Vous êtes sur la page 1sur 80

INTENSIVO III - 2012 DIREITO AMBIENTAL FABIANO MELO

1. ASPECTO HISTRICO DO DIREITO AMBIENTAL NO MBITO INTERNACIONAL

Em nvel mundial, o Direito Ambiental surgiu em 1972, por meio da Conferncia Mundial sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo. No final da dcada de 60, mais especificamente em 1968, a Sucia props que se discutissem as questes ambientais. Da surgiu, pela ONU, a idia da feitura de uma Conferncia. Dessa Conferncia, se originou a Declarao de Estocolmo (Soft Law sem fora impositiva). Nesse perodo, surgiram dois grandes grupos, a saber: PRESERVACIONISTAS (pases ricos e desenvolvidos) e os

DESENVOLVIMENTISTAS (pases em desenvolvimento).


Preservacionistas: Defendiam o cuidado com o meio ambiente. Desenvolvimentista: Sustentavam que o os pases preservacionistas j tinham esgotado os recursos naturais e por isso defendiam uma maior cautela com o meio ambiente. Assim, defendiam que eles tambm precisavam se desenvolver e por isso eram favorveis a continuao do uso dos recursos naturais. Esses pases queriam crescer de todo jeito, pouco se importando com o meio ambiente. O Brasil fazia parte desse grupo.

Conveno de Ramsar Trata da proteo do meio ambiente nas zonas midas. O Brasil possui 11 stios Ramsar. So reas midas ambientalmente protegidas. No Brasil, esses stios tambm so unidades de conservao.

OBS: Os pases do Leste Europeu no participaram dessa Conferncia. Apenas 112 pases apareceram em Estocolmo, e desses pases, apenas 2 Chefes de Estado participaram (ndia e Sucia).

Com a Declarao de Estocolmo (1972), o meio ambiente passou a ser entendido como um direito humano, ou seja, um direito fundamental. Foi essa declarao que inspirou o legislador constituinte brasileiro a abarcar o direito ambiental como um direito fundamental, vide o art. 225 da CF, vejamos:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes.

Em 1973, foi feita a Conveno sobre o Comrcio Internacional das Espcies da Flora e da Fauna Ameaadas de Extino CITES. Com efeito, essa Conveno possui trs anexos que categorizam as espcies ameaadas de extino. Em 1983, a ONU criou a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em 1985, foi feita a Conveno de Viena, que trouxe a proteo camada de oznio. Nesse perodo foi editado o Protocolo de Montreal, sendo este o responsvel por trazer as substncias que destroem a camada de oznio. Foi a primeira vez que apareceu o Princpio da Precauo. Foi em 1987 que essa Comisso editou o Relatrio Nosso Futuro Comum, tambm conhecido como Relatrio Brundtland (Relatrio Nosso Futuro Comum). Tal denominao se deu porque a presidente
1

desse Relatrio foi a Primeira Ministra da Noruega, Gro Bruntland. Foi a partir dele que surgiu o conceito clssico de desenvolvimento sustentvel. Princpio do Desenvolvimento Sustentvel aquele que atende as necessidades das presentes geraes, sem comprometer as necessidades das geraes futuras. Muito Importante O termo presentes e futuras geraes, previsto no art. 225 da CF, significa o Princpio da Solidariedade Intergeracional. No se pode confundi-lo como o Princpio do Desenvolvimento Sustentvel.

Em 1989, foi feita a Conveno da Basilia, que trouxe o controle de transporte transfronterio dos resduos perigosos. Aqui, de se atentar para ADPF 101, que probe a importao de pneus usados, sendo tal prtica autorizada apenas para os pases do MERCOSUL. Foi no Rio de Janeiro, em 1992, que ocorreu o pice da proteo ambiental, ou seja, o grande encontro mundial. Nele, foi realizada a Conferncia sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que tambm ficou conhecido como ECO-92, Rio-92 e Cpula da Terra. Aqui, o enfoque da proteo ao meio ambiente mudou. De fato, verificou-se a idia de desenvolvimento dos pases, mas tambm a necessidade de proteo ao meio ambiente. Foi o maior encontro da ONU, pois reuniu 178 pases, bem como fez surgir:
Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Conveno-Quadro Sobre Mudanas Climticas; Conveno Sobre Diversidade Biolgica; Agenda 21; Declarao de Florestas;

Declarao do Rio: Os princpios do direito ambiental (27) encontram-se nela. De fato, ela sistematizou os princpios dessa temtica. E justamente esses princpios que a CESPE aborda. Frise-se se tratar de Soft Law, pois no traz norma de natureza impositiva. Agenda 21: a chamada Soft Law, ou seja, norma flexvel. De fato, um instrumento de planejamento para a construo de sociedades sustentveis. Contm 40 captulos. Ela foi pensada em funo do Sc. XXI, reconhecendo que a proteo ambiental pode ocorrer em mbito nacional, regional, internacional. Abarca os governos e a sociedade civil. Trata-se um plano programtico de ao, com uma srie de instrumentos para a proteo ambiental, seja no mbito internacional, regional ou local, integrando governos e sociedade civil. Em suma, cuida-se de uma tentativa de promover em escala planetria um novo padro de desenvolvimento, conciliando mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica. Conveno-Quadro Sobre Mudanas Climticas: Cuida-se da primeira Hard Law. Foi assinada em Nova Iorque. A ela esto vinculados dois protocolos, a saber:
o o Protocolo de Kyoto, que tem como objeto o aquecimento global; Protocolo de Montreal, que discute o efeito estufa;

Protocolo de Kyoto Visa reduo da emisso de gases que geram o efeito estufa, por parte dos pases industrializados. Sua vigncia se deu em 2008 e foi at 2012. Visa reduzir em 5,2% a emisso de CO2, tendo como base o percentual de emisso no ano de 1990. Porm, ningum quer parar de emitir o CO2, pois isso afeta diretamente a produo industrial (Conferncia de Copenhague COP15). Importante J h uma linha no STJ acerca dos efeitos da mudana climtica, pois isso afeta diretamente as questes econmicas e, por conseqncia, a vida de toda a sociedade.

No Brasil, no h a necessidade da reduo de CO2. Basta que haja a reduo dos desmatamentos e o estrume da vaca. A despeito disso, foi-se criada a Lei N 12.187/09, no qual assumiu a forma de estabelecer uma poltica nacional de mudana do clima. Nesse sentido, de se atentar para o art. 12 da mencionada lei, seno vejamos:
Art. 12. Para alcanar os objetivos da PNMC, o Pas adotar, como compromisso nacional voluntrio, aes de mitigao das emisses de gases de efeito estufa, com vistas em reduzir entre 36,1% (trinta e seis inteiros e um dcimo por cento) e 38,9% (trinta e oito inteiros e nove dcimos por cento) suas emisses projetadas at 2020. Pargrafo nico. A projeo das

emisses para 2020 assim como o detalhamento das aes para alcanar o objetivo expresso no caput sero dispostos por decreto, tendo por base o segundo Inventrio Brasileiro de Emisses e Remoes Antrpicas de Gases de Efeito Estufa no Controlados pelo Protocolo de Montreal, a ser concludo em 2010.

Conveno da Diversidade Biolgica: Tem por objetivos:

Conservao da Diversidade Biolgica; Uso Sustentvel dos Recursos Biolgicos; Distribuio Justa e Equitativa dos Benefcios do Uso dos Recursos Genticos, com a transferncia adequada de tecnologias pertinentes, levando em conta todos os direitos sob tais recursos e tecnologias, mediante financiamento adequado;

Biodiversidade: Recursos da fauna, flora, dos micro-organismos, da gentica. de se atentar que no se conhece nem 10% da biodiversidade do planeta. Desse modo, na medida em que h o desmatamento, vai se perdendo o poder de manter a vida na terra. o Decreto N 4.339/02 quem o responsvel pela feitura de uma Poltica Nacional de Biodiversidade. Declarao de Floresta: No houve consenso entre os pases. Por isso no teve muita importncia.

Em 2002, ocorreu a Cpula Mundial Sobre Desenvolvimento Sustentvel, na frica do Sul. Foi a conhecida Rio +10. Dela surgiram dois documentos, a saber:
Declarao Poltica, que reafirmou os princpios das conferncias anteriores, em especial, a Rio-92. Plano de Implementao, que foi o principal documento da Rio+10. Visou erradicao da pobreza, bem como a mudana nos padres insustentveis de produo e consumo, alm da proteo dos recursos naturais.
3

2. PRINCPIOS DO DIREITO AMBIENTAL o

Princpio do Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado Como um Direito Fundamental

Est previsto no caput do art. 225 da CF. o princpio matriz do Direito Ambiental, pois a partir dele que ir se irradiar na legislao constitucional e infraconstitucional. De fato, toda a atuao do legislador e do administrador pblico ser pautada com base nesse princpio. Aqui, surge a indagao do que vem a ser meio ambiente ecologicamente equilibrado. A resposta a essa pergunta simples, pois trata-se do meio ambiente no poludo, com higidez e salubridade. Frise-se que o legislador associou o direito ao meio ambiente equilibrado com o direito vida e a sadia qualidade de vida. Nesse sentido, vejamos:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes.

Para o professor, o direito ao meio ambiente equilibrado o mais importante dos direitos fundamentais, pois s com ele que se pode efetivar os demais direitos dessa classe. Demais disso, entende ele que o maior fundamento axiolgico do sistema jurdico brasileiro a dignidade da pessoa humana. Assim, quanto mais um direito fundamental se aproxima da dignidade da pessoa humana, mais essencial ele se torna. No se pode pensar em dignidade ou sadia qualidade de vida sem o meio ambiente equilibrado. Esse princpio apareceu na Declarao do Rio. Vejamos:
Princpio 1 - Os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel. Tm direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza.

Acerca dele, o STF assim se posiciona:


REFORMA AGRARIA IMVEL RURAL SITUADO NO PANTANAL MATO-GROSSENSE -

DESAPROPRIAO-SANO (CF, ART. 184) - POSSIBILIDADE - FALTA DE NOTIFICAO PESSOAL E PREVIA DO PROPRIETARIO RURAL QUANTO A REALIZAO DA VISTORIA (LEI N. 8.629/93, ART. 2., PAR. 2.) - OFENSA AO POSTULADO DO DUE PROCESS OF LAW (CF, ART. 5., LIV) - NULIDADE RADICAL DA DECLARAO EXPROPRIATORIA - MANDADO DE SEGURANA DEFERIDO. REFORMA AGRARIA E DEVIDO PROCESSO LEGAL. - O POSTULADO CONSTITUCIONAL DO DUE PROCESS OF LAW, EM SUA DESTINAO JURDICA, TAMBM ESTA VOCACIONADO A PROTEO DA PROPRIEDADE. NINGUEM SER PRIVADO DE SEUS BENS SEM O DEVIDO PROCESSO LEGAL (CF, ART. 5., LIV). A UNIO FEDERAL - MESMO TRATANDO-SE DE EXECUO E IMPLEMENTAO DO PROGRAMA DE REFORMA AGRARIA - NO ESTA DISPENSADA DA OBRIGAO DE RESPEITAR, NO DESEMPENHO DE SUA ATIVIDADE DE EXPROPRIAO, POR INTERESSE SOCIAL, OS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS QUE, EM TEMA DE PROPRIEDADE, PROTEGEM AS PESSOAS CONTRA A EVENTUAL EXPANSAO ARBITRARIA DO PODER ESTATAL. A CLUSULA DE GARANTIA DOMINIAL QUE EMERGE DO SISTEMA CONSAGRADO PELA CONSTITUIO DA REPUBLICA TEM POR OBJETIVO IMPEDIR O INJUSTO SACRIFICIO DO DIREITO DE PROPRIEDADE. FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE E VISTORIA EFETUADA PELO INCRA. A VISTORIA EFETIVADA COM FUNDAMENTO NO ART. 2., PAR. 2. , DA LEI N. 8.629/93 TEM POR FINALIDADE ESPECIFICA VIABILIZAR O LEVANTAMENTO TECNICO DE DADOS E 4

INFORMAES SOBRE O IMVEL RURAL, PERMITINDO A UNIO FEDERAL - QUE ATUA POR INTERMEDIO DO INCRA - CONSTATAR SE A PROPRIEDADE REALIZA, OU NO, A FUNO SOCIAL QUE LHE E INERENTE. O ORDENAMENTO POSITIVO DETERMINA QUE ESSA VISTORIA SEJA PRECEDIDA DE NOTIFICAO REGULAR AO PROPRIETARIO, EM FACE DA POSSIBILIDADE DE O IMVEL RURAL QUE LHE PERTENCE - QUANDO ESTE NO ESTIVER CUMPRINDO A SUA FUNO SOCIAL - VIR A CONSTITUIR OBJETO DE DECLARAO EXPROPRIAT ORIA, PARA FINS DE REFORMA AGRARIA. NOTIFICAO PREVIA E PESSOAL DA VISTORIA. A NOTIFICAO A QUE SE REFERE O ART. 2. , PAR. 2., DA LEI N. 8.629/93, PARA QUE SE REPUTE VALIDA E POSSA CONSEQUENTEMENTE LEGITIMA EVENTUAL DECLARAO EXPROPRIATORIA PARA FINS DE REFORMA AGRARIA, H DE SER EFETIVADA EM MOMENTO ANTERIOR AO DA REALIZAO DA VISTORIA. ESSA NOTIFICAO PREVIA SOMENTE CONSIDERAR-SE-A REGULAR, QUANDO COMPROVADAMENTE REALIZADA NA PESSOA DO PROPRIETARIO DO IMVEL RURAL, OU QUANDO EFETIVADA MEDIANTE CARTA COM AVISO DE RECEPO FIRMADO POR SEU DESTINATARIO OU POR AQUELE QUE DISPONHA DE PODERES PARA RECEBER A COMUNICAO POSTAL EM NOME DO PROPRIETARIO RURAL, OU, AINDA, QUANDO PROCEDIDA NA PESSOA DE REPRESENTANTE LEGAL OU DE PROCURADOR REGULARMENTE CONSTITUIDO PELO DOMINUS. O DESCUMPRIMENTO DESSA FORMALIDADE ESSENCIAL, DITADA PELA NECESSIDADE DE GARANTIR AO PROPRIETARIO A OBSERVANCIA DA CLUSULA CONSTITUCIONAL DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, IMPORTA EM VCIO RADICAL. QUE CONFIGURA DEFEITO INSUPERAVEL, APTO A PROJETAR-SE SOBRE TODAS AS FASES

SUBSEQUENTES DO PROCEDIMENTO DE EXPROPRIAO, CONTAMINANDO-AS, POR EFEITO DE REPERCUSSAO CAUSAL, DE MANEIRA IRREMISSIVEL, GERANDO, EM CONSEQUENCIA, POR AUSNCIA DE BASE JURDICA IDONEA, A PROPRIA INVALIDAO DO DECRETO PRESIDENCIAL CONSUBSTANCIADOR DE DECLARAO EXPROPRIATORIA. PANTANAL MATO-GROSSENSE (CF, ART. 225, PAR. 4. ) - POSSIBILIDADE JURDICA DE EXPROPRIAO DE IMVEIS RURAIS NELE SITUADOS, PARA FINS DE REFORMA AGRARIA. - A NORMA INSCRITA NO ART. 225, PARAGRAFO 4., DA CONSTITUIO NO ATUA, EM TESE, COMO IMPEDIMENTO JURDICO A EFETIVAO, PELA UNIO FEDERAL, DE ATIVIDADE EXPROPRIATORIA DESTINADA A PROMOVER E A EXECUTAR PROJETOS DE REFORMA AGRARIA NAS AREAS REFERIDAS NESSE PRECEITO CONSTITUCIONAL, NOTADAMENTE NOS IMVEIS RURAIS SITUADOS NO PANTANAL MATO-GROSSENSE. A PROPRIA CONSTITUIO DA REPUBLICA, AO IMPOR AO PODER PUBLICO O DEVER DE FAZER RESPEITAR A INTEGRIDADE DO PATRIMNIO AMBIENTAL, NO O INIBE, QUANDO NECESSARIA A INTERVENO ESTATAL NA ESFERAL DOMINIAL PRIVADA, DE PROMOVER A DESAPROPRIAO DE IMVEIS RURAIS PARA FINS DE REFORMA AGRARIA, ESPECIALMENTE PORQUE UM DOS INSTRUMENTOS DE REALIZAO DA FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE CONSISTE, PRECISAMENTE, NA SUBMISSAO DO DOMNIO A NECESSIDADE DE O SEU TITULAR UTILIZAR ADEQUADAMENTE OS RECURSOS NATURAIS DISPONIVEIS E DE FAZER PRESERVAR O EQUILIBRIO DO MEIO AMBIENTE (CF, ART. 186, II), SOB PENA DE, EM DESCUMPRINDO ESSES ENCARGOS, EXPOR-SE A DESAPROPRIAO-SANO AQUE SE REFERE O ART. 184 DA LEI FUNDAMENTAL. A QUESTO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO DIREITO DE TERCEIRA GERAO PRINCPIO DA

SOLIDARIEDADE. - O DIREITO A INTEGRIDADE DO MEIO AMBIENTE - TIPICO DIREITO DE TERCEIRA GERAO - CONSTITUI PRERROGATIVA JURDICA DE TITULARIDADE COLETIVA, REFLETINDO, DENTRO DO PROCESSO DE AFIRMAO DOS DIREITOS HUMANOS, A EXPRESSAO SIGNIFICATIVA DE UM PODER ATRIBUIDO, NO AO INDIVIDUO IDENTIFICADO EM SUA SINGULARIDADE, MAS, NUM SENTIDO VERDADEIRAMENTE MAIS ABRANGENTE, A PROPRIA COLETIVIDADE SOCIAL. ENQUANTO OS DIREITOS DE PRIMEIRA GERAO (DIREITOS CIVIS E POLITICOS) - QUE COMPREENDEM AS LIBERDADES CLASSICAS, NEGATIVAS OU FORMAIS - REALCAM O PRINCPIO DA LIBERDADE E OS DIREITOS DE SEGUNDA GERAO (DIREITOS ECONOMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS) - QUE SE IDENTIFICA COM AS LIBERDADES POSITIVAS, REAIS OU CONCRETAS - ACENTUAM O PRINCPIO DA IGUALDADE, OS DIREITOS DE TERCEIRA GERAO, QUE MATERIALIZAM PODERES DE

TITULARIDADE COLETIVA ATRIBUIDOS GENERICAMENTE A TODAS AS FORMAES SOCIAIS, CONSAGRAM O PRINCPIO DA SOLIDARIEDADE E CONSTITUEM UM MOMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, EXPANSAO E RECONHECIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS, 5

CARACTERIZADOS, ENQUANTO VALORES FUNDAMENTAIS INDISPONIVEIS, PELA NOTA DE UMA ESSENCIAL INEXAURIBILIDADE. CONSIDERAES DOUTRINARIAS. (MS 22164, Relator(a): Min.

CELSO DE MELLO, TRIBUNAL PLENO, julgado em 30/10/1995, DJ 17-11-1995 PP-39206 EMENT VOL01809-05 PP-01155) MEIO AMBIENTE - DIREITO PRESERVAO DE SUA INTEGRIDADE (CF, ART. 225) - PRERROGATIVA QUALIFICADA POR SEU CARTER DE METAINDIVIDUALIDADE - DIREITO DE TERCEIRA GERAO (OU DE NOVSSIMA DIMENSO) QUE CONSAGRA O POSTULADO DA SOLIDARIEDADE -

NECESSIDADE DE IMPEDIR QUE A TRANSGRESSO A ESSE DIREITO FAA IRROMPER, NO SEIO DA COLETIVIDADE, CONFLITOS INTERGENERACIONAIS - ESPAOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTE PROTEGIDOS (CF, ART. 225, 1, III) - ALTERAO E SUPRESSO DO REGIME JURDICO A ELES PERTINENTE - MEDIDAS SUJEITAS AO PRINCPIO CONSTITUCIONAL DA RESERVA DE LEI SUPRESSO DE VEGETAO EM REA DE PRESERVAO PERMANENTE - POSSIBILIDADE DE A ADMINISTRAO PBLICA, CUMPRIDAS AS EXIGNCIAS LEGAIS, AUTORIZAR, LICENCIAR OU PERMITIR OBRAS E/OU ATIVIDADES NOS ESPAOS TERRITORIAIS PROTEGIDOS, DESDE QUE RESPEITADA, QUANTO A ESTES, A INTEGRIDADE DOS ATRIBUTOS JUSTIFICADORES DO REGIME DE PROTEO ESPECIAL - RELAES ENTRE ECONOMIA (CF, ART. 3, II, C/C O ART. 170, VI) E ECOLOGIA (CF, ART. 225) - COLISO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS - CRITRIOS DE SUPERAO DESSE ESTADO DE TENSO ENTRE VALORES CONSTITUCIONAIS RELEVANTES - OS DIREITOS BSICOS DA PESSOA HUMANA E AS SUCESSIVAS GERAES (FASES OU DIMENSES) DE DIREITOS (RTJ 164/158, 160-161) - A QUESTO DA PRECEDNCIA DO DIREITO PRESERVAO DO MEIO AMBIENTE: UMA LIMITAO CONSTITUCIONAL EXPLCITA ATIVIDADE ECONMICA (CF, ART. 170, VI) - DECISO NO REFERENDADA - CONSEQENTE INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE MEDIDA CAUTELAR. A PRESERVAO DA INTEGRIDADE DO MEIO AMBIENTE: EXPRESSO

CONSTITUCIONAL DE UM DIREITO FUNDAMENTAL QUE ASSISTE GENERALIDADE DAS PESSOAS. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de um tpico direito de terceira gerao (ou de novssima dimenso), que assiste a todo o gnero humano (RTJ 158/205-206). Incumbe, ao Estado e prpria coletividade, a especial obrigao de defender e preservar, em benefcio das presentes e futuras geraes, esse direito de titularidade coletiva e de carter transindividual (RTJ 164/158-161). O adimplemento desse encargo, que irrenuncivel, representa a garantia de que no se instauraro, no seio da coletividade, os graves conflitos intergeneracionais marcados pelo desrespeito ao dever de solidariedade, que a todos se impe, na proteo desse bem essencial de uso comum das pessoas em geral. Doutrina. A ATIVIDADE ECONMICA NO PODE SER EXERCIDA EM DESARMONIA COM OS PRINCPIOS DESTINADOS A TORNAR EFETIVA A PROTEO AO MEIO AMBIENTE. A incolumidade do meio ambiente no pode ser comprometida por interesses empresariais nem ficar dependente de motivaes de ndole meramente econmica, ainda mais se se tiver presente que a atividade econmica, considerada a disciplina constitucional que a rege, est subordinada, dentre outros princpios gerais, quele que privilegia a "defesa do meio ambiente" (CF, art. 170, VI), que traduz conceito amplo e abrangente das noes de meio ambiente natural, de meio ambiente cultural, de meio ambiente artificial (espao urbano) e de meio ambiente laboral. Doutrina. Os instrumentos jurdicos de carter legal e de natureza constitucional objetivam viabilizar a tutela efetiva do meio ambiente, para que no se alterem as propriedades e os atributos que lhe so inerentes, o que provocaria inaceitvel comprometimento da sade, segurana, cultura, trabalho e bem-estar da populao, alm de causar graves danos ecolgicos ao patrimnio ambiental, considerado este em seu aspecto fsico ou natural. A QUESTO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL (CF, ART. 3, II) E A NECESSIDADE DE PRESERVAO DA INTEGRIDADE DO MEIO AMBIENTE (CF, ART. 225): O PRINCPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL COMO FATOR DE OBTENO DO JUSTO EQUILBRIO ENTRE AS EXIGNCIAS DA ECONOMIA E AS DA ECOLOGIA. O princpio do desenvolvimento sustentvel, alm de impregnado de carter eminentemente constitucional, encontra suporte legitimador em compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro e representa fator de obteno do justo equilbrio entre as exigncias da economia e as da ecologia, subordinada, no entanto, a invocao desse postulado, quando ocorrente situao de conflito entre valores constitucionais relevantes, a uma condio inafastvel, cuja observncia no comprometa nem esvazie o contedo essencial de um dos mais significativos direitos fundamentais: o direito preservao do meio ambiente, que traduz bem 6

de uso comum da generalidade das pessoas, a ser resguardado em favor das presentes e futuras geraes. O ART. 4 DO CDIGO FLORESTAL E A MEDIDA PROVISRIA N 2.166-67/2001: UM AVANO EXPRESSIVO NA TUTELA DAS REAS DE PRESERVAO PERMANENTE. A Medida Provisria n 2.16667, de 24/08/2001, na parte em que introduziu significativas alteraes no art. 4o do Cdigo Florestal, longe de comprometer os valores constitucionais consagrados no art. 225 da Lei Fundamental, estabeleceu, ao contrrio, mecanismos que permitem um real controle, pelo Estado, das atividades desenvolvidas no mbito das reas de preservao permanente, em ordem a impedir aes predatrias e lesivas ao patrimnio ambiental, cuja situao de maior vulnerabilidade reclama proteo mais intensa, agora propiciada, de modo adequado e compatvel com o texto constitucional, pelo diploma normativo em questo. - Somente a alterao e a supresso do regime jurdico pertinente aos espaos territoriais especialmente protegidos qualificam-se, por efeito da clusula inscrita no art. 225, 1, III, da Constituio, como matrias sujeitas ao princpio da reserva legal. - lcito ao Poder Pblico - qualquer que seja a dimenso institucional em que se posicione na estrutura federativa (Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municpios) - autorizar, licenciar ou permitir a execuo de obras e/ou a realizao de servios no mbito dos espaos territoriais especialmente protegidos, desde que, alm de observadas as restries, limitaes e exigncias abstratamente estabelecidas em lei, no resulte comprometida a integridade dos atributos que justificaram, quanto a tais territrios, a instituio de regime jurdico de proteo especial (CF, art. 225, 1, III). (ADI 3540 MC, Relator(a): Min. CELSO DE MELLO, Tribunal Pleno, julgado em 01/09/2005,)

De se atentar que o meio ambiente est intrinsecamente ligado aos Direitos Humanos e ao Direito Econmico. Para o STF, trata-se de um direito de 3 Gerao que interessa diretamente ao Direito Econmico, uma vez que o recurso econmico se assenta em um recurso natural que fora transformado. Desse modo, uma escassez de recurso natural afeta diretamente a seara dos recursos econmicos, a exemplo do que ocorre com o petrleo. Muito Importante O STJ j decidiu que, em razo de o meio ambiente ser direito fundamental, a sua reparao imprescritvel. o

Princpio do Desenvolvimento Sustentvel (Desenvolvimento Durvel)

, talvez, o princpio que mais vem sendo utilizado no ordenamento ptrio, pois busca compatibilizar o desenvolvimento econmico com a proteo ao meio ambiente. De fato, o desenvolvimento econmico encontra-se previsto na CF, nos termos do art. 3, II. Vejamos:

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: II - garantir o desenvolvimento nacional;

Aqui, preciso conjugar o art. 170 da CF com o art. 225 da mesma. Porm, no se trata de uma tarefa fcil. Nesse sentido:

Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: III - funo social da propriedade; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao;
7

Em um confronto entre o desenvolvimento econmico e a proteo do meio ambiente, o resultado apenas pode ser estabelecido mediante anlise do caso concreto. Para o STF, imperioso que primeiro se tente conciliar ambos os valores. Apenas em no sendo possvel que deve haver sobreposio de um em detrimento do outro. Nesses casos de incompatibilidade, deve prevalecer o Princpio do Desenvolvimento Sustentvel. Desenvolvimento Sustentvel: aquele economicamente factvel, ecologicamente adequado, socialmente justo e culturalmente equitativo, sem discriminaes. Aqui, de se atentar para o Princpio 4 da Declarao do Rio. Vejamos:
Princpio 4 - Para alcanar o desenvolvimento sustentvel, a proteo ambiental constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e no pode ser considerada isoladamente deste.

Importante De se ter em mente que a proteo ao meio ambiente um princpio da ordem econmica, o que limita as atividades da iniciativa privada. o

Princpio da Solidariedade Intergeracional e Equidade no Acesso aos Recursos Naturais (Princpio da Equidade Intergeracional)

o ponto mais revolucionrio da CF/88, pois criou uma proteo futura. De fato, a pessoa que ainda no nasceu tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Muitos autores denominam tal fato de tica entre Geraes ou tica Intergeracional. O conceito de tica entre Geraes remete a idia de um dilogo que se faz entre os filhos e netos, para que as geraes futuras possam ter acesso ao meio ambiente equilibrado. A solidariedade pode se dividir em:
Solidariedade Sincrnica, que discute as presentes geraes. Solidariedade Diacrnica, que discute as futuras geraes.

O acesso com equidade aos recursos naturais tem 2 aspectos, a saber:


1 Aspecto: O acesso dessa gerao no pode comprometer o acesso das geraes futuras. 2 Aspecto: A localizao dos recursos naturais, devendo estes ser acessados por aqueles mais prximos.

Esse princpio tambm se encontra na Declarao do Rio. Vejamos:


Princpio 3 - O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades de desenvolvimento e de meio ambiente das geraes presentes e futuras.

Princpio da Funo Scio-Ambiental da Propriedade

No Brasil, a propriedade s se legitima quando atende a sua funo social e a coletividade.


8

Aqui, preciso distinguir a propriedade urbana (art. 182, CF) da propriedade rural (art. 186, CF). Quando se fala em funo scio-ambiental da propriedade rural tem-se o disposto no art. 186, da CF. Vejamos:

Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

Esse artigo tem 3 aspectos, a saber:


Aspecto Econmico (Inciso I); Aspecto Ambiental (Inciso II); Aspecto Social (Incisos III e IV)

No caso da propriedade urbana, ela estar cumprindo a sua funo social quando atender as exigncias expressas no Plano Diretor, que obrigatrio para as cidades com mais de 20 mil habitantes. Vejamos:
Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes. 1 - O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana. 2 - A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor.

A funo social NO LIMITA o direito de propriedade; ela apenas elemento essencial interno da propriedade, um contedo do direto de propriedade. No h que se falar em limitao, mas sim no uso da propriedade conforme o direito. O termo funo ope-se a autonomia de vontade. Assim, a funo um poder de agir que traduz verdadeiro dever jurdico e que s se legitima quando atinge a finalidade especfica. Aonde existe funo, no existe interesse prprio, interesse particular. De fato, quando se utiliza a palavra funo, tem-se uma finalidade especfica a ser cumprida. Desse modo, para poder haver o exerccio do direito de propriedade, preciso que primeiro se cumpra a funo scio-ambiental na propriedade rural e na propriedade urbana. Apenas com a observncia dessa funo que poder haver o livre exerccio do direito de propriedade. Trata-se aqui do uso da propriedade conforme o direito (Jos Afonso da Silva). Nesse sentido, ainda tem-se o art. 1228 do CC. Vejamos:
Art. 1.228. O proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. 1o O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam
9

preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas.

Todos os detentores de propriedade so responsveis por obrigaes positivas e negativas.

Obrigaes Negativas: No poluir, no desmatar, no degradar e etc. Obrigaes Positivas: Se desmatou, tem que regenerar; averbar a reserva legal e etc, fazer vedao acstica.

OBS: No caso de aquisio de imvel degradado, cabe ao proprietrio atual reparar os danos ambientais existentes. Trata-se de uma obrigao propter rem. Esse o entendimento pacfico do STJ, vide o disposto no RESP 74536.
PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. DANOS AMBIENTAIS. AO CIVIL PBLICA.

RESPONSABILIDADE DO ADQUIRENTE. TERRAS RURAIS. RECOMPOSIO. MATAS. INCIDENTE DE UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA. ART. 476 DO CPC. FACULDADE DO RGO JULGADOR. 1. A responsabilidade pelo dano ambiental objetiva, ante a ratio essendi da Lei 6.938/81, que em seu art. 14, 1, determina que o poluidor seja obrigado a indenizar ou reparar os danos ao meio-ambiente e, quanto ao terceiro, preceitua que a obrigao persiste, mesmo sem culpa. Precedentes do STJ:RESP 826976/PR, Relator Ministro Castro Meira, DJ de 01.09.2006; AgRg no REsp 504626/PR, Relator Ministro Francisco Falco, DJ de 17.05.2004; RESP 263383/PR, Relator Ministro Joo Otvio de Noronha, DJ de 22.08.2005 e EDcl no AgRg no RESP 255170/SP, desta relatoria, DJ de 22.04.2003. 2. A obrigao de reparao dos danos ambientais propter rem, por isso que a Lei 8.171/91 vigora para todos os proprietrios rurais, ainda que no sejam eles os responsveis por eventuais desmatamentos anteriores, mxime porque a referida norma referendou o prprio Cdigo Florestal (Lei 4.771/65) que estabelecia uma limitao administrativa s propriedades rurais, obrigando os seus proprietrios a institurem reas de reservas legais, de no mnimo 20% de cada propriedade, em prol do interesse coletivo. Precedente do STJ: RESP 343.741/PR, Relator Ministro Franciulli Netto, DJ de

07.10.2002. 3. Paulo Affonso Leme Machado, em sua obra Direito Ambiental Brasileiro, ressalta que "(...)A responsabilidade objetiva ambiental significa que quem danificar o ambiente tem o dever jurdico de repar-lo. Presente, pois, o binmio dano/reparao. No se pergunta a razo da degradao para que haja o dever de indenizar e/ou reparar. A responsabilidade sem culpa tem incidncia na indenizao ou na reparao dos "danos causados ao meio ambiente e aos terceiros afetados por sua atividade" (art. 14, III, da Lei 6.938/81). No interessa que tipo de obra ou atividade seja exercida pelo que degrada, pois no h necessidade de que ela apresente risco ou seja perigosa. Procura-se quem foi atingido e, se for o meio ambiente e o homem, iniciase o processo lgico-jurdico da imputao civil objetiva ambienta!. S depois que se entrar na fase do estabelecimento do nexo de causalidade entre a ao ou omisso e o dano. contra o Direito enriquecer-se ou ter lucro custa da degradao do meio ambiente. O art. 927, pargrafo nico, do CC de 2002, dispe: "Haver obrigaro de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem". Quanto primeira parte, em matria ambiental, j temos a Lei 6.938/81, que instituiu a responsabilidade sem culpa. Quanto segunda parte, quando nos defrontarmos com atividades de risco, cujo regime de responsabilidade no tenha sido especificado em lei, o juiz analisar, caso a caso, ou o Poder Pblico far a classificao dessas atividades. " a responsabilidade pelo risco da atividade." Na conceituao do risco aplicam-se os princpios da precauo, da preveno e da reparao. Repara-se por fora do Direito Positivo e, tambm, por um princpio de Direito Natural, pois no justo prejudicar nem os outros e nem a si mesmo. Facilita-se a obteno da prova da responsabilidade, sem se exigir a inteno, a imprudncia e a negligncia para serem protegidos bens de alto interesse de todos e cuja leso ou destruio ter conseqncias no s para a gerao presente, como para a gerao futura. Nenhum dos poderes da Repblica, ningum, est autorizado, moral e constitucionalmente, a concordar ou a praticar uma transao que acarrete a perda de chance de vida e de sade das geraes(...)" in Direito Ambiental Brasileiro, Malheiros 10

Editores, 12 ed., 2004, p. 326-327. 4. A Constituio Federal consagra em seu art. 186 que a funo social da propriedade rural cumprida quando atende, seguindo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, a requisitos certos, entre os quais o de "utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente" 5. cedio em sede doutrinria que se reconhece ao rgo julgador da primazia da suscitao do incidente de uniformizao discricionariedade no exame da necessidade do incidente porquanto, por vezes suscitado com intuito protelatrio. 6. Sobre o thema leciona Jos Carlos Barbosa Moreira, in Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, Vol. V, Forense, litteris: "(..)No exerccio da funo jurisdicional, tm os rgos judiciais de aplicar aos casos concretos as regras de direito. Cumpre-Ihes, para tanto, interpretar essas regras, isto , determinar o seu sentido e alcance. Assim se fixam as teses jurdicas, a cuja luz ho de apreciar-se as hipteses variadssimas que a vida oferece considerao dos julgadores.(...) Nesses limites, e somente neles, que se pe o problema da uniformizao da jurisprudncia. No se trata, nem seria concebvel que se tratasse, de impor aos rgos judicantes uma camisa-de-fora, que lhes tolhesse o movimento em direo a novas maneiras de entender as regras jurdicas, sempre que a anteriormente adotada j no corresponda s necessidades cambiantes do convvio social. Trata-se, pura e simplesmente, de evitar, na medida do possvel, que a sorte dos litigantes e afinal a prpria unidade do sistema jurdico vigente fiquem na dependncia exclusiva da distribuio do feito ou do recurso a este ou quele rgo(...)" p. 04-05 7. Deveras, a severidade do incidente tema interditado ao STJ, ante o bice erigido pela Smula 07. 8. O pedido de uniformizao de jurisprudncia revela carter eminentemente preventivo e, consoante cedio, no vincula o rgo julgador, ao qual a iniciativa do incidente mera faculdade, consoante a ratio essendi do art. 476 do CPC. Precedentes do STJ: AgRg nos EREsp 620276/RS, Relator Ministro Jorge Scartezzini, DJ de 01.08.2006; EDcl nos EDcl no RMS 20101/ES, Relator Ministro Castro Meira, DJ de 30.05.2006 e EDcl no AgRg nos EDcl no CC 34001/ES, Relator Ministro Francisco Falco, DJ de 29.11.2004. 9. Sob esse ngulo, cumpre destacar, o mencionado incidente no ostenta natureza recursal, razo pela qual no se admite a sua promscua utilizao com ntida feio recursal, especialmente porque o instituto sub examine no servil apreciao do caso concreto, ao revs, revela meio hbil discusso de teses jurdicas antagnicas, objetivando a pacificao da jurisprudncia interna de determinado Tribunal. 10. Recurso especial desprovido. (REsp 745363/PR, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 20/09/2007, DJ 18/10/2007 p. 270)

Princpio da Preveno

Vem do verbo prevenir, que significa agir antecipadamente. De fato, se age antecipadamente quando se tem em mos: dados, informaes e pesquisas ambientais. Aqui, necessrio ter certeza cientfica sobre a potencialidade do dano (Princpio da Certeza Cientfica). Esse princpio trabalha com o DANO CERTO, ou seja, com o DANO CONHECIDO. O que justifica esse princpio a impossibilidade de retorno ao stato quo ante, bem como a eliminao de uma espcie da flora e da fauna. O Direito Ambiental essencialmente preventivo, pois seus danos so, via de regra, irreversveis, citando-se, a ttulo de exemplo, os desastres nucleares, os rios poludos e etc. Por esse motivo, busca-se a adoo de medidas para reduzir, mitigar os impactos ambientais. Tem-se aqui, tambm, o princpio da certeza cientfica, que visa evitar o dano ao meio ambiente. No Brasil, esse princpio se materializa atravs de:
EPIA/RIMA; LICENCIAMENTO AMBIENTAL; PODER DE POLCIA AMBIENTAL; AUDITORIAS AMBIENTAIS E ETC;

11

EIA/RIMA: Todas as obras que possam causar uma significativa degradao ambiental devem se submeter ao
EPIA/RIMA. um estudo prvio. LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Aqui, tem-se a adoo de medidas para minimizar a degradao e o impacto ambiental.

PODER DE POLICIA AMBIENTAL: Segue a mesma lgica do art. 78 do CTN, ou seja, a mesma lgica do poder de
polcia do direito administrativo. AUDITORIAS AMBIENTAIS: Sem prejuzo do exerccio do poder de polcia, algumas leis esto prevendo as auditorias ambientais por entes no pblicos, a exemplo do que ocorre com as ONGs, associaes, fundaes. Todavia, elas tm que estar credenciadas pelo Poder Pblico.

Princpio da Precauo

Trabalha com o RISCO DESCONHECIDO, ou seja, com o PERIGO EM ABSTRATO. De fato, trabalha-se com a incerteza cientfica, pois no se tm dados e nem pesquisas conclusivas que possam dar substratos acerca das atividades a serem exercidas. De se atentar que NO se pode fazer intervenes sem pesquisa, pois vigora o princpio do In Dubio Pro Ambiente ou In Dubio Pro Natura. Atente-se que aqui tambm vigora a inverso do nus da prova. Nesse sentido, tem-se as temticas do aquecimento global e dos alimentos transgnicos. Isso porque, nessas searas, no h qualquer certeza cientfica ou pesquisa conclusiva. Da o motivo da no interveno no meio ambiente, pois no se sabe quais os resultados e as conseqncias que tais atuaes podero trazer ao mesmo. Esse princpio bastante aplicado na questo do aquecimento global. Por esse princpio, cabe ao empreendedor provar que o seu negcio no vai causar danos ou impactos negativos no meio ambiente. Nesse sentido, tem-se o RESP 972902. Vejamos:
PROCESSUAL CIVIL E AMBIENTAL AO CIVIL PBLICA DANO AMBIENTAL ADIANTAMENTO DE HONORRIOS PERICIAIS PELO PARQUET MATRIA PREJUDICADA INVERSO DO NUS DA PROVA ART. 6, VIII, DA LEI 8.078/1990 C/C O ART. 21 DA LEI 7.347/1985 PRINCPIO DA PRECAUO. 1. Fica prejudicada o recurso especial fundado na violao do art. 18 da Lei 7.347/1985 (adiantamento de honorrios periciais), em razo de o juzo de 1 grau ter tornado sem efeito a deciso que determinou a percia. 2. O nus probatrio no se confunde com o dever de o Ministrio Pblico arcar com os honorrios periciais nas provas por ele requeridas, em ao civil pblica. So questes distintas e juridicamente independentes. 3. Justifica-se a inverso do nus da prova, transferindo para o empreendedor da atividade potencialmente perigosa o nus de demonstrar a segurana do empreendimento, a partir da interpretao do art. 6, VIII, da Lei 8.078/1990 c/c o art. 21 da Lei 7.347/1985, conjugado ao Princpio Ambiental da Precauo. 4. Recurso especial parcialmente provido. (REsp 972902/RS, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 25/08/2009, DJe 14/09/2009)

Prognose Negativa: o conhecimento antecipado. um exerccio de probabilidade que o magistrado poder realizar, quando da prolao de sua deciso. Aqui, ele no autoriza a atividade por no saber os riscos e o impacto ambiental que a atividade a ser exercida poder causar.
12

PRINCPIO DA PRECAUO Risco Desconhecido; Perigo Abstrato; Incerteza cientfica;

PRINCPIO DA PREVENO Risco Conhecido; Perigo Concreto; Certeza cientfica;

Na Declarao do Rio, esse princpio tambm encontra-se previsto. Vejamos:


Princpio 15 - Com o fim de proteger o meio ambiente, o princpio da precauo dever ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaa de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no ser utilizada como razo para o adiamento de medidas economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental.

Importante Esse princpio refere-se a uma ao preventiva, devendo embasar medidas judiciais e administrativas tendentes a evitar o surgimento de atos atentatrios ao meio ambiente.

AULA 2 o

Princpio do Poluidor Pagador


Princpio 16 - As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalizao dos custos ambientais e o uso de instrumentos econmicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princpio, arcar com o custo da poluio, com a devida ateno ao interesse pblico e sem provocar distores no comrcio e nos investimentos internacionais.

Tem dois aspectos, a saber, um preventivo e um reparador (repressivo). um princpio econmico aplicado legislao ambiental. Encontra-se positivado no inciso VII, art. 4 da Lei N 6.938/81. , em essncia, um princpio preventivo e cautelar. A frase que caracteriza esse princpio Internalizao das Externalidades Negativas (aspecto preventivo), sendo esta um processo produtivo. Aqui, tem-se os recursos naturais, que iro passar por um processo produtivo, com intuito de se chegar a um produto final. esse processo que denominado de Internalizao. Frise-se que esse processo produtivo composto de resduos, gases, efluentes lquidos ou gasosos e etc. Tal fato, por sua vez, denominado de Externalidade, que, como visto, tudo aquilo que est fora do processo produtivo. Ao final de todo esse procedimento, tem-se o tratamento dessas externalidades. Por tal motivo, o produto fica mais caro. De fato, o produtor tem que realizar o tratamento das externalidades, a fim de garantir o menor impacto para o meio ambiente. Esse princpio tem como fundamento o fato de o produtor no poder privatizar os lucros e socializar os prejuzos. Assim, ele, produtor, pode produzir, desde que adote todas as medidas preventivas de tratamento das externalidades negativas. Demais disso, o empreendedor deve internalizar os custos de preveno, monitoramento e reparao dos impactos causados ao meio ambiente. Acaso ele no cumpra isso, estar reduzindo o direito ao meio ambiente equilibrado do cidado. justamente isso que justifica o princpio do Poluidor Pagador.
13

Importante: De se atentar que, ainda que o empreendedor adote todas as medidas preventivas, se o dano ambiental ocorrer, ele ser responsvel, uma vez que a responsabilidade civil objetiva. Frise-se, tambm, que essa responsabilidade objetiva desde 1981, devido a edio da Lei N 6.938/81. Vejamos:

Art 14 - Sem prejuzo das penalidades definidas pela legislao federal, estadual e municipal, o no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental sujeitar os transgressores: 1 - Sem obstar a aplicao das penalidades previstas neste artigo, o poluidor obrigado,

independentemente da existncia de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministrio Pblico da Unio e dos Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente.

OBS: A cobrana s pode ser efetuada sobre o que tenha respaldo na lei, sob pena de se admitir o direito de poluir. Importante Ele difere do Princpio do Usurio Pagador, embora ambos, de algum modo, se complementem. Contudo, h bancas, a exemplo da CESPE, que optam por aglutin-los. Ex:
AGU 2006 - O princpio do poluidor pagador impe ao poluidor a obrigao de recuperar e(ou) indenizar os danos causados por sua atividade e, ao consumidor, a obrigao de contribuir pela utilizao dos recursos ambientais. (Certo)

Princpio do Usurio Pagador

Tem a mesma base legal do Princpio do Poluidor Pagador, a saber, art. 4, VII da Lei N 6.938/81. Vejamos:
Art 4 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar: VII - imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usurio, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos.

Aqui, deve-se quantificar os recursos naturais com fins econmicos, ou seja, deve-se colocar preo nos recursos naturais. Ex: gua, que um bem natural. Para utiliz-la, deve-se pagar um preo, pois ela tambm um bem econmico. Nesse sentido, tem-se a Lei N 9.433/97. Vejamos:
Art. 19. A cobrana pelo uso de recursos hdricos objetiva: I - reconhecer a gua como bem econmico e dar ao usurio uma indicao de seu real valor; II - incentivar a racionalizao do uso da gua; III - obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenes contemplados nos planos de recursos hdricos.

O mesmo raciocnio se aplica ao solo, uma vez que pago o IPTU ou ITR, quando do uso do mesmo. Tal fato visa evitar o custo zero, que, como de sabena, gera a hiper-explorao, gerando, via de conseqncia, a escassez do recurso.
14

Frise-se que o usurio pagador deve estar previamente fixado em lei, o que mostra uma simbiose com o princpio da legalidade. Acerca desse princpio, o STF assim se manifestou:
AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 36 E SEUS 1, 2 E 3 DA LEI N 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. CONSTITUCIONALIDADE DA COMPENSAO DEVIDA PELA IMPLANTAO DE EMPREENDIMENTOS DE SIGNIFICATIVO IMPACTO AMBIENTAL. INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL DO 1 DO ART. 36. 1. O compartilhamento-compensao ambiental de que trata o art. 36 da Lei n 9.985/2000 no ofende o princpio da legalidade, dado haver sido a prpria lei que previu o modo de financiamento dos gastos com as unidades de conservao da natureza. De igual forma, no h violao ao princpio da separao dos Poderes, por no se tratar de delegao do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados. 2. Compete ao rgo licenciador fixar o quantum da compensao, de acordo com a compostura do impacto ambiental a ser dimensionado no relatrio - EIA/RIMA. 3. O art. 36 da Lei n 9.985/2000 densifica o princpio usurio-pagador, este a significar um mecanismo de assuno partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econmica. 4. Inexistente desrespeito ao postulado da razoabilidade. Compensao ambiental que se revela como instrumento adequado defesa e preservao do meio ambiente para as presentes e futuras geraes, no havendo outro meio eficaz para atingir essa finalidade constitucional. Medida amplamente compensada pelos benefcios que sempre resultam de um meio ambiente ecologicamente garantido em sua higidez. 5. Inconstitucionalidade da expresso "no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento", no 1 do art. 36 da Lei n 9.985/2000. O valor da compensao-compartilhamento de ser fixado proporcionalmente ao impacto ambiental, aps estudo em que se assegurem o contraditrio e a ampla defesa. Prescindibilidade da fixao de percentual sobre os custos do empreendimento. 6. Ao parcialmente procedente. (ADI 3378, Relator(a): Min. CARLOS BRITTO, Tribunal Pleno, julgado em 09/04/2008, DJe-112 DIVULG 19-06-2008 PUBLIC 20-06-2008 EMENT VOL-02324-02 PP-00242 RTJ VOL-00206-03 PP-00993)

Princpio Democrtico
Princpio 10 - A melhor maneira de tratar as questes ambientais assegurar a participao, no nvel apropriado, de todos os cidados interessados. No nvel nacional, cada indivduo ter acesso adequado s informaes relativas ao meio ambiente de que disponham as autoridades pblicas, inclusive informaes acerca de materiais e atividades perigosas em suas comunidades, bem como a oportunidade de participar dos processos decisrios. Os Estados iro facilitar e estimular a conscientizao e a participao popular, colocando as informaes disposio de todos. Ser proporcionado o acesso efetivo a mecanismos judiciais e administrativos, inclusive no que se refere compensao e reparao de danos.

O direito ambiental essencialmente democrtico, uma vez que todos tm direito a ele, vide o art. 5, XXIII da CF, que traz o direito fundamental informao. o

Princpio da Informao

aqui que reside a caracterstica da informao, que est intrinsecamente ligada ao direito do consumidor. Ex: geladeira que informa o seu consumo mensal. De fato, s pode haver Estado Democrtico caso se tenha acesso informao. Nesse sentido, tem-se o art. 40 da Lei N 11.105/05. Vejamos:

15

Art. 40. Os alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de OGM ou derivados devero conter informao nesse sentido em seus rtulos, conforme regulamento.

Por sua vez, ainda tem-se a Lei N 10.650/03 que garante o acesso aos bancos pblicos do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente). Porm, de se atentar que o sigilo industrial respeitado. Tem-se, ainda, o SINIMA, que o Sistema Nacional de Informaes sobre o Meio Ambiente. Tratase de um instrumento da poltica nacional do meio ambiente. Essa instituio tem por objetivo interligar as informaes no mbito federal, estadual e municipal. o

Princpio Democrtico da Participao Comunitria

Aqui, tem-se 3 aspectos, a saber: Administrativo;

Se d no mbito dos Conselhos de Meio Ambiente, Audincias Pblicas, Consultas Pblicas, direito de petio e etc. Aqui, tem-se a formao de polticas pblicas ambientais.

Conselhos de Meio Ambiente: Toda formao das polticas ambientais passa por esse Conselho, a exemplo do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que rene os representantes da sociedade civil. um rgo federal. No caso dos Municpios, tm-se os Conselhos Municipais. J na esfera estadual, tem-se os CONSEMAS (Conselhos Estaduais do Meio Ambiente).

OBS: Frise-se que o ente federativo (Unio, Estados, DF e Municpios) s pode efetuar a licena ambiental se possuir Conselho de Meio Ambiente com carter deliberativo e no apenas consultivo, bem como a participao social. Nesse sentido, de se atentar para o art. 20 da Resoluo 237 de 1997. A despeito de tal exigncia, a LC N 140 fez uma diferenciao, pois no menciona o carter deliberativo e nem a participao social.
Audincia Pblica: caracterstica do Estudo Prvio de Impacto Ambiental (EPIA/RIMA). Via de regra, uma audincia pblica ocorre quando houver o EPIA/RIMA. Aqui se escuta a populao, presencialmente.

Consulta Pblica: mais ampla que as Audincias Pblicas. No obstante se constitua em instrumento essencialmente democrtico, que retira o povo da plateia e o coloca no palco dos assuntos pblicos, no tem, aqui, a natureza de um plebiscito. A sua finalidade apenas subsidiar, pois a deciso final cabe sempre ao Chefe do Poder Executivo.

OBS: Se a lei exige audincia pblica, ela que tem que ser realizada. Legislativo

16

Ocorre atravs de plebiscito, referendo e iniciativa popular. No Brasil, nunca ocorreu. A ttulo de exemplo, ocorreu no Uruguai. Judicial

Ocorre atravs da Ao Popular Ambiental, uma Ao Civil Pblica, um MS Coletivo. o

Princpio Da Educao Ambiental

um princpio que tem previso constitucional, vide o art. 225, VI. Vejamos:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente;

Por sua vez, a Lei N 9.795/99 criou a poltica de educao ambiental. De se atentar que no se faz necessrio que se tenha uma disciplina especfica para tal ensinamento. Basta que ela esteja presente nas demais matrias. Na Declarao de Estocolmo, esse princpio se encontra no art. 19. Vejamos:

19 - indispensvel um trabalho de educao em questes ambientais, visando tanto s geraes jovens como os adultos, dispensando a devida ateno ao setor das populaes menos privilegiadas, para assentar as bases de uma opinio pblica, bem informada e de uma conduta responsvel dos indivduos, das empresas e das comunidades, inspirada no sentido de sua responsabilidade, relativamente proteo e melhoramento do meio ambiente, em toda a sua dimenso humana

Princpio da Ubiquidade ou da Varivel Ambiental no Processo Decisrio das Polticas de Desenvolvimento

A ubiqidade busca colocar o meio ambiente no epicentro dos direitos humanos. Qualquer discusso acerca dos direitos de 1 gerao passam pelo tema do meio ambiente. Assim, todos os programas governamentais e as polticas pblicas devem contemplar a questo ambiental. Em verdade, antes de avaliar economicamente um objeto, deve-se levar em considerao a avaliao ambiental. Nesse sentido, tem-se a Declarao do Rio de Janeiro:
Princpio 17 - A avaliao do impacto ambiental, como instrumento nacional, ser efetuada para as atividades planejadas que possam vir a ter um impacto adverso significativo sobre o meio ambiente e estejam sujeitas deciso de uma autoridade nacional competente.

Princpio do Controle do Poluidor pelo Poder Pblico


17

Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

Cabe ao Poder Pblico efetuar o controle do poluidor, a exemplo do que ocorre com a produo de energia nuclear, bem como a comercializao e o emprego de tcnicas de biotecnologia, alm de mtodos e substncias agrotxicas. Esse controle se d por meio de:
Poder de Polcia Ambiental; Licenciamento Ambiental; Auditrias Ambientais e etc.

Poluidor Direto aquele que causou diretamente o dano. Poluidor Indireto aquele que financia a obra que ir causar o dano. Ex: banco que financia uma represa. Ambos podem constar no plo passivo da ao.

Princpio da Cooperao ou de Cooperao Entre os Povos

Aqui, tem-se a ajuda mtua. Pode ser encontrado na esfera internacional e na esfera nacional. Nesse sentido, tem-se os seguintes princpios da Declarao do Rio:

Princpio 2 - Os Estados, de acordo com a Carta das Naes Unidas e com os princpios do direito internacional, tm o direito soberano de explorar seus prprios recursos segundo suas prprias polticas de meio ambiente e de desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sus jurisdio ou seu controle no causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de reas alm dos limites da jurisdio nacional.

Princpio 5 - Para todos os Estados e todos os indivduos, como requisito indispensvel para o desenvolvimento sustentvel, iro cooperar na tarefa essencial de erradicar a pobreza, a fim de reduzir as disparidades de padres de vida e melhor atender s necessidades da maioria da populao do mundo.

Princpio 7 - Os Estados iro cooperar, em esprito de parceria global, para a conservao, proteo e restaurao da sade e da integridade do ecossistema terrestre. Considerando as diversas contribuies para a degradao do meio ambiente global, os Estados tm responsabilidades comuns, porm diferenciadas. Os pases desenvolvidos reconhecem a responsabilidade que lhes cabe na busca internacional do desenvolvimento sustentvel, tendo em vista as presses exercidas por suas sociedades sobre o meio ambiente global e as tecnologias e recursos financeiros que controlam.

No se pode olvidar que os impactos ambientais so transfronteirios, transnacionais. A 9.695/98, acerca da cooperao internacional, traz o seguinte dispositivo:

Lei

18

Art. 77. Resguardados a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes, o Governo brasileiro prestar, no que concerne ao meio ambiente, a necessria cooperao a outro pas, sem qualquer nus, quando solicitado para: I - produo de prova; II - exame de objetos e lugares; III - informaes sobre pessoas e coisas; IV - presena temporria da pessoa presa, cujas declaraes tenham relevncia para a deciso de uma causa; V - outras formas de assistncia permitidas pela legislao em vigor ou pelos tratados de que o Brasil seja parte.

No que toca a cooperao no mbito nacional, tem-se o federalismo cooperativo, em que todos os entes participam da proteo ambiental. Aqui, ainda h a participao da sociedade civil. Vejamos:
Art. 225, CF - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes.

OBS: Na esfera internacional, esse princpio deve crescer em decorrncia das mudanas climticas, as quais no se circunscrevem a determinados pases, pois, como dito, os efeitos ambientais so transfronteirios. o

Princpio da Proibio do Retrocesso Ecolgico ou Retrogradao Scio-Ambiental

Cuida-se de um princpio recm criado pela doutrina, sendo uma garantia do cidado contra o legislador, no intuito de salvaguardar os seus direitos fundamentais consagrados na CF. Ele busca vedar procedimentos administrativos e legislativos que diminuam a proteo j garantida do meio ambiente. Em suma, ele visa proteger o ncleo essencial, sendo uma garantia do cidado contra o ataque aos direitos fundamentais. Tal princpio encontra-se implcito no ordenamento ptrio, colocando os doutrinadores como seu fundamento o art. 1, III e o art. 225, ambos da CF. Cuida-se de uma garantia institucional e de um direito subjetivo do cidado. Aqui, preciso observar que Canotilho traz algumas excees sua aplicao, a exemplo do que ocorre com a Calamidade Pblica, Estado de Stio e Emergncia Grave. Evidencia-se que todas elas so situaes temporrias. o

Princpio do Progresso Ecolgico

Defende que o Estado tem que aprimorar a legislao ambiental. Esse princpio se baseia na clusula de progressividade que se encontra prevista no art. 2, 1 do Pacto Internacional de Direitos Humanos, Econmicos, Sociais e Culturais, seno vejamos:
Artigo 2, 1. Cada Estado Membro no presente Pacto compromete-se a adotar medidas, tanto por esforo prprio como pela assistncia e cooperao internacionais, principalmente nos planos
19

econmico e tcnico, at o mximo de seus recursos disponveis, que visem a assegurar, progressivamente, por todos os meios apropriados, o pleno exerccio dos direitos reconhecidos no presente Pacto, incluindo, em particular, a adoo de medidas legislativas.

Esse princpio est intrinsecamente ligado s geraes futuras. o

Princpio da Correo na Fonte

Aqui, a primeira indagao saber quem deve corrigir. S depois que se questiona o local da correo e, por fim, onde esta deve ser feita. De efeito, esse princpio dispe que a correo deve ser feita no local onde foi gerada a omisso ou os resduos, a fim de evitar o turismo da poluio. Demais disso, cabe ao poluidor proceder com a mesma. preciso que se tenha em mente que a correo do dano deve ser feita preventivamente.

3. CONSTITUIO FEDERAL E MEIO AMBIENTE

O meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes, de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, nos termos do art. 3, I, da Lei N 6.938/81. Vejamos:
Art 3 - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;

De se atentar que este um conceito amplo, que compreende os seguintes elementos:


Biticos tudo aquilo que tem vida, a exemplo da fauna, flora e etc. Abiticos tudo aquilo que no tem vida, mas essencial para ela, a exemplo do que ocorre com o ar, com a presso atmosfrica, a gua, o solo e etc. So esses elementos que vo permitir a nossa vida.

Biota So seres vivos que vivem em determinado local. a fauna e a flora de uma determinada regio.
Biocenose So os seres vivos. Bitopo o local em que se encontram os seres vivos.

3.1 CLASSIFICAO DO MEIO AMBIENTE

Essa classificao clssica, tendo sido dada por Jos Afonso da Silva. Vejamos:

20

Meio Ambiente Natural (Art. 225, CF)

Traz os elementos biticos (com vida) e os elementos abiticos (sem vida). Vejamos:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes.
O STF entende que abrange os brasileiros e estrangeiros. Inclusive as futuras geraes. Aqui vem surgindo uma grande controvrsia, sendo esta denominada de tica Ambiental.

1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; (Regulamento) II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; (Regulamento) (Regulamento)

III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; (Regulamento) IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; (Regulamento) V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; (Regulamento) VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. (Regulamento) 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal MatoGrossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 5 - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. 6 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas. Norma Matriz o caput do art. 225, sendo o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Norma de Garantia de Efetividade da Norma Matriz o 1 do art. 225, e traz as obrigaes do Poder Pblico.
21

Normas Especficas So as determinaes particulares. Esto nos demais pargrafos.

Meio Ambiente Cultural (Art. 215 e Art. 216, CF)

composto do patrimnio cultural brasileiro. Aqui, tem-se o patrimnio material que tudo aquilo que fsico (bens mveis e imveis), a exemplo do Pelourinho, Olinda, Ouro Preto e etc. E tambm o patrimnio imaterial tudo aquilo que no palpvel, a exemplo do samba, do frevo, as comidas e etc. Nesse sentido, a CF assim dispe, vejamos:
Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais.

Art. 216. Constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; V - os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico.

Os instrumentos de proteo de ambos os patrimnios esto previstos no 1 do art. 216 da CF. So eles:
Tombamento para o patrimnio material. Desapropriao possvel desapropriar um imvel incorporado ao patrimnio pblico, desde que ele tenha relevncia para o patrimnio cultural. Vigilncia o mesmo que fiscalizao. Nada mais do que o poder de polcia. Inventrio Ainda no est regulamentado. Apenas PE e MG tm alguma legislao acerca do procedimento. Aqui, pega-se um local e faz-se um levantamento acerca dos seus bens. Registro forma de proteo ao patrimnio cultural imaterial. Encontra-se previsto no Decreto N 3.551/00.

OBS: Trata-se de uma espcie de meio ambiente artificial.

Meio Ambiente Artificial (Art. 182, CF)


Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes.
22

So os espaos urbanos, que podem ser abertos ou fechados. Aqui, tem-se uma interveno antrpica, ou seja, uma interveno humana.
ESPAOS ABERTOS Ruas, praas, parques, a vegetao contida neles e etc. ESPAOS FECHADOS Museus, teatros, escolas e etc.

Meio Ambiente Laboral (Art. 200, VIII, CF)


Art. 200. Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: VIII colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana;

Preocupa-se com as condies de sade e de segurana do trabalhador. Denota-se, assim, uma preocupao com as questes internas da empresa. Nesse sentido, tem-se o RESP 725257 do STJ, que assim disps:
RECURSO ESPECIAL. AO CIVIL PBLICA AMBIENTAL ADOO DE MEDIDAS PROTETIVAS E DE SEGURANA NO TRNSITO. PROPOSITURA PELO RGO DO MINISTRIO PBLICO. INTELIGNCIA DOS ARTIGOS 3, I DA LEI 6.938/81, 5 DA LEI N. 7.347/85, 25 DA LEI 8.625/93. LEGITIMIDADE.

RECURSO ESPECIAL PROVIDO. 1. Cuidam os autos de ao civil pblica proposta pelo Ministrio Pblico de Minas Gerais visando a condenao da empresa Ferrovia Centro Atlntica obrigao de no fazer consistente em no produzir poluio sonora mediante a emisso de rudos acima do permitido pela legislao pertinente e a condenao desta e do Municpio de Divinpolis a implantarem dispositivos de segurana em todas as passagens de nvel e a colocao de pessoal habilitado a oper-los durante 24:00h, assim como manter as instalaes em condies de funcionamento e de segurana, tendo em vista a apurao, em inqurito civil, da ocorrncia de sinistros, inclusive com a morte de pessoas ocorrida em face das precrias condies de segurana nessas passagens e da perturbao produzida pelo barulho acima do tolerado. Apreciando agravo de instrumento interposto pelo Ministrio Pblico contra deciso que apreciou pedido de antecipao de tutela, o TJMG extinguiu o feito sem apreciao do mrito. Foram opostos embargos de declarao que foram rejeitados. Os acrdos receberam ementas do seguinte teor: "AO CIVIL PBLICA PEDIDO PARA ADOO DE MEDIDAS DE SEGURANA E PROTEO NO TRNSITO PROPOSITURA PELO RGO DO MINISTRIO PBLICO NO ENQUADRAMENTO EXPLCITO NA LEI DE REGNCIA ILEGITIMIDADE AD CAUSAM. No constando expressamente na lei de regncia, como proteo ao meio ambiente artificial, a adoo de medidas protetivas e de segurana ao trfego ou trnsito de composies ferrovirias, em passagens de nveis existentes pela zona urbana, o rgo ministerial parte ilegtima para a proposio da ao civil pblica. EXTINO DO PROCESSO SEM O JULGAMENTO DE MRITO QUANTO A ESTE PEDIDO QUE SE DECRETA DE OFCIO."(fl. 273): EMBARGOS DE DECLARAO INEXISTNCIA DE CONTRADIO ENTRE A FUNDAMENTAO E A PARTE DISPOSITIVA DO ACRDO - PRETENSO DE REEXAME DA MATRIA - IMPOSSIBILIDADE. No havendo contradio entre a fundamentao e a parte dispositiva do acrdo hostilizado deixando claro o embargante que a sua pretenso de reexame da matria, porque sustenta em ltima anlise o desacerto ou equvoco da deciso, pretenso defesa para os estritos limites dos embargos de declarao de se rejeitar os embargos. REJEIO DOS EMBARGOS DE DECLARAO QUE SE IMPE."(fl. 300). Descontente, o Parquet interps recurso especial pela letra "a" da permisso constitucional alegando violao dos artigos 535 do Cdigo de Processo Civil; 3, III, "a" da Lei 6938/81; 12 e 13 do Decreto Federal 1.832/96; 25, IV "a" da Lei 8.625/93 e 83 da Lei 8078/90, 23

por entender que: a) o acrdo incorreu em omisso quando deixou de enfrentar a questo relativa argio de legitimidade do Ministrio Pblico para defesa da ordem urbanstica de patente interesse social; b) o rgo ministerial est legitimado, dentre outras hipteses, a propor ao civil pblica objetivando defender e assegurar a segurana do trnsito, matria de ordem urbanstica, com vistas proteo de direitos difusos e coletivos. Contra-razes ao recurso especial pela Ferrovia Centro Atlntica S/A (fls. 351/358) alegando ausncia de prequestionamento e ilegitimidade ad causam da recorrente. 2. No merece a pecha de omisso o acrdo que no deixou de fundamentar as razes que levaram s concluses por ele firmadas. O fato de no ter abordado um a um os temas suscitados pela parte no conduz sua anulao por violao do artigo 535 do Cdigo de Processo Civil. 3. O direito segurana pode ser objeto de ao civil pblica ambiental nos termos do art. 1, IV da Lei n. 7.347/85, 83 do CDC e 3, I, "a", da Lei 6938/81 e figura entre os chamados direitos humanos fundamentais ou direitos de quarta gerao. Se o Estado no toma as medidas necessrias a assegurar a proteo desse direito, cumprindo com o seu dever institucional, o Ministrio Pblico, no exerccio da sua atribuio legal, est legitimado para propor ao civil pblica objetivando "a condenao em dinheiro ou o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer (art. 3 ACP), constituindo autntica obrigao de fazer a prestao de segurana populao, que pode e deve ser prestada jurisdicionalmente, no caso de omisso do Poder Pblico". 4. Recurso especial provido para admitir a legitimidade do Ministrio Pblico para propor ao civil pblica na defesa da segurana do trnsito, matria relativa ordem urbanstica, com vistas proteo de direitos difusos e coletivos, devendo o juzo recorrido julgar o mrito como entender de direito. (REsp 725257/MG, Rel. MIN. JOS DELGADO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 10/04/2007, DJ 14/05/2007, p. 252)

1.1 INTERPRETAO DO ART. 225, CF preciso ter em mente que a CF/88 foi a primeira CF brasileira a trazer a expresso meio ambiente. Vejamos:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes.

O termo todos traz uma universalidade de pessoas, abrangendo, assim, tanto os estrangeiros como os nacionais, bem como os futuros cidados. aqui que entra a temtica da tica ambiental, que a doutrina divide em trs vertentes, a saber:
o Antropocentrismo ou Econocentrismo O homem o centro de todas as relaes, sendo a medida de todas as coisas. Essa tese foi defendida por Kant, que no considerava nada alm do homem. Aqui, as outras formas de vida so secundrias. Cuida-se de uma viso utilitarista, ou seja, tudo em prol do homem. o Biocentrismo Coloca a vida no centro das relaes. Aqui, o homem faz parte da natureza, mas no o centro dela. Assim, todas as formas de vida so importantes. Foi aqui que surgiu a tutela dos animais. Marcelo Abelha, doutrinador, defende essa tese. A poltica de biodiversidade um bom exemplo. Vejamos:
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. (Regulamento)

Ecocentrismo Coloca a ecologia no centro das relaes.

24

O art. 225 da CF tem a viso ANTROPOCENTRICA. Porm, no uma viso do antropocentrismo clssico, pois este causou vrios problemas ambientais. A CF adotou o Antropocentrismo Alargado, que um antropocentrismo mitigado, uma vez que o homem continua no centro, porm ele no pode ter uma viso utilitarista do meio ambiente, pois deve consider-lo como forma de meio de vida. De se observar, ainda, a posio do Ministro Herman Benjamin do STJ, que entende que a CF tem um posicionamento hbrido (antropocentrismo e biocentrismo), uma vez que o art. 225, VII da CF preocupase com a flora e a fauna. Frise-se que a locuo todos tm direito do art. 225, CF criou um direito pblico subjetivo, que pode ser oponvel contra todos, possibilitando, assim, a cobrana tanto em face do Estado como em relao aos demais indivduos.

AULA 3 O termo meio Ambiente ecologicamente equilibrado, inserido no art. 225 da CF, aquele sem poluio, com higidez e salubridade. J o termo bem de uso comum do povo logo associado a ideia de bens pblicos (art. 99, I, CC). Porm, na leitura civilista, um bem de uso comum do povo pode ser desafetado, o que no ocorre com o meio ambiente, uma vez que este no pode ser desafetado para ser transformado em bem dominical. Demais disso, a responsabilidade concernente ao meio ambiente de todos, tanto do Estado quanto do cidado. de se ter em mente que a leitura dos bens jurdicos se apresenta na ptica da apropriao. Contudo, o meio ambiente INAPROPRIVEL e, portanto, no se enquadra na leitura civilista.

Incorpreo; Imaterial; MACROBEM Inaproprivel; Indivisvel;

Fauna; Flora; MICROBEM Recursos Hdricos; Recursos Minerais;

Microbens como se fosse o corpo do meio ambiente, a exemplo da fauna, da flora. a sua parte material, fsica, corprea. detentora de tutela especfica, uma vez que cada um desses institutos possui tutela especfica. Aqui, a propriedade pode ser privada, regendo-se pelo direito civil; ou pode ser pblica, regendo-se pelo direito administrativo. Macrobem como se fosse a alma, a entidade do meio ambiente. Ningum pode se apropriar dele, pois o mesmo inaproprivel. No pode ser dividido, pois no pertence a ningum. aqui que se insere o meio ambiente.

25

Ateno: O Ministro Herman Benjamin diz que o bem de uso comum do povo a que se refere a CF um bem jurdico autnomo de interesse pblico, no se enquadrando na leitura civilista, pois no propriedade de ningum. Ele no tem titularidade privada e nem pblica.

Importante: O STF tem colocado o meio ambiente como patrimnio pblico, vide os termos do MS 22.164. Vejamos:
REFORMA AGRARIA IMVEL RURAL SITUADO NO PANTANAL MATO-GROSSENSE -

DESAPROPRIAO-SANO (CF, ART. 184) - POSSIBILIDADE - FALTA DE NOTIFICAO PESSOAL E PREVIA DO PROPRIETARIO RURAL QUANTO A REALIZAO DA VISTORIA (LEI N. 8.629/93, ART. 2., PAR. 2.) - OFENSA AO POSTULADO DO DUE PROCESS OF LAW (CF, ART. 5., LIV) - NULIDADE RADICAL DA DECLARAO EXPROPRIATORIA - MANDADO DE SEGURANA DEFERIDO. REFORMA AGRARIA E DEVIDO PROCESSO LEGAL. O postulado constitucional do due process of law, em sua destinao jurdica, tambm esta vocacionado a proteo da propriedade. ninguem ser privado de seus bens sem o devido processo legal (cf, art. 5., liv). a Unio Federal - mesmo tratando-se de execuo e implementao do programa de reforma agraria - no esta dispensada da obrigao de respeitar, no desempenho de sua atividade de expropriao, por interesse social, os princpios constitucionais que, em tema de propriedade, protegem as pessoas contra a eventual expansao arbitraria do poder estatal. A clusula de garantia dominial que emerge do sistema consagrado pela constituio da republica tem por objetivo impedir o injusto sacrificio do direito de propriedade. funo social da propriedade e vistoria efetuada pelo incra. a vistoria efetivada com fundamento no art. 2., par. 2. , da Lei n. 8.629/93 tem por finalidade especifica viabilizar o levantamento tecnico de dados e informaes sobre o imvel rural, permitindo a unio federal - que atua por intermedio do INCRA Constatar se a propriedade realiza, ou no, a funo social que lhe e inerente. O ordenamento positivo determina que essa vistoria seja precedida de notificao regular ao proprietario, em face da possibilidade de o imvel rural que lhe pertence - quando este no estiver cumprindo a sua funo social - vir a constituir objeto de declarao expropriat oria, para fins de reforma agraria. notificao previa e pessoal da vistoria. A notificao a que se refere o art. 2. , par. 2., da LEI N. 8.629/93, PARA QUE SE REPUTE VALIDA E POSSA CONSEQUENTEMENTE LEGITIMA EVENTUAL DECLARAO EXPROPRIATORIA PARA FINS DE REFORMA AGRARIA, H DE SER EFETIVADA EM MOMENTO ANTERIOR AO DA REALIZAO DA VISTORIA. ESSA NOTIFICAO PREVIA SOMENTE CONSIDERAR-SE-A REGULAR, QUANDO

COMPROVADAMENTE REALIZADA NA PESSOA DO PROPRIETARIO DO IMVEL RURAL, OU QUANDO EFETIVADA MEDIANTE CARTA COM AVISO DE RECEPO FIRMADO POR SEU DESTINATARIO OU POR AQUELE QUE DISPONHA DE PODERES PARA RECEBER A COMUNICAO POSTAL EM NOME DO PROPRIETARIO RURAL, OU, AINDA, QUANDO PROCEDIDA NA PESSOA DE REPRESENTANTE LEGAL OU DE PROCURADOR REGULARMENTE CONSTITUIDO PELO DOMINUS. O DESCUMPRIMENTO DESSA FORMALIDADE ESSENCIAL, DITADA PELA NECESSIDADE DE GARANTIR AO PROPRIETARIO A OBSERVANCIA DA CLUSULA CONSTITUCIONAL DO DEVIDO PROCESSO LEGAL, IMPORTA EM VCIO RADICAL. QUE CONFIGURA DEFEITO INSUPERAVEL, APTO A PROJETAR-SE SOBRE TODAS AS FASES SUBSEQUENTES DO PROCEDIMENTO DE EXPROPRIAO, CONTAMINANDO-AS, POR EFEITO DE REPERCUSSAO CAUSAL, DE MANEIRA IRREMISSIVEL, GERANDO, EM CONSEQUENCIA, POR AUSNCIA DE BASE JURDICA IDONEA, A PROPRIA INVALIDAO DO DECRETO PRESIDENCIAL CONSUBSTANCIADOR DE DECLARAO EXPROPRIATORIA. PANTANAL MATO-GROSSENSE (CF, ART. 225, PAR. 4. ) - POSSIBILIDADE JURDICA DE EXPROPRIAO DE IMVEIS RURAIS NELE SITUADOS, PARA FINS DE REFORMA AGRARIA. - A NORMA INSCRITA NO ART. 225, PARAGRAFO 4., DA CONSTITUIO NO ATUA, EM TESE, COMO IMPEDIMENTO JURDICO A EFETIVAO, PELA UNIO FEDERAL, DE ATIVIDADE EXPROPRIATORIA DESTINADA A PROMOVER E A EXECUTAR PROJETOS DE REFORMA AGRARIA NAS AREAS REFERIDAS NESSE PRECEITO CONSTITUCIONAL, NOTADAMENTE NOS IMVEIS RURAIS SITUADOS NO PANTANAL MATO-GROSSENSE. A PROPRIA CONSTITU IO DA REPUBLICA, AO IMPOR AO PODER PUBLICOO DEVER DE FAZER RESPEITAR A INTEGRIDADE DO PATRIMNIO AMBIENTAL, NO O INIBE, QUANDO NECESSARIA A INTERVENO ESTATAL NA ESFERAL DOMINIAL PRIVADA, DE PROMOVER A DESAPROPRIAO DE IMVEIS RURAIS PARA FINS 26

DE REFORMA AGRARIA, ESPECIALMENTE PORQUE UM DOS INSTRUMENTOS DE REALIZAO DA FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE CONSISTE, PRECISAMENTE, NA SUBMISSAO DO DOMNIO A NECESSIDADE DE O SEU TITULAR UTILIZAR ADEQUADAMENTE OS RECURSOS NATURAIS DISPONIVEIS E DE FAZER PRESERVAR O EQUILIBRIO DO MEIO AMBIENTE (CF, ART. 186, II), SOB PENA DE, EM DESCUMPRINDO ESSES ENCARGOS, EXPOR-SE A DESAPROPRIAO-SANO AQUE SE REFERE O ART. 184 DA LEI FUNDAMENTAL. A QUESTO DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO DIREITO DE TERCEIRA GERAO PRINCPIO DA

SOLIDARIEDADE. - O DIREITO A INTEGRIDADE DO MEIO AMBIENTE - TIPICO DIREITO DE TERCEIRA GERAO - CONSTITUI PRERROGATIVA JURDICA DE TITULARIDADE COLETIVA, REFLETINDO, DENTRO DO PROCESSO DE AFIRMAO DOS DIREITOS HUMANOS, A EXPRESSAO SIGNIFICATIVA DE UM PODER ATRIBUIDO, NO AO INDIVIDUO IDENTIFICADO EM SUA SINGULARIDADE, MAS, NUM SENTIDO VERDADEIRAMENTE MAIS ABRANGENTE, A PROPRIA COLETIVIDADE SOCIAL. ENQUANTO OS DIREITOS DE PRIMEIRA GERAO (DIREITOS CIVIS E POLITICOS) - QUE COMPREENDEM AS LIBERDADES CLASSICAS, NEGATIVAS OU FORMAIS - REALCAM O PRINCPIO DA LIBERDADE E OS DIREITOS DE SEGUNDA GERAO (DIREITOS ECONOMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS) - QUE SE IDENTIFICA COM AS LIBERDADES POSITIVAS, REAIS OU CONCRETAS - ACENTUAM O PRINCPIO DA IGUALDADE, OS DIREITOS DE TERCEIRA GERAO, QUE MATERIALIZAM PODERES DE

TITULARIDADE COLETIVA ATRIBUIDOS GENERICAMENTE A TODAS AS FORMAES SOCIAIS, CONSAGRAM O PRINCPIO DA SOLIDARIEDADE E CONSTITUEM UM MOMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, EXPANSAO E RECONHECIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS, CARACTERIZADOS, ENQUANTO VALORES FUNDAMENTAIS INDISPONIVEIS, PELA NOTA DE UMA ESSENCIAL INEXAURIBILIDADE. CONSIDERAES DOUTRINARIAS. (MS 22164, Relator(a): Min. CELSO DE MELLO, TRIBUNAL PLENO, julgado em 30/10/1995, DJ 17-11-1995 PP-39206)

Quando se fala em bem jurdico de uso comum do povo no se quer dizer que ele do Poder Pblico (Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judicirio), pois ele autnomo e de interesse pblico. Trata-se de uma titularidade difusa, pois pertence a todo o gnero humano. O termo sadia qualidade de vida est intrinsecamente ligada ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de uma ligao entre o meio ambiente e sade. Frise-se que o Poder Pblico tem o dever de incolumidade do meio ambiente. Estando este degradado, obrigao do Estado recuper-lo.
Dever da Coletividade Se refere ao cumprimento das obrigaes ambientais por parte de todos os cidados, bem como a exigncia de cumprimento de medidas ambientais por parte do Estado.

O termo presentes e futuras geraes d a idia de solidariedade, de equidade intergeracional. O que justifica a adoo de medidas protetivas ao meio ambiente justamente o olhar para o futuro. PRESERVAO CONSERVAO

PRESERVAO

CONSERVAO

Significa manter intocvel o meio ambiente, sem atividades econmicas.

Significa

compatibilizar

proteo

ambiental

com

desenvolvimento de atividades econmicas.

27

Para a CF, no h diferena entre esses dois institutos. Todavia, com a edio da Lei N 9.985/00, que trouxe o Sistema Nacional de Conservao, originou-se essa diferena acima transcrita. RECUPERAO RESTAURAO

RECUPERAO

RESTAURAO

Art. 2, XIII da Lei N 9.985/00. Vejamos: XIII - recuperao: restituio de um ecossistema ou de uma populao silvestre degradada a uma condio no degradada, que pode ser diferente de sua condio original;

Art. 2, XIV, da Lei N 9.985/00. XIV - restaurao: restituio de um ecossistema ou de uma populao silvestre degradada o mais prximo possvel da sua condio original;

O 1 do art. 225 da CF traz os instrumentos de garantia de efetivao do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Vejamos:
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas;

Para Jos Afonso da Silva, processos ecolgicos essenciais so aqueles governados, sustentados ou intensamente afetados pelos ecossistemas, sendo indispensveis produo de alimentos, a sade e a outros aspectos da sobrevivncia humana e do desenvolvimento sustentado. Para Edis Milar, processos ecolgicos essenciais so aqueles que garantem o funcionamento dos ecossistemas e contribuem para a salubridade e a higidez do meio ambiente. De se atentar que, em no havendo os processos ecolgicos essenciais previstos na CF, no haver equilbrio ambiental, tampouco haver vida humana, haja vista a falta de alimentos e sade. O processo ecolgico visa justamente manter o equilbrio entre as espcies e o meio ambiente, garantindo, assim, os alimentos e a sade. Para Jos Afonso da Silva, o termo manejo ecolgico das espcies significa lidar com elas de maneira a conserv-las e, se possvel, recuper-las. Em suma, visa cuidar do equilbrio das relaes entre a comunidade bitica e seu habitat. J o termo manejo ecolgico dos ecossistemas significa cuidar do equilbrio e das relaes entre a comunidade bitica e o seu habitat (mar, floresta, rios, pntanos). O termo manejo utilizado pela CF remete a idia de interveno humana. No caso do manejo ecolgico, o homem visa evitar a extino das espcies. Frise-se que todos esses conceitos esto ligados a idia de Biodiversidade. Biodiversidade ou Diversidade Biolgica (Art. 2, III, Lei N 9.985/00)
III - diversidade biolgica: a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espcies, entre espcies e de ecossistemas;
28

Cuida-se da variedade de serem que compem a vida na terra. composta de:


Espcies; Genes; Ecossistemas;

No que toca ao II, do 1, art. 225 da CF, de se observar que ele traz algumas peculiaridades, a saber:
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico;

O termo patrimnio gentico refere-se a idia de conjunto de seres que habitam o planeta, incluindo os seres humanos, os animais, os vegetais e os microorganismos. A respeito da fiscalizao das entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico, de se ter em mente que ela deve ser realizada pelo Poder Pblico. De fato, a Lei N 11.105/05 quem regula essa fiscalizao. Hoje, a CTNBIO Comisso Tcnica Nacional de Biosegurana quem faz essa fiscalizao. Esse rgo NO tem qualquer vinculao com o Ministrio do Meio Ambiente. Pelo contrrio. Ele est vinculado ao Ministrio da Cincia e Tecnologia. No caso do inciso III, do 1, art. 225 da CF, infere-se que ele traz os espaos ambientalmente protegidos, seno vejamos:
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo;

Os espaos de proteo ambiental so os seguintes:


o Unidades de Preservao (Lei N 9.985/00);
Pode ser criada por qualquer ato do Poder Pblico, inclusive por Decreto.

o o o o o

reas de Preservao Permanente (art. 2 e 3 da Lei N 4.771/65); Reserva Legal das Florestas (art. 16 da Lei N 4.771/65); Servido Ambiental (art. 9 da Lei N 6.938/81); Tombamento Ambiental; Outros;

At o surgimento da ADI 3540, sempre se reputou que os espaos ambientalmente protegidos eram apenas as Unidades de Conservao. Todavia, no julgamento dessa ADI, o STF abriu o leque, inserindo as reas de Preservao Permanente. Por tal motivo, a doutrina ampliou ainda mais, reputando como espao ambientalmente protegido a Reserva Legal das Florestas, a Servido Ambiental e o Tombamento.

29

Muito Importante de se ter em mente que para criar uma Unidade de Conservao, basta um ato do Poder Pblico, a exemplo de um Decreto. Porm, para reduzir o espao de proteo ambiental ou desafetar uma Unidade de Conservao, somente poder ser feito por lei especfica. Esta a nica exceo prevista pela CF em que um instrumento normativo no pode ser revogado por um do mesmo nvel. O STF entendeu que para reduzir ou desafetar o espao de proteo ambiental necessrio lei especfica. Contudo, para fazer alguma interveno ou modificao, no ser necessrio uma lei especfica, bastando um procedimento administrativo perante o rgo competente. Nesse sentido:
MEIO AMBIENTE - DIREITO PRESERVAO DE SUA INTEGRIDADE (CF, ART. 225) - PRERROGATIVA QUALIFICADA POR SEU CARTER DE METAINDIVIDUALIDADE - DIREITO DE TERCEIRA GERAO (OU DE NOVSSIMA DIMENSO) QUE CONSAGRA O POSTULADO DA SOLIDARIEDADE - NECESSIDADE DE IMPEDIR QUE A TRANSGRESSO A ESSE DIREITO FAA IRROMPER, NO SEIO DA COLETIVIDADE, CONFLITOS INTERGENERACIONAIS - ESPAOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTE PROTEGIDOS (CF, ART. 225, 1, III) - ALTERAO E SUPRESSO DO REGIME JURDICO A ELES PERTINENTE - MEDIDAS SUJEITAS AO PRINCPIO CONSTITUCIONAL DA RESERVA DE LEI - SUPRESSO DE VEGETAO EM REA DE PRESERVAO PERMANENTE - POSSIBILIDADE DE A ADMINISTRAO PBLICA, CUMPRIDAS AS EXIGNCIAS LEGAIS, AUTORIZAR, LICENCIAR OU PERMITIR OBRAS E/OU ATIVIDADES NOS ESPAOS TERRITORIAIS PROTEGIDOS, DESDE QUE RESPEITADA, QUANTO A ESTES, A INTEGRIDADE DOS ATRIBUTOS JUSTIFICADORES DO REGIME DE PROTEO ESPECIAL RELAES ENTRE ECONOMIA (CF, ART. 3, II, C/C O ART. 170, VI) E ECOLOGIA (CF, ART. 225) COLISO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS - CRITRIOS DE SUPERAO DESSE ESTADO DE TENSO ENTRE VALORES CONSTITUCIONAIS RELEVANTES - OS DIREITOS BSICOS DA PESSOA HUMANA E AS SUCESSIVAS GERAES (FASES OU DIMENSES) DE DIREITOS (RTJ 164/158, 160-161) - A QUESTO DA PRECEDNCIA DO DIREITO PRESERVAO DO MEIO AMBIENTE: UMA LIMITAO CONSTITUCIONAL EXPLCITA ATIVIDADE ECONMICA (CF, ART. 170, VI) - DECISO NO REFERENDADA - CONSEQENTE INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE MEDIDA CAUTELAR. A PRESERVAO DA INTEGRIDADE DO MEIO AMBIENTE: EXPRESSO CONSTITUCIONAL DE UM DIREITO FUNDAMENTAL QUE ASSISTE GENERALIDADE DAS PESSOAS. - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de um tpico direito de terceira gerao (ou de novssima dimenso), que assiste a todo o gnero humano (RTJ 158/205-206). Incumbe, ao Estado e prpria coletividade, a especial obrigao de defender e preservar, em benefcio das presentes e futuras geraes, esse direito de titularidade coletiva e de carter transindividual (RTJ 164/158-161). O adimplemento desse encargo, que irrenuncivel, representa a garantia de que no se instauraro, no seio da coletividade, os graves conflitos intergeneracionais marcados pelo desrespeito ao dever de solidariedade, que a todos se impe, na proteo desse bem essencial de uso comum das pessoas em geral. Doutrina. A ATIVIDADE ECONMICA NO PODE SER EXERCIDA EM DESARMONIA COM OS PRINCPIOS DESTINADOS A TORNAR EFETIVA A PROTEO AO MEIO AMBIENTE. - A incolumidade do meio ambiente no pode ser comprometida por interesses empresariais nem ficar dependente de motivaes de ndole meramente econmica, ainda mais se se tiver presente que a atividade econmica, considerada a disciplina constitucional que a rege, est subordinada, dentre outros princpios gerais, quele que privilegia a "defesa do meio ambiente" (CF, art. 170, VI), que traduz conceito amplo e abrangente das noes de meio ambiente natural, de meio ambiente cultural, de meio ambiente artificial (espao urbano) e de meio ambiente laboral. Doutrina. Os instrumentos jurdicos de carter legal e de natureza constitucional objetivam viabilizar a tutela efetiva do meio ambiente, para que no se alterem as propriedades e os atributos que lhe so inerentes, o que provocaria inaceitvel comprometimento da sade, segurana, cultura, trabalho e bem-estar da populao, alm de causar graves danos ecolgicos ao patrimnio ambiental, considerado este em seu aspecto fsico ou natural. A QUESTO DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL (CF, ART. 3, II) E A NECESSIDADE DE PRESERVAO DA INTEGRIDADE DO MEIO AMBIENTE (CF, ART. 225): O PRINCPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL COMO FATOR DE OBTENO DO JUSTO EQUILBRIO ENTRE AS EXIGNCIAS DA ECONOMIA E AS DA ECOLOGIA. - O princpio do desenvolvim ento sustentvel, alm de impregnado de carter eminentemente constitucional, encontra suporte legitimador em compromissos internacionais 30

assumidos pelo Estado brasileiro e representa fator de obteno do justo equilbrio entre as exigncias da economia e as da ecologia, subordinada, no entanto, a invocao desse postulado, quando ocorrente situao de conflito entre valores constitucionais relevantes, a uma condio inafastvel, cuja observncia no comprometa nem esvazie o contedo essencial de um dos mais significativos direitos fundamentais: o direito preservao do meio ambiente, que traduz bem de uso comum da generalidade das pessoas, a ser resguardado em favor das presentes e futuras geraes. O ART. 4 DO CDIGO FLORESTAL E A MEDIDA PROVISRIA N 2.166-67/2001: UM AVANO EXPRESSIVO NA TUTELA DAS REAS DE PRESERVAO PERMANENTE. - A Medida Provisria n 2.166-67, de 24/08/2001, na parte em que introduziu significativas alteraes no art. 4o do Cdigo Florestal, longe de comprometer os valores constitucionais consagrados no art. 225 da Lei Fundamental, estabeleceu, ao contrrio, mecanismos que permitem um real controle, pelo Estado, das atividades desenvolvidas no mbito das reas de preservao permanente, em ordem a impedir aes predatrias e lesivas ao patrimnio ambiental, cuja situao de maior vulnerabilidade reclama proteo mais intensa, agora propiciada, de modo adequado e compatvel com o texto constitucional, pelo diploma normativo em questo. - Somente a alterao e a supresso do regime jurdico pertinente aos espaos territoriais especialmente protegidos qualificam-se, por efeito da clusula inscrita no art. 225, 1, III, da Constituio, como matrias sujeitas ao princpio da reserva legal. - lcito ao Poder Pblico - qualquer que seja a dimenso institucional em que se posicione na estrutura federativa (Unio, Estados-membros, Distrit o Federal e Municpios) - autorizar, licenciar ou permitir a execuo de obras e/ou a realizao de servios no mbito dos espaos territoriais especialmente protegidos, desde que, alm de observadas as restries, limitaes e exigncias abstratamente estabelecidas em lei, no resulte comprometida a integridade dos atributos que justificaram, quanto a tais territrios, a instituio de regime jurdico de proteo especial (CF, art. 225, 1, III). (ADI 3540 MC, Relator(a): Min. CELSO DE MELLO, Tribunal Pleno, julgado em 01/09/2005, DJ 03-02-2006 PP-00014 EMENT VOL-02219-03 PP-00528)

No que toca ao inciso IV do 1, do art. 225 da CF, de se atentar que o mesmo traz a exigncia do EPIA/RIMA. Vejamos:
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade;

O pressuposto do EPIA/RIMA a obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente. S se exige esse estudo para esse tipo de atividade.

EPIA - Estudo Prvio de Impacto Ambiental

RIMA Relatrio de Impacto Ambiental

o estudo propriamente dito. prvio porque sempre feito antes do empreendimento. Nem sempre ele entendvel para a populao

o espelho do EPIA. S existe se houver o EPIA. justamente o Relatrio do EPIA. Visa facilitar a compreenso do estudo. Pode ser composto por desenho, grficos e etc.

Toda obra que cause significativa degradao tem que realizar EIA/RIMA. No se trata de uma discricionariedade do administrador. Trata-se de um ato vinculado, obrigatrio. Importante No caso dos alimentos transgnicos, o STJ, acerca da necessidade de EIA/RIMA, se manifestou no sentido de que ser necessrio o EIA/RIMA se a CTNBIO assim dispor.

Em relao ao inciso V, do 1, art. 225 da CF, tem-se:


31

1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

Trata esse inciso da gesto do risco, seja ele concreto ou abstrato. Cuida-se de uma forma de materializar o Poder de Polcia Ambiental, que segue a mesma sistemtica do Poder de Polcia previsto no art. 78 do CTN. No que toca ao inciso VI, 1, do art. 225 da CF, tem-se:
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente;

Nessa temtica da educao, de se atentar para o disposto no art. 10 da Lei N 9.795/97. Vejamos:
Art. 10. A educao ambiental ser desenvolvida como uma prtica educativa integrada, contnua e permanente em todos os nveis e modalidades do ensino formal. 1o A educao ambiental no deve ser implantada como disciplina especfica no currculo de ensino. 2o Nos cursos de ps-graduao, extenso e nas reas voltadas ao aspecto metodolgico da educao ambiental, quando se fizer necessrio, facultada a criao de disciplina especfica. 3o Nos cursos de formao e especializao tcnico-profissional, em todos os nveis, deve ser incorporado contedo que trate da tica ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.

Em relao ao inciso VII, 1, art. 225 da CF, de se observar que se est diante do inciso biocntrico, seno vejamos:
1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

O termo funo ecolgica d a idia de relao entre a fauna e a flora, bem como as demais formas de vida que constituem um ecossistema. preciso ter em mente que, entrando em risco a funo ecolgica, ocorrer a extino de espcies, a exemplo do que ocorre com a pesca clandestina com explosivos, a caa profissional, a introduo de espcies aliengenas ou exticas. O termo submetam os animais a crueldade refere -se a rinhas de galos, farra do boi e outras prticas que se revestem de aspecto esportivo e que causam degradao s espcimes animais. Nesse sentido, tem-se a ADI 3776:
INCONSTITUCIONALIDADE. Ao direta. Lei n 7.380/98, do Estado do Rio Grande do Norte. Atividades esportivas com aves das raas combatentes. "Rinhas" ou "Brigas de galo". Regulamentao. Inadmissibilidade. Meio Ambiente. Animais. Submisso a tratamento cruel. Ofensa ao art. 225, 1, VII, da CF. Ao julgada procedente. Precedentes. inconstitucional a lei estadual que autorize e regulamente, sob ttulo de prticas ou atividades esportivas com aves de raas ditas combatentes, as chamadas "rinhas" ou "brigas de galo". (ADI 32

3776, Relator(a): Min. CEZAR PELUSO, Tribunal Pleno, julgado em 14/06/2007, DJe-047 DIVULG 28-06-2007 PUBLIC 29-06-2007 DJ 29-06-2007 PP-00022 EMENT VOL-02282-04 PP-00716 RTJ VOL-00202-02 PP00620 LEXSTF v. 29, n. 343, 2007, p. 104-109 RT v. 96, n. 865, 2007, p. 118-121)

Porm, h casos em que o abate de animais permitido, a exemplo do que ocorre no julgamento do RESP 1115916. Vejamos:
ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSE SACRIFCIO DE CES E GATOS VADIOS APREENDIDOS PELOS AGENTES DE ADMINISTRAO POSSIBILIDADE QUANDO INDISPENSVEL PROTEO DA SADE HUMANA VEDADA A UTILIZAO DE MEIOS CRUIS. 1. O pedido deve ser interpretado em consonncia com a pretenso deduzida na exordial como um todo, sendo certo que o acolhimento do pedido extrado da interpretao lgico-sistemtica da pea inicial no implica em julgamento extra petita. 2. A deciso nos embargos infringentes no imps um gravame maior ao recorrente, mas apenas esclareceu e exemplificou mtodos pelos quais a obrigao poderia ser cumprida, motivo pelo qual, no houve violao do princpio da vedao da reformatio in pejus. 3. A meta principal e prioritria dos centros de controles de zoonose erradicar as doenas que podem ser transmitidas de animais a seres humanos, tais quais a raiva e a leishmaniose. Por esse motivo, medidas de controle da reproduo dos animais, seja por meio da injeo de hormnios ou de esterilizao, devem ser prioritrias, at porque, nos termos do 8 Informe Tcnico da Organizao Mundial de Sade, so mais eficazes no domnio de zoonoses. 4. Em situaes extremas, nas quais a medida se torne imprescindvel para o resguardo da sade humana, o extermnio dos animais deve ser permitido. No entanto, nesses casos, defeso a utilizao de mtodos cruis, sob pena de violao do art. 225 da CF, do art. 3 da Declarao Universal dos Direitos dos Animais, dos arts. 1 e 3, I e VI do Decreto Federal n. 24.645 e do art. 32 da Lei n. 9.605/1998. 5. No se pode aceitar que com base na discricionariedade o administrador realize prticas ilcitas. possvel at haver liberdade na escolha dos mtodos a serem utilizados, caso existam meios que se equivalham dentre os menos cruis, o que no h a possibilidade do exerccio do dever discricionrio que implique em violao finalidade legal. 6. In casu, a utilizao de gs asfixiante no centro de controle de zoonose medida de extrema crueldade, que implica em violao do sistema normativo de proteo dos animais, no podendo ser justificada como exerccio do dever discricionrio do administrador pblico. Recurso especial improvido.

No caso do 2 do art. 225, da CF, de se ter em mente que a sua regulamentao est no Decreto 227/67 (Cdigo de Minerao ). Trata-se do reconhecimento de que a atividade mineraria causa degradao ambiental, e quem faz uso dela deve recompor o passivo ambiental. Vejamos:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei.
1

Muito Importante Frise-se que a obrigao de reparar independe de dolo ou culpa.

Conforme se observa, esse 2 densifica o princpio do poluidor pagador. De se atentar que a CF coloca como competncia privativa da UNIO o regulamento da atividade mineral, vide o disposto no art. 22, XII.

Aqui abre-se um parntese para acrescentar que o Cdigo de Minerao estabelece como regimes de aproveitamento das substncias minerais a concesso, a autorizao, o licenciamento, a permisso da lavra garimpeira e o regime de monopolizao, quando, em virtude de lei especial, depender de execuo direta ou indireta do Governo Federal. 33

Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: XII - jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia;

No caso do 3 da CF, tem-se o pargrafo da responsabilidade civil em matria ambiental. De fato, esse pargrafo traz a trplice responsabilidade (penal, civil e administrativa). Frise-se que essa responsabilidade traz 3 aspectos, a saber:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.

O dano ambiental deve ser compreendido como toda leso intolervel causada por qualquer ao humana (culposa ou no) ao meio ambiente, diretamente, como macrobem de interesse da coletividade, em uma concepo totalizante, e indiretamente, a terceiros, tendo em vista interesses prprios e individualizantes e que refletem o mesmo (macrobem). dis Milar entende que dano ambiental a leso aos recursos ambientais, com conseqente degradao (alterao ambiental adversa) do equilbrio ecolgico e da qualidade de vida. Classificao do Dano Ambiental
Dano Patrimonial a perda ou deteriorao dos bens materiais da vtima. Dano Extrapatrimonial Conhecido como dano moral ambiental. a leso provocada ao meio-ambiente que configure, alm dos prejuzos de ordem patrimonial, uma diminuio na qualidade de vida, reduo ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Aqui, de se ter em mente que esse dano pode ser individual ou coletivo. OBS: O STJ tem afastado a possibilidade do dano moral coletivo em matria ambiental, vide o RESP 971844. A despeito disso, o Ministro Herman Benjamim j proferiu deciso nica admitindo tal dano. De se frisar que o STJ admite o dano moral individual. Dano Ambiental Individual ou Reflexo ou Ricochete Relaciona-se com leses sade e a integridade fsica das pessoas, bem como aos seus bens e ao exerccio de uma atividade econmica. Dano Ambiental Lato Sensu Abrange tudo, ou seja, pega todo o meio ambiente. Dano Ecolgico Afeta os recursos naturais, a exemplo da fauna e da flora.

Para fundamentar a questo da responsabilidade do dano, devem ser utilizados os seguintes princpios:

o o o o

Princpio da Solidariedade Intergeracional; Princpio da Preveno; Princpio da Precauo; Princpio do Poluidor Pagador;
34

Eis os aspectos da Responsabilidade Ambiental:

o o o

Preventiva Licenciamento Ambiental e Poder de Polcia; Repressiva Administrativa (Art. 70/76 da Lei N 9.605/98 e Decreto 6.514/08); Penal (Lei N 9.605/98). Reparadora Civil;

Aqui, preciso relembrar que o direito ambiental eminentemente preventivo e que totalmente cabvel a responsabilidade penal das pessoas jurdicas.

Importante: A responsabilidade civil ambiental objetiva desde a Lei N 6.938/81. Vejamos as teoria: Teoria do Risco Integral A existncia da atividade equipara-se causa do dano. Aqui, se assegura a aplicao da teoria da Equivalncia das Condies. No h que se falar em excludentes. O fato de se ter uma obra j torna a pessoa como um garantidor. Qualquer dano causado por ela, o responsvel arcar. Aqui no h preocupao com as causa ou concausas que geraram o resultado. A responsabilidade pela reparao integral do dano solidria, acaso haja mais de um poluidor, sendo, ainda, o litisconsrcio facultativo. Eis o posicionamento do STJ:
ADMINISTRATIVO. EXECUO FISCAL. 1. Para fins da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, art 3, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas; II - degradao da qualidade ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente; III - poluio, a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lanem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos; 2. Destarte, poluidor a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental; 3. O poluidor, por seu turno, com base na mesma legislao, art. 14 - "sem obstar a aplicao das penalidades administrativas" obrigado, "independentemente da existncia de culpa", a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, "afetados por sua atividade". 4. Depreende-se do texto legal a sua responsabilidade pelo risco integral, por isso que em demanda infensa a administrao, poder, inter partes, discutir a culpa e o regresso pelo evento. 5. Considerando que a lei legitima o Ministrio Pblico da Unio e do Estados ter legitimidade para propor ao de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente, inequvoco que o Estado no pode inscrever sel-executing, sem acesso justia, quantum indenizatrio, posto ser imprescindvel ao de cognio, mesmo para imposio de indenizao, o que no se confunde com a multa, em obedincia aos cnones do devido processo legal e da inafastabilidade da jurisdio. 6. In casu, discute-se to-somente a aplicao da multa, vedada a incurso na questo da responsabilidade ftica por fora da Smula 07/STJ. 7. Recurso improvido. DANO AMBIENTAL. SANO ADMINISTRATIVA. IMPOSIO DE MULTA.

35

Teoria do Risco Criado Adota a teoria da Causalidade Adequada, admitindo excludentes, a exemplo do fato externo, imprevisvel e irresistvel. Aqui, tem-se que verificar quem foi o responsvel pela causa criada, da haver a admisso da excludente.

OBS: O STJ tem admitido a responsabilidade civil sem o nexo de causalidade. Denota-se, assim, que o STJ est flexibilizando tal requisito. Nesse sentido tem-se excerto do RESP 1056540:
2. Excetuam-se regra, dispensando a prova do nexo de causalidade, a responsabilidade de adquirente de imvel j danificado porque, independentemente de ter sido ele ou o dono anterior o real causador dos estragos, imputa-se ao novo proprietrio a responsabilidade pelos danos. Precedentes do STJ.

Conforme se infere do julgado, ainda que o adquirente do imvel que contm degradao ambiental no tenha concorrido para tal fato, ter a responsabilidade de reparar o dano. Trata-se de uma obrigao propter rem.

Ateno: A ao de reparao por danos ambientais imprescritvel. Trata-se aqui da esfera CIVIL. Utiliza como base o fato de que o meio ambiente um direito para todos os cidados, inclusive dos que ainda esto por nascer.
Logstica Reversa Instrumento de desenvolvimento econmico e social caracterizado por um conjunto de aes, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinao final ambientalmente adequada. Aqui, o empresrio lana o produto no mercado e depois tem que dar um jeito de dar ao lixo uma destinao compatvel com o meio ambiente. Ex: pilhas. Caso acontea algum problema ambiental, a empresa responder como poluidora indireta.

Importante: Via de regra, a responsabilidade do Estado na questo ambiental objetiva. Porm, h uma exceo, qual seja, a omisso na execuo do Poder de Polcia. No foi ele o causador direto do dano, mas foi omisso. Aqui, a sua responsabilidade subjetiva. A despeito de tal fato, preciso cautela, pois tambm h um julgado do Ministro Herman Benjamin que entende que a responsabilidade objetiva, porm, de execuo subsidiria.

De se ter em mente que a reparao do dano ambiental pode se dar de 2 formas, a saber:

o o

Reparao/Restaurao In Natura ou In Especie; Indenizao Pecuniria;

Importante Essa ordem obrigatria.


Reparar Bens naturais; Restaurao Bens culturais, a exemplo de obras de arte.

36

S aps a tentativa de reparar e restaurar que se admitir a indenizao em dinheiro. Porm, pacfico o entendimento no mbito do STJ de que possvel a cumulao entre as obrigaes de recompor\restaurar as reas afetadas por danos ambientais e a obrigao de indenizar em pecnia. Importante De se ter em mente que a reparao sempre INTEGRAL. Muito Importante O art. 11 da Lei N 7.347/85 (Ao Civil Pblica), em combinao com o art. 461 do CPC, permitem a cessao do ato lesivo, sua reparao in natura ou, em perdas e danos. No que tange ao 4 do art. 225 da CF, de se observar que ele trouxe os grandes biomas brasileiros, os macrossistemas. Vejamos:
4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

Por meio da leitura, se infere que o texto constitucional no abarcou o cerrado, a caatinga, os campos sulinos (Pampas). Frise-se que o fato dessas reas serem patrimnio nacional no transfere o seu patrimnio para a Unio. Eles continuam sendo de propriedade privada. Nesse sentido tem-se o RE 134297 e o RE 300244. Vejamos:
A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais em geral, tendo presente a garantia constitucional que protege o direito de propriedade, firmou-se no sentido de proclamar a plena indenizabilidade das matas e revestimentos florestais que recobrem areas dominiais privadas objeto de apossamento estatal ou sujeitas a restries administrativas impostas pelo Poder Pblico. Precedentes. - A circunstancia de o Estado dispor de competncia para criar reservas florestais no lhe confere, s por si - considerando-se os princpios que tutelam, em nosso sistema normativo, o direito de propriedade -, a prerrogativa de subtrair-se ao pagamento de indenizao compensatria ao particular, quando a atividade pblica, decorrente do exerccio de atribuies em tema de direito florestal, impedir ou afetar a valida explorao econmica do imvel por seu proprietrio. - A norma inscrita no ART.225, PAR.4., da Constituio deve ser interpretada de modo harmonioso com o sistema jurdico consagrado pelo ordenamento fundamental, notadamente com a clusula que, proclamada pelo art. 5., XXII, da Carta Politica, garante e assegura o direito de propriedade em todas as suas projees, inclusive aquela concernente a compensao financeira devida pelo Poder Pblico ao proprietario atingido por atos imputaveis a atividade estatal. O preceito consubstanciado no ART.225, PAR. 4., da Carta da Republica, alm de no haver convertido em bens publicos os imveis particulares abrangidos pelas florestas e pelas matas nele referidas (Mata Atlantica, Serra do Mar, Floresta Amazonica brasileira), tambm no impede a utilizao, pelos proprios particulares, dos recursos naturais existentes naquelas areas que estejam sujeitas ao domnio privado, desde que observadas as prescries legais e respeitadas as condies necessarias a preservao ambiental.

No que toca ao 5, tem-se:


5 - So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais.

No que toca ao 6, art. 225, CF:

37

6 - As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas.

Para definir a localizao de Angra 1 e 2, necessrio se faz a edio de lei federal. Frise-se que essa lei federal vai definir unicamente o local da usina. Em seguida, deve o projeto ser submetido ao licenciamento ambiental, mais precisamente o EIA/RIMA. De se atentar que o responsvel pela concesso do licenciamento ambiental o IBAMA, com a participao do CNEN. Nesse sentido, vejamos:
Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo rgo ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio - EIA/RIMA, o empreendedor obrigado a apoiar a implantao e manuteno de unidade de conservao do Grupo de Proteo Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.(Regulamento) 3o Quando o empreendimento afetar unidade de conservao especfica ou sua zona de amortecimento, o licenciamento a que se refere o caput deste artigo s poder ser concedido mediante autorizao do rgo responsvel por sua administrao, e a unidade afetada, mesmo que no pertencente ao Grupo de Proteo Integral, dever ser uma das beneficirias da compensao definida neste artigo.

AULA 4

4. COMPETNCIAS CONSTITUCIONAIS EM MATRIA AMBIENTAL


Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: uma competncia irrenuncivel, pois traz deveres para o Estado.

III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; (MEIO AMBIENTE CULTURAL) IV - impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; (MEIO AMBIENTE CULTURAL) VI - proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; (MEIO AMBIENTE NATURAL) VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; (MEIO AMBIENTE NATURAL) XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios; (MEIO AMBIENTE NATURAL) Desse modo, o Municpio tambm tem competncia para fiscalizar as concesses de direitos de explorao mineral em seus territrios. Pargrafo nico. Leis complementares fixaro normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006) Essa LC foi editada em 2011. a LC 14011. Ela regulamentou os incisos III, VI e VII do mencionado artigo. Ela refere-se basicamente ao licenciamento ambiental. Antes dela, todos os entes poderiam efetuar o licenciamento ambiental e todos poderiam fiscaliz-lo, ainda que no tivesse sido o responsvel pela concesso do licenciamento. O STF, inclusive, aceitava que essa fiscalizao ocorresse, pois ele diferenciava a fiscalizao do licenciamento. Porm, tal fato poderia gerar a aplicao de uma mesma multa por 3 entes distintos. Em casos como esse, aplicava-se o art. 76 da Lei N 9.60598, que aceitava o pagamento de multa cobrada apenas pelos Estados, Municpios ou DF, ainda que o valor cobrado fosse menor do que a multa aplicada pela Unio. Frise-se que aqui no se aceitava o TAC. Este s valeria se o rgo federal participasse e concordasse 38

com ele. Hoje, com a edio da LC 140, h a incidncia do art. 17 nesses casos. Assim, quem licencia o nico que detm competncia para fiscalizar. Por tal motivo, haver grande discusso doutrinria e jurisprudencial acerca da manuteno ou no do art. 76 da Lei N 9.60598.

Esse art. 23 da CF traz a competncia administrativa ou material. uma competncia comum entre todos os entes da federao (Unio, Estados, DF e Municpios). Aqui, se fala do exerccio do poder de polcia, na fiscalizao ambiental. De se atentar que ele segue a mesma lgica do art. 78 do CTN. Em relao aos concursos, preciso cautela, pois o legislador pede a literalidade do texto constitucional. Muito Importante No se pode restringir tal competncia a determinado ente, pois a proteo do meio ambiente e o combate a poluio, em qualquer de suas formas, alm da preservao das florestas, fauna e flora, tratam-se de competncia comum da Unio, Estados, DF e Municpios. Esse o entendimento do STF.

No caso do art. 24 da CF, tem-se a competncia legislativa ou legiferante. Cuida-se de uma competncia concorrente. Alguns doutrinadores denominam de Condomnio Legislativo . Em verdade, cabe Unio editar as normas gerais e aos Estados e ao DF compete editar a legislao suplementar. Frise-se que a competncia concorrente entre a Unio, Estados e DF. O legislador excluiu os Municpios. Porm, isso no quer dizer que eles no possuem competncia legislativa. No caso de concurso, se o legislador utilizar a literalidade do art. 24, deve-se excluir os municpios. Nesse sentido:
Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VI - florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; VII - proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; 1 - No mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. 2 - A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. 4 - A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual, no que lhe for contrrio.

A despeito de o art. 24 da CF no mencionar o municpio, isso no implica dizer que ele no detm competncia para editar normas ambientais. preciso, aqui, que se faa uma interpretao em conjunto dos artigos 24 e 30 da CF. Nesse sentido:
Art. 30. Compete aos Municpios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislao federal e a estadual no que couber;

Voltando temtica das normas gerais editadas pela Unio, de se observar que a sua funo a de uniformizao e coordenao da legislao nacional. Quando se fala em competncia suplementar dos Estados e do DF, est a se falar na competncia supletiva e na competncia complementar da legislao editada pela Unio.
39

COMPETNCIA SUPLETIVA Visa preencher as lacunas da norma geral. COMPETNCIA COMPLEMENTAR Visa detalhar, pormenorizar a norma geral.

Acaso a Unio no edite a norma geral, o Estado ou DF passam a ter a competncia legislativa PLENA. Nesse sentido, tem-se o 3 do art. 24 da CF. Vejamos:
3 - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.

Se a Unio, aps o Estado ou DF editarem suas normas, vier a editar a norma geral, ocorrer a suspenso das normas editadas pelo DF ou Estados. Nesse sentido, tem-se o 4 do art. 24 da CF. Vejamos:
4 - A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual, no que lhe for contrrio.

Questo de Concurso Como se dirime o conflito entre norma geral e norma suplementar? Aqui, utilizam-se dois critrios, a saber:
Critrio da Prevalncia da Lei Federal;
Nesse sentido, de se atentar para ADI 2903. Ellen Gracie e Marco Aurlio entendem que em confronto da lei geral e lei suplementar, deve prevalecer a norma geral (federal).

Critrio da Prevalncia da Norma Restritiva;


a corrente adotada pelos ambientalistas. Para essa corrente, a norma mais restritiva a que deve prevalecer.

OBS: A ADI 3937, que ainda encontra-se pendente de julgamento, vem se consolidando no sentido de que a lei estadual, se for mais protetiva, deve prevalecer em detrimento da lei federal.

5. SISNAMA (SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE) LEI N 6.938/91

o conjunto de entes e rgos (Unio, Estados, DF, Municpios e Administrao Indireta de cada ente) responsveis pela proteo, controle, monitoramento e melhoria da qualidade ambiental no pas. ele quem o responsvel por efetivar a Poltica Nacional do Meio Ambiente.

Ateno: O SISNAMA no possui personalidade jurdica. Quem possui so os entes que o integram.

O SISNAMA dividi-se em: o

rgo Superior

composto pelo Conselho de Governo, que um rgo ligado Presidncia da Repblica. Cuidase da reunio entre o Presidente e os seus Ministros de Estado e Secretrios. Tem a funo de assessorar o Presidente da Repblica na formulao da Poltica Nacional do Meio Ambiente, bem como nas diretrizes
40

governamentais para o meio ambiente e recursos naturais. Eventualmente ele poder ser presidido pelo Ministro Chefe da Casa Civil. o

rgo Consultivo e rgo Deliberativo

composto pelo CONAMA (Conselho Nacional do MA), sendo este um rgo consultivo do Conselho de Governo e integrante do SISNAMA. Tem como finalidade assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e para os recursos naturais. Ele delibera, em seu mbito de competncia, sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial sadia qualidade de vida. De fato, ele possui poder regulamentar (infra-regulamentar), que se concretiza atravs de Resolues (ato administrativo tpico dos rgos colegiados). Eis os atos que o CONAMA pratica:
Resoluo Quando o CONAMA quer editar normas compatveis com o MA ecologicamente equilibrado, ele faz uso da Resoluo. Isso porque ele detentor do poder regulamentar. Muitos juristas tm questionado esse papel regulamentar, por entenderem que ele estaria extrapolando os seus limites de regulamentao e adentrando em matria afeta legislao. Entendem que o CONAMA estaria colocando limites propriedade, no estando estes previstos em lei. Sustentam que o CONAMA no pode agir originariamente, mas to-somente nos casos em que a lei autoriza e delimita. Acerca dessa questo, mais precisamente Resoluo 302/02, o STJ decidiu no julgamento do RESP 994881 que o CONAMA pode fixar parmetros e definies de reas de preservao permanente, no havendo que se falar, assim, em excesso. Nesse sentido, vejamos:
PROCESSUAL CIVIL E DIREITO AMBIENTAL. RECURSO ESPECIAL. MANDADO DE

SEGURANA. OBRA EMBARGADA PELO IBAMA, COM FUNDAMENTO NA RESOLUO DO CONAMA N. 303/2002. REA DE PRESERVAO PERMANENTE. EXCESSO REGULAMENTAR. NO-OCORRNCIA. ART. 2, ALNEA 'F', DO CDIGO FLORESTAL NO-VIOLADO. LOCAL DA REA EMBARGADA. PRETENSO DE ANLISE DE MATRIA FTICO-PROBATRIA.

INCIDNCIA DA SMULA 7 DO STJ. RECURSO ESPECIAL NO-CONHECIDO. 1. O fundamento jurdico da impetrao repousa na ilegalidade da Resoluo do Conama n. 303/2002, a qual no teria legitimidade jurdica para prever restrio ao direito de propriedade, como aquele que delimita como rea de preservao permanente a faixa de 300 metros medidos a partir da linha de preamar mxima. 2. Pelo exame da legislao que regula a matria (Leis 6.938/81 e 4.771/65), verifica-se que possui o Conama autorizao legal para editar resolues que visem proteo do meio ambiente e dos recurso naturais, inclusive mediante a fixao de parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente, no havendo o que se falar em excesso regulamentar. 3. Assim, dentro do contexto ftico delineado no acrdo recorrido, e, ainda, com fundamento no que dispe a Lei n. 6.938/81 e o artigo 2, "f", da Lei n. 4.771/65, devidamente regulamentada pela Resoluo Conama n. 303/2002, inafastvel a concluso a que chegou o Tribunal de origem, no sentido de que os limites traados pela norma regulamentadora para a construo em reas de preservao ambiental devem ser obedecidos. 4. incontroverso nos autos que as construes sub judice foram implementadas em rea de restinga, bem como que a distncia das edificaes est em desacordo com a regulamentao da Resoluo Conama n. 303/2002. Para se aferir se o embargo rea em comento se deu apenas em razo de sua vegetao restinga ou se, alm disso, visou proteo da fixao de dunas e mangues, revela-se indispensvel a reapreciao do conjunto probatrio existente no processo, o que vedado em sede de recurso especial em virtude do preceituado na Smula n. 7, desta Corte. 5. Recurso especial no-conhecido. (REsp 994881/SC, Rel. Ministro BENEDITO GONALVES, PRIMEIRA TURMA, julgado em 16/12/2008, DJe 09/09/2009)

41

Proposio editada quando o CONAMA quer se dirigir ao Conselho de Governo, quer se comunicar com a Cmara dos Deputados, uma Comisso Temtica, com o Congresso Nacional e etc.

Moo Serve para tudo. Quando no for uma Recomendao, no for uma Proposio ou uma Resoluo, caber a Moo. Ela tem carter amplo e aberto para assuntos diversificados.

Recomendao Ocorre quando o CONAMA orienta os rgos ambientais estaduais e municipais sobre a implementao de polticas e programas governamentais. Tambm aparece quando o CONAMA quer se dirigir ao Poder Executivo Federal.

Deciso O CONAMA toma deciso quando da manuteno da aplicao de multas ou de penalidades por parte do IBAMA. Aqui, o COMANA vai decidir se mantm ou no a penalidade.

Estrutura do CONAMA

Plenrio

Atualmente tem 108 conselheiros que do legitimidade ao CONAMA. Estes conselheiros representam:
Governo Federal; Governos Estaduais; Governos Municipais; Entidades do Setor Empresarial; Entidades da Sociedade Civil;

O CONAMA se rene ordinariamente a cada 3 meses no DF e o nmero de conselheiros no fixo. Aqui, ainda de se atentar que o exerccio das atribuies como conselheiro no remunerado. Frise-se que o Presidente do CONAMA o Ministro do Meio Ambiente. De se rememorar, ainda, que no Plenrio do CONAMA a representao de tais setores no se d por pessoa fsica. O representante l inserido vai estar atuando pelo setor ao qual est inserido. justamente por isso que h o CNEA Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas.

CIPAM;

Significa Comit de Integrao de Polticas Ambientais. Cuida-se da Secretaria Executiva do CONAMA.

Cmaras Tcnicas;

Atualmente so 11. So cmaras temticas, ou seja, que analisam questes especficas e relatam as mesmas ao Plenrio.

Grupos Assessores;
42

So criados pelo Plenrio. Assessoram fundamentalmente o Plenrio e as Cmaras Tcnicas. Elaboram pareceres, estudos e relatrios.

Grupos de Trabalhos;

Fazem o apoio consultivo para as cmaras tcnicas. Desenvolvem atividade de uma determinada temtica.

Cmara Especial Recursal (Decreto 6.514/08);

a instncia do CONAMA responsvel pelo julgamento, em carter final, das multas e outras penalidades administrativas impostas pelo IBAMA. As decises da Cmara tm carter terminativo. S comeou a funcionar em 2009. Em suma, cuida-se da ltima instncia na esfera administrativa para o julgamento das multas e outras penalidades aplicadas pelos fiscais do IBAMA. De se atentar que o CONAMA s decide multa aplicada por fiscal do IBAMA. No julga nenhuma infrao aplicada por rgos municipais ou estaduais. Competncias do CONAMA (Art. 8, Lei N 6.938/81)

Essa lei foi regulamenta pelo Decreto 99.274/90. Nesse Decreto, tambm tem-se outras competncias para o CONAMA. Porm, as que mais caem em concurso so as que esto previstas na Lei N 6.938/81. Vejamos:

1 Visa estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critrios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedida pelos Estados e supervisionada pelo IBAMA.

OBS: De se atentar que o licenciamento ambiental ordinrio disciplinado pela Resoluo 237/97 do CONAMA.

OBS: O licenciamento acontece tanto na esfera federal (IBAMA), como na esfera estadual (rgo ambiental estadual). O IBAMA ir licenciar quando a atividade tiver impacto nacional (Brasil e outros pases) e impacto regional (dois ou mais estados brasileiros).
2 Determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos e alternativas das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos e privados, requisitando as informaes indispensveis ao exame da matria.

O CONAMA pode determinar a realizao o EIA/RIMA, sobretudo quando for rea determinada de patrimnio nacional ( 4, art. 225, CF) .
2

4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 43

3 Determinar, mediante representao do IBAMA, a perda ou restrio de benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico, em carter geral ou condicional, e a perda ou suspenso da participao em linhas de financiamento de bancos oficiais.
3

Aqui, de se atentar para o disposto no art. 12 da Lei N 6.938/81 . Este artigo est sendo aplicado, inclusive, para os bancos privados.
4 Estabelecer privativamente normas e padres nacionais de controle da poluio por veculos automotores, embarcaes e aeronaves, mediante audincia com os ministrios competentes.

5 Estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hdricos.

rgo Central

composto pelo Ministrio do Meio Ambiente. Sua finalidade planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como rgo federal, a poltica nacional e as diretrizes governamentais para o meio ambiente. Eis algumas entidades da Administrao Indireta que esto ligadas ao Ministrio do Meio Ambiente:
IBAMA (Autarquia Federal); Instituto Chico Mendes (Autarquia Federal); Jardim Botnico; ANA (Autarquia de Natureza Especial);

As reas de atuao do Ministrio do Meio Ambiente so:


Lei N 9.649/98, art. 14, XII - Ministrio do Meio Ambiente: a) poltica nacional do meio ambiente e dos recursos hdricos; b) poltica de preservao, conservao e utilizao sustentvel de ecossistemas, e biodiversidade e florestas; c) proposio de estratgias, mecanismos e instrumentos econmicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e do uso sustentvel dos recursos naturais; d) polticas para integrao do meio ambiente e produo; e) polticas e programas ambientais para a Amaznia Legal; f) zoneamento ecolgico-econmico;

rgo Executor

composto pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de MA e Recursos Naturais Renovveis). Demais disso, o responsvel pela fiscalizao ambiental, bem como pela concesso do licenciamento ambiental. Ele um rgo executor do SISNAMA.

Art 12 - As entidades e rgos de financiamento e incentivos governamentais condicionaro a aprovao de projetos habilitados a esses benefcios ao licenciamento, na forma desta Lei, e ao cumprimento das normas, dos critrios e dos padres expedidos pelo CONAMA. Pargrafo nico - As entidades e rgos referidos no " caput " deste artigo devero fazer constar dos projetos a realizao de obras e aquisio de equipamentos destinados ao controle de degradao ambiental e melhoria da qualidade do meio ambiente. 44

De se atentar que o Decreto 99.274/90 inseriu como rgo executor do SISNAMA, o IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade, sendo este o responsvel pelas unidades de conservao no mbito federal. o

rgos Seccionais

Composto pelos rgos ambientais dos Estados. Pode haver um ou mais rgos ambientais no mbito estadual. Eles sero responsveis pela concesso do licenciamento ambiental. Importante Em regra, quem cuida de rea de preservao permanente e de reserva legal florestal o rgo ambiental estadual. o

rgos Locais

Composto pelos rgos ambientais dos municpios. Para eles poderem licenciar, preciso que tenham:
Ter Conselho Municipal de Meio Ambiente, com carter deliberativo; rgo Municipal capacitado;

OBS: Essas exigncias feitas aos Municpios tambm se aplicam aos demais entes federativos.

6. POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (LEI N 6.938/81)

a lei federal para discusso ambiental. De se notar que ela foi criada durante a ditadura ambiental. De fato, essa lei traz os instrumentos ambientais, tendo como objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no pas, condies para o desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e a proteo da dignidade da vida humana. Seus objetivos especficos so:

Compatibilizao do desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico;
Nada mais do que a concretizao do Princpio do Desenvolvimento Sustentvel.

A definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico, atendendo aos interesses dos entes federativos (Unio, Estados, DF, Territrios e Municpios);
Essa determinao tem que ser vista em consonncia com a CF/88. preciso que se tenha em mente que a proteo ambiental no uma faculdade dos entes federativos, mas sim um dever destes. A nica coisa que discricionria o momento, o local e os recursos que sero alocados para a consecuo dessa obrigao.

Estabelecimento de critrios e padres de qualidade ambiental, bem como de normas sobre o uso e o manejo dos recursos ambientais;
Quem estabelece tais fatos so as Resolues do CONAMA, que findam por fixar os critrios e padres da qualidade ambiental. Frise-se que os Estados tambm podem estabelecer critrios e padres de qualidade ambiental. 45

Desenvolvimento de pesquisas e tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais.
A EMBRAPA o exemplo de como se pode ter um rgo governamental que faz pesquisas, assim como a EMATER.

A difuso de tecnologias de manejo do meio ambiente; a divulgao de dados e informaes ambientais; e a formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico.
Manejo a interveno humana no meio ambiente.

A preservao e restaurao dos recursos naturais com vistas sua utilizao racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manuteno do equilbrio ecolgico propicio vida.

A imposio ao poluidor e ao predador da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados; e ao usurio, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos.
Aqui, tem-se a concretizao do princpio do poluidor-pagador e do princpio do usurio-pagador.

AULA 5

6.1 INSTRUMENTOS DA POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Os instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente encontram-se previstos no art. 9 da Lei N 6.938/81. Do inciso I ao inciso IV, tem-se os instrumentos de comando e controle. O Poder Pblico vem, normatiza e estabelece quais sero as regras e procedimentos a serem adotados. Vejamos:
Art 9 - So instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padres de qualidade ambiental; No mbito federal, quem edita os padres de qualidade ambiental o CONAMA.

II - o zoneamento ambiental; (Regulamento) Hoje, denominado Zoneamento Ecolgico Econmico, estando inserido no Decreto N 4.297/02 (ZEE). Cuida-se do planejamento do uso e da ocupao do solo, ou seja, o ordenamento fsico e territorial em uma concentrao geogrfica, que deve levar em conta a vocao prpria de cada rea. Ele j est ocorrendo na Amaznia Legal e a tendncia ocorrer no Brasil todo. Aqui, pega-se a Amaznia e verifica-se quais so os recursos naturais existentes na regio, bem como as condies sociais e econmicas. Aps tal levantamento, delimita-se o que pode e o que no pode ser feito no local. De se atentar que, hoje, qualquer atividade econmica s pode se desenvolver se houver o zoneamento ambiental. Frise-se que as diretrizes gerais do ZEE so: o o o

Busca da Sustentabilidade Ecolgica; Ampla participao democrtica; Valorizao do conhecimento cientfico multidisciplinar;

III - a avaliao de impactos ambientais; Cita-se, a ttulo de exemplo, o EIA/RIMA (art. 225, 1, CF), Relatrio Ambiental Preliminar e o Relatrio de Viabilidade Ambiental. Cuidam-se dos estudos ambientais. Quando se tem uma obra que cause significativa degradao ambiental, dever ser

46

realizado o EIA/RIMA. No caso de RAP e RVA, ocorrem quando a obra no gera significativa degradao ambiental. De se atentar que o AIA no se confunde com o EIA/RIMA. Esse apenas uma espcie do AIA (Avaliao de Impacto Ambiental). Demais disso, o AIA um estudo de uma obra SINGULAR, a exemplo da construo de um aeroporto. J a Avaliao Ambiental Estratgica (AAE) tem-se uma avaliao de planos, programas e polticas governamentais. Aqui, ao contrrio do AIA, que delimita-se a um estudo singular, o AAE abrange um estudo coletivo, pois refere-se a planos e polticas governamentais.

IV - o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;

V - os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; Esse inciso trabalha com a gesto ambiental. Seus instrumentos so ISO 14.001, P+L, Tecnologias Limpas, Rotulagem Ambiental e Cluster. No caso do ISSO 14.001, cuida-se de um sistema de gesto ambiental que certifica o cumprimento das normas ambientais pelas empresas. A empresa resolver adotar sistemas de qualidade ambiental dentro de seu ambiente. Quem certifica a ABNT. No caso da P+L, uma expresso criada pela ONU e significa produo mais limpa. As empresas devem adotar medidas preventivas para causar menor impacto ambiental possvel. Ex: Empresas querem reduzir o consumo de gua, a ela pega e constri uma estao de esgoto. J em relao a Rotulagem Ambiental, tambm conhecida como Selo Ambiental, Selo Ecolgico, significa dizer que o produto foi produzido com a devida observncia das normas ambientais. Ele bastante utilizado na Europa. Por fim, tem-se o Cluster, que um conglomerado ambiental. Aqui, empresas diversas se unem para produzirem suas mercadorias em conjunto, a fim de no degradar tanto o meio ambiente.

VI - a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas; (Redao dada pela Lei n 7.804, de 1989) Est regulamentado pela Lei N 9.985/00. Tem-se aqui as Unidades de Conservao.

VII - o sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente; o SINIMA, que encontra-se previsto no art. 11 do Decreto 99.274/90. Esse Decreto regulamenta a Poltica Nacional do Meio Ambiente. ele quem faz a integrao das informaes existentes nos variados rgos ambientais. Ele o responsvel pelo gerenciamento das informaes do SISNAMA. De se atentar que os cadastros tcnicos federais fazem parte do SINIMA

VIII - o Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental; Cuida-se de um cadastro obrigatrio, sob pena de multa, para pessoas fsicas e jurdicas que se dedicam consultoria tcnica sob questes ambientais. igualmente obrigatrio indstria e ao comrcio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. Em verdade, trata-se de um censo ambiental. Frise-se que o fato de o profissional estar inserido nesse cadastro no lhe confere certificao de qualidade.

IX - as penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental. Aqui, de se atentar para o Decreto 6514/08. Ele regulamenta esse inciso.

47

X - a instituio do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA; At hoje no foi editado esse Relatrio. O mais prximo que se chegou foi o GEOBRASIL 2002, que mapeou os recursos naturais brasileiros. Ele ocorreu na RIO +10, realizado em 1992.

XI - a garantia da prestao de informaes relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Pblico a produzi-las, quando inexistentes; (Includo pela Lei n 7.804, de 1989) Tem-se aqui a consagrao do Princpio da Informao Ambiental. Tendo a informao, o cidado deve ter acesso a elas. Porm, em no havendo, obriga-se o Poder Pblico a produzi-las, uma vez que a informao se trata de um direito pblico subjetivo do cidado. Aqui, preciso atentar para o disposto na Lei N 10.650/03, que garante o acesso aos bancos de dados pblicos ambiental. Frise-se que a nica coisa que o cidado no tem acesso ao segredo industrial.

XII - o Cadastro Tcnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. (Includo pela Lei n 7.804, de 1989) cadastro obrigatrio, sob pena de multa. Quem tem empresas potencialmente poluidoras ou que usam recursos naturais obrigatoriamente tm que estar inscritas nesse cadastro, a fim de facilitar o mapeamento pelo Poder Pblico. Nesse sentido, de se atentar para o art. 17, II da Lei N 6.938/81. Frise-se que a inscrio nesse cadastro no desobriga o empresrio de requerer as licenas ambientais necessrias atividade. Ligado a esse cadastro, tem-se a Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental, que cobrada pelo IBAMA. Essa taxa tem como fato gerador o poder de polcia ambiental exercido pelo IBAMA.

XIII - instrumentos econmicos, como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros. A concesso florestal a delegao onerosa feita pelo Poder Pblico do direito de praticar o manejo florestal sustentvel em uma floresta pblica para a explorao de recursos florestais. Essa concesso se d atravs da modalidade licitatria CONCORRNCIA. Ela cai bastante em concurso pblico. Servido Ambiental, por sua vez, encontra-se no art. 9A da Lei N 6.938/81. Aqui, abre-se mo parcial ou totalmente da propriedade. Ela no se confunde com a Reserva Legal e nem com a APP. Ela no pode ser instituda em territrios que j se encontram protegidos pela legislao ambiental. Demais disso, a servido tem que ter o mesmo percentual, no mnimo, da reserva ambiental, devendo, ainda, ser averbada na margem da matrcula do Cartrio do Registro de Imveis. Muita gente faz a servido como forma de compensar a reserva legal. O seguro ambiental ainda no encontra-se regulamentado. O que se tem so alguns projetos de lei tramitando no congresso. Aqui, o empreendedor antes de realizar suas atividades, faz uma aplice a fim de assegurar o seu empreendimento. O ponto positivo que os bancos iro fiscalizar as atividades do empresrio, verificando, desse modo, o cumprimento ou no da legislao ambiental.

6.2. LICENCIAMENTO AMBIENTAL ORDINRIO (RESOLUO 237/97 DO CONAMA)

Aqui, preciso observar o disposto na LC 140/11, bem como para o art. 10 da Lei N 9.638/81 e as Resolues N 237 e 01 do CONAMA. Em suma, cuida-se do procedimento administrativo em que o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao e operao de empreendimentos e atividades que utilizem recursos ambientais, que sejam efetiva ou potencialmente poluidoras ou ainda os que sob qualquer forma possam causar degradao ambiental.
48

Muito Importante Cuida-se de um procedimento administrativo que resta caracterizado como o exerccio do poder de polcia ambiental.

SIGNIFICATIVA DEGRADAO AMBIENTAL

RGO EPIA/RIMA LICENCIADOR

ATIVIDADE OU EMPREENDEDOR EMPREENDIMENTO POLUIO OU DEGRADAO AMBIENTAL SEM IMPACTO SIGNIFICATIVO

AUDINCIA PBLICA

LICENCIAMENTO AMBIENTAL ORDINRIO

De se atentar que o licenciamento ambiental ordinrio subdivide-se em:

o o o

Licena Prvia; Licena de Instalao; Licena de Operao;

O licenciamento ambiental ordinrio o instrumento que compatibiliza as atividades econmicas. Com efeito, ele visa compatibilizar o desenvolvimento econmico com a proteo ao meio ambiente.

OBS: No h que se falar em discricionariedade administrativa quando as atividades forem capazes de causar significativa degradao ambiental. Muito Importante A repartio de competncia entre os rgos ambiental federal, estadual e municipal do SISNAMA, em relao conduo do licenciamento ambiental, orientada pelo critrio da predominncia do interesse, cuja aplicao afeta autarquia federal o licenciamento das atividades e obras com significativo impacto ambiental, de mbito nacional ou regional. Denota-se, assim, que a titularidade do bem no critrio decisivo para a definio da atribuio para conduo do licenciamento, salvo nas hipteses previstas na Resoluo do CONAMA.

6.2.1 ESPCIES DE LICENA Licena Prvia

O professor entende que a mais importante. Ela aprova a localizao do empreendimento ou atividade, atentando, ainda, para a viabilidade ambiental do projeto. Demais disso, ela estabelece as condicionantes para as licenas posteriores. Normalmente o empresrio j fez a avaliao econmica e agora quer o local.

49

atravs dessa licena que se vai verificar se o empreendimento est em conformidade com a legislao urbanstica. Ela inicia-se com o pedido de certido na prefeitura, a fim de saber o uso e a ocupao do solo. De se atentar que a licena prvia dispe se o local apropriado ou no para a atividade pretendida, bem como atesta a viabilidade ou no do projeto. O seu prazo mximo de 05 anos. Licena de Instalao

Aps a aquisio da licena prvia, o empresrio vai requerer a licena de instalao, que visa dar materialidade ao projeto, pois ela quem autoriza as construes e edificaes. com essa licena que o empreendimento comea a ganhar corpo, ou seja, espao fsico. Aqui, preciso que se respeitem as condicionantes estipuladas pela licena prvia. O seu prazo mximo de 06 anos. Licena de Operao

Cuida-se da licena de funcionamento. Aqui, preciso que se observem as condicionantes estipuladas nas licenas anteriores. nesse momento que os rgos ambientais vo fiscalizar se elas foram cumpridas ou no. De se ter em mente que essa licena estabelece as condicionantes para o funcionamento do empreendimento. Ex: A fbrica pode lanar X de gases na atmosfera. Em no sendo respeitado
o estabelecido, a licena pode ser cassada, com a conseqente suspenso da atividade.

O seu prazo mnimo de 04 anos e o seu prazo mximo de 10 anos. Ultrapassado o prazo, deve o interessado pleitear a renovao da licena de operao. De se atentar que esse requerimento de renovao deve ocorrer com a antecedncia mnima de 120 dias antes de expirar o prazo final. Frise-se que o rgo ambiental detm o prazo de 06 meses para apreciar as licenas, salvo havendo EIA/RIMA e Audincia Pblica, pois nesses casos esse prazo passa a ser de 12 meses. Caso no aprecie o pedido dentro do prazo, a atividade do empreendedor continua, sem que haja qualquer prejuzo, at que o rgo ambiental efetue a apreciao do mesmo. Importante Esses prazos das licenas so previstos em lei federal. Assim, nada obsta que os Estados estipulem prazo menor. O que ele no pode estabelecer um prazo maior. Atuao Supletiva ou Subsidiria (LC N 140/11)

No caso da atuao supletiva, um ente federativo substitui o outro quando da concesso de licenciamento ambiental, em virtude do substitudo no preencher os requisitos tcnicos e legais necessrios concesso do licenciamento. J em relao atuao supletiva, tem-se um ente solicitando o apoio do outro. Ex: Municpio pedindo apoio ao Estado. Nesse sentido, de se observar o art. 15 e 16 da LC 140.
Art. 15. Os entes federativos devem atuar em carter supletivo nas aes administrativas de licenciamento e na autorizao ambiental, nas seguintes hipteses: I - inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no Estado ou no Distrito Federal, a Unio deve desempenhar as aes administrativas estaduais ou distritais at a sua criao;

50

II - inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no Municpio, o Estado deve desempenhar as aes administrativas municipais at a sua criao; e III - inexistindo rgo ambiental capacitado ou conselho de meio ambiente no Estado e no Municpio, a Unio deve desempenhar as aes administrativas at a sua criao em um daqueles entes federativos.

Art. 16. A ao administrativa subsidiria dos entes federativos dar-se- por meio de apoio tcnico, cientfico, administrativo ou financeiro, sem prejuzo de outras formas de cooperao. Pargrafo nico. A ao

subsidiria deve ser solicitada pelo ente originariamente detentor da atribuio nos termos desta Lei Complementar.

6.2.2 NATUREZA JURDICA DA LICENA AMBIENTAL

Acerca dessa temtica, tem-se 3 correntes, a saber: 1 Corrente Defende que a licena ambiental uma autorizao administrativa, cuidando-se de um ato discricionrio precrio. a corrente defendida pelo TCU. Todavia bastante criticada porque no traz segurana jurdica alguma para o empreendedor. 2 Corrente Defende que uma licena administrativa mesmo, nos moldes do direito administrativo. defendida por Edis Milar. 3 Corrente uma licena ambiental singular, uma vez que tem contornos prprios e traz elementos tanto da licena administrativa como da autorizao administrativa. a defendida pelo professor e por alguns TRFs. Ela tem uma discricionariedade sui generis, isso porque ela pode ser anulada, revogada ou cassada. Por isso diz-se que ela tem uma discricionariedade tcnica. Essa corrente reforada pela edio da LC 140/11, que fala tanto em licena como em autorizao, da o porqu de hoje ser a corrente majoritria.

6.2.3 COMPETNCIAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL IBAMA (rgo Federal)

o responsvel pelo licenciamento federal. Ele detm a competncia para o licenciamento originrio e o supletivo, ou seja, quando h a ausncia do rgo ambiental estadual ou quando este for inepto.
Art. 10 - A construo, instalao, ampliao e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental, dependero de prvio licenciamento de rgo estadual competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA, em carter supletivo, sem prejuzo de outras licenas exigveis. 1 - Os pedidos de licenciamento, sua renovao e a respectiva concesso sero publicados no jornal oficial do Estado, bem como em um peridico regional ou local de grande circulao. 2 Nos casos e prazos previstos em resoluo do CONAMA, o licenciamento de que trata este artigo depender de homologao do IBAMA.

51

3 O rgo estadual do meio ambiente e o IBAMA, esta em carter supletivo, podero, se necessrio e sem prejuzo das penalidades pecunirias cabveis, determinar a reduo das atividades geradoras de poluio, para manter as emisses gasosas, os efluentes lquidos e os resduos slidos dentro das condies e limites estipulados no licenciamento concedido. 4 Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA o licenciamento previsto no caput deste artigo, no caso de atividades e obras com significativo impacto ambiental, de mbito nacional ou regional.

Exerccio da Competncia Originria do IBAMA


1 Atividades e Empreendimentos Localizados ou desenvolvidos conjuntamente no Brasil e em pases limtrofes; (IMPACTO NACIONAL)

2 Atividades e Empreendimentos no mar territorial, na plataforma continental, na zona econmica exclusiva;

3 Atividades e Empreendimentos em terras indgena, com a participao direta da FUNAI;

4 Atividades e Empreendimentos em unidades de conservao institudas pela Unio, exceto em reas de proteo ambiental;

5 Atividades e Empreendimentos localizados ou desenvolvidos em dois ou mais Estados;

6 Atividades e Empreendimentos nucleares, mediante parecer do CNEN;

7 Atividades e Empreendimentos de carter militar, exceto aqueles previstos no preparo e emprego das Foras Armadas, conforme LC 97/99; 8 Atividades e empreendimentos que atendam a tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposio da Comisso Tripartite Nacional (U, E e M), assegurada participao de membros do CONAMA;
O licenciamento dos empreendimentos cuja localizao compreenda concomitantemente reas das faixas terrestre e martima da Zona Costeira ser da Unio exclusivamente nos casos previstos em tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposio da comisso tripartite nacional.

Importante Por fora da Lei N 11.516/07, que criou o Instituto Chico Mendes, o IBAMA exerce o poder de polcia ambiental, executa aes das polticas nacionais do meio ambiente referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente e executa as aes supletivas de competncia da Unio. rgos Estaduais e DF Exerccio da Competncia
1 Atividades e empreendimentos poluidores ou degradadores, ressalvado o disposto para a Unio e os Municpios;

2 Atividades e empreendimentos em unidade de conservao estadual;


52

Municpios Exerccio da Competncia


1 Atividades e empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de mbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos Conselhos de Meio Ambiente;

2 Atividades e empreendimentos realizados em Unidades de Conservao institudas pelo Municpio, exceto reas de Preservao Permanente;

Licenciamento Ambiental de Atividades e Empreendimentos em reas de Preservao Permanente Unio


1 Atividades e empreendimentos localizados ou desenvolvidos no Brasil e em pas limtrofes;

2 Atividades e empreendimentos localizados ou desenvolvidos no Mar Territorial, na Plataforma Continental ou na Zona Econmica Exclusiva;

3 Atividades e empreendimentos localizados ou desenvolvidos em dois ou mais Estados;

4 Atividades e empreendimentos localizados ou desenvolvidos em territrio de carter militar, com exceo do disposto na LC N 97/99;

5 Atividades e empreendimentos que atendam a tipologia estabelecida por ato do Poder Executivo, a partir de proposio de Comisso Tripartite Nacional.

Estados O Estado promover o licenciamento em APAs de atividades que no estejam afetas s hipteses elencadas pela LC 140/11 Unio e aos Municpios. Municpios O Municpio promover o licenciamento em APAs de atividades que se enquadrem no conceito de impacto ambiental de mbito local.

AULA 6

6.2.5 ITER PROCEDIMENTAL (Art. 10 da Resoluo 237 do CONAMA)

Cuida-se da definio pelo rgo ambiental, com a participao do empreendedor, dos estudos e projetos necessrios licena ambiental, bem como:

53

Requerimento da licena ambiental, dando-se a devida publicidade;


Toda vez que se tem uma solicitao de licena, publicado um pequeno extrato no Dirio Oficial. Isso se d para que a populao e os outros rgos possam conhecer as possveis atividades.

Anlise dos documentos pelo rgo ambiental, com a realizao de vistoria tcnica quando necessrio;
Essa etapa ocorre geralmente na licena prvia.

Solicitao de esclarecimentos e complementaes, uma nica vez, reiterando insuficiente;


O rgo ambiental pode pedir esclarecimentos uma nica vez. Porm, se as informaes forem inconclusivas, o rgo ambiental poder solicitar informaes. Frise-se que o empreendedor tem um prazo de 4 meses para cumprir com esses esclarecimentos e complementaes. Frise-se que tal prazo pode ser negociado entre as partes. Acaso ele no cumpra, ter que reiniciar o procedimento. Contudo, de se atentar que a LC 140 trouxe algumas modificaes, seno vejamos:
Art. 14. Os rgos licenciadores devem observar os prazos estabelecidos para tramitao dos processos de licenciamento. 1o As exigncias de complementao oriundas da anlise do empreendimento ou atividade devem ser comunicadas pela autoridade licenciadora de uma nica vez ao empreendedor, ressalvadas aquelas decorrentes de fatos novos. 2o As exigncias de complementao de informaes, documentos ou estudos feitas pela autoridade

licenciadora suspendem o prazo de aprovao, que continua a fluir aps o seu atendimento integral pelo empreendedor. 3o O decurso dos prazos de licenciamento, sem a emisso da licena ambiental, no implica emisso tcita nem autoriza a prtica de ato que dela dependa ou decorra, mas instaura a competncia supletiva referida no art. 15. 4o A renovao de licenas ambientais deve ser requerida com antecedncia mnima de 120 (cento e vinte) dias da expirao de seu prazo de validad e, fixado na respectiva licena, ficando este automaticamente prorrogado at a manifestao definitiva do rgo ambiental competente.

Audincia Pblica, quando couber;


No realizada para todas as atividades. Ela realizada quando se tem uma obra que causa significativa degradao ambiental.

o o o

Solicitao de Esclarecimentos e Complementaes, a partir da Audincia Pblica; Emisso de parecer tcnico conclusivo e, quando necessrio, parecer jurdico; Deferimento ou indeferimento da licena ambiental;

De se atentar que o empreendedor vai at o rgo ambiental a fim de requerer a sua licena. L, vai ter que ser observado uma ordem para cada uma das 3 licenas. Importante A primeira coisa que se deve pedir no licenciamento ambiental uma certido do municpio sobre o uso e a ocupao do solo.

Ateno: Acaso tenha que se suprimir vegetao, preciso que se tenha autorizao do rgo ambiental competente, ou seja, o rgo licenciador. Hoje, o licenciamento feito em um nico rgo federativo. J no caso de uso de recursos hdricos, preciso que se obtenha a OUTORGA para tal.

Termo de Referncia - emitido pelo rgo ambiental. Por ele, sabem-se quais so os documentos necessrios obteno da licena ambiental. Em suma, so as definies do rgo ambiental. Quando se trata de EIA/RIMA, a prpria CF (art. 225, 1, IV) dispe acerca da publicidade dos mesmos.
54

6.2.6 RETIRADA DAS LICENAS AMBIENTAIS

Toda retirada tem que ter uma deciso motivada. Ela pode ser:
o o Retirada Temporria (Suspenso); Retirada Definitiva (Anulao, Cassao, Revogao);

RETIRADA DEFINITIVA Anulao Aqui, tem-se um vcio de legalidade no momento da expedio da licena. Cassao O vcio no na origem, mas sim no curso da licena ambiental. Cuida-se de uma ilegalidade posterior. Revogao Ocorre quando se tem alguma circunstncia que coloque em risco a sade ou o meio ambiente. No caso de zoneamento urbano, tambm possvel que haja revogao, acaso haja sua alterao. Assim, uma rea que era mista, passa a ser essencialmente urbana. Nesse caso, pode haver a revogao, com o conseqente direito indenizao.

OBS: O art. 19 da Resoluo 237/97 do CONAMA, em seu inciso I, tem-se que o termo violao remete cassao, bem como o termo inadequao remete revogao. J no inciso II, tem-se a idia de anulao e o inciso III tem-se a idia de revogao.

6.3 ESTUDO PRVIO DE IMPACTO AMBIENTAL

exigido, na forma da lei, nos casos de significativa degradao ambiental. Cuida-se de procedimento obrigatrio para a construo, instalao, funcionamento e ampliao de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental.
EPIA/RIMA a sistemtica constitucional (art. 225, 1, IV da CF). EIA/RIMA a sistemtica prevista na Resoluo N 01/86 do CONAMA.

Todo EIA/RIMA um estudo prvio consecuo da obra. Ele antecede a licena prvia.
EPIA - de se ter em mente que se trata de um documento tcnico. um estudo complexo do impacto ambiental. Todos os custos so bancados pelo empreendedor.

RIMA - um documento gerencial. um relatrio do impacto ambiental. Ele um espelho do EPIA, pois reflete as concluses do EPIA. Ele visa dar compreenso populao, pois tem linguagem acessvel e didtico. Frise-se que no existe o RIMA dissociado do EPIA, ou seja, no existe RIMA como documento independente. Ele s existe se houver o EPIA.
55

Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; Quando se usa o verbo exigir, significa dizer que toda obra ou atividade que cause significativa degradao ambiental tem que ter o EPIA/RIMA. Nesses casos, o EPIA/RIMA so indispensveis. Porm, h obras e atividades em que o EPIA/RIMA no so exigidos, como nos casos em que no h significativa degradao do meio ambiente.

No existe lei em sentido formal regulando o EPIA/RIMA. O que existe a Resoluo N 01/86 do CONAMA. Para o STF, o termo na forma da lei significa remeter -se a idia da enumerao prevista no art. 59 da CF. Por esse entendimento do STF, o EPIA/RIMA no poderia ser regulado pela Resoluo N 01/86 do CONAMA. Contudo, a doutrina criou uma contra-argumentao, afirmando que o termo na forma da lei previsto no inciso IV do art. 225 da CF significa uma reserva legal relativa. Importante No existe EPIA/RIMA secreto. A eles tm que ser dado publicidade. Eis o seu conceito:
Constitui procedimento administrativo de anlise prvia nos impactos ambientais de uma obra, atividade ou empreendimento, elaborado por equipe tcnica multidisciplinar, em que se relacionam as medidas de mitigao e/ou compensatrias interveno do meio ambiente. Apresenta os pontos positivos e negativos de um projeto que vai subsidiar a deciso do rgo ambiental responsvel.

Cuida-se de uma manifestao do princpio da preveno e da precauo. Ele um instrumento de bom senso.

6.3.1 CONDICIONANTES DO EPIA/RIMA


1. 2. 3. 4. Preveno aos danos ambientais; Transparncia administrativa; Consultas aos interessados; Motivao das decises ambientais;

1. Preveno aos Danos Ambientais: Tal fato se d mediante a realizao do EPIA/RIMA, pois eles mitigam os impactos ambientais, ou seja, reduzem ao mximo os danos ambientais. Aqui, preciso ateno, pois o EIA/RIMA articula, em essncia, o Princpio da Preveno. Somente em situaes especficas, quando se tem o perigo e o risco desconhecido que se aparece o Princpio da Precauo.

2. Transparncia Administrativa: um estudo pblico, pois tudo deve ser publicado. Cuida-se de uma caracterstica do EPIA/RIMA. Demais disso, devem ser disponibilizadas algumas cpias para que entidades, MP e cidados possam ter acesso. De tudo se publica um extrato no Dirio Oficial. A nica coisa que se resguarda o sigilo industrial, comercial e financeiro da empresa interessada.

56

3. Consulta aos Interessados: a audincia pblica. Ela encontra-se prevista na Resoluo N 09/87 do CONAMA. Normalmente a legislao estadual tem disciplina prpria e via de regra ela mais ampla que a Resoluo do CONAMA.
Resoluo 09/87, Art. 2 - Sempre que julgar necessrio, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministrio Pblico, ou por 50 (cinqenta) ou mais cidados, o rgo de Meio Ambiente promover a realizao de audincia pblica. 1 - O rgo de Meio Ambiente, a partir da data do recebimento do RIMA, fixar em edital e anunciar pela imprensa local a abertura do prazo que ser no mnimo de 45 dias para solicitao de audincia pblica. 2 - No caso de haver solicitao de audincia pblica e na hiptese do rgo Estadual no realiz-la, a licena concedida no ter validade. 3 - Aps este prazo, a convocao ser feita pelo rgo Licenciador, atravs de correspondncia registrada aos solicitantes e da divulgao em rgos da imprensa local. 4 - A audincia pblica dever ocorrer em local acessvel aos interessados. 5 - Em funo da 1ocalizao geogrfica dos solicitantes, e da complexidade do tema, poder haver mais de uma audincia pblica sobre o mesmo projeto de respectivo Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA.

4. Motivao das Decises Ambientais: Todas as decises ambientais, em especial as que se referem ao EPIA/RIMA, devem ser motivadas. Cuida-se de uma garantia para a prpria sociedade.

6.3.2 IMPACTO AMBIENTAL

qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante de atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
1. 2. 3. Sade, segurana e o bem estar da populao; Atividades sociais e econmicas; Biota;
o conjunto de seres vivos em um determinado local. a fauna, a flora de determinado local.

4.

As condies estticas e sanitrias do meio ambiente;


Ex: Quando se vai praia, ao litoral, geralmente a pessoa verifica notcias acerca da poluio do local.

5.

Qualidade dos recursos ambientais;


um conceito amplo, que no exclusivamente o meio ambiente natural.

OBS: O impacto ambiental causado por uma atividade humana (atividade antrpica). De se atentar que o rol do art. 2 da Resoluo N 01 do CONAMA meramente exemplificativo. Frise-se, ainda, que as atividades e empreendimentos previstas nesse artigo gozam de presuno absoluta acerca da necessidade de consecuo de EPIA/RIMA (posio majoritria). Contudo, h parte da doutrina que entende que nem todas as atividades previstas nesse artigo necessitam da feitura do EPIA/RIMA, pois no causam degradao ambiental. Defendem eles que se o empreendedor demonstrar ao rgo ambiental que no h degradao ambiental, no h que se falar em realizao do EPIA/RIMA.

6.3.3 REQUISITOS DO EPIA/RIMA


57

1. 2. 3.

Diretrizes Gerais ou Requisitos de Contedo; Requisitos Tcnicos; Requisitos Formais;

O rgo ambiental pode ir alm desses requisitos. Porm, ter que consignar no Termo de Referncia. Caso contrrio, haver precluso administrativa. Diretrizes Gerais do EPIA/RIMA
1. Contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao, confrontando-as com hipteses de no execuo do projeto;
O empresrio j vem com o local onde deseja realizar o seu empreendimento. Contudo, nem sempre o local que ele quer est disponvel. Por tal motivo, ele tem que apresentar no EPIA/RIMA locais alternativos para desempenhar as suas atividades. Caso contrrio, haver o indeferimento da licena. No caso de alternativas tecnolgicas, tambm devem ser apresentadas vrias tecnologias. Via de regra, o rgo ambiental exige as tecnologias mais modernas. Custo Zero, Hiptese Zero significa a possibilidade de no realizar o empreendimento ou a atividade. Ocorre quando o impacto ambiental muito grande e o retorno econmico e social de menor monta. Assim, a realizao da atividade injustificvel.

2.

Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais nas fases de implantao e execuo da atividade;

3.

Definir a rea dos impactos ambientais a ser diretamente ou indiretamente afetada, denominada rea de influncia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrogrfica;
rea de influncia so os locais que sero afetados pelos impacto ambientais. O indicador geogrfico a bacia hidrogrfica, ou seja, um rio principal com seus afluentes (tributrio).

4.

Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implementao na rea de influncia do projeto, e sua compatibilidade;
Aqui preciso analisar o PPA, a LDO e os programas governamentais.

Requisitos Tcnicos
1. Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto, com a completa descrio dos recursos naturais, considerando os seguintes aspectos:
a. b. c. Meio Fsico ( o solo, o subsolo, a questo do ar, a questo das guas e etc.) Meio Biolgico e Ecossistemas; Meio Scio-Econmico; Esse diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto analisado quando da consecuo do EPIA/RIMA.

2.

Anlise dos Impactos Ambientais do projeto e de suas alternativas, atravs da identificao, previso da magnitude e interpretao dos provveis impactos relevantes;
Aqui, abrange-se os impactos positivos e negativos, os impactos diretos e indiretos, os impactos a longo, mdio e curto prazo. De se ter em mente que os impactos ambientais tambm podem ser positivos, a exemplo do que ocorreu com o Aterro do Flamengo.

3.

Definio das medidas mitigadoras dos impactos ambientais negativos;


So os equipamentos de controle, a exemplo das estaes de tratamentos, dos filtros para evitar a emisso de gases e etc. 58

4.

Elaborao do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais positivos e negativos, com os parmetros e fatores a serem considerados;
Isso vale para as empresas altamente poluidoras e degradadoras. Ex: Usina de Angra dos Reis.

Requisitos Formais;
1. Equipe tcnica multidisciplinar;
Quem banca essa equipe o empreendedor e ele quem o responsvel pelas informaes consignadas no relatrio. A responsabilidade penal dessa equipe tcnica est prevista na Lei N 9.605/98, mais precisamente em seu art. 69-A4. No caso da responsabilidade administrativa, de se atentar para o art. 82 do Decreto N 65.14/08.5

2.

RIMA;
Traz as concluses do EPIA. um documento gerencial, objetivo. Ele pode ser feito com grficos, com desenhos e etc. Frise-se que o empreendedor tem que deixar o nmero mnimo de 5 cpias no rgo ambiental. Uma vez confeccionado, o empreendedor encaminha ao rgo ambiental. Aps essa etapa, inicia-se a fase de comentrios, ou seja, os interessados que quiserem comentar por escrito o EPIA/RIMA podero fazlo. Em seguida, tem-se a Audincia Pblica, que um instrumento de informao e consulta aos interessados. Aqui, o rgo ambiental publica o edital em rgo oficial e em jornal de grande circulao, para que em 45 dias os legitimados possam requerer a realizao de uma Audincia Pblica. Os legitimados so: o o o o Prprio rgo Ambiental; MP Federal ou Estadual; Qualquer Entidade da Sociedade Civil; 50 ou mais cidados;

A Audincia Pblica, prevista na Resoluo N 09 do CONAMA, requisito formal essencial, ou seja, uma vez solicitada ela deve ser realizada, sob pena de macular a licena ambiental. Frise-se, ainda, que ela tem que ser realizada em local de fcil acesso, para que assim a populao possa ter acesso s informaes. Frise-se, ainda, que perfeitamente possvel a realizao de mais de uma Audincia Pblica. O que determinar essa segunda audincia a complexidade do projeto. Demais disso, se a rea de influncia do projeto for ampla, tambm razovel que se realize mais de uma audincia pblica. A Audincia Pblica NO um mecanismo de convencimento. Se assim o for, haver desvio de finalidade. O rgo ambiental no pode defende o projeto ou a obra, sob pena de afronta aos princpios da impessoalidade, moralidade e etc. nela que a populao tem acesso s informaes e posteriormente se manifesta acerca da realizao ou no do projeto.

OBS: A populao pode anexar documentos na Audincia Pblica. Aps essa etapa, feita uma ata contendo o resumo da Audincia Pblica. Essa ata ser mais um subsdio a ser enviado ao rgo ambiental.
4

Art. 69-A. Elaborar ou apresentar, no licenciamento, concesso florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatrio ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omisso: Pena - recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. (Includo pela Lei n 11.284, de 2006) 1o Se o crime culposo: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos.(Includo pela Lei n 11.284, de 2006) 2o A pena aumentada de 1/3 (um tero) a 2/3 (dois teros), se h dano significativo ao meio ambiente, em decorrncia do uso da informao falsa, incompleta ou enganosa. 5 Art. 82. Elaborar ou apresentar informao, estudo, laudo ou relatrio ambiental total ou parcialmente falso, enganoso ou omisso, seja nos sistemas oficiais de controle, seja no licenciamento, na concesso florestal ou em qualquer outro procedimento administrativo ambiental: Multa de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) a R$ 1.000.000,00 (um milho de reais). 59

AULA 7

6.3.4 RECEBIMENTO DO EPIA/RIMA PELO RGO AMBIENTAL

Aps a realizao da Audincia Pblica e o recebimento da ata e do EPIA/RIMA pelo rgo ambiental, chega o momento de decidir acerca da concesso ou no da licena. Acerca da vinculao ou no do rgo ambiental ao EPIA/RIMA tem-se duas correntes, a saber:
1 Corrente O rgo ambiental no est vinculado ao EPIA/RIMA, pois o rgo ambiental tem uma discricionariedade sui generis. Assim, se ele receber um EPIA/RIMA favorvel ele poder no conceder a licena. Contudo, para adoo de tal posicionamento ele dever fundamentar sua deciso. 2 Corrente Defende que, quando se tem um EPIA/RIMA favorvel ao empreendimento ou atividade est o rgo ambiental vinculado a ele. Importante No caso do EIA no ser favorvel, ainda assim poder o rgo competente conceder a licena prvia.

7. SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAO (LEI N 9.985/00)

um assunto bastante cobrado em prova. Encontra-se previsto no art. 225, 1 da CF, seno vejamos:
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; (Regulamento) II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; (Regulamento) (Regulamento)

III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; (Regulamento) IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; (Regulamento) V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; (Regulamento) VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade.

Cuida-se do espao territorial e de seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo.

60

rgo Consultivo e Deliberativo CONAMA;

Estrutura do SNUC

rgo Central Ministrio do Meio Ambiente rgos Executores ICMBIO, IBAMA (Carter Supletivo), rgos Estaduais e Municipais.

O Instituto Chico Mendes faz a administrao e a gesto no mbito federal. Assim, ele o responsvel pela criao de um Parque Nacional. No caso de um Parque Municipal, o responsvel o rgo municipal. De se atentar que as Unidades de Conservao so criadas por ato do Poder Pblico, precedida de estudos tcnicos e consulta pblica (este requisito no exigido na Reserva Biolgica e na Estao Ecolgica ). Via de regra, elas so criadas por Decreto, no sendo exigida a feitura de lei. Nesse sentido, tem-se o art. 22, 2 da Lei N 9.985/00, seno vejamos:
Art. 22. As unidades de conservao so criadas por ato do Poder Pblico.(Regulamento) 1o (VETADO) 2o A criao de uma unidade de conservao deve ser precedida de estudos tcnicos e de consulta pblica que permitam identificar a localizao, a dimenso e os limites mais adequados para a unidade, conforme se dispuser em regulamento. Cumpre observar, aqui, que o STF entende que a consulta pblica no o simples parecer do Conselho Consultivo da Unidade de Conservao, sendo inafastvel a participao da populao local.

As unidades de conservao se subdividem em:


UNIDADE DE PROTEO INTEGRAL
Estao Ecolgica; Reserva Biolgica; Parque Nacional; Monumento Natural; Refgio da Vida Silvestre

Unidades de Conservao

UNIDADE DE USO SUSTENTVEL


rea de Proteo Ambiental (APA); rea de Relevante Interesse Ecolgico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentvel; Reserva Particular do Patrimnio Natural;

Essa subdiviso se d para demonstrar graus distintos de possibilidade de uso do espao territorial e dos recursos nele compreendidos. Muito Importante As unidades de conservao, apesar de institudas por ato do Poder Pblico, no so necessariamente de propriedade pblica, podendo haver a concomitncia ou exclusividade de terras privadas. Vejamos:

Domnio Pblico:

61

Estao Ecolgica; Reserva Biolgica; Parque Nacional; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Unidades de Uso Sustentvel Unidades de Proteo Integral

Propriedade Privada:
Reserva Particular do Patrimnio;
a nica constituda exclusivamente de terras particulares, gravadas, com perpetuidade, para o fim de preservao da biodiversidade, por iniciativa do proprietrio. Cuida-se de uma unidade de uso sustentvel.

Terras Pblicas e Privadas:


Monumento Natural; Refgio da Vida Silvestre; rea de Proteo Ambiental; rea de Relevante Interesse Ecolgico; Unidades de Uso Sustentvel Unidades de Proteo Integral

Importante De se ter em mente que, nesses casos, incidiro nas terras privadas as regras especiais de limitao de uso e de gozo. Muito Importante As restries ao uso, gozo e fruio das propriedades privadas inseridas, no espao territorial de uma unidade de conservao configuram limitao administrativa, cujo carter geral afasta o cabimento da indenizao por parte do Poder Pblico, salvo quando a amplitude das restries implicar esgotamento das possibilidades econmicas da propriedade, hipteses em que estar caracterizada a desapropriao indireta.

OBS: A formalizao de qualquer das modalidades de Unidade de Conservao invalida as licenas ambientais anteriormente concedidas. Questo de Concurso O que Dupla Afetao? So as reas do meio ambiente que tm a caracterstica de serem reas de conservao e preservao ambiental e que tambm restem configuradas como terras indgenas.

7.1.1 UNIDADE DE PROTEO INTEGRAL

Seu objetivo bsico preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais, com exceo dos casos previstos em lei. So elas:
Estao Ecolgica
62

Reserva Biolgica Parque Nacional Monumento Natural Refgio De Vida Silvestre

Uso Indireto O uso indireto se caracteriza pela pesquisa cientfica, a visitao com objetivos educacionais, a observao e etc.

OBS: Na Estao Ecolgica e na Reserva Biolgica no necessrio o cumprimento da Consulta Pblica, bastando o estudo tcnico. Contudo, acaso queira se ampliar os limites desses dois institutos preciso a realizao de consulta pblica. Nesse sentido, tem-se:
Art. 22. As unidades de conservao so criadas por ato do Poder Pblico.(Regulamento) 1o (VETADO) 2o A criao de uma unidade de conservao deve ser precedida de estudos tcnicos e de consulta pblica que permitam identificar a localizao, a dimenso e os limites mais adequados para a unidade, conforme se dispuser em regulamento. 4o Na criao de Estao Ecolgica ou Reserva Biolgica no obrigatria a consulta de que trata o 2o deste artigo. 5o As unidades de conservao do grupo de Uso Sustentvel podem ser transformadas total ou parcialmente em unidades do grupo de Proteo Integral, por instrumento normativo do mesmo nvel hierrquico do que criou a unidade, desde que obedecidos os procedimentos de consulta estabelecidos no 2o deste artigo. 6o A ampliao dos limites de uma unidade de conservao, sem modificao dos seus limites originais, exceto pelo acrscimo proposto, pode ser feita por instrumento normativo do mesmo nvel hierrquico do que criou a unidade, desde que obedecidos os procedimentos de consulta estabelecidos no 2o deste artigo. 7o A desafetao ou reduo dos limites de uma unidade de conservao s pode ser feita mediante lei especfica.

7.1.2 UNIDADE DE USO SUSTENTVEL

Seu objetivo bsico compatibilizar a conservao da natureza com o uso sustentvel de parcela de seus recursos naturais.
rea de Proteo Ambiental rea de Relevante Interesse Ecolgico Floresta Nacional Reserva Extrativista Reserva de Fauna Reserva de Desenvolvimento Sustentvel Reserva Particular do Patrimnio Natural

De se atentar que possvel transformar uma unidade de uso sustentvel em unidade de proteo integral no mesmo diploma legal, desde que observados os estudos tcnicos e a consulta pblica. Nesse sentido, tem-se o art. 22, 5 da Lei N 9.985/00, seno vejamos:
Art. 22. As unidades de conservao so criadas por ato do Poder Pblico.(Regulamento) 5o As unidades de conservao do grupo de Uso Sustentvel podem ser transformadas total ou parcialmente em unidades do 63

grupo de Proteo Integral, por instrumento normativo do mesmo nvel hierrquico do que criou a unidade, desde que obedecidos os procedimentos de consulta estabelecidos no 2o deste artigo.

Muito Importante Para se reduzir uma unidade de conservao ou desafet-la preciso a utilizao de uma lei especfica em sentido formal. Cuida-se de uma exigncia constitucional e infraconstitucional, seno vejamos:
CF - Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; (Regulamento)

Lei N 9.985/00 - Art. 22. As unidades de conservao so criadas por ato do Poder Pblico. Denota-se, aqui, ser possvel a utilizao de Decreto do Poder Executivo, alm da possibilidade de edio de lei pelo Poder Legislativo. Aqui, preciso no confundir com a alterao ou supresso da unidade, pois nesses casos a CF exige lei especfica, conforme visto acima.

7o A desafetao ou reduo dos limites de uma unidade de conservao s pode ser feita mediante lei especfica. Em que pese a alterao e a supresso de unidades de conservao dependerem da edio de lei, as obras e atividades compatveis com os condicionamentos legais e regulamentares j previstos na legislao podem ser autorizados por ato administrativo, eis que no comprometem o regramento protetivo estabelecido. Assim, no se faz necessria edio de lei especfica para cada atividade que implique em alterao do espao protegido.

Importante Ainda que instituda por Decreto, a Unidade de Conservao s pode ter seu regime jurdico de proteo alterado ou ser suprimida total ou parcialmente por meio de lei ordinria.

OBS: O Poder Pblico pode estabelecer limitaes administrativas no local onde se pretende instituir uma unidade de conservao, pelo prazo mximo improrrogvel de 7 meses. Nesse sentido, tem-se o art. 22-A da Lei N 9.985/00:
Art. 22-A. O Poder Pblico poder, ressalvadas as atividades agropecurias e outras atividades econmicas em andamento e obras pblicas licenciadas, na forma da lei, decretar limitaes administrativas provisrias ao exerccio de atividades e empreendimentos efetiva ou potencialmente causadores de degradao ambiental, para a realizao de estudos com vistas na criao de Unidade de Conservao, quando, a critrio do rgo ambiental competente, houver risco de dano grave aos recursos naturais ali existentes. 1o Sem prejuzo da restrio e observada a ressalva constante do caput, na rea submetida a limitaes administrativas, no sero permitidas atividades que importem em explorao a corte raso da floresta e demais formas de vegetao nativa. (Includo pela Lei n 11.132, de 2005) 2o A destinao final da rea submetida ao disposto neste artigo ser definida no prazo de 7 (sete) meses, improrrogveis, findo o qual fica extinta a limitao administrativa.

7.2 GESTO DAS UNIDADES DE CONSERVAO

64

Toda unidade de conservao tem que ter um plano de manejo que um documento tcnico que vai disciplinar a gesto da unidade, incluindo o seu zoneamento, o uso de equipamento e etc. Frise-se que o Plano de Manejo deve ser aprovado em at 5 anos de criao da unidade de conservao, tendo o seu contedo os seguintes aspectos:
rea de Unidade de Conservao; Zona de Amortecimento; Corredores Ecolgicos, se necessrios; Medidas de Integrao Econmica e Social das Comunidades Vizinhas;

rea de Unidade de Conservao

O subsolo e o espao areo, se afetarem a estabilidade dos ecossistemas, podem ser includos nos limites da unidade de conservao. Nesse sentido:
Lei N 9.985/00, Art. 24. O subsolo e o espao areo, sempre que influrem na estabilidade do ecossistema integram os limites das unidades de conservao.

Zona de Amortecimento

o entorno de uma unidade de conservao. Aqui, so estabelecidas algumas limitaes administrativas a determinadas atividades. Aqui, de se atentar para o disposto no Decreto 99274/90, que regulamenta a lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente, e que trata de uma zona circundante e no da Zona de Amortecimento. Vejamos:
Art. 27. Nas reas circundantes das Unidades de Conservao, num raio de dez quilmetros, qualquer atividade que possa afetar a biota ficar subordinada s normas editadas pelo Conama.

OBS: A Zona de Amortecimento ser estabelecida caso a caso.

Ateno: De se atentar que nem toda unidade de conservao necessita da Zona de Amortecimento. Em verdade, a rea de Proteo Ambiental (APA) e a Reserva Particular do Patrimnio Natural no necessitam. Corredores Ecolgicos, se Necessrios

Liga duas unidades de conservao, a fim de facilitar o fluxo gnico e a passagem da fauna, da flora e etc. Ele s obrigatrio quando for necessrio. Medidas de Integrao Vida Econmica e Social das Comunidades Vizinhas

O responsvel pela elaborao do Plano de Manejo o rgo gestor. No mbito federal o Instituto Chico Mendes. Normalmente o rgo gestor baixa uma portaria aprovando o Plano de Manejo. A exceo se d quando se tratar de Reserva Extrativista e de Reserva de Desenvolvimento Sustentvel, nas quais devero
65

ser aprovados atravs de Resoluo pelo Conselho Deliberativo. Essas duas unidades so criadas para as populaes tradicionais, a exemplo dos seringueiros. Tais populaes participam da elaborao do Plano de Manejo. De se atentar que as unidades de conservao podem ter conselho consultivo, de carter meramente opinativo. No caso de Reserva Extrativista e Reserva de Desenvolvimento Sustentvel, o conselho deliberativo. Importante QUESTO DE CONCURSO possvel o plano de organismos geneticamente modificados em unidades de conservao? Em regra no, Porm, possvel, desde que seja na rea de Proteo Ambiental (APA) e nas Zonas de Amortecimento das demais unidades de conservao. Para tal, preciso que esteja previsto no Plano de Manejo.
Lei N 9.985/00, Art. 27. As unidades de conservao devem dispor de um Plano de Manejo. 4o O Plano de Manejo poder dispor sobre as atividades de liberao planejada e cultivo de organismos geneticamente modificados nas reas de Proteo Ambiental e nas zonas de amortecimento das demais categorias de unidade de conservao, observadas as informaes contidas na deciso tcnica da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana - CTNBio sobre: I - o registro de ocorrncia de ancestrais diretos e parentes silvestres; II - as caractersticas de reproduo, disperso e sobrevivncia do organismo geneticamente modificado; III - o isolamento reprodutivo do organismo geneticamente modificado em relao aos seus ancestrais diretos e parentes silvestres; e IV - situaes de risco do organismo geneticamente modificado biodiversidade.

Importante No que toca a necessidade do EIA/RIMA nos casos de planos de alimentos transgnicos, esse estudo s ser requisito se assim definir o CNBIO. Esse o entendimento do STJ.

No caso de a unidade de conservao no ter uma zona de amortecimento definida, a Lei N 9.985/00 assim dispe:
Art. 57-A. O Poder Executivo estabelecer os limites para o plantio de organismos geneticamente modificados nas reas que circundam as unidades de conservao at que seja fixada sua zona de amortecimento e aprovado o seu respectivo Plano de Manejo. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo no se aplica s reas de Proteo Ambiental e Reservas de Particulares do Patrimnio Nacional.

Ainda acerca dessa temtica de alimentos transgnicos, de se atentar para o disposto no Decreto 5950/06, seno vejamos:
Art. 1 Ficam estabelecidas as faixas limites para os seguintes organismos geneticamente modificados nas reas circunvizinhas s unidades de conservao, em projeo horizontal a partir do seu permetro, at que seja definida a zona de amortecimento e aprovado o Plano de Manejo da unidade de conservao: I - quinhentos metros para o caso de plantio de soja geneticamente modificada, evento GTS40-3-2, que confere tolerncia ao herbicida glifosato; II - oitocentos metros para o caso de plantio de algodo geneticamente modificado, evento 531, que confere resistncia a insetos; e

66

III - cinco mil metros para o caso de plantio de algodo geneticamente modificado, evento 531, que confere resistncia a insetos, quando existir registro de ocorrncia de ancestral direto ou parente silvestre na unidade de conservao. Pargrafo nico. O Ministrio do Meio Ambiente indicar as unidades de conservao onde houver registro de ancestral direto ou parente silvestre de algodo geneticamente modificado, evento 531, com fundamento no zoneamento proposto pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - EMBRAPA.

7.3 MOSAICO DE UNIDADES DE CONSERVAO

a gesto compartilhada de vrias unidades de conservao. O seu reconhecimento se d por ato do Poder Pblico.
Art. 26. Quando existir um conjunto de unidades de conservao de categorias diferentes ou no, prximas, justapostas ou sobrepostas, e outras reas protegidas pblicas ou privadas, constituindo um mosaico, a gesto do conjunto dever ser feita de forma integrada e participativa, considerando-se os seus distintos objetivos de conservao, de forma a compatibilizar a presena da biodiversidade, a valorizao da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentvel no contexto regional. Pargrafo nico. O regulamento desta Lei dispor sobre a forma de gesto integrada do conjunto das unidades.

7.4 PESQUISA CIENTFICA

possvel a pesquisa cientfica, desde que possuam a aprovao prvia e se sujeitem a fiscalizao do rgo gestor da unidade de conservao, com exceo da rea de proteo ambiental e a reserva particular do patrimnio natural.

OBS: No que se refere a produtos das unidades de conservao, surge a indagao se possvel ou no a sua comercializao. Nesse sentido, de se atentar para o art. 33 da Lei N 9.985/00:
Art. 33. A explorao comercial de produtos, subprodutos ou servios obtidos ou desenvolvidos a partir dos recursos naturais, biolgicos, cnicos ou culturais ou da explorao da imagem de unidade de conservao, exceto rea de Proteo Ambiental e Reserva Particular do Patrimnio Natural, depender de prvia autorizao e sujeitar o explorador a pagamento, conforme disposto em regulamento.

Denota-se, assim, a necessidade de prvia autorizao para explorao de produtos e servios em uma unidade de conservao. As excees esto por conta da rea de Proteo Ambiental e da Reserva Particular do Patrimnio Natural. Frise-se que s no haver pagamento quando a utilizao desses produtos e servios se der de maneira educacional, para fins de pesquisa.

OBS: plenamente possvel o recebimento de doaes de rgos estrangeiros, pessoas fsicas e jurdicas por parte da unidade de conservao.

7.5 DESTINAO DE RECURSOS FINANCEIROS NAS UNIDADES DE CONSERVAO DE PROTEO INTEGRAL

67

A destinao de recursos financeiros nas unidades de conservao de proteo integral oriundos das taxas de visitao e outros aspectos pertinentes se d pelos seguintes critrios:
o o o 50% e no menos que 25% na implementao, manuteno e gesto da prpria unidade; 50% e no menos que 25% na regularizao fundiria das unidades de conservao de proteo integral; 50% e no menos que 15% na implementao, manuteno e gesto das demais unidades do grupo de proteo integral;
Art. 35. Os recursos obtidos pelas unidades de conservao do Grupo de Proteo Integral mediante a cobrana de taxa de visitao e outras rendas decorrentes de arrecadao, servios e atividades da prpria unidade sero aplicados de acordo com os seguintes critrios: I - at cinqenta por cento, e no menos que vinte e cinco por cento, na implementao, manuteno e gesto da prpria unidade; II - at cinqenta por cento, e no menos que vinte e cinco por cento, na regularizao fundiria das unidades de conservao do Grupo; III - at cinqenta por cento, e no menos que quinze por cento, na implementao, manuteno e gesto de outras unidades de conservao do Grupo de Proteo Integral.

7.6 POPULAES TRADICIONAIS NAS UNIDADES DE CONSERVAO

A populao tradicional aquela que vive em estreita relao com o ambiente natural, dependendo de seus recursos naturais para a sua reproduo sociocultural, por meio de atividades de baixo impacto ambiental. Na Florestal Nacional, as populaes tradicionais que habitarem no momento de sua criao, podero nela permanecer, desde que compatvel com os objetivos da unidade de conservao. De se atentar que as populaes tradicionais, quando no puderem permanecer na sua localidade, sero indenizadas ou compensadas pelas benfeitorias existentes. Demais disso, sero devidamente realocadas pelo Poder Pblico, em local e condies acordadas entre s partes. Contudo, antes da indenizao e da realocao, a populao tem que assinar um termo de compromisso com o Poder Pblico.

OBS: O vnculo que as populaes tradicionais mantm com o Poder Pblico nos casos de Reserva Extrativista e de Reserva Ambiental de Desenvolvimento Sustentvel um contrato de concesso de direito real de uso. Nesse sentido:
Art. 23. A posse e o uso das reas ocupadas pelas populaes tradicionais nas Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentvel sero regulados por contrato, conforme se dispuser no regulamento desta Lei.

7.7 DESAPROPRIAO E INDENIZAO NA UNIDADE DE CONSERVAO


Art. 45. Excluem-se das indenizaes referentes regularizao fundiria das unidades de conservao, derivadas ou no de desapropriao: I - (VETADO) II - (VETADO) III - as espcies arbreas declaradas imunes de corte pelo Poder Pblico; IV - expectativas de ganhos e lucro cessante; V - o resultado de clculo efetuado mediante a operao de juros compostos; 68

VI - as reas que no tenham prova de domnio inequvoco e anterior criao da unidade.

De se atentar que o indivduo que chegou aps a criao da unidade de conservao no tem direito a ser realocado.

OBS: As unidades de proteo integral so reas rurais. J as zonas de amortecimento, uma vez definidas formalmente, transformam-se em reas rurais e no podem ser convertidas em reas urbanas.

No que toca as atividades das concessionrias e das empresas pblicas e privadas, de se atentar para o disposto nos seguintes artigos:
Art. 46. A instalao de redes de abastecimento de gua, esgoto, energia e infra-estrutura urbana em geral, em unidades de conservao onde estes equipamentos so admitidos depende de prvia aprovao do rgo responsvel por sua administrao, sem prejuzo da necessidade de elaborao de estudos de impacto ambiental e outras exigncias legais. Pargrafo nico. Esta mesma condio se aplica zona de amortecimento das unidades do Grupo de Proteo Integral, bem como s reas de propriedade privada inseridas nos limites dessas unidades e ainda no indenizadas.

Art. 47. O rgo ou empresa, pblico ou privado, responsvel pelo abastecimento de gua ou que faa uso de recursos hdricos, beneficirio da proteo proporcionada por uma unidade de conservao, deve contribuir financeiramente para a proteo e implementao da unidade, de acordo com o disposto em regulamentao especfica.(Regulamento)

Art. 48. O rgo ou empresa, pblico ou privado, responsvel pela gerao e distribuio de energia eltrica, beneficirio da proteo oferecida por uma unidade de conservao, deve contribuir financeiramente para a proteo e implementao da unidade, de acordo com o disposto em regulamentao especfica.

Denota-se assim, que eles tm que contribuir financeiramente com as unidades de conservao.

7.8 COMPENSAO AMBIENTAL

A compensao ambiental ocorre quando se tem um empreendimento que causa significativa degradao ao meio ambiente (em regra, em unidades de conservao de proteo integral) e esses impactos no tm como serem evitados ou minimizados. Nesses casos, o rgo ambiental obriga o empreendedor a colocar dinheiro em uma Unidade de Conservao. Os requisitos de aplicabilidade da compensao ambiental so:
o o o Empreendimento de significativo impacto ambiental; Assim considerado pelo rgo ambiental competente; Com fundamento em estudo prvio de impacto ambiental;

OBS: No caso de afetao de Zona de Amortecimento, ela tambm ser beneficiada pelos recursos financeiros. Importante O EIA/RIMA pode contemplar at mesmo a criao de uma nova Unidade de Conservao com o dinheiro da compensao ambiental.
69

7.8.1 DESTINAO DOS RECURSOS DA COMPENSAO AMBIENTAL

A regra a compensao ambiental com destinao de recursos para apoio implementao e manuteno de unidade de conservao do grupo de proteo integral. Porm, h exceo, a exemplo do que ocorre quando o empreendimento afetar unidade de conservao de uso sustentvel. Nesse caso, esta ser beneficiada com a destinao dos recursos. Demais disso, tambm possvel a criao de uma nova unidade de conservao
Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo rgo ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio - EIA/RIMA, o empreendedor obrigado a apoiar a implantao e manuteno de unidade de conservao do Grupo de Proteo Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.(Regulamento) 1o O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor para esta finalidade no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo rgo ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento. (Vide ADIN n 3.378-6, de 2008) 2o Ao rgo ambiental licenciador compete definir as unidades de conservao a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a criao de novas unidades de conservao. 3o Quando o empreendimento afetar unidade de conservao especfica ou sua zona de amortecimento, o licenciamento a que se refere o caput deste artigo s poder ser concedido mediante autorizao do rgo responsvel por sua administrao, e a unidade afetada, mesmo que no pertencente ao Grupo de Proteo Integral, dever ser uma das beneficirias da compensao definida neste artigo.

De se atentar que a ADI 3378 declarou inconstitucional a expresso no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais. Para o STF, o valor da compensao deve levar em considerao o impacto ambiental do empreendimento. Nesse caso, deve-se ter como referncia o contraditrio e a ampla defesa. Nesse sentido, vejamos:
EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 36 E SEUS 1, 2 E 3 DA LEI N 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. CONSTITUCIONALIDADE DA COMPENSAO DEVIDA PELA IMPLANTAO DE EMPREENDIMENTOS DE SIGNIFICATIVO IMPACTO AMBIENTAL. INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL DO 1 DO ART. 36. 1. O compartilhamento-compensao ambiental de que trata o art. 36 da Lei n 9.985/2000 no ofende o princpio da legalidade, dado haver sido a prpria lei que previu o modo de financiamento dos gastos com as unidades de conservao da natureza. De igual forma, no h violao ao princpio da separao dos Poderes, por no se tratar de delegao do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados. 2. Compete ao rgo licenciador fixar o quantum da compensao, de acordo com a compostura do impacto ambiental a ser dimensionado no relatrio - EIA/RIMA. 3. O art. 36 da Lei n 9.985/2000 densifica o princpio usurio-pagador, este a significar um mecanismo de assuno partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econmica. 4. Inexistente desrespeito ao postulado da razoabilidade. Compensao ambiental que se revela como instrumento adequado defesa e preservao do meio ambiente para as presentes e futuras geraes, no havendo outro meio eficaz para atingir essa finalidade constitucional. Medida amplamente compensada pelos benefcios que sempre resultam de um meio ambiente ecologicamente garantido em sua higidez. 5. Inconstitucionalidade da expresso "no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantao do empreendimento", no 1 do art. 36 da Lei n 9.985/2000. O valor da compensao-compartilhamento de ser fixado proporcionalmente ao impacto ambiental, aps estudo em que se assegurem o contraditrio e a ampla defesa. Prescindibilidade da fixao de percentual sobre os custos do empreendimento. 6. Ao parcialmente procedente. (ADI 3378, 70

Relator(a): Min. CARLOS BRITTO, Tribunal Pleno, julgado em 09/04/2008, DJe-112 DIVULG 19-06-2008 PUBLIC 20-06-2008 EMENT VOL-02324-02 PP-00242 RTJ VOL-00206-03 PP-00993)

7.9 UNIDADES DE CONSERVAO EM ESPCIE

7.9.1 UNIDADE DE PROTEO INTEGRAL

So reas rurais. Suas Zonas de Amortecimento, quando definidas, no podem ser alteradas para zonas urbanas. Estao Ecolgica
Objetivo Seu objetivo a prestao da natureza e realizao de pesquisas cientficas. Domnio A posse e o domnio so pblicos. No caso de reas particulares, estas devero ser desapropriadas. Caractersticas A pesquisa cientfica s pode ser no mximo em 3% da rea da unidade de conservao, desde que esses 3% no ultrapassem 1500 hectares.

Reserva Biolgica
Objetivo Seu objetivo a preservao integral da biota e dos demais elementos naturais em seus limites. Aqui, no pode haver interferncia humana direta ou modificaes ambientais, excetuando-se as medidas de recuperao de seus ecossistemas alterados e as aes de manejo necessrias para recuperar e preservar o equilbrio natural, a diversidade biolgica e os processos ecolgicos naturais. Importante Aqui se admite a realizao de pesquisas cientficas, que demandam, todavia, autorizao prvia do rgo responsvel pela administrao da unidade, estando sujeita, ainda, s condies e restries estabelecidas por este, alm daquelas previstas em regulamento. Domnio A posse e o domnio so pblicos. No caso de reas particulares, estas devero ser desapropriadas.

Parque Nacional
Objetivo Seu objetivo a preservao de ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica, possibilitando-se a realizao de pesquisas cientficas, atividades de interpretao e educao ambiental, atividades de recreao em contato com a natureza e o turismo ecolgico. Domnio A posse e o domnio so pblicos. Caractersticas Ocorre a visitao de particulares.

Monumento Natural
Objetivo Seu objetivo a preservao de ambientes naturais raros, singulares ou de grande beleza cnica.
71

Domnio Via de regra, a rea de domnio pblico. Contudo, admite-se a existncia de reas particulares, desde que sejam compatveis com a unidade de conservao e com a anuncia dos proprietrios. Caso haja a discordncia ou a incompatibilidade, elas devem ser desapropriadas, ou seja, tornar-se-o rea de domnio pblico.

Refgio da Vida Silvestre


Objetivo Seu objetivo proteger ambientes naturais em que se asseguram condies para a existncia ou a reproduo de espcies e comunidades da flora local e da fauna residente ou migratria. Domnio Via de regra, a rea de domnio pblico. Contudo, admite-se a existncia de reas particulares, desde que sejam compatveis com a unidade de conservao e com a anuncia dos proprietrios. Caso haja a discordncia ou a incompatibilidade, elas devem ser desapropriadas, ou seja, tornar-se-o rea de domnio pblico.

7.9.2 UNIDADES DE USO SUSTENTVEL rea de Proteo Ambiental (APA)


Objetivo Seu objetivo disciplinar o processo de ocupao da unidade, assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais e proteger a diversidade biolgica. Domnio de terras pblicas e privadas. Caractersticas uma rea de grande extenso, com certo grau de ocupao humana, dotada de atributos biticos, abiticos, estticos e culturais, importantes para a qualidade de vida e o bem estar das populaes humanas.

rea de Relevante Interesse Ecolgico


Objetivo Seu objetivo manter os ecossistemas naturais de importncia regional ou local e regular o uso admissvel dessas reas, de modo a compatibiliz-lo com os objetivos de conservao da natureza. Domnio de terras pblicas e privadas. Caractersticas uma rea de pequena extenso, com pouca ou nenhuma ocupao humana, com caractersticas naturais extraordinrias ou que abrigue exemplares raros da biota regional.

Floresta Nacional

uma rea com cobertura florestal de espcies predominantemente nativas. uma espcie da floresta pblica, estando esta regulada pela Lei N 11.284/06.
Objetivo Seu objetivo o uso mltiplo e sustentvel dos recursos florestais e pesquisas cientficas com nfase em mtodos para a explorao sustentvel de florestas nativas. Domnio de posse e de domnio pblico.

72

Caractersticas uma rea com cobertura florestal de espcie predominantemente nativa.

Reserva Extrativista

uma rea utilizada por populaes extrativistas tradicionais, cuja subsistncia baseia-se no extrativismo e complementarmente na agricultura de subsistncia e na criao de pequeno porte. Foi uma homenagem a Chico Mendes.
Objetivo Seu objetivo proteger os meios de vida e a cultura dessas populaes e assegurar o uso sustentvel dos recursos naturais na unidade. Domnio de domnio pblico. Contudo, como tem populaes tradicionais, essas reas devem ser desapropriadas. Aqui, o Poder Pblico faz um contrato com as populaes tradicionais (termo de acordo). Caractersticas proibida a explorao de recursos minerais e de caa profissional. Admite e incentiva as pesquisas cientficas.

Reserva de Fauna

uma rea natural com populaes de espcies nativas terrestres ou aquticas, residentes ou migratrias, adequadas para estudos tcnicos cientficos sob o manejo econmico sustentvel de recursos faunsticos. Ainda hoje no existe no Brasil.
Domnio de domnio pblico. Caractersticas proibida a caa amadora e a caa profissional.

Reserva de Desenvolvimento Sustentvel


Objetivo Visa preservar a natureza e assegurar as condies e os meios necessrios para a reproduo e a melhoria dos modos e da qualidade de vida das populaes tradicionais, bem como valorizar, conservar e aperfeioar o conhecimento e as tcnicas de manejo do ambiente desenvolvido por essas populaes. Domnio de domnio pblico. As reas privadas sero desapropriadas quando necessrio. Caractersticas Nela pode ter a visitao pblica e a pesquisa cientfica. Nela no h nada que impea a extrao de recursos minerais. Contudo, a lei tambm no dispe acerca dessa possibilidade.

Reserva Particular do Patrimnio Natural


Objetivo Visa conservar a diversidade biolgica. Domnio de domnio privado. Cuida-se de uma rea privada gravada com perpetuidade. Caractersticas S se admite a pesquisa cientfica e a visitao com objetivos tursticos, recreativos e educacionais.
73

RESERVA DA BIOSFERA Modelo internacional da UNESCO (O Homem e a Biosfera). Existe mais de 500 em todo o mundo e o Brasil um dos pases que possuem algumas reservas. Cuida-se de uma rea que pode ter no seu interior unidades de conservao ou zonas de amortecimento. Encontra-se prevista no art. 41 da Lei N 9.985/00, seno vejamos:
Art. 41. A Reserva da Biosfera um modelo, adotado internacionalmente, de gesto integrada, participativa e sustentvel dos recursos naturais, com os objetivos bsicos de preservao da diversidade biolgica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educao ambiental, o desenvolvimento sustentvel e a melhoria da qualidade de vida das populaes.(Regulamento) 1o A Reserva da Biosfera constituda por: I - uma ou vrias reas-ncleo, destinadas proteo integral da natureza; II - uma ou vrias zonas de amortecimento, onde s so admitidas atividades que no resultem em dano para as reas-ncleo; e III - uma ou vrias zonas de transio, sem limites rgidos, onde o processo de ocupao e o manejo dos recursos naturais so planejados e conduzidos de modo participativo e em bases sustentveis. 2o A Reserva da Biosfera constituda por reas de domnio pblico ou privado. 3o A Reserva da Biosfera pode ser integrada por unidades de conservao j criadas pelo Poder Pblico, respeitadas as normas legais que disciplinam o manejo de cada categoria especfica. 4o A Reserva da Biosfera gerida por um Conselho Deliberativo, formado por representantes de instituies pblicas, de organizaes da sociedade civil e da populao residente, conforme se dispuser em regulamento e no ato de constituio da unidade. 5o A Reserva da Biosfera reconhecida pelo Programa Intergovernamental "O Homem e a Biosfera MAB", estabelecido pela Unesco, organizao da qual o Brasil membro.

Importante A Reserva da Biosfera tem que ter um Conselho Deliberativo, formado pela Sociedade Civil, pelo Poder Pblico e pela populao.

OBS: Frise-se que as unidades de conservao podem ser geridas por uma parceria entre uma OSCIP e o Poder Pblico, mediante uma gesto compartilhada. Nesse sentido:
Lei 9.985/00, Art. 30. As unidades de conservao podem ser geridas por organizaes da sociedade civil de interesse pblico com objetivos afins aos da unidade, mediante instrumento a ser firmado com o rgo responsvel por sua gesto.

Nessa temtica, de se atentar que o Decreto 4320, que regula a Lei N 9.985/00, traz o roteiro de parceria entre a OSCIP e a unidade de conservao.

8. LEI DO BIOMA MATA-ATLNTICA (LEI N 11.428/06)

um dos grandes biomas nacionais, estando previsto no art. 225, 4 da CF. Nele encontra-se cerca de 62% da populao brasileira, uma vez que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
CF - Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-,

74

na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

O objeto da Lei N 11.428/06 disciplinar a interveno e a supresso no bioma Mata Atlntica, a exemplo do fato de cortar rvores, de como pode haver edificaes dentro dessa rea e etc. Importante A CF, reconhecendo a especial relevncia ambiental de parte dos biomas existentes no pas, estabeleceu como patrimnio nacional a Floresta Amaznica, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.

Nessas reas de especial proteo admitida a propriedade privada, mas sua utilizao far-se- na forma da lei, dentro das condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Assim, no dado lei, qualquer que seja ela, retirar de qualquer dos biomas constitucionalmente identificados, a condio de patrimnio nacional.

9.1 PEQUENO PRODUTOR NA BIOMA MATA-ATLNTICA


Lei N 11.428/06, Art. 3o Consideram-se para os efeitos desta Lei: I - pequeno produtor rural: aquele que, residindo na zona rural, detenha a posse de gleba rural no superior a 50 (cinqenta) hectares, explorando-a mediante o trabalho pessoal e de sua famlia, admitida a ajuda eventual de terceiros, bem como as posses coletivas de terra considerando-se a frao individual no superior a 50 (cinqenta) hectares, cuja renda bruta seja proveniente de atividades ou usos agrcolas, pecurios ou silviculturais ou do extrativismo rural em 80% (oitenta por cento) no mnimo;

O tamanho mximo da pequena propriedade de 50 hectares.

9.2 POPULAES TRADICIONAIS


Art. 3o Consideram-se para os efeitos desta Lei: II - populao tradicional: populao vivendo em estreita relao com o ambiente natural, dependendo de seus recursos naturais para a sua reproduo sociocultural, por meio de atividades de baixo impacto ambiental;

OBS: O objetivo geral da Lei N 11.428/06 o desenvolvimento sustentvel.

9.3 OBJETIVOS ESPECFICOS DA LEI N 11.428/06

Salvaguarda da biodiversidade, da sade humana, dos valores paisagsticos, estticos e tursticos, do regime jurdico e da estabilidade.

9.4 REGIME JURDICO DO BIOMA MATA-ATLNTICA

Aqui, tem-se que fazer a seguinte diviso: Vegetao Primria: a vegetao que no teve nenhum tipo de interveno humana (interveno antrpica).

75

Vegetao Secundria: a vegetao que sofreu interveno humana. Pode ser:

Em Estgio Avanado de Regenerao; Em Estgio Mdio de Regenerao; Em Estgio Inicial de Regenerao;

O fogo, o desmatamento ou qualquer outra forma de degradao no descaracterizam essa configurao do regime jurdico do bioma Mata-Atlntica. Tal fato se d para no ser um permissivo para que pessoas mal intencionadas possam queimar, botar a floresta abaixo. Frise-se que o responsvel por essa classificao o CONAMA.

9.5 REGIME JURDICO NA REA RURAL

Aqui, tem-se: Vegetao Primria

S existe em 3 hipteses, a saber:


o o o Pesquisa Cientfica; Utilidade Pblica; Prticas Preservacionistas;

Aqui, possvel haver o corte e a supresso, desde que ela ocorra nessas hipteses acima elencadas. Vegetao Secundria

a vegetao que sofreu interveno humana. Pode ser:


Em Estgio Avanado; Em Estgio Mdio; Em Estgio Inicial;

Estgio Avanado
Utilidade Pblica; Pesquisa Cientfica; Prticas Preservacionistas;

Estgio Mdio
Utilidade Pblica;
1. Atividades de segurana nacional e proteo sanitria; 76

2.

Obras essenciais de infra-estrutura de interesse nacional destinadas ao servio pblico de transportes, saneamento e energia, declaradas pelo Poder Pblico Federal ou dos Estados;

Interesse Social;
1. Atividades imprescindveis proteo da integridade da vegetao nativa (fogo, eroso, erradicao das espcies invasoras e proteo de plantios com espcies nativas, conforme Resoluo do Conama); 2. As atividades de manejo agro-florestal sustentvel praticadas na pequena propriedade ou posse rural, desde que no descaracterizem a cobertura florestal e no prejudique a funo ambiental da rea; 3. Obras, planos ou projetos definidos em Resoluo do CONAMA;

Pesquisa Cientfica;

Prticas Preservacionistas;

Pequeno Produtor/Populaes Tradicionais (Exceto rea de Preservao Permanente)

Estgio Inicial

Os Estados que tm menos de 5% da rea original da Mata Atlntica, se submetem ao mesmo regime aplicado ao estgio mdio de regenerao. Aceiro a rea florestal que suprimida a fim de evitar que o fogo avance junto ao resto da vegetao. Aqui se suprime a vegetao a fim de proteger um espao maior. Isso porque ao limpar a rea, o fogo para. o tipo boi de piranha.

9.6 REGIME JURDICO NA REA URBANA Vegetao Primria;

vedada a construo, interveno ou supresso de vegetao primria. Vegetao Secundria

a vegetao que sofreu interveno humana. Pode ser:


Em Estgio Avanado; Em Estgio Mdio; Em Estgio Inicial;

Estgio Avanado

77

Antes da vigncia da presente lei (22/12/06), tinha que manter 50%, no mnimo, da vegetao; Depois da vigncia da lei, passou a ser vedada a interveno na vegetao. Estgio Mdio

Antes da vigncia da presente lei, tinha que manter 30%, no mnimo, da vegetao; Depois da vigncia da lei, passou a ter que manter 50%, no mnimo, da vegetao.

Em regra, o rgo ambiental estadual quem o responsvel por autorizar o corte, a interveno e a supresso da vegetao no bioma Mata-Atlntica. Porm, na rea urbana, quando se tratar de vegetao secundria em estgio mdio de regenerao, o rgo municipal pode autorizar o corte, supresso ou interveno na vegetao secundria. Para tanto, necessrio que ele tenha Conselho de Meio-Ambiente com carter Deliberativo e Plano Diretor. Demais disso, preciso anuncia prvia do rgo ambiental estadual.

OBS: A interveno e a supresso no bioma Mata-Atlntica devem ocorrer em reas j substancialmente afetadas ou degradadas. Nesse sentido, tem-se o art. 12 da Lei N 11.428/06, seno vejamos:
Art. 12. Os novos empreendimentos que impliquem o corte ou a supresso de vegetao do Bioma Mata Atlntica devero ser implantados preferencialmente em reas j substancialmente alteradas ou degradadas.

9.7 COMPENSAO AMBIENTAL

A interveno ou supresso na vegetao primria e na vegetao secundria em estgio avanado ou mdio impe a compensao ambiental, equivalente destinao de rea com a mesma extenso da desmatada, preferencialmente na mesma bacia hidrogrfica e, se possvel, na mesma micro-bacia. Quando no for possvel a compensao ambiental, impe-se a reposio florestal.

9.8 VEDAES AO CORTE E A SUPRESSO

Aquele que no cumpre a legislao ambiental no poder fazer interveno, corte ou supresso no bioma Mata Atlntica. Entre as vedaes a interveno e a supresso, podem ser citadas:
o A que abrigar espcies da flora e fauna silvestres ameaadas de extino em mbito nacional, ou estadual, assim declarados pelos respectivos entes e a interveno ou o parcelamento puser em risco a sobrevivncia destas espcies; o o o Que exercer a funo de proteo de mananciais ou de preveno e controle de eroso; Formar corredores entre remanescentes de vegetao primria ou secundria em estgio avanado de regenerao; Proteger os entornos das unidades de conservao; Possuir em mbito nacional, excepcional valor paisagstico, assim reconhecido pelos rgos do SISNAMA;

Acerca das vedaes, a legislao assim dispe:


78

Lei N 11.428/00, Art. 11. O corte e a supresso de vegetao primria ou nos estgios avanado e mdio de regenerao do Bioma Mata Atlntica ficam vedados quando: I - a vegetao: a) abrigar espcies da flora e da fauna silvestres ameaadas de extino, em territrio nacional ou em mbito estadual, assim declaradas pela Unio ou pelos Estados, e a interveno ou o parcelamento puserem em risco a sobrevivncia dessas espcies; b) exercer a funo de proteo de mananciais ou de preveno e controle de eroso; c) formar corredores entre remanescentes de vegetao primria ou secundria em estgio avanado de regenerao; d) proteger o entorno das unidades de conservao; ou e) possuir excepcional valor paisagstico, reconhecido pelos rgos executivos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA;

II - o proprietrio ou posseiro no cumprir os dispositivos da legislao ambiental, em especial as exigncias da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, no que respeita s reas de Preservao Permanente e Reserva Legal. Pargrafo nico. Verificada a ocorrncia do previsto na alnea a do inciso I deste artigo, os rgos competentes do Poder Executivo adotaro as medidas necessrias para proteger as espcies da flora e da fauna silvestres ameaadas de extino caso existam fatores que o exijam, ou fomentaro e apoiaro as aes e os proprietrios de reas que estejam mantendo ou sustentando a sobrevivncia dessas espcies.

Art. 17. O corte ou a supresso de vegetao primria ou secundria nos estgios mdio ou avanado de regenerao do Bioma Mata Atlntica, autorizados por esta Lei, ficam condicionados compensao ambiental, na forma da destinao de rea equivalente extenso da rea desmatada, com as mesmas caractersticas ecolgicas, na mesma bacia hidrogrfica, sempre que possvel na mesma microbacia hidrogrfica, e, nos casos previstos nos arts. 30 e 31, ambos desta Lei, em reas localizadas no mesmo Municpio ou regio metropolitana. 1o Verificada pelo rgo ambiental a impossibilidade da compensao ambiental prevista no caput deste artigo, ser exigida a reposio florestal, com espcies nativas, em rea equivalente desmatada, na mesma bacia hidrogrfica, sempre que possvel na mesma microbacia hidrogrfica. 2o A compensao ambiental a que se refere este artigo no se aplica aos casos previstos no inciso III do art. 23 desta Lei ou de corte ou supresso ilegais.

OBS: Toda vez que houver a interveno, corte e supresso, tem que haver a compensao ambiental.

OBS: Quando houver o corte, a interveno ou supresso de vegetao primria, deve ser utilizado o EIA/RIMA.

9.9 ATIVIDADE MINERRIA DENTRO DO BIOMA MATA ATLNTICA

Pode ocorrer somente na vegetao secundria em estgio avanado e mdio, mediante o preenchimento dos seguintes requisitos:
1. Licenciamento Ambiental, condicionado apresentao do EIA/RIMA, pelo empreendedor, que dever

demonstrar a ausncia de alternativa tcnica e locacional ao empreendimento; 2. Adoo de Medida Compensatria que inclua a recuperao de rea equivalente rea do
6

empreendimento com as mesmas caractersticas ecolgicas, na mesma bacia hidrogrfica e sempre que possvel na mesma micro-bacia, independentemente do disposto no art. 36 da Lei N 9.985/00 .

Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo rgo ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio - EIA/RIMA, o empreendedor obrigado a apoiar a implantao e manuteno de unidade de conservao do Grupo de Proteo Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.(Regulamento) 1o O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor para esta finalidade no pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos

79

9.10 RESERVA LEGAL FLORESTAL DENTRO DO BIOMA MATA ATLNTICA O Novo Cdigo Florestal revogou esse dispositivo, pois no fica mais a critrio do proprietrio, mas sim do rgo competente.
Art. 35. A conservao, em imvel rural ou urbano, da vegetao primria ou da vegetao secundria em qualquer estgio de regenerao do Bioma Mata Atlntica cumpre funo social e de interesse pblico, podendo, a critrio do proprietrio, as reas sujeitas restrio de que trata esta Lei ser computadas para efeito da Reserva Legal e seu excedente utilizado para fins de compensao ambiental ou instituio de cota de que trata a Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965. Pargrafo nico. Ressalvadas as hipteses previstas em lei, as reas de preservao permanente no integraro a reserva legal.

para a implantao do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo rgo ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento. (Vide ADIN n 3.378-6, de 2008) 2o Ao rgo ambiental licenciador compete definir as unidades de conservao a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a criao de novas unidades de conservao. 3o Quando o empreendimento afetar unidade de conservao especfica ou sua zona de amortecimento, o licenciamento a que se refere o caput deste artigo s poder ser concedido mediante autorizao do rgo responsvel por sua administrao, e a unidade afetada, mesmo que no pertencente ao Grupo de Proteo Integral, dever ser uma das beneficirias da compensao definida neste artigo.

80

Vous aimerez peut-être aussi