Vous êtes sur la page 1sur 16

Salas acsticas Knauf

10/2013

Classe, silncio! Knauf Cleaneo Acstico nas salas de aulas

Exclusivo

Com tratamento que purifica o ar continuamente

Norma Europeia 02

Som e rudo 03

Acstica

Som direto e reflexes sonoras 04_05_06

Acstica da sala de aula - procedimento de projeto 07_08

Clculo dos requisitos de absoro acstica 09_10_11

Tafel

Disposio dos absorvedores sonoros necessrios 12_13


A

Exemplos de clculo 14_15

Norma Europeia para salas de aula com at 250 m


Se a acstica da sala de aula for deficiente, nenhum outro fator ser capaz de compensar esta insuficincia na ateno e no desempenho dos alunos. Neste sentido, as especificaes de projeto tero efeito direto no uso da sala. Nesta publicao, so explicadas as correlaes acsticas nestes ambientes e apresentados os critrios e mtodos de projeto baseados na norma DIN 18041, acompanhados por tabelas de dimensionamento para salas de aula com at 250 m.

Som e rudo

Volume de voz
Em geral, um professor consegue falar continuamente com um tom de voz duas vezes acima do rudo de fundo, se este permanecer abaixo de aproximadamente 45 dB (A). Medido distncia de 1 metro, o nvel de presso sonora classificada dB (A) para uma pessoa falando em uma sala de aula apresenta as seguintes variaes: voz relaxada voz normal voz elevada voz alta 54 dB (A) 60 dB (A) 66 dB (A) 72 dB (A)

No entanto, quando o nvel de rudo de fundo atinge 50 dB (A) devido a deficincias estruturais ou perturbaes externas, o professor ser obrigado a fazer um esforo maior e fisicamente inaceitvel, mesmo que apenas temporrio.

Isto afeta o desempenho


O rudo afeta o recebimento e o processamento do contedo de ensino transmitido pelo professor. A capacidade de concentrao dos alunos e professores prejudicada. O desempenho dos alunos diminui.

Som e rudo - sinal desejado e sinal de interferncia


Alm do sinal desejado (a fala), h tambm o sinal de interferncia indesejado (rudos). Para que alunos ouam com clareza, o professor(a) precisa falar pelo menos duas vezes mais alto que o rudo de fundo. Para os ouvintes com audio normal (significa uma diferena de 10 dB no nvel de presso sonora), e 3 a 4 vezes mais alto para alunos com deficincia auditiva (uma diferena de nvel de presso sonora de 15 - 20 dB).
02 _ 03

Inteligibilidade Quando as distncias percorridas pelo som direto D e pelos reflexos sonoros R apresentam uma diferena de at 17 m, a diferena nos tempos de percurso das ondas acsticas de at 50 milissegundos (ms)*.

*A unidade ms significa milissegundos

Exemplo: Supondo uma distncia mdia de 2 m entre o falante e o ouvinte, que a voz seja emitida a cerca de 1,5 m acima do piso e que o p direito do ambiente seja de 3,5 m, o som direto D percorre 2 m, enquanto as reflexes sonoras R no teto percorrem 4,5 m, portanto com uma diferena de 2,5 m. Como a velocidade do som de aproximadamente 340 metros por segundo, a diferena entre esses tempos de percurso ser de cerca de 7 ms. Neste caso, a reflexo sonora atravs do teto culmina na inteligibilidade da fala dentro da sala.

R D

Inteligibilidade prejudicada Quando as distncias percorridas pelo som direto D e pelos reflexos sonoros R apresentam uma diferena superior a 17 m, a diferena entre os tempos de percurso das ondas acsticas de mais de 50 ms.

Eco ocorre quando as distncias percorridas pelo som direto D e pelos reflexos sonoros R apresentam diferena superior a 34 metros. Neste caso, a diferena entre os tempos de percurso das ondas acsticas superior a 100 ms.

Exemplo: Reflexo do teto: supondo novamente uma distncia mdia de 2 m entre o falante e o ouvinte, com a voz emitida a 1,5 m acima do piso, porm com um p direito de 12 m, o percurso das reflexes sonoras ser de 21 m, com uma diferena entre os percursos de 19 m. A diferena nos tempos de percurso ser de aproximadamente 56 ms. Neste caso, a reflexo sonora no teto prejudica a clareza da voz na sala.

R D E

Eco: supondo uma distncia mdia de 2 m entre o falante e o ouvinte, com a voz emitida a 1,5 acima do piso, mas em uma sala com p direito de 3,5 m e comprimento de 24 metros, o percurso das reflexes sonoras no teto e na parede do fundo ser de 45 m. A diferena entre os percursos do som direto e do som refletido ser de 43 m, com uma diferena entre os tempos de percurso de 127 ms. O efeito perturbador, prejudicando consideravelmente a inteligibilidade da fala nesta sala. Causa: a durao mdia de uma slaba falada de cerca de 100 ms e o intervalo entre as slabas em um texto contnuo de cerca de 200 milissegundos. O reflexo sonoro correspondente a uma diferena de tempo de percurso de 127 ms chega aos ouvintes precisamente no intervalo entre duas slabas, afetando o entendimento de forma significativa.

Som direto e reflexes sonoras


Crucial para a clareza do discurso a diferena entre as distncias de percurso do som direto e das reflexes sonoras. Uma diferena inferior a 50 ms tem efeito positivo, enquanto diferenas maiores prejudicam a inteligibilidade da fala.

Som direto e reflexes sonoras

Absorvedor de som

Absoro de som na rea de sensao auditiva

A existncia de elementos absorvedores de som em salas de aula, como vigas salientes no teto, pode prejudicar a inteligibilidade da fala. Se o som direto for absorvido, perder intensidade, enquanto o som refletido nas paredes laterais e no fundo da sala ser ouvido com mais clareza. Ou seja, o aluno ver o professor sua frente, mas ouvir a voz deste vindo de trs, o que afetar sua compreenso.

Direo: opticamente

acusticamente

Influenciando o fator orientao de direo


Se a direo do falante for visvel (opticamente perceptvel), mas no corresponder direo de onde se escuta sua voz (acusticamente perceptvel), o ouvinte ter dificuldade para se concentrar e entender o contedo apresentado.

04 _ 05

Influenciando o fator de tempo de reverberao (T)

A faixa de frequncia relevante do tempo de reverberao para a fala vai de 100 a 5.000 Hz. Requisitos especiais para deficincia auditiva Para crianas com leve deficincia auditiva, o tempo de reverberao para a faixa de frequncias de 125 Hz deve ser o mais curto possvel (T < 0,6 s). Alunos com deficincia auditiva necessitam de um tempo de reverberao ainda mais curto para que alcancem o mesmo nvel de inteligibilidade de fala (especificamente das slabas) dos ouvintes com audio normal. Menos som no fundo da sala Em salas de aula a partir de 10 m de comprimento e pouco ou nenhum material de absoro sonora, a inteligibilidade da fala normalmente insuficiente para os alunos que ocupam os bancos do fundo. Rudo gera rudo Juntamente com o aumento do tempo de reverberao, o nvel de rudo provocado pelos alunos tende a aumentar no fundo da sala. Em contraste, em um ambiente tranquilo (com curto tempo de reverberao) iro se comportar de forma ainda mais silenciosa.

Saga School of Arts - SP


Inteligibilidade de slaba de cerca de 70%

Dpn!bvejp!opsnbm Efgjdjfouft!bvejujwpt Tempo de reverberao necessrio 0,3s 1,2s

0s

Exemplo: Um nvel de inteligibilidade de slaba de cerca de 70% exige, sob certas condies, reduzir o tempo de reverberao na sala de 1,2 s (para ouvintes com audio normal) para 0,3 s (para pessoas com deficincia auditiva).

Influenciando o fator tempo de reverberao


O tempo de reverberao um critrio que indica o deterioramento acstico de uma sala aps a fonte de som ter sido desligada. Em geral, a inteligibilidade da fala diminui com o aumento do tempo de reverberao. Nos ambientes em que o tempo de reverberao maior (por exemplo, nos corredores da escola) muito mais difcil entender o que um falante diz do que em salas em que este tempo curto. O nvel desejvel para o tempo de reverberao determinado pela inteligibilidade das slabas.

Acstica da sala de aula - procedimento de projeto

1. Determinao do uso principal das salas

2. Determinao do volume da sala 3. Definio do valor necessrio do tempo de reverberao Treq Dependendo do volume da sala e do seu uso, a norma DIN 18041:2004-05 Qualidade acstica nas salas de tamanhos pequenos e mdios, define os valores necessrios Treq para o tempo de reverberao. Os valores necessrios para os tipos especficos de uso, com a sala ocupada, so apresentados nos grficos abaixo.

Dependendo da finalidade da sala, as seguintes categorias so definidas de acordo com a norma DIN 18041: Salas categoria U: Salas de aula (exceto para aulas de msica); salas de aulas com apresentaes audiovisuais; salas de grupo em jardins de infncia e creches. Salas categoria H: Salas de aula (exceto para aulas de msica); salas de grupo em jardins de infncia e creches, principalmente com um volume de at 250 m3 para: alunos com audio prejudicada; comunicao em idioma que no a lngua nativa dos alunos; comunicao com alunos que necessitam de inteligibilidade de fala por algum outro motivo. Salas categoria M: Salas para aulas de msica, incluindo atividades de canto e execuo de instrumentos.
Reverberao - Treq em s

Categoria U e H:
0.8 0.7 0.6 0.5

Classe - Treq

Reverberao - Treq em s

0.4 0.3 0.2 0.1 0 10 100 1000

1. Determinao do uso principal das salas 2. Determinao do volume da sala 3. Definio do valor necessrio para o tempo de reverberao Treq 4. Determinao da faixa de tolerncia aceitvel em funo da frequncia do tempo de reverberao de destino (item 4 da pgina 7) 5. Definio das medidas necessrias para absoro acstica (pginas 09-11) 6. Disposio dos absorvedores sonoros necessrios (pginas 12-13)

Volume da sala em m

Categoria M:
Lio de Msica - Treq
1.4 1.2 1 0.8 0.6 0.4 0.2 0 10 100 Volume da sala em m3 1000

calculadora

acstica

de

salas

Acstica da sala de aula Procedimentos de projeto


As medidas acsticas exigidas para as salas de aulas e as salas utilizadas de forma similar so definidas de acordo com a norma DIN 18041 para garantir a qualidade acstica em distncias mdias a maiores de acordo com o procedimento referido acima.

www.knauf.com.br - est disponvel para um clculo detalhado das etapas 2 a 5. Aps a digitao dos dados relativos ao uso principal da sala, s dimenses, aos tipos de superfcie e ao nvel de ocupao, o programa oferecer sugestes para as reas de absoro.

_ 07 06 06

Acstica da sala de aula - procedimento de projeto

4. Determinao da faixa de tolerncia aceitvel relativa frequncia do tempo de reverberao Com base no valor Treq, necessrio, o intervalo de tolerncia aceitvel relativo frequncia do tempo de reverberao para as salas das categorias U, H e M pode ser obtido com o auxlio dos grficos abaixo. Valores de referncia inferiores a 100 Hz e superiores a 5.000 Hz so indicados por linhas tracejadas.

Categoria U
1.4 1.2 1 0.8
T/ Treq Sala de tolerncia para a fala

0.6 0.4 0.2 0 10 100 Frequncia em Hz 1000 10000

Categoria H
1.4 1.2 1 0.8 0.6
T/ Treq Faixa de tolerncia para a fala para a deficincia auditiva

Categoria M
1.8 1.6 1.4 1.2 1 0.8 0.6 0.4 0.2 0 10
Faixa de tolerncia para msica

0.4
T/ Treq

0.2 0 10 100
Frequncia em Hz

1000

10000

100
Frequncia em Hz

1000

10000

Clculo dos requisitos de absoro acstica

5. Definio das medidas necessrias para a absoro acstica 5.1. Mtodo de clculo geral para salas de aula A rea de absoro de som referente frequncia necessria Areq calculada com base nos tempos de reverberao para as sala das categorias U, H e M, em funo do volume da sala, de acordo com a equao. (1) A faixa de frequncia relevante para a acstica das salas de aula situa-se entre 100 e 5.000 Hz. A quantidade de materiais necessrios para compor a rea de absoro sonora Areq calculada pela equao (2).

5.2. Procedimento simplificado para salas de aula das categorias U e H com at 250 m possvel definir, de forma simplificada, a rea de absoro sonora necessria para estas salas por meio da utilizao do coeficiente de absoro sonora denominado a w . Os valores de referncia para esta rea adicional de absoro do som (S) em funo do coeficiente a w esto listados nas tabelas 1 (categoria U) e 2 (categoria H). Supe-se que, como usual, as salas tenham mveis e equipamentos que refletem o som (bancos no estofados e piso sem revestimento), no tenham cortinas e estejam ocupadas de acordo com os valores oficiais de aprovao pelas autoridades, considerando-se ainda as respectivas tolerncias. Uma vez que a faixa de frequncia considerada abrange apenas as frequncias mdias entre 250 Hz e 4.000 Hz, recomenda-se um clculo adicional para a frequncia mdia de 125 Hz. (Ver exemplo 1, pgina 13)

Observao: O coeficiente de absoro sonora

aw

corresponde razo entre a energia sonora no refletida por uma superfcie e a energia sonora que incide sobre esta superfcie. As propriedades de absoro sonora dos materiais so sempre determinadas por meio da medio do coeficiente de absoro sonora difuso a s reverberao, de acordo com a norma DIN EN 20354. O coeficiente prtico de absoro de som a p (banda de oitava) convertido a partir do coeficiente de absoro sonora medida a s. de som em uma sala de teste de

Equao (1)

A req = 0.163 . V T
Equao (2)

A req =
V T Areq i S i Aj

i=1

. S + i i

A
j=1

O coeficiente de absoro sonora nominal a w (valor nico) detectado pela comparao com a curva de referncia do a p. Por razes de convenincia, o clculo da frequncia da rea de absoro de som necessria deve ser feito com base no a p fornecido nos documentos de planejamento mais recentes.

volume total da sala em m3 tempo de reverberao em s rea de absoro sonora necessria em m2 coeficiente de absoro sonora da rea Si a ser instalada rea a ser instalada com coeficiente de absoro sonora ai rea de absoro sonora de materiais, objetos (por exemplo, cadeiras) e pessoas dentro da sala em m2

Clculo dos requisitos de absoro acstica


O clculo da rea de absoro sonora da frequncia (Aref) feito para todos os tipos de uso da sala (categorias U, H e M) de acordo com a equao (1). Para salas de aula menores (at 250 m3), o clculo para as categorias U e H pode ser feito pelo mtodo simplificado, empregando-se o coeficiente nominal de absoro sonora aw.
_ 09 08 08

Clculo dos requisitos de absoro acstica

Categoria U
Classificao de coeficiente de absoro sonora a w Tabela (1) 1.00 0.85 0.80 0.75 0.70 0.65 0.60 0.55 0.50 0.45 Valores de referncia para a rea necessria m 2 com volume de sala em m 3 30 8.. 12 9.. 14 10.. 15 11.. 16 11.. 17 12.. 18 13.. 20 15.. 22 16.. 24 18.. 27 70 100 150 200 250 11.. 13.. 14.. 15.. 16.. 17.. 19.. 21.. 22.. 25.. 17 20 21 22 24 26 28 31 34 38 14.. 20 16.. 24 17.. 26 18.. 27 19.. 29 21.. 31 23.. 34 26.. 37 28.. 40 31..45 19.. 23.. 24.. 26.. 27.. 30.. 32.. 35.. 38.. 42.. 29 34 36 38 41 44 48 53 58 64 25.. 37 29.. 44 31.. 47 33.. 50 35.. 53 38.. 57 42.. 62 46.. 68 50.. 74 56..82 27.. 32.. 34.. 36.. 39.. 42.. 45.. 50.. 54.. 60.. 41 48 51 54 58 63 68 75 82 91

5.3 Mtodo de clculo para os ambientes relacionados s salas de aula Para os ambientes e espaos relacionados s salas de aula, como oficinas, laboratrios, refeitrio, corredores e reas/ptios de recreio, os valores de referncia se aplicam de acordo com a norma DIN 18041, da mesma forma que as reas livres de paredes e tetos a serem revestidas com material absorvedor, cujo coeficiente de absoro acstica nominal a w o produto da rea de piso pelo p direito usual (2,5 m em mdia) . Os valores de referncia so apresentados na tabela 3, na prxima pgina.

Categoria H
Classificao de coeficiente de absoro sonora a w Tabela (2) 1. 00 0.85 0.80 0.75 0.70 0.65 0.60 0.55 0.50 0.45 Os valores de referncia para a rea necessria a ser instalada em m 2 com volume de sala em m 3 30 10.. 11.. 12.. 13.. 14.. 14.. 16.. 18.. 20.. 22.. 12 14 15 16 17 18 20 22 24 27 70 100 150 200 250 14.. 16.. 17.. 18.. 19.. 21.. 22.. 25.. 28.. 31.. 17 20 21 22 24 26 28 31 34 38 17.. 19.. 21.. 22.. 23.. 25.. 27.. 31.. 34.. 38.. 20 24 26 27 29 31 34 37 40 45 23.. 27.. 29.. 30.. 33.. 35.. 38.. 42.. 46.. 51.. 29 34 36 38 41 44 48 52 58 64 30.. 35.. 38.. 40.. 42.. 46.. 50.. 55.. 60.. 67.. 37 44 47 50 53 57 62 68 74 82 33.. 38.. 41.. 43.. 46.. 50.. 54.. 60.. 66.. 73.. 41 48 51 54 58 63 68 75 82 91

ESPM - RJ

Clculo dos requisitos de absoro acstica


Tipo de sala Salas de aula rea de recreio, refeitrio escolar com mais de 50 m2 de rea til Escadarias, corredores, sagues 0.5

Fatores necessrios para determinar a rea S a ser instalada em m2 para materiais com coeficiente de absoro de som nominal a w 1.00 0.95 0.90 0.85 0.80 0.75 0.70 0.65 0.60 0.55 0.50 0.45 0.40 0.35 0.30 0.9 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.8 2.0

0.6

0.7

0.8

0.9 1.0 1.1 1.3 1.4 1.7

0.2

0.3

0.4

0.5

0.6

0.7

Tabela (3) Valores de referncia para as reas com parede e teto a serem cobertos com materiais com um coeficiente de absoro acstica nominal a w como um mltiplo da rea til da sala, com p direito usual (em mdia 2,5 m) para ambientes relacionados s salas de aula.

Devido ao espectro de frequncias parcialmente limitado do nvel de rudo em tais salas, as exigncias quanto ao grau de absoro sonora das reas a serem instaladas podem ser alteradas. Escadas e corredores, em particular, devem ser equipados com absorvedores sonoros eficazes na faixa de frequncia mdia de 500 a 2.000 Hz.

Em laboratrios, o espectro de rudo do equipamento tcnico/funcional deve ser considerado, alm da faixa de 500 a 2.000 Hz, conforme seu nvel de presso sonora. Nas reas de recreio, a inteligibilidade da fala na faixa de 250 Hz a 2.000 Hz deve constituir-se na base para a especificao dos absorvedores sonoros a serem instalados.

Fundao Dom Cabral - MG


10_ 010 11

6. Disposio dos absorvedores sonoros necessrios A definio das medidas de acstica do espao da sala de aula baseia-se essencialmente em sua finalidade. Fatores de influncia, relativos ao uso da sala, tais como instruo frontal, aprendizagem em grupo, aulas em conjunto e aprendizagem separada, devem ser considerados em funo de seu uso preferencial. Geralmente, so considerados parmetros de configurao tpicos, tais como: - sala ocupada com cerca de 80% da capacidade mxima. - configurao secundria de absoro do som da sala, como bancos no estofados e piso com pouca ou nenhuma absoro. - equipamentos refletores de som (armrios, estantes, elementos de blackout). - fachada envidraada (janelas contnuas) com cerca de 2 m de altura. - paredes de separao entre salas, vigas e forros modulados. As opes apresentadas a seguir de disposies bsicas V1 e V2 para absorvedores de som, com eficcia preferencial na faixa de frequncias mdias e altas, se aplicam rea do teto, aos elementos de absoro sonora dispostos na parte superior da parede traseira (para uma posio especificada do quadro negro) e, respectivamente, parte superior da parede frontal. Os procedimentos a serem adotados no projeto so os seguintes: Inicialmente, considera-se a menor rea de disposio necessria para os absorvedores sonoros combinados com uma parede traseira antirrudo e bandas de teto adjacente (Opo V 2.1). Se esta rea for insuficiente, aceitvel revestir inteiramente o teto - para salas com at 250 m3 - com absorvedores, juntamente com a parede traseira; esta disposio tambm pode ser usada em salas sem um uso primrio especfico (Opo V 1). Alm disso, o teto tambm pode receber um revestimento em forma de U, que igualmente pode ser aplicado em uma parte de uma parede longitudinal (Opes V 2.2 e V 2.3).

Em todas as demais salas, como laboratrios, ptios de recreio, refeitrios, corredores e escadarias, os materiais de absoro sonora devem ser aplicados principalmente no teto e nas superfcies das paredes.

Disposio dos absorvedores sonoros necessrios

Disposio dos Alternativa absorvedores sonoros no teto

Vista

Layout do teto
Quadronegro

rea inteira V1 (s at 250 m) Seo longitudinal A-A


Quadronegro

Layout do teto
Quadro negro

Adjacente parede traseira V 2.1 Seo longitudinal A-A

Quadronegro

Layout do teto
Quadronegro

Layout de teto em forma de U V 2.2 Seo longitudinal A-A

Quadronegro

Layout do teto
Quadronegro

Layout de teto em V 2.3 forma de U e seo de rea da parede Longitudinal Seo longitudinal A-A

Quadronegro

12_ 13

Exemplos de clculo

Exemplo 1: Clculo da sala de aula 1. Parmetros iniciais Sala de aula com equipamentos-padro e geometria de ocupao espacial normal. Profundidade: 6.0 m Comprimento: 8.0 m Altura: 3.0 m rea til: 48.0 m2 Volume: 144.0 m3 Uso: Sala de aula categoria U de acordo com norma DIN 18041 2. Avaliao A avaliao pode ser feita utilizando-se o procedimento simplificado como: Vex = 144,0 m3 250 m3. Clculo da rea adicional de absoro do som necessria de acordo com a tabela (1). Absorvedor selecionado: Chapas Knauf Cleaneo Acstico 15/30 R com revestimento de feltro padro na face posterior + l mineral, afastado 200 mm da laje superior, de acordo com a Ficha Tcnica Knauf: aw = 0.65 (LM) ap125 = 0.55 Observao: A fim de determinar a rea de absoro necessria adicional, assume-se o menor valor favorvel do p125 = 0.55 com isso, pode ser dispensada uma verificao independente da faixa de frequncia de 125 Hz.

rea de absoro adicional necessria

(conforme tabela 1):

Nota: Interpolao aceitvel Sreq = 26 a 37 m2 para V = 100 m3 Sreq = 35 a 53 m2 para V = 150 m3 ==> Para 144 m3 = 34 a 51 m2 (mdia 42 m2) Definio da rea de absoro/ disposio fsica do absorvedor: Superfcie do teto totalmente coberta com chapas de drywall no perfuradas (para uma tolerncia de compensao de 30 cm), combinadas com revestimento parcial da parede traseira (Opo V 1).

rea do teto: Parede traseira (tero superior):

5.40 x 7.40 = 40 m2 6.0 x 1.0 = 6 m2 46 m2 > 42 m2

Exemplos de clculo
Determinao das reas de absoro aceitveis em salas de aula utilizando o procedimento simplificado.

Exemplos de clculo

Exemplo 2: Avaliao do Ptio de Recreio 1. Parmetros iniciais Ptio de recreio com equipamento padro. Geometria espacial: Profundidade: 6,0 m Comprimento: 10,0 m Altura: 3,0 m rea til: 60.0 m2 Volume: 180.0 m3 Uso: Ptio de recreio 2. Avaliao Clculo da superfcie de absoro sonora adicional: Absorvedor selecionado: Chapas Knauf Cleaneo Acstico Aleatrio com revestimento de feltro padro na face posterior + l mineral, afastado 60 mm da laje superior, de acordo com a Ficha Tcnica Knauf: aw = 0.70 (M) Superfcie de absoro necessria adicional de acordo com a tabela 3 Para aw = 0.70 -> multiplicador 0,7 para altura da superfcie necessria de 2,5 m para altura de 3,0 m: Sreq = (multiplicador da tabela 3) x rea til x (altura do teto / 2,5 m) Sreq = 0.7x 60 m2 x (3.0/2.5) = 51 m2 Disposio dos absorvedores Cobertura do teto (cerca de 85%), combinada com superfcies refletoras (chapas lisas de drywall sem perfurao), possivelmente com a instalao de luminria.

Tipos de chapas Knauf Cleaneo Acstico


Cleaneo 12/25 Cleaneo 12/25 Cleaneo Cleaneo Cleaneo Cleaneo Retilneo Redondo Retilneo Quadrado Aleatrio 8/15/20 Alternado 8/12/50 B4 Slotline B6 Ranhurado

O tratamento Cleaneo age 24 horas por dia, 7 dias por semana, e no requer luz solar. As chapas Knauf Cleaneo Acstico proporcionam efeitos comprovados de purificao de ar.

14_15

0800 704 99 22 www.knauf.com.br sak@knauf.com.br Praa Floriano, 19 - 13/32 andares Centro - Rio de Janeiro - Tel.: 21 2195 1161

Vous aimerez peut-être aussi