Vous êtes sur la page 1sur 6

Professor Gustavo Fregapani

E-mail: gustavofregapani@gmail.com
Pgina de dicas no Facebook: https://www.facebook.com/GustavoFregapani

Curta a pgina e receba novidades, informaes e dicas para concursos pblicos! Responsabilidade Civil Exerccios 1 (CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio) No ordenamento jurdico brasileiro, a responsabilidade do poder pblico objetiva, adotando-se a teoria do risco administrativo, fundada na ideia de solidariedade social, na justa repartio dos nus decorrentes da prestao dos servios pblicos, exigindo-se a presena dos seguintes requisitos: dano, conduta administrativa e nexo causal. Admite-se abrandamento ou mesmo excluso da responsabilidade objetiva, se coexistirem atenuantes ou excludentes que atuem sobre o nexo de causalidade. 2 (CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria) A teoria do risco integral obriga o Estado a reparar todo e qualquer dano, independentemente de a vtima ter concorrido para o seu aperfeioamento. 3 (CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria) Pela teoria da faute du service, ou da culpa do servio, eventual falha imputada pessoalmente ao funcionrio culpado, isentando a administrao da responsabilidade pelo dano causado. 4 (CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judicirio - rea Judiciria) Se do atributo da executoriedade do ato administrativo resultar dano ao particular em razo de ilegitimidade ou abuso, o Estado estar obrigado a indenizar o lesado, uma vez configurados a conduta danosa, o dano e o nexo causal. 5 (CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) Caso algum cidado pretenda ser ressarcido de prejuzos sofridos, poder propor ao contra o Estado ou, se preferir, diretamente contra o agente pblico responsvel, visto que a responsabilidade civil na situao hipottica em apreo solidria. 6 (CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) Todos os anos, na estao chuvosa, a regio metropolitana de determinado municpio acometida por inundaes, o que causa graves prejuzos a seus moradores. Estudos no local demonstraram que os fatores preponderantes causadores das enchentes so o sistema deficiente de captao de guas pluviais e o acmulo de lixo nas vias pblicas. De acordo com a jurisprudncia e a doutrina dominante, na hiptese em pauta, casa haja danos a algum cidado e reste provada conduta omissiva por parte do Estado, a responsabilidade deste ser subjetiva.

7 (CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo) Conforme entendimento do STF, com base na teoria do risco administrativo, a responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico objetiva relativamente a terceiros usurios e no usurios do servio. 8 (CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio) Em caso de responsabilidade decorrente de ato praticado por servidor pblico, a obrigao de reparar o dano limita-se ao prprio servidor pblico. 9 (CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior) Servidor pblico, no exerccio de suas atividades, no pode responder perante a Fazenda Pblica, mesmo no caso de causar dano a terceiros, pois a responsabilidade, nessas ocorrncias, pertence ao Estado. 10 (CESPE - 2012 - TJ-RR - Tcnico Judicirio) A responsabilidade civil da pessoa jurdica de direito pblico em face de particular que tenha sofrido algum dano pode ser reduzida, ou mesmo excluda, havendo culpa concorrente da vtima ou tendo sido ela a nica culpada pelo dano. 11 (CESPE - 2012 - TJ-RR - Tcnico Judicirio) As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem objetivamente pelos eventuais danos que seus agentes causarem a terceiros ao prestarem tais servios. 12 (CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial) A regra da responsabilidade civil objetiva do Estado se aplica tanto s entidades de direito privado que prestam servio pblico como s entidades da administrao indireta que executem atividade econmica de natureza privada. 13 (CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo) As pessoas jurdicas prestadoras de servios pblicos esto sujeitas responsabilidade civil objetiva pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, mas, no que diz respeito s pessoas de direito privado que prestem tais servios, a responsabilidade s existir se o agente causador do dano agir de forma dolosa. 14 (CESPE - 2012 - PC-CE - Inspetor de Polcia Civil) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista que exploram atividade econmica respondem pelos danos que seus agentes causarem a terceiros conforme as mesmas regras aplicadas demais pessoas jurdicas de direito privado. 15 (CESPE - 2012 - PC-CE - Inspetor de Polcia Civil) A responsabilidade civil do Estado exige trs requisitos para a sua configurao: ao atribuvel ao Estado, dano causado a terceiros e nexo de causalidade.

16 (CESPE - 2011 - CBM-DF - Oficial Bombeiro Militar) As entidades da administrao indireta respondero objetivamente pelos danos que nessa qualidade causarem a terceiros, mesmo quando os danos por elas provocados decorrerem da atividade econmica de natureza privada. 17 (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio Taquigrafia) Suponha-se que Maria estivesse conduzindo o seu veculo quando sofreu um acidente de trnsito causado por um nibus da concessionria do servio pblico municipal de transporte pblico, o qual lhe causou danos materiais. Nessa situao hipottica, eventual direito indenizao pelos danos suportados por Maria somente ocorrer se ficar provado que o condutor do referido coletivo atuou com culpa ou dolo, j que no haver responsabilidade objetiva na espcie, pois, na oportunidade, Maria no era usuria do servio pblico de transporte pblico coletivo. 18 (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio rea Judiciria) Para se caracterizar a responsabilidade civil do Estado no caso de conduta omissiva, no basta a simples relao entre a omisso estatal e o dano sofrido, pois a responsabilidade s estar configurada quando estiverem presentes os elementos que caracterizem a culpa. 19 (CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista Judicirio) A responsabilidade civil do Estado no caso de morte de pessoa custodiada subjetiva. 20 (CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio rea Judiciria) Com referncia responsabilidade civil do Estado e supondo que um aluno de escola pblica tenha gerado leses corporais em um colega de sala, com uma arma de fogo, no decorrer de uma aula, julgue o item abaixo. No caso considerado, existe a obrigao do Estado em indenizar o dano causado ao aluno ferido. 21 (CESPE - 2011 - PREVIC Tc.Administrativo) Em se tratando de conduta omissiva, para configurao da responsabilidade estatal, necessria a comprovao dos elementos que caracterizam a culpa, de forma que no deve ser aplicada absolutamente a teoria da responsabilidade objetiva.
22 (CESPE - 2010 - TCE-BA Procurador) Se

24 (CESPE - 2010 - MS - Analista Tcnico Administrativo PGPE) A doutrina dominante no sentido de que se aplica a teoria da responsabilidade subjetiva nos casos de ato comissivo estatal. 25 (CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judicirio) As entidades da administrao indireta que executem atividade econmica de natureza privada no esto sujeitas incidncia da regra da responsabilidade objetiva do Estado. Exerccios de Mltipla Escolha: 26 (CESPE - 2013 - TRE-MS - Tcnico Judicirio) Assinale a opo correta a respeito da responsabilidade civil do Estado. a) O Estado ser responsvel pelos danos que seus agentes causarem, sendo incabvel a ao regressiva mesmo no caso de dolo e culpa do agente. b) semelhana do que ocorre no direto civil, o direito administrativo admite a culpa concorrente da vtima, considerando-a causa atenuante da responsabilidade civil do Estado. c) A responsabilidade civil do Estado refere-se obrigao de reparar os danos causados por seus agentes a terceiros em decorrncia de suas atuaes, mas no por suas omisses. d) O ordenamento jurdico brasileiro adota a teoria da irresponsabilidade do Estado. e) Segundo a CF, a responsabilidade civil do Estado abrange as pessoas jurdicas de direito pblico, as de direito privado prestadoras de servios pblicos e as executoras de atividade econmica. 27 (CESPE - 2013 - TRE-MS - Tcnico Judicirio rea Administrativa) Acerca da responsabilidade civil do Estado, assinale a opo correta. a) Para configurar a responsabilidade civil do Estado, o agente pblico causador do dano deve ser servidor pblico estatutrio e possuir vnculo direto com a administrao. b) Para configurar a responsabilidade civil do Estado, o agente pblico causador do prejuzo a terceiros deve ter agido na qualidade de agente pblico, sendo irrelevante o fato de ele atuar dentro, fora ou alm de sua competncia legal. c) Considerando que os atos judiciais so inviolveis, no se admite a responsabilizao ao Estado pelos danos que deles emergirem. d) A responsabilidade civil do Estado objetiva, sendo obrigatria configurao da culpa para a ecloso do evento danoso. e) inconstitucional o dispositivo da Lei de Licitaes e Contratos que prev que a administrao pblica no se responsabilizar pelo pagamento dos encargos trabalhistas inadimplidos dos empregados de empresa terceirizada contratada.

determinada pessoa, submetida a investigao penal pelo poder pblico, for vtima da decretao de priso cautelar, embora no tenha tido qualquer participao ou envolvimento com o fato criminoso, e, em decorrncia direta da priso, perder o seu emprego, tal situao acarretar responsabilidade civil objetiva do Estado. 23 (CESPE - 2010 - AGU Contador) A responsabilidade civil objetiva do Estado abrange as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos, sendo excludas as empresas pblicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica.

28 (CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judicirio) Determinada professora da rede pblica de ensino recebeu ameaas de agresso por parte de um aluno e, mais de uma vez, alertou direo da escola, que se manteve omissa. Nessa situao hipottica, caso se consumem as agresses, a indenizao ser devida a) pelo Estado, objetivamente. b) pelos pais do aluno e pelo Estado em decorrncia do sistema de compensao de culpas. c) pelo Estado, desde que presentes os elementos que caracterizem a culpa. d) pelos pais do aluno e, subsidiariamente, pelo Estado. e) pelos pais do aluno, em virtude do poder familiar. 29 (CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem) Manoel estava no interior de um nibus da concessionria de servio pblico municipal, empresa no integrante da administrao pblica, quando o veculo derrapou em uma curva e capotou. Em razo desse acidente, Manoel sofreu dano material e moral. Nessa situao hipottica, a responsabilidade ser a) objetiva e da concessionria, com prazo de prescrio de cinco anos, conforme previsto em lei especial. b) subjetiva e da concessionria, com prazo de prescrio de cinco anos, conforme previsto no Cdigo Civil. c) objetiva e do municpio, com prazo prescricional de trs anos, conforme previsto em lei especial. d) subjetiva e do municpio, com prazo prescricional de trs anos, conforme previsto no Cdigo Civil. 30 (FUNCAB - 2013 - PC-ES Perito) Quanto responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito pblico, correto afirmar que : a) extracontratual, no se admitindo nenhuma excludente do nexo causal, j que fundada na teoria do risco integral. b) subjetiva, admitindo-se excludentes do nexo causal, j que fundada na teoria da culpa. c) contratual, admitindo-se excludentes do nexo causal, j que fundada na teoria do inadimplemento. d) objetiva, admitindo-se excludentes do nexo causal, j que fundada na teoria do risco administrativo. e) inexistente, admitindo-se a teoria de responsabilidade direta do agente pblico. 31 (FUNCAB - 2013 - PC-ES - Escrivo de Polcia) Um policial, de folga, efetuou disparos com uma arma de fogo pertencente sua corporao, objetivando a priso de um elemento que acabava de furtar uma mulher. Entretanto, por erro, acabou causando a morte de uma pessoa inocente, que passava naquele momento. Assim: a) a responsabilidade civil do Estado objetiva, em face do risco integral. b) a responsabilidade civil do Estado subjetiva, em face do risco administrativo.

c) a responsabilidade civil do Estado objetiva, em face do risco administrativo. d) a responsabilidade civil do Estado subjetiva, em face do risco integral. e) no haver responsabilidade civil do Estado, uma vez que o policial estava de folga. 32 (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria) O motorista de um automvel de passeio trafegava na contra-mo de direo de uma avenida quando colidiu com uma ambulncia estadual que transitava na mo regular da via, em alta velocidade porque acionada a atender uma ocorrncia. A responsabilidade civil do acidente deve ser imputada a) ao civil que conduzia o veculo e invadiu a contramo, dando causa ao acidente, no havendo nexo de causalidade para ensejar a responsabilidade do Estado. b) ao Estado, uma vez que um veculo estadual (ambulncia) estava envolvido no acidente, o que enseja a responsabilidade objetiva. c) ao Estado, sob a modalidade subjetiva, devendo ser comprovada a culpa do motorista da ambulncia. d) tanto ao civil quanto ao Estado, sob a responsabilidade subjetiva, em razo de culpa concorrente. e) ao civil que conduzia o veculo, que responde sob a modalidade objetiva no que concerne aos danos apurados na viatura estadual. 33 (AOCP - 2012 - BRDE - Analista de Projetos) A respeito da responsabilidade Civil do Estado, assinale a alternativa correta. a) O Estado no possui personalidade jurdica e, portanto, a responsabilidade civil deve recair, exclusivamente, sobre seus agentes. b) No Brasil, a Responsabilidade Civil do Estado , como regra, subjetiva. c) De acordo com a Teoria do Risco Administrativo, a culpa exclusiva da vtima exclui a responsabilidade do Estado. d) A Teoria do Risco Integral no tem aplicabilidade no Brasil. e) As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos no respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. 34 (CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Processual) Assinale a opo correta acerca da responsabilidade civil do Estado. a) O erro judicirio, por consistir em ato consequente da prestao da tutela jurisdicional, isenta o Estado de responsabilidade. b) Erro legislativo caracterizado pela declarao de inconstitucionalidade de determinada lei no gera responsabilidade do Estado.

c) Poder o Estado ser responsabilizado, desde que se comprove que ele agiu culposamente, caso uma lei de efeitos concretos cause dano ao indivduo. d) A responsabilidade objetiva caracteriza-se pela necessidade de a pessoa lesada por conduta estatal provar a existncia da culpa do agente ou do servio. e) No caso de conduta omissiva do Estado, s haver responsabilidade civil quando estiverem presentes os elementos que caracterizam a culpa. 35 (PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Assessor Jurdico) A respeito da responsabilidade civil da Administrao Pblica, assinale a alternativa INCORRETA: a) O direito brasileiro adotou a teoria do risco integral, de modo que a Administrao Pblica responde objetivamente pelos atos perpetrados por seus agentes, independentemente da existncia de dolo, culpa, caso fortuito e fora maior. b) Para configurar a responsabilidade estatal afigurase necessria a existncia de relao de causa e efeito entre o comportamento do Estado (ao ou omisso) e o dano provocado. c) O Poder Pblico no responde apenas por seus atos administrativos; pode tambm responder por seus atos administrativos e jurisdicionais. d) Conforme assegura a Constituio Federal, o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena. e) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. 36 (FCC - 2012 - Prefeitura de So Paulo - Auditor Fiscal do Municpio) O Municpio foi condenado a indenizar particular por danos sofridos em razo da omisso de socorro em hospital da rede pblica municipal. Poder exercer direito de regresso em face do servidor envolvido no incidente a) com base na responsabilidade objetiva do mesmo, bastando a comprovao do nexo de causalidade entre a atuao do servidor e o dano. b) apenas se comprovar a inexistncia de causas excludentes de responsabilidade, situao em que estar configurada a responsabilidade objetiva do servidor. c) independentemente da comprovao de dolo ou culpa, desde que constatado descumprimento de dever funcional. d) com base na responsabilidade subjetiva do servidor, condicionada comprovao de dolo ou culpa. e) desde que comprove conduta omissiva ou comissiva dolosa, afastada a responsabilidade no caso de culpa decorrente do exerccio de sua atividade profissional. 37 (FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo) O direito de regresso da Administrao em face de agentes pblicos que, nessa qualidade, causem danos a terceiros

a) independe de comprovao de dolo ou culpa, dada a sua natureza objetiva. b) depende da comprovao de conduta dolosa ou de culpa grave, afastada quando configurada responsabilidade objetiva do Estado. c) depende da comprovao de dolo ou culpa, que, quando inexistente, afasta tambm a responsabilidade da Administrao perante o particular. d) depende da comprovao da responsabilidade subjetiva do agente, com a caracterizao da conduta dolosa ou culposa. e) prescinde da comprovao do nexo de causalidade, bastando a configurao da falha na prestao do servio. 38 (ESAF - 2012 - MI - Nvel Superior) A teoria do risco administrativo costuma ser associada pela doutrina ptria seguinte teoria de responsabilidade civil do Estado: a) teoria da irresponsabilidade do Estado. b) teoria da culpa annima. c) teoria da culpa administrativa. d) teoria da responsabilidade subjetiva. e) teoria da responsabilidade objetiva. 39 (ESAF - 2012 - MDIC - Analista de Comrcio Exterior) Assinale a opo em que a responsabilidade civil dar-se- de forma subjetiva. a) Responsabilidade pela omisso tambm chamada de servio deficiente ou falta do servio. b) Responsabilidade do Estado pelo ato comissivo ensejador de dano que seu agente cause a terceiro. c) Responsabilidade dos prestadores de servio pblico por ato comissivo causador de dano ao usurio do servio. d) Responsabilidade pela omisso ensejadora de servio deficiente, ocasionando dano nuclear. e) Responsabilidade pela atuao omissiva do Estado no seu dever de assegurar a integridade de pessoas ou coisas. 40 (CEPERJ - 2012 - PROCON-RJ Advogado) Agente do Estado W realiza fiscalizao que redunda em penalidades administrativas para a empresa Teco e tal Ltda. Posteriormente, verifica-se que os atos administrativos no tinham fundamento legal e que decorreram de animosidade pessoal com o proprietrio do estabelecimento em virtude de confito amoroso. Diante dessa situao emerge a responsabilidade: a) subjetiva do agente e objetiva do Estado W b) subjetiva do agente e imunidade do Estado W c) objetiva do Estado W e objetiva do agente d) subjetiva do Estado W e imunidade do agente e) subjetiva do agente e subjetiva do Estado W

41 (FCC - 2012 TRT6 - Tcnico Judicirio) Durante a execuo de servios de reparo e manuteno nas instalaes de gs, por empresa pblica responsvel pela prestao do servio pblico de fornecimento, houve pequena exploso, ocasionando o arremesso de peas e materiais pesados a distncia significativa, causando danos materiais a particulares que estavam prximos ao local. Nesse caso, a empresa a) responde subjetivamente pelos danos causados, cabendo aos particulares a prova de culpa dos agentes que executavam o servio para fazer jus indenizao. b) responde objetivamente pelos danos materiais causados aos particulares, desde que demonstrado o nexo de causalidade, no sendo necessria a comprovao de culpa dos agentes. c) responde subjetivamente pelos danos causados, independentemente de prova de culpa dos agentes que executavam o servio no momento da exploso. d) no responde pelos danos causados, devendo os danos serem cobrados diretamente dos agentes responsveis pela execuo dos servios. e) responde objetivamente pelos danos materiais causados aos particulares, desde que demonstrada a culpa dos agentes responsveis pela execuo do servio, no sendo necessria demonstrao do nexo de causalidade. 42 (PC-SP - 2011 - PC-SP - Delegado de Polcia) A responsabilidade civil do policial decorre a) da prtica de dano por erro determinado por terceiro b) da prtica de ofensas verbais ou fsicas contra servidores ou particulares c) apenas da prtica de crime funcional de que resulte prejuzo para a Fazenda Publica. d) de omisso antijurdica cometida em obedincia a ordem superior e) de procedimento doloso ou culposo que importe prejuzo Fazenda Pblica ou a terceiros 43 (FCC - 2012 - TRT 6 - Execuo de Mandados) De acordo com o ordenamento jurdico brasileiro, a responsabilidade civil do Estado depende necessariamente a) da comprovao de conduta comissiva dolosa ou omissiva culposa do agente pblico. b) do nexo de causalidade entre a ao ou omisso de seus agentes e o dano causado a terceiros. c) da prvia condenao do agente pblico em procedimento disciplinar. d) da comprovao da falha na prestao do servio ou conduta dolosa do agente pblico. e) da omisso de agente pblico, consubstanciada na negligncia na prestao do servio.

44 (FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judicirio) De acordo com a Constituio Federal brasileira, as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servio pblico respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Isso significa que a responsabilidade extracontratual do Estado a) independe da comprovao de dolo ou culpa do agente, bastando a comprovao do nexo de causalidade entre a ao do agente pblico e o dano e a ausncia de condies excludentes. b) depende da comprovao do dolo ou culpa do agente pblico, caracterizadora da falha na prestao do servio pblico. c) independe da comprovao de dolo ou culpa do agente, o qual responde pelos danos causados perante os terceiros, podendo exercer direito de regresso em face da Administrao na hiptese de causas excludentes da ilicitude da sua conduta. d) de natureza objetiva, sendo afastada quando comprovada a culpa ou dolo exclusivo do agente que, em tal hiptese, responde diretamente perante o particular. e) de natureza subjetiva, condicionada comprovao de culpa exclusiva do agente pblico. 45 (FCC - 2012 - INSS - Perito Mdico) A responsabilidade civil do Estado encontra fundamento na Constituio Federal, aplicando-se sob a modalidade a) subjetiva quando se tratar da prtica de atos lcitos e objetiva quando se trata de atos ilcitos. b) subjetiva, tanto para atos comissivos, quanto para atos omissivos. c) objetiva para atos comissivos, ainda que lcitos. d) subjetiva para atos comissivos dolosos, praticados por agentes pblicos. e) objetiva quando se tratar de danos causados a terceiros, excluda qualquer responsabilizao para a prtica de atos omissivos. 46 (CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judicirio) No que tange responsabilidade civil do Estado, o STF (Supremo Tribunal Federal) afirma que o art. 37, pargrafo 6 da CF consagra uma dupla garantia. Essa dupla garantia consiste em a) o particular poder mover ao indenizatria contra o agente causador do dano e a pessoa jurdica qual o causador do dano se vincula em litisconsrcio. b) o agente causador do dano apenas responder ao de regresso aps a pessoa jurdica ter sido condenada a indenizar o lesado. c) ser possvel debater em uma mesma ao judicial a responsabilidade objetiva da pessoa jurdica e a subjetiva do agente causador do dano. d) ser possvel ao particular escolher contra quem mover a ao indenizatria, contra a pessoa jurdica ou contra o agente causador do dano.

47 (CONSULPLAN - 2012 - TSE - Tcnico Judicirio) Em relao a responsabilidade por atos de concessionrias de servios pblicos que causem dano a terceiros, o Brasil adota a teoria do(a) a) risco integral. b) risco administrativo. c) culpa annima. d) responsabilidade com culpa civil. 48 (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem) Tendo o agente pblico atuado nesta qualidade e dado causa a dano a terceiro, por dolo ou culpa, vindo a administrao a ser condenada, ter esta o direito de regresso. A respeito da ao regressiva, correto afirmar que a) em regra deve ser exercida, sob pena de afronta ao princpio da indisponibilidade. b) o prazo prescricional tem incio a contar do fato que gerou a ao indenizatria contra a Administrao. c) a prescrio ser decenal, com base na regra geral da legislao civil. d) o prazo prescricional ser o mesmo constante da esfera penal para o tipo criminal correspondente. 49 (FUNCAB - 2011 - Prefeitura de Vrzea Grande - MT - Auditor de Controle Interno) A respeito da responsabilidade civil do Estado, correto afirmar: a) O Estado responde por ato de seu servidor que cause danos a terceiros, no lhe sendo conferido direito de regresso. b) O terceiro prejudicado por ato de servidor no pode responsabilizar o Estado c) A responsabilidade do Estado perante terceiros depende de decreto especfico. d) O Estado responde pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. e) O Estado responde pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel somente se provado que agiu com dolo.

50 (FUNCAB - 2011 - Prefeitura de Vrzea Grande - MT Contador) A respeito da responsabilidade civil do Estado, correto afirmar: a) O servidor pblico responde regressivamente ao Estado pela indenizao que este tiver que pagar a terceiros por danos que aquele tiver causado por dolo ou culpa. b) O servidor pblico somente responde regressivamente ao Estado pela indenizao que este tiver que pagar a terceiros por danos que aquele tiver causado por dolo. c) A responsabilidade do Estado perante terceiros considerada subjetiva, isto , depende de prova da culpa do Estado. d) O Estado no responde perante terceiros por atos de seus servidores, os quais respondem pessoalmente. e) O Estado somente responde por atos dolosos ou culposos de seus servidores aps verificada a culpa do ente pblico na escolha do servidor.

Respostas:

1-C 7-C 13-E 19-E 25-C 31-C 37-D 43-B 49-D

2-C 8-E 14-C 20-C 26-B 32-A 38-E 44-A 50-A

3-E 9-E 15-C 21-C 27-B 33-C 39-A 45-C

4-C 10-C 16-E 22-C 28-C 34-E 40-A 46-B

5-E 11-C 17-E 23-C 29-A 35-A 41- B 47-B

6-C 12-E 18-C 24-E 30-D 36-D 42-E 48-A

Vous aimerez peut-être aussi