Vous êtes sur la page 1sur 53

2012: Ano Olmpico

2012: Ano Olmpico

A cada quatro anos, os Jogos Olmpicos proporcionam momentos inesquecveis de superao e glria, que cam marcados para sempre na histria do esporte. Londres 2012 cumpriram essa vocao. Alm de resultados inditos e emocionantes para o esporte brasileiro, os Jogos marcaram a melhor participao do Brasil na histria olmpica, com a conquista de 17 medalhas, o maior nmero de pdios j obtido pelo pas. Os resultados conquistados pelo Time Brasil em Londres 2012 reetiram o intenso trabalho realizado pelo Comit Olmpico Brasileiro (COB) no ltimo ciclo olmpico, cujo foco principal foi oferecer as melhores condies possveis de preparao e treinamento aos atletas brasileiros. Alm disso, marcou o incio do planejamento do COB para os Jogos Olmpicos Rio 2016, com o mapeamento detalhado de 14 modalidades individuais com potencial de medalhas olmpicas. A estrutura montada pelo COB em Londres demonstrou o nvel de qualidade de servios oferecido aos atletas e equipes, equiparando o Brasil s grandes potncias do esporte mundial. O Centro de Treinamento Crystal Palace, exclusivo para o Time Brasil, a aplicao das cincias do esporte e toda a infraestrutura de altssimo nvel oferecida aos atletas foi uma prvia do que realizaremos para os Jogos Rio 2016. A gesto do COB est ancorada no prossionalismo e nas melhores prticas do mercado. Com a parceria fundamental do Governo Federal, por meio do Ministrio do Esporte, e o apoio de todos que comungam o desejo de ver o Brasil entre as dez maiores potncias olmpicas do mundo em 2016, estamos certos de que alcanaremos os objetivos. Esta publicao apresenta as atividades do Comit Olmpico Brasileiro em suas diversas reas de atuao no ano de 2012, como a Diretoria de Esportes, o Instituto Olmpico Brasileiro, o Selo COB Cultural e os Jogos Escolares da Juventude, entre outros. um convite para voc conhecer e acompanhar o que o COB est fazendo pelo esporte olmpico nacional. Saudaes Olmpicas!

Carlos Arthur Nuzman


PRESIDENTE DO COB

Londres 2012 Rumo a 2016 Para alm dos Jogos do Rio

6 48 56

Ar

ro de oustic a a h l Medait a da ginira . e i n d ra s i l


ar ts tica b

et n a Z t hu r

ti

Londres 2012

Frentes de Ao
Londres 2012

Preparao dos atletas do Time Brasil

259 32
atletas

Aes diversas com foco no Rio 2016

modalidades

Mais importante do que uma simples anlise do desemEstdio Olmpico, 12 de agosto, noite de domingo: os ltimos fogos de artifcio anunciam o m dos Jogos Olmpicos Londres 2012. Para muitos, a bonita Cerimnia de Encerramento representou o fechamento de mais um ciclo olmpico. Para outros, um anncio do novo ciclo que estaria por vir. Para o Comit Olmpico Brasileiro, no entanto, Londres no signicou, necessariamente, incio nem m. Foi apenas uma etapa do Plano Estratgico traado pela entidade, cujo principal objetivo tornar o Brasil uma grande potncia esportiva a partir dos Jogos Olmpicos Rio 2016. E que foi cumprida com xito, com os resultados corroborando muitas das projees. Em Londres, o Brasil conquistou 17 medalhas (trs de ouro, cinco de prata e nove de bronze) e terminou na 14 colocao pelo nmero de medalhas no total, ao lado da Hungria e Espanha. Foi o maior nmero de pdios do pas numa mesma edio dos Jogos, superando a marca de 15, em Atlanta 1996 e em Pequim 2008; uma amostra da evoluo do esporte olmpico brasileiro. penho esportivo, porm, saber que em Londres foram dados passos fundamentais em direo s metas estabelecidas pelo Plano Estratgico do COB. Dentro do objetivo de tornar o Brasil uma das dez maiores potncias olmpicas em 2016 e mant-lo nesse patamar pelos Jogos seguintes, algumas aes foram realizadas j nos Jogos de 2012, dentro e fora dos locais de competio. Entre elas, diversos servios oferecidos aos competidores brasileiros para melhor auxiliar na sua preparao, como a base exclusiva de treinamento no Crystal Palace, anlises de vdeos dos atletas e de seus adversrios, aplicao das cincias do esporte e servios de aclimatao. Na capital inglesa, foram dados os primeiros passos da longa caminhada rumo aos Jogos Rio 2016.
8
CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO lon D res 2 0 1 2

Em Londres 2012, o Comit Olmpico Brasileiro trabalhou em duas frentes: uma, a preparao propriamente dita dos 259 atletas, de 32 modalidades, que formaram o Time Brasil; a outra, em aes que, alm de oferecer suporte aos competidores, tinham como foco principal os Jogos de 2016. Os trabalhos caminhavam em conjunto, pois a aplicao de um instrumento na preparao para Londres poderia muito bem servir de base para um estudo com vistas aos Jogos do Rio de Janeiro. E o inverso tambm.

Medalhas brasileiras em Jogos Olmpicos Mdia por edio olmpica

17 15 12 10 8 6 4 2
1972

15

3 0
1920 1924

3 0
1928

0
1932

0
1936

1
1948 1952

1
1956

2
1960

3 1
1968 1964

2
1980 1988 1984 1976

2008

2004

2000

1996

1992

6x 5x 4x 3x 2x 1x

6x

13,8
medalhas em mdia por edio
Um bom comeo: logo no primeiro dia de disputas,

2012

Sarah Menezes conquistou a indita medalha de ouro.


Foi a primeira do jud feminino em Jogos Olmpicos.

2,3 medalhas em mdia por edio


39 medalhas em 17 edies olmpicas 69 medalhas em 5 edies olmpicas

O Time Brasil desembarcou com uma expectativa realista em Londres, de conquistar um nmero de medalhas o mais prximo possvel do obtido em Pequim 2008. Conrmando as projees, trouxe 17 medalhas na bagagem. Pelo quadro total de medalhas, o Brasil pulou da 17 (em Pequim) para a 14 colocao para os Jogos Rio 2016, o objetivo evoluir ainda mais e chegar entre os dez primeiros. Alm do aumento do nmero de pdios, o Time Brasil alcan ou marcas importantes, algumas inditas. Obteve o primeiro ouro olmpico no jud feminino, com Sarah Menezes; a primeira medalha do pentatlo moderno, o bronze de Yane Marques; a primeira medalha da ginstica artstica, o ouro de Arthur Zanetti, nas argolas; o recorde de medalhas no boxe (3), jud e vlei (4) em uma edio; e, ainda, a 100 medalha brasileira na histria dos Jogos Olmpicos, o bronze de Adriana Arajo, do boxe hoje, o Brasil tem 108 medalhas conquistadas.
Adriana Arajo (esq.): 100 medalha olmpica do Brasil.

Cumprindo as expectativas, de uma delegao formada por cerca de 250 atletas, o Time Brasil viajou para Londres com 259 competidores. Iniciados os Jogos, modalidades consideradas carros-chefes vlei e jud raticaram as previses e se tornaram destaques, com a conquista de quatro medalhas cada uma. Outras, como a ginstica artstica e o pentatlo moderno, conquistaram uma medalha olmpica pela primeira vez, e o boxe, aps um hiato de 44 anos, voltou a subir ao pdio, com a obteno de uma medalha de prata e duas de bronze.

10

CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

lon D res 2 0 1 2

11

Londres 2012

m m u it a garra r e t a f in na al dos Jogos conqu e is t a r a m o b ic a m p eonato o l m p ic o.

A s men i n comand as do v l e i , adas po Robe r t o r Gu i ma r Jo s m o s tra e s, ra

Com a conquista da equipe feminina de vlei, o tcnico Jos Roberto Guimares, no comando do time, se tornou o primeiro tricampeo olmpico brasileiro. Ele j havia sido o treinador de outras duas selees de vlei ganhadoras da medalha de ouro: a seleo feminina, em Pequim 2008, e a masculina, em Barcelona 1992. Vale destacar, ainda, o feito de Robert Scheidt. Pela classe star, o velejador conquistou, ao lado de Bruno Prada, a medalha de bronze. Foi sua quinta medalha na vela tem mais duas de ouro e duas de prata , o que o torna, ao lado do tambm velejador Torben Grael, o brasileiro com o maior nmero de medalhas olmpicas.

17
3 5 9

S ara H ME A rt H U r n E Z E s (J U D ) Zan E tt I( V lE I F E m I n I no G I n st I ca A rt st I ca T H Ia G o P E r E I ra ( A l Ison E Eman N ata o ) U E F U t E bol l ( V lE I D E P ra M Ia ) Es Q U IV a asc U l I no F lor E nt V lE I M I asc U l I no no ( B o X E )

ouro

medalha conquist s a da s
)

prata

Os Jogos de Londres tambm testemunharam novos bicampees olmpicos. No vlei feminino, Fabi, Fabiana, Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla e Thaisa entraram para o seleto grupo de brasileiros detentores de duas medalhas de ouro olmpicas, formado agora por 12 atletas. Ao lado das jogadoras primeiras a se tornarem bicampes , esto Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Maurcio e Giovane (vlei), e Marcelo Ferreira, Torben Grael e Robert Scheidt (vela).

F E lI p E K Ita D a I ( J M a Y ra A G U I ar U D ) (J U D ) R afa E l SIl C E sar C V a (J U D ) IE R ob E rt lo ( N ata o ) ScHEID tE J U l Iana E L ar Issa B r U no P ra D a ( V E la ) A D r Iana ( V lE I D A E P ra Ia Yama G U ra jo ( B o X E ) ) c H I F alc o (B oX Yan E M ar Q U E s E ( P E ntatlo ) M o D E rno )

bronze

12

CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

O bronze conquistado em Londres, com o parceiro Bruno Prada, foi a quinta medalha de Robert Scheidt em Jogos Olmpicos; Thiago Pereira superou o americano Michael Phelps e conquistou a prata nos 400m medley.
lon D res 2 0 1 2

15

Mesmo nos casos em que os esforos no resultaram em medalhas, o Comit Olmpico Brasileiro faz questo de enaltecer o empenho de todos os atletas, integrantes das comisses tcnicas e membros das confederaes brasileiras olmpicas. E de destacar algumas honrosas participaes do Time Brasil, como as campanhas do handebol feminino e do basquete masculino, que deram uma amostra de que as modalidades esto no caminho certo na busca por uma medalha olmpica. Assim como na maratona masculina, com trs atletas brasileiros cruzando a linha de chegada entre os 13 primeiros lugares. Em contrapartida s conquistas, porm, o nmero de nais nos Jogos de 2012 foi considerado um ponto de ateno. Se em Pequim o Time Brasil alcanou 41 nais, em Londres esse nmero caiu para 36. Para o Comit Olmpico Brasileiro, isso se tornou objeto de anlise.
Me sm o sem alc an a r o p dio , o ha nd eb ol fem ini no , de Al ex an dra , e o ba sq ue te ma scu lin o, de Ne n , for am

ex em pl os de bo as ca mp an ha s em Lo nd re

s.

Para alm de mera observao quanto posio do Brasil no quadro de medalhas dos Jogos Olmpicos Londres 2012, Algumas modalidades tambm sero avaliadas pelo COB como pontos de ateno, por conta do desempenho em Londres, para que a preparao seja aprimorada para 2016. Dentre elas, esto o basquete feminino, o atletismo, a natao e a ginstica artstica feminina, alm de esportes que tradicionalmente conquistam bons resultados, como a vela e o hipismo o primeiro terminou sua participao com uma medalha de bronze e trs medal races e o segundo no teve nenhum representante no pdio olmpico. Por m, modalidades que no se classicaram para Londres, como o handebol masculino e a ginstica rtmica, sero tambm examinadas. A inteno de todas essas avaliaes tem como principal objetivo corrigir a rota rumo aos Jogos do Rio. o Comit Olmpico Brasileiro fez uma anlise dos resultados alcanados tanto pelos atletas brasileiros quanto pelos estrangeiros. No somente para efeitos de comparao com os Jogos realizados at aqui mas para poder validar ou, se for o caso, alterar as diretrizes do Plano Estratgico para 2016. Como o plano exvel, pode sofrer mudanas ao longo dos prximos anos, caso isso seja necessrio.

lon D res 2 0 1 2

17

Em relao aos adversrios, no que diz respeito aos pases lderes, o quadro de medalhas no total revela poucas Avaliando o desempenho do pas, o Time Brasil voltou de Londres com 17 conquistas, mas, ao todo, foram 59 atletas medalhistas. Desses, 48 faziam parte de equipes de modalidades coletivas ou formavam uma dupla. So os casos do vlei (masculino e feminino), futebol (masculino), vlei de praia (dupla feminina e masculina) e vela (dupla masculina). As outras 11 so de modalidades individuais: jud (4), boxe (3), natao (2), ginstica artstica (1) e pentatlo moderno (1). Essa diviso demonstra uma crescente ateno do Comit Olmpico Brasileiro para com as modalidades individuais, mas sem deixar de lado os esportes coletivos, tradicionais na cultura esportiva brasileira. Num rpido exame, verica-se que houve uma leve pulverizao das medalhas, de 2008 para c. Potncias olmpicas, como Estados Unidos, China, Frana, Coreia do Sul e Austrlia, conquistaram menos medalhas desta vez. A tendncia, a conrmar o ocorrido nas ltimas edies dos Jogos, que haja uma diluio de medalhas ainda maior a partir de 2016. mudanas. Nove pases que esto entre os dez primeiros colocados em Londres tambm terminaram entre os dez em Pequim, alterando apenas as colocaes. So eles Estados Unidos, China, Rssia, Gr-Bretanha, Alemanha, Coreia do Sul, Frana, Itlia e Austrlia. A nica mudana, entre os dez primeiros colocados, foi a incluso do Japo (6 em Londres) no lugar da Ucrnia (10 em Pequim).

C onc o
Pa s

r r ent

et es di r

Bra o s do
P rata

sil

1
total B ronze

ouro

5 10 4 5 5 6

9 4 5 12 9

17 17 17 18 20 20 28 28

Br as i

l
3

Es p an

ha
8

Hun g

ria
1

C an ad

Atletas brasileiros e medalhas em modalidades coletivas e individuais

Uc r n

ia
6

8 7 11

Ho l an

da a l do S u
13 8
Lond re s 2 012 .

8 9

FUTEBOL vela vlei

medalhas
boXe ginstica artstica jud Nata o pentatlo moderno

17

vlei de praia

1 1 2 2

48
atletas atletas

Cor e i

It l i a
(1 ) R e s u lt de ados

Alm da pulverizao, o Comit Olmpico Brasileiro sinaliza para um tipo de especializao adotado por alguns pases e que tem se reetido nos resultados dos ltimos Jogos Olmpicos. So pases que investem maciamente em poucas modalidades, aquelas nas quais se especialiNo entanto, at por conta dessa especializao, no so esses os pases que concorrem com o Brasil em sua meta de estar entre os dez primeiros no quadro de medalhas no total em 2016 como estipulado no Plano Estratgico do COB. Para atingir tal objetivo, o Brasil vai precisar superar pases que guraram em posies prximas sua em Londres, entre eles Coreia do Sul, Espanha, Hungria, Canad, Holanda, Ucrnia e Itlia.

modalidades coletivas modalidades individuais

3 1 4 2 1

11

zaram, e que portanto podem lhes render um bom nmero de medalhas, em vez de diluir o investimento em modalidades com menor chance. Com isso, melhoram sua posio no quadro de medalhas. Nesse caso esto o Cazaquisto (levantamento de peso), o Ir (lutas), a Jamaica e alguns pases africanos (atletismo), que se tornaram hegemnicos em algumas modalidades ou provas.

18

CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

lon D res 2 0 1 2

19

A evoluo do esporte de alto rendimento no Brasil est diretamente ligada preparao dos atletas, aperfeioaPara que realmente se torne uma potncia olmpica em 2016 e se mantenha nessa posio nos Jogos seguintes , do entendimento da entidade que as conquistas devem ocorrer em um nmero diversicado de modalidades, e no apenas em algumas delas. Mesmo que haja modalidades consideradas carros-chefes nos Jogos Olmpicos, o importante que o esporte se desenvolva como um todo no pas. Uma boa preparao tem incio muito antes do evento em Isso, de certa forma, j vem acontecendo. Gradativamente, a cada edio dos Jogos Olmpicos, os atletas brasileiros tm alcanado resultados mais signicativos. Nas ltimas cinco edies, o Brasil conquistou 69 medalhas. Nas outras 17 edies anteriores, foram 39. Analisando os nmeros, se percebe que a mdia de conquistas nos ltimos Jogos seis vezes maior. si e a de Londres no foi diferente. O trabalho foi realizado em todo o quadrinio antecedente aos Jogos, incluindo a preparao nal, j em terras britnicas. Fora isso, muitas das atividades tinham como foco o longo prazo, isto , os Jogos Rio 2016. da a cada ciclo olmpico. Os preparativos para os Jogos de Londres podem ser considerados os melhores do esporte brasileiro, com uma oferta de servios primordiais, semelhante das grandes potncias olmpicas. Isso, mesmo sem o pas possuir ainda um Centro Olmpico de Treinamento, como j existe em vrios pases h muitos anos.

O diferencial desta vez, porm, foi o maior investimento em cincia do esporte. As principais potncias olmpicas, como Estados Unidos, Austrlia, Gr-Bretanha, Alemanha e Frana, tm na cincia do esporte um aliado de peso, que presta um auxlio fundamental na preparao dos atletas, e o Brasil seguiu esse caminho. Uma equipe da gerncia de Desenvolvimento Esportivo do Comit Olmpico Brasileiro, ao longo dos ltimos quatro anos, fez visitas peridicas aos mais modernos centros de treinamento do mundo, para aprender um pouco mais e oferecer o melhor suporte possvel aos atletas do pas. Rotineiramente, o COB oferece uma gama de ferramentas que orientam as tomadas de deciso na formao dos atletas de alto rendimento. Atletas selecionados do Time Brasil receberam suporte necessrio nas reas de psicologia, bioqumica, siologia, nutrio, biomecnica e sioterapia em seus treinamentos, de acordo com o perl metablico e hormonal de cada um. Assim foram os trabalhos para os Jogos de Londres, em que, diagnosticado o perl do competidor, se traava uma rotina de preparao multidisciplinar.

A es tr ut ur a m on ta da em Lo nd re s co nt ou co m se rv i os m d ic os es pe ci al iz ad os e m od er no s eq ui pa m en to s es po rt iv os .

20

COMIT OLMPICO BR ASILEIRO PERFIL 2010

Vrias foram as ferramentas da cincia do esporte utilizadas no programa especco de Yane, mas o trabalho de O essencial papel exercido pela cincia do esporte pode ser exemplicado no trabalho especco feito com Yane Marques, do pentatlo moderno. Yane havia sido apenas a 18 colocada na prova nos Jogos Pequim 2008, mas, dois anos depois, por ser vista como uma atleta de grande potencial, foi convidada para fazer parte do programa Projetos Especiais, gerenciado pelo COB. A partir dali, com a aplicao sistemtica da cincia do esporte nos treinos e competies, a atleta melhorou consideravelmente seu desempenho e sua preparao culminou com a conquista da indita medalha de bronze nos Jogos Olmpicos de Londres. bioqumica foi considerado fundamental para a conquista da medalha. Primeiro, foram feitas seguidas coletas de sangue durante os treinamentos e eventos-teste, e os exames serviam para ajustar a alimentao ao metabolismo da atleta. Depois, novas coletas, para entender como se comportava o seu organismo. Por m, vericando que o seu rendimento poderia ser muito melhor, com base em dados cientcos, ocorreu uma mudana em toda a sua programao de treinamentos, e os resultados comearam a surgir.

 Nos ltimos anos, trabalhei muito com o COB em relao cincia do esporte: biomecnica, biomedicina, uma srie de testes e exames de sangue. Tudo isso pode fazer a diferena de meio segundo numa das provas, e fez. Consegui, realizei o meu sonho olmpico.
Yane Marques ,
bronze no pentatlo moderno, em Londres

A cada competio, Yane atingia marcas melhores, subia seguidamente ao pdio e passou a ter mais conana. Em 2011, a atleta foi considerada a mais constante do circuito e alcanou, ao m da temporada, o segundo lugar no ranking mundial. No ano seguinte, a conquista do bronze coroou todo o esforo da atleta e dos prossionais envolvidos na sua preparao. O emprego de instrumentos da cincia do esporte tende a crescer ainda mais, como parte do Plano Estratgico traado pelo COB. At porque no se trata somente de parte da preparao para uma edio dos Jogos Olmpicos em especial, mas de um trabalho contnuo, essencial para a vida de um esportista de alto rendimento. A cincia do esporte apenas um elemento do novo modelo administrativo implantado no Comit Olmpico Brasileiro, que se desenhou h cerca de quatro anos e teve como ponto alto, neste ltimo ciclo olmpico, a preparao nal para os Jogos de Londres. Na capital inglesa, antes e durante as competies, os atletas puderam desfrutar de servios de ponta, principalmente os oferecidos no Crystal Palace, o centro esportivo concebido pelo COB como base do Time Brasil fora da Vila Olmpica.

 A cincia do esporte foi fundamental para o desenvolvimento de Yane, que passou a ter tranquilidade para treinar.
Alexandre Frana ,
treinador da medalhista de bronze no pentatlo moderno, Yane Marques

lon D res 2 0 1 2

23

A Vila Olmpica foi a residncia oficial dos atletas em Londres; j no Crystal Palace, o Time Brasil contou com quadras revestidas com pisos cujos materiais eram os mesmos utilizados nas competies oficiais dos Jogos.

24

CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

Localizado num bairro tranquilo de Londres e cercado de muito verde, o Crystal Palace oferecia acomodao em 87 quartos, com 144 camas, salas de reunies e um refeitrio Pela primeira vez, os atletas brasileiros puderam contar com um centro de treinamento exclusivo na cidade-sede do maior evento esportivo do planeta. O Time Brasil teve disposio uma estrutura capaz de atender s necessidades especcas da delegao, com equipamentos e servios de excelncia, que proporcionaram uma preparao em alto nvel. para 150 pessoas. Havia ainda salas de sioterapia e de atendimento mdico, e outras com equipamento audiovisual ideal para anlises ps-treinamento e aplicao de telemedicina , alm de academia de ginstica e musculao. No local, os atletas que chegavam da Vila Olmpica para treinar, por meio de transporte exclusivo, encontravam os membros de suas equipes prossionais no credenciados a se hospedar na Vila e davam sequncia aos treinamentos. Os treinos eram exclusivos, nos horrios desejados, e toda a estrutura foi nanciada integralmente pelo COB, com recursos oriundos da Lei Agnelo/Piva. Foram cerca de dois anos de planejamento e vrias visitas a Londres at que o Crystal Palace fosse escolhido como centro de treinamento do Time Brasil. Depois, foi preciso alguns dias para a montagem dos equipamentos, j que o CT teve suas instalaes reformuladas para atender s necessidades dos atletas brasileiros. At que tudo estivesse pronto, o trabalho de adaptao envolveu uma operao de logstica minuciosa e o COB contou com a prestigiosa colaborao do consultor Steve Roush. Dentre as adaptaes feitas no Crystal Palace, destaque para a implantao das quadras de vlei de praia. Elas foram construdas com a areia utilizada no evento-teste da modalidade, ocorrido em 2011. Depois de herdar a areia do mesmo tipo que seria usado nos Jogos Olmpicos , sem custos, o COB a transportou para o Crystal Palace, para que os atletas melhor se adaptassem ao solo em que iriam disputar as competies.

Ambientes de treinamento do Crystal Palace


Pista de atletismo reas prprias para saltos em distncia, triplo, em altura e com vara, e para arremessos de dardo, martelo e peso Campo oficial de futebol Quatro quadras de tnis Duas quadras de vlei de praia (montadas excepcionalmente para as duplas brasileiras) Grande ginsio poliesportivo, coberto e dividido em mdulos, que abrigava os treinamentos de vrias modalidades, com:
Quadra de handebol de madeira, com placar eletrnico Quadra de basquete de madeira, com placar eletrnico Piscina olmpica de 50m Piscina para saltos Piscina de 25m para treinamento Espao para os treinos do boxe e do taek wondo Salas de musculao e condicionamento fsico Salas de fisioterapia Clnica mdica

 O Crystal Palace foi uma surpresa muito agradvel proporcionada pelo COB, at por ser a primeira vez que contamos com uma estrutura como essa. Tivemos aqui momentos exclusivos para treinamentos especficos e a qualidade desses treinamentos foi o mais importante O bacana tambm que, vendo outros atletas treinando, voc acaba se motivando e se dedicando ainda mais.
Emanuel (dir.), medalha de prata,
ao lado de Alison (abaixo), no vlei de praia

lon D res 2 0 1 2

29

As maiores inovaes em relao preparao dos atletas foram na rea da telemedicina. O COB providenciou o envio de trs robs para o Crystal Palace, que possibilitavam a uma equipe especializada entrar em contato, via internet, com especialistas de vrios locais do mundo, assim que surgia a necessidade de atendimento a algum atleta brasileiro. A estrutura da telemedicina representou um grande avano no suporte dado aos atletas e tudo foi instalado por meio de um convnio com a Universidade de Miami, sem custos para a misso brasileira. A ginasta Adrian Gomes s foi cortada da delegao brasileira aps sua contuso ser referendada por prossionais de vrios pases, por meio da utilizao da telemedicina. Assim que os atletas chegavam ao Crystal Palace, se deparavam com vrios banners com a marca do Time Brasil, alm de imagens de atletas e de conquistas histricas do Brasil em outras edies de Jogos Olmpicos. O intuito era que tivessem a melhor acolhida possvel, como se estivessem em solo brasileiro. A estrutura oferecida deixou os atletas muito bem impressionados com o que encontraram.

er s A lg un s ba nn ta ra m en m na qu e or la ce o Cr ys ta l Pa m ar ca s as m ha co nt in na d or es d o s pa tr o ci il. d o Ti m e Br as

 Aqui h muita paz e tranquilidade para se dedicar somente aos treinamentos. O interessante que eu acabo de treinar, dou 20 passos e j sou atendido pela equipe mdica, fao fisioterapia, massoterapia, eu tenho todo esse auxlio, o que faz uma diferena gritante na preparao final. O bom do Crystal Palace tambm que um centro de treinamento que abriga diversas modalidades, e eu posso conviver com vrios atletas que participaram duas, trs vezes dos Jogos. Como a minha primeira vez, trocar informaes com esse pessoal , para mim, sensacional.
Fernando Reis , levantamento de peso

A temperatura da gua e os blocos de partida das piscinas do Crystal Palace foram readaptados, para que os atletas brasileiros treinassem sob as mesmas condies das provas que seriam disputadas no Parque Aqutico dos Jogos.
lon D res 2 0 1 2

33

O Comit Olmpico Brasileiro se preocupou em criar um ambiente onde os atletas pudessem se sentir vontade, tendo apenas os treinamentos como preocupao. At a renomada chef Roberta Sudbrack fez parte da misso brasileira no Crystal Palace. Em conjunto com a equipe de nutricionistas do COB, ela montou o cardpio da delegao brasileira. Foi tambm responsvel pela indicao da equipe de cozinheiros e pela montagem do refeitrio do Time Brasil. A chef fez questo de pr um pouco de Brasil na alimentao dos atletas. O cardpio era composto de comida brasileira, simples e caseira. Dentre as refeies oferecidas, havia at pratos tpicos, como feijoada e bob de camaro, preparados de forma balanceada, mas sem abdicar do sabor.

2 .447 3.160 2.858 1.280


cafs da manh almoos lanches
A p re si d e n ta D il m a Rou s s e f fo i le v a r se u a p o io aos a tl e ta s e p ro v o u d a co m id a p re p a ra d a pe R o b e r ta S la ch e f u d b r a c k (e sq .) .

jantares

No dia 27 de julho, data da cerimnia de abertura dos Jogos, uma pessoa em especial provou do cardpio preparado por Roberta Sudbrack e oferecido no Crystal Palace: a presiNuma visita de cerca de duas horas, a presidenta, alm de almoar, caminhou pelo centro de treinamento e conheceu as quadras de handebol, basquete e vlei de praia, as piscinas, e as reas de treinamentos de boxe e saltos ornamentais. No m, tirou fotos, conversou com os atletas e desejou sorte a todos. Durante a visita, Dilma Roussef foi presenteada com o novo casaco, de cor amarela, que os atletas usaram no pdio de premiaes. Os uniformes do Time Brasil em Londres eram da Nike, a nova fornecedora de material esportivo, cujo contrato tem durao at os Jogos Rio 2016.

 Minha inteno foi a de ativar a memria afetiva dos atletas e fazer com que eles, na hora das refeies, se lembrassem da comida da me, da av e, assim, sentissem menos saudades de casa e do Brasil.
Roberta Sudbrack, ex-jogadora de handebol,
desempenhou seu trabalho de forma voluntria.

denta Dilma Roussef. Ela esteve no local acompanhada do governador do Rio de Janeiro Srgio Cabral e do prefeito do Rio Eduardo Paes , conheceu boa parte das instalaes e almoou ao lado de 45 atletas. No dia, o cardpio era arroz, feijo, bob de camaro, carne assada, carne seca com abbora e cebola, farofa de ovo caipira, entre outros. De sobremesa, ela pde se servir de brigadeiro e doce de leite. O cardpio disponibilizado para a presidenta Dilma Roussef era o mesmo oferecido aos atletas.

lon D res 2 0 1 2

35

Na sala da Central de Ocorrncias havia dois grandes aparelhos de TV, um com imagens das ruas de Londres como Em meio ao vaivm de atletas e tcnicos, cou a cargo de um pequeno grupo de colaboradores do Comit Olmpico Brasileiro a execuo de um trabalho no visvel a todos, de fundamental importncia. Instalados numa sala do Crystal Palace, eles formavam a equipe de Central de Ocorrncias, responsvel por monitorar o dia a dia do Time Brasil. Por meio de modernas ferramentas tecnolgicas, a equipe tinha acesso a dados que permitiam solucionar, ou ao menos amenizar, qualquer tipo de problema ou imprevisto de forma imediata. Fossem os problemas relacionados logstica, rea mdica, ao transporte ou de credenciamento, o foco do trabalho era um s: o bem-estar e a tranquilidade dos atletas brasileiros. Iniciando suas aes um pouco antes do incio dos Jogos, a Central esteve em atividade at dias depois do encerramento do evento, registrando cerca de 80 ocorrncias.
A t le t a s

as veiculadas por controladoras de trfego das principais cidades brasileiras e o outro com o mapa da cidade, sinalizado os pontos que serviam de referncia para a misso brasileira, como a Vila Olmpica, locais de competio, aeroportos, hospitais, hotis ou estaes de trem e metr. No caso de um acidente ou uma simples reteno no trnsito, por exemplo, que viessem a atrapalhar a locomoo de um integrante do Time Brasil, as vias podiam ser visualizadas no primeiro aparelho e, com o auxlio do segundo, se iniciava a busca pela melhor soluo do problema.
trafe ga m no

ras i l o T im e B s , e m n ib u s d ndre

as de Lo ento s p e la s r u e s lo c a m d s u e s o um de m p ic a e V il a O l entre a P a la c e . Cr y s t al

Quando a ginasta Las Souza se machucou num treinamento, durante o perodo de aclimatao, a Central de OcorPara a operao de logstica, o COB contou com o auxlio das prefeituras de Londres e do Rio de Janeiro. O governo municipal local cedeu Central de Ocorrncias o mapa da cidade e as imagens das ruas, captadas pelas cmeras da prefeitura. J a montagem da estrutura da Central se deu a partir de um convnio com a Central de Operaes da Prefeitura do Rio, que destinou no somente os modernos equipamentos e uma boa base de dados como ajudou com toda a expertise que envolve o assunto. Na hora de solucionar um contratempo, a equipe contava ainda com o suporte do aplicativo Time Brasil. Essa ferramenta, voltada tambm para tablets e celulares, mostrava, em tempo real, onde estavam localizados alguns integrantes da misso brasileira. Quando ocorria um fato inesperado, o responsvel pela rea era prontamente localizado e acionado. Por meio do aplicativo, os membros do Time Brasil podiam se comunicar por e-mail, mensagens ou atravs de um chat, onde um assunto era abordado e vrios integrantes podiam opinar. Alm, claro, por meio de ligaes telefnicas.
36
CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO lon D res 2 0 1 2

rncias logo foi acionada e, em seguida, avisou o corpo mdico. Ao mesmo tempo em que o departamento mdico era acionado, o mdico que estava mais prximo do local era encontrado, o que resultou num pronto atendimento da atleta. Ao ser levada rapidamente para um hospital da regio e feitos os exames de praxe, foi diagnosticada a fratura na mo direita e Las acabou sendo cortada. O monitoramento de parte dos integrantes do Time Brasil possibilitou a resoluo de casos complexos, como o que resultou no corte de Las Souza, a outros mais simples. Um uniforme entregue equivocadamente, com tamanho diferente ao do atleta, um problema num dos quartos da Vila Olmpica ou o atraso na chegada de um equipamento mdico foram pequenos contratempos rapidamente solucionados, depois de avisos on-line Central.

37

A pista de atletismo do estdio do Crystal Palace foi revestida com o piso classe A, com certificao oficial da Federao Internacional de Atletismo.

A fase de preparao nal do Time Brasil, j em Londres, abrangeu outras iniciativas do COB, e que serviram de suporte aos competidores brasileiros. Atletas de algumas modalidades, como de jud, boxe e ginstica artstica, puderam usufruir de um perodo de aclimatao, com treinamentos em solo britnico. A inteno era de que eles se acostumassem mais rapidamente com o clima europeu e assimilassem a atmosfera dos Jogos, evitando, porm, o clima festivo da Vila Olmpica. Na Gr-Bretanha, os atletas do jud pela primeira vez o Brasil contava com representantes em todas as categorias, femininas e masculinas e do boxe zeram a aclimatao em Shefeld, enquanto as da ginstica artstica feminina se prepararam em Ipswich. Atletas de outras 16 modalidades e mais a ginstica artstica masculina tambm passaram por um perodo de aclimatao, em 20 cidades diferentes da Europa.

A gin st ica fem inin a e o jud con tara m com

estr utu ras pr pria s de trei nam ent o, nas cida des brit nic as de Ipsw ich e She ffie ld.

J em Londres, os judocas contaram com mais um suporte na infraestrutura. Um hotel prximo ao local de competies servia como base avanada do Time Brasil. O mesmo foi proporcionado para atletas de outras modalidades, Tomando o jud como exemplo, os competidores caram concentrados em um hotel afastado do centro de Shefeld, equipado com tatames, sala de musculao, de sioterapia e um salo de jogos, para os momentos de lazer. Todos os treinos eram monitorados e os judocas, posteriormente, assistiam no somente aos seus treinamentos como a imagens de lutas dos oponentes que iriam enfrentar em Londres. Alm dos integrantes das comisses tcnicas, auxiliavam na preparao dos atletas prossionais da rea mdica, nutricionistas, estrategistas e outros judocas, que zeram o papel de sparrings. como triatlo, vlei e vlei de praia. Assim, ao longo dos dias de disputas, os atletas podiam descansar melhor enquanto esperavam pela denio de futuros adversrios. No caso do jud, em vez de permanecer no ginsio, aguardando a segunda sesso de lutas, os judocas que passavam de fase seguiam para o hotel, onde faziam tratamento de sioterapia e de regenerao. Mais tarde, voltavam para o ginsio, dando continuidade programao.

lon D res 2 0 1 2

41

A agitada rotina do maior evento esportivo do mundo pde ser experimentada por 16 atletas da nova gerao do esporte brasileiro. Como parte do Projeto Vivncia Olmpica, eles conheceram a Vila Olmpica e alguns locais de treino e competio, e puderam sentir de perto o ambiente dos Jogos. Os 16 atletas foram escolhidos pelo COB em parceria com as confederaes de acordo com o histrico de resultados e com o potencial de evoluo at os Jogos Olmpicos Rio 2016. O objetivo do projeto, parte do Programa Gerao Rio 2016, era antecipar a estreia dos jovens nos Jogos, porm sem a presso por resultados. E fazer com que eles sentissem ainda mais vontade de estar presente nos Jogos do Rio de Janeiro. Os 16 atletas escolhidos foram: Alessandra Marchioro (natao), Andressa Mendes (saltos ornamentais), Arthur Mendes Junior (natao), Bernardo Souza (tiro com arco), Bruno Matheus (triatlo), Felipe Wu (tiro esportivo), Flvia Gomes (jud), Hugo Calderano (tnis de mesa), Isaquias Queirs (canoagem), Jssica Reis (atletismo), Las Nunes (luta), Martine Grael (vela), Rebeca Andrade (ginstica artstica), Thiago Braz (atletismo), Thiago Monteiro (tnis) e Vtor Gonalves (vlei de praia). O projeto era voltado apenas para atletas de modalidades individuais ou de duplas. Os jovens foram divididos em trs grupos, que viajaram em diferentes datas e caram hospedados no Crystal Palace, onde conviveram com atletas brasileiros de 12 modalidades diferentes. No local, tiveram a oportunidade tambm de conhecer e assistir a palestras de treinadores vitoriosos e experientes, como Bernardinho e Jos Roberto Guimares, ambos do vlei, e Rubn Magnano, do basquete. A rotina deles incluiu visitas Vila Olmpica e a alguns locais de competio, acompanhamento ou at mesmo participao dos treinamentos e entrevistas imprensa. Ou seja, aquilo que pode ser antecipado em termos de vivncia de uma edio dos Jogos Olmpicos. Para completar, os jovens brasileiros puderam ver de perto atletas consagrados, de diversas modalidades, como o nadador norte-americano Michael Phelps, o maior ganhador de medalhas olmpicas da histria.

 Fazer parte do projeto Vivncia Olmpica foi muito bom, serviu para mostrar que os Jogos Olmpicos no so nenhum bicho de sete cabeas. Acho que essa experincia em Londres pode ser um ponto de partida para mim, estou mais motivada ainda para correr atrs de uma vaga olmpica e representar o meu pas dentro de casa.
Rebeca Andrade , ginasta em depoimento
ainda em Londres (ao lado, esquerda)

ndice de aproveitamento Time Rio Londres 2012

Uma boa preparao para os Jogos Olmpicos, porm, requer um investimento nanceiro capaz de dar suporte aos principais protagonistas do evento, os atletas. Para Londres 2012 o COB

Investimentos Londres 2012


misso olmpica CRYSTAL PAL ACE aclimata o

atletas do projeto Time Rio

13

investiu R$12.437.706,76 no projeto, que incluiu a operao no Centro Esportivo Crystal Palace (R$3.823.499,14), o perodo de aclimatao para 16 modalidades em 20 cidades diferentes da Europa (R$543.176,89) e a operao misso olmpica (R$8.071.030,73). Nesta ltima, esto includas as seis viagens precursoras a Londres, a aplicao das cincias do esporte antes e durante os Jogos, e as operaes de logstica do Time Brasil e da Vila Olmpica. Apesar de um maior investimento financeiro comparado a Pequim 2008 , os valores ainda esto bem abaixo daqueles destinados pelas grandes potncias olmpicas.

R$ 543.176,89 R$ 3.823.499,14 R$8.071.030,73

classificados

85 % 11 atletas

55 % 6 atletas entre os
dez primeiros

R$12.437.706,76
total inVestiDo

Rosngela Santos, do atletismo: integrante do Time Rio.

Os investimentos feitos para os Jogos de 2012 contaram, ainda, com uma iniciativa indita no mbito esportivo do pas: o projeto Time Rio, uma parceria entre o Comit Olmpico Brasileiro e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto baseado em modelos adotados por outras cidades do mundo. No caso do Time Rio, a Prefeitura do Rio contribui com os recursos nanceiros necessrios para a preparao de alguns atletas e, ao COB, cabe gerenci-los e atender a todas as demandas dos competidores. Dos 13 atletas que fazem parte do Time Rio, 11 se classicaram para os Jogos de Londres, um aproveitamento de 85%. Desses, seis chegaram entre os dez primeiros colocados. Como parte da parceria, alm do apoio a eles dado em Londres, antes dos Jogos os atletas contaram com toda a infraestrutura de que dispe o COB, como as modernas instalaes do Centro de Treinamento Time Brasil e os servios da cincia do esporte. O projeto Time Rio muito contribui com a evoluo do esporte de alto rendimento brasileiro. Mas, suportes nanceiros parte, a conquista de uma medalha no est ligada apenas ao dinheiro investido na preparao dos atletas. O Comit Olmpico Brasileiro sabe da importncia de um bom aporte que auxilie os atletas, seja ele aplicado na preparao fsica, na compra de equipamentos ou na contratao de treinadores. Mas acredita que investimento nanceiro s no basta, preciso muito conhecimento e experincia daqueles que fazem parte da misso olmpica brasileira. E, em Londres, o Time Brasil esteve formado por prossionais de alta capacidade tcnica, das mais diversas reas de atuao.

44

CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

lon D res 2 0 1 2

45

Cursos de formao e especializao de treinadores e equipes multidisciplinares Obteno de equipamentos e materiais esportivos para o desenvolvimento das modalidades Implantao ou melhoria na infraestrutura de Centros de Treinamento Intercmbio de atletas e treinadores, com treinamentos e competies em outros pases Incremento e implantao de ferramentas para a evoluo da Cincia do Esporte Aumento da participao de atletas em competies nacionais e internacionais Suporte a projetos desenvolvidos pelas Confederaes Brasileiras Olmpicas Criao e manuteno de Equipes Olmpicas Permanentes
Mayra Aguiar: bandeira do Brasil nas mos e a medalha de bronze no peito.

Uma medalha

se contri.

380,5
milhes - R$
2009-2012
Investimentos do COB

Implantao e aperfeioamento de programas de Sade no Esporte

Muitas das medalhas obtidas em Londres foram frutos do trabalho desenvolvido durante todo o ciclo olmpico. S Uma medalha, na verdade, no se compra, se constri. nesse sentido que, no ltimo ciclo olmpico, o Comit Olmpico Brasileiro direcionou seus esforos, sobrepondo tijolo por tijolo, edicando a melhor infraestrutura possvel a ser proporcionada aos atletas. O investimento destinado aos Jogos de Londres foi apenas uma parte do que o COB aplicou durante o quadrinio 2009/2012. Nesse ciclo olmpico, a entidade investiu R$380,5 milhes j deduzidos os 15% destinados aos esportes escolar e universitrio , recursos advindos da Lei Agnelo/Piva para aplicao no esporte de alto rendimento. Esse montante foi aplicado nos programas das confederaes e do prprio COB, proporcionando importantes resultados nas mais diversas modalidades em campeonatos mundiais, copas do mundo, nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e nos Jogos Sul-americanos Medelln 2010, entre outros, alm da participao em Londres e da melhor preparao dos atletas para uma edio dos Jogos Olmpicos. Ao conquistar 17 medalhas em Londres, o Time Brasil correspondeu plenamente s expectativas. Passado o evento, porm, todas as atenes devem se voltar agora para o novo ciclo que se inicia. Com o objetivo de ingressar de vez no grupo das grandes potncias olmpicas e de no mais sair dele , hora de dar prosseguimento ao Plano Estratgico do Comit Olmpico Brasileiro. Os Jogos Olmpicos Rio 2016, para o COB, j comearam. que esse trabalho, mesmo que bem executado durante quatro anos, no resulta, necessariamente, na conquista de uma medalha. Condies adversas, alheias vontade de todos, podem ocorrer e atrapalhar o desempenho de um competidor. Ningum est imune a um mal-estar, a um imprevisto, muito menos um atleta de alto rendimento. Sem contar os adversrios, que tambm se preparam muito bem. Nos Jogos Olmpicos, bom lembrar, competem os melhores de cada modalidade e s h trs lugares no pdio.

T i a go S
B a s qu e t

p l it t e r

Rumo a 2016

e masc demon u l i no strou evo lu L ondr o em es.

O incio de um ciclo olmpico o momento em que uma organizao esportiva traa seu planejamento para os quatro anos que vm pela frente. Para o Comit Olmpico Brasileiro, no entanto, o planejamento para o quadrinio 2013-2016 j foi feito h bastante tempo e algumas aes foram at executadas, como as realizadas durante os Jogos de Londres. Divulgado h mais de um ano, o Plano Estratgico do Comit Olmpico Brasileiro para os Jogos Rio 2016 est em vigor e todos na entidade sabem exatamente o que precisa ser feito para que o Brasil passe a gurar entre as maiores potncias olmpicas da atualidade. Em parceria com as confederaes e com apoio do Ministrio do Esporte, dos trs nveis de governo e dos patrocinadores, o COB j est trabalhando para oferecer todas as condies de treinamento para que os atletas do Time Brasil tenham uma excelente participao diante da torcida brasileira em 2016. E que, passado o evento, esse desempenho se perpetue pelas competies que vierem a seguir. A preparao dos atletas brasileiros para os Jogos de Londres, considerada excelente, servir de modelo para 2016. O desafio, entretanto, no caber somente ao Comit Olmpico Brasileiro mas tambm a todas as confederaes olmpicas. Em razo disso, o COB vem detalhando um planejamento especco para as modalidades esportivas, de acordo com o nvel em que esto e aonde podem chegar. A oferta de servios oferecidos, como os ligados cincia do esporte e os de capacitao de prossionais, poder ou no ser ampliada, dependendo da demanda de cada confederao. Esse processo tem como base a transparncia, a ecincia e o prossionalismo de todos os envolvidos.

u O Br as il co nq ui sto xe , bo no s ha al ed tr s m ze de um a de la s o br on uc hi Fa lc o.

Ya m ag

Uma ao desse planejamento j foi implantada em 2012 e est em pleno andamento. Em parceria com o Ministrio do Esporte e as confederaes, o Comit Olmpico Brasileiro deu incio ao Programa Estratgico Olmpico 2016, que visa melhoria contnua do desempenho de atletas com potenciais chances de estarem nos Jogos Rio 2016. E de, consequentemente, conquistarem uma medalha olmpica. O programa parte do Plano Estratgico do COB. Ao longo de 2012, membros do Comit Olmpico Brasileiro e do Ministrio do Esporte se reuniram com representantes de cada uma das confederaes. Com integrantes de cada instituio, foram formadas as Equipes de Melhoria de Desempenho. Essas equipes caram responsveis por fazer uma radiograa da situao atual das confederaes e por projetar o que precisa ser feito daqui para frente em cada uma delas, em prol do melhor resultado possvel nos Jogos Rio 2016. Ao todo, foram feitos diagnsticos de 18 modalidades esportivas, mas o programa tem como meta contemplar o maior nmero possvel de anlises.
r U mo a 2 0 1 6

Paralelamente, foi realizado um mapeamento sobre o esporte olmpico no pas, com a nalidade de mostrar quais as modalidades podem ser carros-chefes do programa, ou seja, aquelas em que maiores so as chances de um atleta conquistar uma medalha em 2016. O mapeamento foi feito j se levando em conta as grandes possibilidades de o Brasil por ser o pas-sede dos prximos Jogos Olmpicos estar representado em todas as modalidades, o que depende das regras estabelecidas pelas federaes internacionais.

51

O vlei de praia e de quadra so modalidades-chave para o sucesso do Time Brasil nos Jogos do Rio.

Foram consideradas modalidades carros-chefe do esporte olmpico brasileiro o jud e o vlei (incluindo o vlei de praia), devido ao histrico de conquistas e s perspectivas para 2016. A avaliao foi feita antes mesmo do incio dos Jogos Olmpicos de Londres e os resultados na capital inglesa apenas conrmaram os estudos, pois as duas modalidades angariaram oito medalhas (duas de ouro), quase a metade das conquistadas pelo Time Brasil nos Jogos.

Alm de carro-chefe do programa, o jud tem a garantia de que ter atletas disputando os Jogos Rio 2016 em todas as suas 14 categorias (sete femininas e sete masculinas). Por isso, foi escolhida para ser a primeira modalidade radiografada, passando a servir de referncia para as anlises das demais modalidades. No entendimento do Comit Olmpico Brasileiro, o atleta Conforme a metodologia de trabalho, a Equipe de Melhoria de Desempenho do Jud elaborou uma relao de projetos, considerados fundamentais para que a modalidade se torne fator determinante para o Brasil alcanar uma posio entre os dez pases mais bem colocados no quadro de medalhas dos Jogos Rio 2016. Foi elaborada, ainda, uma lista com nomes dos potenciais medalhistas em 2016, para que a eles sejam direcionados os maiores esforos. Essa lista, porm, poder sofrer mudanas at os Jogos, dependendo do desempenho dos atletas ao longo das temporadas. a razo de tudo e, para que ele se empenhe ao mximo nos treinamentos, nada melhor do que dispor de uma infraestrutura adequada. Por isso, outro projeto bastante comum, proposto por muitas das Equipes de Melhoria de Desempenho, est ligado construo, ou melhoria, de centros de treinamento especcos das modalidades. Um local exclusivo de treinamento da modalidade pode fazer toda a diferena e o COB, como entidade mxima do esporte brasileiro, enxerga essa demanda. Por isso, vai procurar se empenhar ao mximo para, ao lado das confederaes, proporcionar tal estrutura aos atletas. Vale destacar que as confederaes esportivas so avaliadas individual e periodicamente. Itens como a aplicao correta dos recursos, histrico de conquistas, rigor tcnico e desempenho das categorias de base so constantemente analisados, para que todo o processo seja realizado de forma justa e transparente. Frisando que, para um projeto ser aprovado, fundamental no haver qualquer impedimento ou embarao seja jurdico, nanceiro ou de outra rea envolvendo a confederao em questo.

a i , b ro F e li p e K it a d p re se n ta

n ze

s, re e m Lo n d re d, ra o d o ju a n o va g e . d e 2 0 16 ca rr o -c h e fe

Rafael Silva em ao nos tatames londrinos.

E x e m p l o s d e h o ri a el p ro j e t o s d e m ho de de se mpe n

iplinar c is id lt u m e de equip Implantao ermanente p especfica e treinadores e d o a it c Ca p a de atletas io b m c r e t Melhor in exterior o n s o in e r t para o e s p o r te d ia c n i c a sn Investimento ias de base r e n a s c a te g o

Para alm dos Jogos do Rio


M au r
em L

c iu n i V o

o em st a salt i o d final ta At l e c i a f o i . n dist dr e s

on

Neste ciclo olmpico to especial para o esporte no pas, grandes passos devem ser dados, mas de forma equilibrada, dentro de um planejamento adequado e sem atropelos. No h dvidas de que o foco est direcionado para 2016, mas h um trabalho que corre paralelo, de longo prazo, que visa sedimentar os alicerces do esporte olmpico brasileiro e deixar um sustentvel legado de bons resultados ao longo do tempo. No entender do Comit Olmpico Brasileiro, os Jogos do Rio so apenas parte de um projeto maior em prol do esporte no pas, da o seu Plano Estratgico prever aes que vo bem alm da participao brasileira no evento. Dentre essas aes, est a criao da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), lanada em setembro de 2012. A academia uma iniciativa do Instituto Olmpico Brasileiro (IOB), rgo do COB voltado educao, e tem por objetivo complementar, com excelncia, a formao de treinadores do esporte de alto rendimento do pas. Os treinadores so de suma importncia na descoberta, lapidao e manuteno dos atletas de alto rendimento peas-chave para tornar o Brasil uma potncia olmpica , por isso a preocupao do COB em aperfeioar, por meio de atividades educacionais, os conhecimentos desses prossionais. E o lanamento da ABT mais uma prova do alinhamento de aes que vem ocorrendo no COB, j que a iniciativa contou tambm com a participao de outros setores da entidade, como a Gerncia de Alto Rendimento e de Desenvolvimento.

de Ro sic le ia Ca m po s e Sa ra h M en ez es , no ju d , e de O tl io To le do e Es qu iv a Fl or en tin o, no bo xe .

pa rc er ia s en tr e tr ei na do re s e at le ta s , co m o as

O CO B te m in ce nt iv ad o, ca da ve z m ai s, a co ns tr u o de s li da s

A evoluo do esporte de alto rendimento no pas vem impondo aos treinadores novas exigncias em termos de formao, aperfeioamento, especializao e familiaridade com modernas tecnologias e outras formas de pesquisa. No entanto, o desenvolvimento do esporte brasileiro no tem sido acompanhado de um avano no treinamento esportivo de alto rendimento. A ABT se prope justamente a preencher essa lacuna, para que nossos treinadores se tornem prossionais mais bem capacitados.

para al m D os J o G os D o rio

59

Desta primeira turma, participam do programa de capacitao, com durao de dois anos, 108 treinadores, do atletisA primeira turma da Academia Brasileira de Treinadores iniciou o curso no dia 16 de outubro de 2012. A aula inaugural realizada no auditrio do Parque Aqutico Maria Lenk foi brindada com uma motivadora palestra do campeo olmpico Bernardinho, treinador da seleo brasileira masculina de vlei. Durante a palestra, ele ressaltou a importncia da ABT para o esporte nacional. mo, ginstica artstica e natao. Cerca de 600 prossionais se inscreveram para o processo seletivo, que foi dividido em trs etapas: inscrio, prova escrita e anlise de currculos. Os candidatos tinham de ser, obrigatoriamente, prossionais de Educao Fsica devidamente inscritos no respectivo Conselho Regional de Educao Fsica e, preferencialmente, registrados na Confederao Brasileira da respectiva modalidade. Sempre compostas de treinadores de trs ou quatro modalidades, novas turmas sero abertas anualmente. A previso de que sejam capacitados 432 treinadores, de 14 modalidades, at 2018, e os cursos so inteiramente nanciados pelo Comit Olmpico Brasileiro, por meio de bolsas concedidas aos treinadores. Ao m do curso, o treinador
A prim eira turm a da ABT con ta com a

ser certicado por meio de um brev, que o denominar Treinador Nacional em Esporte de Alto Rendimento.

par tic ipa o de 108 alu nos , trei nad ore s

de atle tism o, gin sti ca art stic a e nat a o.

at 2018

432 14

Treinadores Metas da Academia Brasileira de

treinadores capacitados

modalidades assistidas
Marcos Goto, tcnico de Arthur Zanetti, um dos alunos da ABT.

O curso composto de oito mdulos presenciais, outros trs a distncia e mais trs mdulos de estgio, direcionados para duas reas: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeioamento Esportivo. Na primeira, o treinador ser capacitado para trabalhar com o desenvolvimento do atleta ainda jovem, num processo de preparao de muitos anos, identicando e aperfeioando as potencialidades do competidor na busca pelo resultado esportivo; na segunda, a capacitao do treinador est voltada para o resultado esportivo de excelncia, os recordes e as vitrias em competies de alto nvel. a busca por otimizar o desempenho do atleta, na sua mxima capacidade de rendimento. Para alicerar sua programao de atividades, a ABT conta com a consultoria de um distinto grupo de treinadores e outros prossionais importantes ligados ao esporte olmpico brasileiro. A equipe, denominada Consultores de Honra, responsvel por contribuir com as diretrizes gerais e os aspectos tcnicos de funcionamento da academia. Fazem parte do grupo, entre outros profissionais, os tcnicos Bernardinho (vlei), Nlio de Moura (atletismo) e Geraldo Bernardes (jud). O corpo docente da ABT altamente qualicado, composto de prossionais com formao acadmica e vasta experincia no esporte de alto rendimento. No quadro, h doutores, ps-doutores e mestres, alm de treinadores estrangeiros, referncias mundiais em suas modalidades, que estaro no Brasil e passaro suas experincias na fase de estgio.

para al m D os J o G os D o rio

61

Estamos vivendo um momento histrico no esporte brasileiro. A construo da Academia Brasileira de Treinadores talvez seja o maior legado para o esporte, que a capacitao, a formao daqueles que so os responsveis pela multiplicao da prtica esportiva no pas, com excelncia. Essa iniciativa do COB e do IOB fundamental para a transformao efetiva do Brasil em uma potncia olmpica. Ao formarmos profissionais mais capacitados, vamos conseguir dar o salto de qualidade que tanto esperamos e almejamos.
Bernardinho, na aula inaugural
da Academia Brasileira de Treinadores

62

CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

Em paralelo s aes da ABT, o Instituto Olmpico Brasileiro segue com o objetivo de difundir o conhecimento olmpico por meio de seus programas, cursos, seminrios, congressos e demais eventos acadmicos e cientcos. No programa de gestores, destaques para o Curso de Administrao Esportiva (CAE) e o Curso Avanado de Gesto Esportiva (CAGE), chancelados pelo Comit Olmpico Internacional (COI) e ministrados anualmente. Para completar a trade de atuao do IOB (gestores, atletas e treinadores), foi lanado em 2012 o Programa de Apoio ao Atleta (PAA). O programa tem por objetivo dar suporte ao atleta que tenha encerrado a carreira e ajud-lo a desempenhar uma nova atividade prossional, preferencialmente ligada ao esporte. Para o COB, um ex-atleta pode contribuir muito para o desenvolvimento do esporte brasileiro. A primeira fase do programa, denominada Ncleo de Transio de Carreira, foi destinada a atletas que recm encerraram suas carreiras ou esto em vias de. Nesse mdulo, os atletas foram beneciados com diversos servios, tais como: oportunidades de estgio, programas de trainee, oferta de bolsas de estudo em diferentes reas e participao em processos de coaching. Outros dois ncleos os de Atletas de Alto Rendimento e de Atletas Jovens Talentosos sero oferecidos futuramente.

d e A p o io O P ro g ra m a p o r o b je ti vo m a o A tl e ta te na

tl e ta au xi li a r o a a ra o u tr a tr a n si o p Ti m e sq .) ; o C T ca rr e ir a (e ss a r p o r u m B ra s il va i p a st ru tu ra o e re e p ro ce ss o d s u ip a m e n to d e se u s e q . .) ir (d e sp o rt iv o s

Por conta das obras para os Jogos do Rio de Janeiro, o Veldromo foi fechado e ser desmontado, para que outro Seja no campo das atividades tericas e acadmicas ou em aes de aperfeioamento da infraestrutura, o COB avana rumo aos seus objetivos, tanto os ligados ao desenvolvimento do esporte como um todo quanto os que possam tornar o Brasil uma potncia olmpica j a partir de 2016. Um exemplo de trabalho com foco tanto no mdio quanto no longo prazo a melhoria contnua das instalaes do Centro de Treinamento Time Bra sil, que vai passar por uma completa reestruturao. mais moderno e que atenda s exigncias da Unio Ciclstica Internacional (UCI) seja construdo. Os equipamentos do CTs de ginstica artstica, ciclismo e patinao artstica, que funcionavam dentro do Veldromo, foram transferidos para outros locais, em carter temporrio. J o Parque Aqutico Maria Lenk que estar sob a administrao do COB at 2014 continua a abrigar a Sala de Fora e Condicionamento, e as salas de treinos de esportes de combate e de aulas da Academia Brasileira de Treinadores, alm das piscinas para os treinos de natao e saltos ornamentais. Futuramente, as instalaes do Maria Lenk devero ser remodeladas.

para al m D os J o G os D o rio

65

Para auxiliar na preparao dos atletas, est prevista para 2013 a inaugurao do Laboratrio Olmpico, espao destinado coleta de informaes e a pesquisas da cincia do esporte. As pesquisas conduzidas pelo Laboratrio Olmpico servem de base para uma melhor aplicao das ferramentas da cincia do esporte, fundamentais para o esporte de alto rendimento. Esse acompanhamento mais de perto do condicionamento dos atletas j parte das inovaes h muito adotadas pelo COB. Os resultados, na prtica, puderam ser percebidos com maior clareza na preparao para os Jogos Olmpicos Londres 2012, considerada excelente. Uma boa infraestrutura para treinamentos fundamental, mas um campeo olmpico no surge graas a investimentos no esporte de alto rendimento, somente. O processo de lapidao de um atleta de ponta tende a comear ainda nas competies de base sejam elas em bairros, comunidades, agremiaes ou escolas , quando um talento detectado. Como fomentador e entidade mxima do esporte olmpico no Brasil, o COB ciente desse processo e, por isso, possui, dentre seus vrios programas de incentivo prtica esportiva, o maior evento esportivo estudantil do pas: as Olimpadas Escolares (OE).

la re s As Ol im p ad as Es co rti vo

to es po s o o ma io r ev en Em 20 12 , s. pa es tu da nt il do za da s em ali re m as et ap as fo ra . iab Cu e as Po o s de Ca ld

Implantado em 2005, o programa organizado e realizado anualmente pelo COB, com a correalizao do Ministrio do Esporte e das Organizaes Globo. Em suas etapas seletivas, conta com a participao de representantes de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. Na primeira fase, rene cerca de 2 milhes de jovens atletas, de 40 mil escolas (pblicas e privadas), de quase 4 mil municpios. As competies so divididas em duas faixas etrias: de 12 a 14 anos e dos 15 aos 17 anos. Passadas as seletivas estaduais, as etapas nais so disputadas em duas cidades. Em 2012, elas foram realizadas na mineira Poos de Caldas (12 a 14 anos) e em Cuiab (15 a 17 anos), capital do Mato Grosso. As Olimpadas Escolares crescem a cada ano e a edio de Poos de Caldas foi a maior da histria do evento, com a participao de cerca de 5 mil pessoas, entre atletas-estudantes, treinadores, dirigentes, voluntrios e membros do Comit Organizador. No total, participaram 28 delegaes contando com a da cidade antri , que disputaram as competies, todas com entrada gratuita, em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginstica rtmica, handebol, jud, lutas, natao, tnis de mesa, vlei e xadrez.

para al m D os J o G os D o rio

67

Em Poos de Caldas, 11 atletas brasileiros atuaram como embaixadores das Olimpadas Escolares. Os embaixadores so atletas que j disputaram os Jogos Olmpicos ou Pan-americanos e fazem parte de um programa desenvolvido pelo COB voltado para os jovens. Escolhidos a cada edio das OE, eles participam de vrias atividades, como palestras ou demonstraes do esporte, e tm como misso principal a transmisso de conhecimentos e experincias aos estudantes. Dos embaixadores que estiveram em Poos de Caldas, alguns comearam suas carreiras justamente nas Olimpadas Escolares, como Ana Cludia Lemos (atletismo), Leonardo de Deus (natao) e Lgia Silva (tnis de mesa). Em comum, os trs atletas zeram parte da delegao brasileira nos Jogos Olmpicos de Londres. No ltimo dia de competies, alm das premiaes de praxe, foi anunciada uma lista com os nomes de 36 atletas 18 meninas e 18 meninos e de tcnicos medalhistas do vlei. Eles formaram a primeira seleo escolar nacional e passaram uma semana treinando no Centro de Treinamento da Confederao Brasileira de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro. As Olimpadas Escolares podem ser o ponto de partida de uma promissora carreira. Foi a partir de bons resultados na etapa de Cuiab que alguns jovens atletas se credenciaram para disputar o Festival Olmpico da Juventude da Austrlia, em 2013. Destaques nas modalidades atletismo, natao e jud, 52 estudantes foram selecionados pelo COB para o evento australiano. Um passo importante para quem sonha com um futuro no esporte.

Disputei duas edies, foram competies muito importantes para a minha carreira. Fui pegando experincia, bagagem e, quando subo no pdio em qualquer competio, me lembro do incio da carreira, justamente nas Olimpadas Escolares.
Ana Cludia Lemos, atleta olmpica

68

CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

para al m D os J o G os D o rio

69

Somando todas as fases, as Olimpadas Escolares renem cerca de 5 milhes de alunos por ano.

70

CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

para al m D os J o G os D o rio

71

Reconhecidas pelo COI por sua excelncia na organizao, as OE tm por tradio revelar nomes importantes do esporte olmpico brasileiro a judoca Sarah Menezes, medalha de ouro em Londres 2012, o melhor exemplo. Porm, mais do que uma competio esportiva entre jovens estudantes, as Olimpadas Escolares so um evento socioeducativo e cultural, em que os valores olmpicos de amizade, respeito e excelncia permeiam todas as atividades. A m de estimular o conhecimento e a aproximao com os valores olmpicos, o evento promove uma extensa programao nas cidades-sede das etapas nacionais. O Programa Educativo e Cultural mobiliza os estudantes e as escolas em torno de aes ldicas, criativas e informativas, como exposio de fotos do Time Brasil, mural de mensagens, clnicas esportivas, biblioteca itinerante, entre outras. As atividades socioculturais desenvolvidas nas Olimpadas Escolares so uma amostra da integrao existente entre setores do COB, neste caso uma ao conjunta entre os departamentos Cultural, de Esporte Estudantil e o de Operaes e Eventos. Esse ltimo tambm responsvel pela organizao do Prmio Brasil Olmpico, solenidade em que o COB premia os melhores atletas do ano. Realizado no dia 18 de dezembro, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, o prmio destacou como melhores de 2012 os atletas Sheilla Castro, do vlei, na categoria feminina, e Arthur Zanetti, da ginstica artstica, na categoria masculina.
Ar th ur Za ne tt i Sh ei la Ca st ro e io Br as il Ol m pi co re ce be m o Pr m do pr es id en te do 20 12 da s m o s ur Nu zm an e do CO B Ca rlo s Ar th ; rt e Al do Re be lo m in ist ro do Es po es ad id un m Co s B na o pr og ra m a CO e ex o do Al em o es te ve no Co m pl m co s de da ivi at rs as pr om ov eu di ve as cr ia n as .

J o Departamento Cultural, alm das aes realizadas nas OE e em outros eventos promovidos pelo COB, est frente do programa COB nas Comunidades, que busca aproximar do esporte jovens de comunidades carentes e conta com a participao de atletas olmpicos em palestras e encontros. Em 2012, vrias comunidades que passaram pelo processo de pacicao promovido pelo governo do estado foram contempladas pelo programa. Nas visitas em que o COB faz nas comunidades, ocorridas de forma regular, so distribudos, eventualmente, material esportivo e livros do Selo COB Cultural. Mantido pelo Departamento Cultural, o selo editorial, de temtica esportiva, j publicou mais de 40 livros. Em 2012, os destaques foram a reedio do Almanaque Olmpico, atualizado com novos termos e dados, e o livro Nalbert a jornada de um lder, biograa do ex-capito da seleo brasileira masculina de vlei e campeo olmpico em Atenas 2004.
Destaques de 2012 do selo COB Cultural.

para al m D os J o G os D o rio

73

Distribuio da arrecadao da Lei Agnelo/Piva

85% COB/Confederaes 10% Desporto Escolar 5% Desporto Universitrio


R$ 7.135.234,32

Comit Olmpico Brasileiro

85%

R$ 14.270.468,36 R$121.298.979,06

R$165.938.216,87
2012

da arrecadao bruta das loterias federais

2%

R$156.948.436,17
2011
R$ 8.296.911,02

R$142.704.681,74
2010
R$ 7.847.422,08

R$ 16.593.821,97 R$141.047.483,88

Comit Paralmpico Brasileiro

15%

R$113.477.290,61
2009

R$ 15.694.843,75 R$133.406.170,17

R$ 5.673.864,81 R$ 11.347.729,14
Independentemente do setor, todo e qualquer projeto desenvolvido pelo Comit Olmpico Brasileiro ou em parceria com as confederaes submetido chancela da Diretoria Financeira. A rea responsvel por conduzir de forma transparente, e de acordo com as normas vigentes, a aplicao dos recursos da entidade. Majoritariamente garantidos pela Lei Agnelo/Piva, os recursos advm do repasse de 2% do arrecadado com as loterias federais, com o COB recebendo 85% desse valor os outros 15% so destinados ao Comit Paralmpico Brasileiro. Em 2012, foram arrecadados R$165.938.216,87 por intermdio da Lei, uma variao de quase 6% a mais em relao ao ano anterior, que foi de R$156.948.436,17. A arrecadao nanceira foi maior, em comparao a 2011, no entanto os nmeros indicam que a variao de crescimento vem diminuindo a cada ano, o que demonstra uma estabilizao dos recursos recebidos.
0 10 20 30

R$ 96.455.696,66

Variao da arrecadao anual (%)

23,44%

25,76%

8,21%

9,98% 5,73%

2008
74
CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

2009

2010

2011

2012
para al m D os J o G os D o rio

75

Do total arrecadado em 2012, o COB destinou R$16.593.821,97 (10%) no desporto escolar e R$8.296.911,02 (5%) no desporto universitrio, conforme compromisso assumido pela entidade. J o montante de R$147.121.997,28 foi aplicado em grande parte no esporte (R$121.169.549,82) e na administrao da organizao (R$25.952.447,47). Por se tratar de um ano de edio dos Jogos Olmpicos, o valor aplicado no esporte foi maior do que o arrecadado por meio da Lei. Essa engrenagem foi realizada graas ao Fundo Olmpico mantido pelo COB, fundamental para o bom gerenciamento do caixa e da prpria organizao. Vale lembrar que os recursos recebidos pelo COB, por intermdio da Lei Agnelo/Piva, e suas respectivas aplicaes no esporte so scalizados regularmente pelo Tribunal de Contas da Unio (TCU) e pela Controladoria Geral da Unio (CGU). O COB tambm possibilita ao TCU e ao Ministrio do Esporte o acompanhamento de todas as etapas da prestao de contas, conforme normas estabelecidas pelo prprio TCU. Alm disso, uma auditoria externa independente realizada uma vez ao ano por empresas lderes do segmento. O modelo de gesto do Comit Olmpico Brasileiro tem como eixos fundamentais a integrao dos setores e a busca incessante por ecincia e transparncia. As aes individuais ou gerais devem estar alinhadas com os preceitos do estatuto, documento que dene o sistema de organizao, lista atribuies e estabelece o funcionamento de cada rea do organograma da entidade, entre outras determinaes. Para alm da administrao, h um sistema de governana que orienta e d as diretrizes da entidade, em termos de organizao e estrutura funcional. A regncia desse sistema est a cargo de quatro Poderes Constituintes do COB: a Assembleia Geral, o Conselho Fiscal, o Conselho Executivo e a Presidncia. A cada quatro anos, no quarto trimestre, aps a celebrao do m dos Jogos Olmpicos de Vero, a Assembleia Geral se rene para eleger o presidente do COB. Em 2012, a Assembleia reelegeu Carlos Arthur Nuzman o presidente do Comit Olmpico Brasileiro, para um novo mandato de quatro anos. Sero tempos de novos desaos, rduas misses e muita dedicao.

Aplicao dos recursos da Lei Agnelo/Piva1e2


total aplicado esporte administra o do cob

R$89.929.041,99 R$71.922.883,13 R$18.006.158,87

R$99.369.705,59 R$79.545.476,65 R$19.824.228,94

R$131.019.234,88 R$107.809.637,33 R$23.209.597,56

R$147.121.997,28 R$121.169.549,82 R$25.952.447,47

Aplicao de recursos do Fundo Olmpico Lei Agnelo/Piva2


20 milhes

160 milhes 140 milhes 120 milhes 100 milhes 80 milhes


(1) No includos os 10%

18 milhes 16 milhes 14 milhes 12 milhes 10 milhes 8 milhes 6 milhes 4 milhes 2 milhes 0

60 milhes 40 milhes 20 milhes 0

destinados ao Desporto Escolar e os 5% destinados ao Desporto Universitrio.

(2) Os valores referentes a 2012 foram calculados com bases em estimativas, visto que ainda no houve o fechamento contbil do ms de dezembro de 2012 .

2009
76
CO M I T O L M P I CO B R A S I L E I RO 2 012 : A N O O L M P I CO

2010

2011

2012

2009

2010

2011

2012
para al m D os J o G os D o rio

77

No horizonte dos atletas brasileiros, um novo ciclo olmpico: quatro anos de muito trabalho e dedicao pela frente.

Time Brasil Londres 2012


CHEFE DE MISSO
Bernard Rajzman

Massoterapeutas
Flora Cristina Jefferson Santiago Jorge Brando Kleevansostis Albuquerque Luiz Carlos Souza Raquel Loureno Rui Raggio

ComuNicao

CINCIA DO ESPORTE
Equipe COB
Sebstian Pereira (coordenador) Cristina Gil Julio Noronha Luis Viveiros Sidney Silva

Web
Isabel Cataldi

Relaes com a Imprensa


Flvia Custdio Luis Carlos Pinto

VIL A OLMPICA
Operaes de Vila / TraNsporte

SUBCHEFES DE MISSO
Operaes de Vila / Transporte Jos Roberto Perillier Operaes Esportivas Jorge Bichara Departamento Mdico Jos Padilha Operaes de Apoio / Credenciamento / Uniforme e Logstica Gustavo Harada

Equipe Operaes de Vila


Daniela Polzin Ftima Ferreira Leila Nogueira Paula Hernandez Urubatan Costa da Silva

Operaes de Apoio / CredeNciameNto / UNiforme e Logstica

VivNcia Olmpica
Soraya Carvalho

Especialistas
Adriana Bassini Andr Zacharias Cesar Jube Clayton dos Santos Fabiane Nader Felipe Romano Fernanda Farias Robin Guilherme Pineschi Hlio Gonalves de Oliveira Jose Juan Blanco Herrera Leonardo Mataruna Lilian Barazetti Lucas Rosito Luiz Claudio Cameron Marcos Saulo de Jesus Maria Cristina Miguel Maria Helena Rodriguez Reginaldo dos Santos Samia Hallage Sandro Alves Legey Thiago Alfredo Siqueira Pereira

Operaes de Apoio
Carolina Silva

Mdicos
Carlos Tadeu Moreno Claudia Coutinho Claudio Cardone Tathiana Parmigiano

Equipe Transporte
Elizabeth Perdigo Humberto Pereira Jess Oliveira Rodrigo Simonin

Credenciamento
Ceclia Guimares

Uniforme e Logstica
Bernardo Otero Eduardo Carvalho

Fisioterapeutas
Alexandre Dias Lopes Daniel Viana Fabio Minuti Leonardo Medeiros Ricardo Takahashi

Operaes Esportivas

Equipe
Adriana Behar Berenice Wilke Jacqueline Godoy Jorge Ajuz Roberto Osiris Rodrigo Barbosa Walter Boddener

comuNicao

Relaes com a Imprensa


Christian Dawes Daniel Varsano

Quiropra Xista
Plnio Barreto

COORDENAO GERAL
Marcus Vinicius Freire Sergio Lobo

Comunicao Institucional
Pedro Arruda

Massoterapeutas
Joo Batista Marianos Julio Brandsford Ronildo Silva

COORDENAO
Comunicao Claudio Motta Crystal Palace Edgar Hubner Financeiro Jos Maria de Santucci Processos e Ocorrncias Helbert Costa

DepartameNto Mdico

CRYSTAL PAL ACE


TcNica
Andr Mattos Ana Paula Ferreira

Mdicos
Gustavo Campos (Coordenador) Ana Visconti Bruno Borges Joo Olyntho Julio Nardelli Rodrigo Goes

CHef
Roberta Sudbrack

Secretaria
Ise Boaventura

Equipe Chef
Andra Samico Ivonete Guedes Najara Weneck Rafael Santos Washington Menezes

Fisioterapeutas
Henrique Jatob (Coordenador) Camila Abreu Felipe Tadiello Luis Henrique Kaiser Raphael Andr Ronaldo Aguiar

MarketiNg
Miriam Dagostini

FiNaNceiro
Alice Freitas Delgado

NutricioNista
Renata Parra

INfraestrutura
Cristiano Barros Homem

CENTRO DE IMPRENSA
Equipe COB
Alexandre Castello Branco Pedro Gonzaga

Processos e OcorrNcias
Vanessa Schmidt

Hospedagem e AlimeNtao
Alex Morais

Editores / Reprteres
Alexandre Bittencourt Eusbio Galvo Fernando Duarte Flvia Ribeiro Flvia Tavares Flvio Brilhante Patrick Moraes

Chefes de Equipe, Treinadores e Oficiais


ATLE TISMO
Chefe de Equipe
Martinho Nobre dos Santos

Oficiais
feminino Andr Alves Clvis Roberto Rossi Haddad Cristiano Cedra Hortncia de Ftima Marcari Maria do Carmo Mardegan Ferreira Milena Gomes Perroni Challa Paula Hensel masculino Daniel Hideki Kan Demetrius Conrado Ferraciu Diego Miceli Jeleilate Fernando Hector Dur Jos Alves dos Santos Neto Vanderlei Mazzuchini Junior

ESGRIMA
Treinadores
 lessandro di Agostino A Alexandre Alves Teixeira Filippo Lombardo

Oficiais
Alessandra Mara dos Santos Dutra Alex Lcio Archivaldo Aprile Cesar Augusto Parreira Leandro Gregorut Lima Maria Rita Cardoso Gomes

LE VANTAMENTO DE PESO
Treinadores
feminino Dragos Doru Stanica masculino Luiz Lopes Portilla Dovale

FUTEBOL
Chefes de Equipe
f eminino Lilian S de Paula masculino Andrs Sanchez

Treinadores
Ricardo Antnio Dngelo (treinador-chefe) Adauto Domingues Aristides de Andrade Junqueira Neto Claudio Roberto de Castilho Clodoaldo do Carmo Edemar Alves dos Santos Elson Miranda de Souza Joo Paulo Alves da Cunha Katsuhiko Nakaya Neilton Moura Nlio Alfano Moura Paulo Servo Costa Sanderlei Claro Parrela Tania Fernandes de Paula Moura Victor Fernandes Vitaly Petrov

HIPISMO
Chefe de Equipe
Luiz Antonio Rocco

LUTAs
Treinadores
A ngel Torres Aldama  Pedro Miguel Garcia Perez

Treinador Adestramento
Dolf Dietram Keller

Treinadores
f eminino Jorge Luiz Barcellos Martins masculino Mano Menezes

Treinador CCE
Nick Turnher

NADO SINCRONIZ ADO


Treinadora
L eslie Anne Sproule 

BOXE
Chefe de Equipe
Otlio Manuel Oliv Toledo

Treinador Saltos
Jean Maurice Bonneau

NATAO
Chefes de Equipe
I g or de Souza Ricardo de Moura

Oficiais
feminino Clio Jos Rossi Fernanda Coimbra Costa Flvio Fernandes Bryk Roberto Valdemar Teixeira Rodrigo Alves Montiel Srgio Vieira Rangel Vinicius da Cunha Munhoz masculino Adenir Silva Francisco Carlos Cersosimo Guilherme Augusto Pessoa Ribeiro Jos Luiz Runco Luiz Carlos de Souza das Neves Sidnei de Esprito

Oficiais
hipismo adestramento Luiz Ezequiel Gomes Paulo Eduardo Limongi Pacheco hipismo cce Ailton Alves Amaral Caroline Gordon Esmar Areballo Abadia Imogen Hellawell Ricardo Antonio Bonetti hipismo saltos Alailton Lima Motta Andrea Gustafssom Izaquiel Barbosa da Silva Kate Elisabeth Forsen Rogrio Akira Saito

Treinadores
feminino Claudio Mrcio Aires da Silva masculino Joo Carlos Soares Gomes de Barros Mateus Domingues Alves

Treinadores
Alberto Pinto da Silva Andr Simes Ferreira Arilson Soares da Silva Fernando Antonio Vanzella Frederico Guilherme Guariglia Filho Luiz Eduardo Raphael Marco Antonio de Arago Veiga Paulo Cezar da Silva Marinho Ricardo Cintra Rosane Moreira Reis Carneiro

Oficiais
Cristiano Frota de Souza Laurino Jacy Castilho da Silva Joo Evangelista de Sena Bonm Jorge Peanha Julian Silva Kiyoshi Takahashi Marcos Augusto Virtulo Margit Weise Pedro Atlio Ricardo Alexandre Junqueira Rodrigo Solla Iglesias Simone Sanches

Oficial
Jurac dos Santos Oliveira

CANOAGEM SL ALOM
Treinador
Ettore Ivaldi

Oficiais
Felipe Vaz Domingues Gustavo Damasio Maglioca Jean Rogers Romagnoli Jefferson Neves Marcus Frederico Bernhoeft Michael Thomas Walker Natan Alves Ferreira Cunha Rafael Oliveira Rocamora Vagner Rodrigues do Nascimento

CANOAGEM VELOCIDADE
Treinador
Pedro Alves de Sena Jnior

GINSTICA ARTSTICA
Treinadores
feminino Iryna Ilyashenko Ricardo Santos Pereira masculino Marcos Suzarte Goto Renato Alves Pequeno de Arajo Vladimir Vatkin

JUD
Chefe de Equipe
Ney Wilson Pereira da Silva

BASQUE TE
Chefes de Equipe
feminino Bruno Gomes de Valentin masculino Vinicius Cunha Alvarez

CICLISMO
Chefe de Equipe
Francisco Cusco y Florencio

Treinadores
feminino Rosicleia Cardoso Campos masculino Luiz Juniti Shinohara Mario Tsutsui

Treinador BMX
Guilherme de Azambuja Pussield

Treinadores
feminino Luis Claudio Cicchetto Tarallo masculino Rubn Pablo Magnano

Treinadores Estrada
feminino Antonio Carlos Ferreira Silvestre masculino Emerson Francisco da Silva

Oficial
masculino Raphael de Figueiredo Andr

Oficiais
Adriana de Lacerda Amaral Miranda Amadeu Dias de Moura Junior Breno Schor Emerson Franchini Expedito de Melo Rosa Falco Filho Gisele de Paiva Lemos Glaucio da Silva Paredes Hans Peter Strubreiter Manoela Christophe Rosado Penna Mario Sabino Junior Mateus Saito Roberta Lima Thiago Takara

PENTATLO MODERNO
Treinadores
Alexandre Magno Vieira Franca Thales Rabelo Metre

HANDEBOL FEMININO
Chefe de Equipe
Rita de Cssia Orsi

REMO

Treinador MTB
Ruy Avancini

Chefe de Equipe
Srgio Brasil Sztancsa

Oficial
Eduardo Souza de Oliveira

Treinador
Morten Roneklint Soubak

Treinador
Jos Jacques Gerard Oyarzabal

Resultados
SALTOS ORNAMENTAIS
Treinadores
f eminino Andreia da Silva Boehme masculino Ricardo de Lima Moreira Roberto Gonalves

leGenDas: (NM) sem marca | ( DNS) no participou da prova | ( DNF) no completou a prova | ( D) derrota ( V) vitria | ( GS) golden score | ( OTL) eXcedeu o tempo limite | ( EL) Eliminado | (SUP) Superior | (SF) Semi-final

AT L E T ISMO femiNiNo
Disciplina Atleta/Equipe Geisa Aparecida Muniz Coutinho Aline Leone dos Santos Revezamento 4 x 400m Jailma Sales de Lima Joelma Das Neves Sousa Lucimar Teodoro (Reserva) Ana Claudia Lemos Silva Evelyn Carolina Oliveira dos Santos Revezamento 4 x 100m Franciela das Graas Krasucki Rosngela Cristina Oliveira Santos Vanda Ferreira Gomes (Reserva) Tamires de Liz (Reserva) Lanamento do Dardo Salto em Distncia 200m 400m com Barreiras Salto com Vara Arremesso do Peso 400m Salto Triplo Maratona 100m Lanamento do Disco Laila Ferrer e Silva Maurren Higa Maggi Evelyn Carolina Oliveira dos Santos Ana Claudia Lemos Silva Jailma Sales de Lima Fabiana de Almeida Murer Geisa Rafaela Arcanjo Joelma Das Neves Sousa Geisa Aparecida Muniz Coutinho Keila Costa Adriana Aparecida Da Silva Rosngela Cristina Oliveira Santos Andressa Oliveira de Moraes 21 15 15 33 29 14 7 28 32 20 47 12 16 58.39m 6.37m 22.82 23.40 57.05 4.50m 19.02m 52.69 53.43 13.84m 2h33:15 11.17 60.94m 7 (Final) 6 (SF) 42.91 42.55 (recorde sul-americano) 15 3:32.95

VLEI
Chefes de Equipe
Jos Elias Proena Jos Incio Salles Neto

Classificao Final

Resultado

TAEK WONDO
Treinadores
feminino Robert James Fausett masculino Fernando Madureira da Silva

Treinadores
f eminino Jos Roberto Lages Guimares masculino Bernardo Rocha de Rezende

Oficiais
feminino Alexandre Lopes Ramos Andr Rosendo Antonio Rizola Camila de Paula Brait Claudio Lopes Pinheiro Fbio Correa Leonardo Gomes Cupertino Moraes Marco Antonio Di Bonifcio Paulo do Rego Barros Junior Wagner Luiz Coppini Fernandes masculino lvaro Chameki Giuliano Ribas Guilherme de Brito Pereira Tenius Luciana la Plata Jos Francisco dos Santos Ricardo Lucarelli dos Santos de Souza Roberley Luiz Leonaldo Roberta Correia Giglio Sidnei Papke

TNIS
Chefe de Equipe
Paulo Ricardo Moriguti

Treinador
Joo Luiz Swetsch

TNIS DE MESA
Chefe de Equipe
Paula Lima Emerenciano

Treinadores
Jean Ren Mounie Lincon Koo Tomita Yasuda

TIRO COM ARCO


Treinador
Lim Hee Sik

TIRO ESPORTIVO
Treinadores
Carlo Danna Jos Carlos Iengo Batista

VLEI DE PRAIA
Chefe de Equipe
Antonio Tadeu Name Saad

AT L E T ISMO masculiNo
Marilson dos Santos Maratona Paulo Roberto de Almeida Paula Franck Caldeira De Almeida Salto com Vara Decatlo Fbio Gomes da Silva Luiz Alberto Cardoso De Arajo Aldemir Gomes da Silva Junior Bruno Lins Tenrio de Barros Revezamento 4 x 100m Nilson de Oliveira Andr Sandro Ricardo Rodrigues Viana Carlos Roberto Pio (Reserva) Bruno Lins Tenorio De Barros 200m Aldemir Gomes da Silva Junior Sandro Ricardo Rodrigues Viana Salto Triplo 800m Salto em Altura Lanamento do Disco 100m Salto em Distncia 20km Marcha Atltica Jonathan Henrique Silva Fabiano Peanha Kleberson Davide Guilherme Henrique Cobbo Ronald Odair de Oliveira Julio Nilson de Oliveira Andr Mauro Vinicius Hilrio Loureiro da Silva Caio Oliveira de Sena Bonm 13 16 43 26 19 DNS 16 41 28 7 39 20.55 20.63 21.05 15.59m 1:46.29 2.21m 56.20m 10.26 8.01m 1h24:45 10 38.35 5 8 13 19 2h11:10 2h12:17 2h13:35 NM 7849 pts

TRIATLO
Chefe de Equipe
Marco Antnio de Mattos la Porta Jnior

Treinadores
 bel Martins da Silva Junior A Francisco Antonio Rodrigues Castro Letcia de Amorim Pessoa Marcelo Brauer de Gouveia e Freitas

Treinador
Srgio Santos

Oficiais
feminino Carlos de Alexandrino Filho Carlos Eduardo da Penha Elias Oliveira Machado Filipe Medeiros Bertozzi Francisco Oliveira Neto Julius Fontes de Queiroz Otvio Beiriz Furtado masculino Gilmario Ricarte Batista Paulo Victor Rocha Branco Ricardo da Silva Reis Ricardo Figueiredo Seixas Ricardo Innocencio Rossini Freire de Arajo feminino e masculino Adriano Roza Marco Antonio Char

VEL A
Chefe de Equipe
Cludio Biekarck

Treinadores
Bruno di Bernard Fernando Samara Pasqualin Luca Modena Paulo Roberto Ribeiro Rodrigo Amado

Oficiais
Gerald Alvado Helena Calderon Lucas Souza Ricardo de Queiroz Lobato

B A SQUE T E femiNiNo
Disciplina Atleta/Equipe Adriana Moises Pinto Clarissa Cristina dos Santos Damiris Dantas do Amaral Erika Cristina de Souza Franciele Aparecida do Nascimento Joice Cristina de Souza Rodrigues Karla Cristina Martins da Costa Nadia Gomes Colhado Patricia de Oliveira Ferreira Silvia Cristina Gustavo Rocha Valente Tassia Pereira de Souza Carcavalli 9 BRA 53 x 73 FRA (D) 20:16, 14:18, 15:18, 9:21 RUS 69 x 59 BRA (D) 19:18, 12:8, 18:17, 20:16 AUS 67 x 61 BRA (D) 15:10, 16:8, 20:22, 16:21 BRA 73 x 79 CAN (D) 8:18, 17:21, 28:16, 20:24 GBR 66 x 78 BRA (V) 19:19, 17:20, 17:25, 13:14 Classificao Final Resultado

BOXE M asculiNo
Disciplina -69kg Atleta/Equipe Myke Ribeiro de Carvalho Classificao Final 17 Resultado USA 16 x 10 BRA (D) Errol Spence x Myke Ribeiro de Carvalho AZE 11 x 24 BRA (V) Soltan Migitinov x Esquiva Falco Florentino HUN 10 x 14 BRA (V) Zoltan Harcsa x Esquiva Falco Florentino GBR 9 x 16 BRA (V) Anthony Ogogo x Esquiva Falco Florentino JPN 14 x 13 BRA (D) Ryota Murata x Esquiva Falco Florentino IND 14 x 15 BRA (V) Sumit Sangwan x Yamaguchi Falco Florentino CHN 17 x +17 BRA (V) Fanlong Meng x Yamaguchi Falco Florentino -81kg Alex Ribeiro Garcia Anderson Frana Varejo Caio Aparecido da Silveira Torres Guilherme Giovannoni Larry James Taylor Jr. Leandro Mateus Barbosa Marcelo Magalhes Machado Marcelo Tippo Huertas Marcus Vinicius Vieira de Souza Maybyner Rodney Hilrio Raul Togni Neto Tiago Splitter 5 BRA 75 x 71 AUS (V) 19:20, 17:15, 20:14, 19:22 GBR 62 x 67 BRA (V) 11:4, 16:23, 16:21, 19:19 BRA 74 x 75 RUS (D) 20:15, 12:25, 21:19, 21:16 CHN 59 x 98 BRA (V) 9:25, 12:17, 17:28, 21:28 ESP 82 x 88 BRA (V) 26:17, 18:21, 22:19, 16:31 BRA 77 x 82 ARG (D) 26:23, 14:23, 14:18, 23:18 Yamaguchi Falco Florentino Bronze CUB 15 x 18 BRA (V) Julio la Cruz Peraza x Yamaguchi Falco Florentino RUS 23 x 11 BRA (D) Egor Mekhontcev x Yamaguchi Falco Florentino

-75kg

Esquiva Falco Florentino

Prata

B A SQUE T E M asculiNo

C a Noagem FemiNiNo
Slalom K1 Ana Satila Vieira Vargas 16 110.83

C a Noagem M asculiNo
Velocidade C1 200m Velocidade C2 1000m Ronilson Matias de Oliveira Erlon de Souza Silva Ronilson Matias de Oliveira 12 10 44,586 3:41.484

CICL ISMO FemiNiNo


BMX Individual Estrada - Contra Relgio VEN 15 x 14 BRA (D) Karlha Magliocco x Erika Matos KAZ 14 x 16 BRA (V) Saida Khassenova x Adriana Arajo Squel Saune Stein Clemilda Fernandes Silva Clemilda Fernandes Silva Estrada Janildes Fernandes Silva Fernanda da Silva Souza 16 18 23 DNF OTL 42,995 41:25.39 3:35.56

BoXe femiNiNo
48-51kg Erica dos Santos Matos 9

57-60kg

Adriana dos Santos Araujo

Bronze

MAR 12 x 16 BRA (V) Mahjouba Oubtil x Adriana Arajo RUS 17 x 11 BRA (D) Sofya Ochigava x Adriana Arajo

CICL ISMO M asculiNo


Murilo Antonio Fischer Estrada Magno do Prado Nazaret Gregory Alves de Freitas Panizo Mountain Bike Cross Country Valeriano Rubens Donizeti Renato Rezende Magno do Prado Nazaret 32 DNF DNF 24 32 26 55:50.77 1:34.23 5:46.37

69-75kg

Roseli Amaral Feitosa

CHN 19 x 14 BRA (D) Jinzi Li x Roseli Feitosa

BOXE M asculiNo
-52kg Julio Henriques Neto 9 PRK 8 x 12 BRA (V) Jong Chol Pak x Julio Henriques Neto PUR 18 x 13 BRA (D) Jeyvier Cintron Ocasio x Julio Henriques Neto UZB 7 x 13 BRA (V) Orzubek Shayimov x Robenilson Vieira de Jesus -56kg Robenilson Vieira de Jesus 9 RUS 11 x 13 BRA (V) Sergey Vodopiyanov x Robenilson Vieira de Jesus CUB 16 x 11 BRA (D) Lazaro Alvarez Estrada x Robenilson Vieira de Jesus -60kg Robson Donato da Conceio 9 GBR 13 x 9 BRA (D) Josh Taylor x Robson Conceio CUB 18 x 15 BRA (D) Roniel Iglesias Sotolongo x Everton dos Santos Lopes

BMX Individual Estrada - Contra Relgio

E SGRIM A M asculiNo
Individual Florete Guilherme Amaral Toldo 32 MAR 6 x 15 BRA (V) Lahoussine Ali x Guilherme Toldo USA 15 x 5 BRA (D) Race Imboden x Guilherme Toldo NED 15 x 10 BRA (D) Bas Verwijlen x Athos Schwantes GER 15 x 6 BRA (D) Benedikt Wagner x Renzo Agresta

Individual Espada Individual Sabre

Athos Marangon Schwantes Renzo Pasquale Zeglio Agresta

28 22

-64kg

Everton Lopes dos Santos

Futebol femiNiNo
Disciplina Atleta/Equipe Aline Pellegrino Andreia Suntaque Barbara Micheline Do Monte Barbosa Bruna Beatriz Benites Soares Cristiane Rozeira De Souza Silva Daiane Menezes Rodrigues Danielli Silva Erika Cristiano Dos Santos Ester Aparecida Dos Santos Fabiana Da Silva Simes Francielle Manoel Alberto Grazielle Pinheiro Nascimento Marta Vieira Da Silva Maurine Dorneles Gonalves Miraildes Maciel Mota Renata Aparecida Da Costa Rosana Dos Santos Augusto Thais Duarte Guedes 6 BRA 5 x 0 CMR (V) BRA 1 x 0 NZL (V) BRA 0 X 1 GBR (D) BRA 0 x 2 JPN (D) Classificao Final Resultado

GiN stica A rtstica FemiNiNo


Disciplina Atleta/Equipe Daiane Garcia dos Santos Barras Assimtricas Ethiene Cristina Gonser Franco Daniele Matias Hypolito Bruna Sayumi K. Yamamoto Leal Bruna Sayumi K. Yamamoto Leal Individual Geral Daniele Matias Hypolito Ethiene Cristina Gonser Franco Daiane Garcia dos Santos Daiane Garcia dos Santos Bruna Sayumi K. Yamamoto Leal Equipe Ethiene Cristina Gonser Franco Daniele Matias Hypolito Harumy Freitas 12 161,295 Classificao Final 54 55 56 64 36 37 38 Resultado 12,966 12,933 12,900 12,466 52,765 52,732 52,665 41,065

GiN stica A rtstica masculiNo


Argolas Individual Geral Barra Fixa Barras Paralelas Arthur Nabarrete Zanetti Sergio Yoshio Sasaki Junior Sergio Yoshio Sasaki Junior Sergio Yoshio Sasaki Junior Sergio Yoshio Sasaki Junior Sergio Yoshio Sasaki Junior Sergio Yoshio Sasaki Junior Sergio Yoshio Sasaki Junior Diego Matias Hypolito Ouro 17 10 10 9 5 7 17 59 15,900 14,233 88,965 14,833 15,200 16,100 14,366 14,233 13,766

Futebol M A sculiNo
Alex Sandro Lobo Silva Alexandre Rodrigues Da Silva Bruno Uvini Bortolana Danilo Luiz Da Silva Givanildo Vieira De Souza Juan Guilherme Nunes Jesus Leandro Damio Da Silva Dos Santos Lucas Rodrigues Moura Silva Marcelo Vieira Da Silva Junior Neymar Da Silva Santos Junior Norberto Murara Neto Oscar Dos Santos Emboaba Junior Paulo Henrique Chagas De Lima Gabriel Ferreira Rafael Pereira Da Silva Romulo Borges Monteiro Sandro Raniere Guimares Cordeiro Thiago Emiliano Da Silva Prata BRA 3 x 2 EGY (V) BRA 3 x 1 BLR (V) BRA 3 x 0 NZL (V) BRA 3 x 2 HON (V) BRA 3 x 0 KOR (V) BRA 1 x 2 MEX (D)

Salto Cavalo Solo

H A NDEbol femiNiNo
Alexandra Priscila Do Nascimento Ana Paula Rodrigues Belo Chana Franciela Masson De Souza Daniela De Oliveira Piedade Deonise Fachinello Cavaleiro Eduarda Idalina Amorim Fabiana Carvalho Carneiro Diniz Fernanda Franca Da Silva Francine Camila G. De Moraes Cararo Jessica Da Silva Quintino Mayara Fier De Moura Mayssa Raquel De Oliveira Pessoa Samira Pereira Da Silva Rocha Silvia Helena A Pinheiro Pitombeira 6 BRA 24 x 23 CRO (V) BRA 27 X 25 MNE (V) BRA 30 x 17 GBR (V) BRA 27 x 31 x RUS (D) BRA 29 X 26 ANG (V) BRA 19 x 21 NOR (D)

GiN stica A rtstica FemiNiNo


Daiane Garcia dos Santos Solo Bruna Sayumi K. Yamamoto Leal Ethiene Cristina Gonser Franco Daniele Matias Hypolito Daniele Matias Hypolito Trave Ethiene Cristina Gonser Franco Bruna Sayumi K. Yamamoto Leal Harumy Freitas 17 43 50 80 23 48 52 67 14.166 13.433 13.166 11.900 14.166 13.000 12.800 12.033

HIpismo
Adestramento Individual Luiza Novaes Tavares de Almeida Alvaro Affonso de Miranda Neto Saltos Individual Rodrigo de Paula Pessoa Jos Roberto Reynoso Fernandes Filho Carlos Eduardo Motta Ribas Alvaro Affonso de Miranda Neto Equipe de Saltos Jos Roberto Reynoso Fernandes Filho Rodrigo de Paula Pessoa 8 67.00 47 12 22 45 72 65.866 Final - 9.0 Final - 17.0 3 Classicatria - 50.0 1 Classicatria - 42.0

HIpismo
Disciplina Atleta/Equipe Ruy Leme Fonseca Marcelo Tosi Jorge Marcio Carvalho Serguei Fofanoff Ruy Leme Fonseca Marcelo Tosi Concurso Completo de Equitao CCE - equipe Jorge Marcio Carvalho Serguei Fofanoff Renan Guerreiro (Reserva) 9 295.20 Classificao Final 42 44 46 EL Resultado

Jud M asculiNo
Disciplina Atleta/Equipe Classificao Final Resultado ISL 000 x 100 BRA (V) Thormodur Jonsson x Rafael Silva LTU 0001 x 1001 BRA (V) Marius Paskevicius x Rafael Silva +100kg Rafael Carlos da Silva Bronze RUS 0001 GS x 0001 BRA (D) Alexander Mikhaylin x Rafael Silva HUN 0001 x 0001 GS BRA (V) Barna Bor x Rafael Silva KOR 0002 x 0011 GS BRA (V) Sung-Min Kim x Rafael Silva MLI 0002 x 102 BRA (V) Oumar Kone x Luciano Correa NED 0101 x 0003 BRA (D) Henk Grol x Luciano Correa UKR 0001 x 1001 BRA (V) Roman Gontiuk x Tiago Camilo ITA 0001 x 1011 BRA (V) Roberto Meloni x Tiago Camilo FRA 000 x 0101 BRA (V) Anne-Sophie Mondiere x Maria Suelen Altheman TUN 0001 x 1001 BRA (V) Nihel Cheikh Rouhou x Maria Suelen Altheman -90kg Tiago Henrique de Oliveira Camilo 5 UZB 0002 x 001 BRA (V) Dilshod Choriev x Tiago Camilo KOR 0112 x 0012 BRA (D) Dae-Nam Song x Tiago Camilo GRE 0011 x 0002 BRA (D) Ilias Iliadis x Tiago Camilo LAT 001 x 0002 BRA (V) Konstantins Ovchinnikovs x Leandro Guilheiro -81kg Leandro Marques Guilheiro 7 MAR 0001 x 1001 BRA (V) Safouane Attaf x Leandro Guilheiro USA 0101 x 000 BRA (D) Travis Stevens x Leandro Guilheiro JPN 0011 x 0002 BRA (D) Takahiro Nakai x Leandro Guilheiro RWA 000 x 100 BRA (V) Fred Yannick Uwase x Bruno Mendona NED 0011 x 0002 BRA (D) Dex Elmont x Bruno Mendona POL 0011 x 0001 BRA (D) Pawel Zagrodnik x Leandro Cunha MGL 000 x 011 BRA (V) Tumurkhuleg Davaadorj x Felipe Kitadai KSA 000 x 021 BRA (V) Eisa MajrashI x Felipe Kitadai -60kg Felipe Eidji Kitadai Bronze UZB 100 x 0001 BRA (D) Rishod Sobirov x Felipe Kitadai KOR 0001 x 0011 BRA (V) Gwang-Hyeon Choi x Felipe Kitadai ITA 000 x 0011 BRA (V) Elio Verde x Felipe Kitadai

Concurso Completo de Equitao CCE - individual

-100kg

Luciano Ribeiro Correa

Jud FemiNiNo

+78kg

Maria Suelen Altheman

CHN 100 x 0001 BRA (D) Wen Tong x Maria Suelen Altheman KAZ 0002 x 0111 BRA (V) Gulzhan Issanova x Maria Suelen Altheman JPN 100 x 000 BRA (D) Mika Sugimoto x Maria Suelen Altheman TUN 0003 x 020 BRA (V) Hana Mareghni x Mayra Aguiar POL 000 x 020 BRA (V) Daria Pogorzelec x Mayra Aguiar USA 101 x 001 BRA (D) Kayla Harrison x Mayra Aguiar NED 000 x 100 BRA (V) Marhinde Verkerk x Mayra Aguiar COL 110 x 000 BRA (D) Yuri Alvear x Maria Portela CHN 0101 x 0001 BRA (D) Lili Xu x Mariana Silva GER 0002 x 0021 BRA (V) Miryam Roper x Rafaela Silva -73kg Bruno Mendonca Silva 9

-78kg

Mayra Aguiar da Silva

Bronze

-66kg

Leandro Lema da Cunha

17

-70kg

Maria de Lourdes Mazzoleni Portela

17

-63kg

Mariana dos Santos Silva

17

-57kg

Rafaela Lopes Silva

HUN 1001 x 000 BRA (D*) Hedvig Karakas x Rafaela Silva


(*) desclassicada

-52kg

Erika de Souza Miranda

KOR 1012 x 001 BRA (D) Kyung-Ok Kim x Erika Miranda

L eva N tameN to de Peso FemiNiNo


75kg Jaqueline Antonia Ferreira 8 230kg

VIE 0002 x 0021 BRA (V) Ngoc Tu Van x Sarah Menezes FRA 0001 x 001 BRA (V) Laetitia Payet x Sarah Menezes -48kg Sarah Gabrielle Cabral Menezes Ouro CHN 0002 x 0011 BRA (V) Shugen Wu x Sarah Menezes BEL 000 x 001 BRA (V) Charline Van Snick x Sarah Menezes ROU 0001 x 011 BRA (V) Alina Dumitru x Sarah Menezes

L eva N tameN to de Peso M asculiNo


+105kg Fernando Saraiva Reis 12 400Kg

L U TA S FemiNiNo
55kg Joice Souza da Silva 12 BRA P1/2 P2/0 P3/0 x RUS P1/0 P2/1 P3/1 (D) Joice Silva x Valeriia Zholobova

M aratoN a Aqutica FemiNiNo


10km Livre Poliana Okimoto Cintra DNF

Nado SiNcroNizado
Disciplina Dueto Atleta/Equipe Lara Puglia Teixeira Nayara Leite Figueira Classificao Final 13 Resultado 174.100 pts

Remo M asculiNo
Disciplina Skiff Individual Atleta/Equipe Anderson Nocetti Classificao Final 19 Resultado 7:25.03

S altos OrN ameN tais FemiNiNo


3m Trampolim Juliana Rodrigues Veloso 28 241.15 22 26 26 15 24 33 DNS 25.44 55.94 2:13.17 2:14.74 1:01.40 1:00.14 +67 Natlia Falavigna Silva 11 KOR 13 x 9 BRA (D) In Jong Lee x Natalia Falavigna

N Ata o FemiNiNo
50m Livre 100m Livre 200m Borboleta 200m Medley 100m Costas 100m Borboleta 400m Medley Graciele Herrmann Daynara Lopes Ferreira de Paula Joanna de Albuquerque Maranho Bezerra Melo Joanna de Albuquerque Maranho Bezerra Melo Fabiola Pulga Molina Daynara Lopes Ferreira de Paula Joanna de Albuquerque Maranho Bezerra Melo

S altos OrN ameN tais M A S CUL INO


3m Trampolim 10m Plataforma Cesar Augusto Aquino de Castro Hugo Pellicer Parisi 17 30 388.40 363.70

TaekwoNdo FemiNiNo

N Ata o M A S CUL INO


Thiago Machado Vilela Pereira Revezamento 4 x 100m Medley Felipe Alves Frana da Silva Kaio Mrcio Ferreira Costa de Almeida Marcelo Chierighini 50m Livre 100m Borboleta 200m Medley 200m Costas 100m Livre Cesar Augusto Cielo Filho Bruno Giuseppe Fratus Kaio Mrcio Ferreira Costa de Almeida Thiago Machado Vilela Pereira Henrique Cavalcanti Rodrigues Leonardo Gomes De Deus Cesar Augusto Cielo Filho Nicolas Nilo Cesar de Oliveira Tales Rocha Cerdeira Henrique Ribeiro Marques Barbosa Kaio Mrcio Ferreira Costa de Almeida Leonardo Gomes De Deus Daniel Orzechowski Nicolas Nilo Cesar de Oliveira Bruno Giuseppe Fratus Revezamento 4 x 100m Livre Nicholas Arajo Dias Santos Marcelo Chierighini Joo Bevilaqua de Lucca (Reserva) 100m Peito 400m Medley Felipe Alves Frana da Silva Felipe Ferreira Lima Thiago Machado Vilela Pereira 12 13 Prata 1:00.01 1:00.08 4:08.86 9 3:16.14 Bronze 4 28 4 12 13 6 24 9 19 17 21 28 21.59 21.61 53.14 1:56.74 1:59.58 1:58.14 47.92 49.51 2:09.77 2:12.05 1:56.99 1:58.03 55.16 15 3:37.00

TaekwoNdo M asculiNo
UZB 2 x 3 BRA (V) Dmitriy Kim x Diogo Silva -68kg Diogo Andr Silvestre da Silva 5 JOR 5 x 7 BRA (V) Mohammad Abulibdeh x Diogo Silva IRI 5 SUP x 5 BRA (D) Mohammad Bagheri Motamed x Diogo Silva USA 8 x 5 BRA (D) Terrence Jennings x Diogo Silva

T Nis M A S CUL INO


Individual Thomaz Cocchiarali Bellucci Bruno Fraga Soares 5 Dupla Marcelo Pinheiro Davi de Melo Thomaz Cocchiarali Bellucci Andre Rezende S 17 33 FRA X BRA 6x7/6x4/6x4(D) BRA X EUA 6x2/6x4 (V) BRA X CZE 1x6/6x4/24x22 (V) FRA X BRA 6x4/6x2 (D) EUA x BRA 7x6/6x7/6x3 (D)

200m Peito

200m Borboleta 100m Costas

T Nis de mesa femiNiNo


Ligia Santos da Silva Individual Caroline Aiko Kumahara Caroline Aiko Kumahara Equipe Ligia Santos da Silva Lin Gui 9 BRA 0 x 3 KOR (D) 49 BRA 4 x 0 DJI (V) GBR 4 x 0 BRA (D) 49 BRA 4 x 0 VAN (V) AUS 4 x 1 BRA (D)

T Nis de mesa M A S CUL INO


Individual Hugo Hoyama Gustavo Tsuboi Hugo Hoyama 49 49 POL 4 x 3 BRA (D) I ND 4 x 2 BRA (D)

PeN tatlo ModerNo FemiNiNo


5340pts Esgrima: 904 pts - 21V/14D Natao: 1212 pts - 2:12.39 Equitao: 1152 pts - 77.71 Combinado: 2072 pts - (tempo 12:12.08) Equipe

Gustavo Tsuboi Thiago Farias Monteiro

BRA 0 x 3 HKG (D)

Yane Marcia Campos da F. Marques

Bronze

T iro com A rco M A S CUL INO


Individual Daniel Rezende Xavier 33

Remo FemiNiNo
Skiff Individual Skiff Duplo Peso Leve Kissya Cataldo da Costa Luana Bartholo de Assis Fabiana Beltrame 18 13 No participou da Final C 7:41.43

T iro E Sportivo FemiNiNo


Pistola 25m Pistola de Ar 10m Ana Luiza Ferro Souza Lima Ana Luiza Ferro Souza Lima 39 43 560 367

T iro E Sportivo M A S CUL INO


Disciplina Fossa Dubl Atleta/Equipe Filipe Antonio Carneiro Fuzaro Classificao Final 17 Resultado 131

Vlei de Praia M A S CuliNo


Disciplina Atleta/Equipe Classificao Final Resultado BRA 2 X 0 NOR (V) 21X14 / 21X18 Ricardo Alex Costa Santos Pamella Oliveira Nascimento 30 2h04:02 Dupla Reinaldo Colucci Diogo Sclebin Costa Martins 36 44 1h50:59 1h51:51 5 BRA 2 X 0 GBR (V) 21X17 / 21X12 BRA 2 X 0 CAN (V) 21X18 / 24X22 BRA 2 X 0 ESP (V) 21X18 / 21X19 GER 2 X 0 BRA (D) 21X15 / 21X19

T riatlo FemiNiNo T riatlo M A S CUL INO

Pedro Henrique de M da Cunha

V Ela FemiNiNo
470 RS:X Laser Radial Fernanda Ryff M. de Oliveira Ana Luiza Busato Barbachan Patricia da Costa Freitas Adriana Kostiw 6 13 25 75 110 216

Vlei FemiNiNo
Adenizia Ferreira Da Silva Danielle Rodrigues Lins Fabiana Alvim De Oliveira Fabiana Marcelino Claudino Fernanda Cristina Ferreira BRA 3 x 2 TUR (V) 25x18 / 23x25 / 25x19 / 25x27 / 15x12 USA 3 x 1 BRA (D) 25x18 / 25x17 / 22x25 / 25x21 BRA 0 x 3 KOR (D) 23x25 / 21x25 / 21x25 BRA 3 x 2 CHN (V) 25x16 / 20x25 / 25x18 / 28x30 / 15x10 BRA 3 x 0 SRB (V) 25x10 / 25x22 / 25x16 RUS 2 x 3 BRA (V) 26x24 / 22x25 / 25x19 / 22x25 / 19x21 BRA 3 x 0 JPN (V) 25x18 / 25x15 / 25x18 09/08 /2012 BRA 3 X 1 USA (V) 11X25 / 25X17 / 25X20 / 25X17

V Ela masculiNo
RS:X Laser Finn Star Ricardo Winicki Santos Bruno Fontes Jorge Zarif Robert Scheidt Bruno Prada 9 13 20 3 113 125 161 40

Fernanda Garay Rodrigues Jaqueline Maria Pereira De Carvalho Endres Natalia Zilio Pereira Paula Renata Marques Pequeno Sheilla Tavares De Castro Tandara Alves Caixeta

Ouro

Vlei de Praia FemiNiNo


BRA 2 X 0 MRI (V) 21X05 / 21X10 Juliana Felisberta Silva BRA 2 X 0 GER (V) 21X18 / 21X13 BRA 2 X 0 CZE (V) 21X12 / 21X18 Bronze BRA 2 X 0 NED (V) 21X10 / 21X17 BRA 2 X 0 GER (V) 21X10 / 21X19) Dupla Larissa Frana BRA 2 X 1 CHN (V) 11X21 / 21X19 / 15X12 USA 2 X 1 BRA (D) 15X21 / 21X19 / 15X12 BRA 2 X 0 NED (V) 21X10 / 21X19 9 Talita Antunes da Rocha BRA 2 X 1 GER (V) 21X19 / 29X31 / 15X13 BRA 2 X 1 AUS (V) 18X21 / 21X16 / 15X09 CZE 2 X 1 BRA (D) 21X16 / 20X22 / 15X09

Thaisa Daher De Menezes

Vlei M A S CUL INO


Bruno Mossa De Rezende Dante Guimares Santos Do Amaral Gilberto Amauri De Godoy Filho Leandro Vissoto Neves Lucas Saatkamp Murilo Endres Ricardo Garcia Rodrigo Santana Sergio Dutra Dos Santos Sidnei Dos Santos Junior Thiago Soares Alves Wallace Leandro De Souza Prata BRA 3 X 0 TUN (V) 25X17 / 25X21 / 25X18 BRA 3 x 0 RUS (V) 25X21 / 25X23 / 25X21 BRA 1 X 3 USA (D) 25X23 / 25X27 / 19X25 / 17X25 BRA 3 X 2 SRB (V) 22X25 / 25X15 / 20X25 / 25X22 / 15X9 BRA 3 X 0 GER (V) 25X21 / 25X22 / 25X19 ARG 0 X 3 BRA (V) 19X25 / 17X25 / 20X25 08 /08 /2012 BRA 3 X 0 ITA (V) 25X21 / 25X12 / 25X21 10/08 /2012 RUS 3 X 2 BRA (D) 19X25 / 20X25 / 29X27 / 25X22 / 15X9

Maria Elisa Mendes Ticon Antonelli

Vlei de Praia M A S CuliNo


BRA 2 X 1 AUT (V) 19X21 / 21X17 / 16X14 Alison Conte Cerutti BRA 2 X 0 SUI (V) 21X17 / 21X12 BRA 2 X 0 ITA (V) 26X24 / 21X18 Dupla Prata BRA 2 X 0 GER (V) 21X16 / 21X14 BRA 2 X 1 POL (V) 21X17 / 16X21 / 17X15 Emanuel Fernando Scheffer Rego BRA 2 X 0 LAT (V) 21X15 / 22X20 GER 2 X 1 BRA (D) 23X21 / 16X21 / 16X14

Realizao
Grupo de produto proveniente de florestas bem manejadas e fontes controladas www.fsc.org Cert no. SW-COC-003487 1996 Forest Stewardship Council

PresideNte

Carlos Arthur Nuzman


Diretora Cultural

Christiane Paquelet
C apa produzida em pet reciclado

CoordeNadora de Publicaes

Carolina Araujo
ANalista de Publicaes e redator

Pedro Gonzaga
CoordeNao editorial e grfica

Casa da Palavra
editora

Renata Nakano
Reviso

Aderbal Torres
Projeto grfico

Dupla Design
Fotografias

Alaor Filho/AGIF/COB p. 9; 11; 15; 31; 46; 55; 56; 57; 58; 68; 80 (ginstica, lutas, canoagem);
81 (natao); 82 (jud); 83 (atletismo); 84 (ciclismo)

Alexandre Castello Branco/COB p. 40; 41 Andr Mouro/AGIF/COB p. 70; 71; 72 Daniel Ramalho/AGIF/COB p. 14; 16; 28; 48; 52; 53; 54; 63; 80 (basquete, saltos
ornamentais); 81 (vela); 82 (handebol); 83; 84 (vlei de praia)

80 (pentatlo moderno, levantamento de peso); 81 (triatlo); 82 (tiro com arco); 83 (tnis de mesa, tiro esportivo); 84 (remo, futebol, taekwondo, boxe)

Fernando Soutello/AGIF/COB p. 67 Heitor Vilela/COB p. 73 Heuller Andrey/AGIF/COB p. 66 Isabel Cataldi/COB p. 23 Ismar Ingber/COB p. 60; 61; 65 Paulo Paixo/Dupla Design p. 73 (inferior) Pedro Arruda/COB p. 24; 43 Satiro Sodr/AGIF/COB p. 78 Sergio Huoliver/COB p. 64 Soraya Carvalho/COB p. 42 Valterci Santos/AGIF/COB capa; p. 6; 7; 11; 17; 19; 22; 30 (inferior); 32; 39; 45; 49; 51;

Washington Alves/AGIF/COB p. 2; 12; 13; 20; 21; 25; 27; 29; 30 (superior); 33; 34; 35; 36; 37; 38; 50; 59; 83 (vlei, esgrima); 84 (hipismo, tnis)
Impresso

Comit Olmpico Brasileiro Avenida das Amricas, 899 Rio de Janeiro, R J | 22631- 000 (21) 3433-5777 cob.org.br

Stilgraf

Fontes Mistas

Comit Olmpico Brasileiro Departamento Cultural/Publicaes

Vous aimerez peut-être aussi