Vous êtes sur la page 1sur 5

IDENTIFICAO DO PROBLEMA O empreendedorismo visto como motor da economia, como um agente de inovao e mudanas, capaz de desencadear o crescimento econmico.

A actividade empreendedora promove a iniciativa de liderar e coordenar o esforo no sentido do seu prprio crescimento econmico. Atravs da induo de actividades inovadoras, capazes de agregar valores econmicos e sociais, possvel alterar a curva de estagnao econmica e social.

As grandes organizaes no se adaptaram ainda as novas expectativas do mercado, e ainda no esto conseguindo reter, e aproveitar o potencial excepcional de alavancagem de seus negcios. Baseando-se na criatividade e o esprito empreendedor desses profissionais qualificados, acabam perdendo tais profissionais para outras empresas que percebem futuros em suas ideias, ou acabam perdendo-os para eles mesmos, ao passo que quanto mais insatisfeito com as organizaes em que atuam, a chance de se afastarem dessas empresas e fundarem sua prpria empresa.

Conhecendo a realidade actual onde a globalizao e o mercado altamente competitivo delimitam e regem as actividades comerciais diversas, sejam elas de produtos e servios, tem-se a conscincia de que pequenas atitudes e tomada de deciso podem delinear tanto um futuro promissor, quanto a falncia de um negcio.

FORMULAES DO PROBLEMA Em funo destes e outros problemas destacados acima, formulamos as seguintes questes: O que na verdade torna um administrador num empreendedor? Como o administrador empreendedor transforma ideias, implementando-as em negcios de sucesso?

HIPTESES As exigncias do novo mercado so factores preponderantes no

empreendedorismo. O no acompanhamento das novas tendncias, no proporciona o esprito de empreendedorismo. O empreendedorismo est alm da administrao e de qualquer outra rotina habitual de um administrador. O compartilhamento de ideias entre um administrador e o seu quadro de funcionrios, pode torna-lo num empreendedor de sucesso.

IMPORTNCIA DO ESTUDO Podemos definir empreendedor aquele que faz o intermdio entre o fornecedor e o mercado, ou ainda segundo definies de alguns especialistas como aquele que cria algo, faz acontecer, um aprendizado pessoal impulsionado pela criatividade. Este profissional inestimvel para o desenvolvimento da sociedade como um todo. E s possvel o aumento destes profissionais atravs do ensino do empreendedorismo nas universidades e por intermdio de cursos intensivos sobre o mesmo. Actualmente o empreendedorismo vem crescendo exponencialmente em Angola, no somente em faculdades de administrao e gesto, mas tambm em outras reas acadmicas. Fica claro no estudo que o empreendedorismo de inestimvel importncia para a criao de novas empresas para impulsionar o crescimento sustentvel. Especialmente o empreendedorismo tecnolgico, pois este leva criao de empresas inovadoras que tm sido o fator motivador por trs das economias mais forte do mundo.

JUSTIFICATIVA DO ESTUDO No actual mundo dos negcios, falar de empreendedorismo de fundamental importncia para o crescimento e desenvolvimento da economia. Entretanto, para isso necessrio que se entenda que o empreendedor um administrador com diferenas considerveis em relao aos gerentes, empresrios ou executivos de organizaes tradicionais, pois os empreendedores so mais visionrios, esto em constante busca de identificar as melhores oportunidades de negcios analisando minuciosamente todas as que o interessa para tomar a deciso mais prxima da sua realidade, mais vivel e que ocorra o menor risco possvel.

O empreendedorismo um assunto importante na actualidade, discutido, debatido e praticado. um tema que no novo, mas novidade, uma vez que as mudanas no actual mercado exigem de pessoas que tenham sonhos, e s transformassem em realidade, colaborando assim com a comunidade onde est inserida, para ser empreendedor exige-se que a pessoa seja original, criativa e responsvel.

Diante do exposto, pode-se observar que no basta ter uma boa formao e ficar estagnado, o mercado exige estar em aprendizado permanente, busca contnua de nvel de capacitao profissional que facilite a realocao, a recolocao, ou mesmo a montagem do prprio negcio, face estar inserido em um mundo em que o emprego tradicional est a cada dia mais escasso.

OBJECTIVOS GERAL Verificar se o empreendedorismo tornou-se um diferencial, e se uma nova ferramenta para as empresas se destacarem no mercado actual, quando o profissional empreendedor conta com uma formao e experincia prtica.

ESPECFICOS Identificar as caractersticas empreendedoras do gestor; Identificar na viso do gestor, se a formao profissional e experincia prtica influncia para a desenvoltura e referncia de sucesso do negcio; Investigar como o empreendedor visualiza a oportunidade de negcio e sua viabilidade; Identificar as ferramentas utilizadas pelo empreendedor diante da possibilidade de implementao do negcio.

DELIMITAO DO TEMA A presente pesquisa delimita-se a identificar e analisar as ferramentas que um administrador empreendedor utiliza para transformar suas ideias na implementao de um negcio promissor de sucesso.

MTODOS Pelos objectivos pretendidos por este trabalho, o tipo de pesquisa que melhor poder responder aos problemas levantados a exploratria e a bibliogrfica. Onde nas pesquisas exploratrias o objectivo proporcionar maior familiaridade com os problemas, com vista a torn-los mais explcito ou a constituir respostas por intermdio de uma entrevista directa, e a bibliogrfica, com base em material publicado em livros, revistas, artigos, jornais e redes electrnicas, isto , material acessvel ao pblico em geral.

AMOSTRA Antes da anlise e da interpretao, os dados devem ser submetidos aos seguintes trabalhos de seleco, codificao e tabulao. Porm, neste trabalho utilizar-se- somente o critrio de seleco, construindo em seguida o nosso projecto com os dados colectados. Passando a seguir para anlise e interpretao das informaes, que serviro de embasamento para elaborao da concluso sobre o tema abordado.

INTRODUO O presente trabalho tem como tema o administrador empreendedor onde se pretende abordar o a funo do mesmo nas empresas com formas de gesto flexvel, voltadas principalmente para as demandas do consumidor e da sociedade, fazem parte de uma realidade que vem se consolidando na ultima dcada e, neste contexto, produtividade crescente e custos baixos tornaram-se alguns dos objectivos a serem perseguidos para a maximizao do retorno do capital investido pelos accionistas, dentro de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Vous aimerez peut-être aussi