Vous êtes sur la page 1sur 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

Segunda-feira, 16 de Dezembro 2013 Ano IV N.183 www.pcnewsnetwork.com

J Natal ...
PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER
DISTRIBUIO GRATUITA

CARTAS DE PORTA A PORTA FOI... CHO QUE DEU UVAS

A Premier na diversidade!
Sherwood Mortgage Group

Escritor Valter Me 22 Santa Maria Carla Tavares


Lic# M090000105

22

Mortage Planer

Cell: 647 - 283 - 6737 Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio
Longtime Friends Serving... Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South - Mississauga- On- L5W 1S6

Se aplicar bem as suas poupanas... o seu dinheiro ira trabalhar para si Tel. 416

Especialista em Seguros e Investimentos

419 5984

Dezembro

2 . Nossa gente

Premier veio ... diversidade!

16 Dezembro 2013

Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com O ms de Dezembro para muitos especialmente um ms de celebraes. o ms do natal e do fim do ano, boa mesa e muitas compras, dar e receber. E normalmente todos esto alegres durante as festas. Mas muitas pessoas, principalmente as novas geraes - a minha incluida - no pensam o natal, as pessoas agora vivem o natal. Agora s comrcio, festa, e simbolismo j no h significado nem reflexo. O que nos faz pensar se isso existe mesmo, se o natal mais do que uma festa. Idealmente celebra-se o nascimento do Salvador, mas hoje o natal mais prendas e boa comida. Eu, do fundo do corao, quero que todos os leitores e toda a humanidade tenham um feliz natal, mas no consigo deixar de pensar que hoje o natal e religiao tm pouco em comum. As pessoas cada vez menos se preocupam com questes para alm das suas vidas e isso deveria preocupar-nos a todos, pois ningum est sozinho neste mundo. No deixa de ser curioso que hoje as pessoas mais depressa ajudam um estranho do que um vizinho que precise. Este um mundo curioso. Cada um faz o que quer mas pouco fazem o que deve ser feito. Como dizia um jornalista portugus, e est, hem?. Espero que nestes 24 dias at ao natal todos reflitamos sobre isto. AT PARA A SEMANA.
Foi ontem, domingo, e infelizmente no temos grande tempo nem espao para a cobertura que seria necessrio fazer. A verdade que hbito pelos vistos, hbito o chefe do Governo Provincial juntar-se com os chamados orgos de Comunicao Social tnicos, por alturas do Natal. E Kathleen Wynne desceu diversidade. assim a modos que um conjunto de representantes dos orgos de Informao que se publicam neste Pas sobretudo nesta Provncia e que so, afinal, tanto como os demais, ainda que ningum os considere assim... Kathleen Wynne, pelos vistos, considera todos por igual e entende que temos todos uma verdadeira misso a cumprir. Pois... mas estava eu a dizer que a Premier do Ontario desceu diversidade. Se eu fosse um menino de Escola mesmo de Escola de Jornalismo eu dizia, mais ou menos isto: eu gostei muito, achei muito giro tudo aquilo, entendi que a Kathleen gosta de ns. E por aqui me ficava... S que, de facto, a Premier esteve no Pearson Convention Centre, rodeada de muitos elementos ligados ao seu Gabinete ministros e deputados e aspirantes a deputados e foi dizendo coisas. De que gostmos. Falou que o Governo Provincial vai pagar no sei quantos milhares de dlares no apoio aos refugiados coitadinhos, que ela no disse, mas digo eu que aqueles mauzes do lado de l dos Feds se recusam a pagar. Disse que h mais empregos, mais postos de trabalho. Mais vontade de acertar, porque somos todos iguais, embora a gente veja mesmo que uns so mais iguais que outras. Coisas interessantes que a Premier disse. S que eu o tal estudante de Jornalismo que com 52 anos de profisso ainda est a aprender queria mais. E vai da... aproveitei a minha experincia (eu disse expeerincia?!) e fui-me a ela. Queria fazer-lhe uma ou duas perguntinhas. Como j fiz a Presidentes e a Ministros... noutras ocasies e noutras latitudes. Olhei em redor e s havia uma candidata que eu conhecia. S uma. Era a Tina Martins. Sim porque nem So Charles Sousa estava. E ento... dei uma de Nicolau... e perguntei candidata Tina Martins o que que ela, como luso-canadiana que , perguntaria Premier... que estava mesmo ali, a meu lado, e viu mesmo o meu microfone. A Tinha Martins no entendeu qual a minha inteno e vai de tentar... apresentar-me junto da senhora Premier. Demorou tempo. Tanto tempo... que vieram aqueles senhores todos alguns at Ministros a dizer-me que no senhor... que eu no poderia fazer aquilo. Que entrevistas no. E eu, que s queria uma conversazinha de segundos... retirei-me. Depois... vieram dizer-me que eu poderia tirar uma foto com a Premier olhe at com a sua esposa... e tudo. Que fizesse como os outros. Sim, porque estavam por l, em fila indiana... muitos e muitos, e muitos e muitos reprteres (ou l o que eram) a fazer pose com a Premier e a tirar fotos com o Jornal em primeiro plano. Perdi aquela cena de Feira de vaidades e... vim-me embora. Mas tive pena. Porque a Premier mereceria mais, muito mais...

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Fernando Cruz Gomes

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0





16 Dezembro 2013 EDITORIAL

Material Editorial . 3
E a data at serve como no caso da CIRV, sbado para nos abrirmos em famlia, em irmandade. Viver de brao dado bom. Corta cerce a ideia de no fazer ao vizinho tanto mal. Como quereramos, todos, que acontecesse connosco. E CIRV e a Casa do Alentejo estiveram atentos ao fenmeno da partilha. Com muitos meninos e Meninas. Algum disse que, em chegando o ms de Dezembro, o esprito de Natal paira por sobre ns. Desce, sem necessitar de pra-quedas, aos coraes de todos e de cada um. Mesmo com o velho Pai Natal, que mais no do que esse mesmo esprito de bondade feito. O esprito de Natal desce e paira sobre ns. Pelo menos at que o 25 de Dezembro venha e... demande, logo a seguir, a vasta amplido onde os sculos dormem. E leve com ele... os sentimentos da Paz e Harmonia que nos trouxe. Era bom... era to bom que este estado de esprito este esprito de Natal durasse trezentos e sessenta e cinco dias. Que morasse nos coraes de cada um, hoje e sempre. Que se instalasse, perene e forte, no esprito do Homem. Que ficasse... ficasse para sempre. Por forma a que os desejos de Paz e Harmonia... ficassem tambm. E, de facto, se o Homem quisesse se todos ns quisssemos, melhor dizendo... no era to difcil assim fazer do Natal... um dia de... todos os dias. No era difcil. E os nossos mais novos eram bem capazes de ficar com um mundo melhor. Seria a melhor herana que lhes poderamos deixar... At porque dos Livros Sagrados, vinha tambm a frase mstica que ainda hoje se canta (ainda que s vozes s com as gargantas e no com o corao): Glria a Deus nas Alturas e Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade!

*O af do Natal
O af que para a vai! O corre-corre desenfreado. O abrir os cordes Bolsa, mesmo em poca que dizem de crise. Mas... no fundo, vale bem a pena ver o sorriso alegre dos meninos. Entender o que lhes vai no corao. Dedilhar, at, as cordas da saudade dos nossos tempos de outrora. Pois... mesmo o Natal porta. Com empresas e indivduos a entenderem o chamamento que nos vem dos arcanos da nossa prpria Histria. Empresas e indivduos a mostrarem a face mais alegre e mais pacfica... mais amorosa at.

Ontem dissemos...

A proposta do Grupo Parlamentar dos social-democratas aorianos na Assembleia Legislativa, para a implementao de diversas medidas complementares ao subsdio de desemprego, no foi aceite pelos socialistas. A proposta previa a criao de um regime complementar para que houvesse um subsdio subsequente, a atribuir aos desempregados que j perderam o direito ao subsdio de desemprego, correspondente a metade daquele valor, indo assim ao encontro de uma necessidade premente nestes dias que correm, com tantos trabalhadores que deixaram de receber quaisquer tipos de apoios. Mas a iniciativa parlamentar inclua tambm um complemento ao subsdio de desemprego, atravs da majorao em 15% do valor do subsdio de desemprego no caso dos agregados familiares em que ambos os cnjuges se encontrassem com o drama do desemprego, o mesmo acontecendo com o parente nico, no caso de famlias monoparentais. Nesta situao de emergncia social em que vivemos, todas as iniciativas que possam ir ao encontro dos que vivem o drama de no ter o mnimo para o sustento da famlia, deveria ser objecto de preocupao e no de rejeio, sem uma anlise cuidada, independentemente de onde venham, na medida em que se deveria colocar para trs das costas as divergncias partidrias e procurar solues de excepo que se impem, em nome da solidariedade humana.

Como vivem os que perderam o subsdio de desemprego?


Antnio Pedro Costa Ponta Delgada parlamentares do PSD e encontrar algumas solues para o desemprego de longa durao e s famlias em que o desemprego atinge os vrios membros do agregado familiar. O PS limitou-se a responder que os social-democratas apenas estavam a apresentar medidas para o emprego que o Governo Regional dos Aores j tem em vigor. No deixa de ser ironia, porquanto h aorianos com rendimentos abaixo dos 200 euros mensais e necessitam de uma garantia de melhoria da situao das suas famlias que se encontram muito fragilizadas. O Grupo Parlamentar do Partido que apoia o Governo Regional deu uma justificao esfarrapada no debate do Projecto de Decreto Legislativo Regional Medidas complementares ao subsdio de desemprego adiantando que a atribuio do subsdio de desemprego da competncia da Segurana Social pertencente ao sistema nacional, considerando que esse nus no deve ser transferido para a Regio. Mas quantas medidas complementares tem o governo regional adoptado, contrariando a poltica nacional, e criando mais despesa para o errio pblico regional? Os aorianos no apreciam o jogo do debate parlamentar onde se adopta dentro das paredes do semi-circulo da Assembleia Legislativa frases feitas, como por exemplo, justificando a nega da maioria, declarar que o PSD mais no faz do que inventar o que j estava inventado, uma frase sem sentido que enche a boca e o ego dos que as pronunciam. O que ser das pessoas que esgotam o seu perodo de subsdio de desemprego que tm vindo a receber? So para esses as medidas preconizadas, porque estas pessoas merecem uma ateno por parte dos responsveis polticos.

Era, de facto, um Homem sublime. Nelson Mandela, que agora se foi para a manso onde os sculos dormem... vai fazer muita falta a este Mundo, que ele tentou tornar melhor, mais solidrio e mais fraterno. Que mexeu com a maioria das pessoas... no parecem restar dvidas, a avaliar pelas notcias que vo chegando de todo o mundo. Era, de facto, um Homem sublime, que vai fazer falta ao Mundo que j o venera. O Jornal, na sua edio 182, comeou por a. Deu fora nota maior da semana, que foi, de facto, o passamento de Nelson Mandela que, em termos do Canad de que era cidado honorrio e do qual tinha a mais alta condecorao, a Ordem do Canad dizia que era a sua casa... longe de casa. O Canad tambm o estimava. Da nossa gente falmos no Dia do Violuntariado. No First Portuguese que to smente a colectividade mais antiga do Canad e uma das mais antigas da dispora portuguesa houve sesso. Com a Caixa Geral de Depsitos a oferecer um livero e a fazer campanha para que os meninos (que aprendem Portugus) aprendam, tambm, a levar a cabo o Voluntariado sadio, que , entre ns, a cola mais s que une a nossa gente. Na Casa da Madeira em festa em prol dos deficientes portugueses houve Prespio. Ou melhor, est por l, montado... um Prespio antiga. Muito visitado. Muito ineteressante. Para fazer lembrar, at, tempos de um ontem j algo longnquo. Ah, e j qie falmos em Prespio... h um ttulo-mensagem em que dizemos que o Natal j manda. Sim, porque, por toda a parte, h Festas de Natal, com o carimbo da solidariedade e do companheirismo. Damos nota de vrias Festas que ocorreram por c, em sbado j frio... mas que o calor da amizade tornou menos agreste. Voltamos para a semana.-CG

necessrio encontrar respostas para as muitas famlias dos Aores que esto a ser fustigadas e muito afectadas com o desaparecimento de rendimento familiar ou mesmo com quebras muito acentuadas de proventos, e que j no conseguem satisfazer as suas necessidades bsicas. Quem no tem conhecimento de situaes dramticas, mesmo ao virar da esquina, muito prximas de cada um, algumas mesmo de extrema gravidade? Por isso era saudvel que os socialistas pudessem ter a abertura para aceitar analisar as propostas dos

Era um bom servio...


Dizemo-lo noutro local desta edio. Era, de facto, um bom servio. Mais uns meses, porm, e tudo... parece que desaparece. Falamos no sistema de entrega de correspondncia ao domiclio. Vai acabar. O melhor mesmo descobrir (e tirar, claro) um curso de computador e de Internet. que o Canada Post, na sua vertente de entrega de correspondncia porta-a-porta, est em mudana de estratgia principal. Nas reas urbanas... j foi anunciado que vai ser cancelada, progressivamente, a entrega de correio de porta em porta. Algo que vai mudar o estilo que era, fundamentalmente, a razo de ser da existncia do Canada Post. Diz-se que o aumento da comunicao digital forneceu uma maneira mais rpida e barata para os canadianos fazer muitas coisas on-line das que costumavam fazer pelo correio.No ano passado, o Canada Post entregou 1 bilio a menos de peas de correio do que em 2006. O novo processo de entrega, que vai levar a Canada Post a entregar mensagens em caixas de correio nos centros comunitrios (semelhantes ao processo j em vigor nas zonas rurais), afectar a maneira como um tero das famlias canadianas recebe a sua correspondncia. O sistema de e-mails poder ser uma alternativa. A mudana ser feita nos prximos cinco anos. Para Olivia Chow, do NDP, este estilo de cortar postos de trabalhos e de cortes nos servios vo isolar, ainda mais, os idosos, os pobres e os deficientes que vivem nas reas urbanas, disse. A Ministra dos Transportes, Lisa Raitt, disse, desde logo, suportar as mudanas planeadas pelo Canada Post. Na idade digital de hoje, os Canadianos esto a mandar menos cartas do que nunca, disse numa nota oficiosa. Por ns... vamos esperar para ver.

4 . Canad em foco No est entre os primeiros, mas

16 Dezembro 2013

Canad faz bons negcios na venda de armas


Diversificao um princpio de negcios numa economia globalizada, como disse Walter Dorn, da cadeira de estudos de assuntos internacionais do Canadian College. At porque, enquanto isso, as foras armadas ocidentais diminuiram os seus oramentos de defesa, com as indstrias militares a procurar novos mercados. O perigo que o todo-poderoso dlar pode tornar-se um motivador predominante em acordos comerciais e, portanto, as armas so enviadas mais facilmente, disse o analista. A Canadian Presse relatou que o Canada aumentou em mdia 257 milhes por ano de 2003 a 2012. No ano passado, foram 251 milhes, com um aumento de 4 por cento a partir de 2011, apesar de uma queda nas exportaes de aliados tradicionais, como a GrBretanha, Holanda e Blgica.

No falando em carros blindados


Quando se trata de comrcio internacional de armas, o Canad no est, de forma alguma, na mesma liga que os chamados grandes negociantes da morte, tais como os Estados Unidos, Rssia e Alemanha. No est mesmo no top 10, de acordo com os dados do Instituto Internacional de pesquisa de paz, sediado em Estocolmo. Mas a verdade que a Nao que ajudou a inventar as foras de manuteno da paz faz um negcio razoavelmente bom em armas, incluindo as exportaes para pases que muitos canadianos considerariam clientes duvidosos.

O mesmo jornal, The Citizen disse que o governo Saudita pode ter usado veculos blindados feitos no Canad para ajudar a suprimir protestos antigovernamentais no vizinho Bahrain. Por outro lado, as vendas do Canada para o Bahrein foram de zero em 2011 para 250.000 no ano passado e de 29 242.000 para a Arglia em um tempo quando os governos de ambos os pases suprimiam protestos pr-democracia. Angela Kane, representante da ONU para assuntos de desarmamento, disse que o Canad finalmente deve assinar o Tratado de comrcio de armas da ONU, que visa regular as exportaes globais. O governo tem vindo a recusar a assinatura do acordo, sob presso da Comunidade canadiana de armas de fogo, que receia que o Tratado pode ser usada como um pretexto para impor mais rigorosas medidas de controle de armas, internamente. Num comunicado enviado por email para a Canadian Presse, uma fonte do Ministrio dos Negcios Estrangeiros disse que o Ministrio rev cuidadosamente todas as exportaes de armas para garantir que elas no contribuem para os conflitos nacionais ou regionais ou semeiam instabilidade ou no so usados para cometer violaes dos direitos humanos.

Os dados da Industry Canada, vistos pela CP, abrangem uma classe das exportaes que inclui armas, munies, artilharia, lanachamas, granadas e torpedos. No inclui veculos militares, avies e outros itens caros. Um Jornal de Otava informou, no ano passado, que as vendas de armas de 2011 totalizaram 12 bilies, incluindo 4 bilies para a Arbia Saudita.

*Vendem-se armas para pases com registos de direitos manchados e a enfrentarem violncia interna
Uma anlise da Canadian Presse a dados publicamente disponveis, em termos de transaes de armas da Indstria do Canada, encontrou exportaes para o Bahrein, Arglia e Iraque, exportaes que aumentaram em quase 100 por cento de 2011 a 2012. E, no entanto, todos esses pases tm registos questionveis sobre direitos humanos ou histrias recentes de conflitos violentos internos.

Vendas para pases em conflito interno

Tambm foram vendidas muito mais armas para o Paquisto (98 por cento), Mxico (93 por cento) e Egipto (83 por cento). O Paquisto parece ter-se tornado um campo de batalha sectrio, ainda que disfarados de ataques terroristas, Mxico est envolvido numa guerra sangrenta com cartis da droga e o Egipto, aps a chamada Primavera rabe e um breve perodo de governo eleito, voltou ao regime militar autoritrio. Mesmo que as exportaes sejam legais e sujeitas regulamentao legal, h especialistas a dizerem CP que a tendncia levanta a questo sobre o compromisso de poltica externa e dos direitos humanos.

16 Dezembro 2013 V j... tirar um curso de computador e Internet

Canad em foco . 5

Cartas de porta a porta... foi cho que deu uvas!


Era, de facto, um bom servio. Mais uns meses, porm, e tudo... vai viola! O sistema de entrega de correspondncia ao domiclio... parece ser cho que deu uvas. O melhor mesmo correr para o prximo local e descobrir (e tirar, claro) um curso de computador e de Internet. O Canada Post o nosso Canada Post na sua vertente de entrega de correspondncia porta-a-porta, est em mudana de estratgia principal. J foi anunciado que vai ser cancelada, progressivamente, a entrega de correio de porta em porta nas reas urbanas, uma enorme mudana na estratgia de negcios da corporao da Coroa. Algo que vai mudar o estilo que era, fundamentalmente, a razo da sua existncia. A estratgia de entrega em evoluo parte de um plano de cinco pontos anunciado na quarta-feira para reformular o sistema. Tudo comear no ano que a vem. Outras mudanas incluem elevar o preo dos selos e cortando cerca de 8.000 empregos. O sistema postal como o conhecemos hoje evoluiu durante dcadas como uma maneira conveniente e de baixo custo para se comunicar, receber e pagar as contas domsticas, diz um vdeo lanado para explicar a mudana.

As reaces dos Partidos no se fizeram esperar. Os Conservadores esto a destruir os servios postais, disse Olivia Chow, do NDP. Este estilo de cortar postos de trabalhos e de cortes nos servios vo isolar, ainda mais, os idosos, os pobres e os deficientes que vivem nas reas urbanas, disse ainda.

Por sua vez, a Ministra dos Transportes, Lisa Raitt, disse, desde logo, suportar as mudanas planeadas pelo Canada Post. Na idade digital de hoje, os Canadianos esto a mandar menos cartas do que nunca, disse numa nota oficiosa. Entendo seguir o progresso do Canada Post e os seus planos para modernizar os servios postais, proteger os contribuintes e atender as necessidades dos Canadianos, agora e no futuro.

Dvidas e certezas no Mercado de habitao

O aumento da comunicao digital forneceu uma maneira mais rpida e barata para os canadianos fazer muitas coisas on-line das que costumavam fazer pelo correio. No ano passado, o Canada Post entregou 1 bilio a menos de peas de correio do que em 2006. O Conference Board of Canada afirmou que a Canada Post perde 1 bilio por ano at 2020, se no fizer mudanas fundamentais na maneira como faz... o negcio.

Centros comunitrios em aco


O novo processo de entrega, que vai levar a Canada Post a entregar mensagens em caixas de correio nos centros comunitrios (semelhantes ao processo j em vigor nas zonas rurais), afectar a maneira como um tero das famlias canadianas recebe a sua correspondncia. O sistema de e-mails poder ser uma alternativa. A mudana ser feita nos prximos cinco anos. O custo de envio de cartas e pacotes tambm aumentar. O preo dos selos saltar de 0,63 para entre 0,85 cntimos e 1 dlar. O servio tambm vai cortar entre 6.000 e 8.000 posies, embora como se afirma essas posies vai cair nos livros sem demisses... com 15.000 funcionrios, definidos a aposentar-se num futuro prximo. Por um lado, o preo do envio de uma carta quase a dobrar. Por outro lado, Canada Post s carregar metade do caminho. Portanto... isto o qu?

So coisas que se dizem. Coisas que, s vezes, mais no so do que palpites. E que servem para lembrar que o que se disse, hoje, como verdade, pode amanh no passar de mentira. E as notas a que fomos tendo acesso falam, afinal, no mercado de habitao do Canad. Um mercado que j h muito parece estar na mira dos quase adivinhos. Para j, pessimista de quanto baste, Nouriel Roubini. Um homem conhecido como Dr. Doom devido sua viso pessimista acerca da economia global. Recentemente disse mesmo que o mercado de habitao do Canad no mais do que uma bolha prestes a rebentar... E fala no Canad como estando ao lado de outros pases e outros mercados de habitao, tais como a Suia, Sucia, a Alemanha, a Austrlia e a Nova Zelndia. Roubini parece ter como vantagem se que vantagem se pode chamar... o facto de ter previsto correctamente a queda do mercado de habitao dos Estados Unidos. E diz que o nosso mercado est a mostrar sinais de leveza, a jeito de definitivas bolhas, que podem rebentar a todo o instante. Coisas que se dizem...

Desacelerao gradual das actividades de vendas

O economista semior do BMO Capital Markets, Sal Guatieri, entende que 2013 foi um ano de surpresas agradveis no mercado imobilirio do Canad. Acentua numa nota a que os analistas esto a socorrer-se que longe de se verificar o tal mergulho de profundidade que muitos vaticinavam, as vendas do ano passado na turbulncia de hipoteca-regra, fizeram parar o mercado e o dlar canadiano est a voar a uma altitude acima do normal.

Surpresas agradveis em Toronto e Vancouver

Banco do Canad quase optimista

Reaces e mais reaces

Para j, o Sindicato dos Trabalhadores Postais j vai dizendo coisas. A primeira a de que no acredita que o plano de penses esteja em risco. E pensa que na prxima ronda de negociaes com o Governo, vai trazer discusso temas como salrios. Vamos avanar com uma campanha publicitria sobre isto, disse um dos representantes. Ns no estvamos interessados em negociar em confronto de pontos de vista... mas acreditamos que haja mudanas, muitas mudanas, em 2015 ou 2016.

Mais optimista parece ser, entretanto, o Banco do Canad que atravs do governador Stephen Poloz, reiterou novamente na semana passada que ele no v bolha alguma. Em vez disso, acredita, sim, que haver uma desacelerao gradual da actividade de vendas nos anos vindouros. O banco continua a esperar como que uma aterragem macia no mercado imobilirio, disse, repetindo o que os economistas tm vindo a dizer nos ltimos meses. At agora, as previses de ambos os lados parecem estar a provar que no so totalmente correctas. O mercado imobilirio do Canad parece continuar a desafiar as expectativas. Apesar da forma cautelosa dos juros de emprstimos oferecidos pelos bancos, o Governo move-se no sentido de apertar as condies de hipoteca para evitar uma queda bem ao estilo americano.

E a verdade que at os mercados de Toronto e Vancouver parecem ter fugido a certas ondas de pessimismo. Em Toronto, a maior cidade do Canad, responsvel por cerca de um quinto das vendas nacionais, o BMO diz que a actividade est acima dos 20 por cento ano-sobre-ano nos meses de agosto a outubro, enquanto os preos continuam a subir. E isto apesar de certos receios particularmente nos condomnios onde o aumento das construes das respectivas unidades tem sido uma preocupao constante. O nmero de condomnios recm-construdos, e por agora desocupados, no alto quando normalizado para o crescimento da populao, escreve Guatieri. Na maior parte, os mercados so balanceados, mas as guerras de licitao prevalecem em certos locais onde os anncios so escassos. Em Vancouver o mercado de alto preo, que muitos acreditavam estar em risco de colapso, tudo parece estar a recuperar nas vendas do incio deste ano. As vendas foram abaixo de 33 por cento no pior ponto, no incio deste ano, mas tm vindo a modificar em 50 por cento para perto de nveis normais, diz o BMO. Em geral, o mercado de habitao do Canad ao nvel geral do pas registou vendas at cerca de 8 por cento em outubro, em comparao com o mesmo tempo no ano passado, de acordo com a associao canadiana de Real Estate. Dados preliminares de novembro tambm mostram fora continuada em vendas. Para j, e vendo tudo isto, chega a parecer que importante um mnimo de cautela. E h uma certeza: o mercado de habitao do Canad apresenta-se, de facto, de cariz imprevisvel. Mas isso nem to mau assim...

ABC

Um Jornal que mesmo O Jornal da Comunidade

6 . Comunidades Um abrao... de Natal

16 Dezembro 2013

CIRV Radio abriu as suas portas e recebeu a... famlia


as suas portas. Que fizesse, afinal, o chamado Open House. Para receber todos. Para dar o seu abrao a todos os ouvintes. E at para ouvir dos ouvintes (que so a sua razo de existncia) um ou outro comentrio, eventualmente at uma ou outra crtica. A Open House, que CIRV comeou h muitos anos tantos como os que leva de existncia serviu, assim, para estreitar o abrao que, no dia-a-dia dos dias, vai sendo dado uns aos outros. E que amplia, afinal, tambm, com quantos, dia aps dia, esto com a FPTV. E naquele dia, decerto que todos ficaram felizes por ter uma casa cheia de sorrisos, de entusiasmos, de confraternizao. isso que os dirigentes e profissionais quereriam. isso que os satisfaz. isso que faz ainda maior a casa de Rdio, que bem nossa, da nossa gente da dispora, e de outras disporas servidas tambm pela CIRV.

Foi na tera-feira, 10 de Dezembro. O convite do Presidente da CIRV Radio e FPTV dizia to smente que seria uma celebrao de Natal, com uma Open House. A exemplo do que tem acontecido muitos e muitos anos, tantos como o CIRV leva de existncia. E a verdade que a simplicidade do convite... talvez nem fizesse prever o que se passou, naqueles horas da tarde e noite, no 1087 da Dundas Street.

Sim, porque houve, de facto, um estreitar de sucessivos abraos de quantos estiveram por l. Frank Alvarez, como anfitrio, tinha sua volta todo um conjunto de elementos da Estao. E eram eles, no fundo, que faziam par-

Estao de Rdio sobretudo se for ao estilo da que se faz em CIRV uma Famlia. No apenas com aqueles que lhe do corpo e alma. No apenas com os que lem as notcias, fazem os programas de continuidade, animam as Artes. uma Famlia mesmo com os seus

O Cnsul-Geral de Portugal em Toronto, Jlio Vilela, foi dos primeiros a chegar. E mesmo tendo outros eventos onde tinha de ir, fez questo em estar presente. O mesmo fez Charles Sousa, ministro das Finanas do Ontario, e a deputada provincial Laura Albanese. E os vereadores Ana Bailo e Csar Palcio. E no s, naturalmente, j que por l estavam muitos outros, como foi o caso de

Joe Pantalone que, no estando por agora na Poltica activa, no esquece os que o ajudaram a ser at mais conhecido. Charles Sousa haveria de nos dizer que estar ali mesmo um prazer, j que sempre a CIRV Radio esteve e est com ele. De resto, entende os bons servios que a estao presta comunidade luso-canadiana, a que ele,

orgulhosamente, pertence, como faz questo de sublinhar uma e muitas vezes. No houve discursos de estilo. Houve, isso sim, conversas de ocasio. Para Frank Alvarez, foi a certeza ele nos disse, por outras palavras de que a CIRV Radio est, de facto, com a comunidade. Da mesma maneira que, como se notou, a comunidade est com a Estao.

Portas e coraes... abertos de par em par

Na tera-feira, dia 10 de Dezembro, das 6 da tarde s 8 horas da noite, as portas da CIRV estiveram abertas. E todos os componentes da Rdio locutores, produtores, funcionrios e administradores estiveram, decerto, de corao aberto para dar e receber o abrao dos ouvintes. Pela voz ou pela presena em eventos ao longo do ano... te da j grande famlia que vai engrossando em cada ano que passa. Uma famlia que constituda deve ser constituda pelos que fazem a Estao (neste caso, as Estaes, j que falamos da CIRV e FPTV) luso-canadiana. O esprito familiar foi mesmo o mais realado. Uma ouvintes. Talvez at sobretudo com os seus ouvintes, j que se os no tiver, naturalmente que vai estiolando e perdendo a alma.

O abrao que se troca


Compreende-se assim que nesta poca de Natal a poca da Famlia, por excelncia CIRV tivesse aberto

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour todos se vo conhecendo. Parecem ser uma famlia como ouvimos a alguns colegas que queremos cada vez mais unida, como nos disse Frank Alvarez. A visita foi, assim, o estreitar do abrao. Polticos e empresrios, simples ouvintes e anunciantes estiveram por l.

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

16 Dezembro 2013 Uma Festa de Natal com condimentos especiais

Comunidades . 7

Na Local 183 homenagem aos Shop Stewards e outros representantes


*Os olhos e ouvidos da Local... l onde o trabalho custa mais
Uma Festa de Natal. Daquelas que aquecem as almas e lembram tempos idos, alguns dos quais de agruras feitos. Na LIUNA Local 183 vo lembrando aqueles, e so muitos, que no dia-a-dia dos anos, mais integrados esto no dia-a-dia do trabalho. a festa dos Shop Stewards and Health and Safety Representatives

. Uma designao que d, afinal, para perceber que so aqueles que esto mais prximos dos que trabalham no duro, vivendo o trabalho... l onde ele mais di e acompanham tudo e todos para que Segurana e Sade no sejam palavras vs. Para que, afinal, o homem que sai de casa, altas horas da madrugada, para, no duro, ir ganhar o po nosso de cada dia... volta casa, ao fim do dia, so e salvo. Merecem a distino. Merecem a festa de Natal. Merecem muito mais at. Nas suas mos, a certeza de que a cidade vai continuar a crescer harmoniosamente, sim, mas que os seus fautores continuam a fazer parte desta sociedade que formamos.

E a festa era to do agrado dos que so eleitos para dirigir... que Terry O`Sullivan, o Presidente Geral, veio de Washington, para estar no meio daqueles a quem aprecia. Ana Bailo, conselheira citadina, Andrew Cash, deputado federal, Jonah Schein, deputado provincial, e Cesar Palacio, conselheiro citadino, foram alguns dos elementos relacionados com a Poltica que vimos por l. Judy A. Sgro, deputada por York West, tambm estava presente. Como est sempre, em festas do gnero. E h muito tempo.

Palavras de quem vibra com todas as vitrias do movimento laboral. Mais do que isso, de quem foi eleito para isso mesmo, para defender o movimento laboral. Da mesma forma que Joseph Mancinelli que, sendo da casa, entende bem o trabalho em curso. Vim aqui, primeiramente, para dizer obrigado a toda esta gente, a todos estes trabalhadores da LIUNA, que construiram e continuam a construir este grande Canada, esta grande Provncia e esta grande cidade. Vim para lhes dizer um obrigado... muito sincero. E a verdade que este Pas no seria o mesmo sem o trabalho de toda esta gente e eu estou cada vez mais orgulhoso de tudo isto.

Ministro entende a luta dos trabalhadores


O ministro da Cidadania e Emigrao, Michael Coteau, esteve por ali. E disse-nos, desde logo, faz-lo com a maior satisfao. At porque ele no-lo disse atravs de toda esta gente que a nossa provncia contuinua a crescer harmoniosamente. No deixou de dizer saber que h foras polticas que esto interessados em pr de p um certo tipo de legislao, por forma a pr determinadas restries em certo tipo de condies de trabalho para as pessoas da Provncia e eu entendo que cada vez mais importante que no Ontario continuemos a construir com justia a nossa Provncia, com toda a gente sem cuidar de saber de onde essas pessoas vm. Sbado, no salo principal da Local 183, esta a festa anual. Muita gente. Muitos dignitrios. E a palavra fcil do convvio salutar... de mesa em mesa. s vezes entre pessoas que, trabalhando no mesmo ramo, no mesmo duro ramo... s se v por estas ocasies. Por outras palavras, Marcello Di Giovanni, que era o mestre de cerimnias, abriu, desde logo, as hostilidades do... amor. Como faria, logo a seguir, Jack Oliveira, Business Manager daquela que a mais numerosa jia da Coroa da LIUNA. Como faria Joseph S. Mancinelli, vice-presidente e gerente regional da LIUNA. Para o Ministro cada vez mais importante que os direitos dos trabalhadores sejam reconhecidos e acautelados.

Movimento sindical a defender


Joseph M;ancinelli no deixou de dizer que o movimento laboral neste Pas est debaixo de uma situao de ataque... especialmente da parte de um movimento de direita... que chegam a querer destruir esse mesmo movimento, no apreciando o que fizemos e estamos a fazer neste Pas. Mesmo assim, quando lhe perguntamos se os seus msculos esto aptos a fazer o contra-ataque, referiu, desde logo, que no so os msculos do gerente regional. So, isso sim, os meus msculos... que esto por a. E ns vamos ganhar porque estas pessoas tm famlias e, todos combinados, vamos, efectivamente, vencer. Queremos que os trabalhadores sejam tratados propriamente. Antes, era Jack Oliveira, o Business Manager da Local 183, a dizernos que o prprio Presidente Geral tinha vindo para testemunhar o seu apreo a toda esta gente do movimento laboral. De resto, em vsperas de Natal, a festa maior da nossa gente, importante estarmos todos unidos para pagar tributo aos stewards e aos representantes da Segurana, l fora, nos locais de trabalho, desejar-lhe um Feliz Natal e para estarmos, hoje, aqui, como uma Famlia. A Local 183 uma Famlia muito grande. portanto um grande dia para a Local 183, como nos disse Jack Oliveira.

Estamos efectivamente fortes no Canad


O mesmo estilo de reconhecimento por parte do Presidente Geral da LIUNA que, sediado em Washington, entende cada vez entende mais, como nos disse que importa estar atento e sintonizado com toda esta gente da LIUNA Local 183. Julgo ser importante acompanhar o trabalho de toda esta gente e uma das maneiras mesmo vir aos eventos que por aqui se realizam. Fala-nos no momento actual do movimento laboral nos Estados Unidos, referindo que est mais ou menos bem. Mas no restam dvidas de que a nossa Unio est a crescer mais no Canad. LIUNA Local 183 a maior agncia sindical que temos. 40.000 membros e a mais prxima agncia que temos... tem 15.000. Somos efectivamente fortes no Canad... mas fortes do que nos Estados Unidos. Deus abenoe o Canad, Deus abenoe a Local 183 e Deus abenoe os homens e mulheres do movimento laboral da Amrica do Norte.

Uma Famlia grande


Antes, era Bernardino Ferreira, o vice-presidente da Local 183, que tem, afinal, estreita ligao com as comunidades. Para ele, o presidente geral veio, de facto, para ver e contactar com toda esta gente, com toda esta malta que est no dia-a-dia no terreno, no frio, na chuva, no calor, a defender esta Local e o movimento laboral e a fazer, afinal, para que todos os trabalhadores regressem sos e salvos s suas casas e famlias. Essa , de facto, a principal razo de ser dos stewards e dos representantes para os sectores da Segurana e Sade. Uma Festa de Natal com condimentos especiais. Condimentos que tm a ver, afinal, com o dia-a-dia de harmonia e paz.

8. Comunidades J parmos os cigarros...

16 Dezembro 2013

Certas bebidas alcolicas precisam de medidas radicais...


J no a primeira vez que falamos no tema. Nem acreditamos que sejam as ltimas. No restam dvidas. Parece dar resultado todo um conjunto de advertncias nos maos de cigarros. Diz-se que causa o cancro e outras doenas. Diz-se at que... mata. importante que assim se faa, no apenas para proteger a sade dos que ainda fumam... mas para evitar que apaream mais fumadores. J o dissemos. Idnticas advertncias deveriam estar inscritas, porm, tambm, em certas garrafas de lcool, que so, de facto, prejudiciais sade. O tema comea agora, de novo, a ser abordado. Lembrando at que cerca de 20 outros pases j tm legislao de rotulagem de lcool. Nos Estados Unidos, todos os pacotes de lcool tm de dizer qualquer coisa como... as mulheres no devem beber bebidas alcolicas durante a gravidez devido ao risco de defeitos congnitos e do consumo de lcool prejudicar a capacidade de dirigir ou operar mquinas e poder causar problemas de sade. Na Rssia, garrafas de vinho e vodka tm uma etiqueta a lembrar que o lcool no para crianas e adolescentes at aos 18 anos, grvidas e mulheres em amamentao, ou pessoas com doenas do sistema nervoso central, rins, fgado e outros rgos digestivos. Na Tailndia, tudo ainda mais duro. O governo exige rtulos a cobrir 30 por cento de um pacote de lcool e incluem grficos. Um rtulo aparece a mostrar os ps de um homem a ser enforcado com a indicao de que beber lcool leva inconscincia e at morte.

Interrupo de Servios Consulares


Uma nota do ConsuladoGeral de Portugal em Toronto diz-nos que, por motivo de remodelao do sistema informtico do Posto, informam-se todos os utentes que a partir das 11 horas do dia 10 de janeiro de 2014, os servios do Consulado-Geral limitarse-o prestao de informaes, entrega de documentos ( excepo de cartes de cidado) e assuntos de penses. E explica que, entre o perodo das 11 horas da manh e as 15 horas da tarde do referido dia, o Consulado-Geral no poder aceitar quaisquer pedidos de documentos, incluindo passaportes, cartes de cidado, registo civil, etc. O Consulado-Geral de Portugal em Toronto agradece a melhor compreenso de todos os seus utentes e informa que todos os servios retomaro a sua normalidade habitual a partir da 8 horas do dia 13 de janeiro de 2014.

perigos de beber durante a gravidez. Passou no Parlamento por 217-11. Pois... mas a lei nunca foi implementada. Na altura, segundo a CBC, a indstria de bebidas resistiu dizendo que a rotulagem custaria indstria de 15 a 20 milhes por ano. E, no entanto, mais de 80 por cento dos canadianos adultos bebe lcool. E em 2002, o lcool foi responsvel por 8,22 por cento de todas as mortes at idade de 70 anos e um pouco mais de sete por cento de todos os dias passados em hospitais no Canad. E agora: vamos continuar a dizer s que o cigarro mata? E o lcool? Perguntas que esto, de novo, a ser equacionadas designadamente no Parlamento Federal, agora que na poca festiva... h mais apetncia para as bebidas.

Como Lei... j foi aprovada mas no implementada


A medida, que est agora, de novo, a ser falada entre ns... j no nova. Em 2001, o NDP fez avanar um projecto de lei a exigir rtulos em garrafas de lcool a alertar para os

Religio e F

Trs crianas e o comboio


Tive um sonho. Os assuntos que surgem nos sonhos s vezes no fazem sentido nem tm ps e cabea. Todavia, o sonho que eu tive impressionou-me muito porque foi acerca dum assunto muito srio. Por isso, eu gostaria de compartinhar convosco aquilo que sonhei. As pessoas envolvidas neste sonho foram eu e trs crianas da nossa igreja: Pedro Costa, Melanie Nunes e a Daniela Babel. Eu estava a falar com as crianas, j me esqueo as circunstncias, mas uma coisa eu no me esqueci, uma delas muito angustiada me perguntou se eu sabia o que uma pessoa precisava de fazer para ser salva e pertencer ao reino de Cristo. Imediatamente, eu orei a Deus que me desse a sabedoria para poder comunicar ao nvel de uma criana e assim explicar claramente o que a Bblia ensina acerca do caminho da salvao. Eu comeei por dizer que o caminho da salvao pode ser comparado a uma viagem que uma pessoa faz num combio, que comea na terra e acaba no cu. Todavia, para uma pessoa poder fazer esta viagem precisa de primeiramente obter o bilhete na estao do combio de Deus. Ento o Pedro, a Melanie e a Daniela perguntaram em unissono: aonde que est a estao do combio e quanto que custa o bilhete? Eu respondi que a estao de combio que pertence a Deus diferente das outras estaes das companhias dos homens. A estao do comboio de Deus no um edifcio, mas um livro muito especial que Deus deixou para os homens lerem: A Bblia. na Bblia que explica o caminho da salvao e o preo do bilhete. Eu por acaso tinha comigo uma cpia da Bblia e perguntei s crianas se estavam interessadas em saber o que a Bblia ensina acerca do caminho da salvao. As trs crianas disseram que estavam muito interessadas. Eu abri em Joo 5:30 e li as palavras que Jesus disse: Examinais as Escrituras, porque vs cuidais ter nelas a vida eterna, e so elas que de mim testificam. (Joo 5:39). Reparem, disse eu s crianas: Jesus disse que deviamos ler a Bblia com muito cuidado, porque s na Bblia que explica o que precisamos de fazer para termos a vida eterna. Jesus tambm disse s pessoas que s por ele que as pessoas podem ter a vida eterna.

Rev. Joo Duarte


Em Joo 14:6 Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vem ao Pai seno por mim. Muitos anos depois de Jesus ter dito estes ensinamentos maravilhosos, um dos seus apstolos, tambm ensinado por Cristo, o apstolo Paulo, escreveu estas palavras a Timteo: Tu porm, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E, que desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sbio para a salvao, pela f que h em Cristo Jesus (II Timteo 3:14-15). O apstolo Paulo relembrou Timteo para permanecer firme naquilo que aprendeu desde criana nas Sagradas Escrituras, porque s a Bblia tem os ensinamentos que levam vida eterna. Portanto, a Bblia pode ser comparada a uma estao de comboios. A Bblia explica tudo o que precisamos de fazer para fazermos a jornada que leva vida eterna. O Pedro, que era o mais velho das crianas, muito intrigado fez a seguinte pergunta: Porque que Jesus disse que s por ele que ns podemos ter a vida eterna e chegar ao Pai? Eu respondi, que Jesus o nico que est qualificado para pagar o preo do bilhete para as pessoas entrarem no comboio da vida eterna. A Melanie, muito esperta, virou-se para o Pedro com muita autoridade e disse: Ento tu no sabes que Jesus pagou o bilhete da nossa salvao quando morreu na cruz pelos nossos pecados? Toda a gente sabe disso. E vai o Pedro um bocado aborrecido e disse: Eu sei Melanie, que a Bblia diz que Jesus morreu na cruz para pagar a dvida dos nossos pecados, mas o que eu ainda no entendi, qual a razo que Deus s aceita a morte de Cristo para pagar a dvida dos nossos pecados. (Na prxima semana iremos saber o resto do sonho).

Estamos a MEXER evitando que insectos e bactrias MEXAM com a sua sade e a sade dos seus!

J tratamos por tu o nosso trabalho porque o fazemos h muito

16 Dezembro 2013

Mensagens . 9

10. Comunidades St. Christopher House em toada de Natal

16 Dezembro 2013

Natal Solidrio em vrias frentes e em tempo de calor humano


A Casa de So Cristvo esteve, quinta-feira, de novo, em festa. Era como que uma Festa de Natal, em organizao que se entrega, especialmente, ao apoio a pessoas da Terceira Idade. Com uma das suas agncias na Ossington e Dundas... natural se torna que a maior parte dos seus utentes de origem portuguesa. ~ Talvez por isso, a Caixa Geral de Depsitos, estendeu a sua aco de Natal Solidrio tambm a esta cidade. E os utentes do Centro gostaram.

Gostaram, decerto. Primeiro, logo pela manh, era a tal iniciativa da Caixa - Natal Solidrio que se afigura, desde logo, muito especial para este ano.

*A Caixa participou em jornada de bem-fazer

At por ser uma aco de voluntariado (assim lhe chamou Ana Ocha) e uma ao de voluntariado que foi, em muitos casos, uma experincia nica! Acentua-se, desde logo, que se trata de um projeto que envolve muitas pessoas da

Sim, sim. E a verdade que as equipas de terreno sairam, desde logo, s 10.30, da Casa de So Cristovo. Foram a vrios locais levar uma refeio quente para vrias pessoas que, doutro modo, talvez no a pudessem ter. Odete Nascimento confirma a iniciativa. Uma iniciativa que se entende, tambm, numa organizao que tem 101 anos. 101 anos, sim. E bem vividos. Contara-nos, antes, que as pessoas (de uma Igreja em Rosedale) que, h muitos anos, traziam presentes para entrega nesta data. Este ano, telefonaram-nos a dizer que elas j esto com muita idade... e j no podiam fazer isso. Quando a Ana Ocha telefonou a perguntar em que que poderia ajudar... foi como algo que nos casse do cu, pois no tnhamos quem nos patrocinasse este evento... Meio a rir meio a srio, ainda fomos dizendo que... no caiu do cu, mas de Lisboa, da Caixa.

comearam a ser servidas s 1:20, seguindo-se um agradvel show com msicos locais, Ronley Teper, Michael Louis Johnson, Chris Bezant and Eva Moon.

Comunidade e chega aos lares de vrias pessoas num tempo, que para ns, s pode ser de partilha. No fundo, a solidariedade a mandar. E o valor da solidariedade , de facto, muito importante e representa ns podermos ajudar os outros e sentirmos como que uma realizao pessoal com isso. Para Ana Ocha h um esprito de inter-ajuda e por isso que o Natal Solidrio.

Cidra quente e canela


Depois, quando os voluntrios regressaram... era a satisfao. A satisfao por terem encontrado outras pessoas satisfeitas. A tarde haveria de continuar em grande... Ao meio-dia era, para todos, cidra quente e canela. uma hora era a grande abertura de um evento que agrada sempre, a j com um espectculo que valeu a pena. Isabel Palmar era um dos rostos visveis de toda a organizao. As pessoas vo mostrar alguns dos seus talentos, que praticaram durante o ano. Ainda perguntmos como que as pessoas reagiam a tudo aquilo. Isabel Palmar devolveunos a pergunta, perguntando o que ns achvamos. Ali ao lado, a sra. Andrade estava satisfeita e feliz. do melhor que nos poderia acontecer... Houve show, claro. Com grupos de teatro e de dana, artistas locais. E houve at cantigas pelos membros do Centro da Terceira Idade. E alguns at cantam e danam bem. 1 hora da tarde, foi, de facto, a grande abertura do evento no community hall com um grupo de teatro do HATS e do Grupo de Dana do Friendly Connections. As refeies

Depois... as tais cantigas pelos membros do centro da terceira idade. A bailarina Ashley Maia esteve, depois, em foco. Houve novas apresentaes de dana pelo grupo Friendly Connections, sendo muito interessante o baile com todos os convidados. Houve passeios de autocarro vizinhana, at para deixar mais perto de casa algumas pessoas que precisam de ajuda.

Sentirmo-nos mais ricos...


Diz ter achado o projecto Meals on Wheels fantstico. De facto, o projecto leva um conjunto de refeies diariamente a quem possa precisar. E h muitas pessoas que esto szinhas em casa, muitas pessoas carenciadas, tambm, um projecto que ns deveramos acarinhar, um projecto que envolve muitas pessoas da comunidade portuguesa e hoje acho que nos sentimos um bocadinho... mais ricos, ao nvel humano, por podermos estar a fazer esta iniciativa... at por levarmos numa manh muito fria um bocadinho de calor para a rua...

Gostmos. Um dia que muitos dos utentes do Centro... no vo esquecer to cedo.

16 Dezembro 2013

Desporto. 11

FC Porto e Benfica confirmam favoritismo e no deixam Sporting fugir


FC Porto e Benfica confirmaram o favoritismo ao vencerem fora Rio Ave (3-1) e Olhanense (3-2), respetivamente, no permitindo que o Sporting aumentasse a diferena de dois pontos sobre os rivais na I Liga de futebol. Se a vitria de portistas e benfiquistas foi incontestvel, j as respetivas exibies deixaram algo a desejar e as dificuldades com que se depararam surpreenderam, em particular o Benfica, que esteve a perder por duas vezes (1-0 e 2-1).

dois minutos aps a sua entrada em campo, pouco fez, depois disso, para matar o jogo com o quarto golo, limitando-se a control-lo, mas sujeitando-se a sofrer o empate num lance espordico. Quanto ao FC Porto, sentiu dificuldades na primeira parte, a despeito de se ter adiantado cedo no marcador, logo aos seis minutos, por Maicon, mas permitiu uma reao do Rio Ave que chegou ao empate aos 21, por Edimar. Todavia, a equipa portista controlou totalmente a partida na segunda parte, depois de ter chegado ao 2-1, aos 51 minutos, por Jackson Martnez, tendo fechado o marcador aos 82, por Danilo. Sporting dois pontos a mais que os rivais

De resto, o Olhanense, que das equipas mais dbeis do campeonato, marcou frente ao Benfica dois golos, um tero dos golos que tinha marcado (seis) nos anteriores 12 jogos, sendo que nunca tinha marcado dois em nenhum encontro. Por outro lado, o Benfica, que chegou ao terceiro golo por Sulejmani (que entrou a substituir Ivan Cavaleiro ao intervalo),

Com os triunfos de FC Porto e Benfica, o Sporting, que venceu no sbado o Belenenses, em Alvalade, por 3-0, com tentos lusos de Adrien Silva (penlti), Andr Martins e Wilson Eduardo, comanda com 32 pontos, mais dois do que os seus rivais. No outro jogo da 13. jornada ontem disputado, o Arouca baqueou em casa por 2-0 frente ao Vitria de Guimares, no tirando partido da embalagem psicolgica trazida do empate imposto ao Benfica na Luz (2-2), na jornada anterior. Com este triunfo forasteiro, equipa vimaranense subiu ao quinto lugar que d acesso a um lugar europeu, com 20 pontos, os mesmos do quarto classificado, o Estoril Praia, que recebe hoje, segundafeira, o Gil Vicente, que stimo, com 18.

RESTAURANT & CATERING


Para Casamentos, Baptizados, Comunhes, Confirmaes, Festas privadas, Eventos especiais, Almoos , Jantares e outras Funes, Prefira qualidade, Escolha a sua segunda casa, Casa Abril.

New Casa Abril

Tem algum problema e precisa de ajuda?


Eu posso ajudar!
Ninguem Serve tao Bem.
120 Woodstream BLVD.,Unit 14,Woodbridge L4L 7Z1
Por favor telefonar para uma consulta GRTIS

AURELIO E. ACQUAVIVA (905) 856-7937

Estamos a sua espera.


De Tera a Domingo das 11 da manha a meia noite

Fundado em 1955

New Casa Abril 475 Oakwood Avenue Toronto,


Tel: 416-654-9696
Ontario M6E 2W4

MARINA TRAVEL com 5 escritrios no GTA (905) 850-1600


www.studioconsulenzalegale.ca EMAIL; studiolegale43@yahoo.ca

Para todas as suas viagens ligue:

12 . Desporto

16 Dezembro 2013

Artur contraiu luxao no ombro direito

Reviravolta sr(v)ia inspira Benfica


scar Morgado, de A Bola, diz que o Benfica precisou de muita inspirao individual para vencer o Olhanense por 3-2. Os encarnados foram superiores durante a maior parte do encontro, mas sofreram com dois erros graves que se traduziram em golos da equipa da casa, que teve a atitude suficiente para aproveitar as suas oportunidades. Apesar da melhor entrada das guias, sempre presentes no meio campo adversrio, a perda de bola de Slvio permitiu a recuperao de Mehmeti na ala direita, que cruzou para Dionisi. O avanado italiano rematou, Artur defendeu mas Femi (7) no perdoou na recarga. O Benfica reagiu bem, embora acusasse o nervosismo, e Lima (19) fez o empate. O avanado brasileiro recebeu um cruzamento de Gaitn na esquerda, mas estava em fora de jogo antes de cabecear.

O departamento de comunicao do Benfica revelou que o guarda-redes brasileiro Artur contraiu uma luxao no ombro direito, mas no foi revelado o tempo de paragem. Artur teve de ser substitudo por Oblak, aos 62 minutos, aps queixas do brasileiro no ombro.

Com as iniciativas ofensivas quase exclusivamente a cargo do mdio argentino na ala esquerda, os encarnados criavam perigo mas foi Paulo Regula (31) quem surpreendeu. A 25 metros da baliza de Artur, o mdio portugus viu-se com espao e arriscou um remate em fora, que apanhou o guarda-redes brasileiro distrado ao sofrer o 2-1. Os algarvios fizeram um jogo de pacincia, com boa solidez defensiva e ideias eficazes no contra-ataque, sem complexos pela menor qualidade individual. E foi a que a potncia srvia comeou a vir ao de cima. Matic (37), que no fez uma grande exibio, tirou um coelho da cartola ao simular com Pel e disparar entrada da rea para um grande golo.

Ribry sobre a Bola de Ouro:

Com o intervalo, Raul Jos, a comandar as guias desde o banco de suplentes no ltimo jogo de suspenso de Jorge Jesus, lanou Sulejmani, que ainda no foi titular pelo Benfica, para o lugar de Ivan Cavaleiro, surpresa no onze. E no que, na primeira vez que tocou na bola (47), o avanado srvio teve uma arrancada da esquerda para a rea do Olhanense e rematou de trivela para o 3-2? O ex-Ajax apontou o primeiro golo com a camisola das guias e foi uma autntica vitamina para os encarnados, que ganharam nova vida com a sua entrada.

Vou cruzar os dedos

FC Porto vence sem sofrimento

Franck Ribry est muito satisfeito por estar entre os trs nomeados finais para a Bola de Ouro, salientando que fica a torcer pela hiptese de bater Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. muito bom estar entre os trs finalistas, agora vou cruzar os dedos, afirmou Ribry, no final da partida entre Bayern e Manchester City, que os ingleses venceram por 3-2 em Munique. O extremo confessou ainda que gostaria de ver o sueco Ibrahimovic nomeado para o prmio: Fiquei um pouco triste, pois um grande jogador e tem feito grandes coisas com o Paris Saint-Germain.

Regresso normalidade do FC Porto, ontem noite, em Vila do Conde, diante do Rio Ave, vencendo, por 3-1, sem passar por grandes sobressaltos, apesar de ter chegado ao intervalo empatado. Os drages colocaram-se cedo em vantagem, por Maicon, de cabea, na sequncia de um livre, mas Edimar empatou pouco depois, concluindo uma bela jogada de entendimento com Diego Lopes. Os vila-condenses apresentaram-se sem avanados de raiz, adiantando apenas Braga e Diego Lopes, que no chegaram para as encomendas. A segunda parte comeou, pois, com novo golo portista, desta feita por Jackson Martnez, correspondendo muito

bem, de cabea, a belo lance de Varela na direita. O FC Porto no mais sofreria, antes passaria a controlar, gerir a vantagem, mas sempre deixando em aberto a possibilidade de aumentar a diferena no marcador, o que aconteceria por intermdio de Danilo, que aproveitou bem uma bola devolvida pela barreira do Rio Ave. Tranquilidade e muita calma no triunfo que devolve a paz nao portista e a Paulo Fonseca, perante um Rio Ave pouco atrevido, que pouco mais poderia esperar do que aquilo que recebeu, face forma como jogou quase toda a partida, esperando pelo drago. Mesmo quando estava em situao de desvantagem, na segunda parte.
Sporting FC SOCCER AcADEmy
MARCH 2014

nd he bes sa t u Join n from r lea

14 0 2 eak r B ch r a M
w ww .sp ing ort fc.c a

Flights (Toronto/Lisbon/Toronto) All inclusive accommodations at Sporting CP Academy, Alcochete Ground transportation

PORTUGAL Soccer TOUR

JOIN US!

/spo

r t in

g fc

REGISTE R NOW

Pedro Dias at 647-378-0104 or email pedrodias@sportingfctoronto.com

Limite d SPACE availa ble

Equipment washed daily Practices led by Sporting CP Coaches and games against Sporting CP Teams/Academies

Tours of Lisbon, Sporting CP Museum & Alvalade XXI Stadium LIVE game: Sporting CP vs. FC Porto @ Alvalade XXI Stadium Opportunity to meet & greet Sporting CP professionals & youth teams A lifetime experience!

16 Dezembro 2013 A Bola o diz:

Rei leo soma e segue

Desporto . 13

Leonel Lopes Gomes acentua que o leo, agora que assumiu o trono, continua faminto e sbado encheu a barriga com trs saborosos pastis... de Belm. A jogar em casa e empurrados por uma massa adepta apaixonada e entusistica, os comandados de Leonardo Jardim somaram mais trs pontos, marcaram mais trs golos j so 33 golos na Liga e demonstraram (mais uma vez) que so sim um candidato ao ttulo. Como jogavam apenas no domingo, ontem, portanto, quando FC Porto e Benfica entraram em campo estavam a cinco pontos do conjunto de Alvalade... rea dos azuis mas o juiz do encontro nada assinalou, quando a sim... - existiu falta do defensor da equipa visitante sobre o goleador colombiano. No perodo ps-intervalo, o Sporting matou o jogo, com mais dois golos made in Alcochete Andr Martins e Wilson Eduardo. Campeo da Liga 2 na poca transcorrida, o Belenenses no criou uma nica ocasio de golo: Rui Patrcio no fez uma defesa digna desse nome.

Sporting a trs golos de atingir a marca da temporada passada

Minuto 27, que fica marcado na histria do encontro. Num lance aparentemente inofensivo entre Cdric e Filipe Ferreira, Hugo Pacheco vislumbrou uma grande penalidade inexistente... No existiu qualquer falta do lateral esquerdo do Belenenses sofre o defesa-direito do Sporting. Da marca dos 11 metros Adrien no foi em cantigas e abriu a contagem. Antes do intervalo, Joo Meira fez falta sobre Montero na

Depois de ter somente marcado 36 golos no campeonato passado, o Sporting, quando j disputou apenas 13 jornadas, contabiliza 33 golos, ou seja, poder bater essa marca ainda durante a primeira volta, visto que faltam mais dois jogos (Nacional e Estoril). O treinador Leonardo Jardim deu a sua opinio sobre a melhoria registada em termos ofensivos: O nosso modelo de jogo um modelo em que toda a gente participa no processo ofensivo, toda a gente tem responsabilidades nesse processo, como no defensivo. Criamos muitas situaes de golos e os golos correspondem um pouco verdade do que tem sido o Sporting.

Para o NATAL so ! escolher

14 . Mensagens

16 Dezembro 2013

Somos

FOODS
George Romeiro Mario Gomes

Comemos (1982) h muitos anos e j conquistmos vrias Comunidades

As Festas... as prximas Festas... so mais Festas com produtos

BORGES!

Se J Todos o dizem... e ns provamo-lo em cada dia! Agora, pelo Natal, a sua mesa fica mais rica com produtos BORGES

BORGES BOM

UMA F

ESTA!

s o d o t a r a j e A des l a t a N z i l e F um

O Benfica est fora da Liga dos Campees, mas no foi o PSG a atirar as guias para fora da Champions e a terminar com o sonho de jogar a final da competio na Luz. Foi o Olympiacos, em Atenas, depois de bater o Anderlecht.

Benfica: A vitria mais amarga da poca


O golo at surgiu na outra baliza, apontado por Cavani, aps uma m abordagem de Artur e a defesa das guias. Mas o Benfica soube reagir desvantagem, embora beneficiando de um disparate de Traor, que cabeceou em cheio em Slvio. Resultado? Golo de Lima, numa altura em que o Anderlecht empatava em Atenas e deixava tudo em aberto. A segunda parte viu um Benfica na mesma toada e a dar a volta ao marcador com toda a naturalidade, contra um PSG que no pareceu nada incomodado por estar a perder. A partir daqui, s um golo belga podia dar uma alegria aos adeptos encarnados, numa altura em que Jorge Jesus j tinha perdido Markovic por leso. Com uma sucesso de grandes penalidades falhadas em Atenas, a surpresa esteve longe de acontecer. E o Benfica est fora da Liga dos Campees.

16 Dezembro 2013

Desporto . 15

As guias acabam a fase de grupos com dez pontos, os mesmos dos gregos, mas com desvantagem no confronto direto. A partir de fevereiro do prximo ano, os encarnados jogaro na Liga Europa. A vitria sobre o PSG acabou por ser a mais amarga da temporada, mas inteiramente justa. E que at pecou por escassa. Perante um campeo francs sem Ibrahimovic e outras estrelas, mas com Menez, Cavani, Lucas e Lavezzi (entre outros) no elenco, o Benfica apresentou-se em bom nvel e a pressionar bastante frente. Aps dez minutos de domnio, s o guarda-redes Sirigu impedia a vantagem encarnada.

Derrota em Madrid

FC Porto afastado da Liga dos Campees


O FC Porto no evitou, na quarta-feira, a eliminao na fase de grupos da Liga dos Campees, ao perder na deslocao ao terreno do At. Madrid por 2-0. A equipa orientada por Paulo Fonseca, que precisava de vencer em Madrid e que o Zenit no vencesse no reduto do ustria de Viena, at comeou bem com uma bola ao poste logo aos oito minutos, por Jackson Martinez. Sem muitos dos seus habituais titulares, uma vez que os espanhis j tinham assegurado o primeiro lugar do Grupo G, o At. Madrid respondeu com um tento de Raul Garcia aos 14 minutos de ngulo muito difcil. A perder e com o Zenit ainda a vencer na ustria, os portistas responderam com mais uma bola ao poste, desta vez por Varela, aos 21 minutos. O infortnio da equipa portista continuou aos 28 minutos quando Josu falhou uma grande penalidade e aos 36, com nova bola ao ferro de Jackson Martinez. Um minuto depois do avanado colombiano ter atirado pela segunda vez ao poste da baliza do habitual suplente Aranzubia, o At. Madrid ampliou a sua vantagem, com um tento de Diego Costa, aos 37 minutos, num toque de cabea que bateu Helton. No segundo tempo e com a inverso do resultado em Viena, os portistas foram superiores ao adversrio, mas o melhor que conseguiram foi nova bola ao poste, agora por Lic, aos 69 minutos. A 15 minutos do final, os madrilenos estiveram muito perto de chegar ao 3-0, mas Helton ops-se bem a um remate de Raul Garcia, perante o avolumar da vantagem dos austracos sobre os russos, que acabou com um triunfo de 4-1. Apesar da derrota em Viena, o Zenit, com Witsel e Hulk a titulares, tambm se qualificou para os oitavos de final da Liga dos Campees, ao passo que o FC Porto foi relegado para a Liga Europa.

CR7 faz histria na Champions

Liga Europa madrasta para as equipas portuguesas


* Estoril Praia perde com Liberec
O Estoril-Praia, mesmo fazendo um jogo interessante de seguir, perdeu na quinta-feira, em casa, com o Slovan Liberec, por 2-1, na sexta e ltima jornada do Grupo H da Liga Europa de futebol, terminando a poule na ltima posio. E a verdade que at conseguiu fazer um bom jogo, pelo menos no decorrer da primeira parte.

*V. Guimares perde com Lyon


Recuperado de uma leso muscular, o internacional portugus comeou o Copenhaga-Real Madrid no onze titular dos merengues e aos 49 minutos marcou o nono golo na presente edio da Liga dos Campees. Ou seja, convocado, bateu o recorde de golos na fase de grupos, que estava na posse de Ibrahimovic (2013/14), Van Nistelrooy (2004/05), Inzaghi e Crespo (ambos em 2002/03). Neste golo, marcado na grande-rea, CR7 contou com a assistncia de Pepe. Ronaldo, Messi e Ribry na luta pela Bola de Ouro As previses acertaram: Cristiano Ronaldo, Franck Ribry e Lionel Messi vo competir para Bola de Ouro. Os trs futebolistas foram na segunda-feira nomeados pela FIFA, numa cerimnia que decorreu em Zurique, na Sua. Cristiano Ronaldo, Franck Ribry e Lionel Messi so os finalistas deste ano Bola de Ouro. Os trs craques da bola lutam agora pelo ttulo de melhor jogador do Mundo de 2013. O galardo ser entregue a um destes futebolistas a 13 de Janeiro do prximo ano. Cristiano Ronaldo venceu uma Bola de Ouro em 2008. J Lionel Messi conta com quatro distines de Melhor Jogador do Mundo, em 2009, 2010, 2011, 2012. Ribry ainda no venceu nenhuma Bola de Ouro. Tudo parecia indicar que o desfecho seria favorvel ao Vitria. Parecia, porque o Vitria de Guimares perdeu, em casa, com o Lyon, por 2-1, na sexta e ltima jornada do Grupo I da Liga Europa de futebol. Terminou, assim, a prova na terceira posio da poule. O que, naturalmente, no agradou a ningum.

*Paos despede-se com empate


O Paos de Ferreira empatou, quinta-feira, a zero com os romenos do Pandurii, na sexta e ltima jornada do Grupo E da Liga Europa de futebol, assegurando, assim, o terceiro lugar da poule, num jogo prejudicado pelo estado do relvado. Foi, afinal, mais uma equipa das trs que ficaram pelo caminho nesta Liga Europa, que vai continuar agora com alguns tubares.

e-mail: emaseca@netcabo.pt

ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577

Dra. Ema Secca

16 . Mensagens

16 Dezembro 2013

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE Paulo


Sutton Group Innovative Realty Inc.
ON L8W 3J6

PAULO

Antunes
escritrio

1423 Upper Ottawa St.

905 575 7070

HAMILTON

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

289 440-1319

81 Clinton av $134,900 Madeira no andar principal, estacionamento para um carro. Que pechincha

1094 Cannon $124,900 Imagine este investimento... Arrendada por 900.00 por ms mais todas as despesas...

84 Argyle av $149,900 Bungallow todo renovado com duas casas de banho. Ideal para se aposentar.

24 Keith st $ 119,900 O seu dinheiro no banco sim plesmente no cresce. Que tal ser senhorio?

433 Middletown Rd. $475,000 Que tal uma quinta? Algo para se entreter um pouco. Perto de Burlington

4 Sherbourne av. $159,900 Situada em St. Catherines, esta casa contm dois apartamentos.

28 case av. $ 149,900 Casa com duas cozinhas. Arrendada por 1000.00 por ms mais as despesas.

348 Emerald st. $ 92,900 Como possvel? a mortgage seria menos do que $500.00 por ms. Perto da zona portuguesa de Hamilton

Aroma

Muito mais do que um simples restaurante...

Mediterranean Restaurant & Wine Cellar Adega Lounge

DOCE MINHO
Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor


Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

717 Richmond St, Unit 1, London, ON Felipe Gomes Telf. (519) 435 - 0616 Email- fg_international@bellnet.ca

Agora tambem em Bradford!

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

16 Dezembro 2013 Toronto ainda espera

Comunidades . 17

Olivia Chow pode vencer as eleies para Mayor


*Rob Ford ainda um forte candidato reeleio
Uma recente sondagem levada a cabo pela Forum Research, sustenta que Olivia Chow, deputada federal NDP, seria eleita Mayor de Toronto, se ela aceitasse concorrer. A sondagem, pelo telefone, perguntou a 1.049 cidados quem escolheria para o cargo. Foram usados cinco cenrios e em todos eles aquela deputada ganharia.

Smitherman apoia Olivia Chow

O homem que terminou em segundo lugar, quando da eleio de Rob Ford, em 2010, diz apoiar Olivia Chow, mesmo que ela no tenha ainda declarado se vai concorrer. Noutro sinal de crescimento do apoio para a poltica federal, o antigo vice premier do Ontario, George Smitherman, confirmou CP24 que vai endossar Chow. Smitherman, que era um deputado Liberal no governo de ex-premier Dalton McGuinty, demitiu-se em 2010 para se candidatar a Mayor.

Joe Pantalone tambm apoia Olivia

Joe Pantalone, que foi vice-Mayor de Toronto, de 2003 a 2010, e conselheiro do Ward 19 (Trinity Spadina) de 1980 a 2010, disse, recentemente, a ABC, que vai apoiar Olivia Chow, de alma e corao, j que lhe reconhece qualidades para arcar com as responsabilidades de Mayor.

Mesmo esperando que a deputada federal se decida a concorrer, disse-nos esperar que isso acontea, at por entender que uma das boas solues para a actual fase da Cmara Municipal de Toronto. A fase das nomeaes vai ocorrer a partir de 2 de Janeiro de 2014 e os cidados de Toronto vo s urnas em 27 de outubro de 2014.

Numa corrida a 4 com os quatro candidatos assumidos, Chow seria a escolha, com 39 por cento, comparada com 34% para o actual Mayor Rob Ford, 17% para a Chair dos TTC, Karen Stintz e 5 por cento para o antigo chefe do oramento, David Soknacki. Com John Tory a juntar-se corrida, Chow ganha tambm, com 34 por cento dos votos, comparado com 31% para Ford, 22% para Tory, sete por cento para Stintz e quatro por cento para Soknacki. Chow bate tambm Ford e Tory pela mesma margem quando o conselheiro Denzil Minnan-Wong se junta corrida. Na hiptese de nem Ford nem Tory concorrerem, Chow batia facilmente Karen Stintz. Por outro lado, a sondagem acentua que, se Olivia Chow no concorrer, a sugesto a de que Rob Ford ser reeleito com 33 por cento dos votos, com 27% para Tory e 24 por cento para Stintz. Esta, no entanto, iria bater Ford numa corrida a

Festa de Natal na Associao Cultural do Minho


frente. So os jovens que vo mant-las vivas, todas essas nossas tradies, com amor se possvel e deixa-las para seus filhos para eles tambm aprenderem, como nos disse. Olivia Rites acredita que incluir juventude nas vrias decises que so tomadas sempre importante. Como tambm tentar manter as prprias ideias frescas e ajudar que a sua prpria atitude jovem continui no s como presidente do clube mas tambm como amiga dos vrios jovens que ali andam para assim os poder orientar e dar qualquer conselho. Como disse Olivia Rites, respeito tambm lindo de parte a parte e esta juventude tambm o merece. Olivia diz nos respeitar todos os

Quem se lembrar deste Sbado - como tambm um pouco durante todo o fim de semana vai lembrar de certeza que houve muita neve! Sim, mesmo muita neve caiu durante este fim de semana. Alis, os meteorologistas confirmaram que s na noite de Sbado caram mais de 25 cm s em Toronto, mas mesmo assim para muitos a vontade de poder celebrar e participar na festa de Natal das crianas na Associao Cultural do Minho de Toronto (ACMT) foi maior... do que a neve que caiu. Foram muitos os pais e muitos os filhos que se deslocaram at sede da Associao do Minho para celebrar o Natal da criana daquela bonita coletividade. Como Olivia Rites Presidente

Natal pertenceu s crianas e como no podia deixar de ser, houve muitas prendas por baixo da rvore e comida boa. Orientados pelos membros da direo juvenil, os pequeninos surpreenderam os pais e todos que marcaram presena cantando canes de Natal e dando uma pequena amostra do seus dotes musicais. Houve musica de concertina tocada por um jovem, de apenas... nove anos. Houve musica de Natal ao som de piano tambm tocada por outra jovem linda. Os poemas de Natal no faltaram e por fim essas mesmas estrelinhas mais novas brilharam ainda mais quando

danaram e encantaram todos presentes. A noite de Sbado foi uma noite familiar e aconchegada se nos permitiram o termo, cheia daquela magia que o Natal. Durante a noite Olivia Rites deixou votos de boas festas e um ano feliz cheio de sade para todos os membros da direo, para todos scios e para a comunidade em geral. Ainda agradeceu a todos os membros da juventude da ACMT que mais uma vez organizaram esta bela festa. A noite foi linda, e ns que l estivemos ficamos encantados e com esperana destes mais novos e do nosso futuro. - Guida Micael / ABC

trs, com Soknacki a conseguir 40 por cento dos votos. Apoio da Ford nesse cenrio subiu quatro pontos em relao a uma sondagem similar h duas semanas. A pesquisa foi realizada na semana passada, na sequncia da votao do Conselho que tirou a Ford muitos dos seus poderes.

da Associao, nos disse o dia todo feito somente para eles. O futuro da nossa associao como de qualquer outro clube ou associao , afinal, a juventude. E porqu a juventude?, perguntamos ns, Porque so eles que vo andar com as nossas tradies para a

membros da juventude no s como membros porque tambm so, mas como indivduos que participam na associao para um dia continuaram talvez at frente do prprio clube. No ACMT, na noite cheia de neve de Sbado, a festa de

18 . Ler e contar Nesta Quadra de Natal

Aqueles Velhos Degraus...

Conceio Baptista (sao_baptista@hotmail.com

bem capaz de ser fico. Daquela que nos atravanca a mente e nos enche o corao. Por mim... at parece que a conheo, mas, de facto, at sei que nunca a vi. aquela me que sofre e chora a sua grande dor, por no poder abraar o filho, que j h muito tempo no v. A sua histria chegou at mim atravs de uma amiga, que me contou o que eu agora aqui reconto. A tia Amlia tem trs filhos, que criou com o maior amor do mundo... e com muitas carncias. Aps a chegada a este pas, teve de arregaar as mangas e cuidar da sua vida, sozinha, pois o seu homem trabalhava nos caminhos de ferro e s vinha a casa quando Deus queria.... Uma das suas maiores preocupaes foi pr os filhos na escola, graas filha da vizinha italiana que a ajudou. O Manuel e o Jlio, desde o incio, no gostavam de ir escola... mas com o Lus, j era outra coisa, a esse... tudo o fascinava por l. Eram os livros... que lia sempre que chegava da escola, e j noite adentro, mesmo at antes de saber falar bem a lngua do novo pas. At a matemtica, que para ele era como um maravilhoso jogo de quebra cabeas. Isto para alm do convvio com os outros meninos e professores. Desde muito cedo, que os professores disseram me, feliz e orgulhosa, que o Lus poderia ir longe, muito longe. E assim foi... enquanto os irmos se ficaram pelo diploma da escola secundria, o Lus avanou para a universidade da sua escolha. Era o primeiro, na histria daquela famlia, que frequentava o ensino superior, diziam os pais orgulhosos. E conta a minha amiga, que conheceu toda a famlia muito bem, por ali, naquela ruazinha desta cidade, onde moravam por aquele tempo, muitas famlias portuguesas. Os pais dos ts meninos no faziam diferenas entre os filhos, mas compreendiam que o filho Lus iria subir degraus que poucos conseguiriam alcanar. E assim foi. A maior felicidade da vida dos pais e dos irmos foi assistir cerimnia da licenciatura do Lus. Houve abraos, parabns e um adeus... pois ele partia no outro dia para longe. Para outro pas, outra sociedade, para outro modo de viver. Com o tempo... subiu altos degraus, publicou livros e artigos em revistas famosas de medicina. Ficou conhecido e reconhecido nesse meio, que agora era dele. Casou, teve filhos e ia visitar os pas e os irmos uma vez por ano. Mas... como viajava muito, restava-lhe pouco tempo para visitas e at para telefonemas famlia no Canad. H pouco... a me encontrou a minha amiga e contoulhe, a chorar, que j havia muito tempo no tinha notcias do filho e dos netinhos. Que telefonava... mas que no conseguia falar com eles... e que agora, pelo Natal, a saudade apertava ainda mais... Mas que estava mais calma, mas nunca conformada, pois que sabia a razo da falta de notcias... daquele seu filho estudioso, inteligente, que falava de cincia com os colegas com o mesmo vontade com que os irmos falavam de futebol, esse filho, o seu Lus, esse mesmo... na sua nsia de subir os tais degraus altos da escada da vida... tinha-se esquecido que tambm na vida preciso saber descer... E por isso ele no podia encontrar os tais degraus gastos e velhinhos da humilde casa onde fora criado... Aqui mesmo, nesta cidade, naquela rua onde para sempre ficaro plantadas as suas razes. Como tambm, tinha esquecido imaginem!... - de baixar a cabea, para beijar a fronte enrugada dos seus velhos pais. Que neste Natal, no esqueamos, que h coisas na vida que para alcanar to importante saber subir... como descer!

Era uma vez uma Festa da Casa dos Aores. Tinha palhaos e tudo. Tinha muita animao e tinha, sobretudo, muito calor humano. Esta festa contou com a presena do Pai Natal. E da Me Natal, tambm. Claro que foram distribuidas lembranas para a pequenada inscrita e presente.

Natal da Criana na Casa dos Aores

18 Novembro 2013

Houve, durante a atuao do palhao, brincadeiras e danas para os mais novos. Claro. O Carlos Morgadinho, que esteve por l, diz que o

mau tempo se fez sentir nesta festa pelas muitas ausncias de crianas e familiares. Pois... mas mesmo assim o salo da Casa dos Aores esteve quase cheio. Houve lanche com os habituais hot-dogs, hambrgueres, batatafrita, doces e sumos para as crianas e no s. Tudo, afinal, uma gentil oferta dum benfeitor da casa.

Ah, e j agora, assinale-se que tudo foi animado por um palhao que distribuiu bales/ bonecos, guloseimas. Muita actividade e... jogos. E o rancho Prolas do Atlntico? Espere a. que, ontem tarde, aps terminada a Festa de Natal da Criana na Casa dos Aores, iniciou-se, de

imediato, o convvio natalcio dos elementos do rancho oficial da Casa dos Aores do Ontrio, Prolas do Atlntico e seus msicos, com um jantar tipo bufete contando, tambm, no final, com a presena do Pai Natal que entregou lembranas a todos os seus membros. Ora toma! E ns que no fomos l!

No discutas com as crianas!...


H dois tipos de pessoas que dizem a verdade: as crianas e os loucos. Os loucos so internados em hospcios. As crianas, educadas. - Jean Paul Sartre 1 Prova: Uma menina conversava com a sua professora. A professora disse que era fisicamente impossvel uma baleia engolir um ser humano, porque, apesar de ser um mamfero muito grande, a sua garganta muito pequena. A menina contraps que Jonas foi engolido por uma baleia. Irritada, a professora repetiu que uma baleia no poderia engolir um ser humano: era fisicamente impossvel. A menina ento disse: - Quando eu morrer e for para o cu, vou perguntar ao Jonas. A professora perguntou-lhe, sarcstica: - E o que acontece se o Jonas tiver ido para o inferno? A menina respondeu: - Ento a senhora que vai perguntar.

18 Novembro 2013 Na Casa do Alentejo houve Festa

As nossas Crianas foram as... rainhas da Festa


A grande Festa das Crianas das nossas Crianas na Casa do Alentejo. CIRV Radio e FPTV, de mos dadas com aquela colectividade, proporcionaram nossa gente mais jovem uma verdadeira Festa de Natal. Daquelas que ficam para sempre na memria e no corao dos mais velhos que a proporcionam e dos mais novos que a vivem e recebem. O Natal permite tudo isto. D aso ao abrao que a comunidade d sua parte mais nova. E diferente para melhor reconhecer que, de facto, c fora h frio e agruras do Inverno, mas l dentro e l dentro o segredo do lar e a onda fagueira que as Festas de Natal permitem... h calor humano, a lembrar a poca natalcia, para onde estamos a caminhar. E assim sendo, lembramos a Festa de Natal das Crianas que sbado foi levada a cabo na Casa do Alentejo. Uma parceria salutar e sadia que j dura h 26 anos e onde os mais novos so reis e senhores de uma noite que teve de tudo para agradar. Designadamente o abrao que muitos dos Artistas fizeram questo de levar parte mais s da comunidade, ou seja, aos mais novos que ainda no entenderam as dificuldades em toda a sua dureza. De resto, houve mais outras Festas de Natal que ocorreram um pouco por toda a parte, numa comunidade como a nossa que tem pelo Natal... um carinho por demais evidente. Assim sendo, deixamos no ar o nosso voto antecipado, ns sabemos... de FELIZ NATAL e PRSPERO ANO NOVO!

Bailado de mscaras

Ler e contar . 19

Fernando Cruz Gomes

Dizemos, agora, de novo, o mesmo que temos vindo a dizer. O Natal deveria ser todos os dias. Sobretudo pelo prisma da solidariedade. Da partilha. Do Amor. Na Casa do Alentejo, houve Festa. Com Frank Alvarez a abrir a sesso. E com Maria Fernanda e Bia Meneses a serem as mestres de cerimnia... em festa por onde passaram muitos outros elementos daquela estao de Rdio, designadamente Luis Ferraz. E por onde passou Armando Viegas, o presidente da colectividade anfitri. C fora, a neve e o mau tempo. L dentro... s amor e solidariedade. S bom tempo de quadra festiva que devemos fazer ainda mais festiva. Com a neve a atapetar-nos o cho... com o frio a enrigelar os corpos... e com a Me Natureza a prometer-nos ainda mais do mesmo... neste Inverno que j assestou as suas baterias entre ns... uma nota como esta tem de ser diferente.

*Corpo do antigo presidente sul africano chegou sua terra natal de Qunu

Graa Machel chora ao receber bandeira do caixo de Mandela

O corpo do antigo presidente sul africano Nelson Mandela chegou, ontem, aldeia de Qunu na provncia do Cabo Oriental. As ruas estavam repletas de gente para saudar o expresidente quando o seu corpo foi transportado do aeroporto de Mthatha para a aldeia. Uma enorme tenda foi montada em Qunu para a cerimnia fnebre. O enterro foi uma cerimnia praticamente reservada famlia com apenas poucos convidados. O Congresso Nacional Africano, ANC, realizou uma cerimnia de homenagem a Mandela na base area de Waterkloof antes do seu corpo ter sido transportado de avio para a provncia do Cabo Oriental. A viva de Nelson Mandela, Graa Machel, chorou ao receber a bandeira do Congresso Nacional Africano (CNA) que cobriu o caixo do seu marido durante a cerimnia fnebre oficial. Vestida de negro, Graa Machel teve de limpar, por vrias vezes, as lgrimas, depois de receber a bandeira com as cores da frica do Sul das mos do Presidente sul-africano, Jacob Zuma. Durante a cerimnia, Machel ouviu atenta os discursos, sentada na primeira fila, junto a Jacob Zuma e exmulher do antigo Presidente sul-africano Winnie Madikizela-Mandela.

Por essa altura, ainda eu tocava piano. Brincava, melhor dizendo, com umas teclas brancas que me amaciavam os dedos. Acariciava aquela coisa de onde saam notas mais ou menos harmoniosas e refrescantes. Entravam-me pelos ouvidos e brincavam comigo, l em cima, na sede dos sonhos. Terminara um jogo de futebol e a turbamulta que antes incentivava uns e outros dos jogadores, comeava a esgotar-se portas fora, em demanda, talvez, do aconchego do lar que eu quase j nem tinha. E o piano a chamar-me. A obrigar-me a toc-lo e a amlo como se os anos no tivessem passado e como se a memria no existisse, pasmada em qualquer recanto de um ser que ainda o era mas que definhava a olhos vistos. minha volta ainda uns quantos pares, olhando-me naquela ideia de avanar de encontro s notas musicais que falavam mais alto do que os pensamentos de muitos. Ainda havia gente... mas eu continuava s. E mesmo no copo que eu beberricava, em vez da bebida, eu pensava ver gente, muita gente. Mesmo com muitos volta, eu estava s. E podia fazer do jogo do faz-de-conta a minha realidade temporal. At era capaz de ver por l, reflectido do copo e a ultrapassar as teclas do piano, aquele irmo carnal que a fria de uns loucos apedrejou em terra batida de estrada interior de uma Beira serra onde as pessoas de ento no entendiam ainda as diferenas entre os homens. E ele saa de l... a olhar-me, olhos nos olhos, e a interrogar-me sobre o mundo em que eu vivia e ele via apenas de longe. Mais tarde, era aquele colega de redaco que foi para a guerra, de cadermo de reprter em punho e a pensar que o inimigo entendia a diferena entre um jornalista e um combatente. E que quase se finou por l, com a cabea esfacelada em disparo de canhangulo que ningum compreendia. A msica ainda se fazia ouvir. Tocava por dedos. Simples dedos, j que a cabea pairava muito longe. Em demanda das coisas sublimes que o mundo no deixou que continuassem. Norberto, Martinho, Armando, Jos Maria. Muitos outros. Estavam por ali. E eu falava com eles. Entusiasmava-me com as suas histrias de outrora. Que vivramos todos, quando mestre Ferreira da Costa nos ensinava o B+A, BA das coisas belas que o Jornalismo tem. Estavam por ali. Quase em bailado de mscaras que nos ensinavam a afivelar... quando era preciso furar, furar sempre, para que a censura no visse e... no percebesse. Estavam por ali, sim, a entusiasmarem-se com o meu entusiasmo e a vibrarem com o som que saa daquele piano. No vi bem, decerto, mas acho que at acederam a beber um copo... pago por mim que ainda guardava no bolso umas moedas de pouco valor. E no bailado em que nos embrenhvamos todos... demos mais umas quantas voltas pelo Pas grande que aprendemos todos a amar. At o Csar Camacho se juntou a ns. O Csar e o Amndio Franco. D. Csar de Panias era o mais vibrante e o mais divertido... contava as anedotas da guerra em que interviera e os saltos que, de noite, dava, em cama simples, quando o sonho lhe lembrava as agruras que tivera de fazer e os mortos que se ficavam por l, a mando de umas quantas balas que as armas vomitavam. O copo estava chegar ao fim. Beberricava, beberriva sempre, como se ele no se esgotasse. E o piano no se calava. Mais do que isso... queria mais, sempre mais. Naquela noite... foi mesmo o tal bailado de mscaras que me marcou o fim. No havia gente no salo... e eu chamava at mim muitos dos que j se foram e chamava outros que eu nem conhecia... mas que sabia estarem por ali. A incentivarem-me. A darem-me testemunhos e mais testemunhos. Era tarde. O salo fechava. E eu ainda senti... algum a passar-me as mos pela cintura e a tirar-me as mos do piano. Uma outra mo chegou-se-me aos olhos e semicerrou as plpebras que ainda estavam abertas. S no sei se dormi, se sonhei ou... se me fui desta para o outro lado da rua... cansado como estava desta vida sem sentido que se foi, se est a ir. Em Festa de Natal que est porta...

FIA procura nova equipa para a F1

20 . Automobilismo

16 Dezembro 2013

Mourinho ter supercarro feito pela Mansory


O superdesportivo ser desenhado e construdo pelo preparador alemo em conjunto com a Raff House. Com 750 cv e totalmente feito em fibra de carbono, chega em 2014. Sero construdos 11 exemplares do Mourinho Supercar e o treinador de futebol portugus ser o dono da primeira unidade. Quem financia o projeto a Raff House, uma empresa russa especializada em relgios e joias, patrocinadora de Jos Mourinho que j divulgou uma imagem teaser do blide que apresentar no prximo ano. O construtor ser a Mansory, preparador alemo conhecido sobretudo por criar supercarros para clientes endinheirados do Mdio Oriente e celebridades. Do carro em si ainda pouco se sabe: apenas que ter 750 cv de potncia, ser feito integralmente em fibra de carbono e ter um spoiler em alumnio cromado de um tom especfico muito difcil de fabricar. Cada unidade custa 2 milhes de euros, antes de impostos. Isso incrvel - para ter o nosso prprio carro, no sentido mais simples do termo, um carro construdo para satisfazer os nossos desejos e necessidades. Sempre sonhei com um carro que conjugue o melhor dos Ferrari e Aston Martin - um

Paulo Alves Carlos Moreira

A conjuntura no propcia, e o estado de algumas equipas que fazem parte do plantel tambm no ajuda tomada de decises deste calibre, mas a verdade que a FIA est procura de novas equipas que possam manifestar o interesse de ascender Frmula 1 em 2015 ou 2016. Depois da sada da HRT, que deixou o plantel da F1 com apenas 11 equipas, a FIA anunciou agora no seu site oficial a procura por uma equipa que pretenda participar no Mundial de F1 a partir de 2015 ou 2016, pelo menos at 2020.. A declarao de intenes dever ser manifestada at 3 de janeiro de 2014, e o processo de candidatura dever estar completo at 10 de fevereiro de 2014. A deciso final aps analisadas as eventuais candidaturas ser tomada a 28 de fevereiro de 2014. A FIA refere tambm na sua comunicao que, caso nenhuma equipa rena as condies requeridas, no existir qualquer escolha. at agora 164 equipas fazem parte da histria da F1, ser que vamos ter mais alguma a breve trecho?

poderoso motor com conforto perfeito e classe. Isto o que se espera de um supercarro da Raff House, disse o atual treinador da equipa inglesa do Chelsea. Recorde-se que Mou um apreciador de modelos desportivos. Na sua garagem encontra-se, entre outros, um dos sessenta exemplares produzidos do Ferrari 612 Scaglietti Sessanta.

Vijay Mallya: No comprometo qualidade pelo

Novo Audi quattro poder ter motor turbo com 360 cv

Vijay Mallya garantiu que no h interesses comerciais por trs da contratao de Sergio Prez, que levar consigo uma quantia a rondar os 15 milhes de euros em patrocnios. O mexicano foi hoje confirmado na Force India, depois de h algumas semanas ter sido afastado da McLaren para entrar Kevin Magnussen. revista britnica Autosport, Mallya afirmou que eu no comprometo a qualidade dos meus pilotos por dinheiro, no a minha filosofia. Poderia ter mantido os meus pilotos, mas depois de consultar os outros membros da equipa e ouvir o que disseram sobre o novo monolugar, decidi contratar novos pilotos. O dono da Force India admitiu que podem haver oportunidades de entrar no Mxico e na Amrica Latina com o Sergio, mas no acredito no conceito de piloto pagante. Tive muitas oportunidades no passado e no a filosofia da Force India. Mallya terminou referindo que a combinao entre o Checo e o Nico fantstica para mim.

A verso de produo do desportivo da marca de Ingolstadt dever ser feita com base na plataforma do A6. J so conhecidos os primeiros detalhes sobre a verso de produo do novo quattro. De acordo com a publicao associada do Autohoje, a Auto Motor und Sport, o responsvel de desenvolvimento da marca de Ingolstadt, Ulrich Hackenberg, decidiu que o desportivo, previsto para 2015, ter um motor 2.5 turbo de cinco cilindros que dever ter um dbito mximo de potncia

entre 340 e 360 cv e no um sistema propulsor hbrido como no concept apresentado em setembro deste ano. Alm disso, a verso de produo do Sport quattro concept, exibido no Salo de Frankfurt (na imagem), dever ser feito com base numa verso mais curta da plataforma do A6. H ainda a informao que o quattro tenha componentes da carroaria em fibra de carbono e alumnio, o que permitir que o desportivo alemo pese cerca de 1300 kg, apesar de ser um modelo de trao integral.

16 Dezembro 2013

Mensagens . 21

JACKS BAKERY LOW COST


S o Jacks Bakery d qualidade e baixo preo O MAIS BAIXO PREO DO MERCADO

Neste NATAL e FIM DE ANO uma campanha LOW COST em 7 tipos de Bolo-Rei, tortas, po de l, queijadas, pastis de nata e salgados

416 654 1780

Informe-se j

QUALIDADE IMBATVEL E PREOS IRRECUSVEIS

s o n e t Visi r e r c a par
352 Oakwood Ave, Toronto, ON

22 . Ainda a tempo

16 Dezembro 2013

Escritor Valter Hugo Me esteve c


Chama-se Valter Hugo Me. E esteve h dias na Casa do Alentejo. Quem ? Ser escritor, musico, artista plstico ou editor? Na verdade, Valter no se define a si mesmo como sendo uma s dessas mesmas profisses. Por ter vastos interesses como disse, mas como quem o conhece sabe, a sua grande paixo a Literatura. Desde pequeno que escrevia quadras de poesia. Talvez fosse por isso que desenvolveu o gosto por essa mesma forma de escrever e foi assim que nasceu o amor pela arte de literatura. O seu primeiro livro intitulado O Reino foi publicado em 1997 e recebeu o prmio de literatura Jos Saramago em 2007 pelo trabalho em O Remorso de Baltazar Serapio. A convite do Instituto de Cames e o Consulado Geral Portugus em Montreal, veio at nos promover e dar a conhecer os seus trabalhos. Montreal e Toronto mais propriamente na Casa do Alentejo entre nos, foram seus palcos onde no se encenaram suas obras de literatura mas tambm onde os que estiveram presentes poderiam conhecer o homem por trs das obras. Diga-se que o interesse foi bastante conseguido, e o Canada foi o ultimo pais da sua digresso oficial onde Valter visitou em todo 13 pases em somente dois meses. A sua paixo evidente pela literatura no ficou s pela poesia. Alem da poesia Valter j chegou a escrever historias de romance entre outras e diz-se um homem angustiado com a literatura que tem aquela necessidade de transformar tudo que vive e v em palavras e entender assim como expressar o mundo em que vive, como disse. Afirma ser um individuo atrapalhado por se preocupar em dizer coisas que geralmente no so ditas. Com uma dzia de livros de poesia e seis romances j publicados, Valter sobretudo conhecido no mundo da literatura por seus livros de romance. So obras de fico e expresses puras com personagens inventadas por mim mesmo como nos disse. Cria as suas personagens generalizadas e com validade universal onde qualquer leitor pode criar uma ligao com essas mesmas. Seus romances so baseados durante revoluo do 25 de abril mas a grande parte so baseados em tempos recentes. Diz ter desenvolvido uma historia onde ficou obcecado com historias de romance e assim nasceu seu interesse pelo escrita de romances. Diz tambm se possvel ter interesse em publicar livros para os mais novos de palmo e meio no futuro. O escritor que se mostrou grato pela maneira que foi recebido no Canada principalmente pela comunidade Luso Canadiana foi presenteado na Casa do Alentejo com vrios prendas simblicas por Laurentino Esteves presidente da Casa do Poveiros e tambm pelo presidente da Casa Cultural de Vila do Conde, Jos Carlos. O Cnsul Geral de Portugal no deixou de descrever a sua alegria e grande prazer por ter o escritor entre nos, e para os que aderiram no ficaram desapontados. - Guida Micael / ABC

O Concerto de Natal Anual de Santa Maria


No sbado, realizou-se na Igreja de Santa Maria, em Toronto, um concerto de Natal proporcionado pelos grupos corais da Parquia e pela Banda Filarmnica do Senhor Santo Cristo. Apesar da neve que caiu na noite de Sbado, realizou-se o concerto de Natal da Igreja de Santa Maria como era esperado. Numa noite ameaadora de grande tempestade de neve e de vento, o certo que o concerto na velhinha igreja ainda contou com um bom nmero de espectadores. Considerada a primeira Igreja dos portugueses em Toronto, a Igreja (de 160 anos), mais antiga do que a velha Cmara Municipal de Toronto, ou mesmo de que o Queens Park e (para quem no sabe) faz parte do patrimnio histrico da cidade de Toronto. Conta com mais de 160 anos. A primeira atuao da noite foi do grupo ingls, sob a direo de Susan Taylor, interpretando seis temas alusivos quadra festiva, entre eles a O Holy Night com uma solista do grupo a evidenciar-se pelo seu excelente desempenho vocal. De seguida atuou o grupo coral Portugus sob a direo de Joseph Resendes, que interpretou sete temas alusivos ao Natal em portugus, incluindo no final a cano Hallelujah, coro final do Messiah. Para finalizar, o concerto de Natal esteve a cargo da Banda

Pai Natal visitou a escola de Karat

Filarmnica do Senhor Santo Cristo de Toronto, tambm ela histrica por ser a primeira banda filarmnica Portuguesa a ser formada em todo Canad. A regncia esteve a cargo do maestro Adriano Silva e interpretou seis obras de Natal com destaque para o Holy Night, arranjo de Adriano

Silva, que contou com um dueto de trompetes executado por dois irmos, Nelson e John Franco e dos bombardinos, incluise tambm a participao do maestro da banda Marco Lima. A interpretao do Grown up Christmas Christmas list contou com voz de um elemento feminino da Banda, tesoureira,

Sandra Pacheco, uma voz talentosa da comunidade Portuguesa no Canad. De destacar que a organizao do evento aproveita sempre esta ocasio para recolher alimentos para os pobres, que nesta quadra Natalcia sentem-se mais desprotegidos. - Andrew Duarte / ABC

Numa tarde de neve como de Sbado passado o Natal das Crianas e no s festejou-se um pouco por toda parte. Desta feita o Natal tambm passou pelo estdio, ou melhor, dojo da escola de Karat SKIF em Toronto. Localizado na Dundas e Ossington em Toronto a escola de Karat SKIF sobre a orientao do Sensei Antnio Terra atualmente a nica escola de Karat orientada pelo um instrutor

portugus, onde aos poucos vai se tambm criando campees nacionais de karat. No Sbado no houve instruo de Karat, mas houve festa no dojo. Muitos jogos divertidos para os mais novos, muita comida e muitos sorrisos. O Pai Natal esteve bastante ocupado no Sbado

saltando em lugar em lugar para fazer a sua visita relmpago aos mais novos, e como no podia de faltar tambm esteve na SKIF. Foi um prazer poder estar presente e ver tambm o Sensei Antonio Terra sentado por instantes ao colo do Pai Natal que satisfez ainda mais os mais novos. Maioria dos praticantes deste dojo so de origem portuguesa.

16 Dezembro 2013 A infeco por Oxiuros


Por: Antonio Custodio Barros (NhP 7132) Tel. 416 533-8907
A infeco por oxiuros uma doena provocada por um parasita que cresce e se reproduz no interior do intestino quer nos humanos quer noutros animais. O oxiuro o parasita que mais frequentemente incomoda as crianas, especialmente aquelas que frequentam as escolas e os infantrios. O ciclo reprodutivo deste parasita tem 2 fases: 1) os ovos que esto depositados em torno do nus, so transferidos para a roupa interior ou para a roupa da cama ou para os objectos manipulados, 2) depois com os dedos voltam a ser ingeridos pelas mesmas crianas ou por outras crianas ou adultos que com elas convivem ou com elas vivem. As lombrigas levam cerca de 2 a 6 semanas a crescerem no intestino, ao fim desse perodo de crescimento o verme fmea deposita os ovos na pele em volta do nus numa substncia que o verme produz e que provoca intensa comicho, a qual por vezes o nico sintoma desta infeco. Quando nascem as lombrigas (oxiuros), podem entrar no intestino ou ter o destino que j referi perpetuando a infestao. Alm do prurido em volta do nus, pode haver alteraes da pele nessa rea e tambm nas reas prximas (vagina, perineo, etc.), assim como perturbaes da qualidade e quantidade do sono, dores abdominais, perda de apetite ou excesso de apetite sem ganho de peso. A deteco desta infestao faz-se atravs da deteco de ovos, quistos e parasitas adultos nas fezes (3 amostras), nas pessoas em que existem suspeitas, no sangue pode aparecer eosinofilia (aumento de eosinfilos), que so um determinado tipo de glbulos brancos. Para tratamento, deve-se usar acidofilus, multivitaminas, abbora, zinco, alo vera, linhaa, cascara sagrada, raiz de genciana, tomilho, graviola, mentrasto, menta, agrio, erva-formigueira, artemisia, grafites, etc. Pode usar-se extracto de grainha de uva. Por vezes no fcil livrarmo-nos destas infeces, quando um dos elementos da famlia dentro de casa tem este problema, todas as pessoas que residem no domiclio devem fazer o tratamento prevenindo-se as recidivas. AT PARA A SEMANA

Coisas e loisas . 23

OFERTAS DE EMPREGO
-Mecnico com o mnimo de 4 anos de experincia, para a rea de Toronto. Contactar Alex. 647-748-2920. -Empregados de limpeza para as reas de Mississauga e Oakville. 905-814-7434. -Torneiro mecnico para a rea de Mississauga. 905-565-0767. -Ajudante para companhia de armrios de cozinha. Contactar Paulo Medeiros. 416-919-7158. -Carpinteiro com 1 a 5 anos de experincia, em estruturas de madeira (framing) e conhecimento de leitura da planta. Contactar Fernando. 416-832-7092. -Empregado para remoo de neve e um motorista. 416-783-3500. -Mecnico com experincia em forklifts. Contactar Amrico. 416-255-4546. -Empregada de limpeza, para limpar apartamento sexta-feira. 416-910-1236.

Clubes e Associaes
KITCHENER PORTUGUESE CLUB - Domingo, 22 de Dezembro, Festa de Natal das Crianas, com incio s 14h00. Inscries das crianas para receberem um presente de Natal at ao dia 15. Informaes: 519-579-6960 ou 519-576-5333. PENICHE C.C. Sbado, dia 21 de Dezembro, B.B.Q. de convivio natalcio (grtis) ,a partir das 13 horas. Pelas 18h30, entretanto, haver um convvio dos jovens da Academia, familiares, colaboradores e Direccao. Ser servido um jantar volante (grtis), comemorativo da Quadra Natalicia. PCC MISSISSAUGA Sbado, dia 21, Baile de Natal com prespio ao vivo e prendas para os filhos dos scios. Conjunto Unique Touch. Jantar. Reserve com antecedencia, pelo 905-2861311. FIRST PORTUGUESE - Sexta-feira, 20 de Dezembro, almoo de Natal do Scio, s 13h00, com pot luck e troca de prendas. SPORT CLUBE ANGRENSE - Tera-feira, 31 de Dezembro, Jantar e Baile de Fim de Ano, abrilhantado por Frank e Marcos. Incio s 19h30.

procura um Preparador de automvel para pintura e Detalhador de Automvel.


Preferimos candidatos com experincia Para marcar uma entrevista liga para Jeanette 416-789-4179 ou envie seu currculo para castleauto@idirect.com

Castle Auto Collision

Apt 2 quartos, grandes e limpos. Lakeshore e 27th St. $1075 mais luz. Telefone para 647.239.1812.

Apartamento para Alugar

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

S! O N A 12 R TAL A J A E N T o S ue q A FE r a r b m e l ! a A E T R O P T S E

Vous aimerez peut-être aussi