, dispensada a prova da capacidade adequada. 4. A rea da unidade de cultura fixada por diploma regulamentar da presente lei em funo das zonas do Pas e do tipo de terreno. 5. Para efeitos do disposto no nmero anterior, os terrenos agrrios podem ser: . a) Terrenos de regadio, arvenses ou hortcolas; b) Terrenos de sequeiro Artigo 46. Negcios jurdicos de concesso 1. So os seguintes os negcios jurdicos pelos quais se podem transmitir ou constituir algum dos direitos fundirios previstos nesta lei: a) Contrato de compra e venda. b) Aquisio forada do domnio directo por parte do enfiteuta, operando-se essa transmisso coactiva atravs do acordo das partes ou de venda judicial mediante o exerccio do direito potestativo do foreiro integrado por deciso judicial. c) Contrato de aforamento para a constituio do domnio til civil. d) Contrato especial de concesso para a constituio do direito de superfcie. e) Contrato especial de arrendamento para a concesso do direito de ocupao precria.

21

2. So aplicveis aos negcios jurdicos de concesso as disposies especiais da presente lei e dos seus regulamentos e, subsidiariamente, as disposies do Cdigo Civil. 3. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, as autarquias locais podem, por diploma prprio, disciplinar o contedo dos negcios jurdicos de concesso que tenham por objecto terrenos integrados no seu domnio privado. Artigo 47. Onerosidade das concesses 1. A transmisso ou a constituio dos direitos fundirios previstos na presente lei s pode ter lugar a ttulo oneroso. 2. Exceptuam-se do disposto no nmero anterior: a) A constituio do domnio til, que no se concretiza atravs de concesso, mas de simples reconhecimento; b) A constituio de direitos fundirios previstos na presente lei em beneficio de pessoas que faam prova de insuficincia de meios econmicos, nos termos estabelecidos em disposies regulamentares. 3. Os foros ou outras prestaes, nicas ou peridicas, so pagos em dinheiro e o seu montante meado em funo dos critrios enunciados nos artigos anteriores a respeito de cada tipo de direito fundirio neles previsto. 4. O preo dos terrenos urbanos do domnio privado das autarquias locais fixado por meio de licitao em hasta pblica, a qual ter por base o valor determinado pelos ndices de preos fixados' pelas regras de mercado e pelos regulamentos municipais vigentes na provncia ou no centro urbano em que aqueles prdios se situem. 5. No caso previsto no nmero anterior, o resultado da licitao reduzido a auto, no qual se registar o maior lano de cada licitante, sendo o direito adjudicado ao licitante que oferea o lano mais elevado. Artigo 48. Compra e venda 1. A venda de terrenos, para os efeitos do disposto na alnea a) do n.o 1 do artigo 46. O e do n. O 4 do artigo anterior, feita por meio de arrematao em hasta pblica. 2. Depositado o preo e paga a sisa, se for devida, o Estado ou. A autarquia local passar ao arrematante o correspondente ttulo de arrematao, no qual se identifiquem o terreno, se certifique o pagamento do preo e da sisa e se declare a data da transmisso, que coincidir com a da arrematao. . 3. O contrato de compra e venda pode ser resolvido pelo Estado ou pelas autarquias locais, se no forem observados os ndices de aproveitamento til e efectivo. Do terreno durante trs anos consecutivos ou seis anos interpolados, qualquer que seja o motivo. 4. Resolvido o contrato nos termos do nmero anterior, o adquirente pode exigir a restituio

22

do preo pago, sem qualquer actualizao, mas no tem direito a ser indemnizado das benfeitorias que haja feito, que revertero para o Estado ou para a autarquia local, consoante os casos. 5. O direito de propriedade, a que se refere a alnea a) do n.o 1 do artigo 34., S pode ser transmitido pelo adquirente mediante autorizao prvia da autoridade concedente e aps o decurso de um prazo de cinco anos de aproveitamento til e efectivo do terreno, contados desde a data da sua concesso ou da data da sua ltima transmisso. 6. Os terrenos sobre os quais tenham sido constitudos direitos de superfcie ou que tenham sido emprazados, e que tenham sido objecto de aproveitamento til e efectivo durante o prazo legalmente fixado, podem ser vendidos, com dispensa de hasta pblica, aos titulares daqueles direitos fundirios limitados. 7. aplicvel ao contrato de compra e venda, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo seguinte.

Artigo 49. Concesso 1. Os contratos de concesso previstos no artigo 46., n 1, alneas c)_ d) e e), s so vlidos se forem celebrados por documento escrito do qual constem, alm dos demais elementos essenciais, os direitos e os deveres dos concessionrios, as sanes aplicveis em caso de incumprimento destes ltimos e as causas de extino do direito fundirio. 2. O contrato de concesso celebrado nos termos do artigo anterior constitui ttulo de concesso, ns termos das disposies regulamentares. Artigo 50. Concesses gratuitas O Estado e as autarquias locais podem transmitir ou constituir direitos fundirios, a ttulo gratuito, sobre terrenos integrados no seu domnio privado, em beneficio de: a) Pessoas que faam prova de insuficincia de meios econmicos e que desejem integrar projectos de povoamento de zonas do Pas menos desenvolvidas; b) Instituies de utilidade pblica reconhecida, que prossigam a realizao de fins de solidariedade social, culturais, religiosos ou desportivos. Artigo 51. Limites dos terrenos comunitrios 1. A delimitao das reas das comunidades rurais e a definio do aproveitamento dos terrenos comunitrios, pela autoridade competente, devem obedecer ao disposto nos correspondentes instrumentos de ordenamento do territrio e nas disposies regulamentares da presente lei. 2. Para os efeitos do disposto no nmero anterior, a autoridade competente deve ouvir as

23

autoridades administrativas, as instituies do Poder Tradicional e as famlias da comunidade rural afecta.

Artigo 52. Limites dos Terrenos Urbanos Os limites dos terrenos urbanos so fixados pelos forais, pelos planos urbansticos e pelas operaes de loteamento que hajam sido aprovadas.

Artigo 53. Foral 1. O Governo, sob proposta fundamentada do Governador da respectiva provncia, pode outorgar forais aos centros urbanos, contanto que se verifiquem cumulativamente as seguintes condies: a) A existncia de um plano geral de urbanizao devidamente aprovado; b) A existncia de municipais de cadastros; c) A existncia de redes de abastecimento de gua e de fornecimento de energia elctrica e de redes de saneamento bsico. 2. Os forais delimitam a rea dos terrenos integrados no domnio pblico do Estado e por este afectados s autarquias locais para gesto autnoma. 3. Os ferais so aprovados por diploma do Governo.
Artigo 54.

Loteamento 1. Constitui operao de loteamento a aco que tenha por objecto ou por efeito a diviso de terrenos urbanizveis em um ou mais lotes destinados, imediata ou subsequentemente, edificao urbana, de harmonia com o disposto nos planos de urbanizao, ou na sua falta ou insuficincia, com as decises das rgos autrquicos competentes. 2. Entende-se por lote a unidade autonomizada de terreno resultante da operao de

loteamento.
3. As operaes de loteamento dos terrenos integrados no domnio privado da autarquia tm lugar por iniciativa do respectivo municpio. 4. Nos casos no abrangidos pelo disposto no nmero anterior, o loteamento aprovado por alvar emitido pela autarquia local, mediante prvio requerimento dos particulares interessados.

24

Artigo 55. Durao das concesses 1. Os direitos fundirios previstos na presente lei so transmitidos ou constitudos: a) Perpetuamente, no caso do direito de propriedade, sem prejuzo do disposto no artigo 48.0 quanto resoluo do contrato de compra e venda; b) Perpetuamente, no caso do domnio til consuetudinrio, sem prejuzo da sua extino pelo no uso e pela livre desocupao nos termos das normas consuetudinrias; c) Perpetuamente, no caso do domnio til civil, sem prejuzo do direito de remio; d) Por prazo no superior a sessenta anos, no caso do direito de superfcie; e) Por prazo no superior a um ano, no caso do direito de ocupao precria. 3. Nos casos previstos 'nas alneas d) e e) do nmero anterior, findo o prazo, o contrato renova-se por perodos sucessivos, se nenhuma das partes o tiver denunciado no tempo e pela forma convencionados ou se no ocorrer nenhuma causa de extino prevista na lei.

Artigo 56. Deveres do adquirente So obrigaes do adquirente dos direitos fundirios: a) Pagar tempestivamente os foros e demais prestaes a que, conforme o caso, esteja obrigado. b) Efectuar o aproveitamento til e efectivo do terreno concedido de acordo com os ndices fixados. c) No aplicar o terreno a fim diverso daquele a que ele se destina. d) No violar as regras do ordenamento do territrio e dos planos urbansticos. e) Utilizar o terreno de modo a salvaguardar a capacidade' de regenerao do mesmo e dos recursos naturais nele existentes. f) Respeitar as normas de proteco do ambiente. g) No exceder os limites impostos no artigo 18.. h) Respeitar os direitos fundirios das comunidades rurais, designadamente, as servides de passagem que recaiam sobre o seu terreno. i) Prestar s autoridades competentes todas as informaes por estas solicitadas sobre o aproveitamento til e efectivo do terreno. j) Observar o disposto na presente lei e nos seus regulamentos.

25

Artigo 57. Prestaes 1. Os titulares de direitos fundirios esto sujeitos ao pagamento, a ttulo d_ preo ou de renda, de uma nica prestao ou de uma certa prestao anual. 2. A prestao anual pode ser progressiva ou regressiva, consoante o tipo e o montante de investimento realizado. 3. As prestaes so pagas em dinheiro e so fixadas no respectivo contrato, sendo o seu montante calculado com base na situao e classificao do terreno, na sua rea e no fim a que se destina. Artigo 58. Processo de concesso 1. O processo de concesso inicia-se com a apresentao do requerimento pelo interessado e compreende as fases de demarcao provisria, de apreciao, de aprovao e de demarcao definitiva. 2. O Regulamento Geral de Concesso de Terrenos fixar o regime jurdico aplicvel ao processo de concesso.

Artigo 59. Ttulo de concesso A autoridade competente emite um ttulo de concesso, segundo o modelo legalmente fixado, no qual se identifiquem a natureza do terreno concedido, o tipo de direito fundirio transmitido ou constitudo, a data da transmisso ou da constituio, o prazo do contrato de concesso, a identificao da autoridade concedente, e, sendo caso disso, o preo e a sisa que hajam sido pagos.

Artigo 60. Registo cadastral e registo predial 1. O Governo aprovar as normas que garantam a harmonizao dos actos praticados pela autoridade concedente com aqueles que devam ser praticados pelos servios do registo cadastral e do registo predial. 2. Esto sujeitos a inscrio no registo predial os factos jurdicos que determinem a constituio, o reconhecimento, a aquisio, a modificao e a extino dos direitos fundirios previstos nesta lei. 3. Os factos referidos no nmero anterior s produzem efeitos contra terceiros depois da data do respectivo registo, mas, ainda que no registados, podem ser invocados entre as prprias partes ou seus herdeiros. 4. O Conservador deve recusar o pedido de registo se o apresentante no exibir o respectivo

26

ttulo de concesso e, sendo caso disso, fotocpia, autenticada por notrio, do despacho de autorizao prvia da transmisso proferido pela autoridade concedente. 5. Ao processo de registo aplica-se o disposto na presente lei, nos seus regulamentos e no Cdigo do Registo Predial. 6. Deve a autoridade concedente, oficiosamente, remeter certido do contrato, a documentao correspondente e o requerimento do registo definitivo conservatria do registo predial competente, onde ficaro arquivados, devendo o adquirente pagar antecipadamente os respectivos emolumentos e despesas, 7. A autoridade concedente deve arquivar uma cpia dos documentos relativos transmisso ou constituio dos direitos fundirios sobre os terrenos concedveis, de modo a garantir a reforma de qualquer processo de concesso que venha a ser destrudo ou que venha a desaparecer. Seco II Transmisso e extino dos direitos fundirios Artigo 61. Transmisso 1. Sem prejuzo do disposto nos artigos anteriores e das restries neles estabeleci das, os direitos fundirios so transmissveis em vida e por morte. 2. A transmisso por acto entre vivos de direitos fundirios faz-se mediante declarao das partes no ttulo de concesso, com reconhecimento presencial' da assinatura do alienante, e est sujeita a registo nos termos gerais. 3. Se a transmisso for a ttulo oneroso, deve ser indicado o seu valor. 4. A transmisso por morte est sujeita a inscrio no ttulo de concesso, devendo a assinatura do sucessor ser reconhecida presencialmente, aps apresentao ao notrio, para arquivo, de documento comprovativo da respectiva qualidade. 5. A transmisso dos direitos fundirios implica a cesso dos direitos e obrigaes do respectivo titular em face do Estado ou das autarquias locais. 6. A transmisso de direitos, em vida, quer a ttulo gratuito, quer a ttulo oneroso, s pode ser realizada pelo seu titular. Sob pena de nulidade, mediante autorizao prvia da autoridade concedente e aps o decurso de um prazo de cinco anos de aproveitamento til e efectivo do terreno, contados desde a data da sua concesso ou da data da sua ltima transmisso, 7. A autorizao referida rio nmero anterior caduca no prazo de um ano a contar da data da notificao ao requerente do respectivo despacho. 8, No caso de transmisso por acto entre vivos de direitos fundirios, o notrio no pode reconhecer, a assinatura do alienante se no lhe tiver sido apresentado, para arquivo, o despacho de autorizao.

27

9. O Estado goza do direito de preferncia e tem o primeiro lugar entre os preferentes legais no caso de venda, dao em cumprimento ou aforamento dos terrenos concedidos. 10. aplicvel ao direito de preferncia previsto no nmero anterior o disposto nos artigos 416. a 418. e 1410. do Cdigo Civil.

Artigo 62. Alterao da concesso 1. Os factos modificativos ou extintivos dos direitos fundirios, designadamente os resultantes de execuo judicial, fraccionamento ou emparcelamento dos terrenos concedidos, esto sujeitos a inscrio no ttulo de concesso e no registo predial. 2. Os tribunais no podem proferir sentenas de que resulte a transmisso de direitos fundirios sobre terrenos concedidos, sem que esta tenha sido previamente autorizada pela autoridade concedente, sendo, neste caso, aplicvel, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo anterior.

Artigo 63. Intransmissibilidade das Concesses gratuitas 1. So intransmissveis os direitos fundirios que o Estado ou as autarquias locais hajam transmitido ou constitudo, a ttulo gratuito, em beneficio das pessoas e das instituies referidas nas alneas a) e b) do artigo 50. . . 2. A autoridade concedente pode, porm, autorizar a transmisso, contanto que esta seja realizada a favor de pessoa ou instituio que preencha os requisitos enunciad9s nas alneas a) e b) do artigo 50. 3. Sem prejuzo do regime de desafectao a que se refere o artigo 37. e sem prejuzo do direito consuetudinrio, o titular do domnio til consuetudinrio no pode transmitir o seu direito em vida nem por morte. 4. O domnio til consuetudinrio impenhorvel, salvo nos casos em que tenha sido hipotecado para garantir o pagamento de emprstimos bancrios contrados pelo seu titular com vista ao aproveitamento til e efectivo do terreno concedido. Artigo 64. Causas de extino Os direitos fundirios extinguem-se, nomeadamente: a) Pelo decurso do prazo, sendo constitudos por certo tempo, se o contrato de concesso no for renovado;

28

b) Pelo seu no exerccio ou pela inobservncia dos ndices de aproveitamento til e efectivo durante trs anos consecutivos ou seis anos interpolados, qualquer que seja o motivo; c) Pela aplicao do terreno a fim diverso daquele a que ele se destina;
o

d) Pelo exerccio do direito fundirio em contraveno do disposto no artigo 18.0; e) Pela expropriao por utilidade pblica; f) Pelo desaparecimento ou inutilizao do terreno.

Artigo 65. Sanes Os titulares de direitos fundirios, que violem as disposies da presente lei, ficam sujeitos aplicao das sanes estabelecidas nas disposies regulamentares.

Seco III Competncia para as concesses


Artigo 66. Conselho de Ministros 1. Compete ao Conselho de Ministros, nomeadamente: a) Autorizar a concesso da ocupao, uso e fruio do leito das guas territoriais, da plataforma continental e da zona econmica exclusiva; b) Autorizar a concesso da ocupao, uso e fruio de outros bens fundirios integrados no domnio pblico do Estado; c) Autorizar a transmisso ou a constituio de direitos fundimos sobre terrenos rurais superior a dez mil hectares, nos termos do n.o 3 do artigo 43.. d) Autorizar a transmisso de terrenos do domnio pblico para o domnio privado do Estado; e) Autorizar a transmisso, para as autarquias locais, de direitos sobre terrenos integrados no domnio pblico e privado do Estado; f) Autorizar a concesso de forais aos centros urbanos. . 2. As competncias previstas nas alneas b), d), e), t) e g) do nmero anterior podem ser delegadas, em funo do tipo de terrenos, na entidade que tenha a seu cargo a superintendncia do cadastro. 3. A autorizao para a transmisso ou para a constituio de direitos fundirios, sobre terrenos rurais de rea superior a mil e igual ou inferior a dez mil hectares, da competncia da entidade que superintenda o cadastro, mediante parecer vinculativo da entidade que tutela a respectiva rea.

29

Artigo 67. rgo Central para a Gesto Tcnica de Terras Compete ao rgo Central para a Gesto Tcnica de Terras, nomeadamente: a) Organizar e conservar o tombo, de modo a permitir a identificao de cada terreno, no s quanto sua situao, com tambm quanto aos factos jurdicos sujeitos a registo a ele respeitantes. b) Organizar e executar os trabalhos tcnicos relativos demarcao dos terrenos e reservas; c) Organizar, executar e manter actualizado o cadastro geomtrico; d) Preparar a programao geral da cartografia do Pas, submeter autoridade competente a respectiva aprovao e mant-la actualizada; e) Executar, nas zonas rurais, as directivas contidas nos planos de ordenamento do territrio,

Artigo 68. Governos Provinciais 1. Compete ao Governo Provincial, relativamente ao terrenos integrados na sua circunscrio territorial, nomeadamente: a) Autorizar a transmisso ou a constituio de direitos fundirios sobre terrenos rurais, agrrios ou florestais, de rea igual ou inferior a mil hectares; b) Autorizar a transmisso ou a constituio de direitos fundirios sobre terrenos urbanos, de acordo com os planos urbansticos e com os loteamentos aprovados; c) Celebrar contratos de arrendamento pelos quais se constituam direitos de ocupao precria de terrenos do domnio pblico e privado do Estado, nos termos a definir por regulamento; d) Submeter ao Conselho de Ministros propostas de transferncia de terrenos do domnio pblico para o domnio privado do Estado; e) Submeter ao Conselho de Ministros propostas de concesso de forais aos centros urbanos que preencham os requisitos legais; t) Administrar o domnio fundirio, pblico e privado, do Estado; g) Fiscalizar o cumprimento do disposto na presente lei e nos seus regulamentos.

2. As competncias dos administradores Municipais e comunais so previstas em regulamento

30

CAPTULO IV Disposies Processuais Seco I Aco de Nulidade Artigo 69. Declarao de nulidade So nulas as decises da autoridade concedente contrrias lei. Artigo 70. Legitimidade activa 1. Sem prejuzo do disposto no artigo 286. do Cdigo Civil, a aco de nulidade pode ser intentada: a) Por associaes de defesa do ambiente dotadas de representatividade, no mbito previsto na legislao respectiva; b) Por associaes. de interesses econmicos legalmente constitudas, actuando no mbito das suas atribuies. c) Pelas comunidades rurais, para defesa dos seus direitos colectivos. 2. As entidades referidas no nmero anterior actuam, em juzo, em nome prprio, embora faam valer um direito alheio pertencente, em conjunto, s pessoas susceptveis. de ser atingidas pelas decises nulas. 3 . reconhecida s comunidades rurais personalidade e capacidade judicirias.

Artigo 71. Legitimidade passiva 1. A aco referida no artigo anterior deve ser intentada contra a autoridade concedente que haja proferido a deciso contrria lei ou aos seus regulamentos. 2. A autoridade concedente representada pelo Ministrio Pblico. Artigo 72. Tribunal competente 1. Para a aco de nulidade competente a Sala do Cvel e Administrativo do Tribunal Provincial do lugar em que a autoridade concedente tenha a sua sede. 2. As pessoas singulares ou colectivas estrangeiras, devem, no momento da constituio do direito fundirio, nos litgios a eles referente, declarar expressamente que ficam sujeitos a jurisdio dos tribunais nacionais.

31

Artigo 73. Forma do processo 1. A aco de nulidade segue os termos do processo sumrio de declarao e est isenta de preparos e de custas. 2. A aco referida no nmero anterior admite sempre recurso para a Cmara do Cvel e Administrativo do Tribunal Supremo, independentemente do valor da causa. 3. A apelao interposta da sentena que decrete a nulidade no suspende a execuo desta. Artigo 74. Natureza do processo Os processos a que se refere a presente seco, bem como os que deles so dependentes, no tm carcter urgente, sem prejuzo de os actos relativos adjudicao da propriedade, de um direito fundirio limitado ou da posse e sua notificao aos interessados deverem ser praticados mesmo durante as frias judiciais. Artigo 75. Comunicao das decises judiciais para efeitos de registo Os tribunais devem remeter, no prazo de trinta dias a contar do trnsito em julgado, respectiva Conservatria do Registo Predial, cpia da deciso que haja decretado a extino de algum dos direitos fundirios previstos nesta lei ou que tenha decretado a nulidade ou a anulao de um registo ou do seu cancelamento. Artigo 76. mbito desta seco As normas da presente seco aplicam-se, com as necessrias adaptaes, s restantes nulidades previstas neste diploma ou nos seus regulamentos. Seco II Mediao e Conciliao Artigo 77. Tentativa de mediao e conciliao 1. Os litgios relativos aos, direitos fundirios so obrigatoriamente submetidos a tentativa de mediao e conciliao antes da propositura da aco no tribunal competente. 2. Exceptua-se do disposto. No nmero anterior a aco de nulidade, a que se refere a seco anterior, que pode ser imediatamente proposta pelo interessado na Sala do Cvel e Administrativo do Tribunal Provincial competente.

32

Artigo 78. rgo de mediao e conciliao e Tramitao do procedimento 1. A composio do rgo de mediao e conciliao e a tramitao do procedimento previsto nesta seco sero fixadas no Regulamento Geral de Concesso de Terrenos. 2. O procedimento de mediao' e conciliao deve obedecer aos princpios da imparcialidade, celeridade e gratuitidade. 3, Quando o litgio recaia, sobre interesses individuais homogneos ou colectivos, podem as entidades referidas no artigo 70., n.o 1, tomar a iniciativa do procedimento de mediao e conciliao e nele participar, a ttulo principal ou acessrio. 4, O rgo de mediao pode tentar a conciliao ou propor s partes a soluo que lhe parea mais adequada. 5, O acordo resultante da mediao ser reduzido a escrito e tem a natureza de transaco extrajudicial. Seco III Arbitragem Artigo 79. Resoluo de litgios Sem prejuzo do disposto nas seces anteriores, os eventuais litgios que possam surgir sobre a transmisso ou a constituio de direitos fundirios devero ser submetidos a arbitragem.

Artigo 80. Tribunal arbitral e designao dos rbitros 1. O tribunal arbitral ser composto por trs membros, sendo dois nomeados por cada uma das partes, e o terceiro, que desempenhar as funes de rbitro-presidente, escolhido de comum acordo pelos rbitros que as partes tiverem designado. 2. O tribunal arbitralconsidera-se constitudo na data em que o terceiro rbitro aceitar a sua nomeao e o comunicar s partes. 3. O tribunal arbitral funcionar na sede do Governo da Provncia da situao dos terrenos ou da sua maior extenso e utilizar a lngua portuguesa. 4. O tribunal arbitral julgar de acordo com a lei angolana. 5. As decises do tribunal arbitra! Devero ser proferidas no prazo mximo de seis meses aps a data da sua constituio.

33

6. A deciso arbitral estabelecer ainda quem deve suportar os custos da arbitragem e em que proporo. Artigo 81. Normas aplicveis A arbitragem rege-se pelo disposto no presente diploma e, no que no esteja em oposio com este, pelo regime geral da arbitragem voluntria consagrado na Lei n. 16/03, de 25 de Julho.

Seco IV Justia comunitria


Artigo 82 .

Litgios no interior das comunidades rurais 1. Os litgios relativos aos direitos colectivos de posse, de gesto, de uso e 5-uio e do domnio til consuetudinrio dos terrenos rurais comunitrios sero decididos no interior das comunidades rurais, de harmonia com o costume vigente na comunidade respectiva. 2. Se uma das partes no estiver de acordo com a resoluo do litgio nos termos enunciados no nmero anterior, ser o mesmo decidido pelos tribunais, sendo aplicvel, neste caso, o disposto na seco II do presente captulo.

CAPTULO V

Disposies finais e transitrias Artigo 83. Situaes transitrias 1. Os direitos de superfcie constitudos ao abrigo da Lei n. 21-C/92, e 28 de Agosto, do seu Regulamento de Concesses, aprovado pelos Decretos n. 32/95, de 8 e Dezembro, e 46-A/92, de 9 de Setembro, e dos demais regulamentos locais ou especiais, ficam sujeitos ao regime do direito de superfcie previsto na presente lei. 2. Aos direitos fundirios constitudos nos termos da legislao vigente antes da entrada em vigor dos diplomas referidos no nmero anterior, aplica-se o regime do direito de superfcie previsto na presente lei, contanto que: a) Os terrenos sobre que recaiam aqueles direitos no tenham sido nacionalizados ou confiscados; b) Os respectivos titulares tenham procedido respectiva regularizao nos termos e nos prazos previstos na Lei il. 21C/92, de 28 de Agosto, e no n. 2 do artigo 66. Do Regulamento de Concesses, aprovado pelos Decretos n. 32/95, de 8 e Dezembro, e 46/92, de 9 de Setembro. 3. Sero confiscados, nos termos da legislao correspondente, os terrenos a que se refere o nmero anterior, caso persista a situao de abandono injustificado ou de no regularizao.

34

4. Relativamente a processos de concesso que se encontrem pendentes, devem os requerentes, no prazo de um ano a contar da publicao do regulamento geral ou especial aplicvel, alterar o pedido de concesso, de harmonia com as disposies da presente lei, designadamente no que toca aos tipos de direitos fundirios nela previstos. 5. Enquanto no forem constitudas as autarquias locais as suas atribuies e competncias sero exercidas pelos rgos locais do Estado. Artigo 84. Ttulos de ocupao 1. Sem prejuzo do disposto no artigo 6. n. 5 e 6, as pessoas singulares e as pessoas colectivas que ocupam, sem qualquer ttulo, terrenos do Estado ou das autarquias locais, devem, no prazo de trs anos a contar da publicao do regulamento geral ou especial aplicvel requerer a emisso de ttulo de concesso. 2. A inobservncia do disposto no nmero anterior implica a no aquisio de qualquer direito fundirio pelo ocupante, por fora da inexistncia de ttulo. 3. O Estado e as autarquias locais podem usar, contra o ocupante, dos meios facultados ao possuidor nos artigos 1276. e seguintes do Cdigo Civil. 4. Nos casos referidos nos nmeros anteriores, a emisso de ttulo de concesso depende do preenchimento dos requisitos fixados na presente lei, nos seus regulamentos, nos planos urbansticos ou, na sua falta ou insuficincia, nos instrumentos de gesto urbanstica aprovados pela autoridade competente. Artigo 85. Regulamentao O Governo aprovar o Regulamento Geral de Concesso de Terrenos, no prazo de seis meses a contar da data de entrada em vigor da presente lei. Artigo 86. Alteraes ao Cdigo Civil Os artigos 1524. e 1525., N 2, do Cdigo Civil passam a ter a seguinte redaco:
"Artigo 1524. Noo O direito de superfcie consiste na faculdade de construir ou manter, perptua ou temporariamente, uma obra em prdio alheio, ou de nele fazer ou manter plantaes." "Artigo 1525. Objecto 2. O direito de superfcie pode ter por objecto a construo ou a manuteno de obra sob solo alheio."

35

Artigo 87. Norma revogatria Fica revogada toda a legislao que contrarie o disposto na presente lei e rios respectivos regulamentos, nomeadamente a Lei n. o 21-C/92, de 28 de Agosto, e o Regulamento de Concesses, aprovado pelos Decretos n. 32/95, de 8 e Dezembro, e 46/92, de 9 de Setembro.

Artigo 88. Entrada em vigor A presente lei entra em vigor noventa dias a partir da data da sua publicao.

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL ROBERTO ANTNIO VICTOR FRANCISCO DE ALMEIDA

Promulgada em ......de ............de 2004 Publique-se

O PRESIDENTE DA REPBLICA JOS EDUARDO DOS SANTOS

36

Vous aimerez peut-être aussi