Vous êtes sur la page 1sur 5

Dois corpos A e B de massas iguais a 2 kg e 6 kg, respectivamente, movimentam-se sobre uma mesma trajetria, sem atrito.

Determine as velocidades v'A e v'B aps o choque. Considere uma coliso perfeitamente elstica (e = 1)

1. Represente os vetores das velocidades dos corpos A e B, antes e depois do choque e considere as velocidades aps o choque: v'A no sentido contrrio orientao (+) sempre que o choque for perfeitamente ou parcialmente elstico. v'B no sentido a favor da orientao (+)

2. Utilize Qantes = Qdepois e faa a 1 equao Qantes = Qdepois mA vA + mB vB = -mA v'A + mB v'B 2 .10 + 6 .5 = -2 .v'A + 6 .v'B 20 + 30 = -2 .v'A + 6 .v'B (/2) v'A - 3 v'B = 25 3. Utilize 1 equao e faa a 2 equao

v'A + v'B = 5

2 equao

obs.: v'A negativo; contra a orientao positiva da trajetria 4. Resolva o sistema formado pelas duas equaes achadas

v'A = 10 m/s e v'B = - 5 m/s Observao: v'B = - 5 m/s. O sinal negativo representa que o corpo A no volta

MODELO 3:
Os corpos A e B esquematizados apresentam nesse momento, velocidades 8,0 m/s e 4,0 m/s, respectivamente. As massas de A e B valem, respectivamente, 5,0 kg e 8,0 kg. Sendo e = 0,40 o coeficiente de restituio, determine as velocidades de A e B aps a coliso.

RESOLUO 1. Represente os vetores velocidades dos corpos A e B, antes e depois da coliso e considere as velocidades aps a coliso: v'A no sentido contrrio orientao (+), sempre que choque for perfeitamente ou parcialmente elstico. v'B no sentido a favor da orientao (+).

2. Utilize Qantes = Qdepois e faa a 1 equao Qantes = Qdepois mA vA - mB vB = -mA v'A + mB v'B 5 .8 - 8 .4 = -5 .v'A + 8 .v'B 8 = -5 .v'A + 8 .v'B 5 v'A - 8 v'B = - 8 3. Utilize 1 equao e faa a 2 equao

v'A + v'B = 4,8

2 equao

4. Resolva o sistema formado pelas duas equaes achadas

v'A = 2,34 m/s e v'B = 2,46 m/s

MODELO 4:
O mvel A de massa 6 kg, move-se com velocidade constante v = 12 m/s ao longo de um plano horizontal sem atrito. Quando o corpo B, de massa 2 kg solto, este encaixa-se perfeitamente na abertura do mvel A. Qual ser a nova velocidade do conjunto (choque perfeitamente inelstico) aps as duas massas terem se encaixado perfeitamente?

RESOLUO 1. Represente os vetores velocidades dos corpos A e B, antes e depois da coliso. Aps o choque a velocidade ser igual para os dois corpos, pois eles se movero juntos.

2. Utilize Qantes = Qdepois e determine a velocidade dos dois corpos aps a coliso. Qantes = Qdepois mA vA = (mA + mB) v' 6 .12 = (6 + 2) v' 72 = 8 v' v' = v' = 9 m/s

MODELO 5:
A figura mostra uma esfera A que, partindo do repouso, desliza (sem rolar) ao longo de uma rampa de altura H = 20 m e a seguir ao longo de um plano horizontal, ambos sem atrito. Num dado ponto do plano horizontal, a esfera A se choca com uma esfera B de mesma massa, presa ao teto por um fio ideal. Sendo esse choque parcialmente elstico com coeficiente de restituio e = 0,4 e adotando g = 10 m/s, determine: a) a velocidade com que a esfera A desliza no plano horizontal antes do choque; b) as velocidades de A e de B imediatamente aps o choque; c) a altura mxima h atingida pela esfera B aps o choque com A.

RESOLUO 1. Utilize a conservao da energia mecnica para o corpo A e determine a velocidade no plano horizontal.

= Emec =

II
Emec

m .h .g = m .vA/2 20 .10 = vA/2 vA = 400

vA = 20 m/s

2. Utilize a conservao da quantidade de movimento e a frmula do coeficiente de restituio e determine as velocidades de A e B

Qantes

Qdepois

mA vA + mB vB = - mA v'A + mB v'B m . 20 + 0 = - m v'A + m v'B 20 = - v'A + v'B v'A - v'B = - 20

v'A + v'B = 8

v'A = - 6 m/s e v'B = 14 m/s Observao: O sinal (-) da velocidade v'A significa que a esfera A vai para direita (sentido oposto do adotado) 3. Utilize a conservao da energia mecnica para o corpo B aps o choque para determinar a altura h.

II
Emec

= =

III
Emec

m .vB/2 = m .h .g (14)/2 = 10 h 196/2 = 10 h 98 = 10 h

h=

Vous aimerez peut-être aussi