Vous êtes sur la page 1sur 7

INTRODUO AO PLANEAMENTO TERRITORIAL

CONSIDERAES GERAIS

Anacronismo, entre as necessidades da sociedade (ser) e a adequao do territrio (forma).

ordenamento

do

territrio

deve

traduzir

espacialmente

desenvolvimento articulado das polticas econmica, social, cultural e ecolgica da sociedade, tendo por objectivo proporcionar a cada indivduo um quadro de vida que assegure a sua realizao pessoal num ambiente planeado escala humana.

O planeamento territorial um processo de apoio administrao urbanstica, atravs do qual se elaboram modelos normativos especficos denominados planos.

Os planos caracterizam-se por se referirem a determinado espao num determinado tempo de vigncia, e por conterem uma componente regulamentar que enquadra e possibilita o controlo das intervenes sobre o territrio.

1/7

A CARTA EUROPEIA DO ORDENAMENTO DO TERRITRIO

Atributos fundamentais do ordenamento do territrio:


Democrtico, no sentido de assegurar a participao alargada da sociedade; Integrado, no sentido de assegurar uma abordagem global e integrada das diferentes polticas sectoriais; Funcional, no sentido de levar em linha de conta as especificidades regionais que, por vezes, ultrapassam as fronteiras administrativas, assim como a organizao administrativa dos diferentes pases; Prospectivo, no sentido de analisar e levar em conta as tendncias a longo prazo dos fenmenos e intervenes econmicos, ecolgicos, sociais, culturais e ambientais.

Objectivos

fundamentais

prosseguir

no

mbito

do

ordenamento do territrio:
O desenvolvimento scio-econmico equilibrado das regies; A melhoria da qualidade de vida; A gesto responsvel dos recursos naturais e a proteco do ambiente; A utilizao racional do territrio; A implementao dos objectivos do ordenamento do territrio; A coordenao entre os diferentes sectores; A coordenao e cooperao entre os diferentes nveis de deciso e obteno de recursos financeiros, nomeadamente os nveis local, regional, nacional e europeu; A participao das populaes.

2/7

SISTEMAS RELEVANTES PARA O TERRITRIO


Agentes de Actividades Sistemas de Actividades

Indivduos e - Actividades associadas ao agregado (dormir, comer, agregados familiares trabalhar, compras, cuidados mdicos, etc.). - Actividades sociais (frequncia da escola, actividades religiosas, visita a museus, participao em iniciativas cvicas, visitas famlia e amigos, etc.). - Actividades de recreio e diverso (desportos, passatempos, televiso, leitura, etc.). - Descanso e relaxe (sentar, passear, etc.). Empresas - Actividades de produo (extraco, transformao, transporte, distribuio, etc.). - Actividades de servio a indivduos, famlias, empresas e instituies (domsticas, negcios, sade, etc.). Instituies - Actividades de desenvolvimento humano (educao, recreio, religio, sade, governo, etc.). - Actividades de servio bsico pblico (polcia, bombeiros, saneamento bsico, etc.). - Actividades associadas a grupos especficos (trabalhadores, negcios, polticos, etc.).

3/7

SISTEMAS RELEVANTES PARA O TERRITRIO

Agentes de alterao do solo Proprietrios originais

Sistemas de alterao do solo

- Mercado de solos (valor actual do solo vs. valor da sua venda ou aluguer). - Converso ou reconverso do solo (procura de solo com potencial, aquisio sujeita a financiamento e regulamentao, converso sujeita a financiamento e licenciamento). - Compra ou aluguer de solo e instalaes (procura de espao para acomodar actividades). - Operaes de financiamento de aquisio e aluguer (avaliao de riscos e retorno do investimento). - Anlise e licenciamento das iniciativas de alterao do uso do solo (avaliao das propostas face ao interesse pblico).

Promotores

Consumidores

Intermedirios financeiros

Autoridades pblicas

Agentes da natureza Biticos - plantas e animais Abiticos - gua, ar e matria

Sistemas do ambiente - Processos associados aos ecossistemas (fluxos de energia e de nutrientes). - Sistema hidrolgico - Sistema aerolgico - Sistema geolgico

4/7

PROCESSO DE PLANEAMENTO RACIONAL


O processo de planeamento racional, conhecido por ter larga aceitao e aplicao em planeamento de mdio e longo prazo, caracteriza-se por uma progresso sistemtica desde a fixao das metas at implementao, e pelo fecho do ciclo atravs de uma aco de feedback.

Processo de planeamento racional 1. Formulao de metas e objectivos 2. Concepo de planos alternativos 3. Avaliao das consequncias 4. Escolha do plano preferido 5. Implementao do plano adoptado 6. Monitorizao e feedback dos resultados Reviso do plano

5/7

Aplicada ao planeamento territorial, a abordagem racional consiste nas seguintes aces:

1. Formulao de metas e objectivos, na qual os cidados e os lderes da comunidade formulam uma viso de longo prazo

2. Concepo de alternativas, na qual os planeadores e outros agentes de planeamento preparam cenrios alternativos que conduzam viso formulada

3. Avaliao de consequncias, na qual se consideram os custos e benefcios previstos para cada plano alternativo

4. Escolha da alternativa, na qual os planeadores e os agentes da comunidade assentam num plano consensual

5. Implementao, na qual se desenvolvem as aces tendentes realizao do plano adoptado

6. Monitorizao e feedback dos resultados, na qual o desenvolvimento do plano comparado com os seus objectivos

7. Reviso do plano, na qual se procede reanlise do plano ao fim de algum tempo e se recomea o processo desde a reformulao de metas e objectivos, no caso de se terem verificado alteraes profundas, ou desde a concepo de alternativas.

6/7

Modelo racional-adaptativo, onde a elaborao do plano essencialmente uma actividade de anlise racional e orientada para a concepo/projecto, enquanto a implementao assume um carcter mais administrativo e poltico.

Tcnicas racionais e adaptativas Tcnicas racionais Anlise de dados Tcnicas adaptativas Participao da populao

Projeco de tendncias

Gerao de consensos e resoluo de conflitos

Determinao de oferta e procura Monitorizao Modelao do sistema Anlise de impacto e mitigao Estabelecimento de metas e objectivos Oramentao e anlise de projectos

Formulao do plano

Avaliao e reformulao do plano

7/7

Vous aimerez peut-être aussi