Vous êtes sur la page 1sur 8

TRABALHO DE DIPLOMA DEZEMBRO DE 2005 INSTITUTO DE ENGENHARIA ELTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB

A TECNOLOGIA E AS NOVAS APLICAES TCNICAS DE CONDUTORES BIMETLICOS EM SISTEMAS DE POTNCIA


Fernando Marcanola no. 10264 Renzo Degiovanni Spe dicato no. 10380 Orientador: Prof. Manoel Luis Barreira Martinez
Instituto de Sistemas Eltricos e Energia (ISEE)

Abstract Este trabalho tem por objetivo


apresentar a tecnologia dos condutores bimetlicos utilizados na transmisso e distribuio de energia eltrica, assim como as novas apl icaes tcnicas para o mesmo, depois do desenvolvi mento da tecnologia bimetlica Alumoweld ou ao-aluminio ou alumosteel. O condutor bimetlico pode reunir caractersticas tcnicas e econmicas interessantes em um s produto, como por exemplo, combinar as timas propriedades mecnicas do ao com as timas propriedades eltricas do cobre ou alumino. Dessa maneira, pode -se fazer um upgrade tecnolgico substituindo alguns tipos de condutores utilizados atualmente por este novo. Este trabalho ento, tambm mostra a viabilidade tcnico-econmica desta nova opo em cada caso possvel. Palavras-chave-Bimetlico, Ao, Cobre, Alumnio, Condutores, Energia Eltrica, Alumosteel.

eletrificao rural, a substituio dos cabos guarda por cabos do tipo OPGW, as aplicaes em reas submetidas corroso e ataque qumico ambiental e mais recentemente a incidncia de roubos de neutro BT tem trazido novas oportunidades de implantao de condutores bimetlicos, principalmente os de Ao-Alumnio. A seguir apresenta-se a tecnologia de produo do condutor bimetlico de ao-alumnio. Posteriormente, mostra-se a tecnologia presente no condutor Alumosteel e suas inovaes tcnicas. Discusso das possibilidades e as aplicaes tecnolgicas d estes condutores para a rede primria rural em comparao com a tecnologia j existente, assim como as vantagens do upgrade tecnolgico.

II A TECNOLOGIA DE PRODUO DO CONDUTOR BIMETLICO DE AO-ALUMNIO


O condutor bimetlico um material conjugado com dois metais solidrios no mesmo tento cada um com propriedades especficas. Um dos materiais geralmente ao, o que confere ao condutor elevado mdulo de elasticidade e elevada resistncia mecnica. O outro material um bom condutor eltrico envolvendo o elemento mecanicamente resistente. Algumas vezes o material condutor pode incorporar a p ropriedade de resistncia corroso galvnica, como o caso do alumnio. Os materiais condutores geralmente utilizados so o cobre e o alumnio, pois so os materiais presentes nas linhas de transmisso e distribuio de energia eltrica. Os condutores bimetlicos de ao-alumnio em questo neste trabalho so produzidos pelo processo de extruso de alumnio sobre o fio de ao, o que confere perfeita aderncia do metal condutor (alumnio) no metal mecanicamente resistente (ao).

I INTRODUO
Os condutores bimetlicos (ao-cobre ou aoaluminio) foram concebidos para otimizar duas funes de condutores areos nus para redes e linhas de T&D (Transmisso e Distribuio) de energia eltrica: (1) O condutor eltrico (cobre ou alumnio) e (2) O elemento mecnico resistente (ao), com a eliminao da camada anticorrosiva de zinco normalmente usados nos elementos mecnicos de ao. A grande aplicao foi substituio dos condutores de cabo guarda (normalmente cabos de aos zincado). Neste caso os condutores bimetlicos acrescentavam a melhoria da reduo da componente de sequncia zero, consequentemente melhoria do desempenho da proteo do sistema. A introduo de redes protegidas na dis tribuio de energia eltrica, a grande ampliao da

Fig. 1 Condutores de ao-cobre e ao-alumnio

uma inovao tecnolgica recente em nosso pas, e porque possuem uma grande gama de aplicaes e solues para as linhas de transmisso e distribuio de energia eltrica. III.1 Propriedade Eltrica

II.1

Extruso

Definio: Passagem forada de um metal ou de um plstico atravs de matrizes, por presso, a fim de se obter uma forma alongada ou filamentosa. Os fios alumosteel atualmente so produzidos pela tcnica de revestimento por extruso (vide fig. 2).
VERGALHO ALUMINIO ROLO DE CUNHAGEM

Quando se dimensiona um condutor de energia eltrica, uma das caractersticas mais importantes a resistividade ( ), pois est relacionada com a condutividade do material. Isso determinado de acordo com o projeto eltrico em questo, e influenciado tambm pelo critrio de ampacidade da linha. A tecnologia do fio bimetlico permite calcular a resistividade do condutor de acordo com a rea da seo transversal de cada um dos metais do material bimetlico. Esse clculo dado pela seguinte equao:

SAPATA CANAL DA RODA

AO

BLOCO DE EXTRUSO

ALUMOSTEEL

Fig. 2 Extruso do alumnio no ao.

bimet =

O fio de ao-aluminio utiliza o processo chamado CONCLAD. O vergalho de alumnio sofre uma determinada presso entre o rolo de cunhagem e o canal da roda, e depois passa por uma sapata praquecida. Dessa forma ele aquecido tanto por atrito como eletricamente, atingindo um estado de quase fuso, em uma forma pastosa. O ao, aps passar por uma limpeza ultra-snica, pr-aquecido por um sistema de aquecimento indutivo antes de entrar no bloco de extruso. Quando se d o encontro dos dois vergalhes, o alumnio extrudado em volta do vergalho de ao por uma ferramenta presente dentro do bloco de extruso, que delimita a espessura da camada de alumnio em volta do ao, formando o condutor chamado Alumosteel. A figura 3 representa um esquemtico de toda a linha de processo CONCLAD.
Ao
SAE 1010/50/70

S m + S Ao S Sm + Ao m Ao

(1)

Equao 1 Resistividade do Bimetlico Onde Sm e m so, respectivamente, a rea da seo transversal do material condutor e sua resistividade.

A partir da resistividade desejada para o condutor bimetlico, pode-se chegar ao valor da rea da seo transversal de material condutor que o mesmo deve ter. Sabe-se que a rea total do condutor dada por:

S m + S ao = A
Equao 2 rea total do bimetlico

(2)

Finalmente, substituindo a equao 2 em 1 tem-se:


ao bimet (3) bimet ao m Equao 3 rea da seo transversal do material condutor. Sm = (A) m

Alumnio
Liga 1350

Limpeza
Ultrasnica

Limpeza
Escovao

Aquecimento
Induo RF

Aquecimento
Eltrico/Atrito

Extruso Resfriamento

Fig. 3 Linha de processo CONCLAD

III A ENGENHARIA E TECNOLOGIA DO FIO BIMETLICO


Para entender a tecnologia do fio bimetlico, preciso primeiro entender a engenharia presente nesses condutores. No presente trabalho dado nfase nos condutores ao-aluminizados por serem
2

Neste momento, necessrio apresentar o conceito de Condutividade IACS de um condutor de energia eltrica. Condutividade 100% IACS corresponde a uma funo da resistividade do cobre eletroltico, no valor de 17,241 O.mm/km na temperatura de 20C, quando medido em corrente contnua. Assim, usual considerar a condutividade de um material condutor, comparando com a propriedade eltrica condutora do cobre. No material bimetlico, a condutividade IACS ento, est diretamente relacionada com a espessura de material condutor presente. Para exemplificar, seja o caso do condutor de ao-alumnio, para o qual essa propriedade verificada. Os valores de condutividade IACS utilizados abaixo so os comumente usados para especificao deste condutor.

R R
AO Al

IACS 20% 27% 30% 40%

R/R 10% 14% 15% 25%

f ao

S ao E ao l = F S a E a S ao E ao + l l

(4)

Fig. 4 Condutividade IACS e sua relao com a quantidade de material condutor (Alumnio).

Equao 4 Fora axial exercida no condutor de ao. Onde Eao o mdulo de elasticidade do ao e E a o mdulo de elasticidade do alumnio.

Uma comparao da resistncia por unidade de comprimento do fio Alumosteel 53% IACS de condutividade comparado com outros fios usuais est ilustrado na figura 5.
100%

Resistncia Percentual IACS

100% 80%
61%

60% 40% 20% 0%

53%

Alm de ser submetido a uma fora axial de trao, o condutor tambm est submetido a uma flecha, que se forma quando o mesmo est em um vo apoiado em dois pontos, e ento submetido a um carregamento em toda sua extenso. No caso de condutores de energia eltrica, esse carregamento constitudo do prprio peso do cabo e conexes ou acessrios presentes. O conceito de flecha mostrado na figura 7. L
T V H

8%

Cobre

Alumno

Fig. 5 Resistncia percentual do fio Alumosteel

Alumosteel 53% IACS Condutores

Ao

Fig. 7 Flecha de um condutor.

III.2

Propriedade Mecnica

A flecha de um condutor bimetlico calculada conforme mostra a Equao 5.

O ao, presente no interior do condutor, confia ao mesmo resistncia mecnica esforos de trao e flecha. A resistncia mecnica conferida ao condutor Alumosteel proveniente do tipo de ao utilizado para a fabricao do condutor. Esta propriedade funo direta da quantidade de carbono presente. Portanto, para confeccionar um condutor Alumosteel com maior resistncia mecnica trao utiliza-se um ao com maior quantidade de carbono. Comercialmente, para utilizao em condutores eltricos, so empregados aos que variam desde 0,1% (chamado de SAE 1010) at 0,7% (SAE 1070) de carbono em sua composio qumica. Os esforos mecnicos em um condutor bimetlico, se repartem proporcionalmente ao produto da rea pelo mdulo de elasticidade, apresentado na figura 6.
l

f =

W H

L2 8

(5)

Equao 5 Flecha de um condutor. Onde W o peso do condutor por unidade de comprimento e H a componente horizontal da trao no cabo.

A figura 8 mostra uma comparao entre a resistncia mecnica do fio Alumosteel 20% de condutividade IACS em comparao com outros tipos de fios usuais. 150
150 125 100 75 50 25 0
20 42 140

Tenso de Ruptura [Kgf/mm2]

Alumno

Cobre

Alumosteel 20% IACS

Ao

F
Fig. 6 Esforos Mecnicos no Bimetlico

Fig. 8 Comparao da trao entre fios

Condutor

Deste modo, possvel verificar que o ao, por ocupar a maioria da seo d o condutor, o maior responsvel pela resistncia s cargas mecnicas as quais o material pode ser submetido. Assim, podemos definir a fora axial no condutor de ao como:
3

Alm de boa resistncia mecnica, os condutores bimetlicos de ao-alumnio possuem uma boa relao peso/quilmetro (kg/km), o que proporciona uma reduo do peso da linha em comparao com outros condutores. A figura 9 abaixo mostra essa caracterstica (Alumosteel 20% , 40% e 53% de condutividade IACS):

80

74 66

60 Massa [Kg/Km]

54

40

40
29 23

20

0
Cobre Ao Alumosteel Alumosteel Alumosteel 20% IACS 40% IACS 53% IACS Alumno

Condutor de 3,26 mm de Dimetro - 8 AWG

Fig. 9 Massa do fio alumosteel comparada com a de outros fios por quilmetro.

Para finalizar, a tabela mostrada na figura 10 mostra uma comparao que ilustra as variaes das propriedades eltricas em funo das variaes das propriedades mecnicas.

Fig. 10 Propriedades Eltricas vs. Propriedades Mecnicas do condutor alumosteel.

IV TECNOLOGIA DE APLICAO DO
ALUMOSTEEL Os condutores de ao-aluminnio possuem uma grande gama de aplicaes nos sistemas de transmisso e distribuio de energia eltrica. Na distribuio, podem ser utilizados nas redes primrias e secundrias nuas em substituio aos cabos CAA (cabo de alumnio com alma de ao); redes primria e secundria multiplexada em substituio aos condutores de alumnio liga geralmente utilizado como neutro neste caso; rede secundria compacta tambm em substituio aos cabos CAA. Na transmisso, podem tambm substituir os cabos CAA. Alm disso, pode-se utilizar o Alumosteel para estaiamento de postes, neutro baixa tenso, neutro urbano, neutro mensageiro, mensageiro spacer, aplicaes aonde necessrio cabos resistentes corroso, cabos termo -resistente, entre outros. IV.1 Vantagens da utilizao dos condutores Alumosteel.

dimensionamento para a rede. - Aumento da linha elstica da rede: A alma de ao presente no condutor proporciona resistncia mecnica ao mesmo e permite um aumento da linha elstica da rede se comparado aos cabos CAA j utilizados, possibilitando um ganho em quilmetro com a mesma quantidade em peso de material. - Diminuio do peso do condutor: A substituio de Cabos CAA (6 fios de alumnio mais 1 de ao) por fios e cabos Alumosteel, pode proporcionar uma reduo de at 35% em peso de condutor, sem perdas nas propriedades eltricas e mecnicas, podendo gerar economia em demais componentes da rede. - Diminuio do custo do condutor: O custo deste condutor, por ser mais leve, pode ser cerca de 30% mais barato que os condutores atualmente utilizados se comparado o preo por quilmetro. - Resistncia Corroso: Os fios e cabos alumosteel so altamente resistente corroso devido sua espessa cobertura em alumnio; o que impede o contato de agentes oxidantes com o ao. - Material no furtvel: Devido sua constituio inseparvel, os fios e cabos Alumosteel possuem baixo valor comercial como sucata, o que desestimula os furtos. - Possibilidade de aumento da temperatura de operao do condutor: Os condutores bimetlicos do tipo AS so materiais conjugados (ao alumnio) que formam uma linha elstica de dois materiais solidrios: um sistema mecano elstico perfeitamente acoplado. Por isso, pode-se dizer que este sistema possui um nico mdulo de elasticidade, um nico coeficiente de dilatao linear e uma nica carga de ruptura, pois apesar serem dois materiais mecanicamente diferentes, as propriedades volumtricas so nicas. Assim, pode-se usufruir de uma temp eratura de funcionamento maior que as tradicionais temperaturas dos condutores CAA (75C) - No caso em questo a temperatura de um condutor Alumosteel pode chegar at 125C. Este benefcio no pode ser usufrudo no caso de cabos CAA tradicionais, pois o ao e o alumnio esto mecanicamente desacoplados, e ento o coeficiente de dilatao linear diferente para o ao e o alumnio fazendo com que o cabo CAA apresente fluncia mecnica. IV.2 Aplicao de condutores de ao-alumnio.

A tecnologia do condutor de ao-alumnio permite agregar vantagens tcnicas e econmicas em relao aos condutores existentes atualmente como a seguir: - Otimizao da superfcie condutora: Substituio do sobre-uso de alumnio nos Cabos CAA por uma superfcie condutora de alumnio de correto
4

Este trabalho j mostrou que as aplicaes dos condutores Alumosteel so diversas. Portanto ser feita uma demonstrao da especificao deste condutor para a Rede Primria Rural, que geralmente utiliza cabos CAA com 7 fios (6 fios de alumnio com 1 alma de ao) tanto para as fases e como para o neutro. Essas redes utilizam geralmente os seguintes tipos de cabos CAA: Quail (2/0 AWG); Raven (1/0 AWG); Robin (1 AWG); Sparrow (2 AWG) e Swan (4 AWG), com maior destaque e quantidade para esses dois ltimos.

Para esta especificao utilizado um modelo de oito (8) parmetros, largamente utilizado na determinao dos condutores de energia eltrica para transmisso e distribuio de energia. So comparadas as caractersticas dos condutores confrontados fazendo uma simples anlise econmica para determinar a viabilidade do condutor Alumosteel. IV.2.1 Modelo de oito parmetros

melhor desempenho eltrico. A partir destas consideraes, pode-se determinar qual o melhor condutor Alumosteel para cada um dos 5 tipos de cabos CAA citados anteriormente. IV.2.1.1 Alumosteel em substituio ao cabo CAA Quail (2/0 AWG)

O modelo de oito parmetros utilizado para a especificao de condutores de energia eltrica, utiliza -se de 4 caractersticas mecnicas e 4 eltricas para a determinao do condutor ideal. Os parmetros utilizados para a especificao do condutor so: - Mecnicos: Dimetro; Seo Transversal; Peso por Quilmetro e Carga de Ruptura. - Eltricos: Rcc 20C (Resistncia em corrente contnua 20C); Ica 75C (capacidade de corrente 75C) e a 125C (no caso dos condutores Alumosteel); Icc em 1s (Corrente de curto-circuito em 1 segundo) e CQT% (Coeficiente de Q ueda de Tenso em %); Dessa maneira, a partir destes oito parmetros, pode-se comparar as caractersticas dos cabos CAA atualmente utilizados com o condutor em Alumosteel mais especfico para este caso. Primeiramente preciso determinar qual a condutividade IACS dos condutores CAA; como ele formado por 6 condutores de alumnio (o qual possui 61% de condutividade IACS) mais 1 condutor de ao (o qual possui 8% de condutividade IACS) tem-se: 6 x 61% + 1x8% = 53% IACS (6) 7
Equao 6 Condutividade do cabo CAA.

A sugesto em condutor ao-aluminizado para a substituio eletricamente equivalente ao cabo CAA Quail a formao slida de 53% de condutividade IACS na bitola 2/0 AWG (1N00). Abaixo seguem os 8 parmetros para os dois cabos em questo.
Cabo CAA Quail 2/0 AWG
Dimetro (mm) 11,34 Rcc 20 C em O 0,426 Seo (mm 2) 78,65 Ica 75C em A* 335 Peso (kg/km) 273 Icc em 1s** 7079 Carga de Ruptura (kgf) 2410 CQT% em %*** 1,17

Condutor Slido Alumosteel 53% IACS 1N00 2/0 AWG - ALTERNATIVO


Dimetro (mm) 9,27 Rcc 20 C em O 0,482 Seo (mm 2) 67,46
Ica75/125C em A*

298/3 99

Peso (kg/km) 236 Icc em 1s** 6065

Carga de Ruptura (kgf) 1602 CQT% em %*** 1,33

Tabela 1 Modelo de Oito parmetros para o cabo CAA QUAIL 2/0 AWG e para o Fio Slido AS 1N00 2/0 AWG alternativo.

Reduo de Peso = 37 kg/km = 13,55% IV.2.1.2 Alumosteel em substituio ao cabo CAA Raven (1/0 AWG)

Os condutores em ao-alumnio que melhor substituiro os cabos ou CAA devem ter 53% IACS de condutividade. Utilizando a formao de um condutor slido para este novo condutor, pode-se eliminar um eventual sobre uso de alumnio presente nos cabos CAA, diminuindo o peso dos condutores. A determinao do condutor ideal em Alumosteel est vinculada a dois tipos de situaes ocorrentes na rede eltrica em questo. A primeira situao prev uma linha que trabalha na mdia com at 50% do limite de carga da rede condutora, o que permite um dimensionamento com ganhos significativos em peso de condutor sob penas de perdas eltricas pouco maiores que a do cabo CAA equivalente. J a segunda situao prev uma linha que na mdia trabalha acima dos 50% do limite de carga da rede condutora; neste caso o dimensionamento mais justo, com caractersticas e perdas eltricas prximas das do cabo CAA equivalente. Neste trabalho considerada apenas a segunda situao, o que prev um dimensionamento de
5

O condutor de ao-alumnio mais adequado para a substituio do cabo CAA Raven a formao slida de 53% de condutividade IACS na bitola 1/0 AWG (1N0). Segue abaixo os 8 parmetros para os dois cabos em questo.
CAA Raven 1/0 AWG
Dimetro (mm) 10,11 Rcc 20 C em O 0,536 Seo (mm 2) 62,44 Ica 75C em A* 289 Peso (kg/km) 216 Icc em 1s** 5627 Carga de Ruptura (kgf) 1970 CQT% em %*** 1,48

Condutor Slido Alumosteel 53% IACS 1N0 1/0 AWG - ALTERNATIVO


Dimetro (mm) 8,25 Rcc 20 C em O 0,608 Seo (mm 2) 53,44
Ica75/125C em A*

257/344

Peso (kg/km) 187 Icc em 1s** 4804

Carga de Ruptura (kgf) 1269 CQT% em %*** 1,68

Tabela 2 Modelo de Oito parmetros para o cabo CAA RAVEN 1/0 AWG e para o Fio Slido AS 1N0 1/0 AWG alternativo.

Reduo de Peso = 29 kg/km = 13,42 %

IV.2.1.3

Alumosteel em substituio ao cabo CAA Robin (1 AWG)

IV.2.1.5

Alumosteel em substituio ao cabo CAA Swan (4 AWG)

O cabo CAA Robin pode ser substitudo adequadamente pelo condutor de ao-aluminizado na formao slida de 53% de condutividade IACS na bitola 1 AWG (1N1). Abaixo seguem os 8 parmetros para os dois cabos em questo.
CAA Robin 1 AWG
Dimetro (mm) 9,00 Rcc 20 C em O 0,676 Seo (mm 2) 49,48 Ica 75C em A* 250 Peso (kg/km) 171 Icc em 1s** 4459 Carga de Ruptura (kgf) 1616 CQT% em %*** 1,86

O condutor de ao-alumnio mais adequado para a substituio do cabo CAA Swan a formao slida de 53% de condutividade IACS na bitola 4 AWG (1N4). Segue abaixo os 8 parmetros para os dois cabos em questo.

CAA Swan 4 AWG


Dimetro (mm) 6,36 Rcc 20 C em O 1,356 Seo (mm 2) 24,71 Ica 75C em A* 161 Peso (kg/km) 86 Icc em 1s** 2227 Carga de Ruptura (kgf) 856 CQT% em %*** 3,74

Condutor Slido Alumosteel 53% IACS 1N1 1 AWG - ALTERNATIVO


Dimetro (mm) 7,35 Rcc 20 C em O 0,767 Seo (mm 2) 42,38
Ica75/125C em A*

Condutor Slido Alumosteel 53% IACS 1N4 4 AWG - ALTERNATIVO


Dimetro (mm) 5,19 Rcc 20 C em O 1,538 Seo (mm 2) 21,15
Ica75/125C em A*

222/297

Peso (kg/km) 148 Icc em 1s** 3810

Carga de Ruptura (kgf) 1006 CQT% em %*** 2,12

143/191

Peso (kg/km) 74 Icc em 1s** 1553

Carga de Ruptura (kgf) 626 CQT% em %*** 4,24

Tabela 3 Modelo de Oito parmetros para o cabo CAA ROBIN 1 AWG e para o Fio Slido AS 1N1 1 AWG alternativo.

Tabela 5 Modelo de Oito parmetros para o cabo CAA SWAN 4 AWG e para o Fio Slido AS 1N4 4 AWG alternativo.

Reduo de Peso = 23 kg/km = 13,45%

Reduo de Peso = 12 kg/km = 13,95%

IV.2.1.4

Alumosteel em substituio ao cabo CAA Sparrow (2 AWG)

OBSERVAES DAS TABELAS: * Ica75C: Nas seguintes condies: Temperatura inicial de 25C com um aumento de 50C e velocidade do vento em 1 m/s. * Ica125C: Nas seguintes condies: Temperatura inicial de 25C com um aumento de 100C e velocidade do vento em 1 m/s. ** Icc em 1s: Nas seguintes condies: Temperatura inicial de 75C com um aumento de 175C. *** CQT%: Os valores dos coeficientes de queda de tenso foram calculados considerando um circuito de 1 km com uma carga de 1 MVA na ponta, tenso de linha 13,8 kv, fator de potncia igual a 1 e fator k , constante que representa a relao da corrente de neutro e a corrente da fase igual a 0,75. O Coeficiente de Queda de Tenso (CQT%) dado por:[7]

A sugesto em condutor ao-aluminizado para a substituio eletricamente equivalente ao cabo CAA Sparrow a formao slida de 53% de condutividade IACS na bitola 2 AWG (1N2). Abaixo seguem os 8 parmetros para os dois cabos em questo.
CAA Sparrow 2 AWG
Dimetro (mm) 8,01 Rcc 20 C em O 0,854 Seo (mm 2) 39,19 Ica 75C em A* 215 Peso (kg/km) 136 Icc em 1s** 3532 Carga de Ruptura (kgf) 1295 CQT% em %*** 2,35

Condutor Slido Alumosteel 53% IACS 1N2 2 AWG - ALTERNATIVO


Dimetro (mm) 6,54 Rcc 20 C em O 0,967 Seo (mm 2) 33,62
Ica75/125C em A*

I=

192/256

Peso (kg/km) 118 Icc em 1s** 3022

Carga de Ruptura (kgf) 798 CQT% em %*** 2,67

S 1, 0. 10 6 = = 125 ,5[ A] V 13 .800 3 Vr = Vs ( R f + 0,75. Rn ). I V V CQT % = s r .100 Vs

(7)

(8)

(9)

Tabela 4 Modelo de Oito parmetros para o cabo CAA SPARROW 2 AWG e para o Fio Slido AS 1N2 2 AWG alternativo.

Reduo de Peso = 18 kg/km = 13,24%

Equaes 7, 8 e 9 Clculo do Coeficiente de Queda de Tenso (CQT%). Onde Rf a Resistncia do Condutor Fase (O/km); Rn a Resistncia do Condutor Neutro (O/km); Vr a Tenso na Carga(V) e Vs a Tenso na Fonte (V).

IV.2.2

Anlise a partir dos resultados do Modelo de Oito Parmetros

V.2

Investimento Inicial

O modelo de oito parmetros mostrou total compatibilidade eltrica e mecnica dos dois condutores em todos os casos analisados. As diferenas observadas em alguns parmetros no tm influencias significativas no desempenho de uma linha, pois o dimensionamento das redes prev uma variao desses parmetros.

V ANLISE ECONMICA
A anlise econmica a seguir realizada a partir de uma simulao de investimento na rede condutora de uma linha eltrica, mostrando sua viabilidade financeira , considerando apenas os condutores. utilizado como modelo para esta simulao o cabo CAA mais comumente encontrado nas redes primrias rurais : CAA SWAN - 4 AWG. O estudo desse caso serve analogamente para os demais condutores. O dimensionamento efetuado anteriormente mostrou que o condutor em Alumosteel mais adequado para substituir este cabo o Condutor slido de ao-aluminizado com 53% de condutividade IACS na bitola 4 AWG. O estudo econmico escolhido para mostrar a viabilidade financeira de utilizar o condutor Alumo steel como alternativa ao Cabo CAA uma Anlise de Investimento e de Payback . Primeiramente feito um estudo de custo total demandado para cada um dos condutores - desembolso inicial mais perdas totais - e posteriormente feita u ma comparao acumulativa anual deste custo total at 30 anos (vida til mdia de uma rede condutora padro CAA) mostrando qual condutor apresenta menor custo total demandado. V.1 Apresentao da Rede Condutora Hipottica

De acordo com a rede apresentada acima, necessrio um investimento inicial para a aquisio de 20 km de condutores (10 km para a fase e 10 km para o neutro). Alm disso, por se tratar de condutores formados pelo mesmo tipo de material (ao + alumnio) e por possurem o mesmo dimetro, os conectores, alas pr-formadas e acessrios pertinentes so os mesmos utilizados para o s dois tipos de condutores. Desta forma este investimento o mesmo para os dois casos e, portanto, no considerado para efeito de comparao. A tabela 7 apresenta a quantidade de cada tipo de condutor assim como o preo atual de mercado dos mesmos.
km Preos Condutor Condutor kg Total R$/kg R$/km Total R$

CAA 4 AWG AS 53% 4 AWG

20,0 20,0

1720 1480

10,00 10,00

860 740

17.200 14.800

Observaes: 1-) IMPOSTOS = ICMS 12%/PIS/COFINS Inclusos 2-) IPI do Cabo CAA = 10% - Incluso 3-) IPI do Condutor AS 53% IACS = 05% Incluso 4-) O Preo do AS varivel com o preo do cabo CAA Swan por se tratar tambm de Commodities.

Tabela 7 Investimento inicial para cada condutor

V.3

Custos das Perdas Eltricas

A rede condutora a ser estudada um caso hipottico, porm bem representativo da realidade das pequenas Redes Eltricas Primrias Rurais existentes nas concessionrias de energia do Brasil. A tabela 6 define as caractersticas da Rede Primria Rural hipottica em questo:

As perdas eltricas representam um prejuzo para o sistema, funo direta da corrente que circula pelo mesmo e da resistncia eltrica dos condutores. As perdas so calculadas para a linha hipottica utilizando cada um dos condutores em questo. considerado que circula 8 Ampres de corrente tanto no condutor de fase como para o condutor de neutro. Para isso so considerados crescimentos de 3% ao ano do 1 ao 12 ano e 0% de crescimento a partir do 13 ano; a taxa de desconto a ser aplicada de 13,5% aa. O custo mdio da energia para as concessionrias admitido em R$0,07 kW.h. Esses valores so comumente utilizados pelas concessionrias de energia para as anlises de custos. A equao 10 utilizada para o clculo das perdas anuais em reais por quilmetro.
Pe (kW ).8760(h).CE (R $).(1 + TxC ) 2. ANO (10) (1 + TxD ) ANO Equao 10 Perda em R$/km Onde Pe(kW) = R.i 2 ; CE(R$) o custo mdio da energia; TxC a taxa de crescimento e TxD a taxa de desconto. P ( R$ / km) =

Rede Primria Rural Hipottica km de rede Potncia Tenso de Linha Corrente Mdia No. de Fases 10 km 39,83 kVA 13,8 kV 8A 1 Fase + 1 Neutro

Tabela 6 Rede Eltrica Primria Rural Hipottica

Dessa maneira a tabela 8 abaixo mostra as perdas mdias anuais e acumuladas por quilmetro em 12, 25 e 30 anos para cada condutor. J a tabela 9 considera as perdas totais em todo o circuito (20 km de extenso de condutor: fase + neutro). No foram consideradas as perdas nos circuitos secundrios.
7

Perda Perda em Anual 12 anos (R$/km) (R$/km) 423,02 CAA 4 AWG 49,74 56,42 479,80 AS 4 AWG -56,78 CAA4 AS4 -6,68 Condutor

Perda em 25 anos (R$/km) 621,02 704,37 -83,35

Perda em 30 anos (R$/km) 661,38 750,15 -88,77

Tabela 8 Perdas Mdias Acumuladas por quilmetro


Perda Perda em Anual 12 anos (R$) (R$) CAA 4 AWG 994,83 8.460,48 AS 4 AWG 1.128,36 9.596,03 CAA4 AS4 -133,52 -1.135,55 Condutor Perda em 25 anos (R$) 12.420,32 14.087,35 -1.667,03 Perda em 30 anos (R$) 13.227,59 15.002,97 -1.775,38

anteriormente apresentados, representam uma opo para uma significativa economia no desembolso inicial para condutores e consequentemente a reduo dos custos do kilowatt hora. O trabalho em questo abordou apenas um caso especfico de distribuio primria rural, mas este estudo pode ser estendido para as demais reas da distribuio e entrar inclusive no campo de transmisso de energia eltrica.

VII AGRADECIMENTOS
Agradecemos orientao do professor Manoel Luis Barreira Martinez, que foi muito importante para o desenvolvimento do presente trabalho, e a colaborao do amigo Prof. Phd. Geraldo de Almeida, da Politcnica da USP, cuja ajuda foi muito valiosa.

Tabela 9 Perdas Mdias Acumuladas Totais

A figura 11 apresenta os custos totais demandados anualmente acumulados, considerando o investimento inicial (aquisio de condutores) vide tabela 7 - e as perdas totais a cada ano vide tabela 9.
30.000 28.000 26.000

CAA 4 AWG

AS 4 AWG

VIII REFERNCIAS
[1] CALLISTER Jr., W.D, 1994. Materials science and engineering an introduction, 4 ed, 1994 Editora Willey. [2] COTRIM, A.A.M.B., 1993. Instalaes eltricas, 3 ed, Makron Books Edit. [3] MANGONON, P.L., 1999. The principles of materials selection for engineering design, Prentice Hall. [4] ASM Handbook, 1997. Mechanical testing, Vol. 8. [5] Phelps Dodge Fios e Cabos Brasil, Normas ASTM Cabos de Alumnio com Alma de Ao (CAA), http://www.pdwc.biz/PDF/BR/alcaa.pdf. [6] KNOWLTON A. E. , 1967. Standard Handbook For Electrical Engineers MCGRAW HILL New York . [7] FUCHS R.D et all, 1981. Projeto Mecnico de Linhas Areas de Transmisso Ed Edgard Blucher 1 ed. [8] ROBBA E. J. et all, 1971. Introduo a Sistemas Eltricos de Potencia - Ed Edgard Blucher 1 Ed. [9] IUDCIBUS, SRGIO, 1987. Contabilidade Gerencial Ed Atlas 4 ed.

Custo Total [R$]

24.000 22.000 20.000 18.000 16.000 14.000 12.000 0 4 8 12 16 20 24 28 32

Ano

Figura 11 Comparao dos custos totais acumulados.

Analisando a figura 11, verifica-se que a rede constituda pelo condutor slido Alumosteel (AS) passa a ter um custo total acumulado maior por um tempo superior a trinta anos. Considerando que as linhas atuais exigem um recondutoramento a cada trinta anos, o payback do condutor Alumosteel em relao ao Cabo CAA Swan superior a esse perodo justifica sua utilizao.

VI CONCLUSO
As novas tecnologias aplicadas aos condutores de transmisso e distribuio de energia eltrica permitem redues significativas de custos sem afetar o desempenho eltrico e mecnico de uma linha. Apesar de no terem sido considerados na anlise financeira outras formas de reduo de custos, podem-se destacar a diminuio da quantidade de postes necessrios e/ou o afastamento dos mesmos (condutor mais leve), reduo do estaiamento, aumento da linha elstica da linha e desestmulo da prtica de furtos. As concessionrias de energia eltrica buscam cada vez mais redues dos custos de produo de energia eltrica, visando diminuio do custo do kilowatt hora para o consumidor final. Os condutores bimetlicos, tendo em vista os resultados
8

IX BIOGRAFIA
Fernando Marcanola Nasceu em Campinas-SP no ano de 1980, formando em Engenharia de Controle e Automao no ano de 2005 pela Universidade Federal de Itajub. Renzo Degiovanni Spedicato Nascido na cidade de Orlndia SP em Setembro de 1981, formando de Engenharia Eltrica da Universidade Federal de Itajub do ano de 2005.

Vous aimerez peut-être aussi