Vous êtes sur la page 1sur 6

Escultura uma arte que representa imagens plsticas em relevo total ou parcial.

. Existem vrias tcnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelao, a fundio, a moldagem ou a aglomerao de partculas para a criao de um objeto. Vrios materiais como a pipeta se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mrmore, outros mais fceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou at coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomrfica. considerada a quarta das artes clssicas.

ndice
[esconder]

1 Tcnicas, formas e materiais utilizados 2 A escultura pelo mundo o 2.1 ndia o 2.2 China o 2.3 Japo o 2.4 Amricas o 2.5 frica o 2.6 Antigo Egito o 2.7 Europa 3 Ver tambm

[editar] Tcnicas, formas e materiais utilizados

Atravs da maior parte da histria, permaneceram as obras dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e durveis possveis como a pedra (mrmore, pedra calcria, granito) ou metais (bronze, ouro, prata). Ou que usavam tcnicas para melhorar a durabilidade de certos materiais (argila, terracota) ou que empregaram os materiais de origem orgnica mais nobres possveis (madeiras durveis como bano, jacarand, materiais como marfim ou mbar). Mas de um modo geral, embora se possa esculpir em quase tudo que consiga manter por pelo menos algumas horas a forma idealizada (manteiga, gelo, cera, gesso, areia molhada), essas obras efmeras no podem ser apreciadas por um pblico que no seja coevo.

A escolha de um material normalmente implica na tcnica a se utilizar. A cinzelao, quando de um bloco de material se retira o que excede a figura utilizando ferramentas de corte prprias, para pedra ou madeira; a modelagem, quando se agrega material plstico at conseguir o efeito desejado, para cera ou argila; a fundio, quando se verte metal quente em um molde feito com outros materiais. Modernamente, novas tcnicas, como dobra e solda de chapas metlicas, moldagens com resinas, beto armado ou plsticos, ou mesmo a utilizao da luz coerente para dar

uma sensao de tridimensionalidade, tem sido tentadas e s o tempo dir quais sero perenes. Atravs do tempo, algumas formas especificas de esculturas formas mais utilizadas que outras: O busto, espcie de retrato do poderoso da poca; a esttua eqestre, tipicamente mostrando um poderoso senhor em seu cavalo; Fontes de gua, especialmente em Roma, para coroar seus fabulosos aquedutos e onde a gua corrente tinha um papel a representar; esttua, representando uma pessoa ou um deus em forma antropomrfica; Alto ou Baixo-relevo, o modo de ilustrar uma histria em pedra ou metal ; mobilirio, normalmente utilizado em jardins.

[editar] A escultura pelo mundo


[editar] ndia

Imagem de Shiva, em bronze As primeiras esculturas na ndia so atribudas civilizao do vale do Indo, onde trabalhos em pedra e bronze foram descobertos, sendo uma das mais antigas esculturas do mundo. Mais tarde, com o desenvolvimento do hinduismo, do budismo, e do jansenismo, esta regio produziu alguns dos mais intricados e elaborados bronzes. Alguns santurios, como o de Ellora, apresentam grandes esttuas esculpidas diretamente na rocha. Durante o sculo II a.C. no noroeste da ndia, onde hoje o Paquisto e o Afeganisto, as esculturas comearam a representar passagens da vida e os ensinamentos de Buda. Embora a ndia tivesse uma longa tradio de esculturas religiosas, Buda nunca tinha sido representado na forma humana antes, apenas por smbolos. Este fato reflete j uma influencia artstica persa e grega na regio. A ndia influenciou ainda, atravs do budismo, boa parte da sia, como as existentes na localidade de Angkor, no Camboja

[editar] China

Alguns dos guerreiros do Exrcito de terracota de Xian Artefactos chineses datam do sculo X a.C., mas alguns perodos selecionados tiveram destaque: Dinastia Zhou (1050-771 a.C.) produziu alguns intrincados vasos em bronze fundido; Dinastia Han (206-220 a.C.) apresentou o espectacular Exrcito de terracota de Xian, em tamanho natural, defendendo a tumba do imperador; As primeiras esculturas de influencia budista aparecem no perodo dos Trs reinos (sculo III) ; Dinastia Wei (sculos 5 e 6 ) nos da a escultura dos Gigantes grotescos, reconhecidas por suas qualidades e elegncia. O perodo considerado a idade de ouro da China a Dinastia Tang, com suas esculturas budistas, algumas monumentais, considerados tesouros da arte mundial. Aps este perodo a qualidade da escultura chinesa caiu muito. interessante notar que a arte chinesa no tem nus, como comum na arte ocidental, exceo de pequenas esttuas para uso dos mdicos tradicionais. Tambm tem poucos retratos, exceto nos mosteiros, onde eram mais comuns. E nada do que se produziu aps a Dinastia Ming ( aps sculo XVII) foi reconhecido como bom pelos museus e colecionadores de arte. No sculo passado, a influencia do realismo socialista de origem sovitica arruinou o que restava da arte chinesa. Espera-se que o ressurgimento e abertura para o mundo ocidental traga a arte chinesa ao seu lugar de mrito.

[editar] Japo

Imagem de Buda Os japoneses faziam muitas esttuas associadas a religio, a maioria sob patrocnio do governo. Notveis foram as chamadas haniva, esculturas em argila colocadas sobre tumbas, no perodo Kofun. A imagem em madeira do sculo IX de Shakyamuni, um Buda histrico a tpica escultura da era Heian, com seu corpo curvado, coberto com um denso drapeado e com uma austera expresso facial. A escola Key criou um novo estilo, mais realista.

[editar] Amricas
Existem poucos exemplares de esculturas pr-colombianas no continente americano, entre elas as famosas esttuas da Ilha de Pscoa, algumas esculturas, principalmente em alto-relevo, decorando edificaes Maia e Asteca do Peru ao Mxico e algumas peas primitivas em madeira ou argila, geralmente com significado religioso, dos povos nativos de toda Amrica. No restante, s se comeou a produzir arte a partir do sculo XVI, j sob influncia do Barroco, com destaque para imagens religiosas em madeira, terracota e pedra macia nos locais de influncia catlica. Nos pases de religio protestante, por sua maior resistncia ao uso religioso de imagens, foi mais tardio o aparecimento de artistas, entrando diretamente no Neoclssico por influncia da cultura europia. A partir da, com a facilidade de transporte e comunicaes, a arte nas Amricas ficou muito semelhante desenvolvida na Europa. A escultura popular em argila do Nordeste brasileiro, as obras em madeira e argila dos povos da Amaznia, figuras religiosas em todas as regies catlicas da Amrica tambm possuem sua relevncia no contexto atual.

[editar] frica
A arte da frica tem uma nfase especial pela escultura, especialmente em bano e outras madeiras nobres. Alm das divindades antropomrficas, tem especial interesse as mscaras rituais. As esculturas mais antigas so da cultura Nok (cerca de 500 a. C.), no territrio onde atualmente se encontra a Nigria.

[editar] Antigo Egito


Ver artigo principal: Escultura do Antigo Egipto A escultura no antigo Egito visava dar uma forma fsica aos deuses e seus representantes na terra, os faras. Regras rgidas deviam ser seguidas: homens eram mais escuros que mulheres; as mos de figuras sentadas deveriam estar nos joelhos; e cada deus tinha suas regras especificas de representao. Por esse motivo, poucas modificaes ocorreram em mais de trs mil anos, embora tivessem resultado em peas maravilhosas como a cabea de Nefertiti ou a mscara morturia de Tutancamon.

[editar] Europa
Ver artigos principais: Escultura da Grcia Antiga, Escultura da Grcia arcaica, Estilo Severo, Escultura do Classicismo grego, Escultura do Helenismo, Escultura etrusca, Escultura da Roma Antiga, Escultura romnica, Escultura gtica, Renascimento, Escultura barroca, Escultura do neoclassicismo.

Uma amostra dos mrmores de Elgin A Grcia clssica com certeza o bero ocidental da arte de esculpir, desde seus primeiros artefatos a partir do sculo X a.C., em mrmore ou bronze, at o apogeu da era de Pricles (sculo V a.C.), com as esculturas da Acrpole de Atenas Foi tambm quando alguns escultores comearam a receber reconhecimento individual, como Fdias. Produziu obras impares,como a Vitria de Samotrcia, os mrmores de Elgin ou a Vnus de Milo. A partir dos gregos, os romanos, depois de um comeo na tradio etrusca, abraaram a cultura clssica e continuaram a produzir esculturas at o fim do imprio, numa escala monumental e numa quantidade impressionante, espalhando principalmente o trabalho em mrmore por todo o imprio. Aps o fim do imprio e a idade das trevas, onde pouco se fez, tivemos algumas esculturas gticas (sculos 12 e13), basicamente como decorao de igrejas, como a porta da catedral de Chartres, arte fnebre com suas tumbas elaboradas e as famosas grgulas.

David de Michelangelo Tudo pareceu culminar no Renascimento, com mestres como Donatello e seu Davi em bronze, a esttua eqestre do Gattamelata ou suas inmeras esculturas em mrmore, abrindo caminho para a obra maior de Michelangelo, com seu magnfico David em mrmore, a Piet, ou Moiss. Provavelmente o David de Florena seja a escultura mais

famosa do mundo desde que foi revelada em 8 de setembro de 1504. um exemplo do contrapposto, estilo de posicionar figuras humanas. Quando Benvenuto Cellini criou um saleiro em ouro e bano em 1540, mostrando Netuno e Anfitrite em formas alongadas e posies desconfortveis, transformou o Naturalismo e criou a obra maior do Maneirismo que em sua forma mais exagerada virou o Barroco, que acrescenta elementos exteriores, como efeitos de iluminao. Bernini foi sem duvida o mais importante escultor desse perodo, com obras como O xtase de Santa Teresa. Aps os excessos do Barroco, o Neoclassicismo uma volta ao modelo helenista clssico, antes dos anos confusos do Modernismo, que teve a magnfica obra em bronze do francs Auguste Rodin e seu O Pensador, e depois enterrou a tradio clssica com o Cubismo, o Futurismo, o Minimalismo, as Instalaes e a Pop Art. Algumas das obras de escultura mais famosas so:

A Vitria de Samotrcia ou Nikk (Vitria em grego) Vnus de Milo O Pensador (de Auguste Rodin); David (de Michelangelo). Moiss (de Michelangelo). O Beijo (de Rodin) Grupo de Laocoonte

Vous aimerez peut-être aussi