Vous êtes sur la page 1sur 16

Material de Apoio Leitura Necessria e Obrigatria Catimb I A Tradio da Jurema Sagrada EAD Curso Virtual Ministrado por Edmundo

ndo Pellizari

A JUREMA SAGRADA

Por Edmundo Pellizari LINHA DA LAPA DA PEDRA SANTA

Direitos autorais registrados !

+
ORDEM DA JUREMA PRETA " Alhandra / Paraba So Paulo / So Paulo

Definio
O Culto da Jurema, entre ns tambm chamado de Adjunto da Jurema Encantada ou CATIMB, oriundo da regio Nordeste do Brasil. Ele a antiga arte do ABACAEM (homem que cura) - o curandeiro do serto - e seus ensinamentos so passados oralmente de mestre para discpulo.

Origens

Nossa Tradio, a Jurema da Lapa da Pedra Santa, um Ramo da imensa rvore do culto juremeiro. Ela chegou at os dias de hoje atravs de muitos mestres e mestras, como Dona

Valeriana Canado (Dona Cunh), uma ndia timbira do sculo XVII, seus descendentes (cl Aranha Canado) e o poderoso Mestre Dioguinho, o Condor (Seu Diogo da Rocha Figueira). Este mestre, hoje integrante do imaginrio ritualstico brasileiro, ao lado do Capito Virgulino Ferreira da Silva o famoso Cangaceiro Lampio, um dos justiceiros lendrios.

Tradio

Nossa Casa possui diversos nomes e smbolos de grandes mistrios: Lapa significa gruta ou caverna. Pedra Santa um lugar sagrado do Astral e tambm um santurio escondido no meio do serto nordestino. Acreditamos que existem Sete Grandes Aldeias ou Imprios Invisveis, onde habitam os Mestres Juremeiros e Juremados ou Mestres do Astral, os espritos dos sbios curandeiros, pajs, rezadores e benzedores de antigamente. Eles partilham estes mundos com outros tipos de seres, que na Casa recebem um grande nmero de ttulos. Estas Aldeias esto localizadas debaixo dos principais rios, grutas e nas profundezas das matas do nosso pas. Tambm existem Aldeias no Sol, na Lua e nas estrelas mais distantes. Os nomes mais conhecidos so: Jurema ou Juremal, Mara, Quatro Cidades, Cidade dos Pssaros, Vajuc, Bom-Floral e Poo-Fundo. Alguns nomes de Aldeias so secretos e revelados apenas aos iniciados. Existem ainda os Encantes, ou lugares misteriosos e cercados do mais reverente segredo, como a Cova do Rei Salomo e a Taba de Fogo, onde mora o Mestre Guardio da Casa. Os habitantes destes lugares podem ser classificados como Mestres (indgenas, mestios, brancos e negros) ou Encantados. Em nossa Tradio tambm se invocam a alma mgica dos animais, que so parceiros dos Mestres e so manifestados nas MESAS (rituais de Jurema), por exemplo :
ANIMAIS PRINCIPAIS

Dona Anta Seu Boto tambm chamado de Seu Doutor Dona Piraim a piranha Dona Yawara ou Sussuarana a ona Dona Jibia

A fora da mata, concebida como uma egrgora inteligente e personificada invocada pelos pelos juremeiros. Quando isso ocorre, temos uma manifestao de um poder tremendo e desconhecido. As almas dos rios e rvores centenrias, tambm podem ser atradas pelos mestres.

Um Pouco de Histria

No Brasil de antigamente muitos degredados do Reino de Portugal foram exilados para o Brasil. Eles eram homens e mulheres perseguidos e condenados pela Inquisio. Alguns trouxeram consigo conhecimentos da Velha Religio (Feitiaria Ibrica) e mesclaram suas tcnicas com a sabedoria indgena. Mais tarde, chegaram os escravos negros da frica e sua complexa religiosidade casou-se com o universo mestio e sincrtico brasileiro. Na segunda metade do sculo XIX, alguns membros da Maonaria originrios de famlias nordestinas eram ligados ao culto da Jurema. Com o tempo, passaram a realizar reunies fora do ambiente das Lojas, para melhor estudarem a relao mstica entre a simblica manica e a linguagem secreta da Natureza, sobretudo a expressada na flora juremeira. Nasceu assim a ORDEM DA JUREMA PRETA, que o organismo litrgico que coordena e guarda o conhecimento espiritual de nossa Casa. Desta forma, somos um ramo independente e muito particular da grande tradio que adota a jurema como bebida santa e seu conjunto de entidades invisveis. Membros da Ordem, iniciados na Casa ou descendentes de Dona Valeriana (a ndia timbira que deu origem a nossa Linhagem), adotaram a Ordem e a divulgam at o dia de hoje. Dentro dela existem trs graus de instruo: 01 JUREMISTA - estudante da Casa ou da Tradio 03 JUREMADO - iniciado no culto da Jurema Sagrada 03 JUREMEIRO - mestre no culto da Jurema Sagrada

UM POUCO DA TEOLOGIA DA CASA


O Culto da Jurema da Lapa da Pedra Santa uma Escola de guerreiros-curandeiros ou JAUARANAS (homens que nadam como peixes e correm como cachorros selvagens), conhecedores da mtica IBITIRAMA (montanha muito alta) e do misterioso IBY ATIPEREPE (centro da Terra). Esta tradio centenria trabalha com trs entidades primordiais no universo mgico brasileiro: TUPAN ou MUNHAN (Deus Criador) CUNHANTAN, a Deusa Misericordiosa, Nossa Senhora CY YBY (Me Terra) TOR, o Filho Redentor, intermedirio entre Tupan e os homens Tor tambm conhecido como: ABA MOROTINGA (Homem de Cabelos Brancos) TAPEJARA (Senhor dos Caminhos) IBIJARA (Senhor da Terra) Ele habita o COARACY-GUASS (Sol Grande). Tupan esconde seu magnfico rosto atrs de um insondvel mistrio, mas revela-se amorosamente atravs de Cunhantan e Tor. Cunhantan, a Nossa Me, manifesta-se entre ns atravs de YUREMA (ou Jurema) a fora da Floresta que mata e cura. Tor, o Verbo de Tupan, manifesta-se atravs de TONAPA (ou Avar Suman ou Pai Sum) o Heri da Floresta e Senhor dos Segredos.

TUPAN
Cunhantan Tor

Revela-se atravs Cunhantan e Tor Revela-se atravs YUREMA Revela-se atravs TONAPA

de de de

GARRAFADAS TRADICIONAIS DO NORDESTE


1) para a cura de males do aparelho digestivo (m digesto) e do fgado. Em uma garrafa de vidro de um litro, coloca-se : - casca de para-tudo, casca de quina-roxa, casca de jatob, um pedao de erva-tosto e um pedacinho de madeira de pau-pereira (angelim-amargo). Encher com gua filtrada. Depois de 24hs, tomar cinco colheres de sopa, quatro vezes ao dia. Guardar a garrafa na geladeira. 2) Para a cura de males do aparelho respiratrio. Em uma garrafa de vidro de um litro, coloca-se : - sementes trituradas de imburana, um pouco de cravo-da-ndia, casca de canela, raiz de erva-tosto. Encher com gua filtrada. Depois de 24hs, tomar cinco colheres de sopa, quatro vezes ao dia. Guardar a garrafa na geladeira. 3) Para a cura dos males do aparelho circulatrio (corao, presso arterial). Em uma garrafa de vidro de um litro, coloca-se : - alecrim-de-cheiro (verde) e casca de cajueiro. Encher com gua filtrada. Depois de 24hs, tomar cinco colheres de sopa, quatro vezes ao dia. Guardar a garrafa na geladeira. 4) Para a cura dos males do sistema nervoso (fraqueza). Em uma garrafa de vidro de um litro, coloca-se at a metade: - ameixa-preta em calda, figo cristalizado, goiabada, pssego em calda. Ferver tudo e depois amassar com um garfo. Complete a outra metade com vermute. Guardar a garrafa na geladeira. Beber meio copo aps as refeies.

LINHOS DA JUREMA
ORAO DA CABOCLA JUREMA Jurema, linda Cabocla, Rainha da Macaia, ouve o meu clamor. Jurema, livra-me dos perigos e das maldades. Jurema, voc que a Rainha das folhas, nunca me deixe em falta. Que o teu bodoque seja sempre certeiro, contra os que tentarem me destruir. Jurema caminha comigo e ajuda-me nesta jornada. Salve a Cabocla Jurema!

LICENA PARA ENTRAR NO REINO DA JUREMA (com reverncia ou de joelhos) jurema encantada! Que nasceu em frio cho! Dai-me fora e cincia, Como destes a Salomo! (bis) Rei Salomo bem que dizia, A seus filhos juremados, Para entrar na jurema, mestre ! Tem que ter muito cuidado (bis) Rei Salomo bem que dizia, A seus filhos juremeiros, Para entrar na jurema, mestre! Tem que pedir licena primeiro (bis) Vamos salvar a jurema, mestre! Vamos salvar Salomo, Vamos salvar a jurema, mestre! Que de nossa obrigao (bis) Rei Salomo, Rei Salomo! Arreia, rial !Rei Salomo do Jurem ! Arreia, rial ! Eu vou chamar senhores mestres ! Arreia, rial ! Para com eles triumfar !

MESTRE GUIA* Eu chamo o Guia Mestre, Chamo o Mestre Guia, Com os poderes da Jurema e da Santa Virgem Maria (bis). Eu chamo o Guia Mestre, Para vim trabalhar, Ele vem l da macaia, Para suas medicinas mostrar (bis). AVE RAINHA* Ouo o barulho das asas,

De uma grande Rainha, Ouo o grito da ave, Que sempre voa sozinha ! Rainha Ave, Ave Rainha.... Eu louvo sua fora, Vem aumentar a minha ! (bis). REZA DE DEFUMAO

Rio Verde, Jacut e Vajuc, Reino de Ondina se abram, para a defumao entrar. Na f de Jesus, o Mestre Divino e de sua Santa Me, eu defumo esta/e ....., para livr-la/o dos males e dos espritos ruins. Deus ajude aos mestres do Juremal, de Vajuc, de Ondina e Rio Verde; Deus ajude aos mestres da Cova de Salomo, do Sol e de Urub. Que esta defumao seja agradvel, aos olhos dos senhores mestres. Amm !

MESTRE MANUEL CADETE Tronco da Jurema Quem te arranco (bis) Foi Manuel Cadete Serra pau serrador (bis) Serrador, serrador Serra madeira para Nosso Senhor.

LINHOS DE CABOCLO

CABOCLO BEBEU Caboclo bebeu Jurema


Caboclo no se embriagou (bis) Com a folha do mesmo pau Caboclo se levantou (bis).

CABOCLO MAIA Caboclo maia, caboclo maia Caboclo maia dend (bis) Caboclo maia, caboclo maia Maia aqui que eu quero ver (bis).

CABOCLO AFRICANO**
No mato tem um toco Queimado por um raio Sou caboclo africano Bambeio, bambeio Mas no caio !

VENHO DE LONGE**
Eu venho de longe Pra busc minha raiz Caboclo africano Acredita no que diz.

CUIDADO SINH**
Cuidado sinh menina Por onde pisa no mato (bis) Caboclo africano avisa Pra tomar muito cuidado (bis).

ATIRA
Quero ver arder Quero ver queimar Feiticeiro que atira Tem que saber atirar (bis).

NDIO BRAVO
ndio bravo ndio guerreiro (bis)

Com sua flecha, trabalha ligeiro (bis). SANGUE CABOCLO As matas esto fechadas Eu vou mandar abrir (bis) Quem tem sangue de caboclo T na hora de dormir (bis). CAIPORA Caipora vem do mato Trazendo os filhotes perdidos Igual a estes filhotes Eu quero ser recolhido (bis) - Ora viva quem vem... - De dentro do mato - Para flechar e ajudar - A gente do mato.

LINHOS DE MESTRES

MARAC* Meu marac tem uma estrela, Que brilha de noite e de dia, Com ele eu vou chamar, A doce Virgem Maria! (bis)

MESTRE CARLOS Mestre Carlos um bom mestre Que aprendeu Sem se ensinar Trs dias levou cado No tronco da jurem (bis) E quando ele se levantou Foi pronto para trabalhar.

MESTRE FUL DA NOITE Vinde, vinde, Ful da Noite... Reduzindo com todos estados Mestre! Eu estou na Mesa da Jurema, Jurema, Jurem... meia-hora do relgio, Senhores Mestres venham me ajudar! MESTRE TUP Tup, que sublime e santo paj, Que no mundo mostra o mestre que ! leva atender Tup e a sua faumirir. leva atender Tup, Mostrar a Coaracy quem !... MESTRE GAVIO Gavio, Gavio Penera Gavio, Penera Gavio ! Gavio arranca co bico ! Gavio, Gavio ! Penera Gavio, Penera Gavio ! Arranca os males, Que tem esse homem ! Gavio, Gavio ! Entra Gavio, entra Gavio ! Gavio, Gavio ! Ouro Gavio Vem me ajudar a curar Gavio Os espiritos desse homem ! Gavio, Gavio ! (VV) MESTRA ME DGUA Maria Madalena, Da rua da floresta, Sou a Mestra da Jurema, E da Jurema eu sou Mestra! (bis)

MESTRE Z PRETINHO
O Z Pretinho, Z Pretinho enganador Enganava as filhas alheias Com palavras de amor (bis). MESTRE Z PELINTRA Dentro da Vila do Cabo Sete casa se fechou Com uma fumaa contrria Que Z Pelintra mandou (bis).

MESTRE ANTNIO PELINTRA


Est chovendo, est relampeando Esta trovejando, no posso parar bonito tem o que ver Antnio Pelintra no seu baianar (bis). MESTRE JOO CIGANO S eu Rei dos ciganos S eu Rei dos ciganos Trabalho em Poo Fundo Vim procur meus Mestres Que cur no Outro Mundo (bis).

ORAO DAS SETE ALDEIAS REAIS Laje Grande, Barro de Tou, Jurema, Pedra Branca, Urub do Amazonas, Vela Preta e Mestre Verde, so as Sete Aldeias Reais, onde eu me seguro contra os males do mundo. Eles tero perna e no me pegaro. Tero olhos e no me vero. E eu serei forte e formoso, mais que todos os meus inimigos, at que as Aldeias seja bentas por todos os Mestres. Amm +

ORAO DE PODER*

DOS JUREMEIROS DA LAPA - PARABA Na noite de Lua Cheia, trace uma grande estrela de seis pontas com pemba branca no cho (Signo de Salomo), acenda uma vela branca (num pratinho ou candelabro) no centro, incenso de ervas (de cheiro forte e fumaa abundante) e entre dentro (do Signo).

Faa o Sinal da Cruz, bata palmas (3 vezes), Bata o p direito no cho e diga: (com voz forte, cantada e nobre, mas sem gritar) : Nosso Senhor e Mestre Rei Jesus, Que reina na terra! Que reina no fogo! Que reina na gua! Que reina no ar! Em minha vida tenho a proteo, Que anda comigo e me cobre o cho, Como a coruja ama as trevas e o bacurau ama o luar! lua do sete-estrelo minha prosperidade vai aumentar. E h de ser bem perto. H de ser to certo Como que este mundo tem de se acabar... Foi da jurema que veio a beno, Pelas trs Marias... Pelos trs Reis Magos... Pelo sete-estrelo... Eu firmo esta inteno... Bem no fundo do corao, e o signo-de-salomo ponho como selo... Salve meu So Sanso ! Como a coruja ama as trevas e o bacurau ama o luar! Valei-me meu Senhor dos Passos, Minha Santa Rainha da Mata, Meus Sete Caboclos valentes E minha Santa Liberada ! Minha Santa Rita, Meu Santo Antnio da Guia, Meu grande So Cipriano E minha Virgem Maria ! Trunfei ! Trunfei !

Trunf Ria ! (bata palmas, bata o p direito e deixe o Signo sem olhar para trs. A vela queimar at o fim e depois, apague o Signo). Mestre Ritango do Par Mestre Manicor Mestre Itapu Mestre Tup Mestre Mussurana Mestre Pinavaruu Mestre Tabatinga Mestre Turuat Mestra Faustina Mestra Anglica Mestra Iracema Mestra Anabar trabalha na fumaa da esquerda um dos Mestres mais velhos. Morreu em 1503. trabalha tambm na Pajelana um dos grandes Mestres da Pajelana ajuda a procurar pessoas desaparecidas e dar notcias de lugares distantes.

Grande Paj no Amazonas

parteira curandeira Rainha de Tanema, parteira

PRINCIPAIS MESTRES DA JUREMA


MESTRES NDIOS E CABOCLOS

MESTRES NEGROS
Mestr

a Tia Lusa Nan gi Nan gi Nan bic Rei Nan Pai Joaqu im de Ango la

sua mesa montada sobre as guas, num barco

Bastante conhecido na Umbanda

MESTRES BRANCOS
Mestre Incio de Oliveira Mestre Carlos de Oliveira Mestre Roldo de Oliveira Mestre Lus dos Montes Pai de Mestre Carlos Apelidado de Rei do Catimb curador

MESTRES MESTIOS
Z Pelintra Apelidado de Prncipe do Catimb, o Mestre mais conhecido no Brasil curandeiro Rei do Vajuc trata de feridas e lceras trabalha sempre com

Mestre Bom-Flor Mestre Manuel Cadete Rei Hron Prncipe da Jurema Mestre Filipe

Camaro

um grande punhal

MESTRES DA MO ESQUERDA
Mestre Jos Pereira, o Gato Preto Mestre Tabatinga Mestre Antnio Tirano Mestre Canguruu Mestre Malunguinho Mestre Pinarona trabalha com prego e sal

ndio

OUTROS MESTRES E MESTRAS CONHECIDOS


Mestra Filomena Mestra Leonor Mestra Macis Mestra Maria de Luanda Mestra Sebastiana Mestre Caboclo Tupi Mestre Chocolate Mestre de Arruda Mestre Francisco Velho Mestre Heraqueto Mestre Jandara Mestre Joo Cigano Mestre Jos da Cruz Mestre Jos de Arruda Mestre Jos Severino Mestre Lus Incio Mestre Major do Dia Mestre Mara Mestre Mariano Mestre Odilon Mestre Penduarana Mestre Periquitinho Mestre Santo Antnio Mestre Jos Coelho Mestra Junqueira

Mestre Manuel Maior Mestre Marinheiro Mestre Geraldino Mestra Angelina (trs moas) Mestra Maria do Egito Mestre Tamadar Mestre Manuel Romo Mestra Laurinda Mestre Daniel Mestre Belarmino Mestra Nossa Senhora da Conceio Mestre Antnio Caboclinho Mestre Jos Ful da Noite Mestre Gavio Mestra Nossa Senhora do Bonito Mestre Hilrio Mestre Dom Joo do Outro Mundo Mestre Menino Mestre Antnio da Cidade da Jurema do Rei Salomo Mestre Jos Benedito Mestre do Mar Mestre dos Caboclos do Rei Salomo Mestre Nosso Pai Poderoso Mestra Junqueira Mestre Vigrio Mestra Maria de Luanda Mestre Penduarna Mestre Remgio Mestre Pereira Mestre Cego Velho Mestre Chico Feitio
*Linha Lapa da Pedra Santa. **Linhos dos Caboclos Africanos, Hinrio de Ras Adeagbo !.

Vous aimerez peut-être aussi