Vous êtes sur la page 1sur 10

Direito Processual Penal I

Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto


canuto.adv@gmail.com

CONCEITOS
o ramo do Direito Pblico que tem por objeto determinar as formas pelas quais se iniciam, desenvolvem e terminam os procedimentos punitivos, visando restabelecer a ordem jurdica turbada pelos delitos- Roberto Barcelos Magalhes. um complexo de atos solenes preestabelecidos, pelos quais certas pessoas, legitimamente autorizadas, conhecem dos delitos e dos delinquentes, para justa aplicao das penas- Galdino Siqueira. um conjunto de normas e princpios que regulam a aplicao jurisdicional do direito penal objetivo, a sistematizao dos rgos de jurisdio e respectivos auxiliares, bem como a persecuo penal- Frederico Marques. uma sequncia de fatos, atos e negcios jurdicos que a lei impe (normas imperativas) ou dispe (regras tcnicas e normas puramente ordenatrias) para a averiguao do crime e da autoria e para o julgamento de ilicitude e da culpabilidade- Hlio Tornaghi.

Objeto do direito processual penal


Direito penal que, por no ser autoaplicvel, exige o direito processual penal para retira-lo da abstrao e traze-lo realidade. RELAO PROCESSUAL PENAL Pirmide onde h autor (MP), ru (sujeito ativo) e juiz. A vtima imediata do crime a sociedade, representada pelo MP (o ofendido, a vtima mediata, no faz parte da relao processual penal). O ofendido (pessoa fsica), por outro lado, tem interesse individual na ao. Percebendo-se que o CPP trouxe a figura do assistente no seu artigo 271 CPP, o advogado no assistente, procurador dele, o ofendido, ascendente, descendente, irmo, cnjuge do mesmo. Pode o ofendido, como assistente, propor meios de prova. Qualquer meio de prova? No, apenas prova documental (sempre dando vista para outra parte exercer o contraditrio) ou testemunhal

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

(que no permitida, as testemunhas devem ser arroladas na inicial, sob pena de precluso do direito artigo 41 CPP. ato do MP arrolar testemunhas. Propor esse tipo de prova ato formal. O assistente poder, porm, pedir ao juiz que arrole testemunhas). Pode o menor de 21 anos e maior de 18 anos ter o direito de representao? Ele pode acusar (pode mais), pode manifestar o desejo para que o MP promova a ao penal (podendo menos, portanto).

CARACTERSTCAIS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. ) Autonomia: No se discute a autonomia do Direito Processual


Penal, porquanto possui objeto, normas e princpios prprios, caractersticas mestras que fazem um ramo possuir a prpria identidade dentro da dogmtica jurdica. Com efeito, se bem que s se fala em Direito Processual Penal se, quando e por conta da existncia do Direito Penal, no menos certo que este ltimo no teria qualquer aspecto de funcionalidade enquanto no pudesse ser efetivamente aplicado aos casos concretos levados a composio pelo Estado-juiz.

2.) Finalidade do direito processual penal


Definir uma relao jurdica que o ilcito penal faz nascer, imediatamente quando ocorre: surge o poder/dever do Estado de punir X direito do indivduo (status de liberdade natural do homem). Devido Processo Legal que definir o caso, atravs de uma deciso justa. A finalidade a que se prope o Direito Processual Penal, tendo-se em conta notadamente seu carter eminentemente prtico, o de tornar efetivo, real, atuante, perceptvel empiricamente, o Direito Penal, a fim de compor a lide penal que se instaura e que deve ser solucionada. H duas finalidades presentes: a) mediata: se confunde com a prpria finalidade do Direito Penal, que a manuteno da paz social;

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

b) imediata: a possibilidade de realizao da pretenso punitiva derivada de um delito, atravs da utilizao da garantia jurisdicional.

3.) Instrumentalidade
O Direito Processual Penal instrumental, medida que ele o meio de que se utiliza o Estado para tirar da inrcia o Direito Penal, fazendo-o atuar efetivamente, e aplic-lo na prtica.

Sendo assim, vimos que o Direito Processual Penal uma disciplina incontestavelmente autnoma, uma vez que possui objeto e princpios que lhes so prprios. Tem tal ramo do direito, como principal finalidade, possibilitar a realizao da pretenso punitiva derivada da prtica de um ilcito penal, ou, em outras palavras, tem como principal finalidade aplicar o direito penal. E por isso se diz que uma disciplina instrumental, uma vez que constitui o meio do qual se vale o direito material penal para se fazer atuar.

Relao do Direito Processual Penal com outros ramos do Direito e cincias auxiliares
No de concebe um ordenamento jurdico em que os vrios ramos do Direito que o compem se contradigam. Pelo contrrio: o ordenamento deve apresentar-se de maneira unitria. Ora, sendo o Direito Processual Penal parte desse ordenamento, vive em ntima comunicao com os demais ramos do Direito, nomeadamente com o Direito Constitucional.

Fontes do direito processual penal


1 Significado Fonte: nascedouro, nascente. Fonte processual penal: de onde nasce o direito penal. 2 Classificao

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

As fontes processuais penais so divididas em fontes materiais ou substancias e fontes formais. 2.1 Materiais, Substanciais ou De produo: So aquelas que verdadeiramente criam o direito. Fundamento Legal: Art. 22, I CF - Compete privativamente Unio legislar sobre: I direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho. Art. 24, IV, X e XI CF - Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: IV - custas dos servios forenses; X - criao, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas; XI - procedimentos em matria processual.

OBSERVAO DO PROFESSOR: A fonte material do direito processual penal, ou seja, quem cria/produz o direito processual penal o Estado atravs do Congresso Nacional (CN). competncia privativa da Unio legislar sobre o direito processual, mas a Constituio permite que Lei Complementar autorize os Estados a legislar sobre matrias especficas das normas gerais de competncia privativa da Unio. As custas processuais podem ter valor diferente em cada Estado. Em relao competncia concorrente do art. 24, cada Estado pode regular de modo diferente, mas respeitando as normas gerais, no caso o Cdigo Processual Penal (CPP).

2.2 Formais, De conhecimento, De cognio ou De revelao: So aquelas que exteriorizam, manifestam o direito que acabou de ser criado pelas fontes materiais. Por exemplo, o professor cria para os alunos presentes em sala uma regra de conduta fonte material, e para dar conhecimento aos que faltaram aula estabelece essa regra em uma folha e coloca na parede da sala fonte formal. 2.2.1 - Imediatas ou Diretas a) Primrias (CPP e CF): alguns autores s falam do Cdigo Processual Penal, mas nenhuma lei pode contrariar a Constituio sob pena de ser declarada sua inconstitucionalidade.

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

b) Secundrias (Outros diplomas): Lei dos Juizados Especiais Criminais (9.099/95) JEC, Lei de Drogas etc. LEMBRETE : Smula vinculante (Art. 103 a da CF Emenda 45/04). A smula formaliza o entendimento de um tribunal sobre determinado assunto. A smula vinculante para dar celeridade aos processos judiciais, ou seja, o juiz julga de acordo com a smula do Supremo Tribunal Federal (STF), evitando diversos recursos. Polmica: o Judicirio no estaria legislando, ferindo, assim, a tripartio de poderes? No. O Supremo Tribunal Federal apenas est se manifestando sob uma norma j existente art. 103, a CF. O Supremo Tribunal Federal (STF) s se manifestar sobre a validade, interrupo ou eficcia de uma determinada norma que gera controvrsias e consequentemente nmero de processos e recursos (insegurana jurdica).

2.2.2 - Mediatas ou Indiretas (Remotas) a) Costumes: aquilo que praticado de forma reiterada pela populao na convico de sua obrigatoriedade. No apenas um habito por causa da convico da obrigatoriedade. b) Princpios Gerais do Direito: so constitudos de regras que se encontram na conscincia dos povos e so universalmente aceitas, mesmo no escritas. Orientam a compreenso do sistema jurdico, em sua aplicao e integrao. c) Jurisprudncia: h divergncia quanto incluso da jurisprudncia nas fontes formais mediatas. Na verdade, para alguns, ao invs de ser considerada fonte, considerada uma forma de interpretao. d) Povo: apenas para alguns doutrinadores.

PRINCPIOS E REGRAS PROCESSUAIS CONSTITUCIONAIS


Princpio da Inocncia ( No Culpabilidade) ART. 5,LVII, CF

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

aquele que considera toda pessoa presumivelmente inocente (no culpvel) at que seja declarada culpada, por sentena condenatria transitada em julgado. Princpio do Devido Processo Legal aquele que visa disciplinar a atividade do Estado na apurao e punio de certos atos em face das garantias constitucionais, pois, ningum ser privado de sua liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal (CF, art. 5, LIV). Princpio do Juiz Natural ou Constitucional aquele que consiste na aplicao da lei pelo juiz competente, pois ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente(CF, art. 5, LIII) , o que afasta a possibilidade de existncia de Juzo ou Tribunal de exceo (CF, art. 5, XXXVII). Princpio da Legalidade da Priso aquele representado por vrios postulados que garantem a liberdade individual, pois ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana (CF, art.5, LXVI), ou a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria (CF, art. 5,LXV) ou ainda no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel (CF, art.5 , LXVII). Princpio da Individualizao da Pena aquele que garante que a pena imposta por prtica de fato tpico no passar dos limites pessoais do condenado, pois nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao da perda de bens, ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido (CF, art.5, XLV) , sendo que a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio de liberdade; b) perda de bens; c) multa; d)prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos. Mas no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis (CF, art. 5, XLVI).

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

PRINCPIOS RELACIONADOS (PROCESSUAIS )

AO

PROCESSO

Princpio Inquisitrio ou Investigatrio (art. 5, I CPP) aquele que mantm o inqurito policial na fase persecutria das investigaes como fundamento para a ao penal. Princpio da Legalidade (ARTS. 5 e 24 CPP) aquele que obriga os rgos oficiais a tomar providncias para a apurao do crime e seu autor em defesa da sociedade. No podem eles instaurar o inqurito ou o processo segundo as convenincias momentneas. E desse princpio decorre outros dois, que so: Princpio de Indisponibilidade da Ao Penal Pblica (ART. 25, CPP) aquele que faz obrigatria a persecuo penal nos crimes de ao penal pblica ou pblica condicionada representao. Princpio da Disponibilidade ou da Oportunidade (ART. 30, 33 e 34 CPP). aquele destinado as aes penais privadas e pblicas condicionados representao ou requisio Ministerial, que somente sero instauradas conforme a convenincia do ofendido ou de seu representante legal. Princpio da Iniciativa das Partes (ARTS. 5, 24, e 30 CPP) aquele segundo o qual , cabe s partes postular a prestao jurisdicional. A inrcia da funo jurisdicional uma de suas caractersticas O juiz no poder proceder de Ofcio. Princpio da Oficialidade (ART.5, LIII - CF) aquele pelo qual a pretenso punitiva do Estado deve ser exercida atravs dos rgos oficiais. Princpio da Publicidade (ART.792 CPP) aquele que exige a transparncia da justia, fazendo com que todos os atos processuais, com algumas excees, sejam pblicos, sendo franqueadas as audincias e sesses, dado o interesse social.

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

Princpio do Livre Convencimento (ART.155, CPP) aquele que d ao rgo julgador, o poder de apreciar a prova colhida, para a prolao da sentena, de acordo com seu convencimento, observando-se que toda deciso deve ser fundamentada e que no processo penal, no h prova com valor absoluto, sendo todas de valor relativo. Para o juiz togado, vigora o Princpio da Livre Convico, para os jurados ou juizes leigos, vigora o Princpio da Intima Convico. Princpio da Verdade Real (ART.156, I E II e 209 DO CPP) aquele que exige a mais ampla investigao dos fatos, para fundamentao da sentena, no podendo o juiz se satisfazer com a verdade formal, pois todas as provas so relativas, inclusive a confisso judicial ou policial, que deve ser analisada em face de outros elementos probatrios de convico. A confisso do acusado no supre a falta de percia nas infraes que deixam vestgios (RT, 613; 347). Princpio do Contraditrio ou Ampla Defesa (ART.5, LV , CF) aquele, segundo o qual ru deve conhecer a acusao que lhe feita, tendo amplo direito de defesa. A prova colhida no procedimento inquisitorial no pode embasar juzo condenatrio, por mais convincente que seja, sob pena de violao das garantias da ampla defesa e do contraditrio. Como ensina Afrnio Silva Jardim, o princpio da igualdade das partes no processo penal uma conseqncia do princpio do contraditrio. Princpio do Favor Rei ou do Favor Libertatis (Doutrinrio) aquele que leva o julgador, nos casos de interpretaes antagnicas de uma norma processual, deve escolher a interpretao mais favorvel ao acusado, ou em favor do mesmo. Princpio da Imparcialidade do Juiz ( ARTS. 112, 252, e 254 CPP ) aquele que representa verdadeira garantia de um julgamento estreme de duvidas, trata-se de um dos mais importantes princpios relativos aos rgos julgadores.

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

Princpio da Fungibilidade dos Recursos (ART.579 CPP) aquele que admite a interposio de um recurso em lugar de outro, desde que dentro do prazo legal e de boa-f, pois a parte no pode ficar prejudicada, mormente quando h controvrsia a respeito do recurso apropriado. Princpio da Peremptoriedade Recursal (ART.798 CPP) aquele segundo o qual os prazos referentes aos recursos so fatais, correndo em cartrio e contnuos, no se interrompendo por frias, domingos e feriados.

SISTEMAS PROCESSUAIS
- So identificados pelos Princpios da Legislao processual penal. - Criados com o objetivo de fazer justia. 1.FUNES PROCESSUAIS a) Acusar b) Defender c) Julgar

2.SISTEMA ACUSATRIO Verdadeira relao processual. actum trium personarum = as diferentes funes processuais so entregues a diversas pessoas onde uma acusa, outra defende e uma terceira julga. Fundamentao: ningum ser processado seno em virtude de acusao de outro que lhe mova (Princpio da Iniciativa das partes). Presena das partes, s quais superpe-se um terceiro imparcial. Nasceu na Roma antiga, com o objetivo de outorgar, a qualquer um do povo, o direito de acusar. No alterou a essncia, j que o MP faz a voz do povo Caractersticas Contraditrio como garantia do cidado.Igualdade Processual = igualdade das partes sob o ponto de vista processual.Publicidade = o processo pblico, fiscalizvel pelo povo. Caracterstica Secundria Embora a publicidade sempre acompanhe tal sistema, a publicidade no essencial para sua existncia. Isso se prova pela

Direito Processual Penal I


Introduo, Noes Bsicas, Fontes, Princpios e Sistema Andr Luiz B Canuto
canuto.adv@gmail.com

hiptese em que possvel, em tese, um processo que respeite o contraditrio e a igualdade e que seja sigiloso. 3.SISTEMA INQUISITRIO Funes concentradas em uma pessoa apenas, s h o juiz.Contrrio ao sistema anterior.Vigorou no mundo patrocinado pela Igreja.Para o sistema, a confisso a rainha das provas permitindo-se, para tal, inclusive, a tortura. Caractersticas No h contraditrio = pois no h partes.Confisso como prova bastante para a condenao.No h partes. Caracterstica Secundria Sigilo = hipoteticamente, possvel, em tese, haver as caractersticas acima citadas num processo que seja pblico. 4.SISTEMA MISTO Historicamente, o sistema acusatrio surge primeiro, mas nem ele nem o sistema inquisitrio funcionaram.A virtude est no meio. Fases Fase preliminar = polcia judiciria = sistema inquisitivo. Instruo Preparatria = sistema inquisitivo. Julgamento = sistema acusatrio.

5.SISTEMA ADOTADO NO BRASIL - No Brasil h na instruo preparatria o sistema inquisitivo, no Brasil. - Portanto, no Brasil, o sistema adotado o Sistema Acusatrio, pois inqurito policial no considerado processo, apesar de interferir de forma significativa no mesmo e at mesmo podendo influenci-lo, em alguns casos.

Vous aimerez peut-être aussi