Vous êtes sur la page 1sur 5

Avaliao: CCT0261_AV2_ LINGUAGEM DE PROGRAMAO Tipo de Avaliao: AV2 Aluno: Professor: RICARDO CEZAR OLIVEIRA DAMASCENO Nota do Trabalho:

: Nota de Participao: 2 Turma: 9001/AA Data: 12/06/2013 19:20:45

Nota da Prova: 5,0 de 8,0

1a Questo (Cd.: 56576)

Pontos: / 1

Erros de execuo podem ocorrer em cdigos fontes implementados. As boas prticas de desenvolvimento da programao orientada a objetos exigem que o desenvolvedor se preocupe com os possveis erros de execuo d sua aplicao. Na linguagem de programao Java para tratar erros, deve-se utilizar paradigma try / catch. Neste contexto, implemente uma aplicao Java que trate erros de diviso por zero.

Resposta:

Gabarito: public class ErroDivisaoZero{ public static void main(String[] args){ try{ int x = 0; int y =2; int resultado = y/x; } catch (ArithmeticException e){ System.out.println("erro de diviso por zero" + e.getMessage());

} }

2a Questo (Cd.: 55493)

Pontos: 0,0 /

Qual sintaxe representa um override? public class ClassePai { public void metodoExemplo1() { } } public class ClasseFilha extends ClassePai { public void metodoExemplo2() { } }

public class ClassePai { public void metodoExemplo() { } } public class ClasseFilha extends ClassePai { public void metodoExemplo() { } public void metodoExemplo() { } } public class ClassePai { public void metodoExemplo() { } } public class ClasseFilha extends ClassePai { public void metodoExemplo1() { } public void metodoExemplo2() { } } public class ClassePai { public void metodoExemplo() { } } public class ClasseFilha extends ClassePai { public void metodoExemplo() { } public void metodoExemplo(int p1) { } } public class ClassePai { public void metodoExemplo() { } } public class ClasseFilha extends ClassePai { public void metodoExemplo() { } }

Questo (Cd.: 31136)

Pontos: 0,5 / 0

Em Java pode-se utilizar diferentes tipos de modificadores de acesso para seus atributos e mtodos, dependendo da necessidade da aplicao que est sendo desenvolvida. correto afirmar sobre os modificadores de acesso usados na declarao de atributos: O modificador de acesso public permite que todos os objetos que o usam possam alter-lo; j o modifica de acesso protected torna o atributo vsivel pela prpria classe ou suas subclasses, e o modificador de acesso private permite que s a classe manipule seus atributos. O modificador de acesso protected permite que todos os objetos que o usam possam alter-lo; j o modificador de acesso public torna o atributo visvel pela prpria classe ou suas subclasses, e o modificad de acesso final permite que s a classe manipule seus atributos. O modificador de acesso private permite que todos os objetos que o usam possam alter-lo; j o modificador de acesso public torna o atributo visvel pela prpria classe ou suas subclasses, e o modificad de acesso protected permite que s a classe manipule seus atributos. O modificador de acesso final permite que todos os objetos que o usam possam alter-lo; j o modificado de acesso public torna o atributo visvel pela prpria classe ou suas subclasses, e o modificador de acesso private permite que s a classe manipule seus atributos. O modificador de acesso protected permite que todos os objetos que o usam possam alter-lo; j o modificador de acesso public torna o atributo visvel pela prpria classe ou suas subclasses, e o modificad de acesso private permite que s a classe manipule seus atributos.

Questo (Cd.: 47793)

Pontos: 0,5 /

Qual o uso da palavra reservada super em Java? Identificar mtodos prioritrios Permitir invocar mtodos da classe filha. Permitir invocar construtores da classe pai. Criar uma superclasse. Identificar mtodos sobreescritos.

5a Questo (Cd.: 56618)

Pontos: 1,5 / 1

Java uma linguagem multiplataforma, isto , pode ser executada em vrios sistemas operacionais ou dispositiv Tal caracterstica em razo, principalmente, pela presena da Mquina Virtual Java. Explique como esta Mquina Virtual possibilita a execuo dos programas Java em vrias plataformas.

Resposta: Apos a compilao do cdigo, gerado um arquivo .class. Este aquivo gerado a linguagem de maqui que aps a verificao de erros, passa aser interpretada pela JVM chamada de bytecode. A principal vantagem da da JVM a independencia da plataforma, ou seja, ela trabalha de forma independente, sem a necessidade do uso do sistema operacional e componentes de hardware. Por este motivo, os programas codificados em java pode ser executando em qualquer plataforma na qual o java esteja instalado.

Gabarito: A mquina virtual java um componente da plataforma java que funciona entre o sistema operacional o programa java. Existe uma implementao de mquina virtual java para cada sistema operacional e/ou dispositivo mvel. Na verdade, a mquina virtual java que interpreta o programa java.

6a Questo (Cd.: 77783)

Pontos: 0,0 / 0

Considere: I. Uma classe define o comportamento dos objetos atravs de seus mtodos, e quais estados el capaz de manter atravs de seus atributos. II. Na herana cada classe derivada (subclasse) apresenta as caractersticas (estrutura e mtodos) classe base (superclasse) e acrescenta a elas o que for definido de particularidade para ela. III. Polimorfismo o princpio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclas podem invocar mtodos que tm a mesma identificao e mesmo comportamento. IV. Um objeto capaz de armazenar estados atravs de seus atributos e reagir a mensagens enviad a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos. Na orientao a objetos correto o que se afirma em:
I, II, III e IV. I, III e IV, apenas. I, II e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II e III, apenas.

Questo (Cd.: 31663)

Pontos: 1,0 / 1

Considere a seguinte definio: public class Produto { private int codigo; private double preco; public Produto(int codigo, double preco) { this.codigo=codigo; this.preco=preco; } public Produto() { this.codigo=codigo; this.preco=0d; } public void atualizaPreco (float wperc) { this.preco = (wpreco * (1+wperc)) * 1.10; } } Marque a alternativa que define o mtodo polimrfico utilizado na classe: implements Overloading extends new Overriding

8a Questo (Cd.: 33287)

Pontos: 0,5 / 0

No mbito da linguagem Java, considere: I. Edio a criao do programa, que tambm chamado de cdigo Bytecode. II. Compilao a gerao de um cdigo intermedirio chamado fonte, que um cdigo independente de plataforma. III. Na interpretao, a mquina virtual Java ou JVM analisa e executa cada instruo do cdigo Bytecode. IV. Na linguagem Java a interpretao ocorre apenas uma vez e a compilao ocorre a cada vez que o programa executado. Est correto o que consta em I, II, III e IV III e IV, somente II e IV, somente IV, somente III, somente

9a Questo (Cd.: 32039)

Pontos: 0,0 /

Orientao a Objetos uso bsico do Java, sendo assim assinale a alternativa correta. classes so instncias de objetos uma classe que implementa uma interface se compromete a implementar os mtodos estipulados na mesma um problema do paradigma de Orientao a Objetos a ausncia de recursos para reutilizao de cdigo o polimorfismo o mecanismo para herdar mtodos e atributos da superclasse nos objetos, os atributos definem o seu comportamento e os mtodos o seu estado

10

Questo (Cd.: 31157)

Pontos: 1,0 / 1

Analise o projeto abaixo composto pela classe Pessoa e a classe de teste, e indique a alternativa que indica o que est errado, verificando a classe Pessoa e na sequncia a classe TestaPessoa. public class Pessoa{ String nome; int idade; String telefone; public void exibirDados(){ System.out.println("Nome:"+nome); System.out.println("Idade:" + idade+ " anos"); System.out.println("Telefone:"+ telefone); } } public class TestaPessoa{ public static void main (String [] args){ exibirDados(); } } o erro est no mtodo exibirDados() da classe Pessoa, ele no pode ser void. faltou criar o objeto Pessoa na classe TestaPessoa, para depois poder chamar seu mtodo atravs da varivel de referncia indicada. Exemplo: Pessoa p = new Pessoa(); e a linha exibirDados() seria substituda pela linha p.exibirDados().

faltou o mtodo main na classe Pessoa. no h erros nos cdigos acima. faltou criar o objeto na classe Pessoa.

Perodo de no visualizao da prova: desde 03/06/2013 at 18/06/2013.

http://bquestoes.estacio.br/prova_resultado_preview_aluno.asp?cod_hist_prova=3164... 19/06/2013

Vous aimerez peut-être aussi