Vous êtes sur la page 1sur 3

ARTIGO: NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL: referencial geral e aplicaes para a agricultura Paulo Furquim de Azevedo O autor ressalta que

na agricultura as instituies e seus nveis de analise so muito importantes, pois leva em conta todo o sistema de regras e gerenciamento de aes que tem forte impacto sobre a eficincia e competitividade nos sistemas agroindustriais. Uma coordenao e a criao de regras tornam o sistema mais disciplinar, minimizando graus de incerteza tornando a agricultura mais efetiva. Preocupado com o papel das instituies a Nova economia institucional com a Economia dos Custos de Transao sugere que a coordenao do sistema produtivo deva ser feita com os agentes buscando estruturas de governana eficientes, ou seja, aquelas que determinem menores custos de transao. No caso dos pressupostos comportamentais surge o oportunismo que so os indivduos so considerados fortemente auto-interessados; podendo, se for de seu interesse, mentir, trapacear ou quebrar promessas, a racionalidade limitada que segundo o autor noo de incompletude contratual, ou seja, devido aos limites cognitivos que caracterizam os agentes, no possvel o

estabelecimento de contratos que dem conta de todas as contingncias futuras uma vez que contratos so incompletos, as partes podem se aproveitar de lacunas contratuais em benefcio prprio, impondo custos s suas contrapartes. Por este motivo, surgem os custos de transao, sendo o papel das estruturas de governana regular o comportamento das partes, de modo a atenuar tais custos por ultimo a incerteza que pode ser vista como a ocorrncia de acontecimentos futuros no passveis de serem previstos. Um exemplo so os produtos agrcolas, a dependncia em relao aos fatores naturais impe um espao de tempo entre a deciso de produzir e a colheita da produo agrcola. necessrio aguardar a poca certa do ano para plantar e a partir da esperar um perodo correspondente maturao biolgica da planta para colher o investimento. Essa particularidade da produo agrcola dificulta ainda que sejam feitos ajustes para se adequar as mudanas do ambiente.

Neste caso a renegociao inevitvel, pois possvel estabelecer uma relao que d conta de todas as eventualidades. Por isso, nas transaes econmicas, as partes agem precavendo-se do comportamento dos demais agentes. Coleta de informaes, salvaguardas contratuais e utilizao do sistema judicirio so custos incorridos para se evitar prejuzos decorrentes da ao oportunista dos demais agentes. Todos esses custos so custos de transao.

A escolha da estrutura de governana depende das caractersticas das transaes. medida que a incerteza e a especificidade dos ativos aumentam os agentes tendero a buscar formas de governana mais distantes do mercado buscando uma forma eficiente, ou seja, com custos mais baixos. Cientes da incompletude dos contratos, os agentes constroem estruturas de governana para lidar com as lacunas inevitavelmente presentes em contratos internos e externos s organizaes. As relaes de troca tambm tm uma relevncia para o ambiente institucional, pois, define quem pode transacionar com quem, e as condies em que essas transaes so realizadas, sendo que a padronizao de produtos cada vez mais importante nesse contexto em que todas as especificaes dos contratos so claramente definidas. No entanto, algumas informaes a respeito dos produtos somente podem ser obtidas aps a efetivao da troca ou, mais graves, aps o consumo dos produtos. O consumo de uma fruta de mesa, por exemplo, responde a diversos critrios - como colorao, preo, textura, convenincia, sade e sabor. Esses dois ltimos, particularmente, no podem ser obtidos antes do consumo da fruta, o que implica que a deciso de compra no diretamente balizada pelas informaes relativas a esses critrios. Com freqncia, todavia, essas caractersticas do produto no so suficientes para revelar ao consumidor as informaes necessrias a um processo de compra.

muito evidente no ambiente institucional o papel das macroinstituies, que possui em trs elementos de especial importncia para a agricultura que so as regras formais (regulamentaes, legislaes, constituio e polticas pblicas), as restries Informais (laos familiares, o cdigo de tica, os valores culturais e tnicos) e os direitos de Propriedade da terra (define as relaes sociais

entre os proprietrios e o conjunto da sociedade, produzindo dois tipos de estabilidade),surgem com a finalidade de internalizar as externalidades quando os ganhos da internalizao forem maiores do que seus custos.Os direitos de propriedade direito de usufruto da terra, situao em que possvel verificar alguma perda de valor dos investimentos, ou seja, o risco de expropriao da terra traduz-se no risco de expropriao dos investimentos incorporados a ela.

No ambiente institucional, as aes dos atores econmicos tem, portanto o objetivo de alcanar transao altamente diversificada em funo de seus atributos e estruturas de governana. A relao de conduta dos agentes busca maior eficincia produtiva, melhores formas de monitoramento, avano na organizao e coordenao como forma de ter maior controle sobre os desafios e conflitos que surgem no ambiente empresarial. Para se ocorrer transaes preciso alguns atributos sejam para trocar bens, seja para permutar servios por isso a incerteza, oportunismo, acorrem com freqncia. preciso que haja um incentivo para orientar de maneira eficiente trocas entre os indivduos a ela vinculados (trabalhadores, acionistas, fornecedores, etc.) Acontecendo isso se aumenta a possibilidade de maximizao de lucros, frequncia, relaes contratuais duradouras e de baixa especificidade de ativos.

Vous aimerez peut-être aussi