Vous êtes sur la page 1sur 2

O segredo do Cristianismo: a antropologia O empreendimento de Feuerbach em sua obra mais conhecida, A Essncia do Cristianismo, duplo: primeiramente, expor os mistrios

s da religio crist em seu significado ntimo, ou seja, antropolgico; depois, atacar a construo especulativa da teologia e desmistificar seu pretenso sentido positivo, revelando-a no que ela realmente se constitui a seu ver: alienao. Segundo sua interpretao, o deus cristo expresso derivada da sensibilidade humana. Como a religio em geral consiste numa objetivao da essncia apreendida pela conscincia humana (de si, da natureza etc.), no Cristianismo o que ocorre uma objetivao da essncia genrica do homem numa entidade portadora de todos os atributos propriamente humanos; porm, tal entidade possui como peculiaridade todos os ditos atributos em grau infinito. A fim de explicitar este movimento, Feuerbach toma as trs qualidades humanas mais imediatamente captadas pela conscincia, a saber: pensamento, vontade e amor. Em si mesmo, individualmente, o homem sabe ser concretamente limitado. Na medida em que considera seu gnero, entretanto, ele identifica estes seus atributos, ou qualidades, presentes e elevados ao infinito: genericamente, o homem pode pensar infinitamente, querer infinitamente e amar infinitamente. Reconhecendo nisto o divino, o homem confere ento estas capacidades a um ser externo e autnomo, Deus. Deus o conjunto dos atributos humanos, destacadamente pensamento, vontade e amor, elevados ao infinito. Por isso Feuerbach diz que o segredo do Cristianismo a antropologia, porque, mesmo inconscientemente, ao adorar o deus que projeta a partir de sua conscincia de si, o homem adora nada mais e nada menos que a si mesmo a nvel genrico. Todo este processo de conscincia, elevao, objetivao e adorao, Feuerbach reconhece-o como autntico. prprio do homem, expresso pura de sua sensibilidade, o divinizar da prpria essncia, mesmo porque este ente por ele criado mantido prximo. O homem se identifica com seu deus porque seu deus sua criao mais sincera. Seu deus seus prprios atributos. O homem se v em seu deus. Neste sentido, a religio autntica manifestao da sensibilidade humana. A inteno do filsofo no sbita e definitivamente negar a religio, mas sim, a partir da crtica a esta e do desvelar de seu significado, resgatar o potencial de sensibilidade humana nela contido. Sua proposta, pode-se dizer, que o homem retome para si aquela essncia objetivada para fora, que tome conscincia de sua essncia genrica tal como a expressa inconscientemente atravs da religio.

Mas h um entrave. O homem objetiva sua essncia em Deus e tem com ele uma relao sensvel. Porm, quando decide abandonar o mbito da sensibilidade e partir para uma racionalizao de Deus, ou seja, construir acerca dele um discurso especulativo, inicia-se a teologia e com ela a alienao. O homem no mais se identifica com Deus. Este ltimo torna-se uma substncia estranha, e, em ltimo grau, alheia natureza humana. A teologia, ao conferir a Deus autonomia e independncia totais, ao denominar aqueles atributos postos nele pelo homem como exclusivamente divinos, afasta Deus do homem, privilegiando aquele em detrimento deste. Deus passa a ser, de afirmao absoluta, negao absoluta das qualidades humanas, restando ao homem o empobrecimento de sua prpria essncia: Deus infinito, o homem finito; Deus bom, o homem mau; Deus belo, o homem feio; Deus potncia mxima, o homem mera impotncia; Deus perfeio absoluta, o homem imperfeio absoluta. A teologia produz assim uma alienao radical. Torna inalcanvel o que o homem produz a fim de manter prximo, a fim de fruir. No aspecto autntico da religio, o jbilo diante do deus o jbilo diante da prpria essncia; na teologia, ou religio especulativa, este deus afastado definitivamente, e o homem fica sem essncia. Aps ter posto em Deus tudo o que tinha de positivo, perfeito e adorvel, resta-lhe somente a pura negao. Quanto a isto, a pretenso de Feuerbach complementar sua postura diante da religio: desconstruir o discurso teolgico devolver ao homem sua essncia, reverter o processo de alienao por ela causado permitir ao homem voltar a reconhecer a si mesmo de forma imediata. Metaforicamente, devolver Deus ao homem promover a emancipao humana atravs da libertao da conscincia.

Vous aimerez peut-être aussi